Conectar

Ver Versão Completa : Como deixar o samurai mais valente?

losninjas
03/07/2006, 13:54
Ola a todos,
Queria saber como deixar o samurai mais valente, andando mais.. sei que ja deve ter isso pelo topico, mais nao achei.. entao ta!!

Meu samurai é original com pneus 215/75-15 da michelin e as "trilhas" que a gente costuma pegar sao dunas e praias.. Por isso mesmo queria saber o que faço pra ter mas motor? Pq em dunas, eh preciso motor primeiro do que outras coisas como supenção e redução modificados.. O que eu quero eh modificar a injeção, ou scap, ou comando(nao sei se tem algum pra subtituição) ou ate mesmo turbina ou chip(tb nao sei se tem como remapiar) .. queria saber se alguem aqui do forum ja fez algumas dessa modificações e que possa trocar experiencias.. Sou de Fortaleza e quem puder ajudar com ideias de preparaçao e preços pode dar sugestoes!!

billj
03/07/2006, 14:09
Para uso em dunas, a solução meso é outro motor.

- Suzuki 1.6, 8 ou 16 válvulas
- AP 1.8

losninjas
03/07/2006, 19:13
Pq eu sou daqules que nao gosto de trocar uma coisa sem ter a real necessidade, ou seja, pra por um AP, vou esperar o motor quebrar primeiro..
Gostaria de saber se existe algum chip ou apenas remapiar o chip de injeção como existe em outros motores, ou se uma descarga dimensionada melhora muito, ou se existe algum outro comando pra subtituir o original, ou se rebaixar o cabeçote melhora muito, ou um turbo sai caro e esse motor aguenta ate quanto de pressao..

losninjas
04/07/2006, 14:47
GOstaria de saber mais opinioes e sugestoes dos membros do forum. Alguem sabe alguma coisa?

Ate mais

ojaneri
05/07/2006, 19:20
Ei Lucas,

Com o Samuca não tem muito o que fazer não...você pode até chipar, mudar escape, aumentar fluxo de ar, mas no final, o resultado vão ser poucos cv's que não vão fazer tanta diferença.

Procurando no Ebay.com, achei esse MOD http://cgi.ebay.com/ebaymotors/SUZUKI-SAMURAI-POWER-MOD-20-HP-GAIN_W0QQcmdZViewItemQQcategoryZ33597QQihZ016QQite mZ260004314674QQrdZ1QQsspagenameZWDVW

Diz o vendedor que aumenta em até 20cv. Mas é, com certeza, balela. Isso é um resistor que eles colocam no sensor de ar para o motor jogar mais combustivel e voce ter uma sensação de mais saída do carro...

Se eu fosse você, ficaria procurando por um motor Suzuki 1.6 por ai, pois a instalação dele é simples, e a diferença já é significativa. E é capaz de na troca do seu pelo 1.6, o motor sair até em conta.

Se não, para mais cavalagem, um turbo pequeno (do Gol turbo) seria uma outra solução menos drástica. O ruim é achar coletor pro Samuca para aceitar o turbo, alem do tempo que leva para deixar `no ponto`.

WOT
05/07/2006, 22:38
Se for pra turbinar vai gastar uma grana boa, eu colocaria mais um pouco de dinheiro em cima e trocaria o motor de uma vez.

FcoRigor
08/07/2006, 22:45
Olá Lucas,

Posso dar um sugestão? Troque os pneus 215 por 205, tbm moro em Fortaleza e tive problema semelhante com meu Samurai: Botei 4 pneus 215 e o carro só me fazia passar vergonha, aí botei descarga dimensionada, vela 4 eletrodo e nada... Só melhorou qdo botei pneus menores. Com os pneus maiores vc alonga a relação de marchas e o motor do Samurai prá subir dunas com pneu grande não é lá essas coisas. Com a relação de marchas menor dá prá brincar legal nas dunas do Cumbuco.

raphaelmacae
10/07/2006, 10:36
Cara, colocando um motor AP 1.8, com certeza vai melhorar muito o desempenho do seu carro, e o melhor, você não precisa esperar seu motor quebrar pra colocar outro, vende seu motor original que deve estar em perfeito estado e compra o motor AP 1.8!
pronto,problema resolvido!

espero ter ajudado.

losninjas
10/07/2006, 11:01
o problema eh que eu nao queria trocar esse motor, que eh muito confiavel.. queria aoenas deixar esse mesmo andando mais..

losninjas
10/07/2006, 11:05
Olá Lucas,

Posso dar um sugestão? Troque os pneus 215 por 205, tbm moro em Fortaleza e tive problema semelhante com meu Samurai: Botei 4 pneus 215 e o carro só me fazia passar vergonha, aí botei descarga dimensionada, vela 4 eletrodo e nada... Só melhorou qdo botei pneus menores. Com os pneus maiores vc alonga a relação de marchas e o motor do Samurai prá subir dunas com pneu grande não é lá essas coisas. Com a relação de marchas menor dá prá brincar legal nas dunas do Cumbuco.

