Conectar

Ver Versão Completa : Cortar lataria, SPOA ou calços de lataria? Qual devo fazer?

luis_madureira
20/06/2006, 12:08
Fala galera.

Estou na duvida entre esses servicos.
Um deles vou que fazer, ja li e reli muitos topicos. Mas nao cheguei a conclusao nenhuma.

Como voces podem ver na foto, o pneu esta pegando na lataria nessas partes quando estou fazendo trilhas, internamente eu coloquei espacador de 3cm e resolveu o problema.

Gostaria de saber qual vcs acham a melhor opcao pra mim.

Bom, to perdidao! haha

Abracos
Luis

hpnardino
20/06/2006, 12:43
1 - Cortar a lataria :shock: :shock: ? Essa não dá né.
2 - A melhor opção porem mais cara, e possibilitará uso de pneus maiores no futuro.
3 - A opção mais barata e rapida de se resolver o problema.

A qual das duas opções? Você deve ter em mente quanto pretende gastar, e se pretende usar pneus maiores no futuro.
Particularmente se eu tivesse dim dim faria spoa :concordo: e quem sabe até uns calcinho maiores. :dance:

Ronaldo B.
20/06/2006, 12:57
Não adianta fazer SPOA ou colocar calços na carroceria se as molas estiverem ruins.

Qual medida de pneus que vc está usando e como estão as molas ????

As rodas poderiam ser substituídas por um jogo com offset -25, melhoraria o problema de raspar internamente no paralama.

[]´s

luis_madureira
20/06/2006, 13:29
Ronaldo e Hpnardino eu to usando pneus 265/75/R16 da 3k
Internamente nao pega mais, nem na trilha.

Trocar para pneus maiores eu nao vou, acabei de comprar esses! hehe
As molas sao as originais ainda, eu mandei recentemente arquear, eh velha... nao sei quanto tempo dura!

Dim dim eu tenho separado para essa modificacao, entao tranquilo!

Calcos teriam que ser 2 polegadas e 1/2 ?

Obrigado

Ronaldo B.
20/06/2006, 14:25
Prá ficar tranquilo com essa medida de pneus, eu só faria SPOA, mas se preferir gastar menos e prá quebrar o galho e não pegar tanto, coloca uns calços de 2 polegas no máximo, eu não confio em calço com mais que isso.

Mesmo fazendo SPOA, se as molas já estiverem muito cansadas, é bom já ir se preparando prá trocar, porque mais cedo ou mais tarde vai acabar quebrando alguma mola e arquear molas já gastas e principalmente se já tiver alguma que esteja mais fina pelo desgaste não vale a pena.

Talvez a melhor solução fosse primeiro trocar as molas, já vai ganhar um pouco mais de altura e firmeza na suspensão, com isso os pneus não vão pegar tanto na lataria e com calços de 2 polegadas, talvez nem peguem.

Só mais um detalhe, você usa o seu CJ só prá fazer trilha ou roda muito com ele no asfalto ?? Se rodar muito no asfalto, vale a pena pensar duas vezes antes de fazer SPOA, se for só prá trilha, sem problemas.

[]´s

p.peleje
20/06/2006, 14:25
Se fosse meu cortaria os paralamas.

Comigo aconteceu a mesma coisa, com os meus 3k, cortei os paralamas e coloquei calços de carroceria de 6 cm, com parafusos de aço inox passante de 12mm. Os calços fiz da seguinte maneira, dois pedaços de tarugo de borracha de 1cm de altura cada, sendo um encima e outro embaixo e no meio dos dois de boracha usei PU com 4cm. Os problemas acabaram depois disso.

[]s

Peleje

José Augusto
20/06/2006, 14:45
Manda num funileiro e pede para ele acertar a geometria dos paralamas, alem disso um calço de 2" 1/2" deve resolver, tiro por base meu CJ, com pneus 35", não quiz fazer SPOA pois está com os eixos originais, levantei a carroceria cerca de 13.5 cm (11 cm substituindo os suportes anteriores por novos suportes e 1 pol em novos calços), alem disso tive que "acertar" o paralama traseiro.

luis_madureira
20/06/2006, 15:26
Só mais um detalhe, você usa o seu CJ só prá fazer trilha ou roda muito com ele no asfalto ?? Se rodar muito no asfalto, vale a pena pensar duas vezes antes de fazer SPOA, se for só prá trilha, sem problemas.

Eu uso ele apenas nos finais de semana, uso bastante na cidade, e no domingo saio com meus amigos fazer uma bagunca pelos canaviais da regiao!

To achando que vou imprimir todas essas dicas e deixar o mecanico decidir (ele eh de confianca, mas tbm nao eh dos melhores. hehe)

Achei esse calco na donatti http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=531729

Ronaldo B.
20/06/2006, 16:03
Esse calços da Donatti são de boa qualidade, apesar de um pouco caros.
Se fosse para uso em trilhas médias ou pesadas eu faria SPOA, mas pelo uso que você faz, eu trocaria as molas e colocaria os calços, no final o custo pode sair um pouco maior mas o resultado, para o sue uso, será melhor que SPOA, mexeria em menos coisas, o que implicaria em menor probabilidade de problemas futuros e não perderia muito em estabilidade, uma vez que você faz uso do CJ no asfalto.

Resumindo, coloca os calços, troca as molas e tá resolvido o problema... :concordo:

[]´s

luis_madureira
20/06/2006, 16:11
Valeu Ronaldo!
To quase indo pros calcos.

Ultima pergunta, meu mecanico falou que se eu fizer o SPOA ele so vai ter que esticar o cardan... pareceu ser tranquilo fazer!

Marcelo
20/06/2006, 16:16
...meu mecanico falou que se eu fizer o SPOA ele so vai ter que esticar o cardan... pareceu ser tranquilo fazer!
Luis,

Depois desse depoimento, eu não faria esse tipo de serviço com esse mecânico. :pensativo:
Faz uma pesquisa mais detalhada sobre SPOA e verá que isso é "gambiarra" ou falta de conhecimento no assunto.

