PDA

Ver Versão Completa : Válvula PCV, alguém já trocou?



tavares
22/06/2006, 21:47
Estava olhando o manual de manutenção de minha Ranger e ela já está com 125000KM, alguém ja efetuou a troca? :putz:

_portela
30/06/2006, 20:24
Eu já troquei na minha antiga Toyota com 100mil km. Posso ajudar em alguma coisa???

Abraço

Edintruder
01/07/2006, 08:00
Essa válvula eu não conheço. Pelo menos não como PCV.
O que ela faz e onde fica?

murilloaquino
01/07/2006, 12:28
No manual da minha ranger, vi a manutençao dessa valvula somente pra motores a gasolina, mais nao especifica ondi q fica e nem a sua utilidade.Parece q a troca e com 72 m km

Walter L. L. Casitta
01/07/2006, 14:50
Válvula de ventilação positiva do carter. Essa é a válvula que separa o óleo dos gases do carter que são enviados em direção a combustão.

Edintruder
01/07/2006, 17:06
Ah! o Separador preto em cima da tampa de válvulas com o adesivo "Euro II"!

tavares
02/07/2006, 08:59
Quero ajuda sim Portela!!!

Quando posso saber a necessidade de troca desta válvula?

Achei alguma coisa escrita sobre o tema.



Válvula PCV

Durante a operação do motor, gases que escapam da câmara de combustão são acumulados no cárter. O acúmulo destes gases prejudiciais reduzirão a vida do motor consideravelmente. Estes gases possuem emissões prejudiciais tais como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio e são uma fonte de poluição do ar.
O sistema de Ventilação Positiva do Cárter (PVC) é utilizado para remover estes gases do cárter e direcioná-los de volta para a câmara de combustão, onde os mesmos podem ser queimados, em vez de liberá-los para a atmosfera. Este é um método mais eficiente de ventilação e é necessário para atender as normas atuais de emissão. A maioria dos sistemas usam uma válvula mecânica para controlar a velocidade do fluxo, enquanto outros usam um conjunto separador de óleo. A tensão da mola da válvula é projetada especificamente para cada motor.
A tensão da mola controla o fluxo de vapores do cárter do motor. Isto impede a formação de pressão no cárter e o consumo excessivo de óleo.


O ar fresco do filtro de ar é suprido ao cárter. Lá, o mesmo é misturado com gases que escapam do processo de combustão. A mistura de ar fresco e gases passa através da válvula do PCV para o coletor de admissão. Deste ponto, a mesma circula dentro do motor e é queimada no processo de combustão.
Falha da válvula do PVC ou uma aplicação incorreta pode causar a formação de lama no cárter, pressões incorretas no cárter e problemas no desempenho do motor.



"Copyright (C) 2001-2002 - Direitos reservados e registrados pelo escritor Paulo G. Costa"

Kim
06/10/2012, 21:58
Caros!

Vou tratar da válvula PCV.

A válvula PCV, é de extrema importância para o motor, pois ela deixa o motor respirar, e evita que o motor inspire, levando detritos para dentro do bloco.

Só não sei, o porque muitos mecas simplesmente retiram e jogam fora tal peça, principalmente nos MWM 229.

Segue imagens.

A válvula, sendo onde tem o "F" é a saída dos gases.
374079

Vista explodida.
374080 374081

Alguns modelos tem uma passagem, para quando a mesma fechar, ficar uma vazão mínima controlada.
374082

Como é montada, com o diafrágma e mola.
374083 374084

Bem, é isso, eu abri uma válvula que estava no fim de linha, dai foi para o lixo, mais matei minha curiosidade, e cmpartilho com vcs.

Abraços.

Kim.

Desnickadu
07/10/2012, 10:42
Positive crankcase ventilation - Ventilação Positiva do Comendo de Valvulas.

Tem certos motores que passam a consumir óleo se essa valvuleta estiver ruim, é bom troca-la a cada 50.000km pra evitar esse tipo de coisa. É uma peça barata.

dudu83
07/10/2012, 16:50
a minha ranger tava baixandoi oleo por causa da valvula ruim, troquei e acabou o problema...

roberto_nascimento
10/10/2012, 18:59
Só não sei, o porque muitos mecas simplesmente retiram e jogam fora tal peça, principalmente nos MWM 229.


rs, não sabe? Eu sei! Pra fazer lambança claro

Edsontroller
11/10/2012, 20:03
Bom , sempre conheci esta valvula com "anti-chama", e faz a ventilação do carter do motor/vapores de oleo....


No endereço abaixo tem uma boa explicação dela.

Válvula PCV? O que é isso? - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=v2y21-pqF5s)

boa sorte

Edson

Kim
11/10/2012, 20:33
Opa caro Edsontroller!

