PDA

Ver Versão Completa : opiniões para vitara ou samurai alto...



andresanchez4x4
08/02/2004, 00:07
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2079


dá uma olhada nesse tópico, Vcs que entendem de suzuki...fica caro levantar um vitara ou samurai e colocar rodão ?

Pra ser sincero to num dilema entre o conforto,acabamento (encontrados no vitara) e a praticidade, custoxbenefício, manutenção barata ( niva e cj5)

Se não ficar muito caro arrisco no vitara....
A manutanção do suzuki é cara?
Caso eu queira colocar um motor diesel, é complicado?

Flávio Soares Parpinelli
08/02/2004, 11:30
André, pelo que eu entendi lá no outro tópico, vc quer um carro altão para andar na cidade, certo?
Primeiro, tu tá de sacanagem né? Já andou em jipe muito alto? Já fez curva com ele? Já passou de 80km/h?
Eu acho que vc não sabe aonde está se metendo...
De qualquer maneira, segue sujestão para montar um jipe altão, com acabamento legal.
- Compre um Vitara
- Kit de suspensão de 2" ou 3"
- Body lift de 3"
- Compre os pneus que o Ramiro da Jipenet está vendendo, são uns mistos 35". Acho que ele quer 2k nos 4.
- Coloque rodas com offset bem para fora
- Corte os paralamas o suficiente para o pneu entrar e a direção virar um pouco
- Coloque umas cintas/cabos para limitar o curso da suspensão, pois os pneus irão raspar muito. Além de aumentar os batentes (irá ficar com uns 3cm de curso)
- Nunca engate o 4x4
- Se acostume com lerdeza do carro, pois a relação irá ficar muito longa

Pronto! Vc terá o primeiro Vitara com pneu 35" do Brasil! Sensacional!

andresanchez4x4
08/02/2004, 12:17
35" é tão grande assim?
eu sei que o carro fica muito fora do seu centro de gravidade e pra curva é perigoso, na velocidade final então nem se fala...

Eu gostaria de um carro diferente, mas que não perdesse muita praticidade na cidade......
com pneu 35" dá pra chegar nos 110km/h? e as curvas?

Sei não talvez esteja vendo apenas pelo lado estético e não pensando muito bem na prática...
Eu nunca dirigi carro muito alto :oops: , tem um mebro do forum que possúi um suzuki samurai altão, né?
A opinião dele pode me ser útil em relação ao uso em cidade...

Não sabia que seria tão complicado assim andar na cidade com carro alto :cry:
aqui no Rio vejo uns mexidos andando bem e bem estáveis na pista

Martin Melcop
08/02/2004, 12:29
Pronto! Vc terá o primeiro Vitara com pneu 35" do Brasil! Sensacional!


Segundo... esqueceu do spider???

[]´s da galera "tampinha" (pneu de 30'')

OBS> agora q vi a msg, vc falou em vitara o spider eh samuca..ops....

Flávio Soares Parpinelli
08/02/2004, 15:50
O Vitara com pneu 30" já é complicado manter os 110, nao pela estabilidade e sim pq falta motor.
Naquela lista de alterações que passei, faltou o seguinte:
- neon embaixo do carro
- duas faixas estilo "viper"
- brucutu com luz
- adesivos que imitam lama
- aerofolio estilo "prateleira"
- turbo virtual
- inclinometro (afinal é jipe)

Desculpe a brincadeira :D

andresanchez4x4
08/02/2004, 16:56
eu quero um jipe para investimento............vc acha que eu vou manter o carro original???!!??

por isso que quero saber se as adaptações nos suzukis, especialmente o vitara são muito complicadas!!

Esse 1.6 16v origina fede ainda mais pra um jeep!! aonde que a suzuki estava com a cabeça em fazer motor muitliválvulas em carro 4x4 que precisa de torque em baixa..!!??

