Ver Versão Completa : Dúvida sobre adaptação Maxion 2.8PS na F-1000
Boa noite
Tenho uma F-1000 maxion hsd 2.5.
O motor foi pro pau. Furo o bloco em vários lugares.
Estou comprando um Maxion 2.8ps da ranger e vem com câmbio eaton fso2405b.
O câmbio da F-1000 é Mazda 5 marcha (M5R1 se não engano)
Minha pergunta é a seguinte ,
Estou na dúvida de montar esse 2.8 com câmbio Mazda o com o Eaton.
Com Mazda deve ter alguma adaptação a relação do volante e da embreagem ?
Se for o Eaton não sei como iria ficar sobre encaixe e velocímetro ?
Qual seria o melhor custo benefício com menos dor de cabeça pra adaptar ? Alguém tem essa experiência ?
Obrigado pela atenção !
RicardoFLN
31/10/2025, 09:34
Boa noite
Tenho uma F-1000 maxion hsd 2.5.
O motor foi pro pau. Furo o bloco em vários lugares.
Estou comprando um Maxion 2.8ps da ranger e vem com câmbio eaton fso2405b.
O câmbio da F-1000 é Mazda 5 marcha (M5R1 se não engano)
Minha pergunta é a seguinte ,
Estou na dúvida de montar esse 2.8 com câmbio Mazda o com o Eaton.
Com Mazda deve ter alguma adaptação a relação do volante e da embreagem ?
Se for o Eaton não sei como iria ficar sobre encaixe e velocímetro ?
Qual seria o melhor custo benefício com menos dor de cabeça pra adaptar ? Alguém tem essa experiência ?
Obrigado pela atenção !
Tu podes utilizar o teu câmbio Mazda no 2.8, para isso tu pega a flange que vai entre o bloco e a caixa do teu 2.5 e coloca no 2.8
Eu até poderia te recomendar colocar o Eaton, mas como não sei relação de diferencial, nem o tamanho de pneu do teu carroção, só posso me ater a te informar que na minha Ranger transformei o 2.5 pra 2.8 e coloquei o eaton FSO-2405A.
Quanto a embreagem tu podes fazer o que der na telha! Podes usar o conjunto platô/disco/volante da 2.5 ou 2.8. Só tem de se ligar é na distância da cremalheira do volante para a engrenagem do motor de arranque. Eu particularmente buscaria colocar o conjunto de embreagem da 2.8, pois o volante tem bem mais massa do que o da 2.5 (o que te da mais torque), e o disco tem mais área de fricção.
Quanto ao velocímetro, eu nem sei isso pois na Ranger o sensor é no diferencial. Tem um tópico aqui de um cara fazendo a adaptação da buchada do velocímetro numa caixa dessas pra colocar numa f-1000.
Na Ranger, pra sair de uma Mazda pra uma Eaton, tem de fazer algumas poucas alterações, do tipo, trocar tb a travessa que segura o câmbio no chassi, na F-1000 eu não sei, mas provavelmente tb.
Se vale ou não a pena, bom, diante da tua situação que disse que já está com o Eaton na mão.....o que é um peido pra quem já está cagado né!:lol:
1
2
3
4
5
Mazda
M5R1
3,401
2,048
1,312
1,000
0,791
Eaton
FSO-2405A
4,079
2,289
1,472
1,000
0,725
Eaton
FSO-2405B
4,079
2,289
1,472
1,000
0,809
Sorte aí!
Sds.
Opa Ricardo.
Desculpa da demora mais estou mexendo só agora .
Tive que fazer adaptação no bloco pra poder receber o suporte que é diferente .
Estou montando o 2.8 com volante embreagem câmbio do 2.5. O volante do 2.5 e menos pesado
Vc acha que vai mudar muita coisa ?
A relação de vibração ?de troca de marcha que o rpm deve cair mais rápido ? Vai fritar a embreagem mais ligeiro ?
Obrigado
RicardoFLN
09/12/2025, 11:19
Opa Ricardo.
Desculpa da demora mais estou mexendo só agora .
Tive que fazer adaptação no bloco pra poder receber o suporte que é diferente .
Estou montando o 2.8 com volante embreagem câmbio do 2.5. O volante do 2.5 e menos pesado
Vc acha que vai mudar muita coisa ?
A relação de vibração ?de troca de marcha que o rpm deve cair mais rápido ? Vai fritar a embreagem mais ligeiro ?
Obrigado
Sim, a tendência é desgastar um pouco mais rápido, vendo que a área de fricção do disco da 2.5 é um pouco menor. Mas aí pra isso ser um problema, vai depender de onde e como tu dirige.
O volante de massa maior sempre ajuda. Tu chega a notar em marcha lenta, quando liga o Ar condicionado, como a rotação não se altera com o volante mais pesado.
Sds.
Bom dia.
Finalmente terminei .
Eu resolvi guardar meu câmbio com volante.
Não precisou fazer tantas adaptações.
Tive que furar o bloco pra poder colocar os calços do motor antigo, levar o volante pro torno, e adaptar um mangote que vai do filtro pra turbina , o filtro na F-1000 fica na esquerda e da ranger fica na direita.
Esse poucos cavalos ganhados mudou muito .
