PDA

Ver Versão Completa : CJ 3a Inverter Jumelos dianteiros

ldurval
03/07/2006, 15:00
É possivel inverter os jumelos dianteiros, deixando igual ao Cj 5??
Alguem ja fez????
vantagens e desvantagens????
Tenho tido problemas em buracos e barrancos , uma pancada um pouco maior a mola mestar entorta e o jumelo dobra para dentro, ja troquei a mola (algumas veses)e sempre aparece o problema , afinal é a parte fixa que absorve o impacto e a mola acaba dobrando .

Alvaro Pereira
03/07/2006, 16:56
Eu tive este problema, pois todas trilhas que eu fazia era no dia seguinte a visita do moleiro para desamassar minha molha mestra, pensou em reverter os jumelos mais o trabalho seria bem maior, pois teria que retirar o suporte dos jumelos e trocá-los pelo do cj5 então resolvi colocar as molas do monza na dianteira e a do corso na traseira e não mais tive este tipo de problema digo já fiz três trilhas e não visitei o Sr moleiro, ou seja, ele esta passando fome, pois não mais arrumei serviços pra ele.

Sergio Rocha
03/07/2006, 17:49
Eu tive este problema, pois todas trilhas que eu fazia era no dia seguinte a visita do moleiro para desamassar minha molha mestra, pensou em reverter os jumelos mais o trabalho seria bem maior, pois teria que retirar o suporte dos jumelos e trocá-los pelo do cj5 então resolvi colocar as molas do monza na dianteira e a do corso na traseira e não mais tive este tipo de problema digo já fiz três trilhas e não visitei o Sr moleiro, ou seja, ele esta passando fome, pois não mais arrumei serviços pra ele.

Vc poderia explicar melhor ? Colocar uma foto.

[]' :mad:

Sergio Rocha
03/07/2006, 17:51
É possivel inverter os jumelos dianteiros, deixando igual ao Cj 5??
Alguem ja fez????
vantagens e desvantagens????
Tenho tido problemas em buracos e barrancos , uma pancada um pouco maior a mola mestar entorta e o jumelo dobra para dentro, ja troquei a mola (algumas veses)e sempre aparece o problema , afinal é a parte fixa que absorve o impacto e a mola acaba dobrando .

É perfeitamente possível.Muita gente aki no forum já fez.(pesquisa)
vantagens: maciez, não bate em barrancos
desvantagens: o cardan pode sair numa torção maior

[ ] '

José Augusto
03/07/2006, 19:46
A toyota é assim, a rural também é assim.

Os jumelos tem tamanho dos originais?

O seu problema não é a posição do jumelo, é o pneu que deveria ser maior para poder fazer o que vc quer e aumentar seu angulo de ataque.

Para resolver, vc pode deslocar o parachoque mais para frente ou fazer uma proteção para evitar que isto ocorra.

ldurval
04/07/2006, 07:55
Complementando, meus pneus são Frontiera 7.50x16, não entendi o porque de deslocar o parachoque para frente, o que fiz , mas para mim é "gambi", foi pedir para o moleiro colocar uma presilha bem proximo do suporte fixo prendento as duas ultimas molas, assim a mestra fica com mais resistencia a deformação naquele local.
Alguem conhece algum topico aqui no forum que trata disso?????

cristiano
04/07/2006, 09:21
Numa outra discussão, resumidamente, foi dito que jumelo atrás é melhor para erosões/torções e jumelo na frente fica mais estável/macio.

Beto Lacerda
04/07/2006, 12:01
Numa outra discussão, resumidamente, foi dito que jumelo atrás é melhor para erosões/torções
mas não é pois iria arrancar o cardã da estria

e jumelo na frente fica mais estável/macio. mais estavel sim mas mais macio é qdo esta atraz ...
[]'s

cristiano
04/07/2006, 12:33
Sai fora ô recordista de post´s!! :mrgreen::mrgreen:

rafaelsouza
04/07/2006, 12:39
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

rafaelsouza
04/07/2006, 12:45
coloquei este post anterior só para aumentar meu numero e ultrapassar o Beto
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
brincadeirinha, agora vou falar sério a solução é levar um pé de cabra para ficar desenrroscando o julemo quando ele vira aocontrario,
agora sério mesmo, sobre passar o jumelo para o outro lado, acho que não tem problema algum só mesmo o trabalho de fazer os suportes, acho legal esta tentativa de colocar mais uma presilha atraz talvez resolva:pensativo:
[],s:concordo:

