PDA

Ver Versão Completa : O que mudar no engesa pra enfrentar trilha pessada.



NABO (RENATO)
03/07/2006, 08:11
Eaí pessoal acabei de adquirir um engesa F1 todo original. Primeiro troquei omotor 4cc por um 6cc que eu tinha, ele esta com 4 pneus argentinos 750 e coloquei um guincho warn 8000I. O que vocês me recomendam mudar mais no engesa pra encarar uma trilha pesada .

Eliseu
03/07/2006, 09:28
Parabéns pela aquisição. Eu colocaria apenas um snorkel(para evitar surpresas) e uns pneus BF 33 ou semelhantes). Boas trilhas!

GuTo_Cerulli
03/07/2006, 10:55
O que eu faria (seria a Engesa dos meus sonhos) para trilhas pesadas:

1- Trocava os eixos, por eixos de Troller moderno, ou de Rural/F-75 com toda a parte interna Ensimec
2- Bloqueio 100% nos dois eixos, sendo o dianteiro selecionável
3- Câmbio automático (esse é opcional)
5- Dava uma melhorada no motor 6 cilindros
6- Direção hidráulica
7- Gaiola
8- Dava uma levantada de umas 6 polegadas na suspensão
9- Pneus de no mínimo 35 polegadas
10- Um guincho Warn de 9000 lbs na dianteira
11- Um guincho menor, tipo um Warn 6 ou 8000 lbs na traseira
12- Arrancava o banco traseiro e punha uma baita caixa de tralhas e ferramentas e uma caixa térmica
Eu não quero mais nada né?

[]'s

NABO (RENATO)
03/07/2006, 12:15
Snorkel ja encomendei, em relaçao a pneu em altura o 33e o 750 ´quase a mesma apesar da largura ser bem maior, estou pensando em por um bloqueio a cabo na traseira. Outra pergunta o eixo dianteiro quebra muito por ser dana 33 ou vai brm?

Afonso Carlos
03/07/2006, 21:27
o eixo dianteiro quebra muito por ser dana 33 ou vai brm?

Ok, c eu te conheço, não vai durar uma trilha.

Abraços.

Luiz Claudio
03/07/2006, 21:52
...o eixo dianteiro quebra muito por ser dana 33 ou vai brm?
Renato,

O eixo dianteiro original do Engesa é DANA 30 e não 33...:concordo:

[]'s...

José Augusto
03/07/2006, 22:28
Vai depender da sua experiência com jipes e trilhas.

O ponto mais fraco que conheço no engesa costuma ser o motorista?:twisted: :twisted:

Brincadeiras a parte, comece a fazer trilhas leves e médias com esse excelente jipe, aí vc mesmo poderá sentir o que é mais necessário.

Pneus grandes (acima dos 31") vão exigir flutuantes.

Se souber tocar com cuidado, sem trancos e não forçar demais é um jipe original muito bom.

No mais é o que se deseja em qualquer jipe para encarar bem os desafios, motor forte (de preferência diesel, se gasolina minimo uma panela de pressão), pneus grandes, guincho parrudo (se elétrico bateria de acordo), bloqueio nos eixos, equipamentos (macaco hilift, cintas e anilhas, pá/vanka/enxada).

cristiano
03/07/2006, 22:50
Eleva todos os respiros (diferenciais, caixa, t-case e motor)

NABO (RENATO)
04/07/2006, 16:50
Muito obrigado pelas dicas. SE eu trocar o eixo dianteiro eu tenho que trocar a reduzida tambem?Por ser dana 30 e a trazeira 44.

José Augusto
05/07/2006, 00:34
NABO (RENATO), se vc trocar o eixo dianteiro, no máximo vai ter qu mexer no cardãn, (reduzida o engesa não tem) mas a tcase não precisa ser trocada.

NABO (RENATO)
05/07/2006, 07:43
Muito obrigado José Augusto é e gostaria de dizer Tcase pois fiquei em duvida devido os diferenciais serm diferentes se não teria algum redutor. Valeu.

José Augusto
05/07/2006, 14:47
NABO (RENATO), não custa reforçar um lembrete, o importante no caso da troca do eixo é manter a mesma relação no diferêncial em ambos os eixos. Ok!

haundrich
06/07/2006, 15:05
Muito obrigado pelas dicas. SE eu trocar o eixo dianteiro eu tenho que trocar a reduzida tambem?Por ser dana 30 e a trazeira 44.

Se vc está com disposição, pense em colocar o Dana 44 na dianteira junto com o bloqueio certo.

Ao colocar pneus acima de 33 pol's, considere erguer a carroceria com calços ou , como eu, usar molas maiores (isso implica em mexer no caster dianteiro, reposicionar as panhards, e as ancoragens das longitudinais, readequar amortecedores) e usar flutuante.

Outro jeito mais simples é recortar os paralamas. Só vi UM cabra que fez isso até agora, num engesa.