FcoRigor, quanto a sua sugestao, melhora, mas tb o carro fica mais pouquinho.. mais apagado(pra nao dizer feio)hehe eu uso pneus 215 e aro por 7" e ja acho pequeno demias, mas se colocar pneus maiores ai eh que ia ficar ruim de andar nas dunas.. mas valeu pela sugestao.

Joao Baeta
10/07/2006, 11:06
:arrow:Losninjas,
Vc quer o Samurai seja mais valente?
Coloque a redução da Crawlier, muito comum dos Samurais hoje em dia, Como no meu... O meu motor é original (E confio no motor apesar está mt rodado) e reduzida da crawlier... fica show (O meu pneu é 31")
E não tenho problema de "valente" só é ruim de pegar a estrada...! Vá a 80km/h... Sem pressa!
Abssssssssssssssssssssssssss

losninjas
10/07/2006, 11:07
Quanto ao turbo, acho uma boa opção.. vou pensar sobre isso..
Gostaria de saber se alguem ja colocou ou conhece alguem que usa turbo em samurai ou vitara.. pra saber se ta tudo bem, se nao quebrou nada..

ate mais

Joao Baeta
10/07/2006, 11:13
Quanto ao turbo, acho uma boa opção.. vou pensar sobre isso..
Gostaria de saber se alguem ja colocou ou conhece alguem que usa turbo em samurai ou vitara.. pra saber se ta tudo bem, se nao quebrou nada..

ate mais
:arrow: Turbo?
Sei não... Não mexo com motor! O meu está um show.... Só vou mexer no motor qnd estiver com problemas.. até agora nem dá um pau!
Absssssssssss

losninjas
10/07/2006, 11:26
Vc quer o Samurai seja mais valente?
Coloque a redução da Crawlier, muito comum dos Samurais hoje em dia, Como no meu... O meu motor é original (E confio no motor apesar está mt rodado) e reduzida da crawlier... fica show (O meu pneu é 31")
E não tenho problema de "valente" só é ruim de pegar a estrada...! Vá a 80km/h... Sem pressa!
Abssssssssssssssssssssssssss

Joao, eu ate pensei em fazer isso, so que ouvindo opinioes da galera que anda por aqui, principalmente em dunas(que eh nosso HABITAT natural aqui em fortaleza), ja que em dunas eh preciso de velocidade, eles disseram que ia praticamente perder a reduzida do carro, ja que ele ia ficar muito forte e sem velocidade..ai se reduzir demais nao anda em dunas.. talvez andando somente 4x4, melhore bastante, mas perde a reduzida..

pensei nisso, mas esse fds eu andei numa duna MUITO LOKA, aqui na taiba e pra conseguir completa-la tive que entrar nele de 5 reduzida a uns 5 mil giros aproximadamente 85 km/h( a velocidade nao sei se esta exata, pq nao deu tempo de olhar).. ai fico pensando se fosse com a x-crawler, nao daria pra ir de reduzida, pq talvez nao atingiria essa velocidade.. de 4x4 normal talvez desse pra ir.. entende o que eu tou querendo transmitir.. eh que existem diferentes tipos de trilha e talvez pras que eu ando(dunas) eh preciso mais velo do que força!

so alguem que use a x-crawler e que ande em areia pode dizer se eu estou falando algo errado ou nao.. vamos esperar pra saber.. mas valeu pela sugestao

Joao Baeta
10/07/2006, 12:57
:arrow:

Joao, eu ate pensei em fazer isso, so que ouvindo opinioes da galera que anda por aqui, principalmente em dunas(que eh nosso HABITAT natural aqui em fortaleza), ja que em dunas eh preciso de velocidade, eles disseram que ia praticamente perder a reduzida do carro, ja que ele ia ficar muito forte e sem velocidade..ai se reduzir demais nao anda em dunas.. talvez andando somente 4x4, melhore bastante, mas perde a reduzida..

pensei nisso, mas esse fds eu andei numa duna MUITO LOKA, aqui na taiba e pra conseguir completa-la tive que entrar nele de 5 reduzida a uns 5 mil giros aproximadamente 85 km/h( a velocidade nao sei se esta exata, pq nao deu tempo de olhar).. ai fico pensando se fosse com a x-crawler, nao daria pra ir de reduzida, pq talvez nao atingiria essa velocidade.. de 4x4 normal talvez desse pra ir.. entende o que eu tou querendo transmitir.. eh que existem diferentes tipos de trilha e talvez pras que eu ando(dunas) eh preciso mais velo do que força!

so alguem que use a x-crawler e que ande em areia pode dizer se eu estou falando algo errado ou nao.. vamos esperar pra saber.. mas valeu pela sugestao

:arrow:Entendi finalmente....
Eu nunca botei o Azul na areia, e já imagino que a reduzida não ia dar certo...
Pois é mt reduzido na areia.. e precisa de velocidade paar vencer as dunas...
E eu tenho um Jimny original... e botei na areia... Mas botei na reduzida... pois o carro não inha 4x4 H suficiente para areia..................!!!!!!! O carro foi mt bem!!!!!!!

