PDA

Ver Versão Completa : Adaptação Freio do Corsa



boimev
29/06/2006, 18:28
Pessoal, como havia falado em outra msg, meu servo-freio foi pro caneco, alias, já comprei com ele ruim. Por ultimo so tava freiando a roda dianteira esquerda e assim mesmo parecia que tava colocando o pé na roda para parar, melhor estilo bicicleta sem freio.
Pensei em fazer a adaptação com o servo do Kadett, tentei acha-lo para comprar nos ferros-velhos, achei o servo mas não o cilindro, então um amigo quye tem um desses ferros-velhos me indicou o de Corsa, quando ele me mostrou percebi que o encaixe era parecido, a haste maior, mas com um vantagem, tem regulagem. Levei!
A adaptação é muito simples, eu mesmo que sou muiiiiiiiiiito leigo em mecanica fiz, só levei num soldador para fazer o suporte.
Esqueci de perguntar o ano do Corsa, mas tem em uma das fotos a etiqueta com os nº´s da peça.
Quais são as mudanças:

1 - O cilindro mestre do corsa tem 4 saidas, como o Niva só tem 3, basta isolar uma.

2 - As conecções basta levar em uma oficina de refrigeração (geladeiras, freezer, etc), eles cortam as pontas das tubulações, retiram as originais e colocam as que vieram no cilindro mestre do corsa, no que comprei vieram, se não vier compra em casa automotivas, tive que comprar duas, na minha imensa sabedoria atarrachei as conecções antes de moldar (1º dica) as tubulações, depois que moldei não tinha quem desatarrachasse, luiu. Aconselho trocar as originais de ferro pelas de cobre, o mesmo pessoal faz o serviço, o cobre é mais maleavel e quando sobre o aperto da conecção se ajusta melhor, consequentemente vedando melhor. Não troquei de todas, ainda.

3 - O suporte foi feito utilizando a base de fixação do servo original (como fez o Cavalcante), soldando-se um tubo metalico (desses que se faz portão) e uma chapa grossa na outra ponta para fixar o servo do Corsa. É que o quadrado de fixação gerado pelos parafusos do servo do corsa é menor que os do niva. O chapista que fez isso pra mim tinha lá um suporte que ele disse ser do Gol, não soube dizer nem ano nem modelo, mas dava certinho no do corsa, retiramos somente a chapa para fixação, na foto fica melhor entendido. Meu 1º erro foi aqui, fizemos o suporte reto, com 4cm de tubo, mas a caixa de direção não permite que o servo fique alinha a chaparia do cofre do motor, então tivemos que fazer um corte no tubo, coloquei no lugar, ele abriu e se moldou, então o chapista soldou outra chapinha pra fixar. 2º problema, o servo encaixa mesmo com a inclinação, mas aquele embolo externo de onde sai a haste fica rossando no buraco da parte original, então tivemos que da um corte e rebater um pouco, ficou perfeito.
Não me preocupei muito com o tamanho do suporte pelo fato da haste ser regulavel. Depois dai foi só montar e regular a distancia da haste.

4 - 3º Problema, como o servo ficou fixado inclinado o local de fixação da haste no pedal fica abaixo do local original, como no local em que ela ficou no pedal havia espaço, tirei o pedal (parte mais trabalhosa :( ) e mandei furar, pronto, ficou perfeito.
É só sangrar o sistema e parte para as freiadas.
Confesso a vc´s que não sei dizer se fica melhor e mais leve que o original, pois só tenho o meu Niva a uns 3 meses e, como disse no inicio da msg, ele já veio com os freios pessimos, mas que me satisfez isso satisfez.
Acho que relatei tudo, se ficar alguma duvida ou algum esquecimento, podem perguntar.
Nem preciso dizer que não da mais para colocar o estepe ali né? Mas como todo mundo ta querendo colocar num suporte trazeiro. Lá vou eu atrás do suporte do CrossFox, que é show de lindo, aproveitar que tá fazendo chaparia pra ver se adapto.

Obs.: O sistema do corsa utiliza Oleo DOT-4, é que já algumas pessoas dizendo que o Niva utiliza DOT-3, se for, então muda e alguns mecanicos daqui me falaram que o corsa tb era DOT-3, mas é só olhar a tampa do reservatorio do cilindro mestre, tá lá, DOT-4.

[]´s

boimev
29/06/2006, 18:42
Seguem + fotos....

[]´s

boimev
29/06/2006, 18:53
Lá vão as ultimas...

[]´s

shuther4x4
29/06/2006, 20:23
Parabéns Marcio. Essa iniciativa que é importante termos, quando aprendemos algo novo repassar aos colegas. Senão ficamos naquela de que só uma adaptação é viável, sendo que às vezes muitas outras são até mais fáceis e ou ficam melhores. Abraços.

kemramone
30/06/2006, 10:05
Camarada Boimev vc poderia tirar umas fotos dele instalado se for possivel! agradecemos!!

boimev
30/06/2006, 23:40
Kemramone, poder eu posso, agora vc´s vão ter que ter um pouco de paciencia, é que ele foi para a oficina fazer chaparia e só devo ir lá na segunda, que é quando vai começar a desmontar, se puder ir cedo eu tiro logo as fotos, mas se me atrasar já devo encontrar desmontado, ai só quando terminar e chaparia completa acho que todo mundo sabe como é rapido....:)
Vou fazer um esforço pra chegar cedo lá.

[]´s

Marcio Farias
Cascão/Niva 91
Feira de Santana - Ba