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Ver Versão Completa : niva com motor cht?



Elias RS
01/07/2006, 17:57
Olá amigos do Fórum!

Ontem andando pela cidade descobri um Niva em reforma. Como estou querendo comprar um 4x4 resolvi ir perguntar para o responsável se ele queria vender. Ele disse que sim, dando um preço até bem razoável pela viatura.
Olhando o serviço notei que o jipe estava sem motor e sem caixa. Conversa vai conversa vem, o dono me explicou que a caixa estava em outra oficina para a adaptação de um outro motor. Questionei se era um motor AP e ele disse que não. Disse que já havia adaptado um motor AP mas que não tinha ficado bom. Disse que o motor tinha ficado empinado e com o cárter encostado no diferencial. Então ele me explicou que tinha partido para a adaptação de um motor CHT, que veio de um Corcel II.
Pergunto aos amigos do fórum o seguinte:
1) Alguém já viu um Niva com um motor desses? Caso positivo como ficou o desempenho geral? E o consumo?
2) Como o preço é muito bom acho que vou comprar ele de qualquer jeito e se necessário depois adaptar um motor AP. No caso do motor AP, de que carro é o mais fácil de adaptar?(santana, gol, escort, del rey?)
Pergunto isso tendo em vista as dificuldades narradas pelo proprietário do nivinha na primeira adaptação.
3) Aquilo que ele falou da adaptação do motor AP (motor empinado, carter pegando no diferencial) são características da dita cuja, ou foi um serviço mal feito?
Em tempo o jipe está todo desmontado e os cupins de lataria estão sendo retirados à moda antiga ou seja no maçarico de acetileno e no estanho!!!! Viva a mão de obra especializada....

Agradeço muito se alguém puder/quiser me ajudar com as minhas dúvidas, pois estou muito afim de entrar no mundo 4x4...
[]s a todos do fórum!

cicereb
01/07/2006, 18:42
Olá amigo, possuo pouca experiencia mas nunca vi um desses!!!
ja vi ate motor diesel de sportage em niva, mas nunca um cht, mesmo pq são motores que não possuem um fôlego de surpreender como os aps.
andei pelo mercado 2 anos a procura de um niva, vi muitas adaptações e carros de diferentes formas, e lhe digo algo que ouvi de um mecanico amigo, jipes são como lego, você compra e monta do jeito q gosta, ou acha melhor, portanto, conclui ele, comprar um já adaptado pode não ser muito agradavel, porque não foi feito do seu jeito. Pensei muito sobre isso e comprei um niva original e 70% do gosto de ter um niva está em adpata-lo como gosto...
talvez eu não tenha ajudado mas vale uma opnião
abraço companheiro e boa sorte!!

Elias RS
01/07/2006, 21:23
Olá Cicereb!
Obrigado pelo interesse amigo! Mesmo não tirando minhas dúvidas sobre o assunto sempre é bom ouvir opiniões a respeito, afinal é para isso que serve o fórum!
Concordo com vc e com o seu amigo mecânico, pois tambem preferiria o niva original. Cheguei a pensar em pedir ao proprietário para deixar o motor original, mas esse segundo ele estava nas últimas... então se não tem jeito, vai do jeito que dá...
É que o valor compensa pegar com esse motor e trocar depois por um AP.
Valeu e 1 []

renepeter
01/07/2006, 23:20
Elias,
Realmente CHT não é essa coisa toda, mas quem sabe? É um motor que foi usado na Fórmula Ford, e tem muitas receitas de preparação, e tem como dar um bom torque nele. Agora não lembro dos dados originais (potencia e torque e suas faixas de giros dos CHTs).
Mas tem muito Niva bom equipado com AP por ai, uns bem feitos e outros que dão dó até de saber.
Agora, na minha opinião, não podemos ficar bitolados em APs para o Niva, em Goiania, tem um niveiro que adaptou motor e caixa de chevette, vi fotos e parece que a adaptação ficou muito bem feita. Diz o dono que está melhor do que o Niva original, e é uma adaptação muito barata, e a reposição também.
Dê uma olhada em outras listas de Niva (Niva Clube do RGS; Camaradas do Niva e outras).
Nessas listas já rolou tópicos com adaptações de motores de Opala 4cil, Ford 2.3 OHC (Maverick e F100), Chevette, AP, melhorias no original, isso pra ficar só na gasolina/álcool/GNV.
Meu conselho para você, compre o Niva do jeito que está, com o motor LADA mesmo, e faça modificações nele, tipo pistões de Tempra (a cilindrada passa para 1.8); comando de válvulas de 280° (aerocar - sobe); aumento da taxa de compressão; carburador e etc.
Mas nao faça nada sem colocar tudo no papel, com valores o mais real possível e analise os prós e contras.
No mais, sucesso na empreitada.
Abraço,

christian govastki
04/07/2006, 14:12
Aos que procuram um Niva, na minha opinião o original é melhor, e quanto mais original melhor ainda. Um carro cheio de adaptações e gambiarras só traz dor de cabeça, falta de confiabilidade no mesmo e depois o carro que fica com fama de ruim.

