Ver Versão Completa : Medida do Cano de Escape - CJ5
Eduardo_Coton
21/06/2006, 23:11
Salve All...
Salvo se eu não estiver pesquisando direito, não encontrei no forum o diâmetro do tubo de escape. Já olhei também em um monte de manuéis mas não consegui achar...
Alguém saberia responder?
Aproveitando, vou precisar refazer o escape todo e gostaria de saber se abafadores/silenciosos são necessários (quantos?).
Valeu pela força!
Eduardo_Coton
22/06/2006, 09:45
Salve Edwint!
6cc... BF161
Valeu!
Pedro Freitas
22/06/2006, 12:59
vc pretende colocar ele original? :pensativo:
se não, manda em qualquer lugar que faça escapamentos e pede pro cara rediencionar pra vc. pede pra colocar uma manta flexivel logo na curva abaixo do coletor para ganhar torção. fica muito bom e evita problemas futuros...
vou postar fotos logo mais para se ter ideia..
[]'s
Eduardo_Coton
22/06/2006, 13:16
vc pretende colocar ele original? :pensativo:
se não, manda em qualquer lugar que faça escapamentos e pede pro cara rediencionar pra vc. pede pra colocar uma manta flexivel logo na curva abaixo do coletor para ganhar torção. fica muito bom e evita problemas futuros...
vou postar fotos logo mais para se ter ideia..
[]'s
Pedro, boa tarde!
Hoje ele está com um cano um pouco largo, o que acredito está tirando um pouco de potência. Percebi isso porque comprei uma curva (aquelas que elevam a saída do escape) numa dessas lojas off-road e a danada é bem mais fina do que o cano que está no Jeep.
Pretendo, sim, fazer todo o escape na medida original (vou acreditar nos engenheiros daquela época), a não ser que tenha certeza que é uma furada!
Quanto à manta flexível, não entendi. Vê se é isso: coletor, pedaço de cano com a curva, manta flexível (nem sei o que é), e cano até o final? Ou o cano é inteiriço até o final e a manta envolve apenas um pedaço dele, esse logo depois da curva?
Valeu pela ajuda!
Até onde eu conheço sobre escape, quando aberto ele perde nas baixas e ganha nas altas rotações, se fino ganha em baixa e perde em alta.
Eduardo_Coton
22/06/2006, 13:31
Até onde eu conheço sobre escape, quando aberto ele perde nas baixas e ganha nas altas rotações, se fino ganha em baixa e perde em alta.
Pois é, foi isso que eu ouvi também... e como nas trilha daqui a gente precisa ter mais torque em baixa (como em qualquer trilha travada), estou pensando em voltar pro original...
[]'s, com o cano meio grosso :shock:
Essa relação 8x43 é reduzida pra caramba, o resultado do cano grosso ou fina (ops!) é insignificante. Acho que pega ai é a questão do gosto pelo cano (ops!) digo ronco. :mrgreen:
Pedro Freitas
22/06/2006, 13:50
Eduardo_Coton,
na verdade parece uma escama de peixe flexivel...
deixa a parte debaixo do escapamento toda livre..
pena nao ter fotos agora.
[]'s
Eduardo_Coton
22/06/2006, 14:06
Eduardo_Coton,
na verdade parece uma escama de peixe flexivel...
deixa a parte debaixo do escapamento toda livre..
pena nao ter fotos agora.
[]'s
Beleza, se tiver as fotos posta aí pra gente!
Mas uma coisa: medida original e quantidade de abafadores, alguém sabe?
[]'s, querendo abafar...
Não tenho certeza mais parece 1 1/2 e tem 1 abafador apenas.
Eduardo_Coton
22/06/2006, 15:52
Não tenho certeza mais parece 1 1/2 e tem 1 abafador apenas.
Beleza... Valeu! :concordo:
José Augusto
28/06/2006, 20:47
Não se preocupe com isso leve em uma boa casa de escape e deixe o problema com ele, vc pode ter referência das medidas de como funciona quantos elementos possuem, mas para saber cobrar o serviço, pois a responsabilidade sobre o serviço é do instalador.
Pelo coletor de escape vc tem o diâmetro do escape (que deve ter o mesmo diâmetro interno), originalmente só tem um abafador.
Vc pretende elevar a saída do escape, existe muita controversia sobre o assunto, mas para não alterar o funcionamento original vc deve aumentar o diâmetro da parte adcional.
Caro amigo!
Tenho o catalogo da VANZIN, onde se encontra o escapamento original do Jeep 4cc e, 6cc e, concluindo, os tenho para venda.
Assim que possivel escaneio e posto aqui para todos.
Abraços.
Kim.
Carlos ZN
02/07/2006, 10:19
Olá Amigos,
Aproveitando o tópico, tenho uma duvida, tenho o motor do Opala 4 cc estou precisando trocar o escapamento.
1º mandar fazer?
2º usar o original com a saida do motor do Opala?
Qual seria mais barato?
Se usar o original do jeep o do 4 cc ou 6 cc?
Olá amigos do fórum!
E para o bf184 será que é a mesma medida?
com cilindrada maior necessita de diâmetro maior?
abraços.
José Augusto
03/07/2006, 21:38
Aí Carlos, eu mandaria fazer, de quebra vc pode escolher o abafador, para que fique com o "ronco" mais a seu gosto.
Zepi, maior cilindrada = maior volume = escape maior diâmetro. O problema é que o aumento na cilindrada nem sempre encontra um diâmetro comercial (ideal), aí adota-se o diâmetro comercial mais próximo (para um escapamento de mesmo formato e comprimento).
Alexandre A. Barros
03/07/2006, 23:11
Carlos,
Eu tambem tenho um motor do opala 4cc no meu jeep e instalei um dimensionado 4x1, o pessoal usou tubos de 1 1/2 " para o coletor e 2" para o cano de saida , e coloquei dois abafadores ( silencioso ) devido ao ronco , mas fiquei na duvida quanto ao rendimento, parece que realmente o motor perdeu um pouco de força , ainda estou procurando descobrir se realmente foi devido a troca do escape, pois antes eu estava com o escape provisorio , mix do opala com o do jeep 6cc e o motor respondia bem. To pensando em montar novamante o coletor original do opala , inclusive com a tubulação original ( medida original, a qual ainda vou verificar ) para ver se o motor volta a responder melhor.
Andei perguntando por ai e me disseram que o dimensionado deveria acrescentar alguns cavalos a mais porém já não tenho certeza disso ...
Abraços
José Augusto
04/07/2006, 13:48
Alexandre A. Barros, regra geral, escape de menor diâmetro privilegia o torque (saidas mais espertas), escape com diâmetro maior aumenta a potência (final mais forte).
Dentro de certos limites é isto que acontece, teoricamente o ponto ótimo é o original, não existe uma configuração que se ganha uma sem perder o outro.
Outro cuidado, estrangular demais o escape pensando em aumentar o torque pode aumentar a pressão interna limitando o giro do motor e esquentando demais o motor.
Caros amigos!
Como prometido, posto algumas partes de escapamento.
Começo com o Willys, onde o 2402 é do 4cil e o 2401 é do 6cil, observe que o maior é do 4cil :?: ;
O próximo é 3.9 gasolina (92a95), onde originalmente é 6x2 e depois 2x1.
E por último, temos o 4.9 gasolina (97a98), sendo também 6x2 e depois 2x1.
Assim que possivel postarei as medidas das bitolas dos referidos sistemas de exaustão.
Abraços.
Kim.