Conectar

Ver Versão Completa : Maxion ou Sprint?

Vinícius P.
19/06/2006, 18:18
boa noite galera..

bom, há alguns anos eu e meu pai tivemos um Willys 1973 e entramos no mundo off-road, apesar de bem novo, participei de vários raids, primeiramente como zequinha e posteriormente como navegar.. e o amor pelo esporte nasceu. Há aproximadamente 2 anos, meu pai vendeu o willys. Agora possuímos um kit do engesa FII composto por chassi e lataria completa e meu pai deu a mim a funcao de tomar conta do projeto e analisar todas as possibilidades para a construção. A suspensao eu pretendo utilizar a original do engesa mesmo, porém a questao da motorizacao é a grande dúvida.. O que é mais viável? Qual dos dois conjuntos seria o melhor para o veículo?
Motor Maxion com cx. de transferencia completa da Band. ou MWM 2.8TDI? Qual seria o custo de um MWM hoje?

abraços e obrigado!

Vinícius

Ralado/SP
21/06/2006, 17:38
Vinicius,

Também tenho a mesma duvida que você. :?: :?:

Então vou te falar os pontos que estão me levando à compra do Sprinter 2.8 TDI:
é mais fácil da adaptar, oque acaba deixando a diferença de 2.000,00 da compra menor ainda;
o motor Maxion, terá uns 10 anos de uso pois não existem mais ZERO - a fábrica que me falou;
o Spriter já instalado, pesa uns 120 KG menos que o Maxion;
vibração e barulho é bem menor e
o motor 2.8 trabalha muuuito bem com o câmbio 4 marchas da Toyota que é bem maisbarato que o 5. :idea: :idea: :idea:

O que pega mesmo é que eu amo a agnorância da Maxion principalmente em baixa rotação... mas Com o câmbio de toyota, você poderá "reduzir" as marchas e dar giro médio pro Sprinter trabalhar bem em baixa velocidade... :pensativo: :pensativo:

CAVESO
21/06/2006, 18:33
A Robustez, facilidade e baixo custo de manutenção, força e torque do Maxion são superiores, pena que o peso acompanhe os pontos fortes (bem mais pesado que o Sprint)!

Eriksom Teixeira Lima
29/06/2006, 21:38
Vc não escreveu quais serão os eixos. Se vc ainda não os têm, sugiro vc comprar uma mecânica completa da Band Toyota nova: eixos, caixa de 5 marchas e motor 14B.

O 14B é o famoso motor japonês da Band, mais robusto que o Maxion s4T (na prática é robusto como os MB608 ) e muito mais flexível que os MWM (sem turbo ele rende cerca de 27kgfm de torque a 1800 rpm e 102cv a 3400rpm, giro máximo é de 4150rpm, como turbo a 0,5kg aumente os valores em 50%). Com esse motor vc roda semanas sem parar com 3500 rpm e o motor continua inteiro por mais 500mil km.

Eu e vários amigos que temos Camper usamos ele e recomendamos.

Eriksom

CAVESO
29/06/2006, 22:35
Erikson,

tenho nenhum conhecimento sobre o 14b.

Se puder me esclarecer umas dúvidas:
O custo de manutenção dele é alto (peças, bomba injetora, turbina e demais componentes)?
A capa seca dele encaixa no cãmbio clark do engesa?
Sabe onde consigo um motor desse num precinho camarada?

Abraços agradecidos

Franco
30/06/2006, 22:33
Parece que ja ta tudo resolvido, vai ai mais um comentário....

Instalei um Power Stroke 2.8 na International (Maxion) e ai inicar a leitura deste tópico, pensei que a comparação fosse entre este e o MWM da S10. Bom, não era. Então comparando estes dois, posso dizer que a diferença é muito, mas muito pequena, reduzido mais a detalhes e dificuldades de instalação do que desempenho.

No meu engesa instalei o 2.8 com uma intercooler tamanho XXG, para uma brisa gelada entrar na camara. Nos primeiros testes realmente foi de colar no banco. O bicho pega mesmo. Tenho m cambio 5m da Ranger e um dif 9" Ford com relação 1:3,88, portanto longo e por enquanto faltou pista pra chegar a verificar velocidade máxima. Mas não importa, e desempenho é excelente.

[]'s

rodrigo camper
01/07/2006, 07:48
ET, eu uso o 14B na minha camper a 3 anos e a 1,5 anos eu adpt um turbo que gera 0,9 bar, ficou excelente.

Mas dizer que o 14B turbinado tem 153 cv e um exagero.

O motorzinho 100%, Manutenção e 0% até hoje só troquei o oléo.

Quanto a adaptação, eu usei a caixa seca do motor 14B o plator do 14B o disco do 608, o rolamento do 14B com o T-case da camper que e 240-V o comprimento do piloto deu certinho nas prescisei fazer uma nova furação na caixa.

Ai Vai umas foto.

E kim, v/c lembra que eu queria fazer um guincho mecânico.
Acabei colocando um elétrico mesmo. veja com ficou.

José Augusto
03/07/2006, 22:07
Só lembrando um detalhe, se der manutenção, os maxion principalmente os da familia S4 são bem mais baratos (mão de obra e peças), que os 14b e demais (isto não inclui os mercedes, claro), alem da facilidade para encontrar as peças.

dalmo cruz torres
01/04/2009, 22:09
Rodrigo, achei o tópico. Então, como eu tava te falando pela MP, eu preciso montar o meu cambio 240V num motor 14b. Já anotei as tuas dicas. Mas fiquei com algumas dúvidas; porque não conseguiu usar i platô e disco de embreagem original do cambio 240V ?
O garfo da embreagem vc usou qual?
VALEU

CAVESO
02/04/2009, 01:12
Aí Dalmo: receita prontinha!:concordo:

Elmer_Jeep
02/04/2009, 10:14
Rodrigo, achei o tópico. Então, como eu tava te falando pela MP, eu preciso montar o meu cambio 240V num motor 14b. Já anotei as tuas dicas. Mas fiquei com algumas dúvidas; porque não conseguiu usar i platô e disco de embreagem original do cambio 240V ?
O garfo da embreagem vc usou qual?
VALEU

Vamos ver se eu mato essa charada.

