PDA

Ver Versão Completa : Ajuda na adaptação de pedaleira suspensa no CJ



bacana00
03/07/2006, 19:48
Pessoal, Adaptei a pedaleira suspensa com hidrovácuo e cilindro mestre no meu CJ e estou com o seguinte problema:

Só dá altura no pedal depois da segunda bombada.

Parece que freia muito mais a traseira do que a dianteira...

Já sangrei o freio e fiz tudo que sabia, alguém tem mais alguma idéia de como resolver isso?

Aquelas válvulas de que trancam o freio depois de uma certa pressão resolvem o problema...

Obrigado...

Furlan
03/07/2006, 20:29
Oi, quando instalei no meu cj tive o mesmo problema e só resolveu qdo coloquei os discos na frente, isto ocorre porque o sistema de lonas exige maior fluxo do óleo no sistema, até encostar as lonas é necessário duas bombadas. mas o freio já muda bastante.

bacana00
03/07/2006, 20:42
Esqueci de dizer, o meu Jeep está com freio a disco na frente e Lonas do moderno atrás...

Voc~e precisou colocar alguma válvula?

Treme Terra
03/07/2006, 20:46
Esta faltando oleo para acionar os quatro cilindros de roda, se o seu jeep não tiver freio a disco pelo menos nas rodas dianteiras.
Aconselho instalar o hidrovacuo do opala mais antigo (diametro menor), juntamente com o cilindro mestre da F1000, que tem diametro proximo a 29 mm (1 1/8" ), é o que vou fazer no meu, assim que instalar o freio a disco traseiro.

Observe o seguinte: o cilindro mestre original do jeep tem diametro de 25,4 mm, o original do Opala tem (alguns) diametro de 22 mm, portanto a quantidade de oleo é pouca, eu utilizo o cilindro da Kombi Cliper com diametro de 24 mm, ainda não é o ideal.

Acredito que suas lonas de freio estejam reguladas.

Treme Terra
03/07/2006, 20:48
Para o circuito traseiro instale a valvula equalizadora do Monza/Chevete.

Treme Terra
03/07/2006, 20:57
Veja a foto da valvula no meu CJ.

Furlan
03/07/2006, 21:01
Não coloquei a valvula, pois no teste que fiz as rodas freiam juntas sem arrastar as trazeiras, esta seria a função da válvula, no meu casoestou usando o Kit do Opala, pedaleira, cilindro mestre e hidrovacuo, disco na frente e lonas na trazeira, acredito que no seu caso seja apenas questão de regulagem, dê uma olhada na regulagem do pedal para acionar o cilindro mestre, se estiver longe, o freio fica baixo ai sim vc tem que pisar mais de uma vêz para se obter altura do pedal., eupassei por isso e agora ficou dez.

luciano Rodrigues
03/07/2006, 21:51
Tive o mesmo problema com o meu, como o Furlan falou, dê uma regulada no varão que aciona o cilindro, tire o cilidro mestre fora você verá o varão (hepa !), lá tem um parafusinho que pode ser regulado, girando em sentido anti-horário você manda ele um pouco pra fora, aí ele fica mais próximo ao cilindro de óleo, mas atenção, essa alternativa para mim só amenizou a situação, pois na verdade meu cilindro não estava sendo suficiênte para acionar as pastilhas dianteiras e as lonas traseiras, o que já foi explicado acima. Essa regulagem se feita em excesso pode travar todo os sistema. Só resolvi meu problema quando coloquei freio a disco nas rodas traseiras. Antes de desmontar o jipe todinho (novamente), tava freiando que é uma beleza ! Boa sorte !

bacana00
04/07/2006, 20:50
Valeu galera pelas dicas, aamnhã cedo tentarei a regulagem do cilindro e vamos ver se resolve...

bacana00
05/07/2006, 13:55
Galera,

Tô ficando de Saco cheio, já regulei o varão interno doi hidrovácuo, regulei o parafuso de enconsto no cilindro, sangrei os freios e testei. Só dá pedal descente depois da segunda bombada.

Depois colocquei uma vávula equalizadora de 15 bar e o freio ficou uma bosta...

Alguem tem mais alguma sugestão?

