Ver Versão Completa : Bloqueio MAL ASSOMBRADO???
Povo..
estou re-instalando um lock rigth num vitara de um amigo ( digo re-instalando, pq ele já esteve instalado e funcionando, até o dia em que 1 semi eixo quebrou e um mecanico desmontou tudo p/ trocar o semi-eixo e nao conseguiu mais montar o bloqueio de forma que ele funcionasse)
eu desmontei tudo e visualmente nao encontrei nada de errado ( exceto um leve desgaste nos pinos e molas, mas pouca coisa mesmo.), em resumo do fiz:
- nao tem nada travado, os pinos cruz entram no cubo sem agarrar, apenas empurrado com os dedos e sem ficar folga, as planetarias nao estao travadas depois que se fecha a caixa de satelites, com os dedos é possivel perceber que elas estao livres
- os drivers do bloqueio expandem e se contraem ( ou seja, as molas e pininhos estao funcionando)
quando prendo a caixa de satelites numa morsa e enfio um semi-eixo na planetaria, com um auxilio de uma chave de fenda ( p/ afastar os drivers, já que na "mao" é pesado) o eixo gira e o bloqueio destrava normalmente como se estivesse fazendo uma curva..
beles... quando monto o focinho do jipe, fudeu.. o bloqueio nao destrava nem por resa brava,..... quando faco curvas até mesmo em ponto morto a roda arrasta..
já desmontei varias vezes, conferi e re-conferi e nao achei nada errado...
já fiz os testes:
- imaginei que as molas estao com muita pressao, entao ao invez das 8 molas, montei com apenas 4,, e nada... contiua no mesmo jeito..
- já montei SEM molas, dai obvio AMBAS as rodas giram livremente e sem nenhuma tracao ( o que prova que as planetarias NAO estao travadas por algum motivo alheio aos drivers do bloqueio) e obvio, quando se aplica torque no pinhao, os drivers sao expulsos pelos pino-cruz e acoplam nas planetarias etraciona as rodas... ( fica até gostos rodar assim, pois quase nao se ouve os tec..tec..tec.. )
alguem tem alguma ideia?? ou tenho que chamar um exorcista p/ esse bloqueio??
T+
leovalle
28/06/2006, 18:15
Fabil,
Provavelmente pneus diferentes ou com calibragem muito diferente, aí ele entende que tá em curva e fica doido.
[]'s
negativo Leo...
pneus identicos e calibragem igual..
até mesmo no cavalete e girando a roda com as maos ele nao destrava ( coisa que acontece normalmente quando um bloqueio funciona)
sob meu ponto de vista, se vc usar pneus de diametro diferente em um eixo bloqueado com lock right e similares, ele ( desde que vc NAO esteja acelerando) vai ficar destravando ( estalando) o tempo todo, até mesmo em linha reta. se vc acelerar, dai sim, os drivers vao acoplar nas planetarias e a roda de menor diametro vai arrastar.
T+
leovalle
29/06/2006, 10:23
negativo Leo...
pneus identicos e calibragem igual..
até mesmo no cavalete e girando a roda com as maos ele nao destrava ( coisa que acontece normalmente quando um bloqueio funciona)
sob meu ponto de vista, se vc usar pneus de diametro diferente em um eixo bloqueado com lock right e similares, ele ( desde que vc NAO esteja acelerando) vai ficar destravando ( estalando) o tempo todo, até mesmo em linha reta. se vc acelerar, dai sim, os drivers vao acoplar nas planetarias e a roda de menor diametro vai arrastar.
T+
fabil,
Se o problema não é nos pneus, verifique então os espaçadores, a folga entre a coroa e pinhão. Se funfava antes só pode ser problema na instalação.
Está sendo feita a instalação no mesmo carro, com as mesmas peças? Tô perguntando pq existem 2 modelos para carros novos ou poucos desgastados e um pra carros mais rodados. Pode ser que no desmontar tenha havido o descasamento das peças que rodavam junto.
[]'s
cristiano
29/06/2006, 12:05
Tô perguntando pq existem 2 modelos para carros novos ou poucos desgastados e um pra carros mais rodados.
Leo, pode explicar um pouco sobre isso? :pensativo:
Leo... sim.. estou usando o mesmo conjunto que estava antes ( coroa/pinhao, caixa de satelites e bloqueio)... alem dos semi-eixos nao tem mais nada de novo...
kra.. de onde vc tirou essa informacao de que exitem dois tipos de lock right ? ( um para pecas novoas e outro p/ pecas velhas?)
o que eu sei é que existe o LR com coupler e sem coupler..
o coupler nada mais é uma "planetaria" com o desenho otimizado e com ela vc nao precisa de usar a sua planetaria original...
esse que estou montando é SEM cloupler.. ou seja, usa a planetaria original...
T+
Beto Lacerda
29/06/2006, 12:34
Leo... sim.. estou usando o mesmo conjunto que estava antes ( coroa/pinhao, caixa de satelites e bloqueio)... alem dos semi-eixos nao tem mais nada de novo...
kra.. de onde vc tirou essa informacao de que exitem dois tipos de lock right ? ( um para pecas novoas e outro p/ pecas velhas?)
o que eu sei é que existe o LR com coupler e sem coupler..
o coupler nada mais é uma "planetaria" com o desenho otimizado e com ela vc nao precisa de usar a sua planetaria original...
esse que estou montando é SEM cloupler.. ou seja, usa a planetaria original...