O platô precisa ser do 14B porque o platô vai parafusado junto ao volante e não é uma adaptação comum, na verdade nunca ouvi falar de usar platô X no volante Y. Devido à furações, balanceamento, diametro de pista, etc. Portanto cada um com seu cada qual :lol:

Sobre o disco, se foi usado o disco do 608 (314/364) é porque o cambio 5 marchas dele deve ser da primeira versão onde o eixo piloto tinha estria grossa, teve uma série de bands 93/94 que saiu com motor 364 e cambio 5m, quando mudou pra 14B mantiveram o cambio mas o eixo piloto mudou a quantidade de estrias. :concordo:

Se caixa seca e rolamento(colar) são do 14B posso concluir que o garfo permaneceu original do 14B. :wink:

Espero ter ajudado.

PS: Dalmo seria bom vc enviar uma MP pro Rodrigo pois pela data do tópico pode ser que ele não receba as notificações.

[]'s

CAVESO
02/04/2009, 13:39
Vamos ver se eu mato essa charada.

O platô precisa ser do 14B porque o platô vai parafusado junto ao volante e não é uma adaptação comum, na verdade nunca ouvi falar de usar platô X no volante Y. Devido à furações, balanceamento, diametro de pista, etc. Portanto cada um com seu cada qual :lol:

Sobre o disco, se foi usado o disco do 608 (314/364) é porque o cambio 5 marchas dele deve ser da primeira versão onde o eixo piloto tinha estria grossa, teve uma série de bands 93/94 que saiu com motor 364 e cambio 5m, quando mudou pra 14B mantiveram o cambio mas o eixo piloto mudou a quantidade de estrias. :concordo:

Se caixa seca e rolamento(colar) são do 14B posso concluir que o garfo permaneceu original do 14B. :wink:

Espero ter ajudado.

PS: Dalmo seria bom vc enviar uma MP pro Rodrigo pois pela data do tópico pode ser que ele não receba as notificações.

[]'s

Elmer,

Você quaaaaaaase acertou........

O detalhe é que o Rodrigo usa (e o Dalmo pretende usar) o câmbio 240v.

Pelo que entendi, a estria do piloto é a mesma do disco das 608.

Sacou? :concordo:

CAVESO
02/04/2009, 13:53
Resposta que o Rodrigo me passou por MP:

"O 14B encaixa sim no 240v, e só fazer novas furações, usando o disco do 608 e plator do 14b."

dalmo cruz torres
02/04/2009, 14:00
Elmer, falei com o Rodrigo, ele disse que usa o platô do 14b e o disco do 608, isso mesmo, mas não falou nada sobre o colar da embreagem e o garfo. Mas já ficou bem mais fácil de fazer. Agora só estou aguardando o cambio chegar para fazer a adaptação.

Elmer_Jeep
02/04/2009, 15:57
Elmer,

Você quaaaaaaase acertou........

O detalhe é que o Rodrigo usa (e o Dalmo pretende usar) o câmbio 240v.

Pelo que entendi, a estria do piloto é a mesma do disco das 608.

Sacou? :concordo:

Pois é, :putz: eu sabia que tinha faltado algo na mensagem, eu estava detalhando o sistema lembrando do 240V mas no final do segundo parágrafo esqueci de comentar sobre a quantidade de estrias toy & 240v que é a mesma...

Obrigado pelo alerta, eu li e reli o post várias vezes antes e depois de postado mas... :lol:

JUNINHO_BITTENCOURT
02/04/2009, 16:39
Amigo, quanto ao que foi falado pra vc sobre um conjunto toyota band com motor 14b, fica show.

No meu engesa, estou com a seguinte configuração, motor toyota 14b 3.7 caixa 5 marchas, eixos traseiro flutuantes e dianteiro com homocinéticas.
Todo o conjunto de uma toy 2001.
Vc pode acompanhar a transformação no link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43081&page=15 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43081&page=15)

Este inicio de ano coloquei turbo + intercooler ( turbina apl 240 + intercooler ranger 2.8), meu amigo, ta um canhão, uso ele todos os dias, o torque que ficou me impressionou, fora o ronco que parece um trem na estrada.

Ele está longo, a 5º marcha ficou bem longa ( pneus 38''), mas isso nao me encomodou nem um pouco depois que turbinei, uso ele de 4 marcha na estrada, e quando pego uma estrada que da pra andar pra valer, tipo a BR 101, ponho a 5º marcha e ele anda a 130 km/h como se fosse um automóvel, sem ficar roncando câmbio ou pedindo marcha.

Se tiver dúvida, entre em contato. Abração.

dalmo cruz torres
02/04/2009, 18:23
Elmere Carlos, valeu pela ajuda. Eu já estou mais tranquilo sobre essa adaptação.
Juninho, eu venho acomapnahndo o tópico do seu engesa já a algum tempo. Vou dar uma relida nele , valeu.

rodrigo camper
02/04/2009, 20:47
Opa,chamou...

Já andiantei com o Dalmo via MP.

Só faltou dizer que usei o garfo e rolamento original do 14B.

No começo usei o 14B com o 240V, depois de 4 anos hurrando nas estradas adaptei o Toy 5ª que e estria fina.

Agora só falta os eixos.rsrs

dalmo cruz torres
03/04/2009, 08:07
Rodrigo, então vc tirou o 240V? Por que não alongou o diferencial?
Eu já estou usando os diferenciais do Toyota Bandeirantes, os diferenciais, as molas, o chassis, a latarias, rsrsrsrssrs.
Valeu Rodrigo, só estou aguardando a chegada do cambio para fazer a adaptação.

guilhermeabreu
03/04/2009, 14:05
Rodrigo, então vc tirou o 240V? Por que não alongou o diferencial?
Eu já estou usando os diferenciais do Toyota Bandeirantes, os diferenciais, as molas, o chassis, a latarias, rsrsrsrssrs.
Valeu Rodrigo, só estou aguardando a chegada do cambio para fazer a adaptação.