Se você quer ainda mais, (pois, mesmo usando molas maiores, isso não vai aumentar muito o curso de suspensão, só a tolerância dela), por causa dos 2 pares de bucha no eixo), você pode pensar em mudar para um sistema 3 link diferente do 3link original do engesa, ou mesmo passar para 4link.
4link no engesa ainda não vi quem isso ainda.

Eduardo Velo
08/07/2006, 14:03
Vou mandar meu pitaco ...
Gostei da resposta do J. Augusto , no uso é que vc vai saber o que precisa ...
Acho que seu Engesa ja está bem preparado , pneus 7.50 com guincho 8000# está muito bom ...

O J. Augusto colocou umas ferramentas tb , é bem por aí , leva chibanca , hi-lift , 2 macacos , cinta , cabo ...
É melhor patinar que quebrar ... se colocar pneus 33" que agarram muito se o pneu sair do chão e voltar vai quebrar alguma , pode ser dana 44 ou o que for , vi quebrar alguma coisa ...
O eixo diant. original Dana 30 ( Opala/Caravan ) aguenta muito bem , é só não extrapolar , encalhou ... usa guincho e as ferramentas ...
Obs. - Não trocaria o motor 4 cil. pelo de 6cil. a não ser que de 4 cil. estivesse com algum problema sério ... mas gosto é gosto ...


Boa Trilha ...

Wallace
09/07/2006, 13:08
O eixos dianterio dana 30 não é do Opala ou similar pois estes não tem eixos dianteiro.

Eduardo Velo
10/07/2006, 03:19
O eixos dianterio dana 30 não é do Opala ou similar pois estes não tem eixos dianteiro.

Fala Walace , td blz ??
Só quis colocar que Opala e Caravan 6cc usam Dana 30 , "lógico que é eixo tras." , e ptto aguentam o tranco , Wrangler tb usa Dana 30 ( diant.) http://yahoo.carros.com.br/icarros/noticias/noticia.jsp?id=1873

[]s ...

Rafael Junior
10/07/2006, 11:55
Desculpa pessoal entrar no bate papo......
como disse o amigo:

"ou , como eu, usar molas maiores (isso implica em mexer no caster dianteiro, reposicionar as panhards, e as ancoragens das longitudinais, readequar amortecedores) e usar flutuante."

Alguem pode me explicar melhor isso, por que eu coloquei umas molas maiores que comprei em sp mas não fiz mais nada, então queria saber o que tenho que fazer????
Meu carro as vezes dá uma passarinhada, mas não é nada muito grave, com o tempo dá até pra acostumar!!!!
Agradeço a ajuda de vcs
Abraço a todos

Wallace
10/07/2006, 12:57
Fala Walace , td blz ??
Só quis colocar que Opala e Caravan 6cc usam Dana 30 , "lógico que é eixo tras." , e ptto aguentam o tranco , Wrangler tb usa Dana 30 ( diant.) http://yahoo.carros.com.br/icarros/noticias/noticia.jsp?id=1873

[]s ...O Wrangler usa sim dana 30, mas é outro dana 30, mais forte que o que o Engesa usa, então a comparação não vale.
E vai verificar que quando se pega mais pesado usam o dana 44.
Assim como a Cheorkee Sport usa um outro dana 30 que é ainda mais forte.
Só não recomendo usar nunca bloqueio no dana 30 do Engesa.
Mas no traseiro tenho varias opções a bons preços :mrgreen:

José Augusto
10/07/2006, 14:09
Desculpa pessoal entrar no bate papo......
como disse o amigo:

"ou , como eu, usar molas maiores (isso implica em mexer no caster dianteiro, reposicionar as panhards, e as ancoragens das longitudinais, readequar amortecedores) e usar flutuante."

Alguem pode me explicar melhor isso, por que eu coloquei umas molas maiores que comprei em sp mas não fiz mais nada, então queria saber o que tenho que fazer????
Meu carro as vezes dá uma passarinhada, mas não é nada muito grave, com o tempo dá até pra acostumar!!!!
Agradeço a ajuda de vcs
Abraço a todos

Essa passarinhada que vc se refere já é um indício que o eixo mudou alguma coisa no ângulo do caster.

O que o colega alega que fez foi adequar a geometria da suspensão a nova altura das molas (uma regra de 3), manteve a proporcionalidade entre os lados para não alterar a geometria.

O flutuante é altamente recomendado quando se mudam os pneus para diâmetros maiores que 31".

Wallace
10/07/2006, 14:25
Essa passarinhada pelo que sei muitas vezes é uma caracteristica do movimento desta suspensão, muitas vezes amplificado pelo desgaste ou folga das buchas da panhard, que alias tem um erro de projeto neste caso.

Rafael Junior
14/07/2006, 10:35
quando coloquei umas molas mais altas percebi que a bola do diferencial inclinou, ficando a saida do cardão inclinada para cima,mas não seio quanto.
Existe forma de medir essa alteração do caster????
Como faço pra ajustar isso tudo???
Agradeço a ajuda!!!!!

