PDA

Ver Versão Completa : Diração Hidraulica

Kako
01/07/2006, 18:10
E aí pessoal blz?

Ontem, vi uma Toyota com direção Hidraulica de opala e pneus mudzila 33"; alguém aqui já viu ou já fez, fica legal ou uma porcaria, quais os prós e os contras?

Valew!

[]'s agora de Toyota!

Bruno cf
01/07/2006, 19:47
Eu estou colocando e meu amigo tem uma band com a DH do opala ANTIGO..pois é + ressistente que a do opala novo..conheço um cara que faiz adaptação por ate R$900,00
Fica boa sim a DH do opala...fica super leve a direção..

otaviofilho
02/07/2006, 12:07
Mas este preço de até $900, é só de MO, ou o serviço completo (MO + peças)? Se for o serviço completo, vale a pena. Ah, e posta aqui o nome e telefone do fulano...

Um amigo tem uma Band comprada há pouco mais de 1 ano, e na época o dono anterior tinha acabado de colocar a DH do santana, me parece que com menos de $1,5k. Tô pra pedir pra ele o nome e telefone do cara, e quando tiver também posto aqui...

Eu estava com uma Rural que tinha a DH da A20, onde o conjunto se não for idêntico é bem parecido com o do Opala.

Bruno cf
02/07/2006, 15:07
esse cara de R$900 é bom..so que eu estou fazendo em um cara + carinho q ficou em R$1.200 ...e opitei pelo o + caro pois o cara tem qualquer coisa..e o outro naum...

Jeepcar é o nome da oficina do cara..
é em itapecerica da serra..
4165-3473 (chileno)
esse é o cara de R$1.200

ThE_DoG
02/07/2006, 20:18
Caros

Existem três problemas básicos em adaptações de DH de outros veículos em Band:
1- usar DH de veículos de passeio, o conjunto fica subdimensionado e propenso a quebras precoces.
2- a maioria dos veículos tem DH que se adaptar na Band vc gira o volante prá um lado e as rodas vão prá outro, parece que só a DH do Dodge tem um sistema que é similar ao da Band, não sei informar sobre o opala antigo.
3- vc não vai conseguir colocar uma DH progressiva como é a DH original da Band, nesse caso em adptações a direção vai ser leve com o veículo parado e levíssima qdo o veículo estiver em velocidade mais alta, isso é um perigo numa estrada por ex.
A minha Band tem DH original e as informações acima obtive com vários mec. diferentes já que já tive uma Band que não tinha DH.

[ ]´s

Marco Antonio

cristiano
02/07/2006, 20:24
Direção de Santana mal aguenta os CJ´s** que tem o conjunto mais leve, imagina o da Toyota, taí uma adaptação que nunca faria.

Sugiro procurar adaptação de DH de veículos de mesmo ou maior porte que a Toyota e não ao contrário.

** Estou falando de quem usa o jeep em trilhas.

ThE_DoG
02/07/2006, 20:35
Só acrescentando que não fiz a adaptação da DH portanto não tenho experiência prática no que afirmei, pode ser que alguma coisa que escrevi esteja errado mas acho importante levar em conta o que mencionei antes de gastar uma grana em peças/MO/tempo e depois ficar com um resultado que pode comprometer a segurança dos ocupantes ou a confiabilidade da viatura.
A DH original da Band é um ítem muito caro, deve estar mais de 3.5k e ainda é fabricada sob encomenda pela ZF, porém é um item que, quando original, valoriza a viatura.

Abração

Marco Antonio

cristiano
02/07/2006, 20:45
Hoje já tem opções de caixa usadas da Band, a minha original sai por 1.800 à uns 6 meses aqui em Brasília, imagina em SP que tudo costuma ser bem mais barato.

Conheço dois toyoteiros que instalaram a do Dodge, andei nelas e ficou muito bom.

natao10
03/07/2006, 18:46
Pessoall

Minha Band 91 tbm nao possui DH. Mais ja possuo a caixa original, e gostaria de saber qual bomba utilizar? De qual veiculo (ou modelo) suportaria a adaptaçao e seria confiavel. As polias andei pesquisando e encontrei por 600 reais (zero) de uma firma q anunciou no toyoreiros. A mao de obra será por minha conta. Porem tenho duvida em qual bomba seria aconselhavel por.
Abraços

Renato Gambin

cristiano
03/07/2006, 22:20
Tão importante quanto a caixa original é o suporte da caixa original, que a base é em "L" e tem 4 parafusos para fixação no chassi, 2 na parte de cima e 2 na lateral, os que vejo por aí só tem fixação na lateral do chassi e quando disterça com o veículo parada a caixa fica trabalhando mais que o normal.