AMIGO DALMO

Acredito que o RODRIGO tenha passado pelo o que eu passo , como já falei deste assunto em outro tópico que qdo vc tem um cambio 1:1 , vc não encontra uma relação IDEAL , pois se alonga bem para andar em asfalto , FICA RUIM nas retomadas e trilhas , SE vc coloca uma relação um pouco mais curta para a trilha FICA RUIM qdo vc anda no asfalto .

E com um cambio coM 5ª OVERDRIVING , vc pode ter uma relação que seja BOA PARA O ASFALTO , sem esgoelar o motor , BOA PARA A TRILHA .

É POR ÍSTO QUE EU RECOMENDO AS PESSOAS QUE VÃO MONTAR UM ENGESA/CAMPER DO ZERO , ou pensam em melhorar o conforto no uso do dia a dia COM RELAÇÃO A CAMBIO/RELAÇÃO DE DIFERENCIAL , EM OPTAR POR UM CAMBIO DE 5 MARCHAS COM 5ª OVERDRIVING .

No meu caso do meu ENGESA que tenho motor MWM 2.8 turbo/intercooler com CAMBIO CLARK 240V original inquebrável , e T-CASE BAND com REDUZIDA e inquebrável tb , na trilha esta OK BELEZA PURA , mas eu uso meu ENGESA MAIS NO TRABALHO DO DIA A DIA ANDANDO EM ESTRADAS ASFALTADAS E TERRA BATIDA E COM MUITOS BURACOS , NO ASFALTO EU SOFRO PQ EU ANDO DE 100 KM/H A 110 KM/H E O MOTOR ESTA EM 3.000 A 3500 RPM " HURRANDO " , No TROLLER por exemplo com ESTE MOTOR A 100 KM/H ESTA A APENAS 2.500 RPM .

Deu pra entender ? Acho que foi baseado neste exposição/pensamento meu que o RODRIGO optou por CAMBIO COM 5ª OVER .

Dei uma de intromentido , desculpe RODRIGO , meu NETINHO .

ABRAÇÃO A TODOS .

BLUE BUS
03/04/2009, 14:37
AMIGO DALMO

Acredito que o RODRIGO tenha passado pelo o que eu passo , como já falei deste assunto em outro tópico que qdo vc tem um cambio 1:1 , vc não encontra uma relação IDEAL , pois se alonga bem para andar em asfalto , FICA RUIM nas retomadas e trilhas , SE vc coloca uma relação um pouco mais curta para a trilha FICA RUIM qdo vc anda no asfalto .

E com um cambio coM 5ª OVERDRIVING , vc pode ter uma relação que seja BOA PARA O ASFALTO , sem esgoelar o motor , BOA PARA A TRILHA .

É POR ÍSTO QUE EU RECOMENDO AS PESSOAS QUE VÃO MONTAR UM ENGESA/CAMPER DO ZERO , ou pensam em melhorar o conforto no uso do dia a dia COM RELAÇÃO A CAMBIO/RELAÇÃO DE DIFERENCIAL , EM OPTAR POR UM CAMBIO DE 5 MARCHAS COM 5ª OVERDRIVING .

No meu caso do meu ENGESA que tenho motor MWM 2.8 turbo/intercooler com CAMBIO CLARK 240V original inquebrável , e T-CASE BAND com REDUZIDA e inquebrável tb , na trilha esta OK BELEZA PURA , mas eu uso meu ENGESA MAIS NO TRABALHO DO DIA A DIA ANDANDO EM ESTRADAS ASFALTADAS E TERRA BATIDA E COM MUITOS BURACOS , NO ASFALTO EU SOFRO PQ EU ANDO DE 100 KM/H A 110 KM/H E O MOTOR ESTA EM 3.000 A 3500 RPM " HURRANDO " , No TROLLER por exemplo com ESTE MOTOR A 100 KM/H ESTA A APENAS 2.500 RPM .

Deu pra entender ? Acho que foi baseado neste exposição/pensamento meu que o RODRIGO optou por CAMBIO COM 5ª OVER .

Dei uma de intromentido , desculpe RODRIGO , meu NETINHO .

ABRAÇÃO A TODOS .

Estou com este mesmo problema na minha pajero....a relação ficou curta para o MWM....

dalmo cruz torres
03/04/2009, 18:17
Dr. Guilherme, muito obrigado pela ajuda, mais uma ajuda. Eu vou dar mais uma procurada no cambio de cinco marchas da toyota, se achar alguma coisa que caiba no meu orçamento vou partir para ele então.

Elmer_Jeep
03/04/2009, 18:24
Semana passada anunciei um aqui, nao sei se o vendedor ainda tem mas posso entrar em contato: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=843679#post843679

Ontem mesmo apareceu outro cara oferecendo um 5m, queria 2k mas esse tava sem tcase e a estria do eixo de saida parece que tava danificada, ainda tenho o tel do cara.

[]'s

dalmo cruz torres
03/04/2009, 21:08
Elmer, manda o tel pra mim.

guilhermeabreu
03/04/2009, 21:41
AMIGO DALMO

Tenho que lembrar a vc que o CAMBIO 5 MARCHAS DA BAND não cabe no ENGESA , teria que rasgar , FAZER UM CORTE CHANFRADO NO CHASSI PARA CABER , O QUE NÃO RECOMENDO , A NÃO SER QUE VC COLOQUE ÍSTO TUDO , OU SEJA O TREM DE FORÇA POR CIMA DO CHASSI , QUE FICARÁ BEM ALTO COMO NOS " ENVESAS " .

NA MINHA OPINIÃO A MELHOR CAIXA PARA SE COLOCAR NO ENGESA , SERIA A CAIXA CLARK 2615 , OU SERIA ZF ? O RODRIGO IELPO BASTOS tem uma dela , só resta saber se a 5ª é overdrinving , que estou nesta dúvida ainda .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
03/04/2009, 21:48
FALANDO EM MAXION X SPRINT

Qdo fui ver o VOLANTE RÍGIDO MWM para o ORIONE , conversei com um cara que tem um desmanche , ele citou que tem um cara com uma D-10 toda podre que esta andando e esta vendendo por R$6.000,00 e acha que se colocar R$5.000,00 na mão do cara ele deve entregar .