[s] pesquisados,

p.peleje
20/06/2006, 16:18
[quote=luis_madeira.]
Achei esse calco na donatti http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=531729

Muito caro, faça vc mesmo! Compre 2 tarugos de PU de 2" de largura e corte na altura que vc acha conveniente para vc. Para ficar melhor, coloque mais um calço de borracha, como se fosse uma arroela, entre a cabeça do parafuso e o assoalho do jeep, isso diminui a possibilidade de trincas.

[]s

Peleje

luis_madureira
20/06/2006, 16:19
hehehe exatamente Marcelo!!! Esse foi o meu medo!!!!

Eu ja li e reli varios topicos, tem um monte de coisas, so que eu nao entendo nada!!!

Beto Lacerda
20/06/2006, 16:23
meu mecanico falou que se eu fizer o SPOA ele so vai ter que esticar o cardan... pareceu ser tranquilo fazer!

:discordo:
vai ter que girar a bolota do diferencial dianteiro , vai ter que reposicionar os amortecedores , vai ter que colocar alargadores de roda ou trocar os eixos p/ não ficar muito instavel , vai ter que trocar o flexivel de freio que liga do chassis ao eixo , e vai ter que mexer nos 2 cardãns ..
isso p/ um spoa basico ...
[]'s

Ronaldo B.
20/06/2006, 16:31
Concordo com todas as opiniões acima... :concordo:

Por isso que eu falei:

pelo uso que você faz, eu trocaria as molas e colocaria os calços, no final o custo pode sair um pouco maior mas o resultado, para o sue uso, será melhor que SPOA, mexeria em menos coisas, o que implicaria em menor probabilidade de problemas futuros

Fazer SPOA não é dificil, fazer SPOA bem feito já é outra história, isso pouco fazem. :concordo:

[]´s

luis_madureira
20/06/2006, 16:35
[quote]vai ter que girar a bolota do diferencial dianteiro , vai ter que reposicionar os amortecedores , vai ter que colocar alargadores de roda ou trocar os eixos p/ não ficar muito instavel , vai ter que trocar o flexivel de freio que liga do chassis ao eixo , e vai ter que mexer nos 2 cardãns ..
isso p/ um spoa basico ...
[]'s

Bom Beto, se isso ja for seguro, e da pra usar tranquilo eu volto a pensar em fazer SPOA.
Alargadores eu ja tenho, imagino que eh o mais caro!

Beto Lacerda
20/06/2006, 16:58
luis_madureira, isso ae .. o ideal é trocar os eixos por de rural ou f-75 mas alargadores e rodas com offset bem negativo ja ajudam ..
pesquise por SPOA é um dos assuntos mais discutidos do forum ...
qdo bem feito é só alegria
[]'s

Furdunço
20/06/2006, 17:40
Fala negada !!!

Meu mecanico é o mesmo que o dele, e ele também me disse que não tem segredo..... E agora ??? Eu vou fazer SPOA lá com ele, só fazemos trilha, o Luis disse que anda no asfalto mas nem anda muito não, é mais na terra mesmo, meu medo é quando pegar uma estradinha....... O jeep pra nós é um brinquedo, e se machucar numa bobeira é um absurdo..... Será que é muito perigoso fazer SPOA com um mecanico bom, mas que não é um gênio ????

Sergio Rocha
20/06/2006, 17:48
luis_madureira, isso ae .. o ideal é trocar os eixos por de rural ou f-75 mas alargadores e rodas com offset bem negativo ja ajudam ..
pesquise por SPOA é um dos assuntos mais discutidos do forum ...
qdo bem feito é só alegria
[]'s

O Bill Parou de dar aula sobre SPOA ?

[]' :mrgreen:

regis
20/06/2006, 18:00
PARA.....

K7 .. olha o tamanho do pneu .... 265/75/R16 ... isso dá 32".....

SPOA só se vc quiser usar pneus 35" ou mais.... senão não compensa..... tá .. ganha um pouco mais de articulação, mas não é isso que vc tá querendo pelo que eu entenda.

Calços de carroceria para livrar um pouco talves seria uma boa.

Se fosse meu eu não pensaria 2x em acertar a lata.... pra mim é muito melhor que qualquer calço da vida .... mas olhando a foto, eu acho que vc poderia ter problemas para acertar a lata com a parede corta fogo (pedais de embreagem/freio) e com o a parte de tras do banco do motorista, pois ele encosta na caixa de roda.....

A solução que eu estou vendo ser melhor é calço mesmo (infelizmente)...

Se vc ainda quiser spoa, mede o teu jeep, pensa que ele vai levantar umas 7" pelo menos..... vê se não vai ficar parecendo pouco pneu para muito jeep .....

Acho que é altura demais, e isso eleva centro de gravidade, sem contar com implicações na direção (caso não seja bem feito)

[]s

José Augusto
20/06/2006, 18:38
K7 .. olha o tamanho do pneu .... 265/75/R16 ... isso dá 32".....

SPOA só se vc quiser usar pneus 35" ou mais.... senão não compensa..... tá .. ganha um pouco mais de articulação, mas não é isso que vc tá querendo pelo que eu entenda.

X2 :mrgreen:

luis_madureira
20/06/2006, 19:11
Quanto a questao de andar no asfalto, eu acho dificil capotar... o cara tem que ser braço de entrar em uma curva rápido com um jeep!!!
Eu ando em uma média ded 60km/h, acho que é tranquilo!!!

Sou piloto! hehe

Furdunço
20/06/2006, 20:16
Ó o Furdunço ali atrás !!!!

hpnardino
20/06/2006, 21:16
Cara você ainda esta pensando em cortar a lataria :parede: :parede:
esquece :discordo: faz isso.
Já que você não esta pensando em pneus maiores, coloca uns calços, e uns jumelos maiores, se as molas estiverem ruins, troca.
Mas por favor não assassina a carroceria do seu jeep.