Você pode estar utilizando a bomba de direção do Omega, aliás, a única coisa não original na minha DH.

natao10
04/07/2006, 21:36
O suporte eu tbm ja tenho Cristiano. =oD
Vou ver por quanto encontro uma bomba do omega. Ai soh faltará a polia.
Obrigado

Flavioc
18/07/2006, 22:51
Pessoal:

Na minha Band - '84 de lona, adaptei DH de F1000 (se bem me lembro ano 93/04) que a caixa é do mesmo tamanho da mecânica original toyota, sem aquela projeção para a frente. Funciona muito bem. A bomba, estou puxando de memória, parece que é do astra, que segundo o mecânico que adaptou, é a melhor que tem. Faz +- 2 anos e meio, e não tive problema nenhum. Não é progressiva, isto é, continua mole mesmo a 90/100, o que exige mais atenção em viagem.. Claro que se andar muito tempo nessa marcha, pede água. Literalmente. O motor vai esquentar. Existe um jogo na direção, mas segundo os mecânicos que tenho consultado, é decorrente dos pneus (Wrangler 33,5x15) que são mais largos que o original, e mais altos, e isto altera o alinhamento das rodas, camber, caster, o escambau. Não é folga na direção. Estou satisfeito.
São só mais algumas informação para auxiliar a decisão.

[]'s trepidantes

cristiano
19/07/2006, 08:54
Oi Flavio!! Não sabia que estava a caixa da F1000 na sua Band, depois vou dar uma olhada.

regisnavarro
19/07/2006, 12:38
Minha DH usa a bomba, reservatório e mangueiras originais do MB 608, a caixa é do Dodge e o suporte é o mesmo da direção mecânica Toyota, demorou pra chegar nesta configuração, ou seja, fiz várias outras experiências, finalmente, fiquei satisfeito com o funcionamento.

CAVESO
19/07/2006, 13:12
Estou no mesmo dilema de vocês para adaptar a direção em meu engesa com pneus 33". No meu caso, ele saia originalmente com a caixa do Opala, que, na minha opinião, era superdimensionada para o veículo e foi usada em várias pickups GM. Quem ver de perto o tamanho da peça verá que ela não fica subdimensionada para nehum de nossos jipes e é muito resistente...

havoc
19/07/2006, 17:52
Alguem ja adaptou a caixa da S10? acredito que ela seja progressiva.

Estou pra adaptar a direção na minha band e eu precisava de umas fotos de adaptçãoes pra eu tirar uma ideias.

Voces poderiam me enviar fotos das adptaçãoes? pode ser de qualquer caixa, qualquer bomba.

meu email é luizhavoc@gmail.com

Desde já muito obrigado

Flavioc
19/07/2006, 20:43
Oi Flavio!! Não sabia que estava a caixa da F1000 na sua Band, depois vou dar uma olhada.
Olá Cristiano:

Amanhã devo ir no Terraço, se estiveres lá, tu vês; senão, quando quiseres.

Todos:

Complementando o que disse acima, alguns mecânicos de direção que andei, disseram que a caixa é do maverick. Talvez seja a mesma, nos dois veículos (maverick e F1000), não sei.

Tiro uma foto amanhã e coloco aqui.

[]'s

belmiro
20/07/2006, 17:07

Alo pessoal,

Sou novo no ramo das bandeirantes e estou pegando uma band que tem direção mecânica. Vi o preço da hidráulica original da toyota e ahcei muito caro (R$ 4300,00). Me disseram que dá para adaptar a direção da D20 e disserem que fica bom.
Acho que pelo preço já compensa
Alguém já teve essa experiência?

Outra dúvida, a DH original tem compensação de velocidade?

Forte abraço para todos

cristiano
20/07/2006, 17:25
Me disseram que dá para adaptar a direção da D20 e disserem que fica bom.

Você vai entender que adaptação não tem limites, a maioria das caixas que você colocar vão dizer que cabe adaptação... mas tem que escolher a que menos necessita de adaptação.

O suporte da bomba tem que ser original, não vale a pena adaptar esse item, mas a bomba pode ser usada do Omega, por exemplo.

Uma caixa que necessita somente adaptar o suporte é a do Dodge, talvez o pitman dependendo da posição em que colocar a caixa.

Outra dúvida, a DH original tem compensação de velocidade?

Não

belmiro
21/07/2006, 12:25
Beleza Cristiano,

alguma sugestão bem sucedida e não muito cara?

RogérioNunes
30/07/2006, 15:42
Essa semana vou adaptar DH do opala numa Band,postarei as fotos e o passo a passo.Já adaptei essa DH em Rural e F75 e os resultados são mto bons.