Absssssssssssssssssssssssssssssss

regis
10/07/2006, 13:10
O único caso de turbo que eu conheço não teve bom retorno....

A canaleta quebrava direto.....

Sem contar que com o preço de um kit turbo instalado, vc coloca um AP no teu samurai.

losninjas
10/07/2006, 18:47
:arrow:

Entendi finalmente....
Eu nunca botei o Azul na areia, e já imagino que a reduzida não ia dar certo...
Pois é mt reduzido na areia.. e precisa de velocidade paar vencer as dunas...
E eu tenho um Jimny original... e botei na areia... Mas botei na reduzida... pois o carro não inha 4x4 H suficiente para areia..................!!!!!!! O carro foi mt bem!!!!!!![/b]

pois eh justamente isso.. com a x-crawler ia ficar muito reduzido, talvez ficasse bom de 4x4H.. mas pra isso a reduzida original me serve..q por sinal anda muito bem na areia..

Na verdade sabe o que eu to precisando.. É que o meu motor nao caia de giro tao facilmente..quando ele começa a subir as dunas ele vai morrendo , ai vc mete macha e sobe de novo.. porem a velocidade ja se foi, ai ele se enterra.. se conseguisse alguma coisa que deixasse o giro mais cheio por mais tempo tava bom..

losninjas
10/07/2006, 18:52
O único caso de turbo que eu conheço não teve bom retorno....

A canaleta quebrava direto.....

Sem contar que com o preço de um kit turbo instalado, vc coloca um AP no teu samurai.

É justamente esse meu medo.. por isso queria apenas modificações mais simples.. um chip, scap, aumentar pressao da bomba, adiantar o ponto

teve um mecanico que disse pra eu estrangular um pouco a mangueira de retorno de combustivel e adiantar um pouco o ponto do distribuidor.. algum ja fez? melhora alguma coisa? alguem sabe o que isso pode dar de errado ?

valeu

samukanvas
10/07/2006, 19:00
É só pra andar na areia?

Joao Baeta
10/07/2006, 19:11
:arrow:Pois eh justamente isso.. com a x-crawler ia ficar muito reduzido, talvez ficasse bom de 4x4H.. mas pra isso a reduzida original me serve..q por sinal anda muito bem na areia..

Na verdade sabe o que eu to precisando.. É que o meu motor nao caia de giro tao facilmente..quando ele começa a subir as dunas ele vai morrendo , ai vc mete macha e sobe de novo.. porem a velocidade ja se foi, ai ele se enterra.. se conseguisse alguma coisa que deixasse o giro mais cheio por mais tempo tava bom..

:arrow:Mas a redução original é fraca para esse tipo de trilha?
Único jeito para ter mais torque é motor...Coloque AP 2.0, fico show! E é barato!
Abs

losninjas
10/07/2006, 19:48
É só pra andar na areia?

basicamente so em areia, pq aqui em Fortaleza e em geral no Nordeste chove muito pouco, entao temos apenas 3 meses de lama no maximo.. entao aqui eh mais areia e algumas poucas trilhas de serra(so que seca, frio, porem seco, sem lama.. so estradao e algumas subidas de pedras) ai nao vale a pena investir em preparar um carro pra lama como os de SP por exemplo se no restante do ano(que eh a maior parte do ano) o carro vai sofrer pra acompanhar os outros.. fica muito bonito um samurai com pneuzao, guincho, spoado, com 3k.. mas pra me nao teria muita utilidade.. aqui o carro tem q ter pneu de areia( os michelin sao muito bons) uma suspenção que segure o carro nos morros(pulos) e nao muito alto, ja que perde estabilidade e numa lateral de duna poderia ser perigoso..

Alguma dica Samukanvas?

José Augusto
10/07/2006, 20:19
losninjas, não tem milagre, para fazer uma preparação que faça diferença no seu motor, sem gambi, vai sair caro. Fazer meia boca a confiabilidade e a durabilidade vão para o saco.

Para andar bem na areia, o motor precisa ter força, torque mesmo.

Vou ser mais um na lista, troca o motor por um AP-2.0 ou um AP-1.9 diesel, e vende a mecânica do seu.