As primeiras coisas que farei no jeep será botar motor diesel!!!

enquanto as brincadeirinhas de xuning tá tranquilo :roll:

andresanchez4x4
08/02/2004, 17:01
quanto que o billj gastou pra fazer o syder?
gostei do carro dele!! bem style 8)

Flávio Soares Parpinelli
08/02/2004, 17:29
É, agora realmente tenho certeza que vc nao sabe aonde está pisando...

"eu quero um jipe para investimento............vc acha que eu vou manter o carro original???!!?? "

Se vc tem a ilusão de que gastar dinheiro em jipe é investimento, desculpe mas vc está viajando. 10mil reais para preparar um jipe médio, vc gasta muito rápido. E na hora de vender o retorno é mínimo.
Jipe não é investimento, só se vc manter original, aí vc não perderá dinheiro.
Dá para fazer isto que vc quer nos Suzukis... só que precisa conhecer os "contras".
1.6 16V é só nos Vitaras 4portas, 95% dos 3p são 8V. O Spider do Bill usa um motor multivalvulas...

Para isto que vc quer, pode colocar de 10 a 15 mil latinhas.
Motor diesel só vale a pena se vc roda muito... para colocar em um Suzuki, vc irá gastar outros 10k.
Pq esta associação jipe=diesel ?

andresanchez4x4
08/02/2004, 17:39
então vc acha mais fácil comprar o jeep já montado!?

Diesel bem melhor: anda bem, consome menos e valoriza o carro
além do mais diesel não tem a parafernália eletrônica que os carros a gas possuem...

cada um fala uma coisa nesse forum... vc diz que é complicadíssimo e gastaria uns 20.000 pra fazer o carro além de falar que to perdido :roll:
outros falam que é simples levantar o carro e não exige muito capital....

quando quis dizer investimento não é pra vender posteriomente. mas ficar com o carro, uma coisa pra mim...

Com essas declarações malucas suas aí sim fico perdido!!

Flávio Soares Parpinelli
08/02/2004, 17:48
então vc acha mais fácil comprar o jeep já montado!?

Diesel bem melhor: anda bem, consome menos e valoriza o carro
além do mais diesel não tem a parafernália eletrônica que os carros a gas possuem...

cada um fala uma coisa nesse forum... vc diz que é complicadíssimo e gastaria uns 20.000 pra fazer o carro além de falar que to perdido :roll:
outros falam que é simples levantar o carro e não exige muito capital....

quando quis dizer investimento não é pra vender posteriomente. mas ficar com o carro, uma coisa pra mim...

Com essas declarações malucas suas aí sim fico perdido!!
Fala André,
Maluco é levantar o jipe nas alturas é só aproveitar a parte ruim da alteração :D :D
Leia todo tipo de informação e tire suas conclusões, depois se precisar de ajuda na empreitada, já sabe que aqui no forúm é o que nao vai faltar.

Eduardo Chaves
08/02/2004, 18:32
PessoALL,

Se gostou do Spider, compre a suspensão do Bill que está à venda... :wink:

O kit por L$ 5.000,00 e já instalada por L$ 6.000,00, mas detalhe, apenas para Samurai acima de 97...

[]'s...

andresanchez4x4
08/02/2004, 19:43
PessoALL,

Se gostou do Spider, compre a suspensão do Bill que está à venda... :wink:

O kit por L$ 5.000,00 e já instalada por L$ 6.000,00, mas detalhe, apenas para Samurai acima de 97...

[]'s...

como poderei comprar se nem jeep eu tenho? hehehehee :lol:

08/02/2004, 20:05
Andre,

Primeiro vá em alguma trilha como Zeca, faça amizades com o pessoal do Jeep Clube da sua cidade, ai depois você ve o que realmente quer.


Nao entre na moda do 4x4 simplesmente por estar na moda, você vai gastar grana e vai fazer muita burrada e depois se arrepender do dindin perdido. Veja se realmente lhe interessa, o veiculo que mais se adequa a você e então pesquise, como lhe falei.

Para adiantar, qualquer jeep com pneus acima de 33" você já vai ter um trabalho desgraçado e um dindin consideravel para faze-lo. E ainda provavelmente não vai se divertir como muita gente com seus jeeps acertados e pneus 30", 31" , etc.

