Ver Versão Completa : O que aconteceu com essa galera?
Fala pessoal, esse fórum já foi muito útil pra mim. Entro nele desde 2011, já tive algumas contas nele, algumas eu perdia. Parando pra pensar já são bons anos, lendo aqui sobre carros que tinha interesse em comprar, modificações, etc
Tava pensando em pegar uma blazer esses dias, e fui ler um tópico, e fiquei bem curioso pra ver o pessoal que tava debatendo lá, por que pensei "deve ser uma galera antiga que usa isso como eu né?"
E me dei de conta com os seguintes perfis, que usaram o fórum por anos, mas não entram há um bom tempo.
582983582985582986582987
Por exemplo, o José Augusto, começou a usar o fórum aos 40 anos de idade. Hoje tem 63, mas nunca mais entrou. Como anda essa galera?
Fico pensando como vai a vida de todos usuários das antigas, que muito já contribuíram aqui.
O Whatsapp enfraqueceu muito o fórum.
Hoje em dia, também, a pessoa pega um celular e grava um teste com um carro qualquer, e joga o vídeo para o youtube.
São outras fontes de informação, gerando o desinteresse de acessar aqui.
Vida que segue.:concordo:
O Whatsapp enfraqueceu muito o fórum.
Hoje em dia, também, a pessoa pega um celular e grava um teste com um carro qualquer, e joga o vídeo para o youtube.
São outras fontes de informação, gerando o desinteresse de acessar aqui.
Vida que segue.:concordo:
Pelo menos ainda temos bons tópicos e postagens pra reler.
Pensei que pudesse ter acontecido alguma parada (principalmente pelo fator idade).
Mas realmente, tecnologia e tudo "muito rápido" fez com que o uso de fóruns diminuisse.
Obrigado pela resposta meu nobre.
thyagovieira
30/03/2026, 16:12
Foi um dos comentários que fiz quando vi que alguns usuários estavam criando grupo de whatsapp e convidando o pessoal aqui do forum. O whatsapp é ótimo, bem mais cômodo que o forum, mas em contrapartida a informação fica restrita a aquele grupo de usuários. Perde a indexação pelas ferramentas de busca (google, bing etc). Infelizmente ainda não criaram uma integração entre o app e internet aberta.
O Edumar chegou a abrir um tópico sobre esse mesmo tema há alguns anos, quando o whatsapp começou a ganhar força em grupo de interesses.
Os fóruns acabaram perdendo um pouco o interesse. O whatsapp é um meio bastante facilitado de interação, e virou modinha principalmente aqui no Brasil. Mas se formos ver com atenção ele é a pior solução para criação de grupos de discussão, pois nada está de fato disponível além daquele pequeno grupo que foi criado. Uma pena, mas isso já estava previsto há bastante tempo.
O pessoal antigo tende a se "aposentar". Normalmente as pessoas vivem um momento mais empolgado de algum tema ou hobby que acabam se identificando e depois isso vai passando. Tenho a certeza que os mais velhos na sua grande maioria não tem mais jipes, picapes, e nem interesse mais no mundo 4x4, e hoje devem estar andando num chinês elétrico. Notei isso com maior intensidade depois da Covid, que isolou as pessoas que antes conviviam mais socialmente no mundo real.
Mas tem algo bem interessante acontecendo, se não notaram, a participação diminuiu mas a qualidade aumentou para quem ficou.
Teve uma época que fóruns viravam palcos de enaltecimento de egos, com gente só preocupada em aparecer e criar confusão, e esses eram grupos muito grandes de malucos. Com a redução da participação os que apenas tumultuavam as discussões ficaram mais visíveis e foram naturalmente expostos e excluídos, o Edumar comentou bem isso uma vez. Hoje é possível notar que as discussões dos tópicos segue uma linha mais técnica, mais direcionada a cada modelo e com mais educação, respeito e inteligência. Eu acho que ganhamos em qualidade.
Eu gosto do fórum, mas tem gente aqui que participa de vários e gosta muito mais. Vou continuar participando e contribuindo, pois sinto que os fóruns vão ganhar força novamente. Se hoje há pouca participação, o seu conteúdo rico de informações continua com grande procura.
Achei: Uma reflexão sobre Fóruns e Whatsapp (https://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/180048-uma-reflexao-sobre-foruns-e-whatsapp.html)
Virou inclusive tópico fixo.
Lá em 2021 o Edumar, sempre atento a tudo que acontece, já levantava essa questão.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2026 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.