Kako
02/08/2006, 10:22
E aí Roger, como anda a adaptação, já terminou?
não esqueça de nos dizer como ficou na prática: com ela se comporta em alta (100km), baixa, média vedocidade, e parada, e com que pneu foi feitu os testes.

blz!

Valew!

diniz
16/08/2006, 07:56
mais alguem pode postar fotos de adaptações???

Flavioc
18/08/2006, 22:11
Diniz e ALL:

Tirei umas fotos, mas ficaram muito grandes. estava tentando recortar e editar, mas só deu meleca.
Vou tirar umas fotos menores, numa rampa de um posto, para ficar também sem tantos canos, mangueiras, cabos, etc, na frente, atrapalhando a iimagem.
Neste FDS devo fazer isto.

[]'s

RogérioNunes
14/09/2006, 20:22
Kako e all,
Tive que parar a empreitada por motivos de saúde.Na semana que vem retomo o serviço.
A caixa já está posicionada só falta 99%....
Assim tirar fotos posto.
Ninguém tem fotos dessa adaptação nãö?

Kako
15/09/2006, 09:08
Flavioc,

Não tem com salvar em JPEG
Manda p/ meu e-mail kakitcho@uol.com.br

Valew! :concordo:

Flavioc
16/09/2006, 19:52
Kako:

Mandei as fotos por e-mail.
Vou ver se deixo de ser folgado e amanhã durante o dia tiro fotos melhores.

[]'s

cheroso
17/09/2006, 14:35
nao acoselho ao uso de caixa adaptada pois costuma deixar na mao nos piores lugares, alem de vazamentos, torna-se muito perigosa exatamente como o colega disse elas nao serem progressivas pois ficam muito leves em estradas pavimentadas, o certo é garimpar uma caixa original em desmanche e a bomba pode ser do caminhao 709 fica muito bom e preserva a orifinalidade

CAVESO
17/09/2006, 15:27
Alguem tem foto da bomba da 608 para postar aqui?

RogérioNunes
28/09/2006, 19:38
nao acoselho ao uso de caixa adaptada pois costuma deixar na mao nos piores lugares, alem de vazamentos, torna-se muito perigosa exatamente como o colega disse elas nao serem progressivas pois ficam muito leves em estradas pavimentadas, o certo é garimpar uma caixa original em desmanche e a bomba pode ser do caminhao 709 fica muito bom e preserva a orifinalidade

O problema maior da adaptação,penso e vejo ,não é nem o que se adapta,mas como se adapta.Tenho visto muita coisa perigosa feita por pessoas que não tem o mínimo conhecimento sobre usinagem, solda e mecânica elas simplesmente vão no serralheiro da esquina ou num torneiro quando precisam de solda por exemplo.Não vou generalizar mas qdo uma uma dessas adaptações deixa na mão como o amigo mencionou,com certeza foi mal feita.Vazamentos?Mangueiras de baixa e de alta pressão e anéis de vedação deteriorados....ítens que deveriam ser trocados por NOVOS qdo instalados.É comum o dono da viatura dizer:"Não dá pra aproveitar esse mangote não", é mto caro...caro sai ficar na mão no meio do nada.Por essas e outras que muitas adaptações ficam piores que o original.
Se a direção fica muito leve e a caixa não é progressiva,troque a bomba por uma de menor pressão.Só como exemplo, alguns modelos de santana usam uma bomba ZF de 75 bar , o Versales usa a mesma bomba mas com pressão de 80 bar.Uma diferença que altera o comportamento da direção para mais ou menos leve.

RogérioNunes
16/10/2006, 20:31
Depois de 250km de testes em asfalto e terra, as impressões da DH do opala na Band são as seguintes:

1- Comparar com a direção mecânica original da band é covardia,é incomparavelmente melhor.
2- Mesmo não sendo progressiva, não se nota diferença significativa andando a 60 ou 90km.
3- A direção se comporta precisa e leve,cheguei a 95km com a mesma segurança de estar a 60.
A caixa e bomba foram tiradas de um opala1985( o ano de fabricação da caixa se encontra estampado na sua lateral),então,fica mais fácil comprar um conjunto mais novo possível.A caixa do ômega
Tem, ao meu ver, um porém qto ao uso da caixa do opala.Se ela for instalada dentro do cofre do motor ao lado do radiador como eu fiz, o braço pitmam ficará numa posição que obrigará a barra que liga a caixa ás rodas,trabalhar com uma inclinação acentuada o que fará forçar os terminais,uma solução para esse problema seria levar a barra numa prensa e dar uma leve inclinação nas extremidades.Esse e outros detalhes não inviabilizam o seu uso, é uma caixa robusta,barata,fácil de ser encontrada.A caixa que acabaria com esse inconveniente,relativamente fácil de ser encontrada,robusta é a da F1000 pelo fato de ter o pitmam trabalhando para trás(lado contrário ao eixo de entrada,mais fino).
Mas....se usar a caixa do opala do lado de fora,tá resolvida a parada...mas particularmente, acho muito feio além de deixá-la muito exposta a choques.