José Augusto
21/06/2006, 00:34
luis_madureira, se cortar deste jeito como postou concordo com o hpnardino fica feio, no meu CJ5 mantive o formato anterior, só aumentei o tamanho. Na frente com os calços acredito que seu pneu ficará com o funcionamento parecido com o meu, verifique pela foto em anexo, como o pneu sobe e entra no paralama, detalhe, a roda é tala 10"(offset -44), pneus 35" e espaçadores de 15 mm para as pinças não pegarem nas rodas, e mesmo assim o pneu não pega nos paralamas.

felipe kowalski
21/06/2006, 11:41
desculpe a pergunta besta mas.......alguem pode me dizer o que significa SPOA???? sempre tão falando disso no forum e eu nunca sei o que é.......

Abraços
Felipe Kowalski

Beto Lacerda
21/06/2006, 11:50
felipe kowalski, SPOA = SPrings Over Axle que traduzindo é molas sobre o eixo ...
o nome ja diz o que é ..
p/ saber pq pesquise que tem muuuuuuuuuuuuuita coisa sobre spoa no ofrum .. inclusive o que é ..
[]'s

regis
21/06/2006, 11:57
Felipe..

Para saber o que é SPOA vc tem algumas soluções:

1- Pergunta pro Bill que ele terá muito prazer e será extremamente atencioso para te explicar

2- use a pesquisa.

Elmer_Jeep
21/06/2006, 12:08
coloca uns calços, e uns jumelos maiores, se as molas estiverem ruins, troca.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=56180&d=1150842138

a solução aí vai ser os calços de carroceria, feixes novos e jumelos de tamanho original.

Pela foto nota-se o famoso "jumelo alto" e a fadiga que ele causa aos feixes está bem visível também :parede:

Beto Lacerda
21/06/2006, 12:17
Pela foto nota-se o famoso "jumelo alto" e a fadiga que ele causa aos feixes está bem visível também

jumelão = problemas .. sempre ...
[]'s

hpnardino
21/06/2006, 12:18
Opá é mesmo Elmer o cara já esta com jumelos alto.

Pela foto nota-se o famoso "jumelo alto" e a fadiga que ele causa aos feixes está bem visível também

Mas me diga porque jumelos altos causão fadigas nas molas?

Elmer_Jeep
21/06/2006, 12:48
ai meu Deus :roll: ainda tem gente inocente nesse fórum. :roll:

to de saida pro almoço, se der tempo a tarde eu respondo.

[]'s

Ronaldo B.
21/06/2006, 13:30
to de saida pro almoço, se der tempo a tarde eu respondo.

Foi pesquisar ?????? :pensativo: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

[]´s

felipe kowalski
21/06/2006, 14:38
mas jumelão causa problemas para os feixes de molas?? porque???

Abraços
Felipe Kowalski

luis_madureira
21/06/2006, 14:43
Nossa, essa do Jumelao pra mim eh novidade tbm!!! haha que mierda!

VENDO JUMELOS!!!

felipe kowalski
21/06/2006, 14:54
é mas acho que ninguem sabe que acaba dando problemas no feixe, pois na fenajeep, esses jumeloes tava vendendo mais que a cerveja na arquibancada.... :lol:

Abraço
Felipe Kowalski

Elmer_Jeep
21/06/2006, 15:43
Foi pesquisar ??????

Fui almoçar mesmo, agora que cheguei de volta fui dar uma pesquisadinha, foi só digitar JUMELÃO e encontrei esse topico de cara. Completíssimo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3580

Esse aqui tem ótimas dicas tambem.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1348

Boa leitura

luis_madureira
21/06/2006, 16:06
Entendido sobre o Jumelao, ja li tudo.
Uma pergunta agora

Se eu tirar o jumelao, e colocar o calco de 2 polegadas nao vai ficar elas por elas?

Elmer_Jeep
21/06/2006, 16:09
vai

p.peleje
21/06/2006, 16:24
Cara você ainda esta pensando em cortar a lataria :parede: :parede:
esquece :discordo: faz isso.
Já que você não esta pensando em pneus maiores, coloca uns calços, e uns jumelos maiores, se as molas estiverem ruins, troca.

Prefere não cortar a lata, mas prefere colocar jumelo grande? Isso sim é :parede:

[]s

Peleje

Otávio Luiz
21/06/2006, 16:29
é mas acho que ninguem sabe que acaba dando problemas no feixe, pois na fenajeep, esses jumeloes tava vendendo mais que a cerveja na arquibancada.... :lol:

É que na Fenajeep só tinha Nova Schin... :mrgreen:

p.peleje
21/06/2006, 16:30
Entendido sobre o Jumelao, ja li tudo.
Uma pergunta agora

Se eu tirar o jumelao, e colocar o calco de 2 polegadas nao vai ficar elas por elas?

Sim, porém vc vai eliminar um erro; o jumelo grande.
Seu pneu raspa pq seus feixes estão cansados e pq o pneu realmente é grande pra caber nos paralamas com o desenho original.

Comigo aconteceu a mesma coisa, minhas molas não estão cansadas e meu calço tem 6cm de altura, o que eu fiz? cortei os paralamas dianteiros, pq no traseiro depois que aumentei os calços parou de raspar.

[]s

peleje

Beto Lacerda
21/06/2006, 16:32

não .. jumelão aumenta da distancia do penu p/ carroceria em metade do aumento em relação ao original ou seja jumelão em media é 2" maior que o original então ganha altura de 1"
na verdade se vc tirar o jumelão e colocar calço de 2" vai ganhar um jipe melhor e 1" mais alto
[]'s

billj
21/06/2006, 16:33
Foi pesquisar ??????

Fui almoçar mesmo, agora que cheguei de volta fui dar uma pesquisadinha, foi só digitar JUMELÃO e encontrei esse topico de cara. Completíssimo:

Boa leitura

Caraio........... Os MDI deixaram passar aquilo que escrevi há 02 anos???............. :mrgreen:

p.peleje
21/06/2006, 16:36

Abraço
Felipe Kowalski

claro!!! tem gente que compra pq acha bonito deixar o jeep mais alto!!!