Ahh, diesel é para pick-ups. Todo jeep que se preze roda a gasolina ou a alcool! Com um 2.0 aspirado tu ja consegue mais de 130 cv na gasolina/alcool, já com diesel tem que ser 2.8 pra cima com turbo , intercooler e o diabo!

[]s com uma Ranger Diesel e um Samuca a gasolina (quem sabe a alcool em breve!)

LuizCabral
13/03/2004, 11:44
Andre,


Ahh, diesel é para pick-ups. Todo jeep que se preze roda a gasolina ou a alcool! Com um 2.0 aspirado tu ja consegue mais de 130 cv na gasolina/alcool, já com diesel tem que ser 2.8 pra cima com turbo , intercooler e o diabo!



Disse tudo.
Não acho que diesel seja melhor. Eu por exemplo tenho um vitara gasolina e um jeep álcool. Ambos andam muito mais que muitos carros a diesel aqui em minha cidade.
Além de tudo voce ainda vai tem dor de cabeça com manutencao de turbina, se preocupar com o intercooler, e outras frescuras que o diesel tem.
:o

Mauricio Martins
15/03/2004, 22:02
Tentando organizar as idéias depois de tanta informação:

:arrow: Custo inicial:

Se o budget foi ai na casa das 20 pila, acho que a linha Suzuki é uma boa escolha. Muito menos, Lada, bem mais, Troller, Land...

Mais trilha, estradas de terra, lama: Samurai
Mais cidade, carro bonitinho, tirar uma onda: Vitara

Resolvidas as questões acima, resolva primeiro a compra, ache o carro certo, bem conservado e a preço justo. Ai, monte um projeto e mão à obra... :D

Abraço,

Mauricio Martins
15/03/2004, 22:03
Tentando organizar as idéias depois de tanta informação:

:arrow: Custo inicial:

Se o budget foi ai na casa das 20 pila, acho que a linha Suzuki é uma boa escolha. Muito menos, Lada, bem mais, Troller, Land...

Mais trilha, estradas de terra, lama: Samurai
Mais cidade, carro bonitinho, tirar uma onda: Vitara

Resolvidas as questões acima, resolva primeiro a compra, ache o carro certo, bem conservado e a preço justo. Ai, monte um projeto e mão à obra... :D

Abraço,

Rafael_Reis
15/03/2004, 22:20
Vitara mais cidade? :shock:

Acho q não é bem assim nao... :twisted:


Abraços vitareiros,

Mauricio Martins
15/03/2004, 22:23
Calma Rafa, também tenho Vitara, heheheh...

Original por original o Vitara é bocadinho mais urbano, né?

;-)

Rafael_Reis
15/03/2004, 22:31
Eu nao diria q o vitara é menos jipe só pq é mais confortavel...

O fato é q pór possuir IFS os recurso para offroad SERIO do Vitara são mais limitados.

Me atrevo a dizer q ate a coisa ficar mesmo HARD, o Vitara até vai melhor. Agora quando o Samuca passa do nivel do SPOA, ai nem tem mais papo pro Vitara...

Abraços vitareiros,

Mauricio Martins
15/03/2004, 22:36
O grande barato é o seguinte: os dois são muuuito bons... E digo mais, ainda não enfiei o meu na lama, é mais novinho, um pouco mais caro, dá um pouco de dó... Mas tá me dando uma coceira. Até pq, o bicho tem uma carinha comportada, mas é só levantar e ver os "trilhos de trem" que ele tem embaixo pra ver que tá longe de um carro normal.... A alma é de jipe de verdade, só que bastante confortável!!!

xande4wd
16/03/2004, 11:55
OLA ANDRE,

PELO OQUE VC QUER, EU ACHO MELHOR VC COMPRAR UM CJ5 E TRANSFORMAR ELE TODO, CAPOTA DE FIBRA = AR-CONDICIONADO, PNEUS GIGANTES =MONSTRO DAS TRILHAS E DO ASFALTO, ADAPTAÇOES, ADAPTAÇOES E MAIS ADAPTAÇOES INUMERAS ADAPTAÇOES.