Custos:

MO: 900,00
Caixa, bomba,mangotes,retentores: 380,00
Diversos: 104,00

PS. A band está com pneus 215/80/16

[]"s
Roger

RogérioNunes
16/10/2006, 20:36
Só complementando, na mensagem anterior eu mencionei a caixa de DH do ômega,ela é praticamente igual ao do opala porém,com algumas diferenças, é progressiva(?),barata qdo se encontra uma...

Kako
17/10/2006, 09:20
Grande Roger!
BLZ?

Assim que puder, coloque fotos "pá-nóis vê". :mrgreen:

eu até já comprei a cx e bomba, estava em divida, mas, o seu relato às sanaram.

Valew! Camarada!

:concordo:

RogérioNunes
17/10/2006, 20:43
kAKO,
A band já foi pra casa,numa cidade a uns 60km daqui mas na semana que vem ela volta pra eu instalar freio a disco, eu estava sem máquina pra registrar a empreitada.Qdo ela voltar tiro as fotos.O proprietário encontrou numa loja aqui em Campos o kit completo com pinça vargas,suporte, disco ventilado,flexíveis e parafusos por 960 latas.Não sei se
tá caro,barato ou é o preço?

[]'s

guilhermeabreu
19/10/2006, 00:16
ROGER NUNES

Fiquei surpreso com vc aqui no forum , vc me conhece? vc faz parte do jipe clube de campos? pois pelo nome , eu não te conheço ,ou não estou lambrando.

Meu fone é 27225582 , se quizer fazer contato , já tive uma BAND completíssima , que me deixou saldades , agora tenho um ENGESA amarelo e preto , não sei se viu .

Prazer em ve-lo aqui no forum , um abraço .

Carlos ZN
26/03/2007, 02:26
Olá amigos,

Sou novo de Band, lendo o tópico o que deu para entender é que adapitar uma D.H. na toy é o mesmo que em um Willys?
No meu cj 5 coloquei a mecanica do Maverink V 8 e ficou pra fora na frente do Jeep.
No caso da Band muda a posição da cx e coluna???

joão k. chikui
26/03/2007, 16:18
Carlos,
Apesar dos que defendem o uso da original, como está muito difícil($$$), muitos estão colocando DH de Opala,Omega,S-10 e , até já vi, e, infelizmente não pude testar pessoalmente, a caixa da ranger 4x4.
Eu,particularmente gosto muito deste sistema, que não é uma invenção, mas, apenas uma cópia das Engesa , Camper, S-10, JPX, D-20 , etc...
Na minha Band CD , pneu BF 33", uso a 6 anos uma de ômega e estou plenamente satisfeito: Nada de folga, não é leve em demasia, rápida.
Só procure fazer com profissional experiente, afinal, é um item de segurança dos mais importantes.

Carlos ZN
27/03/2007, 17:28
Olá João,

Sou um novo Toyoteiro pequei ela hoje, a D.H. não é luxo e sim necessidade.
Moro em apto os $%@$@$@$&*() dos arquitetos não dirige, tenho 10 cm de folga na altura da garagem mas ficar desviando dos pilares até chegar na minha vaga suei a camiseta, pra sair é o mesmo drama!!
Com certeza não fazer economia na base da porcaria, direção e freio não podemos brincar.

joão k. chikui
29/03/2007, 12:52
Carlos ZN , se quiser testar a minha é só mandar uma MP que deixo vc andar com ela.

Carlos ZN
29/03/2007, 14:55
Olá joão,

Brigadão, ela está instalada na frente entre a grade e o para-choque???

joão k. chikui
29/03/2007, 17:08
Carlos
É aí sim, tipo de engesa.

israel teixeira
02/04/2007, 20:06
Colegas, aproveitando o tópico, quando estou dirigindo a minha band a todo momento tenho que corrigir o curso do volante, ela fica calangueando e quando piso no freio sai serpenteando na pista. O que posso fazer para resolver este problema? Será que terei que trocar a minha caixa de direção por uma caixa de direção progressiva? E, se tiver, aproveitarei a bomba ou terei que trocar tudo?

joão k. chikui
02/04/2007, 21:19
Israel
São folgas nos pivos, pino do L, rolamentos dos munhões, das rodas , etc... Mande revisar tudo que fica muito boa.

