PDA

Ver Versão Completa : H3 acendeu a luz de avaria, não quero fazer uma viagem só para ler o código, vou ver

MIKE6688
21/04/2026, 05:35
Este H3 já me acompanha há vários anos e, normalmente, é bastante fiável para transportar equipamento e andar em estradas secundárias. Há dois dias, assim que liguei o motor, acendeu uma luz amarela no painel de instrumentos. A resposta do acelerador está igual ao habitual e a marcha lenta está estável, mas aquele pequeno símbolo amarelo deixa-me inquieto só de olhar para ele.

A verdade é que o serviço gratuito de leitura de códigos das oficinas da rede local é mesmo prático. Mas, ao volante de um carro grande, só para dar uma volta até lá, sem falar na despesa de combustível de ida e volta, ainda tenho de ficar na fila à espera que um funcionário tenha tempo. Perder meio dia só para ler um código não compensa.

Lembrei-me de que tinha um adaptador Bluetooth ELM327, comprado há muito tempo, guardado no porta-luvas. Usei o OBDocker para fazer a leitura e, em dois minutos, obtive o resultado. Não percebo nada de códigos de avaria, mas o guia de reparação integrado na aplicação é muito prático. Apresenta as causas prováveis por ordem de probabilidade: sensor de oxigénio, fuga de ar na admissão, problema no sistema de ignição, e inclui ainda passos simples para a diagnosticação.

Ao verificar, descobri que a braçadeira do tubo de admissão estava solta, e uma ligeira fuga de ar tinha feito acender a luz. Depois de a apertar, apaguei o código de avaria diretamente na aplicação e, até agora, a luz não voltou a acender.

É normal que um carro antigo acenda uma luz de vez em quando; não dá para ir sempre à oficina. Com uma aplicação para ler códigos no telemóvel, juntamente com o guia de reparação que dá uma orientação para a investigação, os pequenos problemas resolvem-se facilmente por conta própria e, nos casos de problemas maiores, quando for à oficina, já não se está completamente às escuras. Há algum colega que já tenha usado uma ferramenta semelhante para diagnosticar avarias? Podemos trocar experiências."