Ver Versão Completa : bloquerio de diferencial
RicBarra
02/07/2006, 17:46
Gostaria de saber a opinião de vcs. sobre bloqueio de diferencial para Troller. Qual o melhor sistema?
Automático
Pneumático
A caboDe quem usa ou já usou gostaria de saber:
É eficiente
Tem uma boa relação custo/beneficio?
Cada um tem sua vantagem e desvatagem, que pode verificar pesquisando um pouco aqui mesmo no forum.
Mas se explicar o que quer e para qual uso posso tentar lhe ajudar.
RicBarra
03/07/2006, 21:47
Caro Walace
Faço trilhas com vários niveis de dificuldade e também participo de raids. O meu interesse no bloqueio de diferencial é devido às informações que recebi dando conta de se tratar de uma ferramenta muito valiosa nas "atoladas" das trilhas.Tenho dúvidas de qual tipo de acionamento do bloqueio é o mais indicado e que tenha a melhor relação custo x beneficio.
Com a palavra os mais experientes e usuários de veículos com este dispositivo.
Agradeço a colaboração
É isso mesmo a diferença de um 4x4 bloqueado para um 4x4 sem bloqueio é a mesma que de um 4x4 para um 4x2 se não for maior.
O Custo beneficio é dificil de avaliar.
A opção mais barata são os tipo 100% de dentes, que bloqueiam tudo ou nada de forma automatica em função do quanto se acelera e da aderencia dos pneus com o solo. Não são recomendados par uso no eixo dianteiro. Se não é um veiculo de uso diario certamente indico um destes para uso no eixo traseiro. Estes ficam de US$ 395,00 a US$ 480,00 (Quick Lok ou Lock Right) dependendo do modelo e da forma e prazo de entrega. A grande vantagem é que é um bloqueio simples que não precisa acionar nada e nem se preocupar com qualquer manutenção. A eventual desvantagem é que ele pode bloquear algumas vezes quando não quer e pode gerar algum barulho ou até tranco ao bloquear desbloquear, algo sem importancia em trilhas mais que alguns não gostam na rua.
Se vai usar no dia a dia, não quer gastar muito tem o TruTrack que é o melhor bloqueio de deslizamento limitado que existe (por engrenagens). Ele não é tão eficiente no fora de estrada como os anteriores, mas não tem incoveniente nenhum nem precisa acionar nada e ajuda em todo o tipo de piso, incluindo o asfalto. Preço inicia em US$ 675,00.
A proxima catagoria são dos selecionaveis onde destaco o ElecTrac que é nada mais que um TruTrack descrito acima mas tem ainda a opção de bloquear totalmente com o acionamento de um botão eletrico (o melhor dos dois mundos). E ainda é o mais baratos dos selecionaveis inciando em US$ 1.330,00. A eventual desvantagem é não permite bloquear se tiver um semi-eixo quebrado, se já estiver bloqueado tudo bem.
Depois tem o ARB Air Locker que tem o acionamento pneumatico, mas ou bloqueia tudo ou não bloqueia nada. O preço inicia nos US$ 1.390,00 mas precisa ainda de uma fonte de ar como o compressor da propia ARB que inicia em US$ 270,00.
Por fim tem o OX que é similar ao ARB só que acionado por cabo de aço, inicia em US$ 1.560,00.
A recomendação é sempre primeiro colocar o bloqueio no eixo traseiro primeiro pois é onde faz mais diferença.
Martin Melcop
07/07/2006, 08:10
Lembrando que existe opção nacional de todos os tipos: acionamento por cabo R$ 1.600,00, full time da Ensimec por R$ 1.400,00 e por ar comprimido da Micromaq por R$ 2.000,00
Lá no tópico principal tem todas essas informações
Eu não vou usar no Troller mas estou comprando D44 para colocar no meu JPX. Onde vou usar.
Particularmente eu gosto dos ARB, mas são caros, em SP para pronta entrega estão R$ 5.000,00 o que para mim é proibitivo.
Devo ir para um conjunto ENsimec + Cabo ou Cabo + Cabo
Isso vai depender do feedback do pessoal que está comprando o bloqueio por cabo.
leovalle
07/07/2006, 09:50
Martin,
Pro Troller tem agora a opção do TRPC na dianteira que nos testes foi excelente com bloqueio de 90%, segundo informações da fábrica. Ele é mais barato que o Full Lock.