Acho que vou colocar um kit de freio a disco na trazeira par resolver de vez...

Bacana

Thiago Pinto
05/07/2006, 15:05
Já vi varias pessoas relatando esse fato do freio ficar ruim depois de fazer o adaptação de freio para o Jeep.......para resolver esse problema é só vc regular as lonas para que as mesmas fiquem justas em relação a panela, só assim o freio vai ficar conforme esparado.......se algum cilindro estiver vazando tbm da esse tipo de problema.....vc já verificou isso??????
Não precisa regular vareta do cilindro e outras coisas..............para a viatura freiar, não precisa de muita vazão....e sim pressão.

Thiago Pinto
05/07/2006, 15:07
Minha viatura esta com a mesma configuração de freio q o seu

bacana00
06/07/2006, 15:01
Caraca, nada funcionaou, parece que as molas empurram todo o óleo de volta para o cilindro e este cilindro não tem aquele regulador para que isso não aconteça....

Já sangrei, Encontei vareta no cileindro, encontei o pedal enconstei as lonas e nada dá certo. Tô até querendo colocar um kit de freio a di9sco atras mas não acho as piças ...

Treme Terra
06/07/2006, 19:08
Veja a mensagem nº 4, oce num creu em eu.....

Estou usando na traseira o kit dianteiro da SBD com pinça da Kombi, o freio de mão estou adaptando um disco no cardã com pinça do Golf, na dianteira estou usando o sistema do TUNA, disco da F1000, pinça do Opala até 76, e suporte da SBD e mais hidrovacuo do Opala mais novo com cilindro mestre da Kombi, mas vou trocar pelo hidrovacuo do Opala mais antigo com cilindro mestre da F1000.

COLOMBO1
06/07/2006, 19:40
No meu caso ficou diferente, deposi que instalei a pedaleira e o hidrovacuo do opala na minha rural, o pedal ficou baixo parece que não vai frear, ja sangrei o sistema, sera que pode ser o varão. Ja tenho os discos na dianteira.

luciano Rodrigues
06/07/2006, 20:08
O meu amigo Bacana que acabar com sua dúvida com relação a qualquer outro problema ? Faça o seguinte: isole o oléo que vai para as rodas traseiras, lá mesmo no cilindro mestre, deixe que todo o óleo seja direcionado somente para as rodas dianteiras, se neste caso o pedal ficar alto, não tem jeito, terá que colocar os discos nas rodas traseiras. Uma outra coisa que pode ser feita (mas que sinceramente acho que não vai surtir efeito) é verificar a espessura das lonas das rodas traseiras, existem algumas mais grossas e aliviarão a quantidade de óleo a ser encaminhada para acioná-las, já sugeriram para você ai encima o cilindro da F1000, é outra alternativa, mas .... num perde seu tempo não, vai direto para os discos na traseira. Eu andei uns dois meses com meu jipe com freio só nas dianteiras, porque passei pelo mesmo problema que o seu, só perdi meu tempo e dinheiro tentando outras coisas.

Boa sorte !

Stephan
07/07/2006, 12:01
Olha...uso 4 pinças de Kombi no meu e até pouco tempo atrás meu freio apresentava os mesmos problemas de "dupla (ou tripla) ação !".
A solução foi tão besta que fica até ridículo: Antes faça alguns testes:
Isole o freio traseiro, como o luciano falou.
Teste.
Certifique-se que os discos e panela não estajam empenados e as lonas ainda não gastas.
Tire qualquer válvula que exista.
Depois certifique-se que as pinças estajam 100% verticais, esse foi o meu erro, as minhas, por conta do uso do meu CJ (Rock Crawling) ficam colocadas mais "deitadas" ou pra cima dos eixos, apesar do sangrador estar pra cima ainda não é o sucifiente pra sangrar tudo, parece que as pinças de Kombi ficam com um bolsão de ar ..No meu só resolveu, literalmente subindo na parede pra sangrar o sistema.
Depois de um monte de coisas o que fiz foi isso e resolveu.

bacana00
08/07/2006, 19:43
Galera Obrigado pelas dicas, vou fazer os testes, mas depois de muita pesquisa no fórum resolvi trocar o cilindro mestre do Opala pelo da F1000, que tem o mesmo diâmetro do Jeep 1 polegada e deve mandar óleo suficiente para o acionamento do freio traseiro. De resto já sei que minhas lonas estão acabando e em breve colocarei uma Freio a disco na traseira e um freio hidráulico ou a disco no cardâ...
Assim que colocar o cilindro posto uma mensagem pra avisar o povo se resolveu o problema...

