Conectar

Ver Versão Completa : Towbar/Cambão: como mantê-lo na vertical?

cmte_carvalho
02/07/2006, 09:11
Olá amigos!

Meu Willys já veio equipado com um towbar da Keko porém foi feita uma adapção muito feia ao meu ponto de vista: o dono anterior colocou um suporte soldado ao parachoque. Tal suporte (de forma trapezoidal) possui em seu centro um furo por onde entra o pino que mantém o towbar na vertical quando não está em uso.

Certo dia fui tirar o towbar para dar um visual diferente ao Jeep quando percebi que tal suporte estava soldado e, portanto, não poderia removê-lo. Alguém pode me sugerir uma solução diferente para que eu possa remover tal suporte?

Fiz uma pesquisa sobre o assunto usando a busca do fórum mas não obtive nada relativo ao meu caso.

Desde já o meu "muito obrigado"! Grande abraço, até!

ronairy
02/07/2006, 14:00
Agora vc me confundiu todo ...
Bom, quando não se quer parafuso põe solda, e quando não quer solda põe parafuso. Seria isso ?

Afonso Carlos
02/07/2006, 14:13
OK, pessoal falando em towbar dem uma olhada no towbar articulado que a TT4 desenvolveu, ele pode ser usado em carro de diferentes alturas, e tambem quando não está em uso não atrapalha a visão do motorista nem o acesso ao capo.

www.tt4.com.br

Abraços

Treme Terra
02/07/2006, 14:31
O mais importanta é que o mesmo tenha uma fixação segura em repouso. Recentemente um companheiro de nossa equipe sofreu um acidente grave quando trafegava a 80 Km/h no asfalto quando o tow bar se desprendeu e como consequencia teve o chassis do CJ partido ao meio. Só não foi mais grave por muita sorte. Acho até mesmo que os freios traseiros a disco foi o que auxiliou, uma vez que a frente do jipe ficou no ar.

Treme Terra
02/07/2006, 14:34
O meu é fixado com duas porcas sparlock, da trabalho para desmontar mas é muito seguro, aguarde que envio fotos.

Afonso Carlos
02/07/2006, 14:36
OK, concordo plenamente, por isso que nosso towbar é fixado no (estado de repouso), nos dois lados garanto que hoje é o melhor modelo de fixação que se tem no mercado. Alem da fixação do towbar nos suportes, ser atravez de parafuso de aço 3/4'' com porcas Parlock.

Abraços.

cmte_carvalho
02/07/2006, 16:04
Olá pessoal;

Estou incluindo uma imagem do meu Willys (a única) para que vocês possam entender melhor do que se trata. Gostaria muito que vocês também pudessem me mostrar fotos detalhadas do local onde os tais parafusos são colocados para manter o equipamento fixo. Dependendo do local, acredito que terei de realizar alguns furos...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=53532&d=1149036283

Fico no aguardo, obrigado e até!

José Augusto
02/07/2006, 19:36
cmte_carvalho, seu jeep tá bem bonito, a unica coisa que estraga o visual é este towbar e seu suporte.

Como seu estepe está fixo atrás, dá para vc fazer como eu, retirar o towbar da frente e colocá-lo junto ao estepe.

cristiano
02/07/2006, 20:28
Minha sugestão :mrgreen:

http://www.coferpon.com.br/imagens_produtos/esmerilhadeira_gws_20180_azul_grande.jpg

leopoldo
02/07/2006, 20:38
porcas sparlock

deveria ser parlock mas o fabricante normalmente chama só de parloc

Treme Terra
03/07/2006, 11:40
Vc tem razão. Foi erro de digitação.

www.parlock.com.br

Abraços

cmte_carvalho
03/07/2006, 12:10
Beleza pessoal, mas cadê as fotos? Nada melhor do que elas para que eu possa entender o que de fato deverei fazer para eliminar aquele horrendo suporte...

Grande abraço (ainda no aguardo das imagens), até!

José Augusto
03/07/2006, 19:15
cmte_carvalho, como comentei, o towbar fica preso junto ao estepe, a qualidade da foto não esta aquela coisa pois é de celular, mas já dá para ter uma idéia.

cmte_carvalho
04/07/2006, 18:44
cmte_carvalho, como comentei, o towbar fica preso junto ao estepe, a qualidade da foto não esta aquela coisa pois é de celular, mas já dá para ter uma idéia.

Fala "Zé"!

Espero que não se importe... Olha, acho que o towbar na traseira :shock: (do Jeep!!!) não me interessa. Estou buscando mesmo uma maneira de mantê-lo na vertical e ainda na parte dianteira da aeronave, digo, do veículo... Ehehehehehhe! :mrgreen:

Obrigado mesmo assim. Grande abraço, até!

cristiano
04/07/2006, 18:50

Esse tipo towbar é desmontável e está somente guardado no parachoque traseiro do jeep, você tira e monta no parachoque dianteiro. É uma opção para quem não quer ficar andando com ele montado ou quase montado na dianteira.