José Augusto
14/07/2006, 12:09
quando coloquei umas molas mais altas percebi que a bola do diferencial inclinou, ficando a saida do cardão inclinada para cima,mas não seio quanto.
Existe forma de medir essa alteração do caster????
Como faço pra ajustar isso tudo???
Agradeço a ajuda!!!!!

Foi a respeito disso que eu alertei, a grosso modo olhando pela lateral a suspensão do engesa pode ser considerada um triângulo (lados do triângulo, mola, chassi e braço), quando vc alterou um dos lados (aumentou o tamanho das molas) e manteve os demais alterou a relação dos ângulos, pois a soma interna permanece a mesma (180) então os ângulos mudaram diminuindo o ângulo do cáster.

Matemáticamente dá para saber o quanto foi alterado, sabendo-se o tamanho da mola original e a nova mola.

Para corrigir é complicado, poderiam ser corrigidos os braços mas este acerto é trabalhoso pois os braços da suspensão do engesa tem 3 apoios, um no chassi e 2 no próprio eixo. Talvez uma solução seja girar os munhões diânteiros ou voltar as molas antigas e fazer um body lift.

[]s

Otávio Luiz
14/07/2006, 13:18
Nabo,
Uma boa gaiola e cintos de quatro pontos acredito que sejam fundamentais.
O negócio é ir pras trilhas e ver o que está faltando, o que pode ser melhorado. O pessoal já falou tudo por aqui.
AH! talvez você sinta falta de uma reduzida, poderia pesar em adaptar uma do Jeep por exemplo.
E antes que digam que vai quebrar, com seu motor não vai não.
Conheço um monte de Jeeps com 6cc de Opala, reduzida original e não quebra...:concordo:

NABO (RENATO)
14/07/2006, 19:12
cOLOQUEI O MOTOR 6CC E ANDEI NO JIPE FICOU FORTE PRA CARAMBA SO QUE ESTA MUITO CURTO CHEGA A 110KM O MOTOR TA NA ULTIMA .Que relação o pessoal me recomenda.?

Rafael Junior
17/07/2006, 09:04
Obrigado Jose Augusto, muito legal sua explicação.....

Só não entendi o que é body lift????
Colocar as molas de volta, não sei se fica legal fica muito baixo......
Me falaram de refurar o suporte e girar o eixo para o que tava antes e parafusar de volta, isso dá certo???

Obrigado!!!!

FernandoRisso
17/07/2006, 11:17
Só pra esclarecer,

A suspensão do engesa / camper é um 2link c/ panhard. Uma boa opção é partir para um 3link c/ um braço triângulo (a do JPX é um bom exemplo) ou um 4link msm.

Agora, haja coragem pra meter a serra em td aquilo e fazer uma suspensão nova do zero... :parede:

[]'s mantendo o engesa original na medida do possível... :-?

José Augusto
17/07/2006, 13:27
Obrigado Jose Augusto, muito legal sua explicação.....

Só não entendi o que é body lift????
Colocar as molas de volta, não sei se fica legal fica muito baixo......
Me falaram de refurar o suporte e girar o eixo para o que tava antes e parafusar de volta, isso dá certo???

Obrigado!!!!

Body Lift é levantar a carroceria, aumentar a altura dos suportes dos calços e com isto distânciar os pneus das caixas de rodas e paralamas.

Se vc conseguir voltar para o mesmo ângulo que estava já melhora bastante.

SERGIO SAAD
28/07/2006, 13:36
Renato,boa tarde.
Coloquei na minha engesa 6cc e com cambio de toyota 4 marchas c/ reduzida a relacao 12/47, mas tenho dana 44 na frente,Ficou otima.

Gerson Jacareí
29/07/2006, 21:12
cOLOQUEI O MOTOR 6CC E ANDEI NO JIPE FICOU FORTE PRA CARAMBA SO QUE ESTA MUITO CURTO CHEGA A 110KM O MOTOR TA NA ULTIMA .Que relação o pessoal me recomenda.?

Renato no meu FI 6cc ( cabeçote rebaixado e pistão forjado ) eu uso a relação 13/46 e vai bem nas trilhas .

Artur Antonio
02/08/2006, 21:05
Desculpem a intromissão mas vou dar o meu palpite!
Já fiz 4 vezes o telégrafo, 3 delas com um jeep ano 66 6cc 3m militar original inclusive os bancos que eram de matar, as únicas alterações eram pneus 7.50 frontiera e um bom EKRON para 5 toneladas e o mais importante: em todas as vezes foi um dos poucos que saia inteiro de lá. Como foi comentado anteriormente, na dúvida usa o guincho e polpa o veículo. Quanto mais adaptações, maior é chance de quebrar, tô sentindo isso na pele com o meu suzuki.
Abraços a todos!

betofc19
08/08/2006, 18:04
caros colegas , alguem pode tirar essa duvida :qual bloqueio comprar para
meu fase1 com pneus 35" 75% ou 100% e quais as vantagens e desvantagens de cada um...grato