T+
o p/ peças desgastadas é o com coupler , assim vc evita que o blçoqeuio funcione mal pelo desgaste da planetaria original ..
o Leo é meio burro e não sabe se expressar ...
as planetarias estão boas fabil ??? qqer desgaste besta nelas ja atrapalha o funcionamento do bloqueio
[]'s
Esse bloqueio mal assombrado é meu.... putz grila!!!!
Como esse negocio de bloqueio me dá trabalho... mas não consigo ficar sem ele.... ajuda aí pessoal!!!!!
folgas estão corretas?
Vc seguiu todo o procedimento do manual e dos adendos dele para a montagem?
Tentou "virar" o bloqueio?
Tenta na mão mesmo, girar o semi eixo se vc aplica alguma carga no pinhão.
tá com cara de alguma folga de montagem fora de especificação ou algo empenado
[]s
Sera que este semi-eixo novo não é maior e de alguma forma atrapalha o bloqueio ao ser montado.
Esta usando ele no eixo dianteiro é isso.
Falou que foi retirado e remontado, foi neste mesmo eixo?
Beto..
as planetarias estao boas.. e segundo meu reciocinio se as planetarias estivessem com os dentes desgastados o problema seria o contrario, o bloqueio sob carga iria destavra nao bloqueando a roda certo ? pois com os dentes gastos eles iria "escapar" do acoplamento... e aqui ocorre o contrario, eles nao "escapam" nem a pau...
Regis... sim... já "virei" o bloqueio, já inverti as planetarias, já montei com apenas 4 molas, com as 8, com espacador, sem espacador e nada..
o problema é que "na mao" ou seja, com a caixa de satelites fechada e fixa numa morsa, quando eu enfio o semi-eixo e o giro ( e com o auxilio de uma chave de fenda p/ afastar os drivers) tudo funciona perfeito, os drivres "desengatam" fazendo o TEC..TEC..TEC.. normal de todo bloqueio
mas quando monto no eixo do jipe, nas funciona mais... fica travado.. em ambos os lados nao consigo mais destravar
Wallace..
o semi-eixo novo nao é maior.. eu até pensei em algo assim e montei no jipe os semi eixos SEM empurra-los até o fundo ( deixei uns 5mm mal encaixado) e nao adiantou.. contiua o bloqueio continua travado.
estou falando em eixo TRASEIRO
ele foi retirado e o mecanico anterior já havia tentado montar SEM SUCESSO no mesmo eixo, o dono do carro comprou outro vitara e eu estou tentando montar o bloqueio ( USANDO TODO O FOCINHO do antigo, onde esse mesmo bloqueio JÁ esteve instalado e funcionado no vitara novo), ou seja.. o focinho do vitara "novo" tá inteirinho guardado, nao estou usando NADA dele.
Tá parecendo que o pino tá ficando travado empurrando o bloqueio aberto.....
o assentamento dele tá normal?
Outra coisa.... testou ele na morsa só que colocando carga no pinhão?
[]s
[QUOTE=regis]Tá parecendo que o pino tá ficando travado empurrando o bloqueio aberto.....
exatamente... a impressao é essa.. de que os pinos cruz estao permanentemente ( mesmo sem carga no pinhao) empurrando os drivers e acoplando os dentes..
o assentamento dele tá normal?
sim.. entao em ordem..
Outra coisa.... testou ele na morsa só que colocando carga no pinhão?
nao.. quando prendi na morsa nao tive a ideia de aplicar carga no pinhao... mas raciocinando, que diferenca faria se eu aplicar carga no pinhao ? ( fazendo isso dai o bloqueio iria travar ) lembre-se que na morsa, o sistema destrava normalmente...
e depois de montado no jipe, mesmo com ele ainda no cavalete ( rodas no ar) e SEM CARGA no pinhao ele fica travado... quando o correto seria:
- Pinhao SEM carga? driver em repouso e planetaria pulando dentes... = bloqueio destravado
- pinhao COM carga?? driver sendo empurrado pelo pino cruz e acoplado a planetaria.. = bloqueio em acao e travado
T+
leovalle
29/06/2006, 14:30
o Leo é meio burro e não sabe se expressar ...[]'s
Burro é ela.
Num sei me expessar o KCT, o número do modelo nas caixas mudam então são 2 modelos sim. VSF
E se encher o saco conto o seu caso de incompetência.
Beto Lacerda
29/06/2006, 14:38
Burro é ela.
Num sei me expessar o KCT, o número do modelo nas caixas mudam então são 2 modelos sim. VSF
E se encher o saco conto o seu caso de incompetência.
na verdade o leo é completamente burro ....
não sabe se experessar nem ler e entender que eu confirmei a informação que ele tentou passar ...
eita minerin devagarzin sô ...
e outra num é incompetência minha .. é persistencia do seu amigo ....
e se encher o saco eu faço com vc igual com ele :twisted:
[]'s
Bom.. Passei a alma penada que assombra esse bloqueio p/ o Rodrigo portugal.. vamos ver se ele consegue exorcisar...heheh
Ainda estou sem o maldito bloqueio.... :parede:
O "Mal Assombrado" ainda não chegou ao Rodrigo Portugal...
a transportadora está procurando saber para onde foi....
pode um negocio destes.... :parede: :parede: :parede:
Vai ser assombrado assim lá na :discordo:
rural4x4
08/07/2006, 21:53
Nem o Rodrigo Portugal vai dar conta:shock: :discordo:
Só mandando pro pastor Abu, da ABu seita pra conseguir exorcisar:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Boa sorte!!!!