Porém ele só fica mais alto, nenhum benefício extra, e ainda como disseram ai vai f@d3nd0 os feixe.

Jumelo alto só serve para alterar a geomteria da suspensão.

[]s

Beto Lacerda
21/06/2006, 16:38
Caraio........... Os MDI deixaram passar aquilo que escrevi há 02 anos???.............

ja te mandaram AM hj ?? se não VAM !!
essa historia do david augusto era otima hahahahah
deixaram passar pq não tinha nada de mais .. agora vc precisa criar caso ??
[]'s

regis
21/06/2006, 16:45
Para de falar que tá raspando porque a mola tá cansada....

Isso non ecziste :lol:

Se a suspensão estiver bem dimensionada, o que deve limitar o curso de suspensão não é o arqueamento da mola e nem a "idade" dela ou a fadiga que ela sofreu, mas sim um batente de suspensão.......

No caso dele o body lift resolve o problema..... não precisa trocar molas, a não ser que elas não estejam cumprindo com a função delas

p.peleje
21/06/2006, 17:08

Se a suspensão estiver bem dimensionada, o que deve limitar o curso de suspensão não é o arqueamento da mola e nem a "idade" dela ou a fadiga que ela sofreu, mas sim um batente de suspensão.......

No caso dele o body lift resolve o problema..... não precisa trocar molas, a não ser que elas não estejam cumprindo com a função delas

Régis,

concordo que o pneu só vai raspar qdo a suspensão trabalhar e se a mesma não tiver um batente, ou se o espaço no paralama for insuficiente :concordo: Porém olhe as fotos dele, o jeep dele parado está arriadão. Ou seja mola cansada!!!! :concordo:

[]s

Peleje

Ronaldo B.
21/06/2006, 17:40
Foi pesquisar ??????

Esse aqui tem ótimas dicas tambem.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1348

Boa leitura

Elmer,

Dá muito trabalho ler tudo isso, num dá prá você fazer um resumo e postar só as partes mais importantes ???? :pensativo: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

Ronaldo B.
21/06/2006, 17:51

Mais um problema, ma maioria das vezes o pessoal troca jumelo, molas, coloca calço, mas o batente, quase ninguém lembra de ver se com todas essas mudanças ele ainda continua exercendo o seu papel, muitas vezes nem tem mais batente. :parede:

Mas que tá na hora de trocar as molas desse CJ , isso não dá prá negar. :concordo:

[]´s

Elmer_Jeep
21/06/2006, 17:59
Ronaldo B., cara é mais fácil eu falar VSF :mrgreen:

O tópico é pros novatos, vc já é veterano, já passou dessa fase de jumelão, agora está no articulado e futuramente vai pros revolver :wink:

1 abraço.

regis
21/06/2006, 19:04

Régis,

concordo que o pneu só vai raspar qdo a suspensão trabalhar e se a mesma não tiver um batente, ou se o espaço no paralama for insuficiente :concordo: Porém olhe as fotos dele, o jeep dele parado está arriadão. Ou seja mola cansada!!!! :concordo:

[]s

Peleje

Peleje,

Que as molas estão cansadas eu concordo, mas que a troca delas resolve o problema eu não concordo......

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa :mrgreen:

A troca das molas não deve ser considerada como um "limitador" de suspensão, mas eu estou falando aqui algo que vc ja sabe.....

A pergunta dele foi com relação ao pneu raspar no paralamas... para isso a solução dele (mais recomendada) seria mesmo o body lift, independentemente da troca das molas... :concordo:

[]s

p.peleje
21/06/2006, 19:10

Régis,

[]s

Peleje

Peleje,

Que as molas estão cansadas eu concordo, mas que a troca delas resolve o problema eu não concordo......

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa :mrgreen:

A troca das molas não deve ser considerada como um "limitador" de suspensão, mas eu estou falando aqui algo que vc ja sabe.....

A pergunta dele foi com relação ao pneu raspar no paralamas... para isso a solução dele (mais recomendada) seria mesmo o body lift, independentemente da troca das molas... :concordo:

[]s

:concordo: !

Inclusive sobre os calços eu já havia dito!!!

[]s

Peleje

hpnardino
21/06/2006, 19:31
Prefere não cortar a lata, mas prefere colocar jumelo grande? Isso sim é

Peleje, prefiro não cortar a lataria, tenho pavor desse tipo de coisa, como já disse acho um assassinato.
Quanto aos jumelos, não falei para colocar os troços com 15 cm, comos os caras falaram nos tópicos lá de cima que o Elmer indicou, os meus tem 10 cm, quando comprei já estava assim, mas é bem firme no asfalto e tranquilo andar na cidade. Agora esse negocio de ser meio durinho nas buracos é verdade, e o curso achei que ficasse maior, mas pelos relatos, :pensativo: deve ser impresão.

Pedro Freitas
21/06/2006, 19:49
qual o melhor jumelo para se adaptar junto com spoa?

já coloquei esses jumelao para servir de apoio de papel na minha mesa.
Ah.. outro está sendo utilizado para segurar a porta.

e ainda tem gente que fala que eles não servem pra nada. oras. :wink:

[]'s

Beto Lacerda
21/06/2006, 19:54
qual o melhor jumelo para se adaptar junto com spoa?

o original , ou se vai radicalizar emso os articulados ou revolvers
[]'s

Pedro Freitas
21/06/2006, 23:41
Beto Lacerda,

vou contar uma história verídica, estive fazendo soa na minha viatura, li trilhões de páginas sobre isso aqui no fórum..

então vamos lá.
era uma vez uma viatura original... (na verdade deveria estar contando isso na Frota 4x4, que até agora nao tive tempo de fazer).

