Ver Versão Completa : capota de lona e modificação pra trilha
NABO (RENATO)
19/06/2006, 19:38
[bpessoal acabei de comprar um engesa 87 F1 quero comprar uma capota de lona e o que voces me recomendam mudar no engesa pra sua utizaçao em trilha. Pra começar troquei motor 4cc por um 6cc do opalla que eu tinha no demais ta tudo original e com 4 pneus argentinos novos. [/b]
Bombinha
19/06/2006, 21:09
NABO (RENATO),
Para mim, e acredito que para a maioria de Jipeiros a melhor capota do mercado e a Pissoletro. Caso alguem tenha uma boa experiencia com outras marcas, também gostaria de saber....
[]'s
Ralado/SP
21/06/2006, 17:10
Nabo,
Também vou de Pisoletro, porém tem uma GAMBI que eu usava e recomendo, que é a seguinte:
Na parte superior do quadro do parabrisa tem uma régua de alumínio, onde coloca-se uma ponta da capota e corre ela toda até o outro lado. è assim na maioria dos jipes...
A GAMBI está nessa régua, pois é muito chato e trabalhoso ficar passando a capota nessa "guia" - principalmente quando se está sozinho. Então a saida é você "trocar" os parafusos que prendem essa régua, por barras roscadas que devem ser fixas na parte superior do quadro e usar borboletas e arruelas pra prender a régua - particularmente eu rosquearia no quadro e depois pingaria um pouco de trava química -. Esse procedimento evita que vc perca um tempão passando a capota na régua/guia, e evita que vc acabe estragando a costura dessa parte da capota.
Espero ter colaborado....
Abraços
Ralado
NABO (RENATO)
21/06/2006, 19:21
Bombinha e Ralado muito obrigado pelas dicas, tambem gostaria de saber se as conversiveis (capotas) tão indo bem e qual delas é melhor a pissoletro é fixa se não me engano valeu de novo. :
Ralado/SP
22/06/2006, 13:43
NABO,
o único problema que vejo nas conversíveis é o BARULHO !!!! por isso eu usava a Pisoletro e fiz esse esquema de "saque rápido".... acaba sendo melhor do que as conversíveis.
Tenho um amiogo que tinha a capota conversível no Willys... era muuuuito mais barulhento que o meu engesa fase 1, um dia desmontamos toda a capota, colocamos borracha, rebites novos, parafuso novo e arruelas de poreoletano - um mega trabalho e cheio de detalhes. Melhorou bastante mas depois de várias abaerturas de capota voutou a fazer barulho, pois os rebites voltaram a ficar folgados e as borrachas foram se perdendo.... ele encontrou um cara que tinha uma máquina curvadeira e trocou a capota por uma gaiola - sob medida - e uma Pissoletro meia vida.
Depois de um bom trato na capota e a troca das janelas, nem parecia a mesma capota, ai foi só fazer as GAMBIARRAS que eu tinha feito na minha capota e está satisfeito até hoje...
A Copota original tem uma estrutura muuuito superior e eficiente que as conversíveis oque pega é ao fato do trabalho que dá pra tirar... mas esse trabalho diminui bem quando vc faz essa GAMBIARRA
sei lá... a conversível vc abre e fecha rapidiho uns 20 segundos pra abrir e uns 2 minutos pra fechar, porém vc paga o preço do barulho. Com a Pissoletro eu demorava uns 4 minutos pra abrir e 4 pra fechar, mas não fazia tambo barulho e nem entrava tanta água.
Abraços
Ralado
NABO (RENATO)
30/06/2006, 07:55
Antes de tudo galera obrigado pelas dicas, pesquisei e acabei comprando o modelo novo conversivel da atlantlidaa super trail com cinco janelas fechamento com velcro e com ziper e mais um ano de garantia . Espero que supere minhas expectativas e se realmente aprovar eu dou um toque ai no forum pessoal. Obrigado pelas dicas. Outra pergunta se alguem faz trilha pessada o que voces me recomendam mudar no engesa pra enfrentar grandes desafios (mecanicamente).
NABO (RENATO)
05/07/2006, 07:46
Acabei de adquirir uma capota nova da atlantida.
Marcos Petri
13/07/2006, 16:18
Prezado NABO,
Quanto vc pagou da capota conversível ? E ela faz muito barulho ? E é fácil e rápido abrí-la e fechá-la ? Já pegou chuva com a danada ?