Armando Vaz
10/07/2006, 21:54
Caro Lucas
Tenho um Sam 94/94, c/ BF Long Trail 215/75 e da p/ subir na Taíba de 4ª red trocando quase no topo p/ 3ª(ontem tinha Ninja no Pecém). Melhor do q isso só o 2.0AP e a cx de Chevette 5m. Ótimo conjunto com valor bx custo de manutenção.

losninjas
11/07/2006, 14:27
Caro Lucas
Tenho um Sam 94/94, c/ BF Long Trail 215/75 e da p/ subir na Taíba de 4ª red trocando quase no topo p/ 3ª(ontem tinha Ninja no Pecém). Melhor do q isso só o 2.0AP e a cx de Chevette 5m. Ótimo conjunto com valor bx custo de manutenção.

Armando Vaz, tu conhece os ninjas? Domingo a gente tava ando por la na Taiba sim.. A gente tava no tobogã e no paredao .. ninguem fez o GLOBO MA MORTE nao hahaha pq ja tava passando da hora do almoço e um amigo nosso tava com umas dores nas costas depois de um pulo loko que ele deu no tobogã, ai preferimos ir logo pra praia almoçar e tomar banho de mar.. Vou colocar aqui alguns links de uns videos nossos desse fds agora que eh so copiar e colar no endereço la em cima..

o salto que eu falei foi esse: http://www.youtube.com/watch?v=IhzT6c4IYyI

A lateral que eu falei foi essa: http://www.youtube.com/watch?v=_IJ7TrIQc_w

E esse pulo tb foi show: http://www.youtube.com/watch?v=ltPNXUhSoX0

claro qu ecom motor AP ia ficar bem melhor

Armando, a gente se reuni todas as quintas no Restaurante Oficina da Picanha, a partir das 8 da noite.. aparece por la..

samukanvas
11/07/2006, 14:33
basicamente so em areia, pq aqui em Fortaleza e em geral no Nordeste chove muito pouco, entao temos apenas 3 meses de lama no maximo.. entao aqui eh mais areia e algumas poucas trilhas de serra(so que seca, frio, porem seco, sem lama.. so estradao e algumas subidas de pedras) ai nao vale a pena investir em preparar um carro pra lama como os de SP por exemplo se no restante do ano(que eh a maior parte do ano) o carro vai sofrer pra acompanhar os outros.. fica muito bonito um samurai com pneuzao, guincho, spoado, com 3k.. mas pra me nao teria muita utilidade.. aqui o carro tem q ter pneu de areia( os michelin sao muito bons) uma suspenção que segure o carro nos morros(pulos) e nao muito alto, ja que perde estabilidade e numa lateral de duna poderia ser perigoso..

Alguma dica Samukanvas?

Mestre, o seguinte....

Vou ter que engrossar a lista da troca de motor tb. O problema maior dos ap é o distribuidor + baixo que o original (a não ser que compre um mpfi dos novos que é bobina... aí é bem melhor e mais caro, pois vem módulo, chicote, uma porrada de fios etc etc etc....). E a desvalorização por ser um motor fora da originalidade.

Na areia não vai ter problemas de colocar um ap dois-litros. Mas no asfalto é bom maneirar nas arrancadas.... pode arrancar, mas não faça isso em todos os sinais :mrgreen: Pode começar a criar problemas pela diferença de potencia.

Eu recomendo pneuzão.... pelo menos algo perto de 31 porque na areia é área de contato, peso e potência. Aumentando a área vc compensa o aumento de peso do novo motor. E tb porque o samuca vai ficar "curto" com esse "motozão".

Comando - Não conheço..... acho que só mandando fazer.
Chip - Acho que é muito caro só pra adiantar ponto e lavar o motor com gasolina.
Turbo - Só a 0,6 no máx pra não comprometer o motor e não fritar o óleo. Em fortaleza (pelo que me lembro quando estive aí :razz: ) é um pouco mais quente que o normal..... :mrgreen: Então turbo cheio o tempo todo por causa da areia vai dar merda...

Aspiração de leve que funciona: Pra render uns 15 a 20cv (+/-)
4x1 e escape de 2" sem catalizador (não é bom afundar ele na água)
Taxinha de 1 ponto (só usar comb. de boa qualidade :concordo: )
Filtrinho esportivo

abs

Joao Baeta
11/07/2006, 15:35
Mestre, o seguinte....

Vou ter que engrossar a lista da troca de motor tb. O problema maior dos ap é o distribuidor + baixo que o original (a não ser que compre um mpfi dos novos que é bobina... aí é bem melhor e mais caro, pois vem módulo, chicote, uma porrada de fios etc etc etc....). E a desvalorização por ser um motor fora da originalidade.