Afonso Carlos
04/07/2006, 19:33
OK, em breve, possilvemente semana que vem, vamos lançar este towbar no mercado, construido de tubo quadrado, parede de 3mm, funciona como towbar e cambão, será vendido em conjunto com uma bolsa de couro para armazenagem, pode ficar atrás do Jeep, ou em qualquer outro lugar.

Abraços.

cmte_carvalho
05/07/2006, 12:59
Pessoal, acho que "saquei" o que vocês querem dizer com os parafusos...

A confusão estava ocorrendo porque o meu towbar é fixado usando dois pinos (um de cada lado) com um furo no meio deles. A fixação é feita da seguinte maneira: o towbar é posto no lugar e os pinos são passados por dentro dos orifícios do próprio towbar e também dos suportes (tipo "sanduíche", com o towbar sendo o recheio, se é que me entendem) no párachoque. Depois coloca-se uma haste metálica passando pelo orifício de cada pino, o que impede que eles escorreguem com a trepidação e, com isso, deixem o towbar cair...

Ocorre que, por serem meros pinos, eles não conseguem manter o conjunto fixo na vertical. Vocês sugerem então trocar os pinos por parafusos com porcas? É isso...?

Grande abraço, até!

tuna
05/07/2006, 18:14
Comandante, por aqui a gente usa a boa e velha correia de motor daquelas chatas, passamos "ela por ela mesma" na grade dianteira do jeep e o laço que sobra no towbar, fica feio, mas num solta de jeito nenhum ...
grande abraço.

anselmorabello
15/08/2012, 22:52
Ai vai algumas fotos do towbar que mandei fazer.36479136480636480436480336480236480136480036 47993647983647973647963647953647943647933647923647 90364789364807

José Augusto
16/08/2012, 13:19
Está perigoso, essa articulação central não está boa.

reslima
16/08/2012, 13:46
No meu caso, soldamos uma chapa ao towbar, fizemos um furo no parachoque, uma porca soldada pelo lado debaixo e uma borboleta pra "parafusar" o towbar ao parachoque.

364906
364907

Mauricio Rotta
16/08/2012, 14:17
Eu amarro uma borracha.

reslima
16/08/2012, 14:52
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu amarro uma borracha.

anselmorabello
16/08/2012, 21:48
Está perigoso, essa articulação central não está boa.

Boa noite Nobre José

Qua é sua opinião?
O meu objetivo é somente usar esta pessa onde esta a munheca quando eu for rebocar o Bufallo.
ela vai ser encurtada e colocada conforme esta nas fotos.
um grande abraço364962364963

José Augusto
16/08/2012, 22:23
Boa noite Nobre José

Qua é sua opinião?
O meu objetivo é somente usar esta pessa onde esta a munheca quando eu for rebocar o Bufallo.
ela vai ser encurtada e colocada conforme esta nas fotos.
um grande abraço364962364963

O towbar está bem feito, mas a articulação é perigosa, um ponto frágil sujeito a choque, o parafuso ficará com toda responsabilidade.

Quando voce rebocar e fizer curvas o esforço será grande na direção transversal à articulação, quando for iniciar o movimento mesmo em linha reta haverá choque (pois a tendencia é que a articulação esteja com vertice em baixo antes de iniciar o movimento, mais ou menos como acontece quando se reboca com cinta), e em uma freada brusca pode haver a tendencia do vértice subir ou descer e primeiramente pode ocorrer o empenamento e a seguir quebrar o towbar.

Meu conselho, se o desejo for um towbar mais curto, faça um sistema de encaixe rigido mas elimine a articulação.

Abç J.Augusto

georgevalle
17/08/2012, 08:12
Anselmo você ja chegou a testar o cambão? Pois tambem acredito que não funcionará mesmo que se aperte muito o parafuso o força que será exercida nele será muito grande e vai acabar articulando pois não existe ali uma trava (alem de ser um ponto fragil no projeto do cambão pois é ali que ocorre a maior força quando ao se fazer uma esquina por exemplo quando o carro que reboca tem que quase arrastar o rebocado diferente de uma curva), no teu caso manteria o projeto mas trocaria o tubo faria um mais longo com dois parafusos um no mesmo lugar onde se encontra este e colocaria mais um no centro do "V" do cambão fixo no para choque mesmo para não precisar colocar mais um tubo no cambão, aí sim dá para confiar no cambão e não terá aquela mira em frente ao jeep quando o cambão estiver erguido.

anselmorabello
18/08/2012, 16:34
O towbar está bem feito, mas a articulação é perigosa, um ponto frágil sujeito a choque, o parafuso ficará com toda responsabilidade.