A minha PISSOLETRO ainda está boa, mas a próxima pode ser uma igual a sua. Mas antes de comprá-la, gostaria de ouvir opiniões dos jipeiros, pois, às vezes, as propagandas são enganosas.
Petri , F I "mula"
NABO (RENATO)
13/07/2006, 18:50
Estou instalando ela hoje ficou filé agora vamo ve se aguenta bem. Uma grande vantagem é que as janelas alem do velcro possui ziper fazendo assim bem menos barrulho e a janela da frente sai inteira se quiser não tem ventarola melhora muito a visibilidade esse final de semana vou andar e aviso como ela se porta valeu.O preço é salgado mas eles financiam em varias vezes encomendei direto na atlantida valeu.
Marcos Petri
14/07/2006, 10:56
NABO, quanto pagou da danada ?
Petri
NABO (RENATO)
14/07/2006, 19:21
Paguei 2.500,00 com isolante termico por dentro e cinco janelas. Preço de uma de fibra mas no verão arzinho na cara compensa.
Ralado/SP
28/08/2006, 21:24
Nabo,
espero que vc poste pra mim e pra toda a galera do fórum a sua opnião sobre essa capota, mais isso depois de um tempo bom, de uns 9 meses a um ano.... tomara que seja a solução definitiva pra TODOS os engeseiros
Com relação à adaptações e modificações importantes, não posso deixar de falar que um guinho FORTE de 10.000 lbs ou mais.
Se for pegar "pesado" mesmo vc terá que pensar em colocar bloqueio de diferencial e até mesmo um flutuante na traseira...
NABO (RENATO)
29/08/2006, 13:42
RALADO Agora to reformando meu engesa inteirinho pintura e reforma completa , vou colocar flutuante na traseira bloqueio a cabo , guincho warn 8000i na frente e uns pneus 33`` a hora que eu terminar mando umas fotos e falo como a capota ta se saindo valeu e qualquer duvida é so perguntar.
alan rodrigues
11/08/2007, 23:27
Nabo (Renato) já terminou a reforma?
Agora consegui algum $$$ e tb quero investir numa capota conversível. Então estou peguntando p/ vc e p/ o samir. Após este tempo qual sua impressão sobre a capota conversível da atlantida. ela faz muito barulho? É bem vedada? Qdo abaixada encaixa legal atrás do banco? Comprou tb a porta de fibra?
Vc tem algumas fotos de sua viatura p/ gente ver como ficou? Agradeço pela ajuda. Valeu cara. alan
NABO (RENATO)
13/08/2007, 08:20
Alan agora que estou terminamdo , depois de um ano de reforma no final do mês vou dar a primeira volta não vejo a hora.Só que fiz mais algumas modificações, coloquei motor 2.8 da s10, eixos dianteiro e trazeiro do toyota bandeirantes 98 mas com suportes igual do engesa(mola aspiral) e cambio tambem toyota 98 ja com reduzida. Ta ficando legal pra caramba ate final do mês posto umas fotos e meu plano é por guincho mecanico da ekron pois agora tenho reduzida. A e sobre a porta de fibra não comprei mas estou pensando em comprar.
Nabo,
Onde compraste esse sprint 2.8? Tem mais lá?
Assim que ficar pronto, poste fotos dele aqui.
NABO (RENATO)
13/08/2007, 11:44
o motor comprei aqui no forum mesmo se não me engano 12000 só que zero, na caixa com nota fiscal e embreagem, motor de arranque , bomba direção, alternador, completo . Compei foi com Afonso Carlos aqui do forum.
Ralado/SP
02/04/2008, 15:19
Nabo,
Estamos aguardando as fotos......
Abraçones
Ralado
zguilherme
08/04/2008, 18:19
opa... eu to adquirindo uma capota da atlantida, ja ate paguei um sinal... agora so falta eu voltar pra uberlandia pra pega o jipe e mandar pra eles instalarem, pq vai ter de ser feita sobre medida, devido a minha gaiola q nao quero modificar.... ela vai ter a traseira quadrada... nao vai ter aquela rebatida q tem normalmente, mas tambem creio q nao vai ser conversivel.... estou estudando com eles uma maneira apenas de retirar as laterais e ficar com o toldo em cima.... q é o q gosto... sol na mulera nao aguento....
acho q o servico vai ficar bem... agora so me resta levar a caranga ate la neh....
agora bem q podia aparecer umas fotinahs do amigo ae q fez esta big reforma na viatura.