José Augusto
04/07/2006, 13:25
Se vc for inverter os jumelos tome cuidado para não mudar a geometria (altura dos suportes) para não ter problemas com caster.:putz:

Porque respondi daquele jeito, pense bem, vc vai resolver o problema dos jumelos, mas vai continuar dando "porrada" nos suportes.:parede:

Agora se o barranco não estiver pegando nos jumelos, o problema são as molas com rigidez insuficiente (feixe cansado).:rolleyes:

Por acaso vc não tem aquele kit de molas helicoidais junto, tem?

ldurval
04/07/2006, 15:00
Não é o Jumelo que "pega", realmente é a mola que entorta, ja troquei a mestra dos dois lados , quanto ao pé de cabra, uso o macaco hidraulico entre o eixo e o chassi( onde o pessoal coloca a mola helicoidal), é rapidinho e pratico.
A minha duvida é que os chassi são diferentes, a primeira vista parece que o jumelo atras do CJ 3a vai ficar muito baixo.
NINGUEM NUNCA VIU OU FEZ???????????????????

edwint
04/07/2006, 16:17
eu fiz essa alteração em meu jeep cj3 e ficou muito bom, mais macio, vale a pena....

Alvaro Pereira
04/07/2006, 21:44
Desse tipo de problema eu entendo, pois apanhei muito para consegui resolver meu problema coloquei pneu tamanho 16 fiz de tudo e o único jeito foi colocar as molas do monza na dianteira e a do corsa na traseira não só resolve o problema do jumelo virando do avesso mais também melhorou a estabilidade da minha viatura nas trilhas e guanto as fotos eu não sei como postar pois de com puta dor eu só entendo guandu eu dou uma topada !!

ldurval
05/07/2006, 07:47
Poderiam passar mais informações de " como foi feito"
1- É presiso mudar os suportes junto ao chassi???
2-usa suporte do CJ 5 ou CJ3 ou são iguais?????
3-Tem algum "segredo " por causa do caster"???
4- onde fez as modificações???/
Tem fotos??
desde ja agradeço a colaboração.
Luiz

edwint
05/07/2006, 08:40
no caso dos jumelos virarem, é muito simples, basta vc colocar um batente de borracha embaixo do feixe de molas perto dos jumelos, dai quando os jumelos forem virar, eles batem neste batende e voltam... acaba de vez com o problema, mas acho que vc deveria inverter os jumelos passando os p/ tras fica muito bom

Sergio Rocha
05/07/2006, 13:20
Vc poderia explicar melhor ? Colocar uma foto.

[]' :mad:

Alvaro
Continuo aguardando uma melhor explicação.
Vc colocou essas molas junto com o feixe ou tirou o feixe ?É o Kit Fess ?

[ ] '

José Augusto
05/07/2006, 14:34
ldurval, uma dica, leve o jeep para um "bom moleiro" e peça para ele verificar a condição dos feixes (número de folhas e o estado), depois explique o que vc deseja, explique que a mola tem que ficar na mesma altura e os suportes na mesma posição, deixe claro que não quer de maneira nenhuma qualquer alteração na inclinação dos eixos para não prejudicar o caster.

Com certeza ele fará o serviço.

Só tome cuidado com o tamanho do jumelo, pois agora existe a possibilidade, dependendo da situação, do cardãn diânteiro se soltar, condição nova impossível de acontecer na configuração dos jumelos à frente.

Alvaro Pereira
05/07/2006, 18:31
Como já falei eu fiz de tudo mandei arquear as molas coloquei mais uma mola de reforço depois de tudo isso lá fui eu de novo no moleiro mandar arquear as molas com quatro polegadas e fui serto que iria ficar bom mesmo foi o passeio de reboque, pois quebrou a mola mestra então revirando a pagina da garra eu vi o kit de molas helicoidal (caramba que palavrão) então optei para as molas do monza e a do corsa paguei R$20,00 pelas molas e acabou meu problema pois depois disso eu já fiz treis trilhas a 1º foi subir o morro do vulcão bastante incredi a 2º rodamos em torno de 140 kms a 3º rodamos em torno de 300 kms entramos em queimados passamos por vassouras Miguel pereira paracambi bem saímos em Petrópolis e as molas funcionarão e mais uma coisa esse negocio de inverter os jumelos nem pensar pois o pino de centro sai do aliamento e não e bom..

liberato
05/07/2006, 19:39
Desse tipo de problema eu entendo, pois apanhei muito para consegui resolver meu problema coloquei pneu tamanho 16 fiz de tudo e o único jeito foi colocar as molas do monza na dianteira e a do corsa na traseira não só resolve o problema do jumelo virando do avesso mais também melhorou a estabilidade da minha viatura nas trilhas e guanto as fotos eu não sei como postar pois de com puta dor eu só entendo guandu eu dou uma topada !!