Preço pra Dana 44 - R$ 1.100,00 e 3 vezes
[]'s
O preço do ARB Air Locker + compressor da ARB fica em R$ 3.700,00 em reais comigo.
O Quick Lock fica em R$ 880,00
Importados mais que testados e aprovados no mundo inteiro, incluindo o Brasil rs rs
guilhermekrug
09/07/2006, 19:34
RicBarra,
Não esqueça que se seu Troller é de 2002 para frente ele vem com bloqueio atrás, então é muito bom colocar o bloqueio no eixo traseiro e transferir para o eixo da frente o de 75%.
Leo,
Você esta com este bloqueio para o eixo da frente???
Ou conhece alguém que esta???? Nunca consigo usar a ferramente de busca aqui do forum muito bem...
Em 3 X é uma tentação....
leovalle
09/07/2006, 19:47
RicBarra,
Não esqueça que se seu Troller é de 2002 para frente ele vem com bloqueio atrás, então é muito bom colocar o bloqueio no eixo traseiro e transferir para o eixo da frente o de 75%.
Leo,
Você esta com este bloqueio para o eixo da frente???
Ou conhece alguém que esta???? Nunca consigo usar a ferramente de busca aqui do forum muito bem...
Em 3 X é uma tentação....
Guilherme,
Tenho o bloqueio em estoque. Eles estão rodando em 3 Engesas em Blumenal a mais de 70.000 km. Foram os felizardos escolhidos para testá-los.
[]'s
guilhermekrug
11/07/2006, 00:15
Mas estão no eixo da frente? Estes Engesas pegam estradas? a mais de 110KM/h????
leovalle
11/07/2006, 11:27
Mas estão no eixo da frente? Estes Engesas pegam estradas? a mais de 110KM/h????
Esse carro www.monster4x4.com.br (http://www.monster4x4.com.br) é bloqueado 100% dianteiro e traseiro c/ FULL LOCK FASE 4.
O dono é gaúcho e mora aqui em BH. Viaja todo janeiro para o sul e roda cerca de 7000 km nessas viagens. O cara até ano passado fazia raids e rallys de velocidade.
O carro em janeiro tinha motor AP 1.8 turbinado e o animal só andava com pé no fundo (+ de 140 km/h). Hoje ele está trocando o motor por um V6 4.2
Os eixos são de Troller antigo, ou seja, não tem roda livre, o que quer dizer que andam sempre bloqueados. Ele se acostumou a andar com o carro, mas eu recomendaria, pra quem viaja ou usa o carro no dia-a-dia o uso do TRPC na dianteira.
Existem outros carros 100% bloqueados (De T) que rodam direto, mas tem que se acostumar pq a tocada muda bastante. Com o TRPC já é outra história.
[]'s
Esse carro www.monster4x4.com.br (http://www.monster4x4.com.br) é bloqueado 100% dianteiro e traseiro c/ FULL LOCK FASE 4.
O dono é gaúcho e mora aqui em BH. Viaja todo janeiro para o sul e roda cerca de 7000 km nessas viagens. O cara até ano passado fazia raids e rallys de velocidade.
O carro em janeiro tinha motor AP 1.8 turbinado e o animal só andava com pé no fundo (+ de 140 km/h). Hoje ele está trocando o motor por um V6 4.2
Os eixos são de Troller antigo, ou seja, não tem roda livre, o que quer dizer que andam sempre bloqueados. Ele se acostumou a andar com o carro, mas eu recomendaria, pra quem viaja ou usa o carro no dia-a-dia o uso do TRPC na dianteira.
Existem outros carros 100% bloqueados (De T) que rodam direto, mas tem que se acostumar pq a tocada muda bastante. Com o TRPC já é outra história.
[]'sUé mudou o discurso?
Antes que não tinha a opção do TRPC, indicava o FULL LOCK para todo mundo usar no eixo dianteiro e ficavam loucos da vida quando eu falava que não era recomendado para a grande maioria.
leovalle
11/07/2006, 21:33
Ué mudou o discurso?
Antes que não tinha a opção do TRPC, indicava o FULL LOCK para todo mundo usar no eixo dianteiro e ficavam loucos da vida quando eu falava que não era recomendado para a grande maioria.
Não não mudei e tá bem claro no que escreví. Se não sabe ler não tenho culpa.
Agora se tivesse mudado, qual o problema? Posso dizer que a melhor comida é strogonoff e frango, mas amanhã como um bobó de camarão e posso mudar de idéia, mas nem por isso o 1º prato deixa de ser excelente.
