Conectar

Ver Versão Completa : Freio traseiro a disco

GH
03/07/2006, 09:41
Amigos,

Quero instalar freio traseiro a disco em meu CJ, que é 49 mas com eixos do 79.

Estou entre as seguintes opções:

-Discos dianteiros de Vitara e pinças traseiras de Golf (+- 400 paus no total);
-Discos traseiros de Vectra e pinças de Golf (+- 900 paus no total...).
Estas foram as propostas de dois mecanicos diferentes.

Meus semi-eixos já estão torneados para receber o freio a disco, pois o antigo dono fez isso, só não instalou porque descobriu que as pinças de Tempra que ele havia comprado não poderiam ser utilizadas, pois ficam na frente do eixo, bem por onde passam os braços da suspensão do meu jeep (suspensão helicoidal), daí desistiu e abandonou o projeto. Então só preciso fazer o suporte das pinças e montar tudo, com as pinças de Golf ou de Kadett, que ficam por trás do eixo. Certo?

Pergunto:

1-qual a vantagem da pinça do Golf em relação à do kadett?
É flutuante?
A do Kadett sei que não é.

2-Tem alguma outra opção, mais em conta?

Carlos ZN
03/07/2006, 14:04
Olá Gustavo,

Existe no mercado um kit parcial de freio a disco traseiro que sai por R$ 250,00 com o disco para o Jeep e sem as pinças, para usar a de Kadet, mas estas pinças são moscar brancas com uma pinta amarela na testa, as do golf e vectra são mais facil de achar

GH
03/07/2006, 16:13
Carlos,

Tem como usar pinça do Golf neste kit?
Pois as de Gof vão fixadas por trás do eixo, ao contrário do Kadett, certo?

E vc sabe onde vende este kit?

Beto Lacerda
03/07/2006, 16:35
desculpe a ignorancia mas qual o problema em se instalar as pinças de tempra atraz do eixo ?? ou as de kadett na frente ??
[]'s

Hudson Buck
03/07/2006, 18:55
Gustavo,

As pinças do Kadett vão instaladas atrá do eixo. Quando montei o sistema no meu cj, comprei as pinças novas, marca Varga, em uma boa loja de autopeças em São Paulo. Algum tempo atrás a SBD vendia cada disco traseiro para o cj por R$ 90,00, por este custo acho que vale a pena. Acho que como você vai mandar fazer o suporte tanto faz qual pinça usar, o detalhe é olhar o preço do par de pastilhas, não tenho certeza, mas acho que as pastilhas do tempra custam o dobro ou mais que as do Kadett. Verifique isso. Como disse anteriormente, uso as pinças do kadett com o kit da sbd sem hidrovacuo e estou satisfeito.

Abraços.

proença
04/07/2006, 19:05
eu uso o kit dianteiro da mds na traseira, que encaixou perfeitamente
comprei esse por 2 motivos:
- + barato que o kit traseiro
- usa pinças de kombi e pastilhas idem
não uso freio de estacionamento convencional pq em trilhas em valetões, facões e com vegetação espessa os cabos enroscam e acabam arrebentando
em razão disso, uso freio de estacionamento hidráulico (do tipo garra 4x4) que eu mesmo fiz
tenho 2 colegas que usavam o kit do kadett
trocaram em razão da manutenção
as pinças e pastilhas são caríssimas (em comparação com outras), além de dificeis de achar

[ ]´s

bacana00
04/07/2006, 20:38
Proença, o kit dianteiro serve direitinho sem maiores adaptações?

Com o que voc~e fez esse sitema de freio de estacionamento hidráulico? Me dá uma luz, estou querendo colocar freio a disco na traseira, mas não acho essa maldita piça e quando acho o pessoal tá pedindo caro demais...

Bacana

bacana00
04/07/2006, 20:51
Proença,

Precisou de alguma válvula de cotrole de fluxo eu ficou só o freio a disco nas 4 direto no cilindro do Opala?

proença
05/07/2006, 00:02
serve sim
so precisei dar uma leve desbastada num dos furos de um dos discos pq tava meio ruim de encaixar
não precisei usar nenhum válvula (eu uso hidrovácuo do gol com cilindro da kombi)
tenta entrar no site da garra 4x4 ou verificar em alguma loja como é o kit
vc vai ver como é algo bem simples de se fazer
usei uma válvula (de gás) e conectores simples com 2 pedaços de canos de cobre (igual ao kit da garra) e uma cantoneira de alumínio pra fixar sob o painel
é que não sei onde foi parar o álbum das minhas fotos, pq senão daria pra ver como ficou tudo isso instalado

[ ]´s

GH
05/07/2006, 09:15
Beto Lacerda,

O antigo dono do jeep tentou instalar as pinças de Tempra e não deu certo, pois ao que soube, elas trabalham na frente do eixo, e não podem trabalhar atrás por causa do cabo do freio de mão.
Não posso usar na frente do eixo porque ali passa o braço de suspensão (de Galaxie).