Treme terra, voc~e que fez essa adaptação do freio a disco de mão no cardâ, posta umas fotos se der por favor...


Obrigado a todos...

Treme Terra
08/07/2006, 19:58
Anida estou adaptando, assim que ficar pronto e der certo coloco as fotos..

Marcelo Faria Mendes
08/07/2006, 20:04
:grin:Bacana00, beleza!
Tenho o mesmo problema há seis meses desde que instalei o sistema descrito a seguir.
Meu sistema de freio é totalmente novo: cilindro, servo-freio e pedaleiras do opala (o reservatório de fluido é aquele quadrado). Na dianteira uso disco da kombi (as pinças não sei de que carro é). Na traseira uso tambor original do jeep.
Só para constar, e há um mês atrás um conduite da roda dianteira quebrou e ,claro, ele estava freiando so com o conjunto traseiro. O jeep simplesmente não parava. Aproveitando o reparo do conduite, pedi ao meca verificar o freio traseiro pois o mesmo estava contribuindo eu acho uns 2% para o sistema.
O tambor traseiro era da F-1000 mais um monte de gambiarras. O mecânico me aconselhou a voltar com o sistema original já que o cilindro é um pouco maior (cilindro de roda necessita de mais fluido para acionamento das lonas, o diâmetro deste tambor é um pouco maior que o original e pra piorar as lonas são mais estreitas. Ou seja, tambor traseiro da F-1000 pra mim é desaconselhável.:putz:
Após isto ele está freiando melhor porém tenho que "dar uma ou duas bombadas" "ops" no pedal para isto ocorra.
Estou suspeitando de duas, uma:parede:: ou tá rolando um vazamento interno do cilindro pelos o-rings, ou o cilindro não tá dando conta do recado...
Se isto estiver ocorrendo vou trocar o cilindro-mestre para o da S-10, pois segundo os entendidos este é melhor que o do opala e o da F-1000.
Mas eu queria a opinião de todos de o da S-10 é realmente melhor que o da F-1000...:pensativo:
Já a adaptação de S-10, segundo eles, é praticamente "pruge endi prai", consiste na mudança das 2 furações dos prisioneiros...
O da F-1000 não sei como é.

Verifique também o estado e a qualidade dos flexíveis. Eles podem estar expandindo...

Até mais...

Treme Terra
08/07/2006, 21:32
Marcelo, eu tenho a caminhonete S-10 e o cilindro é pequeno, eu colocaria, se o seu hidrovacuo for o do Opala mais antigo, o cilidro da F-1000 é P&P.

bacana00
09/07/2006, 20:51
Marcelo,

Se o da S10 for com reparo de 1 polegada e o mesmo comprimento do do opala faz o mesmo serviço.

O da F1000 é plug and play, tem uma puta diferença de preço entre marcas, o mais em conta que achaei foi da Controil por 130 reais, os Boch e Varga tavam mais de 250 por causa do maldito reservatório que não vem junto.

O problema do cilindro do Opala não é rparo nem nada disso, é que ele não tem capacidade de mandar óleo suficiente para as pinças da Komi que tem um reparo maior que o do Opala e para o burrinho trazeiro do Jeep traseiro que também é muito maior que o original do opala, Se o freio traseiro for daquelas panelas pequenas com cilindro de roda pequeno ele até que funciona, mas o cilindo de 1 polegada mesmo com as lonas bem encostadas só vai dar freio bom depois da 2º pisada mesmo.
Já havia rsolvido isso uma vez em outro Jeep com uma valvula de retenção da Toyota, mas requer uma adaptação em torneiro e pra ter esse gasto prefio colocar um cilindro melhor de uma vez...

