Conectar

Ver Versão Completa : Saudações aos companheiros

Carlos R Allgayer
21/06/2006, 11:17
Saudações aos colegas

Coloquei pneus 31", e na noite peguei a estrada para uma viagem longa, foi um inferno....vibrou muito após 80km/h e andou no max. 130km/h e ainda reduzindo a todo momento no automático. Na volta voltei os pneus 235/75 e percebi que era cardan.... Alguns inclusive a autorizada, me disseram q o pneu fora do padrão força o cambio e o diferencial. Será q tem sentido ou foi mera coincidência??

Luís Arato
21/06/2006, 16:32
Carlos

Saudações aos colegas

Coloquei pneus 31", e na noite peguei a estrada para uma viagem longa, foi um inferno....vibrou muito após 80km/h e andou no max. 130km/h e ainda reduzindo a todo momento no automático. Na volta voltei os pneus 235/75 e percebi que era cardan.... Alguns inclusive a autorizada, me disseram q o pneu fora do padrão força o cambio e o diferencial. Será q tem sentido ou foi mera coincidência??

Só para ajudar a pensar: se o diâmetro do pneu é maior, para a mesma velocidade do carro, o giro do motor vai ser menor, portanto, menor o torque, o que então pode causar a troca de marchas pelo controle do conjunto motor/transmissão.

Trocando em miúdos, a marcha fica mais "longa", se o giro do motor "vier" a velocidade final será maior, mas sempre haverá menor força. Como na Sport tem aquela tal de embreagem para a última marcha, o motor deve ficar bem fracão, precisando reduzir para alcançar o giro, para manter a velocidade.

Agora, se pensarmos que o carro tem reduzida, 4x4, e é um multipurpose vehicle, não acho que a troca por um pneu um pouco maior, portanto mais pesado, vá causar muita diferença. Acho que depende mais do pé do cherokeiro.

Mas, aguarde que tem gente por aqui com competência para opinar melhor.

Amostardeiro
21/06/2006, 21:09
Saudações aos colegas

Carlos

É possível, talvez não tenha entendido bem, mas me parece que o teu problema foi realmente causado pelos pneus grandes, o raciocínio é mais ou menos assim: quando tu usas pneus maiores do que os originais, o conjunto necessita muito mais torque para movimentar a viatura, por isso tu transforma o cardan no "fusível" do conjunto, ie, o elo fraco da corrente, o motor, o câmbio, o diferencial, etc, aguentam , mas o cardan vai pro KCT, não sei se já viste, alguns de Jeep ficam parecidos com um "parafuso".

Abraço

Carlos R Allgayer
21/06/2006, 23:04
Luis e Antonio,

É meu primeiro dia de fórum, e fico feliz pelo retorno... percebo que encontrei uma nova cachaça...'

faz sentido suas opiniões.....

Busquei hoje a viatura na oficina, e realmente acho que o cardan foi abalado nessa experiência, embora que os mecânicos da mesma discordem e achem q foi mera coicidência.... Inclusive não deu concerto...eu não entendo muito... foi retificado o cardan traseiro, retirado um contrapeso balanceador, mas o braço curto (ñ sei o nome) que liga com a caixa ficou com folga, e a oficina jogou a toalha.

Fiquei duplamente chateado, pq além de perder $ devolvendo os pneus q a tempo desejava, tenho de resolver esse problema do cardan e não sei como.

Amostardeiro
22/06/2006, 10:47
Carlos

Agora melhor informado acho que o problema não foi causado pelos km que tu rodaste com os 31', mas pelo desgaste natural, desbalanceamento, etc, tu já deve ter visto dezenas de Cherokees com pneus 31' ou até 33', o que eu falei é que no uso mais pesado pode acontecer a torção dos cardans.

Abraço

Luís Arato
22/06/2006, 14:38
Concordo, :concordo: , também, acho que o problema não foi causado pelos pneus, mas pelo desbalanceamento do conjunto do cardan.

Lembrando que o Carlos comentou que havia constante redução da marcha, é de se imaginar que o conjunto além de receber mais carga, até pelo maior peso flutuante dos pneus 31", também acabe vibrando mais; então, era mais giro (leia-se mais torque) dum lado, e mais resistência do outro.

O meio da história que era o cardan, já devia ter algum probleminha, que acabou por se revelar. Esse conceito de fusível ilustra bem a situação.

Moral da história: em Cherokee, quem quiser trocar os pneus originais por maiores, deve revisar o conjunto do cardan.

Carlos R Allgayer
22/06/2006, 14:42
Antonio,

Sem querer acabei criando um novo tópico, então tbém enviei mensagem lá p/ "cherokee sport", acho melhor manter nosso contato no fórum que o pessoal já vinha utilizando. inclusive o Wallace tem uma resposta sobre o dimensionamento para o uso do pneu maior....

agradeço a atenção e continuamos nosso contato por lá....ok!?

Abraço