Conectar

Ver Versão Completa : S.O.S meu 4x4!

Elis
02/07/2006, 21:44
Olá, gente. Sou novata na área e também na vida 4x4. Vou me mudar para um sítio com um acesso meio difícil e precisarei de um bom veículo 4x4 para poder me deslocar. Pesquisei alguns e me decidi pela Bandeirantes. Já até postei um tópico no Compra-se Veículos.Mas como nunca comprei um 4x4 antes, peço ajuda. Sei que vou precisar levar um mecânico, mas como posso pré-selecionar uma oferta? Poderiam me dar algumas dicas do que prestar atenção e o que perguntar? Pretendo gastar até R$ 30 mil, nessa faixa consigo achar alguma coisa boa? Mais do que acessórios, quero um com uma boa mecânica. Meu grande medo é comprar um carro que depois me deixe na mão, porque ele vai ser meu único meio de transporte...
Toda ajuda será bem-vinda! Enquanto isso, vou continuar a pesquisar sobre Bands e a tentar descobrir, meu Deus, afinal o que é um jumelo?!! :grin:

Jun Okada
03/07/2006, 10:45
Boa escolha, tenho uma Band 82 para uso diário. Pelo preço vc pode comprar desde um mais antigo bem equipado, até anos 90 dependendo do estado. Eu acho Direção hidráulica, freios a disco e cambio sincronizado ítens importantes. Muitos preferem o motor OM 364 com 5 marchas (91 a 94 se não me engano). Como a mecânica é robusta a manutenção é pouca desde que faça revisões periódicas. Dê preferência para veículos de pessoas conhecidas para evitar surpresas. Frequente foruns disponíveis. Em grupos de discussões muitas vezes vc encontra viaturas a venda, de pessoas conhecidas que tratam o carro como membro da família (como todo toyoteiro). Nunca tenha pressa. Cuidado com os anúcios do Mercado Livre e Webmotors.
Boa sorte e bem vinda!

crp
11/08/2006, 15:30
blz
tenho 1 band longa 89 p/ vender(02188820569)
1 abc

beni-rj
12/08/2006, 21:21
Olá, gente. Sou novata na área e também na vida 4x4...
...Toda ajuda será bem-vinda! Enquanto isso, vou continuar a pesquisar sobre Bands e a tentar descobrir, meu Deus, afinal o que é um jumelo?!! :grin:

Elis

Boa escolha.
Jumelo é um peça móvel que serve para fixar o feixe de molas, utilizados na suspensão de alguns veículos, ao chassis . Faz parte das peças que se movimentam, deacordo com o terreno, para garantir estabilidade e conforto durante a marcha. Não se preocupe, pois você não precisará fazer alteração nenhuma na sua Band. para a utilização que você pretende.

Se quizer saber mais, ou ver o dito cujo, basta clicar no botão Procurar, Avançada, selecionar tópicos com a palavra jumelo, que aparecerão
centenas de mensagens com fotos.

Boa sorte

beni-rj
13/08/2006, 09:26
Elis

Boa escolha.
Jumelo é um peça móvel que serve para fixar o feixe de molas, utilizados na suspensão de alguns veículos, ao chassis . Faz parte das peças que se movimentam, deacordo com o terreno, para garantir estabilidade e conforto durante a marcha. Não se preocupe, pois você não precisará fazer alteração nenhuma na sua Band. para a utilização que você pretende.

Se quizer saber mais, ou ver o dito cujo, basta clicar no botão Procurar, Avançada, selecionar tópicos com a palavra jumelo, que aparecerão

Boa sorte

Elis

Faltou dizer o principal sobre o jumelo. Sua colocação, tal como outros dispositivos, tais como calços,spoa etc, tem por finalidade principal levantar a carroceria do veículo, tornamdo-o menos sujeito a atolagens na lama ou
qualquer outro "enrosco", devido a obstruções do off-road. Lamentavelmente, tais dispositivos acarretam uma elevação do ponto de atuação do CG (centro de gravidade),acarretando diminuição da estabilidade da viatura. Sem falar que muitos usuários, simplesmente, acham que a caranga, assim, fica mais "bárbara"...

