Ver Versão Completa : Coluna de direção
Ola pessoal,
Olhando a foto abaixo, alguém sabe me dizer de que carro a coluna de direção deste Jeep foi emprestada???
[]´s
leopoldo
07/02/2004, 19:36
Grande Pilatti,
Isso veio de um CJ7 Wrangler, não é daqui não, veja o limpador em baixo.
O mais próximo que voce pode chegar usando material daquí é uma coluna de RANGER.
Thiago Rodeghel
07/02/2004, 19:36
Fala aí Pilatti :D
Tá com cara de coluna de Opala :) e volante S10/Blazer :wink:
[s]
leopoldo
07/02/2004, 19:39
AH!
Veja o logotipo da FORD no meio da almofada da buzina
Thiago Rodeghel
07/02/2004, 19:42
Grande Pilatti,
Isso veio de um CJ7 Wrangler, não é daqui não, veja o limpador em baixo.
O mais próximo que voce pode chegar usando material daquí é uma coluna de RANGER.
CJ7 :shock: Leopoldo :?
Onde está esse limpador q não vi :shock:
E coluna da Ranger :roll: , sai fora é um baita trambolhão :shock: , melhor da S10, vectra, kadett, linha GM quase todos praticamente :D são bem simples de adaptar :wink:
[s]
Danniel Pizatto
07/02/2004, 19:44
Esse FORD ta com cara que foi aplicado depois...
A maioria dos carros tem o logotipo em relevo, da cor do volante..Claro que existem excessoes, mas o volante realmente parece da S10/Blazer
Thiago Rodeghel
07/02/2004, 19:44
AH!
Veja o logotipo da FORD no meio da almofada da buzina
Grande leopoldo :D
Vi um com esse mesmo volante, o cara mandou fazer o logo da Willys Overland nele 8)
Nesse é a mesma coisa, isso naum é volante Ford, é GM modificado :)
[s]
Luiz Claudio
07/02/2004, 20:18
ALL,
Essa foto é do Jeep Mammoth!!!
www.jeepmammoth.hpg.com.br
Pra mim a coluna de direção é do Opala, agora o volante não tenho certeza.
Vejam essa foto tirada de frente...
[]'s
:D :D :D
Pessoal,
Agora que vcs comentaram, para mim esta parecendo mesmo a coluna do Opala, a muito tempo atras tive um Opala Comodoro ano 1983 e inclusive o que me lembrou foi o pino do alerta e chave (ignição) não estou correto?
Apesar que vi estes dias uma foto de uma coluna do CJ7 e é bem parecida.... :roll:
Ola pessoal,
Olhando a foto abaixo, alguém sabe me dizer de que carro a coluna de direção deste Jeep foi emprestada???
[]´s
Fala Pinatti... tudo ok? e ai não vai desistir de alterar todo este M38-A1!!!! O! Dó!
O Jeep Mamooth usou a coluna do opala, eu até comprei a mesma para instalar no meu jeep, 0km, no concessionário, mas depois com a idéia do câmbio automático, estou procurando outra pra comprar com a alavanca do câmbio na coluna, talves do Maverick, ou Landau... estou vendo qual é a melhor...
O legal desta coluna é que ela não sai da estética do Jeep, pois também é um cano preto sem muita viadagem (carenagens) e se você conseguir uma dos opalas acima de 88, elas também vem com regulagem. Paguei R$ 380,00 numa 0km já com todo chicote + R$ 48,00 nas alavancas + 75,00 no miolo de chave com 2 chaves... achei que valia a pena.
Vê se não destroi este M38, como disse ele é raro!
Abraços
Jeepléo
Elmer_Jeep
07/02/2004, 21:41
caros amigos, a coluna de direção é do opala reclinável, eu uso no meu cj e já adaptei numa f-75.
Este volante segundo a reportagem da 4x4 e cia é da S-10 com o logo da ford feito sob encomenda.
Eu uso um volante esportivo da shutt, acho mais interessante do q esses modelos originais.
[]'s
Mauro Darezzo
07/02/2004, 21:42
Com certeza é a coluna do Opala. Meu pai teve uns 10 deles. Este pino embaixo é do pisca alerta e ele é duro pra danar de ligar. Dá a impressão que vai arrancar fora de tanta força que se faz. A ignição é uma borboleta que gira com a chave, tem também uma travinha de apertar para tirar-la (eta sistema enjoado, aprendi a dirigir com uns 16 ou 17 anos em um Opala e sempre ouvia bronca para não quebrar nem a borboleta nem a travinha). O volante é de S10. Tive uma 97. Foi colado um emblema da Ford sobre o da Chevrolet e logo abaixo o nome "Chevrolet" foi coberto com um adesivo ou coisa parecida. Só para reforçar o que vcs já sabiam.