SE VC QUER UM MONSTRO, TOMA!!!!!!!!!!!!!!!



[]' S 8)

Rafael_Reis
21/03/2004, 15:58
Discordo!!!

Olha, nao conheço um jipe de trilha sequer q nao tenha sofrido várias adaptaçoes... Nao importa a marca, faz parte do negocio! :wink:

Abração,

xande4wd
22/03/2004, 00:34
"Estou em busca de um 4x4 que seja fácil de preparar......minha intenção é aumentar o carro fazer tipo um mini-bigfoot ( mas "dentro" das normas do detran) nada que seja intransitável pela cidade.
Em carros norrmais de rua, o mai fácil de preparar é os que possuem mecanica ap: gol, parati, voyage, etc.... carros que preparados ficam muito fortes!
É quase isso que quero fazer no meu jipe mas invés de aumentar a potancia quero modificar sua altura!!

Qual jipe seria o ideal pra isso?

Eu queria um carro que não fosse muito rústico entende...senão a mulherada vai sair correndo do carro....

Já pensei em sizuki ( vitara ou samurai), mas eles me parecem com mecanica difícil e manutenção cara........ agora o que eu faço? dá uma luz aê!!! "
_________________
algum 4x4 mas não sei qual???

OLA ANDRE, TUDO BEM????

VC QUER UM CARRO BEM ALTO, PORTANTO TEM DE TER CONDIÇOES DE MEXER NO CARRO, COISA QUE O VITARA E O SAMUKA PODEM ATE TE DAR MAS, $$$$$$$ E MUITA DORZINHA DE CABEÇA, PRA QUEM GOSTA DISSO E PRATO CHEIO... HEHEHEHE....

VC PODE POR ELE O MAIS ALTO POSSIVEL MAS VIZUALMENTE NUM VAI DAR MUITA DIFERENÇA, A NAO SER QUE VC PONHA UNS PNEUS MUITO GRANDES E FAÇA UMA ADAPTAÇAO INFINITA, NOSSO AMIGO BILL PODE TE PASSAR MUITA EXPERIENCIA NESTE ASSUNTO(O CARRO DELE ACHO QUE NAO RODA NO ASFALTO). SEM FALAR NA DIRIGIBILIDADE EM ASFALTO QUE SE PERDE EM ESTABILIDADE E VELOCIDADE, ISTO E COMPROVADO POR TODOS QUE USAM PNEU DE GOMO OU DE MEDIDA MAIOR QUE 30" OU 33" (ISTO E A MINHA OPNIAO...), QUE ACHO QUE VC VAI QUERER USAR NE.....

NO CJ VC TEM CONDIÇOES DE FAZER A ADAPTAÇAO DE VARIAS OPÇOES DE MOTORIZAÇAO, ACERTAR O CONJUNTO E O MAIS IMPORTANTE, PODENDO APLICAR CADA MOTORIZAÇAO PARA CADA TIPO DE MODADLIDADE OU DE COISA QUE TU VAI FAZER.....

COM RELAÇAO AO CONFORTO, COISA QUE NAO PREZO NO OFF-ROAD, SUJIRO A ADAPTAÇAO DE UMA CAPOTA DE FIBRA FABRICADA AQUI NO BRASIL MESMO FICA MUITO BONITO.

FALO COM ESPERIENCIA EM SUZUKI, JA VI MUITO PREJUISOS E TIVE ALGUNS QUE NAO GOSTEI NEM UM POUCO....

ACHO QUE SE VC QUISER UMA COISA DIFERENTE E QUE NAO VA TE DAR DESGOSTOS, FAÇA UM CARRO COM O SEU JEITO.... SE NAO TEM BARREIRAS PARA O $$$$$$, MELHOR AINDA.... AI SIM TERA UM CARRO FEITO PRA VC.... POR VC.... NADA MELHOR QUE ISTO NAO EH GALERA?!?!?!?!?!?!?!?!? E O CJ SEJA O 5 OU O 7 SAO OTIMAS PLATAFORMAS PARA SE TRABALHAR, VEJA EXEMPLOS EM TODO O MUNDO OFF-ROAD....