Esta com motor Q20 + caixa original de 5 marchas . Só no motor e na caixa já vale . Não vi o estado que se encontra .

rodrigo camper
04/04/2009, 09:31
Grande... Vovô

No meu caso coube, porque girei o fucinho dianteiro fazendo com que a tração fosse acionada por cima e não na lateral, ai precisei usar duas lavancas uma da tração e outra na reduzida, ficou no lugar da tração original da Camper, o suporte ficou no chassis assim quando balança o motor não á movimento nem vibração nas alavancas.

Parece que e de fábrica. Mas o freio de mão ainda não ficou bom, peças paralelas eu acho.

5.000 em um Over Toyota está bem pago,6.000 acho meio puxado.

um abraço a todos.

guilhermeabreu
04/04/2009, 10:17
Grande... Vovó

No meu caso coube, porque girei o fucinho dianteiro fazendo com que a tração fosse acionada por cima e não na lateral, ai precisei usar duas lavancas uma da tração e outra na reduzida, ficou no lugar da tração original da Camper, o suporte ficou no chassis assim quando balança o motor não á movimento nem vibração nas alavancas.

Parece que e de fábrica. Mas o freio de mão ainda não ficou bom, peças paralelas eu acho.

5.000 em um Over Toyota está bem pago,6.000 acho meio puxado.

um abraço a todos.

GRANDE AMIGO NETINHO RODRIGO CAMPER

Vc fez uma maravilha então para caber ísto tudo entre as longarinas do chassi , estou doido para ver ísto lá em IBITIPOCA , VC VAI NÃO ?

ABRAÇÃO AMIGO

rodrigo camper
04/04/2009, 10:23
Tá na net né.rsrsr

Não posso, está data tenho um compromisso inadiável.

guilhermeabreu
04/04/2009, 10:33
Tá na net né.rsrsr

Não posso adar certeza, mas qual eo tópico? para eu ter mais informações.

ACORDEI AGORA

E vc tb esta né ? O tópico do IIº ENCONTRO DOS ENGESAS esta em EVENTOS , dá uma olhada lá e fala pra gente se vai ou não dar para ír , NÃO é uma palavrea muito forte e NÃO quero ver ela como resposta sua , VC esta convocado a ír , NÃO PODE FALTAR A ESTE ENCONTRO , ano passado VC chegou de tarde e foi embora de manhã do dia seguinte , NÃO vou aceitar ísto de novo .

Fui a BH ha 1 mes atras , no encontro de POMBO-CORREIO , vc já mudou de ITABIRITO ?

Agora vou dar uma chegada lá na oficina do ROGÉRIO , para ver como anda o ENGESA do CARLOS SIQUEIRA .

ABRAÇÃO

dalmo cruz torres
04/04/2009, 11:14
Dr. Guilherme, o cambio é para uma Toyota Bandeirantes. Eu estou tentando achar o cambio da toyota 5 marchas mesmo, mas até agora não achei . Rodrigo, e a turbina do seu 14b, qual modelo é? Quem fez pra vc?

guilhermeabreu
04/04/2009, 11:23
AMIGO DALMO

Me desculpe pela falha , fiquei distraído e não ví .

Qquer coisa se achar te digo , mas o preço aqui como falei , os caras estão falando muito alto mesmo , mas vou ficar de olho , quem sabe se um dia o cara tem e esteja apertado ou precisando de grana rápido e vende por um preço justo .

ABRAÇÃO

Eduardo Velo
04/04/2009, 13:10
Não sei se vcs repararam , mas o camarada que abriu esse tópico não entrou mais no forum ...

Sou suspeito em falar de Perkins e Maxion pq tenho o Q20B que é semelhante ao Maxion e sou fã desses motores de torque com baixo giro sem turbo ... na estrada o meu chega a 130 km/h mas a faixa ideal é em torno de 100 a 110 km/h a 2000 rpm , faz 10 km/l com autonomia de 700 km pra começar a procurar um posto ... na trilha e em subidas consigo um bom controle , sinto falta de reduzida só em descida pq o diferencial é longo ...

abs ...

guilhermeabreu
04/04/2009, 15:10
GRANDE AMIGO EDU VELO

É sabido da sua paixão por este motorzão seu e REALMENTE é muito bom e te satisfaz plenamente , AINDA INSITO COM VC EM COLOCAR A T-CASE BAND neste seu BELO JORDÂNIA , tnho certeza que vc se arrependerá por não ter colocado a mais tempo , COMO VC TB SABE que comigo QUASE NADA AGUENTA , mas a T-CASE BAND que o ROGÉRIO adaptou pra mim esta SIMPLESMENTE SHOW DE BOLA , sem nada de errado ou de mal funcionamento .

SEI TB QUE VC GOSTA DO MAIS ORIGINAL POSSÍVEL , e que não gosta de coisas adaptadas , mas neste caso NEM PARECE QUE TEM ALGUMA COISA ADAPTADO , de tão bem feito que ficou sem falar que É UMA REAL NESCESSIDADE, ainda mais pra vc que gosta de GRANDES DESAFIOS .

TÁ ESPERANDO O QUE PRA COLOCAR UMA ?

ABRAÇÃO E ATÉ IBITIPOCA .

rodrigo camper
06/04/2009, 09:47
Dr. Guilherme, o cambio é para uma Toyota Bandeirantes. Eu estou tentando achar o cambio da toyota 5 marchas mesmo, mas até agora não achei . Rodrigo, e a turbina do seu 14b, qual modelo é? Quem fez pra vc?

Caro Dalmo

O turbo e Garrett 0.40 quente e 0.42 fria se não me engano, o mec que fez não recomendo,
mas ele usou 2 curvas de 2 polegadas e meia e um pedaço de 10 cm formando, um ( U ).

Eu recomendo porque, além de andar muito mais,solta menos fumaça.

Em 5ª a 150 no compass a bichinha cresce a 1 bar de pressão. e se tiver peito vai ainda mais...