cucanilsen
06/04/2007, 20:56
oi regis, tudo bom eu me chamo cuca e sou de limeira e tenho uma band 84 e estava pesando em colocar direção hidrulica nela justamente na configuração que vc colocou , gostaria se vc poder me enviar fotos da direção da sua band pricipal mente do suporte da caixa. Ou alguem que tenha a cx de direção no suporte original da toyota. Gostaria de adaptar no local da original

deste ja agradeço cuca

Carlos ZN
09/04/2007, 17:02
Olá Cuca,

Tem a cx. e bomba em vários lugares mas está um absurdo uns 3.500 $$$

Olá Israel,

Já checou o alinhamento????

cucanilsen
10/04/2007, 13:15
Carlos, justamente pelo preço que eu gostaria de adaptar eu vi na serra da canstra uma com direção do dogde fixada no suporte original da cx normal ficou otima, en~tã eu queria mais detalhes desta adaptação no suporte da cx normal
obrigado cuca

israel teixeira
10/04/2007, 18:10
Israel
São folgas nos pivos, pino do L, rolamentos dos munhões, das rodas , etc... Mande revisar tudo que fica muito boa.

João,
chequei tudo e encontrei mais uma folga no sistema de braço Pitchman. Entretanto não acredito que ficará boa após o conserto já que mesmo sem folgas nas ponteiras e rolamentos ela dançava pra dedeu ( essa vc nunca mais tinha visto, não é verdade!). Verifiquei o alinhamento e cambagem, assim descobri que está tudo dentro do limite de tolerâcia do manual. Está com um desvio de 1,43º de cambagem e a band tem um desvio de 1,30º de fábrica. Após o conserto se não não ficar boa vou checar a cx de direção hidráulica. Outra coisa que observei é que minha direção é extremamente leve em comparação com as band que têm direção original. Neste caso, de direção leve, o que posso fazer?
Abs.

israel teixeira
10/04/2007, 18:25
Olá Cuca,

Tem a cx. e bomba em vários lugares mas está um absurdo uns 3.500 $$$

Olá Israel,

Já checou o alinhamento????

Oi Cuca, :parede:

conforme falei com o João acima, já havia checado o alinhamento inclusive ela não puxa para lado nenhum quando estou dirigindo. Faço a mesma pergunta: Minha direção é muito leve, de modo que quando bato em um buraco ela puxa para qualquer um dos lados e o mesmo acontece quando piso no freio, será que tudo isso não acontece por ela ser leve demais? E, sendo ou não, como posso fazê-la ficar mais firme? Estou assim perguntando, pois outrora ela não estava com folgas nas ponteiras, rolamentos e braço pitchman e mesmo assim dançava na pista. Na realidade estou lutando com este problema já por dois anos e ainda não consegui resolver. Parece que estou na fronteira final da redondeza da band comentada por um dos nossos colegas toyoteiros, resolvendo isso o monstrinho vai ficar show!:concordo:
Abs.

joão k. chikui
10/04/2007, 20:26
João,
chequei tudo e encontrei mais uma folga no sistema de braço Pitchman. Entretanto não acredito que ficará boa após o conserto já que mesmo sem folgas nas ponteiras e rolamentos ela dançava pra dedeu ( essa vc nunca mais tinha visto, não é verdade!). Verifiquei o alinhamento e cambagem, assim descobri que está tudo dentro do limite de tolerâcia do manual. Está com um desvio de 1,43º de cambagem e a band tem um desvio de 1,30º de fábrica. Após o conserto se não não ficar boa vou checar a cx de direção hidráulica. Outra coisa que observei é que minha direção é extremamente leve em comparação com as band que têm direção original. Neste caso, de direção leve, o que posso fazer?
Abs.

Conterrâneo, preste atenção:
I- Tire uma foto do teu eixo dianteiro, do lado do piloto para o passageiro,mostrando a parte traseira da bola do diferencial e poste aqui.
II- Num piso firme , cimento ou asfalto, com o carro ligado e as rodas apontadas para frente, peça para alguém ficar mexendo no volante um pouco mais que a folga, para um lado e depois para o outro.
Vc vai observar se a força que tua barra de direção está fazendo na roda do lado do passageiro, realmente está sendo usada para esterçar as rodas ou está simplesmente empurrando o eixo lateralmente(em relação ao chassi).
Se este fenômeno estiver acontecendo, me avise que continuaremos no próximo capítulo.

israel teixeira
11/04/2007, 22:29
Ok João, amanhã, dia 12/04/07, farei a foto e os testes e postarei aqui. De logo agradeço sua resposta.

Abs.