Quando voce rebocar e fizer curvas o esforço será grande na direção transversal à articulação, quando for iniciar o movimento mesmo em linha reta haverá choque (pois a tendencia é que a articulação esteja com vertice em baixo antes de iniciar o movimento, mais ou menos como acontece quando se reboca com cinta), e em uma freada brusca pode haver a tendencia do vértice subir ou descer e primeiramente pode ocorrer o empenamento e a seguir quebrar o towbar.

Meu conselho, se o desejo for um towbar mais curto, faça um sistema de encaixe rigido mas elimine a articulação.

Abç J.Augusto

Boa tarde J. Augusto

Entendi o seu raciocinio, e com a orientação de vcs irei aprimorando o meu projeto.
O objetivo da articulação é para poder rebocar o Bufallo em um veiculo mais baixo ou mais alto.
Se não for encomodo peço se possivel fazer um desenho da sua ideia.
Um grande abraço

anselmorabello
18/08/2012, 16:40
Anselmo você ja chegou a testar o cambão? Pois tambem acredito que não funcionará mesmo que se aperte muito o parafuso o força que será exercida nele será muito grande e vai acabar articulando pois não existe ali uma trava (alem de ser um ponto fragil no projeto do cambão pois é ali que ocorre a maior força quando ao se fazer uma esquina por exemplo quando o carro que reboca tem que quase arrastar o rebocado diferente de uma curva), no teu caso manteria o projeto mas trocaria o tubo faria um mais longo com dois parafusos um no mesmo lugar onde se encontra este e colocaria mais um no centro do "V" do cambão fixo no para choque mesmo para não precisar colocar mais um tubo no cambão, aí sim dá para confiar no cambão e não terá aquela mira em frente ao jeep quando o cambão estiver erguido.

Boa tarde georgevalle

Agradeço a sua força e aproveito também te peço se possível me postar um desenho do modo que vc esta falando para eu me orientar e finalizar o projeto.
É como falei para o J. Augusto, o objetivo é articular para que eu possa rebocar o bufallo por um veiculo mais alto ou mais baixo.
Um grande abraço

José Augusto
18/08/2012, 22:11
Caro anselmo, boa noite.

Como vc já deve saber, quando se reboca um veículo, o rebocador deve ter capacidade e peso superior ao veículo rebocado, no caso de robocar um jeep o mínimo seria um outro jeep de preferencia mais pesado e com sistema de freio redimensionado, o ideal mesmo seria uma caminhonete ou uma SUV. Seguindo esse preceito a diferença na altura não será significativa e um towbar com comprimento normal ou pouco maior não necessitará de qualquer outro dispositivo para compensar diferença na altura.

quintino
19/08/2012, 20:05
Na minha viatura, aproveito o gancho do guincho para deixa lo preso!

georgevalle
20/08/2012, 08:27
Anselmo não sou muito bom com desenhos vou tentar explicar a minha sugestão para você aproveitar o teu cambão, pegando como base a foto 5 você vai colocar mais um ponto de fixação do cambão no centro do para-choque no lugar da placa e faz outro tubo como este que você ja tem mas mais comprido indo do para-choque até a distância do engate do antigo tubo e na junção do "V" do cambão faz também o encaixe com parafuso (como é no tubo pequeno mas neste caso o encaixe sairá do tubo para cima) assim você tem o cambão com toda a resistência que ele tem que ter e sem ficar com o tubo acima do capô do jeep.

anselmorabello
20/08/2012, 15:50
Anselmo não sou muito bom com desenhos vou tentar explicar a minha sugestão para você aproveitar o teu cambão, pegando como base a foto 5 você vai colocar mais um ponto de fixação do cambão no centro do para-choque no lugar da placa e faz outro tubo como este que você ja tem mas mais comprido indo do para-choque até a distância do engate do antigo tubo e na junção do "V" do cambão faz também o encaixe com parafuso (como é no tubo pequeno mas neste caso o encaixe sairá do tubo para cima) assim você tem o cambão com toda a resistência que ele tem que ter e sem ficar com o tubo acima do capô do jeep.

Seria igual a este desenho?

Abraços

anselmorabello
20/08/2012, 15:58
Caro anselmo, boa noite.

Como vc já deve saber, quando se reboca um veículo, o rebocador deve ter capacidade e peso superior ao veículo rebocado, no caso de robocar um jeep o mínimo seria um outro jeep de preferencia mais pesado e com sistema de freio redimensionado, o ideal mesmo seria uma caminhonete ou uma SUV. Seguindo esse preceito a diferença na altura não será significativa e um towbar com comprimento normal ou pouco maior não necessitará de qualquer outro dispositivo para compensar diferença na altura.