O maximo até agora foi 170, com o Cú na mão.rsrs

abç

dalmo cruz torres
06/04/2009, 10:04
Rodrigo, obrigado mais uma vez pela ajuda.
Um conhecido está oferecendo uma turbina Garret zerada, mas eu não consigo descobrir o modelo, alguém sabe como vejo o modelo da turbina?

guilhermeabreu
07/04/2009, 00:58
Caro Dalmo

O turbo e Garrett 0.40 quente e 0.42 fria se não me engano, o mec que fez não recomendo,
mas ele usou 2 curvas de 2 polegadas e meia e um pedaço de 10 cm formando, um ( U ).

Eu recomendo porque, além de andar muito mais,solta menos fumaça.

Em 5ª a 150 no compass a bichinha cresce a 1 bar de pressão. e se tiver peito vai ainda mais...

O maximo até agora foi 170, com o Cú na mão.rsrs

abç

MEU NETINHO ?

Vc está assim tão violento ? Esta aprendendo ísto com seu avô ? Coisas erradas , o neto não pode aprender com o avô não viu ?

AMIGO RODRIGO , então esta bela CAMPER sua esta esta maravilha ? Parabens fico feliz por vc .

ABRAÇÃO e até IBITIPOCA , não aceito NÃO como resposta .

rodrigo camper
10/04/2009, 09:11
rsrsrs, E Vovô acho que e Genético. (Pé de chumbo).

A Camper está fazendo uma plastica geral, dia 22/04/2009 vou encostar na Jeep Trip para fazer uma pintura Geral. Ai Adeus trilha. ueueue.

Abraços

guilhermeabreu
10/04/2009, 15:12
RODRIGO NETINHO CAMPER

Realmente , depois que ficar ZERADA dará pena mesmo de botar pra socar .

Mas parabens pelas mudanças para BEM MELHOR DO QUE ESTAVA , E OLHA QUE ELA ERA LINDA , AGORA ENTÃO ? VICHEMARIA . Se vc for a IBITIPOCA com ela vai ser difícil de vc voltar com ela , PQ EU VOU DAR UM PILEQUE EM VC E VOU " ROUBAR ELA PRA MIM " .

ABRAÇÃO

rodrigo camper
14/04/2009, 17:21
KKKKK, sendo assim não vou p/ Ibitipoca.

abç

Zepi
14/04/2009, 17:45
Vc não escreveu quais serão os eixos. Se vc ainda não os têm, sugiro vc comprar uma mecânica completa da Band Toyota nova: eixos, caixa de 5 marchas e motor 14B.

O 14B é o famoso motor japonês da Band, mais robusto que o Maxion s4T (na prática é robusto como os MB608 ) e muito mais flexível que os MWM (sem turbo ele rende cerca de 27kgfm de torque a 1800 rpm e 102cv a 3400rpm, giro máximo é de 4150rpm, como turbo a 0,5kg aumente os valores em 50%). Com esse motor vc roda semanas sem parar com 3500 rpm e o motor continua inteiro por mais 500mil km.

Eu e vários amigos que temos Camper usamos ele e recomendamos.

Eriksom

Desculpe pegar o trem andando, mas lá vai!

vou defender um pouco os mwm...adoro os 14b e é um ótimo motor, entretanto compará-lo com o mwm acho que não é correto, pra começar que o mwm tem 2.8 de cilindrada e o 14b tem 3.6!
Então não dá nem pra começar a comparar.

Mas são ambos grandes usinas com certeza!

Abraço

guilhermeabreu
15/04/2009, 03:28
ZEPI

Não gosto muito de discussão , gosto de usar de argumentos embasados em fatos reais .

Qdo citei que gosto muito do MWM 2.8 do meu ENGESA , não dizendo que o 14B é ruim , até disse que gosto mujito tb do 14B , MAS PARA COLOCAR MAIS LENHA NA FOGUEIRA VC ME LEMBROU DA CILINDARADA DO MWM 2.8 PARA O 14B .

LOGO :

Se o MWM 2.8 tem 2,8 litros de volume e o 14B tem 3,6 litros , A DIFERENÇA DE VOLUME DE UM PARA O OUTRO É DE 800ml CORRRETO ?

Seria mais justo então de COMPARAR O 14B com os seus 3,6 litros com o MWM 4.2 de 6cc QUE TEM APENAS 600ml a mais do que o 14B , " TEM COMPARAÇÃO ? " .

NÃO TEM COMPARAÇÃO PQ O MWM 6 CANECOS É ANOS LUZ MAIS MOTOR E MAIS FORTE DO QUE O 14B , O MWM 6 canecos é um MONSTRO DE MOTOR , o ÓTIMO 14B nesta comparação vira um fusquinha perto do MWM 6cc 4.2 .

Esquecí deste detalhe qdo fiz as minhas observações entre os motores MWM 2.8 e o 14B .

AMIGO ZEPI , obrigado por ter me lembrado deste GRANDE DETALHE .

E vamos a luta pq estes BELOS motores MWM 2.8 4cc , MWM 4.2 6cc e o TOYOTA 14B são os sonhos de consumo dos aficcionados pelos 4x4 .

ABRAÇÃO A TODOS E SEM BRIGAS EIM ?

Zepi
15/04/2009, 11:17
Fala Guilherme!
Longe de briga amigo, muito pelo contrário, é pra enriquecer nossos conhecimentos!

Cara todos esses motores que você citou, são usinas!( eu tenho um deles...hehehe!):palmas:

Quanto a comparação, quis dizer que essas 800 cc no mwm sprint deixariam ele com quantos cvs?
Nem tem como saber...
Tirando o mwm 6cc, que é muito grande, os outros foram minhas opções de motor para a rural, entretanto acabei ficando com Mwm 2.8.
Aproveitando, quanto faz seu engesa cidde estrada, e qual relação e pneus?