Depois de milhoes de mp's para o bill perguntando,
"o que é SPOA bill?" :twisted:

resolvi colocar a mão na massa.

a maior dificuldade que vi foi encontrar um high-steer (nao axei, nao fiz) e fazer um sistema de direção confiável.
Aumentar cardã.. trocar os berços do diferencial.. soldas e soldas... isso não foi o grande problema.

no final acabei desistindo e voltei a viatura para o original. "BURRO" (eita falta de pasciencia, foi escutar conversa fiada dos outros e acabou desistindo de fazer) :parede::parede:

só quando vc começa que vai surgindo vários fatores que vão te amolando...

bem estou com a viatura original novamente, agora resolvi concluir o SPOA definitivamente. Não desisti.
acontece alguns problemas... vamos la

Pergunto
:?:

:arrow: qual a melhor opção de jumelos se tratando de diferenciais e molas originais? articulados ou revolvers?
:arrow: aonde eu posso encontrar a famosa "lingueta" ou o high-steer? (alguem ai tem pra vender?)
:arrow: Quanto aos armotecedores?

Especificações da viatura:
diferenciais originais, off-set negativo nas rodas, calços de 1/2 polegada, pneus 34" (não raspando no chassis, mas pega no para-lama dianteiro quando inclina), molas originais.

só uso ele pra trilha, nao quero inventar muita moda, quero uma boa articulação.

prefiro que falem assim: "melhor nao fazer" do que eu fazer algo errado que eu vá me arrepender depois. :roll:

[]'s querendo apoio dos spoados.

José Augusto
22/06/2006, 00:46
Pedro Freitas, seu jeep está com eixos originais, vai ficar mais instável pois vc vai subir o centro de gravidade em 13 cm, sem aumentar a bitola, o limite na inclinação lateral será menor. Antes de fazer vc já andou em um CJ5 SPOAdo com eixos originais?

Acredito que o divisor são os 35", pois existem uns CJ's SPOAdos e outros não.

Tenho um CJ5 com 35" eixos originais SPUA e uma Rural com 37" com SPOA.

CJ com SPOA para ficar bom tem que ter eixos mais largos.

SPOA bem feito é trabalhoso, requer muito cuidado e um bom planejamento, pois altera-se muita coisa, os esforços na suspensão serão maiores se os feixes não estiverem bons é a hora de corrigir, alteram-se o tamanho e os angulos dos cardãns, raramente se vê um sistema de direção com "lingueta" bem resolvida, a sequencia na execução é importante para não ter que refazer serviço, girar o diferencial dianteiro e manter o caster, os flexiveis do sistema de freios tem que ser maiores, amortecedores serão menores se ficarem presos nas sapata, são muitos detalhes.

Agora se bem feito com bastante critério sem gambi's o resultado é muito bom, o veículo fica com aspecto mais "limpo" em baixo, no entre eixos vc percebe que não é qualquer "king" que vai segurar, melhora os angulos de ataque e fuga.

edwint
22/06/2006, 09:21
se fosse eu espoava....

luis_madureira
22/06/2006, 09:41
P.peleje, voce nao tem uma foto do seu jeep. Queria ver como voce fez o corte!

Eu nao gosto muito o aspecto magrelo que o jeep fica! De magrelo chega eu!!! haha

Abracos

Beto Lacerda
22/06/2006, 10:30
Pedro Freitas, o José Augusto, disse quase tudo ...
acrecento que a lingueta e seus devidos reforsos ( o melhor que conseguimos fazer até então ) tem p/ vender pronta na garra 4x4 , fala com o Rodrigo pede a lingueta p/ fazer high steer p/ spoa ele vai saber te vender a certa , pede a curva pois essa mantem o angulo de ackerman original , as antigas são retas e alteram o angulo de ackerman prejudicando as manobras .
para molas originais comece com os jumelos originais do cj mesmo , depois vc experimenta revolvers se julgar nescessario , porem eu não gastaria em jumelos revolvers para o feixe original , ja partiria p/ uns de toy , feixes de toy e spoa é uma boa combinação pois o jeep não fica tão mais alto devido a menor espessura do feixe .
a mior dificuldade de fazer spoa é memso girar o munhão p/ corrigir o caster qdo se aponta o focinho p/ tcase , o resto é só ter boa vontade que vc faz .
sobre os flexiveis no cj é facil de substituir pois são apenas 2 e no centro do eixo , de samuca que é mais chato pois são 2 na frente direto nas pinças ...
só discordo do José no ponto dos amortecedores .. qto maiores vc conseguir melhor o resultado , os de ranger tem se mostrado a melhor opção nacional , mas tem que refazer os suportes , coisa simples basicamente soldar , mas p/ descobrir o ponto dos suportes vc vai ter que articular a susp totalmente , uma rampa ajuda em muito
[]'s

luis_madureira
22/06/2006, 10:47
Valeu pelas milhoes de dicas, estou fazendo um resumao para imprimir pro meu mecanico! hehe

Cotei os feixes com o Josewal
O feixe de mola dianteiro do CJ5 custa R$ 315,00 e o traseiro custa R$ 284,00 cada peça.
Molas do toyota, que acompanha os jumelos, suportes, chapas e grampos. Custa R$ 1500,00 o jogo com os feixes.

Beto Lacerda
22/06/2006, 11:00
O feixe de mola dianteiro do CJ5 custa R$ 315,00 e o traseiro custa R$ 284,00 cada peça.

ou seja sai 1.198 os 4 feixes originais novos ou 1500 kit toyota ?? po 300 pilas num tem nem o que pensar .. fora que aqui no forum ja tem o garra oferecendo por 1380 se não me engano o kit e a Rock4 ta p/ lançar os kits dela ainda mais em conta ...
não ta valendo a pena feixes originais mais não .. só p/ colecionador mesmos ...
o problema que feixes de mola são vendidos a Kg , e os feixes originais tem muitas laminas e são pesadissimos
[]'s

p.peleje
22/06/2006, 11:14
P.peleje, voce nao tem uma foto do seu jeep. Queria ver como voce fez o corte!