Obrigado
Entendi o seu raciocinio.
Vou tirar a articulação encurtar mais o tubo que esta anexado a munheca e fazer o reforço que georgevalle (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/44218-georgevalle.html) me falou.
Logo depois de terminado posto aqui.
Um grande abraço

Marcelo.CJ5
20/11/2014, 21:59
Precisando de ajuda pra instalar esse Tow Bar no General.
É possível instalar? O cambão é bem forte, uma chapa bem resistente que não amassa fácil.
Meu receio é que o parachoque não seja tão resistente para aguentar as curvas.
Alguma dica?

484416 484418 484419 484422 484424 484429

Caso seja possível, preciso refazer a furação do cambão. Ou seria melhor cortar um pedaço do aro? Pra casar os furos.
Obrigado.

José Augusto
21/11/2014, 18:03
É possível instalar? O cambão é bem forte, uma chapa bem resistente que não amassa fácil.
Alguma dica?

Caso seja possível, preciso refazer a furação do cambão. Ou seria melhor cortar um pedaço do aro? Pra casar os furos.
Obrigado.

Não vejo problema e com certeza o parachoque é bem mais resistente que o parafuso que o prende ao chassi.

Pablo.pinto2007
21/11/2014, 19:50
Alguma dica?

484416 484418 484419 484422 484424 484429

Obrigado.

Esse cambão parece bem resistente... o meu parachoque também está fixado com parafusos... se eu fosse vc aumentaria o diâmetro dos parafusos... devem ser cabeça 13 mm (1/2") eu poria um com cabeça 17 mm. Vendo que a base do cambão irá ficar bem próximo da longarina do chassis veja a coincidência dos furos para a fixação do suporte do cambão...
Agora sobre a fixação dele para ele não cair, caso vc use ele no lugar... prenda com algo eficiente... porque já vi cambão largar e o jeep atropelar e empenar o chassis do jeep, maior prejuízo por uma besteira.

PAblo

Marcelo.CJ5
27/11/2014, 23:21
Esse cambão parece bem resistente... o meu parachoque também está fixado com parafusos... se eu fosse vc aumentaria o diâmetro dos parafusos... devem ser cabeça 13 mm (1/2") eu poria um com cabeça 17 mm. Vendo que a base do cambão irá ficar bem próximo da longarina do chassis veja a coincidência dos furos para a fixação do suporte do cambão...
Agora sobre a fixação dele para ele não cair, caso vc use ele no lugar... prenda com algo eficiente... porque já vi cambão largar e o jeep atropelar e empenar o chassis do jeep, maior prejuízo por uma besteira.

PAblo

É isso aí. Vou prender com um cabo estático que eu usava pra rappel, e como não serve mais pra rappel por estar com mais de 5 anos de uso, vai pro jeep!!!
Levei num serralheiro pra ajustes e instalação. Postarei as fotos do resultado.
Achei melhor reduzir do ângulo do cambão pra ser fixado nas longarinas do chassis, conforme desenho abaixo altamente técnico feito pelo amigo Maurício Kober!
485255

andre_agostinho
28/11/2014, 00:26
Se entendi, vcs precisam manter a towbar na vertical sem que tenha perigo dela tombar e travar no chão com a vtr em movimento...é isso?
eu fixei no pé da towbar ao parachoque ( ponto de ancoragem) com uma abracadeira de rosca sem fim em cada lado da towbar e ajustei com força pra não soltar....

Marcelo.CJ5
29/11/2014, 11:36
Se entendi, vcs precisam manter a towbar na vertical sem que tenha perigo dela tombar e travar no chão com a vtr em movimento...é isso?
eu fixei no pé da towbar ao parachoque ( ponto de ancoragem) com uma abracadeira de rosca sem fim em cada lado da towbar e ajustei com força pra não soltar....

Enquanto eu não estiver usando vou tirar os parafusos e guardar o cambão.

Marcelo.CJ5
29/11/2014, 11:47
Tudo certo na primeira viagem do Boi rebocando o General!

Seguem algumas fotos:

485375 485376 485377 485378 485379

Montei uma régua com uma extensão elétrica (sinaleira, pisca e freio), funcionou tudo.

rfdex
29/11/2014, 14:46
Parabens. Quase ninguem se preocupa com a sinalizacao. Que vc seja exemplo para todos!

Pablo.pinto2007
02/12/2014, 15:37
O problema para a sinalização no sistema original do jeep é que tem o problema da chave de seta que é diferente de tudo... então pode ser que dê trabalho... no meu caso eu tenho é um reboque, que pra ligar no jeep tive que modificar as lanternas... mas deu certo, hoje uso o reboque na cheroka... e acabei fazendo um sistema de troca de cabos que é para não ter problema quando for usar em outro carro... porque tira fio, coloca fio, troca aqui, ali... fiz externo depois da tomada.

Pablo