Não virou um monstro de potência mais na BR ajuda de mais.
Antes , ultrapassar um 9eixos era um projeto!
Agora está bem mais seguro.
Obrigado pela ajuda .
Eu ficou a disposição se alguém tem dúvidas sobre adaptação.
RicardoFLN
14/01/2026, 13:22
Bom dia.
Finalmente terminei .
Eu resolvi guardar meu câmbio com volante.
Não precisou fazer tantas adaptações.
Tive que furar o bloco pra poder colocar os calços do motor antigo, levar o volante pro torno, e adaptar um mangote que vai do filtro pra turbina , o filtro na F-1000 fica na esquerda e da ranger fica na direita.
Esse poucos cavalos ganhados mudou muito .
Não virou um monstro de potência mais na BR ajuda de mais.
Antes , ultrapassar um 9eixos era um projeto!
Agora está bem mais seguro.
Obrigado pela ajuda .
Eu ficou a disposição se alguém tem dúvidas sobre adaptação.
Show de bola! Esse teu 2.8 está com turbina normal (waste gate) ou com geometria variável (TGV)?
Dependendo de como foi o uso pretérito dele, tem motor pra um bom punhado de km's!
Sds.
Ficou com turbina normal waste gate. Motor vem com aquele estão …
O consumo ficou até melhor que do 2.5. ( a bomba estava bem aberta também)
Mais fiquei bem satisfeito ( fora o preço do motor. 30k 🥲 mais lacrado). Era um motor de gerador que serviu pouco. Agora tô casado com esse carro!
Pretendo talvez mexer lá LDA pra ter mais torque na baixa rotação . Mais vamos ver.
Obrigado Ricardo . Abraço !
RicardoFLN
17/01/2026, 20:12
Ficou com turbina normal waste gate. Motor vem com aquele estão …
O consumo ficou até melhor que do 2.5. ( a bomba estava bem aberta também)
Mais fiquei bem satisfeito ( fora o preço do motor. 30k 🥲 mais lacrado). Era um motor de gerador que serviu pouco. Agora tô casado com esse carro!
Pretendo talvez mexer lá LDA pra ter mais torque na baixa rotação . Mais vamos ver.
Obrigado Ricardo . Abraço !
Se já casou assim, imagina se colocar uma TGV, vai construir uma pirâmide pra ser enterrado junto com a camionete.....kkkk
Abs.
Pedro Sylvestre
18/01/2026, 13:42
Se já casou assim, imagina se colocar uma TGV, vai construir uma pirâmide pra ser enterrado junto com a camionete.....kkkk
Abs.
Boa tarde Ricardo! A TGV é mal vista nas Ranger? Se sim, porque? Pergunto pois penso em colocar na minha.
Não é mal visto . Eu achou que os ganho são bem significativos.
O mal visto é o preço que fica . Não é só tirar e por outra turbina . Tem que mexer no coletor, tubulação , regular de novo a BI … e tem obviamente comprar a TGV.
No final é bem salgado
RicardoFLN
18/01/2026, 15:14
Boa tarde Ricardo! A TGV é mal vista nas Ranger? Se sim, porque? Pergunto pois penso em colocar na minha.
É mal vista?! Não tô sabendo!
Talvez seja por causa dos zé povinho, aqueles mesmo que só sabem falar em abrir a BI.
Tem de ponderar que o mecanismo que aciona as palhetas está do lado quente, ou sujo da turbina. "Imerso" nos gases de escape. Se o cara é um daqueles sem noção que deixa a porra toda fazendo fumaça preta a beça, o sistema vai funcionar mal ou mesmo até trancar logo logo!
Pra tu ter ideia, a minha eu inventei de abrir o mecanismo pra ver como estava com 100.000 km. Me arrependi. Estava com pouca fuligem aderida e ainda quebrei dois parafusos da carcaça quente!:chorandoderir:
Outro ponto é fazer o mecanismo funcionar com certa frequência. Se tu fica andando de boa, corre o risco de nem fazer o mecanismo de atuação das palhetas funcionar. Então só uma pisada com mais vontade já faz a galera se movimentar lá dentro.
Bom, tem é claro a questão de combustível e óleo, que vai influir diretamente na qualidade do que o motor cospe para a turbina.
Eu particularmente uso S-10, que vai resultar em gases de escape com menos fuligem.
Sds.
RicardoFLN
18/01/2026, 15:20
Não é mal visto . Eu achou que os ganho são bem significativos.
O mal visto é o preço que fica . Não é só tirar e por outra turbina . Tem que mexer no coletor, tubulação , regular de novo a BI … e tem obviamente comprar a TGV.
No final é bem salgado
É muito subjetivo. No meu parecer, vale cada centavo. Sair de um veículo que arranca como um 1113 e ir para um que arranca com um Gol 1000 é um ganho extraordinário....rsrs.
Sim, no 2.5 tem mesmo de fazer um mexe mais profundo. No 2.8 que vem com WG pra passar pra TGV talvez a mexeção seja menor, mas não tenho certeza. Eu fui de turbina Mahle (fabricada pela Master Power) e não tenho reclamações dessa turbina, depois dos 175.000 km que já rodei com ela.
Sds.