Carros extensamente adaptados acabam sendo "reféns" do cara que fez a adaptação, pois só ele qual é a receita para dar manutenção na mesma.

Prefiro sinceramente um programa de melhorias no motor original do que a adaptação no mesmo. Veja, um up-grade total baseado no kit Aerocar (Carburador, Comando, rebaixamento do cabeçote, ignição eletrônica e e demais acessórios) vai ficar na faixa de uns 2 a 3k reais (e pode ser feito aos poucos) e traz excelentes resultados. A adaptação do AP não sai por menos do que 5k... Pensem bem.

Rangel Cesar
04/07/2006, 19:23
Pra mim nem ap nem CHT e sim o motor original!! pra evitar muitas adaptações e mais didim em caixa!!

Elias RS
05/07/2006, 18:41
Olá pessoal!!!
agradeço a todos que tem visitado esse tópico.
Concordo com todos vocês. Por mim eu pegaria o Niva original, mas o caso é que ele já vendeu o dito motor!! Por isso não tenho outra opção...
Gente persistem as dúvidas a respeito do motor AP postadas acima. Alguem pode me ajudar????
Valeu, um forte[] para todos!

Eliseu
06/07/2006, 10:07
E aí, mano? Quer uma sugestão? Faz a proposta para o niva sem motor e pega por menos. Depois manda colocar um AP. Com o que ele vai descontar e mais um pouco tu faz a adaptação...Só escolhe bem o mecanico, pois uma adaptação mal feita gera um pouco de economia e muuuuuiiiiiiita dor de cabeça. Abraços enlameados!

renepeter
07/07/2006, 08:03
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18632

Está sendo falando a esse respeito aqui nesse link, não esqueça, faça as contas

C_Bacci
10/07/2006, 10:10
Olá Amigo...

O problema do motor ficar empinado e o carter encostar no diferencial acontece porque o sujeito não está sabendo que não dá para usar o carter original do AP. Tem que substituir por um carter própiro que faz parte do Kit BR criado pelo Bacellar quem padronizou essa adaptação. O motor AP é a melhor adaptação, mas tem que ser feita corretamente... sem "gambiarras"... o mecânico tem que conhecer o que está fazendo...
No Carter adaptado vai instalada a bomba de óleo para o Ap mas tem que se usar um "pescador" também próprio para essa adaptação... faz tudo parte do kit!!! Não basta saber "ligar" motor com caixa através de flange ou algo assim... tem todo um "esquema" engenhoso que faz parecer que o VW AP é um motor feito para o Niva...

É isso ai!

Carlos



Olá amigos do Fórum!

Ontem andando pela cidade descobri um Niva em reforma. Como estou querendo comprar um 4x4 resolvi ir perguntar para o responsável se ele queria vender. Ele disse que sim, dando um preço até bem razoável pela viatura.
Olhando o serviço notei que o jipe estava sem motor e sem caixa. Conversa vai conversa vem, o dono me explicou que a caixa estava em outra oficina para a adaptação de um outro motor. Questionei se era um motor AP e ele disse que não. Disse que já havia adaptado um motor AP mas que não tinha ficado bom. Disse que o motor tinha ficado empinado e com o cárter encostado no diferencial. Então ele me explicou que tinha partido para a adaptação de um motor CHT, que veio de um Corcel II.
Pergunto aos amigos do fórum o seguinte:
1) Alguém já viu um Niva com um motor desses? Caso positivo como ficou o desempenho geral? E o consumo?
2) Como o preço é muito bom acho que vou comprar ele de qualquer jeito e se necessário depois adaptar um motor AP. No caso do motor AP, de que carro é o mais fácil de adaptar?(santana, gol, escort, del rey?)
Pergunto isso tendo em vista as dificuldades narradas pelo proprietário do nivinha na primeira adaptação.
3) Aquilo que ele falou da adaptação do motor AP (motor empinado, carter pegando no diferencial) são características da dita cuja, ou foi um serviço mal feito?
Em tempo o jipe está todo desmontado e os cupins de lataria estão sendo retirados à moda antiga ou seja no maçarico de acetileno e no estanho!!!! Viva a mão de obra especializada....

Agradeço muito se alguém puder/quiser me ajudar com as minhas dúvidas, pois estou muito afim de entrar no mundo 4x4...
[]s a todos do fórum!