abracos curiosos ehheeh
ze
Ralado/SP
09/04/2008, 13:22
Guilherme,
Como vc vai direto na fonte pra instalar e combinar algumas alterações e melhorias, vou dar um "pitaco".... quanto eu tinha capota de lona, acho que era original ( pisoletro ), e eu dedestava o sistema de fixação no quadro do para-brisa. Não sei como funcina na capota que vc está comprando, mas na que estava no meu eu, era uma "régua com ponta em C" de alumíno que era aparfusana na parte superior do quadro, e tinha que correr com uma saliência da costura dentro desse "C", porém para realizar essa tarefa, que era um porre, a capota obrigatóriamente deveria estar totalmente solta ( que trampo ). Pra resumir esse serviço, apliquei nessa régua uns parafusos cumpridos que varavam a borda do quadro e fixava-os com borboletas e arruelas. Após essa "gambi", era só soltar 4 borboletas e e puxar a capota pra trás e estava totalmente aberta, para lavar, carregar ou simplesmente dar um rolê....
Abraçones
Ralado
zguilherme
09/04/2008, 19:59
entao... RALADO eu andei olhando o sistema de prender a capota da atlantida no quadro e bem simples, UFA!, sao duas presilhas apenas, como aquelas de caixa de ferramenta.... nao tem segredo... mas, o q acontece, euj to achando q minha capota nao vai ser conversivel viu...
a minha gaiola é bemmmmm quadrada, e acoh q atrabalha o angulo para bascular a capota.... (se diz bascular mesmo?) da uma olhada la no frota e procura por enzeza q da pra ter uma ideia... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33960 ou merlhor ta ae o link...
entao tenho de pensar muito bem como q vou fazer isso... estive pensando em um sistema para deixar o toldo e se eu quizer apenas remover a parte lateral da capota, assim como se faz com as portas da atlantida... nao sei se fica pratico, ou funcional... estou estudando esta ideia.
Ralado valeu a dica parceiro!!! nao tem fotos da viatura?
Ralado/SP
10/04/2008, 17:57
Guilherme,
Quando falei da "gambi" no meu carro, a capota era aquela inteira, porém no caso da sua acho que é até mais fácil para recolher, pois como as Janelas ( dianteiras e traseiras ) tem suporte de sustentação independentes da capota própriamente dita, basta vc soltar as travas que se prendem, ao quadro do para-brisa e enrolar a lona até próximo da parte que se prende na tampa traseira e acomodar no vão que fica entre o banco traseiro e a lataria...
No caso da minha capota, era um porre pra enrrolar a lona, pois as laterais traseiras eram contínuas ao corpo da capota, então eu enrolava até uma parte e depois amassava o restante nesse vão do banco traseiro.
Abraçones
Ralado
zguilherme
10/04/2008, 19:01
ummmmmmmmm..... rapaz.... bem pensado....
ue... as vezes, da ate pra fazer o negocio q quero mesmo da capota viu... nossa nao sei... tenho de ir logo na atlantida.... ja ta passando de hora. so q to preso ainda em florianopolis, trabalho com mergulho aqui e o jipe fico la.... ooooooooooo saudade.
Falando nisso, to tentando fala com um cara daqui, do bairro de canasvieiras q tem um engesa branco, capota de fibra preta.... muito arrumado, pra ver se ele entra no mapeamento de engesas.. se é q ele ja nao esta....
Mas... da capota, eu to tentandof azer algum desenho sobre como fazer a parte lateral da capota se destacar do toldo.... ta meio complicado... imaginar... alias, imaginar ta facil, por em pratica q ta complicado.
sugestoes???
Ralado/SP
11/04/2008, 13:48
Não vejo dificuldade nisso... vc já viu as capotas de Willis que são assim?? Como vc tem a gaiola interna, creio que basta sodar ou fixar de outra forma uma chapinha ou pino que sustente uma janela ( dessas que são retráteis - tipo rolo), entre o arco que fica próximo da traseira do carro e o arco central - que fica sobre a sua cabeça - , e fixar a janela do motorista entre o arco próximo ao parabrisa e o arco central, sendo que essa deverá "sobrepor" a janela traseira evitando que entre água entre elas....