O cara do vídeo está errado, e deixei um comentário no vídeo.

Válvula PCV, serve para direcionar o fluxos de gases, fazendo com que somente saia do interior do motor, enquanto, a válvula anti chama, serve para retirar as partículas de óleo suspensa nos gases, por meio de um filtro, hora parecido com uma tela, hora parecido com uma palha de aço.

Em alguns veículos, há mais uma saída, uma pequena mangueira, que faz o excesso de óleo capturado retorne ao carter, sendo que o primeiro carro que ví com o sistema de retorno, foi o Corcel.
No Troller, tem o ciclonizador, que faz com que os gases formem um turbilhão, e a força centrífuga retire o óleo dos gases.

Bem, basicamente é isso.

Abraços.

Kim.

Edsontroller
16/10/2012, 23:38
Kim

ok valeu pelos esclarecimentos...

Edson

fixo1
12/12/2012, 17:38
Boa tarde pessoal,

Alguém pode me dizer onde fica localizada essa PCV na ranger 3.0 2007?

pode colocar fotos do local, que tbem é bom....
a minha ranger ás vezes fica fraca, tanque, bico, peneira...isso tudo eu já fiz e pelo
que to lendo aqui pode ser essa danada......

obrigado
fixo1

RANGER XLT 3.0
2007 CD

miguelcps
13/12/2012, 21:14
Boa tarde pessoal,

Alguém pode me dizer onde fica localizada essa PCV na ranger 3.0 2007?

pode colocar fotos do local, que tbem é bom....
a minha ranger ás vezes fica fraca, tanque, bico, peneira...isso tudo eu já fiz e pelo
que to lendo aqui pode ser essa danada......

obrigado
fixo1

RANGER XLT 3.0
2007 CD

Fica juntoa a bomba de Alta pressao, iten 4 na figura abaixo:

http://www.bombainjetoradiesel.com/produtos/img_g/121.jpg


Valvula PCV
http://www.bombainjetoradiesel.com/produtos/img_g/177.0---005Z
VLVULA REGULADORA PRESSO PCV RANGER 3.0 - BOMBA DE ALTA PRESSO SIEMENS e BOMBA DE ALTA PRESSO na TEC VAN DIESEL 11 4461-5428 (http://www.tecvandiesel.com.br/bomba_injetora_diesel&bomba_de_alta_pressao&bomba_de_alta_pressao_siemens&submenu=60)

fixo1
14/12/2012, 15:36
valeu, ajudou.....vou verificá-la. pelo q andei lendo essa danada pode estar dando o meu problema....
o carro fica fraco depois que ando uns 100km....ou ás vezes quando piso e ele dá uma ratiada....
tanque, filtro, tela de filtro isso tudo ja foi....brigadu

Rarmbrock
14/12/2015, 07:22
Válvula PCV..... Fundamental.... Segundo a lenda as borras de motores a gasolina se devem ao seu entupimento.... Os a diesel ta curioso....

BRAVOECONOVEMBER
14/12/2015, 14:06
Diesel tem um separador na tampa de válvulas, fica parafuso do lado, uma mangueira vai para a admissão da turbina, outra desce pro Carter. Como meu motor tá meio lambuzado, queria botar alguma melhor, porque entupida não tá, já examinado e limpei.

Denis Rural
14/12/2015, 15:15
Boa tarde.
Tenho uma Rural 4x2 motor OHC 2.3 4cc, preciso trocar a mangueira do respiro do motor, aquela que sai do carter e se conecta bem abaixo do carburador, ela tem uma valvula tipo PCV no seu interior, não consigo encontrar em lugar nenhum. Alguem sabe me informar uma valvula PCV compativel com o motor da minha Rural para fazer uma adaptação?
Obrigado.

Edintruder
14/12/2015, 19:04
Denis. Bem vindo ao fórum! Procura na tracaomania.com.br

Denis Rural
15/12/2015, 09:39
Bom dia Edintruder.
Vou verificar a sua dica, depois dou notícias.
Obrigado.

CLODOALDO FILHO
11/01/2017, 12:04
Meu escapamento, na hora de ligar o carro com motor frio, geralmente emite uma fumaça e para logo em seguida.
Meu mecânico falou que era a VALVULA PCV com problema ou ANEL DE VEDAÇÃO(?)

ALGUEM ME AJUDA se está correto esse diagnostico?

CLODOALDO FILHO
11/01/2017, 12:07
defeito nesse valvula pcv faz emitir fumaça(logo em seguida para de fumaçar) na hora de ignição?

reslima
11/01/2017, 13:48
Seu problema provavelmente seja nos vedadores de válvula, no cabeçote do motor.


defeito nesse valvula pcv faz emitir fumaça(logo em seguida para de fumaçar) na hora de ignição?