Abraço

Eriksom Teixeira Lima
15/04/2009, 13:00
Preferêcia de motor gera sempre altos barulhos, maiores que aqueles provindos de coletores de descarga quebrados :-D

A escolha deve ser sempre baseada no que você precisa fazer. Três exemplos interessantes

- o 14B e o Q20/S4 tem a mesma potência e o mesmo torque, apesar de um ter 3,6l e o outro 4l. Apesar disso, as diferenças são enormes: o 14B gira mais alto e o Q20 tem torque mais baixo. Dependendo do uso, um é melhor que o outro (por dentro, acreditem, eles são tão robustos quanto, mesmo diâmetro de bielas, robustez de partes móveis etc)

[eu coloquei Q20 e S4 juntos, pois são iguais. Tampa de um, caçamba de outro. Se você meter o cabeçote do s4Turbo no q20 funcionará perfeitamente. Meu mecânico tinha uma caminhão assim]

- se turbinarmos o 14B e o compararmos com um S4Turbo, as diferenças de torque e potência serão mínimas. Chuto dizendo que com a mesma pressão na turbina sejam iguais. Ainda assim, ficam mantidas as diferenças nas curvas de torque e potência, mantidas a robustez em ambos. Notem que falamos de um motor de 3,6 l e de outro com 4 l.

- não lembro de cabeça a diferença em décimos de litros, mas a diferença básica entre um S4T e um S4TPlus é de apenas 1 mm a mais de diâmetro de pistão (aliadas a injetores e bombas diferentes - nada de commom rail). O primeiro tem 100mm e o segundo 101 mm. O problema é que o S4T gera cerca de 38kgfm de torque e o Plus, 45kgfm (potência, creio que seja, 120 e 150 cv, não lembro).

Ou seja, o diabo mora nos detalhes, como dizia minha tatatataravó :smile:

Para fechar, se compararmos o S4TPlus com o MWM 6.07 Sprint, a diferença é brutal, embora o S4TPlustenha 4,1 litros (tenho quase certeza que é isso) e o MWM 4,2l (ainda estamos na versão NÃO-Turbinada). Apesar do mesmo tamanho, o MWM não-trubinado tem praticamente o mesmo torque e a mesma potência do S4T, e gira alto, como o 14B.

Se pegarmos a versão turbinada e com intercoller desse mesmo MWM, o torque vai a cerca de 50kgfm e potência a 180cv, tudo isso na mesma litragem (esse é o motor que equipava as primeiras F-250).

[a versão eletrônica do mesmo MWM é estúpidamente mais forte, se a memória não me falha, chega aos 60kgfm de torque e mais de 220cv. O que muda, commom rail e injetores, pelo que me explicaram. Como eu não gosto de eletrônicos, nunca avalio esses motores como opção, apesar de saber sua qualidade]

Enfim, cada um tem seus méritos. Desde o levíssimo MWM 2.8 até o pesadíssimo S4TPlus, depende do que você precisa e do que você tem fazendo o contato com o chão :mrgreen:

No anúncio de venda do Engesa, eu dei como opção de troca motores e eixos para colocar na M715. A composição de cada pacote para troca revela o que eu mudaria na configuração básica dela. Ou seja, cada motor se encaixa em apenas uma configuração, e nela, ele é absolutamente a melhor opção em relação aos outros.

Maxion ou Sprint, ambos são ótimos, depende de para quê :concordo:

Eriksom

.

guilhermeabreu
15/04/2009, 15:48
GRANDE ERIKSON

Sua didática esta perfeita , a GROSSO MODO , quiz dizer a mesma coisa , só que com menos detalhes de números que vc postou .

Mas a conclusão é esta mesmo , todos este motores SÃO EXCELENTES , sendo uns melhores do que outros DEPENDENDO do uso que vão fazer .

E O DETALHE MAIS IMPORTANTE EU JÁ DISSE : " DEPENDE TB DA OPORTUNIDADE QUE CADA UM TEM NA HORA DE COMPRAR E NA QUANTIDADE DE $$$$$$$$$$$$$ QUE CADA UM TEM .

As vezes eu precisaria de um S4T , mas surgiu um 14B na parada com preço que desse para eu pagar , e COMPRARIA ELE SEM DÚVIDAS E COM A CERTEZA DE QUE IRIA RESOLVER TB MEU PROBLEMA , QUE SERIA COLOCAR UM MOTOR DÍESEL NO MEU ENGESA/CAMPER . É por aí , todos estes motors citados são EXCELENTES , eu é que quiz BOTAR LENHA NA FOGUEIRA , eu tenho um MWM 2.8 , estou muitíssimo satisfeito e ficaria tb SATISFEITO se fosse um 14B , Q20B turbinado , S4T até o CUMMINS ( sei lá se é assim que escreve ) que o KIM tem , vichemaria .

Além do gosto de cada um , eu por exemplo prefiro um motor díesel de alto giro/desempenho/ágil/elástico , questão de gosto , e tive a FELIZ OPORTUNIDADE de comprar um de minha preferencia que foi o MWM 2.8 .

AGORA RESPONDENDO AO ZEPI

Qto a comparação , o ERIKSON , respondeu , mas revisando : com 800cc a mais no 2.8 no MWM , ele viraria um 3.6 , que seria nada mais nada menos do que igual a um 14B . Sendo que com turbina teria uma potencia e torque um pouco maior do que um 14B , mas se turbinasse o 14B teria tb +- a mesma potencia do MWM com 3.6cc , mas este motor não existe .

Qto ao consumo , o meu com o MWM 2.8 na estrada andando a 90 km/h a 100 km/h faz 10 km/l , a 120 km/h na estrada faz de 8,5 a 9 km/l , e na cidade faz de 8 a 9 km/l dependendo da forma de andar , NORMALMENTE SOU PÉ PESADO NA ESTRADA E CIDADE .

A relação de diferencial que estou usando atualmente é uma 11X47 = 4,27 mas vou colcar semana que vem uma 12X47 = 3,92 , andarei num giro um pouco menor a 100 km/h a 110km/h que é velocidade cruzeiro que tenho andado ultimamente . A 110 km/h com esta relação de 12X47 = 3,92 ele estará a 3.000 rpm .

Os pneus usei durante 4 anos o 33" X 12,5" X 15" até hoje esta assim , mas semana que vem devo estar mudando para o 265 X 75 X 16" .