Como a marca que vc comprou tem acabamentos em velcro, ziper e sei lá mais oq, vc pode pensar em colocar um velcro no arco central, pra selar de vez esse vão entre as janelas e outro velcro ou ziper ( esse com uma aba que sobreponha o memso ) entre a outra parte da janela ( ainda traseira ) e a capota, assim aproveita e usa o esquema deles de janelas das portas... sei lá, tem que pirar, pra usar os recursos dos caras ao máximo e valer o preço que cobram rsrsrsrsrsrssr
Abraçones
Ralado
Ralado/SP
11/04/2008, 17:28
Guilherme,
Caramba, acabo de voltar da banca de jornais e ao passar os ollhos pela 4x4eCia nova, edição 177, na página 71 tem um engesa com uma capota de lona o esquema que te escrevi, até o lance de fazer uma "aba" que protege o zíper.... é um anuncio da Canyon capotas... qq coisa entra em www.socapotas.com.br que é site que eles deixam como referencia.
Abraçones
Ralado
zguilherme
12/04/2008, 18:46
opa Ralado! valeu muito pelas dicas cara.... isso é verdade, olhando minha gaiola, ela ja tem os suportes para as janelas.... interessante.... so q... como vc mesmo disse, o q acho interessante é fazer este esquema comvelcro... q fica bem selado... e gostaria q fosse porta inteira como da atlantida, foi o unico motivo de escolher realmente a a tlantida. pois acho muito caro o valor... muito mesmo....
por isso realmente, ja tenho chegar com as ideias bem em dia, para aproveitar... eu tneho todo material para fazer a capota em casa e o capoteiro da minha cidade q faz um bom servico me cobra 200 para fazer a capota... entao fico na duvida... entre tentar fazer com o cara, ou mandar direto na atlantida para os profissionais fazerem, q é garantido.... este cara da minha cidade ele esta acostumado a fazer a capota modelo willys e so... quando se fala para fazer outra, ele ja fica criando caso, entende...
eu vou ver esta revista q voce falou me parece ser bem interessante... talvez justamente o q eu estou precisando.
valeu parceiro!
Ralado/SP
06/05/2008, 17:56
Checou a revista??? teve novas idéias???
Abraçones
Ralado
zguilherme
06/05/2008, 18:21
rapaz, tava ate procurando otopico estes dias ae acabei respondendo outros e este fico pra tras...
entao.. bixo, nao consegui entrar em contato com o pessoal do anuncio, ate comprei a revista... mandei email, ninguem respondeu... telefone nao atende... nao entendo este pessoal q mexe com coisa 4x4 é sempre assim.
a pissoletro tambem nao respondeu meus emails...
so a atlantida.
bem... paciencia neh...
mas a ideia é bem parecida com aquela la deles mesmo, so q eu nao vi fotos detalhadas do engesa. queria uma foto com mais definicao, por isso entrei em contato com eles.
ja falou com es pessoal cara?
Ralado/SP
07/05/2008, 18:06
Que coisa... depois reclamam que o mercado está parado!!!!!
Nunca falei com esses caras, pois a única vez que pensei em mexer na capota que tinha fiz na garagem de casa e logo depois coloquei capota de fibra...
Abraçones
Ralado
zguilherme
08/05/2008, 01:13
eh enquanto isso vou tentando o contato com o pessoal... as vezes consigo alguma novidade... a ideia deles me parece bem interessante... so resta saber se funciona bem.
e as pissoletros da vida em???? sera q vale apena??
Ralado/SP
08/05/2008, 15:21
Se não estou enganado, a PISOLETRO é a capota original. É a que tinha na minha engesa e que dei uma "mexida" na garagem de casa e ficou muito boa.
Abraçones
Ralado
NABO (RENATO)
09/05/2008, 08:48
olha algumas fotos ai pessoal das adaptaço~es do eixo do toyota , do cambio, motor, .....
NABO (RENATO)
09/05/2008, 08:56
Qualquer duvida perguntem , observação ainda ta apenas pontiado as soldas falta soldar na mig e fazer acabamento
NABO (RENATO)
09/05/2008, 19:22
Motor MWM 2.8 com intercooler
caixa e diferenciais do toyota bandeirantes 98 (ja com flutuante)
carroceria toda em fibra
amortecedores rancho
estou tentando importar bloqueio ARB atraves de um primo meu dos USA, tomara que de certo.
O Nabo!
Abre uma página lá na "Frota", nos fará muito feliz!
Abraços.
Kim.
NABO (RENATO)
09/05/2008, 20:46
estou abrindo novo topico la na frota assim fica mais facil pro pessoal acompanhar valeu Kim.
NABO (RENATO)
10/05/2008, 10:27
Positivo ja passei algumas fotos la pra frota que esta como engesa do nabo