Então preciso usar as do kadett (raras) ou do Golf (mas a turma tá dizendo que as pastilhas são caríssimas...)

Beto Lacerda
05/07/2006, 14:16
O antigo dono do jeep tentou instalar as pinças de Tempra e não deu certo, pois ao que soube, elas trabalham na frente do eixo, e não podem trabalhar atrás por causa do cabo do freio de mão.
Não posso usar na frente do eixo porque ali passa o braço de suspensão (de Galaxie).
entendi então o problema é só o atuador do freio de mão ... se bem que com um poucode criatividade vc faz o cabo "fazer a curva " com balancins

Então preciso usar as do kadett (raras) ou do Golf (mas a turma tá dizendo que as pastilhas são caríssimas...)
de golf não sei , o rural4x4 tem delas ...
sobre o povo falar aqui mesmo falaram sobre o alto custo das de tempra ...
só que se vc ligar numa autopeças e pedir o preço das pastilhas vera que esta mais BARATA que a de kadett ...
internet nem tudo é serio .. tem muito ouvi dizer que vira fato ...

[]'s

bacana00
05/07/2006, 14:18
Pronça,

O fato dos discos e pinças serem do mesmo tamnaho não faz o carro sair de trazeira quando e pisa no freio?

Valeu pela consultoria...

Bacana

José Augusto
07/07/2006, 15:00
bacana00, no CJ eu tenho na frente e na traseira o mesmo sistema da SBD, com pinças de Kombi.

Para evitar o problema da saída de traseira precisa instalar uma válvula redutora para a traseira.

Antes que vc pergunte, o freio de estacionamento é no cardãn.

tuna
08/07/2006, 00:24
Pronça,

O fato dos discos e pinças serem do mesmo tamnaho não faz o carro sair de trazeira quando e pisa no freio?

Bacana
Sim, mas pode-se corrigir com válvulas equalizadoras como dito pelo José Augusto, ou simplesmente diminuindo o tamanho das pastilhas traseira (desbastando no esmerio) isso diminui a área de atrito e faz a compensação, ;-), no meu com 4 discos de f-1000 e pinças de opala, o desbaste de cerca de 1 cm em cada pastilha já basta... segundo testes em outras viaturas, a minha num andou ainda...

proença
08/07/2006, 11:20
Pronça,

Bacana

cara, eu nunca percebi isso
só sei que freia pra k7 e por isso eu vou beeeeem na manha (nunca enfiei o pé com tudo, vou freando parceladamente!)

[ ]´s

bacana00
08/07/2006, 19:38
Valeu proença, vou verificar se consigo resolver o problema do pedal, Vou trocar o Cilindro mestre do Opala pelo da F1000, chega na 3º feira, daí vou partir pra adapatação do freio a disco traseiro...
Obrigado pessoal pelas dicas, a pesquisa aqui me fez parar de gastar um monte de gran com tentativa e erro...

Treme Terra
10/07/2006, 21:34
Seja qual freio ou sistema que for ser usado na traseira, o mais importante é que a pinça tenha que ser do tipo flutuante, uma vez que os semi-eixos traseiros tem que ter uma folga longitudinal, prevista no manual de manutenção. Se se for instalado pinças do tipo fixas, o movimento longitudinal do semi-eixo fará com que as pastilhas sejam afastadas dos discos, e consequentemente precisará de mais oleo nos embolos para retornar as pastilhas para proximo do disco. Consequentemente mais bombadas no pedal.

elcio
11/07/2006, 09:35
Seja qual freio ou sistema que for ser usado na traseira, o mais importante é que a pinça tenha que ser do tipo flutuante, uma vez que os semi-eixos traseiros tem que ter uma folga longitudinal, prevista no manual de manutenção. Se se for instalado pinças do tipo fixas, o movimento longitudinal do semi-eixo fará com que as pastilhas sejam afastadas dos discos, e consequentemente precisará de mais oleo nos embolos para retornar as pastilhas para proximo do disco. Consequentemente mais bombadas no pedal.

bem lembrado, mas isso pode ser corrigido com um sistema de servo maior.
eu estava com esse problema com o servo de opala, troquei por F-1000 e pronto.
Heck:
estou usando o kit UBD com pinças (4) de opala na traseira, que ficam em cima e atras do eixo,os dianteiros ficam na frente.vc pode pedir o suporte do jeito que vc quer - nesse caso.
kadett é dificil, mas nao impossivel de achar, golf e cia. e cara pra carai,
opala ou F1000 é o canal.
vale lembrar tbem que freio de estacionamento hidraulico é proibido por lei. tem que ser mecanico, acionado por cabo.

elcio

valmor
24/03/2007, 11:19
Curiosidade :

Existe inconveniente em usar freios a disco SOMENTE na traseira ??? Por que ???