Marcelo Faria Mendes
15/07/2006, 22:27
Ok, Junior e Bacana, valeu pelas dicas.

Vou verificar o cilindro da F-1000...

Até mais.

patoloco
16/07/2006, 00:35
ETA!!!!!:parede: pelo jeito já tão querendo quebrar tudo,seguinte amigo,vamos por partes, diria o (JACK)...O cilindro q vç ta usando è realmente muito pequeno, ele nao alimenta o conjunto de embolos q vç tem,o ideal seria ter usado o cilindro mestre da f -1000 ou D-20 q embora sejam + caros (com segurança nao se economiza)sao muito eficientes e preenchem com eficiencia todo o volume dos embolos,as regulagens nao o ajudarao por muito tempo pois o desgaste logo aparece nas lonas e afeta as distancias, entre lona/tambor ,deixando o pedal baixo novamente, valvulas equalizadoras (equalizam!!!!!! nao retèm)por isso nao as use para este fim, só atrapalharão ainda +, vç deve usar uma q (retenha)o fluxo somente na trazeira.se nao me engano usei da chevi aq na oficina (O fluxo vai com a mesma velocidade q para dianteira + volta + lento da trazeira)se o freio travar demais na trazeira ajuste com menos encosto nas lonas ,os discos ç ajustam + devagar q as lonas, por isto de umas voltas e observ as marcas q vao ç formando no disco a medida q ele for ficando marcado o freio vai melhorando isso deve demorar uns 50km de trilha ,do resto acho q uma boa oficina resolvera....valeu:? :? :?

Marcelo Faria Mendes
17/07/2006, 22:55
:grin:Beleza, Patoloco. Neste sábado vou instalar o da F-1000... Como disse o Bacana00, 250 latinhas :shock:por um cilindro é bem puxado mesmo. Mas pelo menos, um simples parcelamento no cartão de crédito deve ajudar:putz:, pois ter o Jeep parando sem (ops!) bombadas não tem preço.8)

Até mais...

Pagani
18/07/2006, 09:45
AE !!!


Eu instalei o da F1000, so o tamanho impressiona...
O conjunto com reservatorio é bem alto verifique tambem a localização...

Veja no Garra4x4 comprei o meu lá por 160,00 ja com a furação pro hidro do opala.

[]´s

bacana00
29/07/2006, 19:27
Pessoal,
Obrigado pela ajuda, finalmente consegui acabar toda a adaptação e resolver todos os problemas. A adapatação ficou assim:

Pedaleira suspensa e Servo assistido do Opala - Custo 90 reias
Cilindro Mestre Novo Controil F1000 - 105 reias.
Reservatório usado - 20 reias
2 Burrinhos de roda traseira - 60 reias
Passe nas campanas e lonas - 39 reais
2 semanas quebrando a cabeça e estudano soluções - Impagável.

O freio ficou muito bom, deu pedal e se enfiar o pé trava as 4 rodas. Não utilizei válvula de redução, pretendo testar o carro primeiro na trilha se arrastar muito a traseira coloca um de 45 lbs.

Obrigado a todos pelas dicas e paciência, provavelmente o cilindro do opala até desse pedal agora, mas preferi o da F1000 que tem a mesam medida e quantidade de óleo do Jeep...

luciano Rodrigues
29/07/2006, 19:46
Grande bacana !! É assim mesmo que acontece, nossos 4x4 apesar da aparência bruta, precisam de uma atenção especial nas adaptações e aqui no forum é que encontramos as soluções pois cada um passa um pouquinho de seua experiência e o negócio vai adiante, no final todo mundo fica feliz, parabáns por ter resolvido seu problema, e mais uma vez parabéns ao pessoal do forum pelas contribuições. Quando tô aqui me sinto em casa ...

MENINOS VISITEM MEU FOTOLOG E DEÊ SUAS DICAS, POIS TÔ NO MOMENTO CRUSCIAL DA REFORMA E QUE PUDER SER FEITO, É A HORA.
( o link tá logo aí embaixo)
Grande abraço !

bacana00
10/08/2006, 14:22
Luciano,

O fórum ajuda muito nas adapatações, conseguimos compartilhar nossos acertos e erros e acabamos gastando mesnos dinheiro na tentativa e erro se pesquisarmos.

