Ver Versão Completa : Problemas Na Nova Ranger 3.0
Pessoal, discutir qualidade em camionetas sabemos que é uma guerra. Possuo uma 3.0 05/05 com 26000km a qual apresentou um problema sério na embreagem. Platô e disco foram trocados por um defeito no platô. Sou usuário normal, sem abusar do carro. Mas mesmo assim, após uma esticada aonde o giro do motor não retornou rapidamente durante a troca de marcha, pronto, serviu para danificar a embragem. Começou a patinar qdo exigia o torque do motor, ao ponte de arrancar em 4 e ficar parado acelerando. Ela ainda está na agência pois tem garantia. A peça deve chegar esta semana, uma vez que estamos longe de sp capital. Portanto, qdo se espera que tudo corra bem, pronto, acontece. Não creio ser um defeito em série, mas a minha entre as trocas de marcha, o giro não retorna rápido. Qdo peguei reclamei rapidamente e até alertei para um possivel problema no conjunto da embreagem, trocaram até o sensor da emgreagem que acusava erro no computador, mas não resolveu, sendo que a ford argumentou que era normal este "delay" de retorno. Não creio que seja normal, mas vou fazer o quê aqui no mato!!! Parece até que adivinhava, aliás achava que iria pro "vinagre' o rolamento, mas não, foi o platô. Então colegas que possuem ranger deste modelo, prestem atenção nas trocas de marcha se o giro caí. No más ela só dá alegria, fazendo médias entre 10,5 a 12,5 km na estrada andando normal.
Boa sorte
murilloaquino
29/06/2006, 13:18
A minha tambem tem essa media.Com relaçao a troca de marcha, está com 17mil km.É o mesmo ano da sua, por isso vo ficar d olho...
abraços
PY5KJ,
O fato de a rotação demorar para cair poderia a meu ver acarretar desgaste no disco .Se o defeito foi do plato , provavelmente foi defeito de fabricação que deve ter quebrado mola ou algo assim.Não creio que foi desgaste.
Homero
Edintruder
29/06/2006, 21:25
O que costuma acontecer no platô para ocorrer isso, ou pode ter rachado ou destemperado as lâminas de pressão, o que reduz a pressão contra o disco. Em relação ao uso não altera isso, pois pode acontecer até tirando da garagem de manhã. Eu acredito que seja um defeito no material empregado no platô que pode ter causado isso. Procura descobrir se ele rachou/quebrou algo ou apenas perdeu pressão nas lâminas. Pelo relato da ocorrência, o defeito se daria no disco por esse uso mais agressivo. O que costuma estragar o platô é descansar o pé sobre o pedal da embreagem, ficar com o carro parado numa sinaleira segurando debreado, ou entrar em água com o conjunto quente que quebra o platô.
poww....a minha as vezes tb nao desce o giro rapidamente. nao sabia q isso poderia danificar as peças...
quanto ao consumo a minha ta fazendo essa media de 11 a 12,5.
Walter L. L. Casitta
30/06/2006, 05:24
A demora pra baixar o giro pode aumentar o desgaste do da embreagem sim, mas com certeza não foi isso que causou do problema do PY5KJ.
pois é pessoal. Ontem recebi a ranger já com platô e disco novos. O problema resultante foi um sistema de catraca que existe no platô. Uma espécie de ajuste automático na qual conforme o disco via gastando, o platô se reajusta. Esta catraca falhou e ele ficou acionado quase que na metade. Na verdade, na minha vida com contato com mecânica, nunca tinha visto um sistema deste tipo. O disco foi trocado apenas por precaução, uma vez que ela patinou e azulou o platô.
Agora, é observar o comportamento.
um abraço aos colegas.
Walter L. L. Casitta
30/06/2006, 08:29
Uma espécie de ajuste automático na qual conforme o disco via gastando, o platô se reajusta. Esta catraca falhou e ele ficou acionado quase que na metade. Na verdade, na minha vida com contato com mecânica, nunca tinha visto um sistema deste tipo.
Catraca? A embreagem da 3.0 não é hidráulica?
a catraca é no platô. Hidráulica é o acionamento do rolamento.
Walter L. L. Casitta
30/06/2006, 17:32
a catraca é no platô. Hidráulica é o acionamento do rolamento.
É isso que não estou entendendo, já que o sistema hidraulico é quem compesa o desgaste do disco da embreagem.
De fato o sistema hidraulico compensa o desgaste do disco , porem a embreagem com o desgaste pode ficar mais dura entre outras coisas porque a mola do plato trabalha em posição diferente da que trabalhava quando nova.Desenvolveram então um plato com sistema em que a mola sempre retorna numa mesma posição pois existe um calço (parte do que chamaram de catraca) entre a mola e o anel do plato que se posiciona convenientemente para compensar o desgaste do disco dentro de certos limites .A grande vantagem é que a embreagem teoricamente não endureçe nem fica com o curso útil muito curto mesmo com o disco bastante gasto.Poderia ser usado com acionamento por cabo que a principio não necessitaria de regulagens para compensar desgaste.
Homero
Edintruder
30/06/2006, 22:57
Essa mudança foi feita apartir da linha 2005, pois tenho a embreagem original usada que troquei da minha ranger e não notei nada diferente, vou até tirar umas fotos amanhã e posto aqui para olharem como é.
Pequeno jr
01/07/2006, 10:49
Eu achava q essa mudança havia sido nas modelos 2004/2005(Lançamento da êpoca com motor 2.8 ), pois logo qdo saiu o veículo viu dar uma olhada nas lojas aqui em Bsb e perguntei das melhoras, uma delas era o sistema de embreagem com esse plator. Como disse o Homero, a idéia era que durante a vida útil do sistema de Embreagem, não se perderia o curso de embreagem e a mesma não iria endurecer. O caso do amigo ai pode ter sido azar, pois vejo rangers 2005 3.0 aqui em Bsb pra la dos 40.000km rodados sem ter problema até o momento.
Olá amigos, tenho uma ranger xlt 3.0 2010 porem é minha 1ª e dei uma barbeirada na areia usando o 4x4hi ocorrendo um atolamento , acabou fumaçando a embreagem quando forçei para sair do local. Agora observo que ficou um odor suave durante os trajetos que faço com ela. Entrei em contato com a assistencia da FORD aqui na Bahia e me falaram para jogar agua no local da embreagem para que o odor saia. Isso realmente resolve ?
Obrigado !!
ESPIGA9
eduardo1968
22/03/2011, 15:08
Espiga9
Na minha ranger ocorreu o mesmo quando tentei puxar um trator atolado num banhado, porém o odor ficou por uns 2 dias e sumiu, sem eu fazer nada...
NGDaniel
22/03/2011, 15:35
Uma vez fui puxar um bacuri de 6 metros e a reduzida empenou em nao engatar, dai dei uma leve queimada na embreagem que ficou fedendo por 2 dias e depois voltou ao normal..
Não tive problemas, apesar da fedentina... mas a lembrança doi no coração, hehe :parede:...
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.