A mola do monza é a dianteira ou a traseira e a do corsa também.

ldurval
06/07/2006, 08:25
O meu problema não é com o arqueamento, meu feche esta bom, o problema é que quando ha um impacto( tranco em erosões) na roda dianteira a mola deforma proximo ao suporte fixo, afinal o aço é pouco resistente á com pressão, quando colocamos o jumelo atras, o impacto é absorvido pelo suporte fixo, assim a mola trabalha á "tração" onde o aço é "muito " resistente.
Este é o motivo por qual penso em mudar as posisões dos jumelos.
Gostaria de saber a opinião de quem ja fez, e se possivel fotos

Alvaro Pereira
06/07/2006, 15:42
Tranqüilo sei que teu feixes de mola esta bom sei também que o arqueamento não vai trazer resultado mais eu também tentei fazer a troca de lado do jumelo e o que me empediu foi o pino de centro que sai do aliamento a não ser que vc troque o suporte do jumelo e as molas pelo do cj5 ai sim vc vai ter um sucesso no seu problema caso contrario troque pelo kit da bandeirante que vai lhe custar na GARRA R$ 1380,00 Eu gastei em torno de R$ 40,00 com as molas que já lhe sitei e ate agora eu não tive problema com as minhas molas

Mauro B.
15/07/2006, 20:47
(...) então resolvi colocar as molas do monza na dianteira e a do corso na traseira (...)
Essa só não é exatamente a configuração da 1° geração do kit fess pq está ao contrário. No kit fess é a seguinte:

:arrow: Traseiras do Corsa na dianteira do Jeep;
:arrow: Traseiras do Kadett na traseira do Jeep.

o que fiz , mas para mim é "gambi", foi pedir para o moleiro colocar uma presilha bem proximo do suporte fixo prendento as duas ultimas molas, assim a mestra fica com mais resistencia a deformação naquele local.
Eu pensei em fazer exatamente isso. Não deve ser tão eficaz quanto inverter a posição dos jumelos, mas creio que melhore.
Idurval, tu que fizeste esta modificação, qual o resultado? Resolveu o problema ou apenas melhorou? Tens fotos?

Numa outra discussão, resumidamente, foi dito que jumelo atrás é melhor para erosões/torções e jumelo na frente fica mais estável/macio.
Penso que houve um equívoco no repasse da informação. Pra mim é o contrário.

e jumelo na frente fica mais estável/macio.
mais estavel sim mas mais macio é qdo esta atraz ...
Beto, pensei um pouco mas não me veio. Porque fica mais estável?

O meu problema não é com o arqueamento, meu feche esta bom, o problema é que quando ha um impacto( tranco em erosões) na roda dianteira a mola deforma proximo ao suporte fixo, afinal o aço é pouco resistente á com pressão, quando colocamos o jumelo atras, o impacto é absorvido pelo suporte fixo, assim a mola trabalha á "tração" onde o aço é "muito " resistente.
Este é o motivo por qual penso em mudar as posisões dos jumelos.
Gostaria de saber a opinião de quem ja fez, e se possivel fotos
Em princípio o aço tem a mesma resistência à tração como em compressão. O problema na compressão é que pode ocorrer flanbagem, como no seu caso. Inclusive, em algumas condições, uma peça pode resistir mais à compressão do que à tração pois, ao ser comprimida, a seção do material pode se achatar ("engordar") e isso pode acrescentar pouco mais de resistência ao mesmo.

Quer fotos? Te mando a de um cj3a com suporte fixo de cj5. Para o suporte do jumelo aconselho utilizar um pedaço final de mestra do jeep e utilizar um jumelo não maior que o original do jeep, assim como fez o Elmer aqui do forum.
Se o acréscimo no angulo de caster for problema, utilize uma cunha entre as sapatas do eixo e os feixes.

[]'s

Marcos ET
17/07/2006, 00:37
O meu problema não é com o arqueamento, meu feche esta bom...

Ih... é exatamente o contrário!