Jeepléo,
Tudo bem por ai? Comigo tudo ótimo. Pois é ainda não desisti da minha ideia de "destruir" o meu M38A1. Sei que para os amantes de originalidade estou cometendo um crime, mas não posso fazer nada quanto a isto. Não curto muito o look militar e confesso que quero me inspirar no Mammoth (este jeep da coluna que postei a foto).
Por falar nisso, o que vai fazer com a sua coluna ja que desistiu de usar ela??? :lol:
[]´s
Fala Gente.... :D
Esta coluna é do opala. :D
Seguramente.... :D
Igual uma que tenho.
[]'s
Eugênio
Jeepléo,
Tudo bem por ai? Comigo tudo ótimo. Pois é ainda não desisti da minha ideia de "destruir" o meu M38A1. Sei que para os amantes de originalidade estou cometendo um crime, mas não posso fazer nada quanto a isto. Não curto muito o look militar e confesso que quero me inspirar no Mammoth (este jeep da coluna que postei a foto).
Por falar nisso, o que vai fazer com a sua coluna ja que desistiu de usar ela??? :lol:
[]´s
Pinatti (destruidor de História.....hahahahaha!)
não sou nenhum colecionador chato, até porque se ver o que estou fazendo com meu CJ, mas tenho dó das raridades....
Como ainda não achei a coluna desejada, vou continuar guardando a minha, mas assi que decidir te aviso se for vender, o que paguei vc me reembolsa....ok?
Abraços
Jeepléo
Não sei que volante é esse, mas o cubo posso afirmar com a maior certeza do mundo que é do maverick.
Posso afirmar pq meu irmão possui um e estou procurando uma igual pro meu CJ.
Grande abraço
Pessoal,
A coluna, o cubo da chave e o interruptor do pisca-alerta são do Opala, pois tenho um Diplomata 1986 - Saia e Blusa, já o volante, não tenho a menor idéia.
[]' do Clube do Opala
Se essa coluna é do Opala blza, significa que é igual a do maverick que estou procurando.
Quem sabe eu não acho a do opala mais facilmente?!?
Melhor de tudo é que podemos colocar o conta-giros do maverick que fica sobre a coluna e é muito bonito.
Grande abraço
HIGHLANDER
09/02/2004, 20:19
Onde achar e quanto mais ou menos heim gente?
acha se em desmanches?
vale a pena somente depois do 88?
Tks!
carlosee
13/02/2004, 01:10
Alguem tem fotos da adaptacao da coluna de direcao do OPALA no painel original do jeep??? Gostaria de adaptar a coluna do opala por ser "rustica", meio parecida com a do CJ7, nao fugindo dos padroes do jeep. Gostaria de saber como fixa-la no painel, e como fica o acabamento... alguem tem alguma idea???
Um abraco...
Carlos Eduardo Eloy
Pessoal,
Consegui encontrar uma foto da coluna original do CJ7, acho que nao tem como fazer algo muito diferente com o painel do Jeep original, so final vai ter de cortar ou furar.. senao acho que fica muito baixo...
[]´s
Rene G. Mattos
15/02/2004, 01:00
Ola, todos
Elmer_Jeep falou :
caros amigos, a coluna de direção é do opala reclinável, eu uso no meu cj e já adaptei numa f-75.
Este volante segundo a reportagem da 4x4 e cia é da S-10 com o logo da ford feito sob encomenda.
Eu uso um volante esportivo da shutt, acho mais interessante do q esses modelos originais.
A um certo tempo venho tentando entender como poderia usar um volante esportivo da shutt, no meu jeep, minha coluna de direção é do opala só não sei o ano e o modelo, qual o modelo do volante shutt que vc usou Elmer ?
Ele e perfeitamente compatível com o cubo ? e necessário alguma outra adaptação ? ou o volante esportivo da shutt já vem como cubo ?
Abraços, René G. Mattos
Elmer_Jeep
16/02/2004, 23:31
Alguém me mandou email perguntando sobre a adaptação da coluna de opala e pediu pra colocar a resposta aqui
De: Jipeiro_RR
Para: carlosee
Enviada: Sex Fev 13, 2004 12:14 am
Assunto: Re: Coluna de Direcao OPALA
amigo, infelizmente meu pc está com defeito, levei pra assistencia e to acessando em um cyber café, nem tem como t mandar fotos.
Bom, pra adaptar essa coluna dá um pouquinho de trabalho, eu tenho uma Retífica de Motores e meu pai é mecanico com mais de 40 anos de experiencia então, tipo, pra ficar um serviço legal tem q ter um pouco de conhecimento e alguns equipamentos que serão necessários pra executar essa adaptação.
O corpo e o eixo "sem fim" da coluna tem q ser alongados, vc vai precisar fazer um corte no painel do jeep pra fixá-la em uma altura confortável que permita que o volante possa ter todo o curso de regulagem sem prender sua perna no banco quando puxar pra baixo e nem encostar no vidro quando deixar todo pra cima.