Eu nao gosto muito o aspecto magrelo que o jeep fica! De magrelo chega eu!!! haha

Abracos

Seguinte fiz esse trampo a menos de 1 mês, nem fiz foto, mas posso fazer no final de semana. O único do fórum que já viu como cortei foi o Proença, mas fiz como todos fazem, o paralama dianteiro eu arrancei aquela borda, que faz a curva pra baixo e a borda da frente, como perdeu o reforço, eu comprei chapa chata de ferro e reforcei por baixo, pode subir no paralama que ele não dobra.

[]s

Peleje

José Augusto
22/06/2006, 11:18
só discordo do José no ponto dos amortecedores .. qto maiores vc conseguir melhor o resultado

Concordo Beto, foi falha minha (tinha esquecido em 2002, na primeira SPOAda eu ainda estava com os feixes originais e por isto mantive o apoio nas sapatas usando amortecedores "emprestados" pouco menores), ficou razoável, mas em seguida após substituir os feixes (aproximadamente 40 cm maiores) comprei os suportes originais da band para a diânteira da rural (eles elevam o pino do amortecedor 25 cm acima da posição original), na traseira (mantive o que foi feito na primeira SPOAda) para ganhar mais curso o amortecedor teve que ficar com um angulo ainda mais acentuado, ficou razoável (não gostei e estou alterando), hoje como tenho os calços em coxins de volvo (6 cm, os calços antigos estavam detonados, tinham menos de 1 cm), retirei a caixa de rodas e subi o piso um pouco, aí ganhei outros 4 cm vou ver se corrijo em parte este problema subindo o pino. :mrgreen:

p.peleje
22/06/2006, 11:51
Luiz,

uma foto apenas pra demonstrar como recortei.

veja se ajuda.

[]s

peleje

luis_madureira
22/06/2006, 11:57
Eh... foi como eu pensei mesmo!!!
Duro que eu acho que fica muito magrelao!!!
Mas fazer oq ne? Funciona....
E na parte de tras? foi como eu simulei?

Valeu mesmo!

Abracos

luis_madureira
22/06/2006, 12:01

ou seja sai 1.198 os 4 feixes originais novos ou 1500 kit toyota ?? po 300 pilas num tem nem o que pensar .. fora que aqui no forum ja tem o garra oferecendo por 1380 se não me engano o kit e a Rock4 ta p/ lançar os kits dela ainda mais em conta ...
não ta valendo a pena feixes originais mais não .. só p/ colecionador mesmos ...
o problema que feixes de mola são vendidos a Kg , e os feixes originais tem muitas laminas e são pesadissimos
[]'s

Concordo 100%, vou pro Toyota!!!

p.peleje
22/06/2006, 12:03
Eh... foi como eu pensei mesmo!!!
Duro que eu acho que fica muito magrelao!!!
Mas fazer oq ne? Funciona....
E na parte de tras? foi como eu simulei?

Valeu mesmo!

Abracos

Então, como te falei numa mensagem anterior, eu não mexi na caixa de rodas (traseira) pq lá não precisei mexer, por os calços já resolveu o problema, só na dianteira que apenas os calços não resolveu.

[]s

Peleje

Pedro Freitas
22/06/2006, 12:51
Spoa com eixos originais e molas originais dão certo?

alguem ai já fez que possa comentar?

é claro que com molas de toyota e diferenciais maiores seria um "encaixe" perfeito... :| mas... $$$

[]'s

Otávio Luiz
22/06/2006, 13:32
Spoa com eixos originais e molas originais dão certo?

O meu está assim, mas coloquei espaçadores de roda e rodas com off set bem negativo.
Meus eixos mesmo assim são menores que os eixos de Rural, mas é melhor que original...
Não se preocupe com SPOA, o meu está a um ano assim, e utilizo na cidade e para trilhas... MAS tem que reaprender a dirigir a viatura, é totalmente diferente, e no começo asusta.
Bem, na verdade até hoje levo sustos, mas agora só em trilhas... :twisted:
Quanto aos problemas que ocorrem na SPOAda, o meu fiz na cara e na coragem, antes de conhecer o forum... tem algumas coisas que ainda pretendo consertar (o high steer, por exemplo) mas nada que um bom mecânico e o conhecimento adquirido aqui no forum não resolvam.
Ah, outra coisa, como o meu é um CJ6 (mais longo) talvez ele se comporte melhor no segundo andar... 8)

Pedro Freitas
22/06/2006, 13:55
Otávio Luiz Freitas,

obrigado pelas dicas.

estou com off set bem negativos tb...
se colocar eixos da rural os pneus vão ficar praticamente fora do carro.

vou procurar na garra4x4 o high-steer.

[]'s

Furdunço
22/06/2006, 14:02
Fala galera !!!
Esse tópico ta ótimo pra mim, que to começando nisso de jeep....
Já aprendi muita coisa, mas ainda falta muito pra me sentir seguro e fazer o SPOA, que eu VOU fazer.... Fiz várias pesquisas, e discuto bastante com o Luis, pq andamos juntos e nosso mecanico é o mesmo, não tenho como trazer o Jeep pra SP, pra levar num mecanico que saiba fazer tudo, tenho que confiar no meu mesmo, por isso quero saber como se faz pra poder instrui-lo.... Só que, quanto mais eu leio, mais confuso eu fico, pq tem muita informação, mas muita coisa contraditória, eu sei que isso é relativo, pq cada um achou uma solução diferente, mas pra mim, que sou leigo ainda, é difícil saber qual seria a mais apropriada pro meu caso, portanto, sem querer parecer folgado, pq não é falta de pesquisa, eu queria tipo uma receita de SPOA, oq for unanimidade entre os SPOAdos, e até sugerir que se faça um post fixo, assim, todos que entrarem no forum poderão encontrar uma receita pronta, pq sei que ficar explicando sempre a mesma coisa irrita, eu participo de outros forum, em que sei bastante coisa, e entendo como é isso, de neguinho chegar e ir perguntando coisas básicas, mas é assim mesmo.....

