PDA

Ver Versão Completa : Aperto da tampa do cárter

Rodrigo Galego
04/07/2025, 12:56
Bom dia amigos.
Recentemente fiz a remoção e limpeza do cárter do meu BF161. Estava com muita borra.
Após uma boa limpeza fiz a montagem com uma junta nova.
Como não tenho torquímetro fiz o aperto na mão. Fiz o aperto em cruz partindo do centro do cárter para as pontas. Não apertei muito, apenas encostei todos e depois fiz um aperto leve.
Depois da primeira volta com o Jeep notei alguns pingos. Verifiquei os parafusos e estavam todos soltos.
Reapertei todos e depois de outra volta com o Jeep voltou a pingar.
Novamente os parafusos estavam soltos.
Isto é normal ? A junta vai cedendo com o tempo ? Devo continuar apertando até que pare de afrouxar ?
Obrigado

Aristides Jr
05/07/2025, 11:57
Olá pessoal!
Também espero as opiniões de quem já teve sucesso nesta empreita.
Tenho dúvidas sobre este assunto, já fiz isso umas 15 vezes e nunca consegui zerar o vazamento, sempre aparecem gotas nos parafusos, fazia reaperto, usei veda rosca nos parafusos, arruelas lisa... juntas com cola diesel...
Teve vez que desmontei e não tinha a junta na mão utilizei o silicone, foi bom! Continuei utilizando, inicialmente o comum, depois o de alta temperatura.
Foi o que deu melhor resultado, sem junta só no silicone.
Próxima tentativa penso em utilizar, junta nova original de cortiça, combinada com silicone.
Gostaria de saber se existe talvez uma técnica, algum truque, ou maneira de aplicar que faça a diferença.
Quem já fez???? e que resultado conseguiu?

Rodrigo Galego
06/07/2025, 09:29
Fiz o segundo reaperto e espero fazer mais alguns até o assentamento da junta.
Mas a pingadeira está brava.
No meu caso também está nos parafusos próximo ao câmbio.
Coloquei aquele silicone de junta de motores diesel mas só entre a tampa e a junta (mais para posicionar ela do que para evitar vazamentos).
Queria saber se alguém passou por isso, quantos reapertos fez e se o problema cessou.