Ver Versão Completa : Mangueira inferior do radiador não esquenta e oscilação no sensor de temperatura
FernandoFernandez
17/02/2025, 22:21
Olá pessoal!! Adquiri um sw4 2002 recentemente e comprei ela meio no escuro, sem saber o real histórico do carro, enfim. Estou tendo um problema na oscilação no marcador de temperatura, hora ele sobe demais e de repente baixa de uma vez, comecei a notar que nas subidas aumentava a temperatura, desconfiei de ser o cabeçote, mas na avaliação previa e superficial do mecânico ele disse queu não achava que era cabeçote, pois, o mesmo não estava baixando água e nem parecia estar contaminado óleoxágua . Levei no mecânico e limpei o sistema do radiador completo e coloquei aditivo (fiz como manda o protocolo), o problema persistiu e observei que a mangueira inferior estava sempre fria independente de andar muito ou pouco com o carro, fui la e troquei a valvula termostática, parece que a temperatura normalizou um pouco, mas a mangueira inferior continua bem fria. Em decorrência desse problema ao ligar o ar condicionado que não está em bom funcionamento ela oscila rapidamente as vezes a temperatura do carro aquecendo. Bom é isso peguei um carro que estou me apresentando pra ele e vice versa e gostaria de saber se alguem ja passou por isso...
Bom o seu relato. Tem 3 coisas que influenciam na temperatura do sistema de arrefecimento, e estes defeitos podem ocorrer de forma individual. O primeiro deles é a válvula termostática. Se vc já trocou, eliminou um motivo. O segundo, é o sensor de temperatura do motor. Se o sensor estiver em pane, há oscilação na temperatura, não marca corretamente. A terceira causa, é a bomba d'água. Tem gente que não põe aditivo no radiador. Se fizerem isto, a água oxida as partes metálicas do bloco do motor e faz soltar partículas de metal. Estas partículas se chocam com as hélices da bomba d'água, reduzindo seu tamanho, por esmerilhamento, chegando a deixar a hélice " banguela". Nesta situação, a água circula com muita dificuldade, em qualquer motor que tenha refrigeração a água. Mas claro, vc deve verificar se está havendo troca de valor no radiador. Verifica a entrada e saída de água no motor e tbem no radiador. Se vc já trocou a válvula termostática, inspecione os outros itens descritos. Depois disto esse persistir o problema, investigue possível obstrução de mangueiras ( caso muito, muito raro). Encontrando o defeito, reporte a solução aqui.
Eu apostaria direto no sensor de temperatura. Qtos a bomba d'água, o seu meca pode avaliar a pressão de vazão pra saber se está boa. Se o sistema está com aditivo, vai mesmo trabalhar com temperatura mais baixa, justamente por isso no seu lugar, eu iria direto no sensor de temperatura.
FernandoFernandez
22/02/2025, 13:56
Bom o seu relato. Tem 3 coisas que influenciam na temperatura do sistema de arrefecimento, e estes defeitos podem ocorrer de forma individual. O primeiro deles é a válvula termostática. Se vc já trocou, eliminou um motivo. O segundo, é o sensor de temperatura do motor. Se o sensor estiver em pane, há oscilação na temperatura, não marca corretamente. A terceira causa, é a bomba d'água. Tem gente que não põe aditivo no radiador. Se fizerem isto, a água oxida as partes metálicas do bloco do motor e faz soltar partículas de metal. Estas partículas se chocam com as hélices da bomba d'água, reduzindo seu tamanho, por esmerilhamento, chegando a deixar a hélice " banguela". Nesta situação, a água circula com muita dificuldade, em qualquer motor que tenha refrigeração a água. Mas claro, vc deve verificar se está havendo troca de valor no radiador. Verifica a entrada e saída de água no motor e tbem no radiador. Se vc já trocou a válvula termostática, inspecione os outros itens descritos. Depois disto esse persistir o problema, investigue possível obstrução de mangueiras ( caso muito, muito raro). Encontrando o defeito, reporte a solução aqui.
Ainda não pensei em trocar o sensor de temperatura, farei isso em breve! No caso esse sensor tem que ser o original do veículo para o perfeito funcionamento certo?! Em relação a bomba d´gua não cheguei a desmontar e verificar o estado real dela, mas desde que troquei a válvula termostática não tive oscilação na temperatura, apenas quando ligo o ar condicionado! Muito obrigado pelas dicas, já clareou mais as coisas...
FernandoFernandez
22/02/2025, 13:58
Eu apostaria direto no sensor de temperatura. Qtos a bomba d'água, o seu meca pode avaliar a pressão de vazão pra saber se está boa. Se o sistema está com aditivo, vai mesmo trabalhar com temperatura mais baixa, justamente por isso no seu lugar, eu iria direto no sensor de temperatura.