Estes cálculos de consumo/velocidade são com os pneus 33" . Agora este pneu 265 X 75 X 16" equivalem a aproximadamente a um 31,8" X 11,5" X 16" , um pouco menor e um pouco mais estreito que os 33" que estão nele .

ABRAÇÃO

rodrigo camper
15/04/2009, 18:08
Caramba quase deu uma bíblia.

Ninguém falou do L.D.A que saiu em alguns 14B e S4T, que faz uma grande diferença no turbinado.

Minha opnião e a seguinte, já tive o MWM 2.8 em um caminhão, e um verdadeiro Canhão, mas em questão de durabilidade não chega em perto do 14B.

Tanto que vendi o caminhão por causa do motor que vivia dando defeito, já o 14B está gritando até hoje, na Camper com 1 bar de turbo.

guilhermeabreu
15/04/2009, 19:59
É MEU NETO

VC VACILOU AGORA , pÔ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! comparar um MWM 2.8 num CAMINHÃO com um 14B numa CAMPER é brincadeira .

Vamos então comparar um motor 1.0 turbo com 140vc de uma PARATI zero km ( ORIGINAL DELA ) puxando um barco com 200Kg de tralha dentro para pescar a 1000 km de distancia numa tacada só na Bahia , como eu faço , e eu na minha HILUX 93 2.8 díesel com APENAS 77cv .

Sabe no que deu ? O amigo que comprou a PARATÍ 0KM não chegou no destino pq ? FUNDIU O MOTOR , a concessionária deu outro motor 0km e na outra pescaria que fizemos lá de novo , sabe o que aconteceu ? NÃO CHEGOU LÁ DE NOVO PQ FUNDIU O MOTOR DE NOVO .

SABE PQ ? Pq o motor 1.0 embora tenha 140vc , SÓ TEM 1 LITRO DE VOLUME NO MOTOR e ele não aguenta tanto esforço para fazer .

Voltando ao seu assunto , o motor MWM 2.8 que vc tinha no seu CAMINHÃO , era SUBDIMENSIONADO para ele , ao passo que o 14B na sua CAMPER é SUPERDIMENSIONADO para ela .

Falando sério : vc não deve chegar a esta sua conclusão pq as aplicações destes dois motores que vc fez foi totalmente DISPARES . Ou melhor : vc TERIA QUE COMPARAR o 14B na CAMPER e o MWM 2.8 na CAMPER , e o MWM 2.8 no CAMINHÃO com o 14B no CAMINHÃO , e que neste caso o 14B SAIRIA NA VANTAGEM POR ELE TER 3,6 LITROS DE VOLUME NO MOTOR , e o MWM 2.8 APENAS 2,8 LITROS NO VOLUME DO MOTOR , olha o exemplo que eu dei de um 1.0 e outro 2.8 .

ABRAÇÃO , é o que que vc esta revoltado com o MWM 2.8 , ele não tem culpa de quem o colocou num CAMINHÃO , assim como o motor 1.0 turbo da PARATÍ se estivesse numa MOTO , vichemaria , a MOTO IRIA VOAR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK , e ía durar bastante , mas não poderia me carregar não , pois tenho 108 kg , aí ele poderia achar ruim tb kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk .

CAVESO
15/04/2009, 23:54
O rodrigo deveria ter colocado o 14b no caminhão e o sprint na camper..... :mrgreen:

Resolveria o problema...rss

CAVESO
16/04/2009, 00:30
Galera,

A discussão técnica é bastante pertinente e verdadeira, mas tem um outro item a considerar também: preço!

A galera aqui sabe da minha luta buscando um motor diesel. Gosto muito do s4t plus, mas o problema é achar e quando acha, pagar o que pedem.

Mwm 9.500,00.....14b mosca de zóio azul...

Elmer_Jeep
16/04/2009, 10:55
o MWM 4,2l (ainda estamos na versão NÃO-Turbinada). Apesar do mesmo tamanho, o MWM não-trubinado tem praticamente o mesmo torque e a mesma potência do S4T, e gira alto, como o 14B.

Graças à Deus nunca ouvi nem vi um desses :discordo:

[]'s de 607 TCA :twisted:

rodrigo camper
16/04/2009, 11:49
Shiiii

Conversa de doido Vovôzão.

O Caminhão era de pequeno porte, e veio com MWM 2.8 de fabrica.(Agrale)

Com 20.000 de problema na valvula da bomba de oléo, e depois no volante do motor, não quer dizer que seja regra, mas aconteceu.

E já vi muitas estorias de 2.8 que escapou a capa do tucho ou algo parecido, e acabou desbielando.

Mas se alguem me der de graça o 2.8, eu aceito.KKKKK

Zepi
16/04/2009, 12:08
Galera,

A discussão técnica é bastante pertinente e verdadeira, mas tem um outro item a considerar também: preço!

A galera aqui sabe da minha luta buscando um motor diesel. Gosto muito do s4t plus, mas o problema é achar e quando acha, pagar o que pedem.

Mwm 9.500,00.....14b mosca de zóio azul...

Pois é Caveso...paga-se o preço...
Ainda não pude sentir o mwm na minha rural, mas analisando melhor esse motor gostei de muitas coisas:

- Quase não usa juntas,( O'rings) o que facilita a manutação...;
- Não sobrecarrega a correia do alternador, pois quase tudo é ligado por engrenagens;
- Comparando com o motor opala 4.1 + o cilindro de gnv/kit ( que teria de usar pra ter um gasto similar)o mwm ainda sai na frente por ser mais leve e BEM menor, com centro de massa mais recuado;
- Divide muitas peças com Mwm 6.07 4.2, o que facilita na busca das peças( não necessariamente no preço...hehehe);
- casar como um luva no ZF;
-ter somente 2cv a mais do que está no documento da minha rural(fica dentro da tolerância dos 10%);
- Não que mude muita coisa, mas é fabricado na minha cidade :palmas: ;
- Nas retífica praticamente todas as peças de desgaste são substituíveis, sedes e guias etc;
- tuchos roletados;
-Multivávulas;
- Diversidade de câmbios a serem usados;
-não precisa serrar a "corta-fogo";
....dá pra falar um dia inteiro...