8) 8)

xande4wd
22/03/2004, 11:07
ANDRE, PEÇA OPNIOES AOS MAIS EXPERIENTES AQUI NO FORUM, A MINHA OPNIAO VC JA SABE. Num ta rolando de anexar nenhuma foto......

alexsandro m sciolla
03/01/2008, 17:43
e o seguinte sou novo aqui e peço ajuda a todos, eu vi no mercado livre um jipe samurai a diesel o cara la fala que quer 19 mil na criança e que ele tem motor da volks a diesel , é facil assim botar no documento motor a diesel nos samurais ???? ele da q tipo de manutenção???? quanto que ele faz realmente por litro de gasolina e a diesel ?? que motores a diesel vc pode por nele de forma legalizada ???? quanto custa botar um a diesel ??? quantos kilometros por hora ele faz com motor a diesel e com motor a gasolina???bem essas sao perguntas que me veem do fundo da alma pois estou pensando comprar um pois trabalho com rapel e preciso de um desses para trabalhar ...

Fabil
03/01/2008, 17:56
1- é facil documentar sim... basta ter o motor + NF e ir no detran pedir alteracao dos documetos e fazer as vistorias, e obvio pagar por elas

2- que tipo de manutencao??? a mesma que qualquer motor diesel dá... o mais importante é ver se a adaptacao foi bem feita. pq se nao, é problema toda hora... seja motor diesel ou gasolina... efim.. se nao tiver sido bem feitas as flanges, suportes etc.. da adptacao é dor de cabeca...

3- meu samurai gasolina com motor original dá 10 na cidade e 11~12km/l na estrada...
com AP diesel, vai depender de qual AP ( se é 1.6, 1.6T, 1.9, 1.9T, 1.9TDI, etc..) um amigo meu tinha um AP 1.6D e o samurai dele dava 17km/l em media... já ouvi gente que tem o 1.9TD e dá essa media tb, mas anda muito mais)

4- qualquer motor que vc quiser, até mesmo um de caminhao... ehheehh porem o melhor motor que se adapta em samurais sao os VW APs.. ( pelo tamanho , peso, etc..)

5- botar um motor diesel vai depender do motor... um AP 1.6D vc acha usado na casa dos 3.500 a 4mil.. já um 1.9TD NOVO nao sai por menos de 9mil... dai soma-se, mao de obra, pecas , suportes flanges, documentacao, etc.. uma adaptacao com o 1.9TD BEM FEITA pode chegar nos 14~15 mil facinho...

6- nao se precoupe com kilometros por hora.. samurais nao sao feitos p/ andar a mais de 100km/h/..

enfim... esse samurai diesel anunciado por 19mil, se o carro estiver BOM e a adaptacao BEM feita, o preco tá muito bom... ( isso é o preco de um original a gasolina) mas como esse anuncio do mercado livre já tá fazendo aniversario que está lá, duvido que jipe seja bom... só vendo mesmo p/ conferir...

T+

nicke1000
04/01/2008, 21:04
Fala André,
Maluco é levantar o jipe nas alturas é só aproveitar a parte ruim da alteração :D :D
Leia todo tipo de informação e tire suas conclusões, depois se precisar de ajuda na empreitada, já sabe que aqui no forúm é o que nao vai faltar.
Já tive CJ5, samurai e agora tenho um Vitara.
No meu modo de ver, tem-se que levar em conta dois fatores:
1º custo x benefício e
2º se você quer o jipe para botar pra fuder na trilha (BPF) ou para tomar sorvete na praça agora no verão (tipo aqueles da xuxa).
Se é para ter um jipão, como motorzão, altão, com rodão cromado e tudo mais que é necessário para aparecer na praça, sugiro um CJ5, levando em consideração o custo x benefício, pois sai muito mais a pena.
Mas não o coloque na trilha, salvo se fizer curso de mecânico ou se quiser se tornar sócio de um.
Se for para BPF na trilha, sugiro um samurai, sempre levando em consideração o custo x benefício.
Eu somente troquei meu samuca pelo vitara pois ele era muito duro e estava me matando, pois tenho duas hérnias de disco.
No meu vitara eu já coloquei R$6.000 e ele ainda não está no nível do samuca na trilha, no qual eu gastei menos de 3.000, se bem que isso foi há 04 anos.