Kit "Eu Fiz" (Kit Fess) ou arqueamento de feixe geralmente dá o mesmo problema! isso acontece por um motivo muito simples, quanto arqueamos o feixe ou levantamos o jeep com uma mola helicoidal, o arqueamento da mola aumenta além do previsto, desta forma quando os velhos CJ3A (inclusive o meu) levam uma pancada na roda dianteira quando encontra um obstáculo, surgem, entre muitas, duas forças principais:
F1 que obriga a roda e todo o eixo a subir
F2 que obriga a roda e todo o eixo a ir para trás (parando o jeep em alguns casos)

Como referência, estas forças sao sentidas primeiramente no centro da roda, por isso repeti no desenho as forças, dando o nome de "f1" e "f2" (minusculo)

quando a pancada ocorre, a roda sobe (f1) sem problemas, porém é jogada para trás... daih ocorre:
1. na figura de cima (com feixe normal, nao arqueado) vemos que f2 vai praticamente na direçaõ do apoio da mola (suporte fixo) e esta sofre uma compressao mais limpa, mais direta (pois a força é projetada praticamente próxima à mola)
2. na figura de baixo (com feixe arqueado no moleiro ou arqueado por força do kit fess) f2 passa longe do suporte e como a mola já está arqueada além do previsto, a projeção da força nao passa perto do suporte e daih ocorre o "momento de flexao"... (momento = força X distância)

para perceber isto na ´prática, basta pegar uma régua de desenho e comprimir ela reta (evite flexionar a régua). Depois flexione a régua e veja que quanto mais ela é dobrada, menos força vc aplica sobre ela....

Inverter os jumelos? isso parece bom, desde que vc calcule o deslocamento do eixo (que nos CJ2 e 3 ocorre para trás, e nos mais novos o eixo desloca-se para frente quando a suspensao abre) para nao soltar o cardan (problema "relativamente" normal nos CJ5...)

Se as tuas molas estao fletindo para trás, é pq estao cansadas e podem estar muito arqueadas...

Grande Mauro! blza?

Cara, acho que o jeep deve ficar mais estável por causa da folga nos jumelos... nos CJ3A, quando há folgas é na parte da frente das molas que existe a maior oscilação, pois as molas estao sendo "empurradas" quando o jeep anda para frente... mudando os jumelos para trás, embora exista folga, o eixo é "arrastado" quando estamos andando, daih as molas nao ficam "zanzando" sacou? eu pude sentir isso na pele quando, ao sair de um moleiro, o cara nao apertou os jumelos... o jeep guinava de um lado para outro (bem pouco, mas dava pra sentir)... foi só ajustar a folga dos jumelos e pronto, acabou o problema de instabilidade!

putz, falei dmais...

Mauro B.
17/07/2006, 03:37
Cara, acho que o jeep deve ficar mais estável por causa da folga nos jumelos... nos CJ3A, quando há folgas é na parte da frente das molas que existe a maior oscilação, pois as molas estao sendo "empurradas" quando o jeep anda para frente... mudando os jumelos para trás, embora exista folga, o eixo é "arrastado" quando estamos andando, daih as molas nao ficam "zanzando" sacou? eu pude sentir isso na pele quando, ao sair de um moleiro, o cara nao apertou os jumelos... o jeep guinava de um lado para outro (bem pouco, mas dava pra sentir)... foi só ajustar a folga dos jumelos e pronto, acabou o problema de instabilidade!
Exatamente Marcos! Por isso minha dúvida, porque o Beto disse justamente o contrário! :shock:
Eu tinha me esquecido desse fato da folga dos jumelos. Inclusive teve um mecânico de jipes que uma vez me disse isso, que com jumelos na dianteira oscila mais, e isso introduz movimentos nas rodas, pq o eixo se move mas as barras da direção ficam paradas, já que elas estão presas ao chassis. :concordo:

Concordo com tudo que tu dizes. O Beto disse o contrário, vamos ver o que ele tem a acrescentar. 8-)

[]'s

Marcos ET
17/07/2006, 09:49
.... O Beto disse o contrário, vamos ver o que ele tem a acrescentar. 8-) ...

E aih Mauro! blza?

Cara, se o Beto insistir muito, eu boto os jumeloes novamente no meu jeep e convido ele pra andar no bixo.. heheheheh

Sabe como eu descobri com 100% de segurança que o problema era este? sentei na caçamba de outro jeep e vim observando o movimento do eixo do meu jeep enquanto um amigo dirigia ele.... cara, é simplesmente medonho! depois daquele dia nao passo mais de 100km/h com o jeep! hehe o eixo fica "pulando" de um lado para outro.... inclusive chegou a causar chimmy uma vz.... quanto maior o jumelo, pior o efeito, quanto maior a folga do jumelo, ídem....