Conectar

Ver Versão Completa : Gancho G bola Ensimec

Alexandre Vaz Ferreira
29/06/2006, 22:02
Pessoal

Essa semana instalei o gancho G bola que comprei do Leovalle há quase um ano e pintou 2 problemas.
1) como tenho o suporte de estepe da Keko que fica bem acima do gancho, o fecho deste não pode ser aberto totalmente:confused: .
2) Tentei encaixar 2 "munhecas" na bola do gancho e não entrou, a bola parece maior que as comuns ...a única "munheca" que serviu foi de um Towbar da Keko:confused: .
Dei uma olhada no site da Ensimec e acho que não tem como trocar a bola por uma menor.....
Nunca imaginei que tivesse 2 tipos de tamanho....
No mais o troço é muito forte e bem acabado:palmas:

Criei esse tópico mais para informação de todos, para não terem surpresas:concordo:

[]s

Elmer_Jeep
29/06/2006, 22:31
Pessoal

Essa semana instalei o gancho G bola que comprei do Leovalle há quase um ano e pintou 2 problemas.
1) como tenho o suporte de estepe da Keko que fica bem acima do gancho, o fecho deste não pode ser aberto totalmente:confused: .
2) Tentei encaixar 2 "munhecas" na bola do gancho e não entrou, a bola parece maior que as comuns ...a única "munheca" que serviu foi de um Towbar da Keko:confused:
Cara eu tenho no CJ esse GBola da Ensimec, já testei em vários modelos de munheca e encaixou em todas...

Dei uma olhada no site da Ensimec e acho que não tem como trocar a bola por uma menor.....
Nunca imaginei que tivesse 2 tipos de tamanho....
Parece que o G é unificado com a bola...não tem como remover.
Se não me engano essas bolas de engate seguem 3 medidas diferentes.

No mais o troço é muito forte e bem acabado:palmas:
Pode crer, já puxei muito jeep, carroça e outros bagulhos pesados e a parada ta lá firme e forte.

[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
29/06/2006, 22:40
Cara eu tenho no CJ esse GBola da Ensimec, já testei em vários modelos de munheca e encaixou em todas...

Se não me engano essas bolas de engate seguem 3 medidas diferentes.

Será que a minha bola é maior :lol:

Mas sério, não entrou em 2 munhecas das comuns aqui nem com vaselina:lol:, uma está na carreta do meu barco e outra do towbar do meu meca. Só serviu aquela que vem no towbar da Keko.

3 medidas diferentes é ????....já achei 2 demais...

um abração

Elmer_Jeep
29/06/2006, 22:49
pois é cara, a diferença é de milímetros, mas realmente algumas não encaixam...

Franco
30/06/2006, 22:00
Realmente pessoal

Existe uma m... de variações de medidas que infelizmente tinham que provocar mas cedo ou mais tarde alguma complicação para um cliente. Peço descuplas pelo inconviente.

O fato da bola ser de 50 mm reside no seguinte. Internationalmente falando, a medida 50mm é a adotada universalmente. Pesquisando alguns fabricantes de carretas e reboques, todos são unanimes ao afirmarem que a medida da bola 50 mm é a predominante e por sinal a mais robusta.

Bom, a conclusão foi a segunte: como estava desenvolvendo um produto generoso em resistência e dimensão, obtamos obviamente pelo mais forte de mais frequente utilizado, unindo ao fato de que é adequando, caso seja exportado.

Quanto a esfera ser fixa, o seguinte: analisamos o porque a bola é parafusada e o que isso tas consigo. A conclusão foi que ela é parafusada por gastar e para poder ser substituida. Mas porque gasta???? Porque o cromo depositado nas bolas que verificamos apenas é decorativo e desta maneira descasca com facilidade ao sofrer atrito com a munheca. Ai tem mais um detalhe. Se voce não tiver como apertar a porca gigante que tem na bola, ela acaba trabalhando no suporte, provocando desgaste tambem no pino e o tem risco de entortar, talves até de quebrar.
Por isso optamos por engastar uma bola a quente, pina-lo e revestir a esfera com uma camada de cromo duro com polimento posterior. Cromo duro é uma camada mais espessa, processo muito utilizado para revestir hastes de pistões hidraulicos que trabalham em ambientes agressívos como carregadeiras, por exemplo.

Acredito que quem tem um Gancho G-Bola da Ensimec tem um exelente ponto de reboque, que é muito durável e robusto. Quanto aos inconvinientes, malditos fabricantes que não seguem normas técnicas, só pra fazer um produto $1,00 mais barato

Alexandre Vaz Ferreira
30/06/2006, 22:51
Franco

Entendi bem então a causa da diferença no diâmetro da bola :concordo: , então agora pensei o seguinte:
Se a camada de cromo duro é grossa, será que se eu der uma lixada no diametro horizontal da bola com uma lixa, como quem usa um pano pra engraxar sapato, essa camada sairá toda :?:. Acredito que isso resolva, pois no olhometro um leve desgaste resolve o problema :idea: , e de repente nem retire toda camada de cromo. Caso a camada de cromo saia toda ou fique muito fina o único risco é oxidação :?:

[]s

Franco
01/07/2006, 13:33
Camada grossa é modo de dizer, as camadas em questão não passam de 0,2mm. Cromo decorativo muitas vezes não chega a ter 0,05 mm de espessura e ainda usa uma camada de cobre para deixar o fundo lizo para que dé polimento mais facil. E é bem por isso que cromo decorativo descasca com facilidade. O cromo duro é depositado diretamente sobre o aço e em camadas de 0,2 - 0,3mm, acima disso é antieconômico e desnecessário, poruqe o Cromo é extremamente caro e 0,1 mm de espessura ja é suficinete para ser impermeável e provocar uma capa dura a base.

Agora lixar a bola???? Pode tentar,mas acho que vai gastar bastante lixa antes de tirar 0,01mm, o Cromo tem dureza elevadissima e por isso é muito dificil gastá-lo. Bom afinal, por isso é que se aplica o cromo.

Solução talvez seria dar uma alargada de leve das munhecas, ja que é tão pouco. Com certeza será mais facil e menos prejudicial ja que o interior da munheca não é visível e não precisa brilhar.

Alexandre Vaz Ferreira
01/07/2006, 18:18
Solução talvez seria dar uma alargada de leve das munhecas, ja que é tão pouco. Com certeza será mais facil e menos prejudicial ja que o interior da munheca não é visível e não precisa brilhar.

Franco

Já tinha pensado nisso, acho que tu tens razão, afinal, mais vale alargar o buraco do que estragar a bola :lol: :concordo:

um abração

leovalle
03/07/2006, 22:03
Franco

Já tinha pensado nisso, acho que tu tens razão, afinal, mais vale alargar o buraco do que estragar a bola :lol: :concordo:

um abração

Tinha que ser um comentário de gaúcho.:putz:

sem abraços

Alexandre Vaz Ferreira
03/07/2006, 22:41
Tinha que ser um comentário de gaúcho.:putz:

sem abraços

Como foi de ti que comprei já sei qual buraco arrombar :shock: :lol: :lol: , pra tu aprende a não vender estes troço fora das especificações :p .

[]s gaudérios por tras