Desculpem o post longo, mas é que é realmente importante !!!
Valeu e obrigado !!!

SmootH_
22/06/2006, 16:53
Furdunço,
tem ja aqui no forum, uma ou mais receitas de spoa, e muito bem explicadas
tendo ferramentas e seguindo á risca, tu faz em casa se quiser
abração

SmootH_
22/06/2006, 17:11
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=393&highlight=spoa
ai tem a "receita de bolo"
abraços

Pedro Freitas
28/06/2006, 16:33
exite varios topicos falando de spoa, em muitos vc acaba ficando perdido pois escutar palpite de cada um acaba ficando confuso.

[]'

Elmer_Jeep
28/06/2006, 23:14
Cara, realmente fazer um SOA de qualidade é uma experiência individual, o básico vc já sabe, falta saber os poréns, tipo:

uns instalam eixos mais largos, outros espaçadores e rodas com off-set negativo

uns instalam feixes band, outros mantém o original

uns usam feixes planos, outros usam arqueados

uns instalam jumelos revolver, outros jumelo articulado e outros mantém os originais

uns alteram o entreeixos, outros mantém original

uns instalam estabilizador, outros não

uns fazem o highsteer, outros não

Então cara vc tem que passar para o seu mecânico o que vc pretende mudar além do SOA porque cada jipe tem sua particularidade, cada um de nós os usa de uma forma diferente, terrenos diferentes, situações diferentes...

No mais, paciência pra ler, pra aprender e pra saber perguntar.

1 abraço.

Mauro B.
28/06/2006, 23:16
Ae pessoal! :-D

Meu cj5 1960 é SPOA. A configuração dele é a seguinte:
Feixes originais
Amortecedores originais
Jumelos originais
Eixos originais
Rodas offset -30
Pneus 285/75 R16O cardan traseiro não precisa ser aumentado. O cardan dianteiro só precisa ser aumentado se a bola do diferencial não for rotacionada. Porém, para um bom SPOA, ela deve ser rotacionada, e assim sendo, o cardan dianteiro tbm não precisa ser aumentado.

O flexível de freio traseiro precisa ser aumentado. Como não sabia de outro que fosse mais longo e que tivesse as mesmas conexões do original do jipe, o que eu fiz foi conectar outro flexível original ao já existente. É melhor que seja apenas um, mas como não sabia, foi assim mesmo. Se alguem souber de algum...

Já na dianteira o flexível não precisa ser aumentado, bastando fazer a seguinte modificação: existe uma peça (com a mesma função de um "T") que é fixado ao eixo e que liga o flexível aos tubos de freio que vão a cada uma das rodas dianteiras. Originalmente essa peça é fixada ao eixo de forma que o flexível se encaixe nela por baixo, como se tivesse vindo do "chão". O que se faz é apenas inverter essa peça, fazendo o flexível vir "de cima". Fazendo isso não é necessário gastar com mais um flexível ... além de deixar ele mais protegido.

Os amortecedores traseiros não estão dando fim de curso. Mas cabe lembrar que meus feixes traseiros estão posicionados para fora do chassis (não façam isso) o que se traduz em menor curso de suspensão. Logo não é uma base sólida para comparação. Pretendo retornar os feixes à posição original deles (sob o chassis) e aí sim poderei dar um paracer correto. Mas já adianto que para utilizar os amortecedores originais num cj SPOA eles terão de ficar numa posição conveniente (provavelmente mais inclinados) o que diminui sua ação de amortecimento. Porém, como ele é bem "duro" talvez não haja grandes problemas. Emfim, só fazendo e vendo pra saber ao certo.

Os amortecedores dianteiros estão numa posição ruim. Ainda tenho melhorar a posição deles.

O melhor mesmo é que todos os amortecedores sejam trocados por uns de maior curso e posicionados adequadamente.

Meus feixes dianteiros tbm foram alterados. Originalmente eles possuem 12 lâminas. Observando os feixes originais, vi que duas de suas lâminas "quebram" um possível escalonamento padrão delas. Vendo isso, procurei observar a forma que o feixe ficava em estado de compressão, e notei que a presença
dessas duas lâminas deformavam o feixe, deixando ele em "onda", com partes mais flexionadas que outras. Com o objetivo de tornar a flexão mais ou menos constante em todo o feixe, retirei essas duas lâminas, deixando o feixe com 10 lâminas e com escalonamento praticamente perfeito.
Me dá a impressão de que os feixes foram projetados para serem com 10 lâminas mesmo, porém os caras acharam insuficiente e colocaram mais duas no meio. Pode ser só uma impressão mesmo ... ou existe algum motivo que eu não sei explicar qual.

Enfim, montei meu SPOA de forma que não ficasse caro pra mim, ao mesmo tempo que não ficasse inseguro. O SPOA que fiz é bom, gosto muito do seu desempenho. Porém, aqui no forum mesmo, tá cheio de SPOAs mais sofisticados e com desempenho superior.

Preciso acertar melhor minhas linguetas. Enquanto isso vou andando lentamente nas ruas, o pouco ou quase nada que ando nelas.

Abaixo colo um desenho que eu já postei a um bom tempo atrás aqui no forum que mostra a posição original e após SPOA daquela pecinha do distema de freio.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=1327&d=1074053980

[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
28/06/2006, 23:47
Grande Mauro

Boa dica essa da "pecinha" em T do flexivel da frente...olhando o meu Jeep, que está só com os feixes arqueados (eca) essa peça aponta para baixo e o flexivel estava rasgando embaixo...hoje comprei um novo e estava pensando como resolver isso...agora tá resolvido...

Valeu

um abração

Mauro B.
29/06/2006, 00:28
Fala Alexandre!

Invertendo a pecinha vai ficar assim como na foto em anexo. Esse é um cj3A do meu pai.

Antes de SPOAr, o flexível do cj5 tava se resgando tbm ... agora ele tá pra cima e não tem galho!