Fora isso tem q fazer algumas modificações na parte elétrica pois o sistema de ignição, pisca-pisca, limpador vem tudo acoplado na coluna dae vc vai precisar talves dos soquetes do chicote original de um opala pra receber os que já saem da coluna e integrar os fios de opala no chicote do seu jeep, mas isso um bom eletricista resolve sem maiores adaptações.
Outro detalhe é q eu uso a caixa de direção do opala então no final do eixo sem fim da coluna vai um braço (tipo um cardâ, aqui usamos o original da direção da f-1000) que faz a conexão com a caixa de direção daí não sei te explicar como seria pra se conectar esse sem fim do opala com a caixa de direção original do jeep.
Véi, se precisar de mais esclarecimentos me pergunte. Espero ter ajudado em algo.
[]'s
Elmer_Jeep
16/02/2004, 23:39
galera postei isso ai em cima pq foi respondido em particular mas ja era pra ter saido aí mesmo, quem jah adaptou ou mandou adaptar uma coluna dessa no seu jeep sabe bem o q eu falei. :D :)
Rene, broder a shutt fabrica o cubo pra opala, a aplicação dele é pra opala/D-20/S-10 pois a estria é a mesma, daí por fora esse cubo tem 6 furos onde se fixa o volante, cabe qualquer modelo de volante esportivo que tenha 6 furos sendo da shutt ou não, o importante é a furação. Pra ligar a buzina tb fica tudo perfeito pois o volante(da shutt) acompanha os fios e terminais. :P :D
Aí, gostei da foto do cj-7, foi basicamente o q fiz no meu, fiz um corte no painel pra deixar a coluna numa boa altura onde pudesse utilizar todas as regulagens do volante daí a necessidade de aumentar o comprimento da coluna. Para fixa-la usei a base que já vem na coluna, mas tem que retrabalhar a peça pra ficar alinhada com o painel e encaixar por trás da chapa onde há uma dobra.
Sei que é meio coplicado pra explicar poraki, mas to sem computador e não tenho como t mandar umas fotos de como está no meu jeep.
Ola a Todos !!!! :D
Estou com dúvidas sobre a coluna de direção do opala. Depois que vc posiciona a coluna no painel, ela tem comprimento suficiente para atravesar a parade corta fogo? Será necessário outra adaptação no coluna alem dos suportes? Esta coluna possui rolamentos internos?
Desculpem tantas perguntas :oops: , mas preciso de um help
Elmer_Jeep
19/02/2004, 23:27
hélio, se vc der uma lida com atenção no que já foi citado a cima vai encontrar resposta pra maioria de suas perguntas.
Sobre os rolamentos a coluna tem um rolamento interno logo abaixo de uma mola que fica atrás de uma especie de coroa que serve pra travar a direção isso tudo seguro por um anel elástico. E o que elimina a folga do eixo sem fim é a pressão que a mola exerce em cima do rolamento aí na extremidade inferior da coluna vai uma bucha de nylon.
[]'s
EduardoLang
20/02/2004, 17:12
Pessoal, aproveitando esse tópico, gostaria de saber se existe alguém que tenha alguma foto de uma coluna de direção escamoteável do vectra adaptada no jeep. Pergunto isso porque tenho uma em casa e vou fazer a adaptação, então gostaria de ter algumas idéias.
sds
Rene G. Mattos
20/02/2004, 22:34
Ola, todos
Elmer_Jeep falou:
Sei que é meio complicado pra explicar poraki, mas to sem computador e não tenho como t mandar umas fotos de como está no meu jeep.
Muito obrigado meu amigo pela resposta não há problema, a ajuda que vc deu sobre o volante da shutt já foi ótima. :D
Porem quando seu PC estiver melhor não deixa de mandar as fotos do seu jeep ok ? :wink:
Abraços, René G. Mattos
hélio, se vc der uma lida com atenção no que já foi citado a cima vai encontrar resposta pra maioria de suas perguntas.
Sobre os rolamentos a coluna tem um rolamento interno logo abaixo de uma mola que fica atrás de uma especie de coroa que serve pra travar a direção isso tudo seguro por um anel elástico. E o que elimina a folga do eixo sem fim é a pressão que a mola exerce em cima do rolamento aí na extremidade inferior da coluna vai uma bucha de nylon.
Ola Jipeiro_RR!!! :D
Obrigado, estarei mais atento !!!!
:oops:
Mas se eu tiver dúvidas vou perguntar !!! :wink:
Valeu
Marcos ET
26/02/2004, 09:56
PessoALL, saudações.
Preciso de ajuda tbem, pois tow tendo dificuldades pra instalar o novo sistema de direção do jeep CJ3A...
inicialmente tava instalando o setor de direçao do VW Santana (mecânico), mas vi que é muito frágil para suportar as pedreiras destas bandas então estou optando por instalar o setor de direção do Opala...
o problema está em ligar o setor à coluna de direção pois instalei o motor GM151 (4cilindros do opala) e o recuo do suporte do motor fica bem no caminho do eixo de direção, pois estou optando por manter a mesma coluna do jeep, apenas cortando o tubo mais próximo da parede-corta-fogo (nao tava afim de mudar o angulo do volante... nem mesmo de mudar o próprio volante)
aklém disso, o setor fica na frente do radiador certo? isso piora ainda mais as coisas... tow vendo que vou ter q usar umas três cruzetas (nao queria passar de duas) com suporte central... alguém tem outra idéia?
Fala Gente.... :D
Marcos eu uso a direção do Maverick. :D
Fica lá na frente. :shock:
No meu site tem fotos da adaptação e um passo a passo.
[]'s
Eugênio
olá amigo
será que da para por volante e coluna completa do honda fit no jipe cj? alguém sabe se é caro ou barato?
abraços
Para acabar com a polêmica.... é a coluna do Opala!!! A propósito, tenho uma coluna de Corcel II, alguem já a instalou??? Podem me mandar fotos?
TRARBACH
25/09/2004, 10:12
Olá
Ja ví esta coluna do corcel instalada é bem interessante,pois fica um bom espaço para as pernas,tambem não furou o painel.
Infelizmente o dono do jeep tem uma loja de peças para jeep e adapta algumas coisas,por isso acho que ele não me deixaria tirar fotos,vou estar roubando uma ideia ,que ele vende por aqui.
Entretanto devo postar um desenho esquemático do que ví,para esclarecer um pouco e tentar pedir uma foto para o cara da loja.
Até mais
Gustavo Sieplin Júnior
01/09/2006, 17:02
Ola pessoal. Tenho um Cj, e gostaria de saber se alguem substituiu a coluna de direção original do jeep, por outra coluna de algum carro moderno.
José Augusto
01/09/2006, 20:21
Gustavo, isso é bem comum, principalmente quando se instala direção hidráulica e pedaleira suspensa, o meu está com a coluna da hylux, mas já vi CJ5 com coluna de Del Rey, Corsa, Monza, Blazer (fica muito bom), Passat, Golf, ... etc.
Desde seja bem feito, com bastante capricho fica bem legal.
Celso CJ5 diesel
01/09/2006, 20:52
Gustavo,
Este tipo de substituição é realmente muito freqüente. No meu Jeep instalei a coluna escamoteável e caixa de direção hidráulica do Ômega e ficou muito boa.
Abraço,
Celso
Eduardo_Coton
07/11/2006, 23:59
PessoALL,
Vou arranjar uma coluna dessas modernas pra colocar no jeep. A dúvida é a seguinte: consegue-se ligar todas as funções das alavancas para funcionar com os instrumentos do jeep? Tipo, ligar farol alto quando gira a ponta da alavanca esquerda. Tem que comprar a coluna com algum componente (chicote) completo ou dá pra gambiarrar?
Valeu!
Celso CJ5 diesel
08/11/2006, 09:42
Eduardo,
Você pode comprar somente a coluna com as chaves de seta, faróis, limpador de parabrisa e etc. As ligações são serviço para um bom eletricista, pois, as conecções e terminais elétricos podem ser encontrados sem grandes dificuldades. A dica é instalar uma coluna de carros atuais e numerosos, assim você terá um produto fácil de achar e mais barato. Você pode até instalar de algum importado, mas eu acho que pode ter alguma dificuldade com particularidades destas colunas e especialmente se estiver sem a chave.
Abraço,
Celso
Eduardo_Coton
08/11/2006, 09:50
Valeu Celso! Obrigado!
[]'s
Thiago Serpa
08/11/2006, 22:18
No meu foi instalada a coluna escamoteável do opala diplomata. Ficou muito bom. Foram aproveitadas as alavancas normalmente, so nao deu para usar as duas velocidades do limpador, o restante (enguicho, seta, limpador alerta) tudo funciona nas alavancas.
Uso a coluna da Pampa e é tudo funcional. O problema é que o braço do limpador, à direita, tapa parte da visão do velocímetro (e os reloginhos de temp + combustível).
[]s
FernandoRisso
10/11/2006, 17:12
Uma ótima opção é a do Palio... tem todos os comandos na coluna e evita uma porrada de botões no painel.
[]'s
Uma ótima opção é a do Palio... tem todos os comandos na coluna e evita uma porrada de botões no painel.
[]'s
UNO Também!
All,
A do Escort antigo fica show!!!
Dirceu
All,
A do Escort antigo fica show!!!
Dirceu
manda fotos dessa beleza..
Gustavo Sieplin Júnior
13/11/2006, 10:32
Gustavo, isso é bem comum, principalmente quando se instala direção hidráulica e pedaleira suspensa, o meu está com a coluna da hylux, mas já vi CJ5 com coluna de Del Rey, Corsa, Monza, Blazer (fica muito bom), Passat, Golf, ... etc.
Desde seja bem feito, com bastante capricho fica bem legal.
Valeu pela dica.
Encontrei uma coluna de direção da Hylux SW4, encaixou perfeitamente, com pouca adaptação, e ficou Show.
José Augusto
13/11/2006, 13:18
Valeu pela dica.
Encontrei uma coluna de direção da Hylux SW4, encaixou perfeitamente, com pouca adaptação, e ficou Show.
Muito bem!:concordo:
Guilherme Kyrillos
19/11/2006, 22:04
Uma ótima opção é a do Palio... tem todos os comandos na coluna e evita uma porrada de botões no painel.
[]'s
A do Escort e Fiesta também, até os faróis se acendem nela, e o tamanho do volante fica legal com DH.
Beto Lacerda
19/11/2006, 22:37
Ranger , escamoteavel , da um trampinho p/ adaptar pois é bem larga mas o resultado final compensa
[]'s
Nelson Maia
04/12/2006, 19:05
Qual o melhor conjunto de volante e coluna de direção para adaptar em um jipe com direção hidráulica de Opala?
Por melhor entende-se facilidadexcustoxbenefício, não esquecendo também da estética.
Já me disseram que a do fiat Uno é boa, alguém poderia me dar uma dica?
Na verdade é pra uma toyota, mas os sistemas já vi são bem semelhantes.
Desde já agradeço
Nelson
rafaelsouza
04/12/2006, 19:53
Bom, no jeep eu gosto do conjunto Blazer ou S10 escamoteavel
aí vão fotos de um jeep que está em faze de acabamento aqui na X4 acho que dá para ter uma idéia
[],s:concordo:
Nelson Maia
04/12/2006, 20:50
Rapaz tá uma maravilha, porém moro em uma cidade do interior do RN e aqui a disponibilidade em desmanches é de carro popular, de todo modo este detalhe feito em ferro já me ajudou muito. Agradeço de verdade.
Nelson
Nelson,
Vou iniciar a colocação da coluna do opala. Aparentemente é de fácil instalação e você deve encontrar uma aí na sua cidade.
Abraços,
Dirceu
Nilsinho
04/12/2006, 21:24
Nelson,
Uma boa opção pode ser a do monza, inclusive a escamoteavel, fica com o acabamento mto bom, e naum é dificil de achar.
[]´s
Elmer_Jeep
05/12/2006, 01:20
Qualquer modelo requer bastante trabalho pra ser adaptada.
Eu gosto da do opala com regulagem de altura, adaptei esse fds no meu CJ6.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=63821&d=1161121366
Ow Rafa, mas esse painel aí tá show demais hein!
Essa semana o meu fica pronto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=65901&d=1163689154
[]'s
rafaelsouza
05/12/2006, 09:43
Gostou Brother? eu tbm :mrgreen:
estou pensando em postar fotos deste jeep no frota, ele é um jeep de concepção mecânica quase original mas esta ficando esteticamente muito bonito, esta ganhando agora jogo de bancos do troller de couro e capota bestop.
Mas voltando à coluna, eu estava dando uma dica sobre a estética agora sobre a adaptação não tem pra onde correr dá trabalho mesmo
[],s:concordo:
Sergio Willys
05/12/2006, 13:16
Quando comprei o meu Jeep (61) ele estava com a direção e os controles do Escort. Funcionava tudo bem, mas aquela direção de Escort no 61 me incomodava pela total descinexão com o veículo original. Aí resolvi recuperar todo o painel, e deixá-lo original. Continuei com o sistema hidráulico e as barras de direção adaptadas, mas coloquei um terminal capaz de receber a direção original do 61. Tapei todos os buracos do painel e deixei o mesmo original.
Mas a direção original tá mais para um timão de navio que para um volante, não dava nem pra sentar direito, aí coloquei uma direção um pouco menor, com o aspecto da original, e assim tá até o dia que der vontade de mudar tudo de novo !!!!!
Não dá pra ficar sem rumo nem direção !!!!
Guilherme Kyrillos
05/12/2006, 22:26
Bom, estou instalando a coluna e o volante com os comandos de luz e setas do Fiesta.
Detalhe:
é da linha Ford,
todos os comandos estão na coluna,
o diâmetro do volante é bom para usar com DH,
o custo foi de 150$$$,
caso o comando de seta dê defeito, tem fácil reposição.
É só minha sugestão.
querendo ajudar:
troquei ontem uma chave de seta de um fiesta 99, custou 180 latas na concessionaria, até bem barato, porem, será que em um jeep usado em trilhas , exposto a poeira, umidade, até maresia, uma chave de seta de carro vai aguentar a parada?? digo isso pois meu jeep usa chave de seta do caminhão mercedes, e a cada dois anos mais ou menos preciso trocar a bendita chave ( lembrando que só uso original), se fosse de carro, então eu ia trocar todo mes!! (obs: faço trilha toda semana),
outra coisinha: pode ser muito vantajoso ter todos os comandos na coluna de direção (facil acesso, não precisa furar painel, visual agradavel), porem se der defeito na chave de luz, por ex, vc tem que trocar todo o conjunto, a exemplo da chave de limpador, buzina, etc...
abaixo uma foto da chave de seta que eu uso, do caminhão mercedes, muito robusta e eficiente...
Pessoal, estou colocando a DH no jeep e vou mudar a furação da coluna para o meio do painel.
alguém poderia me dizer qual o melhor lugar para furar?
como sou grande, 1.95, queria q ela ficasse mais confortável do que é hoje, mas que fiqe com uma boa dirigibilidade.
alguma dica?
Guilherme Kyrillos
13/12/2006, 01:40
Pessoal, estou colocando a DH no jeep e vou mudar a furação da coluna para o meio do painel.
alguém poderia me dizer qual o melhor lugar para furar?
como sou grande, 1.95, queria q ela ficasse mais confortável do que é hoje, mas que fiqe com uma boa dirigibilidade.
alguma dica?
Tavio G, saudações.
Acho que dependerá da posição que ficar a coluna da direção.
Vi nun CJ5 o volante ficar muito alto em razão da coluna passar por um furo no meio da altura do painel. O volante original teve que ser mudado por um esportivo de diâmentro menor, ainda bem que a direção passou a ser hidráulica, senão, tome peso.
Sugiro que você adeque a posição da coluna para não precisar subir tanto o volante.
Talvez, sentado no banco, com o volante nas mãos, você possa esperimentar a melhor altura.
Sucesso
rafaelsouza
13/12/2006, 10:29
Fala Otávio td bem?
cara o melhor lugar é vc colocar bem onde originalmente tem aquela plaqueta, sabe aquela plaquetaque fica no meio do painel na direção da coluna?
então retire a plaqueta (é lógico rsrs) e fure bem ali, depois vc só tem que tomar cuidado com o cumprimento do tubo e Pau na maquina !!!
se tiver tempo depois eu posto umas fotos.
[],s:concordo:
Fala Otávio td bem?
cara o melhor lugar é vc colocar bem onde originalmente tem aquela plaqueta, sabe aquela plaquetaque fica no meio do painel na direção da coluna?
então retire a plaqueta (é lógico rsrs) e fure bem ali, depois vc só tem que tomar cuidado com o cumprimento do tubo e Pau na maquina !!!
se tiver tempo depois eu posto umas fotos.
[],s:concordo:
BLZ Rafae/Guilhermel!!!
Então, eu to achando que vou furar alí mesmo. Pode deixar que eu tiro ela antes, só não sei onde colocá-la depois, afinal ja depois de 16 anos dirigindo ele, decorei as posições das alavancas, acho que não será mais necessária.:mrgreen:
Então, ontem, tava dando uma olhada lá e pensei que dá para prender a coluna sem usar aquelas chapinhas tipo sanduiche no painel.
Fazer somente o furo no painel, para passar a coluna e por dentro fazer de um jeito, travando pelos parafusos da pedaleira e da dobradiça do capô a barra por dentro. assim o painel fica "clean". Isso eu vou ver como fazer ainda, agora o volante eu vou ter que trocar mesmo, além do que o meu é menor que o original, mas tá detonado!
Vou ter que procurar uns volantes que sirvam lá e que sejam menores.
Outra pergunta, normalmente o que é adaptado, usa a mesma furação original do assoalho, colocando uma cruzeta dentro do painel, ou fura-se outro buraco para passar a coluna? Pq aí a coluna pode ser presa na parede de fogo e não no painel.
Seria possível? Seguro?
[]s
Gustavo Sieplin Júnior
13/12/2006, 14:37
Valeu pessoal pela dica, ja fiz a adaptação, achei uma coluna da Hiluz sw4, parece que foi feita para o jeep, e todas as funções como seta, farol, limpador, foram ligadas nela, ficou show.
Valeuuuuu.
rafaelsouza
13/12/2006, 14:52
Otávio, faz outro furo no corta fogo e pôe um mancal mecanico para ajudar na fixação, assim vc dexa o assoalho livre e melhora os angulos das cruzetinhas
[],s
rafaelsouza
13/12/2006, 23:20
Otávio, achei fotos do mancal no corta fogo, esta logo do lado do servo freio
[],s:concordo:
rafaelsouza
13/12/2006, 23:26
Achei mais fotos
Bom tá aí !!
espero ter ajudado
[],s:concordo:
Rafael, muito obrigado pelas fotos!!!
agora, pergunto. que mancal é esse?
onde eu encontro?
[]s
rafaelsouza
14/12/2006, 11:04
O pessoal chama de mancal losango, daí vc precisa saber a medida do eixo que vai passar dentro para poder comprar na medida certa
Geralmente se encontra em lojas de rolamentos
[],s
Elmer_Jeep
14/12/2006, 16:01
Outra pergunta, normalmente o que é adaptado, usa a mesma furação original do assoalho, colocando uma cruzeta dentro do painel, ou fura-se outro buraco para passar a coluna? Pq aí a coluna pode ser presa na parede de fogo e não no painel.
Seria possível? Seguro?
[]s
Tavio, nos meus CJ's e na F75 do meu pai agente usa coluna do opala e a fixação é feita na parede de fogo, no painel e no suporte dos pedais (pedaleira suspensa).
Fotos em anexo.
[]'s
Valeu pela dica Elmer, mas no meu caso acho que não vai rolar, pq a minha pedaleira dá meio deslocada para a esquerda. ai o volante ficaria também deslocado.
Mas valeu mesmo.
agora preciso saber como fazer com o terminal com olhal para ligar as barras.
vo dá uma fuçada por aí.
valeu!
Tavio, nos meus CJ's e na F75 do meu pai agente usa coluna do opala e a fixação é feita na parede de fogo, no painel e no suporte dos pedais (pedaleira suspensa).
Fotos em anexo.
[]'s
Elmer,
Comprei a coluna de direção do Opala para colocar no meu jeep. A mesma tem um monte de fios pendurados. Deve ser seta, pisca alerta, etc, etc, etc...
Você teria o esquema elétrico da ligação destes fios? Ou é melhor esquecer tudo e fazer novo?
Abraços,
Dirceu
felipemendes
30/01/2007, 21:28
Alguém teria fotos de alguma dessas adaptações em um Cj3A? Pra informação, estou pensando em colocar a direção mecânica do santana.
Abraço a todos,
Felipe
matrakaum
24/08/2012, 14:58
Bom Pessoal desenterrando...
Seguinte tenho uma coluna de direção escamoteável do Santana e outra do Monza qual seria melhor usar?
Hj o Caroço está com a caixa do Maveco mas, futuramente, se o esquema for igual ao do Maveco que está nele, vou colocar a DH do Opala. Pelo que vi a caixa é muito parecida.
Não queria que a coluna de Direção ficasse muito alta. No Caroço a que estava nele não era furado o painel. Fizeram um encaixe por baixo do Painel e prenderam c/ uma abraçadeira. O furo no final do setor estava no assoalho bem próximo ao pedal de freio. Pensei em tentar manter o esquema e somente alterar o tamanho do setor, pois, o que estava lá é uns 10cm maior que a do Santana e com certeza maior que a do Monza.
Outra dúvida é em relação ao Painel. Tem como se trocar apenas aquela chapa aonde ficam os instrumentos? O meu tá cheio de furos que eu não quero ali.
Esqueci vou colocar pedaleira suspensa tb. Só não sei qual eu vou usar. Eu tenho algumas aqui mas a do Opala eu não tenho
abço,
vavarusso
24/08/2012, 19:06
Bom Pessoal desenterrando...
Seguinte tenho uma coluna de direção escamoteável do Santana e outra do Monza qual seria melhor usar?
Hj o Caroço está com a caixa do Maveco mas, futuramente, se o esquema for igual ao do Maveco que está nele, vou colocar a DH do Opala. Pelo que vi a caixa é muito parecida.
Não queria que a coluna de Direção ficasse muito alta. No Caroço a que estava nele não era furado o painel. Fizeram um encaixe por baixo do Painel e prenderam c/ uma abraçadeira. O furo no final do setor estava no assoalho bem próximo ao pedal de freio. Pensei em tentar manter o esquema e somente alterar o tamanho do setor, pois, o que estava lá é uns 10cm maior que a do Santana e com certeza maior que a do Monza.
Outra dúvida é em relação ao Painel. Tem como se trocar apenas aquela chapa aonde ficam os instrumentos? O meu tá cheio de furos que eu não quero ali.
Esqueci vou colocar pedaleira suspensa tb. Só não sei qual eu vou usar. Eu tenho algumas aqui mas a do Opala eu não tenho
abço,
Veja minhas fotos, to colocando a coluna do opala.
matrakaum
25/08/2012, 09:51
Veja minhas fotos, to colocando a coluna do opala.
Como é que vc. tirou o semi-eixo da tubeira? Tem alguma ferramenta especial?
Tópico com informações valiosas!
Pretendo utilizar uma coluna com visual clean, de preferência só com setas na coluna, sem muita coisa modernizada. Com o tempo vou revendo meus conceitos...
{}'s
Sadlowski
24/02/2013, 18:20
caros amigos, a coluna de direção é do opala reclinável, eu uso no meu cj e já adaptei numa f-75.
Este volante segundo a reportagem da 4x4 e cia é da S-10 com o logo da ford feito sob encomenda.
Eu uso um volante esportivo da shutt, acho mais interessante do q esses modelos originais.
[]'s
Boa tarde Elmer,
Vc tem fotos da adaptação da coluna do opala na F-75 ? vou fazer esta adaptação e pelo que vi terei que fazer vários ajustes. inclusive acho que será necessário aumentar o comprimento da própria coluna.
obrigado.
antonio umino
22/09/2014, 11:34
478143
Otávio, achei fotos do mancal no corta fogo, esta logo do lado do servo freio
[],s:concordo:
Pessoal.... ajuda
este mancal da foto onde posso encontrar?
deve ter um nome para este mancal....
abçs
vavarusso
22/09/2014, 13:35
Antonio olha no tópico do "Caroço - A saga" parece que o Matraka postou umas fotos dele.
antonio umino
22/09/2014, 17:29
Opa. Vavárusso...
Vou ver..
obrigado..
abçs.
douglasfrener
22/09/2014, 19:26
segue foto da coluna do meu, que é de algum carro mais antigo, no qual irei trocar pela do vectra ou s10 com toda a parte de setas e escamotiavel. 478215
xibiu!!!
22/09/2014, 19:34
478143
Pessoal.... ajuda
este mancal da foto onde posso encontrar?
deve ter um nome para este mancal....
abçs
Olá amigo Antônio Umino.
Esse mancal é denominado como:
Mancal "Y" de flange oval com rolamento.
Esse tipo de mancal e rolamento é muito usado na indústria e deve ser comum em lojas de rolamentos.
...senão estou sonambulando tbm acho ser do Opala , pois tenho uma lá trás nos guardados, inclusive estou precisando duns bizus quanto a encontrar uma Direção Elétrica pra instalar na minha Jab ! (Apelido da minha velha e viajada...Jabiraka) Tirar fora a Hidraulica (Opalão) e radicalizar com uma Elétrica Completa...lá de baixo até o volante em cima e mantendo a alavanca de mudança...ainda no volante ! Regeneração total ! Oubrigado !
...muuuuito bom ! Parabéns !
douglasfrener
22/09/2014, 19:57
...senão estou sonambulando tbm acho ser do Opala , pois tenho uma lá trás nos guardados, inclusive estou precisando duns bizus quanto a encontrar uma Direção Elétrica pra instalar na minha Jab ! (Apelido da minha velha e viajada...Jabiraka) Tirar fora a Hidraulica (Opalão) e radicalizar com uma Elétrica Completa...lá de baixo até o volante em cima e mantendo a alavanca de mudança...ainda no volante ! Regeneração total ! Oubrigado !
Bobchef, eu também já pensei em optar por colocar uma eletrica, mas procurei em varios topicos e nunca achei nada relacionado a direção eletrica em willys e não sei se isso da certo, mas realmente é uma opção a se pensar.
Se alguem sabe a respeito ou já viu favor deixar nos comentarios pois será de grande ajuda.
...vamos garimpar !:concordo:
antonio umino
23/09/2014, 16:53
Olá amigo Antônio Umino.
Esse mancal é denominado como:
Mancal "Y" de flange oval com rolamento.
Esse tipo de mancal e rolamento é muito usado na indústria e deve ser comum em lojas de rolamentos.
Xibiu...
Encontrei numa loja de tratores e implementos.
Tem a denominação de Ucfl.. 204.. com o rolamento na medida interna de 20mm.
Mas o suporte do rolamento muito grande....
Será que tem um menor de 18mm....
se não achar vou fazer um.....
abçs
Luiz Fernando de C
16/02/2015, 00:06
Xibiu...
Encontrei numa loja de tratores e implementos.
Tem a denominação de Ucfl.. 204.. com o rolamento na medida interna de 20mm.
Mas o suporte do rolamento muito grande....
Será que tem um menor de 18mm....
se não achar vou fazer um.....
abçs
Sr Antônio, boa noite.
Este mancal é o FL 205.
Os rolamentos que cabem nele estão em uma tabela que é fácil de baixar, mas aqui agora não a tenho. E o rolamento que estou usando para adaptar a direção VW no volante original, inclusive no eixo original também é o UC-205-14. Esse 14 de último corresponde ao diâmetro interno do rolamento, que no caso meu o 14 representa 7/8" interno.
Grande Abraço!
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