Na areia não vai ter problemas de colocar um ap dois-litros. Mas no asfalto é bom maneirar nas arrancadas.... pode arrancar, mas não faça isso em todos os sinais :mrgreen: Pode começar a criar problemas pela diferença de potencia.

Eu recomendo pneuzão.... pelo menos algo perto de 31 porque na areia é área de contato, peso e potência. Aumentando a área vc compensa o aumento de peso do novo motor. E tb porque o samuca vai ficar "curto" com esse "motozão".

Comando - Não conheço..... acho que só mandando fazer.
Chip - Acho que é muito caro só pra adiantar ponto e lavar o motor com gasolina.
Turbo - Só a 0,6 no máx pra não comprometer o motor e não fritar o óleo. Em fortaleza (pelo que me lembro quando estive aí :razz: ) é um pouco mais quente que o normal..... :mrgreen: Então turbo cheio o tempo todo por causa da areia vai dar merda...

Filtrinho esportivo

abs
:arrow:Concordo com o Rodrigo!
É uma mudança mesmo!

losninjas
11/07/2006, 18:05
Mestre, o seguinte....

Filtrinho esportivo

abs

Essa taxinha de 1 ponto, o que significa?(foi mal se a pergunta eh besta, mas pode ser que eu conheça por outro nome, sei la)
Onde eu consigo esse filtrinho esportivo?
Ele eh igual aos colocados nos carros esportivos? mas nao vai pegar muita areia nao?
valeu

samukanvas
12/07/2006, 13:01
Essa taxinha de 1 ponto, o que significa?(foi mal se a pergunta eh besta, mas pode ser que eu conheça por outro nome, sei la)
Onde eu consigo esse filtrinho esportivo?
Ele eh igual aos colocados nos carros esportivos? mas nao vai pegar muita areia nao?
valeu

1 ponto é passar de 8,5:1 pra 9,5:1 por ex. Caso sua taxa original seja de 8,5:1. Entendeu? Se a taxa do samuca for 9,5:1, pode fazer tranquilo.... e eu acho que é.... :concordo: Tem muito carro que quando queima a junta tira 0,5 ponto.... mas use gasolina boa só.... com + de 10,5:1 as gasolinas "premium" trarão mais um ganho pro carro.

Esse é o problema dos filtros esportivos.... se for muito bom ele não chupa areia não.... se vc tiver snorkel é melhor porque chupa menos ainda. Procure um bom filtro lubrificado tipo K&N que estará bem servido.

Pra ajudar, consulte um bom meca de preparação.... ele te dará informações mais detalhadas sobre o funcionamento do teu motor com essa aspiração de leve.

Mais tarde vc pode equalizar as câmaras do cabeçote e colocar umas válvulas maiores. Custa uns 1000 em sampa na melhor preparadora que tem.... com isso turo o samuca pega uns 100cv pra cima com certeza. Sem comando pra deixar o torque perto do original.....

Joao Baeta
12/07/2006, 13:26
Dá um trabalho... mas no final compensa!!!!!!!!

Absssssssssssssssssssssssssssssssssss

Henanh
21/07/2007, 23:04
Posso ta falando a maior besteira... se eu aumentar a taxa 1 ponto a mais, como foi dito... posso usar um gasolina SEM ALCOOL? Pergunto porque sei( eu nao, um professor pardal aqui) como tirar o alcool! ( Isso é crime???)

Aproveito para perguntar, se essa invenção dá certo? ( usar a gasolina "pura", sem mexer em taxa de compressão) tendo em vista que o samurai é só para competições(indoor) com pequenos deslocamentos... essa gasolina "pura" teria um desempenho melhor?

abraço

leobnaval
22/07/2007, 16:56
eu faria o seguinte antes de pensar em um turbo com uns 400 grs de pressão e um intercooler, para se ter durabilidade e confiabilidade.

-filtro esportivo de exelente qualidade;
-cabos de velas supressivos (podem ser o de 8mm);
-velas ngk, bosch ou seja marcas de primeira linha(tem de 1, 2, 3 e até 4 eletrodos o que aumenta a durabilidade delas uma de 2 já esta exelente);
-coletor de escapamento dimensionado e o restante do escape mais reto possivel sem estrangular a saída, melhor só se for em inox;
-coletor de admissão dimensionado ou um bom polimento (interno) no seu;
-rebaixar cabeçote no max. 1 ponto, assentar válvulas e juntas novas;
-óleo de boa qualidade, melhor só sintético;
-inves de chip um resistor acusando motor frio (no sensor de temp. do motor, não ligue no cebolão da ventuinha)fará injetar mais combustível + potência;
-regulagem e limpeza de bicos, sensores, etc;

tudo isto ajuda mas não precisa fazer tudo é só manter seu motor em ordem que já é um bom começo!