Obrigado galera pela força, o freio ficou 10 e o Jeep parece outro carro agora...

Carlos Alberto da Silva
16/10/2006, 21:55
Ola moço sera que os seus tambores traseiros nao estao desgastadas, e nao estao permitindo uma regulagem das lonas traseiras

novatowski
03/12/2006, 18:34
Retomando o tópico, pessoal pelo visto os cilindros mestre da F1000, GM(C-10/C-20 etc) e Band são adequados para adaptar no CJ. Pretendo trocar a pedaleira do CJ porque a original tá muito ruim, e então pensei em colocar cilindro mestre da D-20 (antiga, 88) com o cilindro mestre dela também. Tenho duas dúvidas, a primeira é se a pedaleira do Opala dá prá adaptar (ou se tem outra melhor para esse conjunto) e a segunda dúvida é mais complicada: gostaria de manter (pelo menos por enquanto) os freios à lona, porque eles são novos, foram trocados quando ainda pensava em manter a pedaleira e o sistema de freio original. Será que esse sistema cilindro+servo D-20 aciona sem problemas os freios à lona do CJ? Em tempo o CJ tá com BF 161, cambio de 3 marchas e pneus 7.50x16.
[]s

Andre

bacana00
04/12/2006, 15:07
Se o sitema estiver bom, sem folgas e com lonas na medida certa freia sem problema...
A pedaleira pode ser de qualquer carro, só vai ter que mudar furação e desviar o pedal de freio. Fica mais fácil adaptar a da D20 se for usar este servo, mas a outra dá também.

O Cilindro mestres da D20 é parecido com o da F1000, só mudam as saídas do cilindro.

Digo
04/12/2006, 20:00
Retomando o tópico, pessoal pelo visto os cilindros mestre da F1000, GM(C-10/C-20 etc) e Band são adequados para adaptar no CJ. Pretendo trocar a pedaleira do CJ porque a original tá muito ruim, e então pensei em colocar cilindro mestre da D-20 (antiga, 88) com o cilindro mestre dela também. Tenho duas dúvidas, a primeira é se a pedaleira do Opala dá prá adaptar (ou se tem outra melhor para esse conjunto) e a segunda dúvida é mais complicada: gostaria de manter (pelo menos por enquanto) os freios à lona, porque eles são novos, foram trocados quando ainda pensava em manter a pedaleira e o sistema de freio original. Será que esse sistema cilindro+servo D-20 aciona sem problemas os freios à lona do CJ? Em tempo o CJ tá com BF 161, cambio de 3 marchas e pneus 7.50x16.
[]s

Andre

Andre,

Creio que vc não ira ter problemas, unica coisa que vc devera fazer é colocar a valvula equalizadora para as rodas traseiras.

[]´s

novatowski
05/12/2006, 07:57
Bacana00 , Digo,

Brigadão, as dúvidas estão resolvidas! Ontem encontrei também o cilindro da D-20 93 de diametro 28,57 mm, acho que vou colocar este, assim quando vierem os freios a disco o sistema já estará dimensionado.

[]s

André

Digo
05/12/2006, 08:52
Andre,

Qual é o valor desse cilindro da D-20 que vc encontrou?

[]´s

novatowski
06/12/2006, 11:27
Digo,

Eu encontrei em três lugares: na ARCLOPEC ( 3331-3094) , à $ 170,00 (D-10 conforme o vendedor); na Jipebras(3331-6477) à $ 350,00!(era da Bosch e indicado para Veraneio 75) e na Accioly (3352-8800) original GM à $ 101,16, onde comprei o meu.
Ví também o catálogo da Controil (www.controil.com.br) e conforme esse catálogo o cilindro da D-20(93 -96) tem os tais 28,57 mm de diâmetro. Falei com eles mas não obtive retorno sobre ponto de venda em S. Paulo, então comprei na Accioly.
Essas três lojas ficam na região da Luz, Accioly e Jipebras na Barão de Limeira e a Arclopec na Barão de Piracicaba, ao lado da antiga Estação Rodoviária.

[]s

ANdre