[]'

Marcelo
24/03/2007, 21:16
Valmor,

O freio que deve ter maior atuação é o dianteiro. Isso porque quando você freia, todo o peso do carro vai para a dianteira, por isso é ali que o sistema tem que atuar mais.

Se você colocar disco somente no eixo traseiro, certamente você não vai conseguir equalizar o sistema e a traseira vai acabar freando bem mais que a dianteira, resultado em derrapagens consideráveis (e alguns cavalos-de-pau também).

É preferível instalar o disco primeiro na traseira e deixa atrás com tambor do que o inverso.

[s] freados,

felipemendes
25/03/2007, 17:17
É preferível instalar o disco primeiro na traseira e deixa atrás com tambor do que o inverso.

Só uma pequena correção: instalar primeiro na dianteira (sei que foi isso que vc quis dizer).

[]s sem freio pq estou sem motor.

Marcelo
25/03/2007, 19:59
Só uma pequena correção: instalar primeiro na dianteira (sei que foi isso que vc quis dizer).

[]s sem freio pq estou sem motor.
Opppssss... é isso mesmo.

Felipe! Valeu pela correção!

[s]

ariel kleinubing
26/03/2007, 09:56
Instalei na traseira a pinça do Tempra SW, com pastilhas do Golf, ficou muito bom. A pinça fica atrás do eixo e o cabo passa por baixo deste, já fiz trilha pesada e nunca enroscou.

joão k. chikui
26/03/2007, 14:35
Instalei na traseira a pinça do Tempra SW, com pastilhas do Golf, ficou muito bom. A pinça fica atrás do eixo e o cabo passa por baixo deste, já fiz trilha pesada e nunca enroscou.

Ariel, o freio de mão fica bom ? E pq usa pastilhas do golf e não do tempra SW?

Thiago Pinto
27/03/2007, 09:08
Curiosidade :

Existe inconveniente em usar freios a disco SOMENTE na traseira ??? Por que ???

[]'
O meu jeep esta com freio a disco só na traseira e não tenho problema nehum nas freiadas.....esta com um kit da MDS e com as pinças dianteira do GOL......freio de mão hidraulico.
Para os interessados - Meu kit traseiro saiu por uns 250 reais completo....bem diferente dos preços conhecidos......Freia muito bem e esta com servo de Opala.

ariel kleinubing
27/03/2007, 09:34
João K. Chikui:
O freio de mão ficou excelente (uso a alavanca de acionamento original do jeep no painel). Estaciono todo dia em uma descida beeem forte e segura só no freio de mão sem problemas. O detalhe da pastilha do Golf é o preço menor e a facilidade de achar. Abraços

felipemendes
08/04/2007, 20:03
Ressuscitando o tópico: reparei que algumas vans (MB Sprinter, Renault Jumper...) tem freio a disco na traseira. Alguém sabe se essas pinças são boas pra adaptar no CJ?

joão k. chikui
08/04/2007, 21:05
Felipe, veja se o freio de estacionamento não é dentro de um tamborzinho.A idéia de usar do kadet Gsi , tempra SW ou Stilo é que o freio de mão é por cabo, direto na pinça.

Carlos ZN
09/04/2007, 17:07
Ou pode ser o do Vectra ou Astra com ABS que o freio de mão não fica no tamborzinho!!!

reslima
13/04/2007, 13:53
bacana00, no CJ eu tenho na frente e na traseira o mesmo sistema da SBD, com pinças de Kombi.

Para evitar o problema da saída de traseira precisa instalar uma válvula redutora para a traseira.

Antes que vc pergunte, o freio de estacionamento é no cardãn.

Essa válvula equalizadora pode ser usada DE QUAL veículo?

abraços

José Augusto
13/04/2007, 15:49
Essa válvula equalizadora pode ser usada DE QUAL veículo?

abraços

reslima, não me lembro, mesmo porque cada caso é um caso, lembro que testamos algumas para escolher a que melhor respondia, ou melhor, aquela que ficava melhor para mim.