A opção do TRPC não existia no mercado nacional, trabalhando com engrenagens cônicas que não apresentam desgaste prematuro ou necessitem de regulagens.
Os bloqueios selecionáveis são os melhores, mas tem preço proibitivo de importação pra maioria dos mortais.
Da mesma maneira que vc posso vender os bloqueios importados também, mas sempre vou recomendar o melhor do conceito custo x benefício e infelizmente vc não pode fazer o mesmo já que só tem a opção de oferecer os importados.
Tenta vender seu peixe sem apodercer o do vizinho.
[]'s
Eu não cosidero os selecionaveis a melhor opção para todos os casos.
Eu não vendo os nacionais por opção, mesmo porque o preço dos importados estão a um bom tempo menor que os nacionais. Então o custo x benefico para o cliente é o melhor que existe, mesmo que eu tenha pouco lucro com isso.
leovalle
12/07/2006, 13:13
Eu não cosidero os selecionaveis a melhor opção para todos os casos.
Eu também não, pois ali falava de eixos dianteiros, mas fico muito feliz em saber que temos opiniões divergentes, já que eu faço trilha leve/média e pesada e corro Rock crawling.
Eu não vendo os nacionais por opção, mesmo porque o preço dos importados estão a um bom tempo menor que os nacionais.
É mesmo? Então quanto custa um Detroit Locker pra Dana 44?
A não ser que vc queira comparar um Lock Right (peças a adaptar na caixa satélite) com um Full Lock Fase 4 (troca da caixa satélite), o que seria no mínimo desonesto.
A título de informação aos interessados, o TRPC estará disponível também para L200, outros Mitsubishi.Land Rover e Suzuki e a ENSIMEC está estudando a confecção do Full Lock Fase 4 para os Suzuki.
[]'s
A não ser que vc queira comparar um Lock Right (peças a adaptar na caixa satélite) com um Full Lock Fase 4 (troca da caixa satélite), o que seria no mínimo desonesto.Não é desonesto se o resultado final para o cliente é melhor por um preço melhor.
leovalle
12/07/2006, 14:21
Depois disso preciso escrever mais alguma coisa?
ô Leo.. o que é TRPC ??? vc disse que tem disponivel p/ suzuki ?
T+
leovalle
13/07/2006, 12:28
ô Leo.. o que é TRPC ??? vc disse que tem disponivel p/ suzuki ?
T+
Fabil,
É o novo deslizante por superfícies cônicas da ENSIMEC.
Nesse link um relato do Franco (ENSIMEC) sobre o novo equipamento:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18544
Aqui vc vê o bloqueio mo site da fábrica:
http://www.ensimec.com/trpc.htm
Ainda não está disponível pra Suzuki e deve demorar um pouco. Assim que sair aviso.
[]'s
guilhermekrug
16/07/2006, 12:34
Leo,
Esclarece ai este preço R$1.100,00 em 3X.
Este preço é em São Paulo? Já instalado? Se não quanto deve custar a instalação?
Se entendi direito você recomenda para um Troller T4 que faz uso em trilhas leves e médias, em Viagens longas, no dia-a-dia e em Copa Troller o uso do Full Lock fase 4 no eixo traseiro e do TRPC no eixo dianteiro?
Achei o TRPC tão interessante que coloquei a página na parte de links do meu site.
leovalle
16/07/2006, 14:35
Esclarece ai este preço R$1.100,00 em 3X.
Este preço é em São Paulo? Já instalado? Se não quanto deve custar a instalação?
Não, tem frete (a vista é free) e vc deve pagar de R$150 a R$ 200 pra instalar cada, já que é preço que cobram aqui. Se fechar 2 negocio frete free na fábrica.
Se entendi direito você recomenda para um Troller T4 que faz uso em trilhas leves e médias, em Viagens longas, no dia-a-dia e em Copa Troller o uso do Full Lock fase 4 no eixo traseiro e do TRPC no eixo dianteiro?
Sim, mas essa é minha opção pessoal. Se você tem gosto pessoal de se incomodar com os estalos do Full Lock e com a uma pequena mudança na tocada do carro, pode optar felo TRPC nos 2 eixos. Com certeza terá um excelente resultado com o uso informado
Achei o TRPC tão interessante que coloquei a página na parte de links do meu site.
Opa, isso é muito bom e com certeza será um sucesso como o full lock já é.
[]'s