Conterrâneo, preste atenção:
I- Tire uma foto do teu eixo dianteiro, do lado do piloto para o passageiro,mostrando a parte traseira da bola do diferencial e poste aqui.
II- Num piso firme , cimento ou asfalto, com o carro ligado e as rodas apontadas para frente, peça para alguém ficar mexendo no volante um pouco mais que a folga, para um lado e depois para o outro.
Vc vai observar se a força que tua barra de direção está fazendo na roda do lado do passageiro, realmente está sendo usada para esterçar as rodas ou está simplesmente empurrando o eixo lateralmente(em relação ao chassi).
Se este fenômeno estiver acontecendo, me avise que continuaremos no próximo capítulo.

Carlos ZN
12/04/2007, 18:09
Olá Israel,

Não sei se o sistema é igual do jipe Willys, mas quando tinha o velho jipe estava com os rolamentos do munhão moido, os amigos toyteiros velhos de querra que me corrija se eu estiver errado.

E minhas peças da direção hidraulica já está na mão agora é juntar $$$$$$ para M.O.

Lvedovello
20/12/2007, 16:52
João, boa tarde.

Estou querendo colocar D.H. na minha band e ví que você está usando uma adaptada de omega e está satisfeito. Em qual oficina você fez a adaptação? Tem o contato?

Obrigado,
Leandro.

Carlos ZN
22/12/2007, 11:43
Olá Leandro,

Eu coloquei a do Opala e ficou Show fale com o João da Sollo 4WD fone: 11-3835-3781

Lvedovello
22/12/2007, 18:18
Olá Leandro,

Eu coloquei a do Opala e ficou Show fale com o João da Sollo 4WD fone: 11-3835-3781

Blz Carlos, vou entrar em contato. Faz tempo que vc tem? Teve problemas de manutenção?

Abraço,
Leandro.

guilhermeabreu
23/12/2007, 15:58
INFORMAÇÃO

A D.H. do OMEGA , é praticamente igual a do OPALA , segundo um cara aqui que só mexe em D.H. , falou que as duas são praticamente iguais , sendo que a do OMEGA tem alguns componentes internos de plastico , e as do OPALA tem todos os componentes internos de metal .

Me falaram para eu trocar a minha de OPALA pela do OMEGA , e ele me aconselhou não trocar . A única vantagem da do OMEGA a meu ver , é que vc encontra ela com menos tempo de uso , mas segundo o especialista , ele relatou que as do OPALA dura uns 200 anos sem problema , e vc acha num desmanche BARATINHO .

Eu tenho um ENGESA com esta D.H. do OPALA , já vi pessoas daqui colocar em TOY BAND , na semana passada o MECA daqui que faz adaptações colocou em um CAMINHÃO CHEVROLETT D-40 , aí não aguentei , e perguntei se iria aguentar , e ele me disse que já colocou em mais dois caminhões desses e já tem 3 anos e nunca deu defeito .

CONCLUSÃO : Esta DIREÇÃO HIDRÁULICA do OPALA é muito SUPERDIMENSIONADA para o OPALA , logo , a meu ver , na BAND vai aguentar tranquilo . Esta é minha opinião .

FELIZ NATAL A TODOS .

Lvedovello
24/12/2007, 16:49
INFORMAÇÃO

A D.H. do OMEGA , é praticamente igual a do OPALA , segundo um cara aqui que só mexe em D.H. , falou que as duas são praticamente iguais , sendo que a do OMEGA tem alguns componentes internos de plastico , e as do OPALA tem todos os componentes internos de metal .

Me falaram para eu trocar a minha de OPALA pela do OMEGA , e ele me aconselhou não trocar . A única vantagem da do OMEGA a meu ver , é que vc encontra ela com menos tempo de uso , mas segundo o especialista , ele relatou que as do OPALA dura uns 200 anos sem problema , e vc acha num desmanche BARATINHO .

Eu tenho um ENGESA com esta D.H. do OPALA , já vi pessoas daqui colocar em TOY BAND , na semana passada o MECA daqui que faz adaptações colocou em um CAMINHÃO CHEVROLETT D-40 , aí não aguentei , e perguntei se iria aguentar , e ele me disse que já colocou em mais dois caminhões desses e já tem 3 anos e nunca deu defeito .

CONCLUSÃO : Esta DIREÇÃO HIDRÁULICA do OPALA é muito SUPERDIMENSIONADA para o OPALA , logo , a meu ver , na BAND vai aguentar tranquilo . Esta é minha opinião .

FELIZ NATAL A TODOS .

Blz Guilherme!!! A melhor parte foi quando você comentou que o kit do Opala pode ser encontrado em desmanches e é barato.