Gugu7
01/05/2008, 18:40
Aos que procuram um Niva, na minha opinião o original é melhor, e quanto mais original melhor ainda. Um carro cheio de adaptações e gambiarras só traz dor de cabeça, falta de confiabilidade no mesmo e depois o carro que fica com fama de ruim.

Carros extensamente adaptados acabam sendo "reféns" do cara que fez a adaptação, pois só ele qual é a receita para dar manutenção na mesma.

Prefiro sinceramente um programa de melhorias no motor original do que a adaptação no mesmo. Veja, um up-grade total baseado no kit Aerocar (Carburador, Comando, rebaixamento do cabeçote, ignição eletrônica e e demais acessórios) vai ficar na faixa de uns 2 a 3k reais (e pode ser feito aos poucos) e traz excelentes resultados. A adaptação do AP não sai por menos do que 5k... Pensem bem.

Eu já adaptei uma Bonanza 4.1 ano 1990 para o Q20B com mudanças na Caixa e diferencial, compressor para DH , "base" do alternador, eixo e luvas de transmissao, etc) e no início realmente até foi necessário voltar algumas vezes para reajustes, mas depois foi só alegria ( 9 anos com a viatura). Acredito que se a adaptaçao for feita por quem tem experiencia dá certo sim.
No mais, minha opniao é que esses motores CHT eram fracos até para o Del Rey imagine para um 4x4. Aqui mesmo agora temos um Golzinho 95/96 CHT ( quebra galho do cunhadão) que até é ligeiro mas já sabemos e não forçamos, senão "fumaça" rapidinho ( como já está) e o motor já era. Outro probleminha dele é que ao menor esquente a junta e tampao já foram aí o óleo já mistura e fica da cor de café com leite.
Eu ia na sugestão do amigo acima: comprava mais barato sem o motor e colocava um AP-1.8, DH e ar condicionado, pq não se vive só em trilhas, :razz:.
Boa sorte.

shuther4x4
01/05/2008, 20:52
O cara já deve ter comprado e se brincar até revendido o niva!
abraços.

Soldier
02/05/2008, 00:15
O cara já deve ter comprado e se brincar até revendido o niva!
abraços.

x2 :mrgreen::mrgreen:

O Gugu não deve ter reparado que a conversa era de julho de 2006 :lol:

[]s :concordo:

Gugu7
02/05/2008, 15:43
x2 :mrgreen::mrgreen:

O Gugu não deve ter reparado que a conversa era de julho de 2006 :lol:

[]s :concordo:

Olá amigos.
:putz:
Sou novo por aqui e as vezes dou esses vacilos.
Eu nunca consigo saber a data de quando é o tópico.
Outra coisa é como se posta um tópico? :pensativo:
Podem tentar me explicar.

Soldier
02/05/2008, 16:01
Olá amigos.
:putz:
Sou novo por aqui e as vezes dou esses vacilos.
Eu nunca consigo saber a data de quando é o tópico.
Outra coisa é como se posta um tópico? :pensativo:
Podem tentar me explicar.

Fala Camarada blz!

Cara, eu faço da seguinte maneira... no canto superior direito do fórum, existe uma opção "Modo de exibição" a qual eu deixo como "linear", assim, as últimas mensagens ou tópicos mais recentes, sempre aparecerão primeiro... e dentro dos posts tb tem a data de postagem, ok!?

Pra criar um tópico, antes certifique-se que o assunto que pretende abordar não foi abordado em outro tópico, com a ferramenta de pesquisa localizada tb no painel superior dos fóruns... assim evita-se criar tópicos em duplicidade e pulverizar a informação... caso este assunto realmente não exista, basta que no fórum relacionado vc pressione o botão "Novo tópico" localizado no canto superior esquerdo do fórum.

Espero ter ajudado... bem vindo :concordo:

Otávio Luiz
02/05/2008, 16:10
Outra coisa é como se posta um tópico? :pensativo:
Podem tentar me explicar.

Seguinte, cria um tópico com sua dúvida...eheheheheheh
Brincadeiras a parte, o Soldier já explicou direitinho. Se quiser treinar, tem um fórum chamado "teste", lá você pode criar tópicos pra ver com funciona.
E seja bem vindo!!!

shuther4x4
02/05/2008, 18:44
Olá amigos.
:putz:
Sou novo por aqui e as vezes dou esses vacilos.
Eu nunca consigo saber a data de quando é o tópico.
Outra coisa é como se posta um tópico? :pensativo:
Podem tentar me explicar.

Aqui tem muita informação para te ajudar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=16
Abraços e seja bem vindo ao forum!!!!!

Gugu7
02/05/2008, 21:57
Aqui tem muita informação para te ajudar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=16
Abraços e seja bem vindo ao forum!!!!!

Valeu amigos voces são nota 10! :concordo: