PDA

Ver Versão Completa : Pergunta sobre diferenciais de CJ-3B



Marcelo A. Marchiodi
07/02/2004, 18:56
Olá a todos!

Tenho uma pergunta sobre diferencial, se alguém puder me esclarecer fico grato!
É o seguinte: possuo um CJ-3B 1953, até então achava que ele possuía diferenciais originais, mas por estes dias resolvi dar uma olhada neles pra ver se era possível trocar as engrenagens da relação uma pela outra, ou seja: trocar as dianteiras pelas traseiras. Pois meu Jeep está com um barulho praticamente insuportável no diferencial traseiro. Pensei que isto fosse possível pois imaginei que uma fábrica faria um único tipo de conjunto para ser usado tanto no eixo da frente quanto no de trás (por razões óbvias de economia de produção... estou certo?). Também imaginei que as engrenagens da frente estariam melhores. Pois bem: peguei as ferramentas, abri a tampa do diferencial dianteiro, abri a tampa do traseiro e qual não foi a minha surpresa ao constatar que:
- as tampas eram diferentes (a dianteira é bem menor que a traseira);
- a engrenagem dianteira é mais estreita que a traseira;
- porém a relação é a mesma: 43/8

O que aconteceu :?: :?: :?:
Me ajudem!

leopoldo
07/02/2004, 19:33
Eixos do CJ3- B, original:

23-2 ou 41-2 no traseiro e 25, 27 ou 27A no dianteiro.

Com 5,38:1 de redução.

Todos de canela fina.

Dependendo do caso, coloque eixos DANA 44 frente e atras.....vá a um desmanche.

Marcelo A. Marchiodi
09/02/2004, 00:33
Valeu Leopoldo :D

Só não entendi uma coisa: o que é aquele 27A :?: :?: :?:

Até mais!

Marcelo A. Marchiodi
09/02/2004, 15:27
Mais uma coisa: o diferencial dianteiro do meu Jeep tem um respiro (naquela tampa de lata do diferencial...) mas o traseiro não tem nada disso, está faltando??? Posso adaptar um respiro???
Me ajudem!!!

leopoldo
09/02/2004, 18:45
Tem como postar umas fotos???

Respiro na tampa? o meu jeep também tinha.

Veja se não tem respiro em cima da carcaça do diferencial.....tem que ter.

Esses modelos de eixo que eu te passei estão no manual do jeep antigo.

Marcelo A. Marchiodi
10/02/2004, 00:05
Infelizmente não tenho como tirar as fotos Leopoldo.
Mas é isso que falei mesmo, no dianteiro tem o respiro na tampa e no traseiro não tem nada. Não sei se ajuda mas no eixo dianteiro ainda tem umas inscrições em inglês: "front axle" e uns números, ou seja este deve ser original, mas no traseiro não notei nenhuma inscrição, amanhã vou olhar e volto a postar uma nova resposta.
Ah vou olhar também se tem alguma coisa em cima da carcaça como você falou.
O meu eixo traseiro ronca absurdamente, será que isso poderia ser causado (em parte, pois os dentes das engrenagens já estão meio ruins...)pela falta do respiro??? Tô falando besteira????
Obrigado por enquanto! :D

leopoldo
10/02/2004, 07:00
front axle = eixo dianteiro

aquela coisa em cima deve ser o respiro

barulho absurdo = rolamentos detonados , mas poderia ser engrenagem quebrada.

mas engrenagem quebrada detona rolamento

Marcelo A. Marchiodi
10/02/2004, 12:01
Caro Leopoldo, agradeço a atenção que tem me dado!
Agora a pouco olhei com detalhes o meu eixo traseiro: sinto desapontar-lhe mas ele realmente não tem respiro, nem entrada em lugar algum, nem na tampa e nem no corpo do diferencial (???????)
E tem mais: neste tem algumas inscrições em inglês também tipo “US PAT” (patente americana), uns números e um pequeno símbolo com um “44” do lado, significa que é o Dana 44, não é?
O corpo dele parece ser ligeiramente maior que o dianteiro.
Sobre o barulho: troquei os rolamentos ano passado e a engrenagem está inteira, a alguns dias atrás quando abri o diferencial notei que os dentes da coroa haviam formado um pequeno “degrau” arredondado mas somente de um lado do dente, acho que o barulho está sendo causado por isso mesmo. Mas o fato de ele não possuir respiro é meio misterioso, será que ele (o eixo) foi trocado por inteiro em algum momento da sua (provável) vida de trabalho???
E agora Leopoldo? Esse negócio tá começando a ficar esquisito hein!?
E aí, o que você acha???

Até mais!

leopoldo
10/02/2004, 15:16
é um dana 44.

Voce vai ter que reformar o diferencial e trocar o par coroa-pinhão.

te sacanearam nessa revisão.

como já escreví,

o pessoal não tem ferramental ou conhecimento para este serviço.

leopoldo
10/02/2004, 16:59
DÁ UMA OLHADA NA TUBEIRA LONGA, EM CIMA, TEM UM RESPIRO LÁ

Marcelo A. Marchiodi
11/02/2004, 00:19
Valeu Leopoldo!
Vou olhar e volto amanhã, ok!
Será que você não teria uma foto aí desse eixo, para facilitar a compreensão???
Tem idéia de quanto eu pagaria num conjunto coroa/pinhão pelo menos em bom estado?
No Donatti em Rib. Preto tem, mas acho meio "salgado" demais hein: quase 600 pratas!!! Não tô podendo agora :cry:
Até!