Grande abraço e feliz natal.
Leandro.

djecson
11/01/2008, 10:40
Pessoal, sabemos que a UNIÃO faz ...... açúcar! certo?
Já faz muito tempo que vejo o pessoal discutindo sobre a colocação ou adaptação da direção hidraulica nas Bands!
O engenheiros calculam projetam e desenvolvem a direção que melhor atende determinado veículo, aí nós magníficos engenheiros de final de semana, grupo ao qual eu me incluo, começam a ter as brilhantes idéias de adaptações.
Na grande maioria das vezes nós donos de Bands, compramos as Toyotas, porque queremos um carro robusto, que possamos fazer trilhas e viajar com a familia, etc. Daí com uma mera adaptação de uma direção colocamos em risco a nossa vida de nossos familiares, sem contar que acabamos com todos os itens acima, pelo qual compramos a Band.
Minha idéia é a seguinte: Juntar a galera que realmente quer DH na Band. entrar em contato com a ZF (ainda não sei como) e realizar uma compra de várias peças, pois o que encarece a DH são: os atravessadores, lote mínimo de compra, pois custa caro produzir uma única peça, frete etc...
É apenas uma idéia, o que vocês acham?

Lvedovello
11/01/2008, 14:15
Djecson, acho legal a iniciativa. Porém fui informado que o preço de um kit de DH original sai por volta de R$ 3.500,00 ou seja mais que o dobro de um kit de opala adaptado e instalado.
Mas se de repente a idéia der certo, eu me incluo no grupo.

Abraço!

joão k. chikui
11/01/2008, 14:18
Leandro
A minha adaptei aqui na minha firma mesmo, como passatempo . Faz apenas 7 anos e com 235/85-16 por 5 anos e com BF 33" há 2 anos sem problema.
O Joãozinho da Sollo 4 faz bem . O Popa de Itapecerica tb.

Djecson
Quando se projetou na decada de 40 ou 50 o sistema de direção de Willys, land e band (ou se copiou), para o que andavam os carros na época,era o estado da arte em direção esse sistema de direção .
Agora , as D-20 , F1000, Engesa, Camper , JPX , Troller , Hilux ,Defender, etc... não usam aquele emaranhado de bracinhos, barras auxiliares, pino sei lá o que , e, nem por isso seus proprietários estão colocando suas familias em risco.
Reconheço que , qq modificação que envolva segurança ,deve ser executada por profissionais experientes. Ou vc mandaria instalar freio a disco original em alguém que não tem experiência??

djecson
11/01/2008, 22:11
João, realmente eu não havia pensado neste detalhe!! dos anos 40 50... e as modernas, porém você é o primeiro que expressa sua opinião tendo outro tipo de DH instalada.. e por muito tempo.
O que nos deixa inseguros é que muito se fala das caixas da D20, S10 etc.., porém poucos postam fotos ou fazem relatos positivos!

Só vou optar por algo diferente da original quando obtiver mais informações, pois todas as Bands que ví ao vivo e a cores tem DH original!
Abraço

joão k. chikui
11/01/2008, 23:58
Ainda bem que vc não ficou chateado. Imagine que a minha é Cab. Dupla, turbo, Intercooler , 5 M ,pneus 33" e vai bem . Se for num jeep curto ou perua deve ficar melhor.
Uso uma caixa de Opala com bomba do Santana no meu 51 de trilha , 2 eixos blocados(sem DH nem dá para guiar , o carro só quer andar reto...) e nunca tive problema.
O JPX da minha esposa é 95 , usa um pneu 33" 3k , que com cravo deve ir para 34" , e a caixa é original , que é uma de Opala invertida a rotação. Com 13 anos jamais quebrou algo.
Acho que a ZF fez uma caixa muito reforçada.
OBS: Em todos uso amortecedor de direção Rancho ou Heckethorn , o que preserva demais a caixa de trancos.
Djecson , qdo vier para Sampa , avise que deixo vc testar a band.

maxdelta
12/01/2008, 10:58
Como o tópico é de direção hidraulica:

Alguém, algum toyoteiro, que usa uma band, que possui direção hidraulica de fabrica, ou adapatada mas original, conseguiu resolver o problema de folga que tem na caixa de direção?

Me parece ser de fábrica, mas talvez, alguem aqui em largo conhecimento e sabedoria, conseguiu resolver esse inferno.

Os mecânicos de toyota band, dizem "não tem como resolver o problema de folga". Poxa logo penso o caminhão que eu trabalho num tem folga nenhuma, e ele já vai pra 8 anos de vida.

Se alguém conseguiu esse dilema, por favor responda o tópico!

Lvedovello
12/01/2008, 14:50
Leandro
A minha adaptei aqui na minha firma mesmo, como passatempo . Faz apenas 7 anos e com 235/85-16 por 5 anos e com BF 33" há 2 anos sem problema.
O Joãozinho da Sollo 4 faz bem . O Popa de Itapecerica tb.