Mas que é caro, ah isso é mesmo!
Abs

Zepi
16/04/2009, 12:11
Shiiii

Conversa de doido Vovôzão.

O Caminhão era de pequeno porte, e veio com MWM 2.8 de fabrica.(Agrale)

Com 20.000 de problema na valvula da bomba de oléo, e depois no volante do motor, não quer dizer que seja regra, mas aconteceu.

E já vi muitas estorias de 2.8 que escapou a capa do tucho ou algo parecido, e acabou desbielando.

Mas se alguem me der de graça o 2.8, eu aceito.KKKKK

Hum...e quanto pesava esse caminhão leve?

Bem, partindo do princípio que caminhão começa em 3500 kg....
Acho que contrasta um pouco com a S10, troller, Frontier,Xterra com seus ~1800 kg!

Abs

Elmer_Jeep
16/04/2009, 12:44
- tuchos roletados;

tucho roletado nao tem nao zepi, o tucho é de acionamento hidráulico e possui regulagem.

[]'s

Zepi
16/04/2009, 13:02
tucho roletado nao tem nao zepi, o tucho é de acionamento hidráulico e possui regulagem.

[]'s

Opa, esse eu misturei...hehehe!
É o maxion que tem tucho roletado, certo?

Abraço

Elmer_Jeep
16/04/2009, 14:50
Maxion HSD! mas os do 14B são os melhores, heheh.

rodrigo camper
16/04/2009, 17:55
Hehehehe.

O Elmer tb e fanzão do 14B.

Mas não vamos fazer muita propaganda,porque já tem pouco no mercado.

O MWM 2.8, ST4 eo Perkão são nota 1000 tb,rsrsrs

Elmer_Jeep
16/04/2009, 18:37
Hehehehe.

O Elmer tb e fanzão do 14B.

Mas não vamos fazer muita propaganda,porque já tem pouco no mercado.

O MWM 2.8, ST4 eo Perkão são nota 1000 tb,rsrsrs

Já passei bons momentos em viaturas equipadas com o 14B aspirado e turbo mas como falei em um outro tópico, me rendi aos mwm sprint.

[]'s

CAVESO
16/04/2009, 20:47
Já passei bons momentos em viaturas equipadas com o 14B aspirado e turbo mas como falei em um outro tópico, me rendi aos mwm sprint.

[]'s

viva os MW!!!!!!! :dance: :dance: :dance: :dance: :dance:

Eriksom Teixeira Lima
16/04/2009, 23:11

[]'s

Elmer,

MWM 6.07TCA não eletrônico .... eu também opto por um :twisted:

Ah, sim! agora é sério, acho que chego por aí na semana de 5 a 6 de maio. Minha ZF está revisada e embalada para viagem?

Eriksom

Zepi
17/04/2009, 07:31
Maxion HSD! mas os do 14B são os melhores, heheh.

Hehehehe!
Não sabia que o 14 b tinha...beleza!

Viva os Sprints!

Essa é a hora de adiquirir um mecânico, poruqe daqui a pouco só haverão eletrônicos....

Abraço

Elmer_Jeep
17/04/2009, 10:39
Elmer,
Ah, sim! agora é sério, acho que chego por aí na semana de 5 a 6 de maio. Minha ZF está revisada e embalada para viagem?

Eriksom

Com certeza camarada :!:

ZF + R&P p/ D60 41x10.

E traz uma mala grande recheada de garoupas :dance: (é sério, preciso alimentar o Crocodillo) :mrgreen:

[]'s

Eriksom Teixeira Lima
17/04/2009, 19:08
Elmer

Vou levar um fiscal do Ibama comigo, para ter certeza que o Crocodilo só seja alimentado com peixes nativos :twisted:

Fala sério, mermão, eu vou limpar a garagem para você poder atender bem o Loras que possui aquela Camper bichada comprada do Gaúcho Heck e você já quer tirar casquinhas di-mim? Assim não dá, manera na alimentação do Croco, minha m715 agradecerá :concordo:

PS 1: será que a Tam deixa eu embarcar com o ZF? será que os camperos de BSB vão me pegar no aeroporto (tenho de dormir lá na volta)?

PS 2: amanhã vou ver outro 6.07TCA (aliás, a versão sem turbina parece que foi vendida para embarcações, e foi produzida, sim!)

Eriksom
.

Toninho
18/04/2009, 13:06
A Robustez, facilidade e baixo custo de manutenção, força e torque do Maxion são superiores, pena que o peso acompanhe os pontos fortes (bem mais pesado que o Sprint)!

Olá CAVESO, vou dar um *pitaco* tenho um MAXION S4T no SheeiK e posso garantir é muito bom ter um motor como este, equipando a sua viatura. Muito Robusto, Confiável e Valente e põe valente nisso eita motorzão macho.
Empurro vários carros na subida da Imigrantes.
Pronto dei meu recado. :grin:

Valeww,

[ ]'ss

Eriksom Teixeira Lima
18/04/2009, 19:32
PS 2: amanhã vou ver outro 6.07TCA (aliás, a versão sem turbina parece que foi vendida para embarcações, e foi produzida, sim!)

Que bobagem que eu escrevi, só agora que vi. O que eu queria ter escrito :parede: era que existe motor sem aftercooler ..... :putz:

Eriksom

CAVESO
19/04/2009, 01:02
Até aqueles motores estacionários tobata ou yanmar ficariam melhores no barco que o sprint 6 aspirado....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

guilhermeabreu
19/04/2009, 11:08
CAVESO

Um dia fui trabalhar , lógico , todo dia trabalho né , mas fui trabalhar a 50 km daqui e num momento fez um barulho na frente e o motor ficou com um barulho diferente , rouco e mais forte , foi a mangueira do ar que vem da turbina , ou seja ficou sem o efeito da TURBINA , o ENGESÃO parecia um FUSQUINHA com motor batido , sem força nenhuma e não passava de 60 km/h , É IMPRESSIONANTE ESTE MOTOR MWM 2.8 sem turbo ( ou outro qquer que sai de fábrica com turbina ) , o sprint 6 canecos como vc falou deve ficar a mesma bosta .