uma exelente pedida no seu caso seria um blower ninguem citou esta opção principalmente o do fiesta supercharger cairia como uma luva tendo torque max. desde as mais baixas rotações!!! esta é uma exelente opção restaria fazer a adptação pode se encontrar até em desmanches, na internet tem bastante coisa sobre o assunto e preços.

espero ter ajudado ou atrapalhado o importante é participar!!!!!!

qualquer coisa leobnaval@yahoo.com.br .

leobnaval
22/07/2007, 18:10
ha com relação a gasolina pura seu motor foi modificado e regulado para rodar no BRASIL com gasolina brasileira que contem até 20% de álcool;
as modificações não justificaria o ganho obtido visto a completa regulagem necessária.
esta gasolina só nós temos !!!!!!!!!!!! ahahahahahah
é pensa o que, temos nossas escruzividades se é bom ou não esta discusão já é velha e complexa.

Henanh
22/07/2007, 18:32
Mas meu motor num foi fabricado no Japão? Ele num foi concebido para rodar com gasolina pura? Quais seriam as regulagens necessárias?

abraço

Fabil
23/07/2007, 10:34
henah.. vc esta confundindo gasolina brasileira ( lixo) com gasolina de ALTA OCTANAGEM...

a gasola brasleira , mesmo se vc retirar o alcool dela ( como faria isso?) vai continuar sendo uma gasolina ruim, com BAIXA OCTANAGEM ( até nosso alcool tem mais octanas que a nossa gasolina, por isso a galera que turbina carros roda só no alcool) se vc taxar seu cabecote tera problema com pré-ignicao...

se quer aumentar a potencia do seu motor de samurai ( sem ter que trocar por um AP) o melhor custo beneficio é usar um turbo ou um compressor ( o do fiesta por ex.)

fazer as modificacoes que o Leo sugeriu tb é valido, vai lhe dar uns 20% a mais de potencia ,mas vai gastar tanto ou mais que um kit turbo basico sendo que um kit turbo lhe dá facil-facil 40% a mais de potencia sem diminuir demais a vida util do motor ( sem falar que com um turbo ou compressor vc pode partir p/ uma preparacao mais forte e arrancar mais de 100% da potencia original)

T+

Henanh
23/07/2007, 12:14
Fabil,

Realmente eu sei que o que vale são as octanas, eu utilizaria a Podium ( que tem um pouco mais de octanas q a normal), o processo conforme eu pesquisei e meu tio ( que é quimico) disse que é simples... teoricamente é misturar jogar agua dentro da gasolina, que ela vai separar em uma fase: gasolina e outra fase alcool + agua, ai eh só decantar a gasolina "pura"... Não quero mexer em cabeçote até porque ja fiz a retifica do meu motor e da proxima vez vo partir pra um ap... ( que nao deve ta muito distante).

Agora o turbo fica fora de cogitaçao, primeiro porque acho que nao tem niguem habilitado para regular ele aqui na paraíba, unica experiência que presencie, o dono do samurai nunca mais teve felicidade... Segundo: porque a categoria em qual corre só permite carros aspirados... entao eu ia subir de categoria ai que ia ficar dificil a competitividade ( gaiolas de 500kg, turbinadas)... hehe

Relacionadas as modificações que o Leo Surgeriu, vamos lá:

-filtro esportivo de exelente qualidade; Na hora que eu vou correr eu retiro o filtro ( a tomada de ar é dentro do carro)

-cabos de velas supressivos (podem ser o de 8mm); Dizem que esses cabos ( se forem aqueles amarelos) não sao muito bons... ainda estou com os originais!

-velas ngk, bosch ou seja marcas de primeira linha(tem de 1, 2, 3 e até 4 eletrodos o que aumenta a durabilidade delas uma de 2 já esta exelente); Isso ja pedi para o mecanico ve qual é a vela q o pessoal de ponta ta usando... Alguma dica?

-coletor de escapamento dimensionado e o restante do escape mais reto possivel sem estrangular a saída, melhor só se for em inox; O coletor ja encomendei na TRUCK, deve chegar semana q vem, pedi de Vitara que é um pouco mais largo...

-coletor de admissão dimensionado ou um bom polimento (interno) no seu; Tenho nem ideia como se faz isso? Nunca vi niguem falando... pode ser uma boa...

-rebaixar cabeçote no max. 1 ponto, assentar válvulas e juntas novas; Essa ta fora de cogitação :(

-óleo de boa qualidade, melhor só sintético; Na próxima troca farei...

-inves de chip um resistor acusando motor frio (no sensor de temp. do motor, não ligue no cebolão da ventuinha)fará injetar mais combustível + potência; Tambem nao sei se aqui tem gente capaz, para fazer isso, que problemas poderia trazer?

-regulagem e limpeza de bicos, sensores, etc; Ja ta em tempo de uma boa regulagem...