Edintruder
13/08/2006, 10:28
Elis,
Quando fores sair para comprar a tua Band, sempre presta atenção em alguns pontos:
- vazamento de óleo nos diferenciais ou caixa. No motor diesel é aceitável a sujeira de óleo e até algum pequeno vazamento, mas nas caixas e diferenciais não podem existir.
- rolamentos roncando. Quando deres uma volta com a viatura, procura escutar algum tipo de ronco que aumente com a velocidade.
- folgas na direção. Por ser um veículo pesado costuma aparecer algum tipo de folga, mas sempre evite comprar um com folga pois denomina desleixo pelo antigo proprietário.
- pneus com excessivo desgaste. se os pneus estiverem muito gastos, tente negociar a troca, pois 4 pneus novos pessam fácil de R$2000,00.
- corrosão na carroceria. Pelo valor e pelos anos disponíveis da Band, toma cuidado para não pegar uma com muitos pontos para futuros reparos ou que já tenha sofrido muitos reparos. Olha o assoalho por baixo e procura por pontos de corrosão nas travessas da cabine, cantos de pára-lamas e quadro dos vidros.
- motor. Em relação às Badeirantes eu não posso opinar em qual é melhor ou mais confiável, mas tenha certeza que qualquer uma que pegares é muito boa em confiabilidade e robustez mecânica. Quando fores ligar o motor, ele tem que pegar logo nas duas primeiras voltas, se demorar muito é melhor desistir. Um motor diesel que liga bem é um motor que dificilmente apresenta outros problemas de ordem mecânica. Acelera fundo e olha a fumaça, se estiver preta está muito bom (mesmo que em excesso), agora se estiver branca ou azul podem existir fatores que exijam manutenção futura. Um motor turbinado é sempre melhor em consumo e respostas que um motor maçarico (aspirado). Ah, quando fizer esse teste para ver a fumaça, faz ainda com o motor frio, pois se esperar aquecer muitos sintomas de defeitos desaparecem.
Eu gosto de tampar a admissão com a mão e acelerar tudo direto na bomba injetora com a outra, fazendo o motor trabalhar afogado segurando a rpm só pelo estrangulamento do ar, fazendo isso se o motor estiver batendo ou com algum tipo de folga se escuta claramente, assim como queima de óleo lubrificante.
-estado geral. Um veículo bem cuidado pelo proprietário costuma ter interior muito bom, mesmo que o veículo seja fruto de trilhas ou trabalho pesado, é capaz de estar muito melhor que outros que nunca encararam uma lama.
Procura com calma que a tua Band aparece.

Sergio Rocha
13/08/2006, 13:34
Elis

Faltou dizer o principal sobre o jumelo. Sua colocação, tal como outros dispositivos, tais como calços,spoa etc, tem por finalidade principal levantar a carroceria do veículo, tornamdo-o menos sujeito a atolagens na lama ou
qualquer outro "enrosco", devido a obstruções do off-road. Lamentavelmente, tais dispositivos acarretam uma elevação do ponto de atuação do CG (centro de gravidade),acarretando diminuição da estabilidade da viatura. Sem falar que muitos usuários, simplesmente, acham que a caranga, assim, fica mais "bárbara"...

Meu amigo, a função do jumelo é a de permitir que o feixe de mola trabalhe.Se o feixe fosse preso em dois pontos fixos ele não teria como trabalhar.Pegue uma regua e simule o trabalho do feixe de molas que vc vai entender.
Ele não tem nada a ver com calços ou spoa, e nào é "colocado" ele faz parte da suspensão por feixes de mola.Quanto maior o jumelo pior fica o trabalho do feixe.Não se recomenda trocar jumelos originais por outros maiores.
Todo dispositivo, spoa,calços de carroceria pneus grandes e etc visam exclusivamente o uso do veículo em trilhas.

Uma boa pesquisa aki no forum, por jumelos, com certeza vai esclarecer melhor a sua função.

[ ] '

beni-rj
13/08/2006, 22:16
Elis

Boa escolha.

Boa sorte

Sergio Rocha

Acho que você não leu minha mensagem acima. Mas de qualquer modo agradeço sua brilhante explicação. Essa da régua foi ótima.

[]s