Fala João, estive lá na Sollo 4WD essa semana e conversei com o seu xará, ele me passou muita segurança naquilo que faz, com certeza é por isso que a oficina dele estava lotada. Ele me disse também que a adaptação da caixa do Opala fica muito boa, porém ele usa o braço da S10 com amortecedor.

Porém ele me alertou a respeito de uns pontos de ferrugem na lataria e optei por fazer a funilaria da minha Band esse ano ao invés de investir no conforto.

Por falar nisso, você conhece algum funileiro bom para indicar? Pretendo fazer toda a parte de calafetação e algumas coisas no interior também. Fiz um orçamento e o funileiro me de algo em torno de R$ 2.500,00

Abraço!

joão k. chikui
12/01/2008, 15:14
Leandro , tem um em barueri, serve?
Só discordo que DH seja apenas conforto. Acho que é principalmente segurança.

Lvedovello
13/01/2008, 17:28
Então João, talvez eu tenha me expressado mal. Com certeza eu também vejo a DH, assim como o freio a disco, como item de segurança também, mas acho que a funilaria é prioritária pois optei por fazer agora que os pontos de ferrugem ainda são pequenos e poucos do que ter uma dor de cabeça maior futuramente.

Você conhece o trabalho desse cara de Barueri? Se for de confiança com certeza serve, apesar da distância (moro no bairro da Saúde em sampa).

Obrigado.

CAVESO
15/01/2008, 01:05
Pessoal, sabemos que a UNIÃO faz ...... açúcar! certo?
Já faz muito tempo que vejo o pessoal discutindo sobre a colocação ou adaptação da direção hidraulica nas Bands!
O engenheiros calculam projetam e desenvolvem a direção que melhor atende determinado veículo, aí nós magníficos engenheiros de final de semana, grupo ao qual eu me incluo, começam a ter as brilhantes idéias de adaptações.
Na grande maioria das vezes nós donos de Bands, compramos as Toyotas, porque queremos um carro robusto, que possamos fazer trilhas e viajar com a familia, etc. Daí com uma mera adaptação de uma direção colocamos em risco a nossa vida de nossos familiares, sem contar que acabamos com todos os itens acima, pelo qual compramos a Band.
Minha idéia é a seguinte: Juntar a galera que realmente quer DH na Band. entrar em contato com a ZF (ainda não sei como) e realizar uma compra de várias peças, pois o que encarece a DH são: os atravessadores, lote mínimo de compra, pois custa caro produzir uma única peça, frete etc...
É apenas uma idéia, o que vocês acham?

Lembrando que a caixa ZF do opala foi superdimensionada para ele, já que á praticamente a mesma que foi usada no omega, D20 e outras aplicações.

Pode adaptar na Band sem medo de ser feliz.

Coloquei em meu engesa com pneus 33" e ficou show!

djecson
15/01/2008, 09:38
CAVESO, Estive conversado com o João e realmente, estou avaliando esta possibilidade, já que muita gente tem utilizado a mesma. Veja as fotos no link abaixo, a sua caixa foi instalada semelhante a esta.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30438&page=2

CAVESO
15/01/2008, 10:13
A minha foi montada da mesma forma.

Rapaz, se esse setor hidráulico aguenta o Joãoponeiz, dá conta de qualquer coisa.

A tocada do João é bruta!!!!!

RogerBand76
15/01/2008, 22:40
Dando um pitaco na conversa

Rcentemente depois de muito tempo pesquisando conversei com um engenheiro da Zf que agora trabalha na Gardinotec de campinas e consegui as informações sobre as caixas e bombas para band. são as que seguem:
Caixa de direção hidráulica ZF modelo B8053955901
Bomba ZF 7673955125
Se vcs. olharem no catálogo da ZF verão que a caixa da band, opala, d10, d20 etc... tem o mesmo início B8053, o que muda nos números finais são a forma de fixação conexões braços acionadores.
Eu estava usando uma bomba sub-dimensionada dai o peso do volante quando tentava esterçar.
Em tempo a caixa do dodge bate certinho com o acionamento da band tbm.
Pelo menos foi o que eu consegui.

Abraços

Samuel Guizze
06/05/2008, 13:39
alguem já usou a DSH de L200 na band? será q fica bom? eu tô negociando uma, mas se não rolar vou acabar pegando uma de opala mesmo por indicação do meu mecanico (Josewal 4x4).

Carlos ZN
09/05/2008, 08:35
Olá Samuel,

Em termos de preço é melhor da S 10.
Eu uso a de Opala na frente e estou super contente.