Para nao ficar muito extenso... Vejo muito o pessoal aqui colocando uma bomba dosadora? O q isso vem a melhorar? joga mais combustivel?

abraço

Fabil
23/07/2007, 13:51
inha opniao:

Realmente eu sei que o que vale são as octanas, eu utilizaria a Podium ( que
usar só gasola podium por causa de octanas é jogar grana no lixo.. roda no alcool que é mais barato..

em breve vc pretende colocar um AP entao nao inventa moda... vende seu motor original enquanto ele ainda esta bom e com a grana amortiza a instalacao do AP

Agora o turbo fica fora de cogitaçao, primeiro porque acho que nao tem niguem habilitado para regular ele aqui na paraíba, unica experiência que presencie, o dono do samurai nunca mais teve felicidade... Segundo: porque a categoria em qual corre só permite carros aspirados... entao eu ia subir de categoria ai que ia ficar dificil a competitividade ( gaiolas de 500kg, turbinadas)... hehe

o principal problema de turbinar motor de samurai é a injecao monoponto, que a maioria dos preparadores NUNCA mexeu, entao até fazer um acerto p/ o funcionanmento ficar lizinho vai um bom tempo e paciencia.. mas como vc disse que vc precisa de um aspirado... entao esquece motor sobrealimentadop..heheh

Relacionadas as modificações que o Leo Surgeriu, vamos lá:

-filtro esportivo de exelente qualidade; Na hora que eu vou correr eu retiro o filtro ( a tomada de ar é dentro do carro)

filtro de ar de QUALIDADE é só K&N que na melhor das hipoteses vc acha pr uns R$250,00

-cabos de velas supressivos (podem ser o de 8mm); Dizem que esses cabos ( se forem aqueles amarelos) não sao muito bons... ainda estou com os originais!
sao bons sim... mas o que importa nao é a COR ,mas sim o fabricante... tem "amarelos" vagabundo tb...

-coletor de escapamento dimensionado e o restante do escape mais reto possivel sem estrangular a saída, melhor só se for em inox; O coletor ja encomendei na TRUCK, deve chegar semana q vem, pedi de Vitara que é um pouco mais largo...

coletor foi quanto?? uns 300,00??? dai p/ fazer um escapamento completo de baixa restricao e sem soldas ( curvas na dobradeira de tubo) vai mais uns 500,00

-coletor de admissão dimensionado ou um bom polimento (interno) no seu; Tenho nem ideia como se faz isso? Nunca vi niguem falando... pode ser uma boa...

se o povo da sua cidade tá apanhando p/ turbinar um motor, polir coletor entao??? esquece.. vc terá de mandar o coletor p/ SP/MG p/ fazerem o servico.. e mesmo assim nao é baratinho nao...

-óleo de boa qualidade, melhor só sintético; Na próxima troca farei...
o motor G13 do samurai nao é exigente com oleo.. um BOM oleo mineral SJ atende muito bem...( nao vale oleo de 3 reau o litro nao hein?? heheh) na minha opniao usar oleo sintetico no motor do samurai é jogar grana no lixo... oleo sintetico é p/ motores de alta rotacao, tecnologia e grau de exigencia ( por exemplo o exepcional motor VW 1.0Turbo, que o povo fala mal pq funde facil... obvio que funde facil... boyzinho compra o gol turbo ,mas na hora de trocar oleo nao quer pagar R$40,00 num litro de oleo sintetico, dai soca mineralzao de dé reau o litro... e o motor comeca a fumar...... culpa do motor???)

-inves de chip um resistor acusando motor frio (no sensor de temp. do motor, não ligue no cebolão da ventuinha)fará injetar mais combustível + potência; Tambem nao sei se aqui tem gente capaz, para fazer isso, que problemas poderia trazer?

colocar um resistor???? qualquer "teco" de TV/Radio do tempo das valvulas consegue fazer isso p/ vc...heheh

-regulagem e limpeza de bicos, sensores, etc; Ja ta em tempo de uma boa regulagem...

isso temque fazer d todo modo nao?

Para nao ficar muito extenso... Vejo muito o pessoal aqui colocando uma bomba dosadora? O q isso vem a melhorar? joga mais combustivel?

bomba dozadora???? bom.. em carro ASPIRADO só vejo duas aplicacoes p/ o uso de um dozador de combustivel
- carro carburado e a bomba mecanica fudeu é rara de encontrar ( samurai e vitara carburado por exemplo) dai o nego colocar uma bomba eletrica + dosador de pressao p/ carburador..
- carros injetados e o dosador original estragou e é raro/caro... coloca um dosador externo na linha de combustivel e pronto...

tirando isso, nao vejo outra aplicacao...

T+

abraço[/QUOTE]

Henanh
23/07/2007, 20:58
Concordo com vc...