[]'s

Otávio Luiz
29/06/2006, 10:29
O flexível de freio traseiro precisa ser aumentado. Como não sabia de outro que fosse mais longo e que tivesse as mesmas conexões do original do jipe, o que eu fiz foi conectar outro flexível original ao já existente. É melhor que seja apenas um, mas como não sabia, foi assim mesmo. Se alguem souber de algum...

Mauro,
Ouvi falar que pode-se fazer um flexível novo do tamanho que quiser, apenas leva-se o antigo para utilizar as conexões.
Só ouvi falar, talvez uma visita às mecânicas especializadas em freio resolva seu problema...

guiglufke
22/05/2007, 00:05
Amigos,

tenho no meu jeep a configuração original da suspensão: feixes, jumelos, tudo igual, SPUA, só coloquei a pouco tempo os amortecedores da ranger. Costumo usar nas trilhas pneus frontiera 7,5 x 16, mas eles ja estão meio q mais pra la do que pra ca... uso eles nas rodas originais do jeep, la dentro do para lamas, e mal raspa em condições extremas da suspensão.

tava pensando em arrumar uns pneus tork 265/75 x 16. Alguem ai usa esses pneus com a suspensão original? Com certeza terei que usar no minimo rodas com off set -25. ah, ja tem uma polegada na carroceria. será q entra?

obrigado

wsjunior938
12/03/2008, 17:49
me ajudem tb, meu cj esta no estaleiro p reforma de lata e chassi, o lanterneiro que esta fazendo o serviço disse que o calço tem que ser colocado de acordo com a necesidade, ou seja iniciando na traseira quando chega na dinteira que vai ver o tamanho do calço que vai precisar.

pois se colocar todos os calços sem verificar antes o tamanho, quando apertar a carroceria, esta pode ficar muito tencionada em alguns pontos, fazendo com que ela quebre com mais facilidade.

a minha quebrou 2 veses no paralama direito (mas este é outro lanterneiro)

este trabalha a mais de 30 anos com lanternagem de jeep, so que todos original, pois moro no interior de minas e aqui tem muito fazendeiro que usa jeep ainda.

SERA QUE É VERDADE?

Sergio Rocha
12/03/2008, 20:18
Nunca ouvi falar nisso.

Sempre todos os calços tem o mesmo tamanho, a não ser que os pontos de apoio tenham sido modificados.

Mas, vamos ver se alguem por aki tem outra opinião.

[]'

Carlos Bernardo
12/03/2008, 21:30
Nunca ouvi falar nisso. [2]

Elmer_Jeep
13/03/2008, 10:17
se colocar todos os calços sem verificar antes o tamanho, quando apertar a carroceria, esta pode ficar muito tencionada em alguns pontos, fazendo com que ela quebre com mais facilidade.

Já vi isso várias vezes mas em CJs com o assoalho detonado, empenado, etc. Aí a galera vai colocando calços de todo tamanho pra compensar as irregularidades nos pontos de fixação entre carroceria e chassi. Já vi alguns também que o chassi estava empenado e foi compensado com calços de tamanho diferente... pura gambi, heheh.

a minha quebrou 2 veses no paralama direito (mas este é outro lanterneiro)

Calma, aqui no fórum tem tópico pra tudo que é problema, veja abaixo uma dica muito interessante que é um ponto de apoio a mais no chassi pra receber outro coxim, aqui em minha oficina sempre apareciam cjs com paralamas rachados, depois que criamos esse ponto adicional acabamos com o problema. Leia:
Vou trocar eu mesmo os calços da carroceria (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=87708#post87708)

[]'s

Sergio Rocha
13/03/2008, 11:58
Elmer

Muito interessante a sua solução.Pela foto do chassi amarelo, foi alongado o suporte já existente, permitindo a colocação de mais um calço.
Ficando com 2 calços na mesma direção.
Qual o tamanho do novo suporte?
Estou falando de um cj3.

[]':concordo:

Elmer_Jeep
13/03/2008, 16:15
Elmer

Muito interessante a sua solução.Pela foto do chassi amarelo, foi alongado o suporte já existente, permitindo a colocação de mais um calço.
Ficando com 2 calços na mesma direção.
Qual o tamanho do novo suporte?
Estou falando de um cj3.

[]':concordo:

Grande tio Sergio :mrgreen:

Se vc olhar bem vai ver que no chassi amarelo foi inserida uma peça única, a original estava trincada e com o furo detonado entao foi feito outro suporte por completo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=9059&d=1108228358

Já no verdinho realmente foi emendado uma extensão ao suporte original
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=9056&d=1108225976

Sobre o tamanho exato não sei te informar, tem que verificar o desenho das vigas no assoalho e fazer o suporte na mesma direção com o comprimento próximo à lateral da carroceria que no cj3 penso que nesse ponto deve ser mais estreita que a do cj5.

Veja mais detalhes nas fotos abaixo:
1 - parafusos dos coxins
2 - suportes longos na parte frontal da carroceria.

[]'s

Sergio Rocha
13/03/2008, 16:49
Elmer

Entendi perfeitamente.:concordo:

O ideal é o mais pra na borda da carroceria possível.O que vai determinar é o tamanho da viga do assoalho.:concordo:

Interessante é o fato de evitar as rachaduras no para lama dianteiro.Deve evitar tb as rachaduras da lateral do painel e as da entrada da porta.

Marquei na sua foto.
[]'

Elmer_Jeep
13/03/2008, 17:09
nessa foto vc deve ter visto que o crocodillo tem dois suportes longos justamente pra distribuir as tensões nessa região visto que essa carroceria pesa um pouco mais que uma original.

O Prateado já roda assim(com a modificação do topico citado) desde 2001 e nunca passei por esse tipo de problema, na verdade apareceu uma trincazinha na parte inferior direita do painel mas isso ja foi depois que eu comecei a exagerar nas rochas, erosões, etc... aí nao tem carroceria que aguente.

[]'s