Charles
ps. Se for para fazer trilha, esquece esse negócio de motor a diesel

Massaro
28/02/2008, 13:50
Sou novo nas parada estou preparando meu vitara, já coloquei calço de supensão e vou calçar a carroceria, mais o mecanico não sabe como tirar os calços originais, se alguém puder ajudar??? eu era motoquero, comprei cj3, gaiola e agora vitara, vamos ver até onde aguenta!!

zelucas
28/02/2008, 17:35
Leva em um mecânico especializado em 4x4 aí de londrina que o cara vai saber mexer nos calços



[]s

Febre Amarela
10/02/2011, 14:13
Olá amigos, minha duvida é bem mais simples q a do amigo ai!!!!

Acabei de adquirir um Vitara canvas /95, que ja fazia trilha, ele tinha pneus 235-75-15 e rodas com off set 075, mas ele chegou em minhas mãos com as rodas originais do samurai e pneus de rua!!!
Ele tem calço de carroceria de 2" e calço de suspensão de 2" também!!!

Duvida:
Qual a maior medida de pneus eu posso colocar nele, sem destruir a caixa de roda???
Pensei num 255-75-15, será q vai dar numa boa???
Como minha roda não tem o off set negativo, pensei em colocar um alargador de roda!!!
Ajudem um amigo q ta acostumado com os cjs e ta na duvida com o Suki!!!!!!!

Desde ja agradeço aos amigos off roads!!!!

trilha doida
10/02/2011, 19:35
Oi Febre...

Cabe pneus até 31 + ....as vezes da uma pegada nas caixas sim...pelo menos no meu dá !

Eu uso alargador de alumínio AVM ... pois fiquei com pena de tirar minhas rodas originais que no meu caso são cromadas até no estepe...


cumprimentos lamas e buracos
-------------------------------
TRILHADOIDA.
side5portas/AP/1.8álcool/gnv/2+2=31...
O LESMA

Febre Amarela
11/02/2011, 17:36
Oi Febre...

Cabe pneus até 31 + ....as vezes da uma pegada nas caixas sim...pelo menos no meu dá !

Eu uso alargador de alumínio AVM ... pois fiquei com pena de tirar minhas rodas originais que no meu caso são cromadas até no estepe...


cumprimentos lamas e buracos
-------------------------------
TRILHADOIDA.
side5portas/AP/1.8álcool/gnv/2+2=31...
O LESMA



O pneu 31" q vc usa, qual é a medida dele??? (tipo 255-75-15)!!!

trilha doida
11/02/2011, 19:13
Febre, a medida dele é 31 X 10.50 R 15 ... se eu ñ me engano é pouquissima coisa maior que o 255-75-15...

eu to gostando bastante deste BIGHORN...tem uns cravos laterais, e ótimo balanceamento...pra vc ter uma ideia, uma das rodas nem precisou ser balanceada...e as outras três pegaram pouquíssimos chumbinhos...


cumprimentos lamas e buracos
-------------------------------
TRILHADOIDA.
side5portas/AP/1.8álcool/gnv/2+2=31...
O LESMA

Febre Amarela
12/02/2011, 23:54
Amigo seria possivel vc enviar uma foto de seu vitaa com esses pneus, p eu ver???

trilha doida
13/02/2011, 03:22
ai a bagaça em funcionamento! :mrgreen:

http://www.youtube.com/watch?v=XCzmft9khrs

http://www.youtube.com/watch?v=qvsCGry39Ds

cumprimentos lamas e buracos
-------------------------------
TRILHADOIDA.
side5portas/AP/1.8álcool/gnv/2+2=31...
O LESMA