Irei fazer, por enquanto só básico mesmo, coletor dimensionado, velas novas, regulagem e limpeza... filtro... retirar mais peso... e testar a gasolina... se der certo aviso...

O coletor foi 300 balas... ja aqui na minha cidade... na Truck. O escapamento vai ser cortado, creio que 1m depois do coletor nao sei ao certo, tem um teste que se faz pra saber o tamanho ideal...

No mais, obrigado pela presteza...

abraço

leobnaval
27/07/2007, 02:14
o fabil compreendeu bem a minha idéia

no mais fazer a regulagem, trocar as velas e um bom óleo mineral já basta se partir mais para frente mantendo aspirado ou sem AP vai jogar dinheiro fora já que a relação potência/custo não valerá a pena

uma dica você já deu uma conferida no sistema de arrefecimento, água+aditivo tudo em ordem ?

sobre este resistor variável um prof. do senai de mecânica automobilítica utilizava em seu vectra para rodar com álcool, já que injetava + combst. acusando motor frio se realmente funciona não sei, a teoria tem fundamento.
mas está alteração se o resistor for instalado no local correto no max. gastará + combust. que deverá retribuir em + potência.

boa sorte no samurai!!!! os loucos por potência.

Fabil
27/07/2007, 10:06
Leo... a gambi do resistor funciona sim, mas nao é uma maravilha, o motor roda o tempo todo "gordo", bebe p/ kraio, e no final das contas vc acaba jogando grana no lixo em prol de pouco rendimento a mais..

Supercharger
27/07/2007, 16:57
o resistor for instalado no local correto no max. gastará + combust. que deverá retribuir em + potência.

Mais combustível não significa mais potência.
O que significa mais potência é mais MISTURA. Não adianta nada encher de gasola se o cabeçote militrica não tem fluxo para mandar o ar necessário para aquela quantidade de combustível, portanto, esse "truque" só vai beneficiar o dono do posto.

Preparação aspirada é muito legal para quem curte tirar tudo que o motor consegue, por mais insignificante que seja a diferença. Só para dizer, "fiz o que podia fazer, mais que isso não dá". É caro pacas por pouca coisa. Como um comentário a respeito das recomendações aí para trás, não é polir coletor, é polir as câmaras de admissão do cabeçote, logo, entenda-se, mandar o cabeçote para uma retífica especializada e com banco de fluxo. E não melhora 20% nem fu%&*do. Mesmo que melhorasse, 20% de 60cv vai passar para 72cv, grande coisa, se pensar na grana que foi.

O jeito mais barato de aumentar significativamente a potência é realmente sobrealimentar. Precisa de mais mistura para mais potência? Soca o ar, soca a gasolina, dá um mega arco voltaico nela (hehehe) e bum, produz potência.

Saudações,
Gustavo.

Sukys
27/07/2007, 17:52
...sobre este resistor variável um prof. do senai de mecânica automobilítica utilizava em seu vectra para rodar com álcool..

Olha só o grande detalhe: motor à gasolina bebendo álcool.
Neste caso a enganação do sensor de temperatura tem lá o seu efeito no aumento de potência, por vias porcas, mas tem, já que COMPARADO A GASOLINA, para um determinado volume de ar é necessário maior volume de álcool, mas mesmo assim não se consegue o incremento de injeção necessário, que para o caso em questão deve ficar em torno de 30%, e dependendo do tipo de ECU, coisa do tipo gera código de erro e manda a funcionalidade do motor pras cucuias.

Outra coisa, alterar a capacidade de aspiração do motor tem que ser acompanhada de reprogramação de parâmetros na ECU. Coisa pouca pode até ser compensada de forma automática pela própria ECU, isso vai depender da sofisticação do sistema, mas via de regra essa margem de atuação tem que ser mantida como é, como reserva, e não como compensação definitiva.

Sds,
Sukys

leobnaval
28/07/2007, 18:26
concordo com os comentários e eu mesmo não utilizaria este resistor até porque a maioria não tem dinheiro para jogar gasolina fora,ainda mais neste preço de hoje em dia.
porém sobre a mistura a ECU é programada para variar e corrigir de acordo com a leitura da lambda, ela mesmo em situaçõs de carga no motor ( como forçar em uma subida, carro carregado, etc.) passa a utilizar uma mistura rica e portanto entrega + potência e torque porem nada que altere o comportamento do veículo apenas dando um fólego bem pequeno ao motor.

ou seja mistura rica entrega + potência e torque sim, mas de acordo com os parametros em que foi projetado para não gastar muito combustível e nem poluir demais tema amplamente tratado hoje em dia.

este negócio de resistor é uma gambi para quem não tem grana, mesmo estes chips de potência eu não usaria, prefiro (gosto pessoal) alterar ignição e coletores do que estes chips!!