PDA

Ver Versão Completa : Qualidade do Diesel nos USA



RicardoFLN
07/07/2025, 19:17
Pois é pessoal, parece que não é só aqui que a qualidade do Diesel é ruim! Os Estados Unidos também não está livre de contaminação do diesel. Como pode se ver no vídeo abaixo do Lake Speed Jr., que me parece uma boa fonte quando o assunto é tribologia (que por sinal não é o assunto do vídeo...rsrs)

https://www.youtube.com/watch?v=SgpsAC1LcMQ

Esses dias dei de cara com a Resolução da ANP n. 968 de 30/04/2024, e dela destaco o Artigo 21.Art. 21. Os agentes econômicos autorizados pela ANP que comercializam ou movimentam os óleos diesel A, B e C devem realizar, no mínimo, uma vez por semana, a drenagem do fundo dos tanques destinados ao armazenamento desses produtos, conforme o caso:
I - tanque de óleo diesel A ou C: produtor de óleo diesel A ou C e distribuidor de combustíveis líquidos; e
II - tanque de óleo diesel B: distribuidor de combustíveis líquidos, transportador-revendedor-retalhista e posto de revenda de combustíveis.
§ 1º No caso dos postos de revenda de combustíveis, a periodicidade de que trata o caput poderá ser ampliada para quinze dias, devendo, nesse caso, ser realizada diariamente a medição do nível de água nos tanques.
§ 2º Caso, na medição diária de que trata o § 1º, seja identificada presença de água livre, deverá ser realizada imediatamente a drenagem do fundo do tanque.
§ 3º Uma amostra de cada produto armazenado, coletada do dreno do fundo de cada tanque, deve ser avaliada visualmente com relação à presença de água livre, partículas sólidas e impurezas, após a drenagem periódica a que se referem o caput e o § 1º.
§ 4º Caso seja detectada a presença de água livre, partículas sólidas e impurezas, que não sejam possíveis eliminar no processo de drenagem, o agente regulado deverá efetuar a limpeza dos tanques.
§ 5º As drenagens dos fundos dos tanques, as avaliações dos produtos e eventuais limpezas de tanque devem ser objeto de registro assinado por funcionário responsável pela realização desses procedimentos e mantido à disposição da ANP pelo prazo de um ano, contado a partir da data do registro.

Alguém aí já perguntou no seu "posto de confiança" se eles seguem a risca a resolução?

Sds.

sm4rco
08/07/2025, 07:30
Caramba! Nem os gringos conseguem escapar do problema :-?

Bigsd
08/07/2025, 11:16
Simples, as caminhonetes que dão problemas só não abastecer aqui e nos EUA :mrgreen:
Os fabricantes vão ter que resolver isso urgente. Tem muitas picapes novas e mais velhas estourando motores. Não tem o que fazer, é se adaptar à situação, porque daqui para pior.

RicardoFLN
08/07/2025, 13:26
Simples, as caminhonetes que dão problemas só não abastecer aqui e nos EUA :mrgreen:
Os fabricantes vão ter que resolver isso urgente. Tem muitas picapes novas e mais velhas estourando motores. Não tem o que fazer, é se adaptar à situação, porque daqui para pior.

A questão é que os fabricantes estão sim resolvendo o problema, o deles, claro! Ter de manter a lucratividade com uma legislação ambiental idiota, que vai nos salvar do cataclisma (sqn!), somado a consumidores que querem cada vez mais potência, e mais potência.....realmente,tem tudo pra cada vez ficar pior!
Vamos ter de redefinir o que é "abastecer em postos de confiança".....rsrs

Sds.

Samuel Dias
11/07/2025, 13:20
A questão é que os fabricantes estão sim resolvendo o problema, o deles, claro! Ter de manter a lucratividade com uma legislação ambiental idiota, que vai nos salvar do cataclisma (sqn!), somado a consumidores que querem cada vez mais potência, e mais potência.....realmente,tem tudo pra cada vez ficar pior!
Vamos ter de redefinir o que é "abastecer em postos de confiança".....rsrs

Sds.


É por aí mesmo, o consumidor se contenta com tudo e os fabricantes deitam e rolam. Motores estão estourando, filtros e bicos entupindo, e tem gente que sorri feliz, paga caro e ainda comemora.
O consumidor precisa reagir e parar de ser manso.

Bigsd
14/07/2025, 16:42
A questão é que os fabricantes estão sim resolvendo o problema, o deles, claro!

:lol:
é isso mesmo