Pois é, vou trocar o sensor para eliminar mais uma possibilidade de defeito. esse no ML são confiáveis?
Sensores do mercado livre ? O de temperatura, nunca comprei, mas comprei um sensor map. Não funcionou direito, joguei fora e coloquei usado original, funciona perfeitamente. Vc relata que quando aciona o AC a temperatura sobe um pouco. Qdo acionado o ar, exige 10% ( em média) de esforço a maior, do motor. Faz o sistema todo trabalhar mais, porém este sistema foi projetado pra isso. Este caso, a bomba d'água está " apanhando" pra acompanhar o trabalho a maior. Está com sintomas de pouca pressão. Revisa a vazão dela ou melhor ainda, retira pra avaliar o estado das pás da hélice e rolamento. Se a temperatura parou de oscilar bruscamente, o sensor pode estar bom, deixe ele pra último caso. Investigue a bomba d'água. Por não usar o aditivo, a primeira coisa que vai travando por oxidação, é a válvula termostática. Vc trocou, ok, mas é bem provável que as partÃ*culas da oxidação tenham atingido a bomba d'água pq ela trabalha em alta rotação. Compensa retirar pra analisar.
FernandoFernandez
22/02/2025, 14:34
Sensores do mercado livre ? O de temperatura, nunca comprei, mas comprei um sensor map. Não funcionou direito, joguei fora e coloquei usado original, funciona perfeitamente. Vc relata que quando aciona o AC a temperatura sobe um pouco. Qdo acionado o ar, exige 10% ( em média) de esforço a maior, do motor. Faz o sistema todo trabalhar mais, porém este sistema foi projetado pra isso. Este caso, a bomba d'água está " apanhando" pra acompanhar o trabalho a maior. Está com sintomas de pouca pressão. Revisa a vazão dela ou melhor ainda, retira pra avaliar o estado das pás da hélice e rolamento. Se a temperatura parou de oscilar bruscamente, o sensor pode estar bom, deixe ele pra último caso. Investigue a bomba d'água. Por não usar o aditivo, a primeira coisa que vai travando por oxidação, é a válvula termostática. Vc trocou, ok, mas é bem provável que as partÃ*culas da oxidação tenham atingido a bomba d'água pq ela trabalha em alta rotação. Compensa retirar pra analisar.
Devia ter feito a revisão da bomba no dia que troquei e limpei e o sistema de arrefecimento, pois já tinha gastado o dinheiro do aditivo, depois na troca da válvula tive que colocar aditivo novo hehe, mas é isso agora, pretendo levar assim que der no mecânico pra revisar isso. Aqui em brasilia não achei ainda uma oficina que sinta firmeza no serviço da sw4 3g.
Qdo for mexer nisso, já que está com aditivo novo, recolhe a água do radiador num balde limpo. Feito o serviço, repõe a água. Tome cuidado na qualidade do aditivo, alguns são apenas, água colorida. Nas oficinas de radiador eles vão te indicar o aditivo, baseado no ano e km já rodado do seu carro. Se precisar da bomba d'água, tem no mercado livre. A minha, nunca mexi, mas tá na lista pra fazer este ano. A minha comprei há quase 3 anos, já revisei bastante coisa no carro, bastante mesmo.
Ainda não pensei em trocar o sensor de temperatura, farei isso em breve! No caso esse sensor tem que ser o original do veículo para o perfeito funcionamento certo?! Em relação a bomba d´gua não cheguei a desmontar e verificar o estado real dela, mas desde que troquei a válvula termostática não tive oscilação na temperatura, apenas quando ligo o ar condicionado! Muito obrigado pelas dicas, já clareou mais as coisas...
Se já trocou a termostática e a mangueira inferior continua com baixa temperatura, então verifique primeiro a bomba d´água.
Depois de o carro estar aquecido, a mangueira inferior também precisa aquecer.
Menos que a superior, claro, mas é perceptível o aquecimento dela.
O sensor pode deixar por último, evitando gasto desnecessário.:concordo:
Faça a manutenção preventiva, nem que seja um item por vez, mas faça: troca do fluido de freios, troca do fluido de embreagem , troca do fluido da direção hidráulica. Como vc pegou a sw4 há pouco, troque o óleo de motor ( 7 litros, sem troca de filtro), troque os filtros de combustível, de óleo e de ar
. Troca óleo de motor e filtro de óleo a cada 5mil km. Isto previne um monte de manutenção. Filtro de combustível e ar, a cada 10 mil km, mas tbem depende muito o tipo de estrada que vc roda. Em condição severa de pó constante, aconselha _ se a abreviar bem a trocar destes itens.
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