Ver Versão Completa : Ligação das mangueiras do Canister Sportage 2.0 gasolina
Olá, bom dia pessoal.
Estou com uma Sportage 99 na oficina e ela veio com o Canister desligado, gostaria de saber onde vão encaixada as mangueiras, tem 2 mangueiras em cima do filtro uma com a válvula do Canister e a outra está sem a mangueira, na parte de baixo do filtro só tem uma saída e um pedacinho de mangueira.
Muito grato pela atenção.
A mangueira que esta com a valvula vem do tanque e entra no canister onde ta escrito TANK, a outra mangueira do canister entra na parte de cima do coletor de admissão, a mangueira de baixo fica aberta, não é ligada a nada.
(DU)
Daniel de Souza Medeiros
09/06/2026, 00:01
Boa noite colegas! É um prazer agora fazer parte deste grupo!
Tenho uma Sportage gasolina 97/98 há seis anos.
Utilizo ela cotidianamente aqui na cidade e tb em percursos de estrada de terra ruins lá no sítio.
Gosto muito do carro e até hj estou tentando deixar tudo nele em ordem.
Uma questão que até hj me intriga nesse processo de manutenção do carro é descobrir exatamente como fazer a ligação correta de todas as mangueiras de vácuo e do canister ali no coletor de admissão.
Ainda tem algo errado nessa parte, pois é nítido que minha marcha lenta não é perfeita ainda!
Isso apesar de eu já ter colocado muitas peças novas e originais da Kia nela (tem uma grana gasta aí boa já): sensor Maf, válvula EGR, solenóide de purga, atuador de marcha lenta, sensor de temperatura da água, sensor de oxigênio, bobinas e cabos originais TB, chicote das bobinas, sensor de fase e de rotação, sensor da borboleta, regulador de pressão do combustível etc...tudo zero. Bicos injetores em ordem, bomba de combustível e alívio de pressão do tanque traseiro etc etc ...
Daniel de Souza Medeiros
09/06/2026, 00:04
Vi que esse carro tem alguns modelos diferentes de coletor de admissão. O meu possui somente três caninhos finos. Mas um deles está sem a ponta final conectada em algo ... Estranhamente um desses caninhos está sem conexão lá próximo do vácuo do freio, perto da bateria. O carro chegou com um tampão ali.
Daniel de Souza Medeiros
09/06/2026, 06:59
A válvula PCV, demais mangueiras TB estão ok.
Alem de ver nitidamente que sempre teve algo errado na marcha lenta o consumo do carro é péssimo...média de 5 km por litro ou menos as vezes.
Bom dia Daniel.
São dois modelos de coletor de admissão, até 98 é um modelo e a partir de 99 é outro.
Se puder postar foto ajuda a identificar.
O consumo "normal" dessa vtr é entre 5,5 e 7 km/l, depende do tamanho do pneu, tipo de rodagem, qualidade das peças de injeção, desgaste do motor...
[ ]s
(DU)
Daniel de Souza Medeiros
09/06/2026, 11:36
Bom dia Edu!
Obrigado pelo retorno!
Sim. Meu pai tem um Sportage 2000 gasolina e a ligação de tudo isso no coletor é bem visível. A marcha lenta dele funciona direitinho.
Já o meu coletor, ano 97, veio com a ligação do canister conectada somente no filtro canister (o q recebe gases do tanque). No entanto sua outra ponta não está conectada em lugar algum!!! Sempre fiquei cabreiro se esse não é mais um ponto de minha marcha lenta não ser perfeita além do consumo mais alto TB, já que os gases que vem do tanque não estão sendo reaproveitados na injeção.
Mas vi que tem um tubinho de vácuo perto daquela mangueira de vácuo do freio mais grossa, perto da bateria, que não está sendo usada, ela está com uma mangueira tampão. Seria ali essa ligação que falta em meu canister?
Daniel de Souza Medeiros
09/06/2026, 11:37
Entre hj e amanhã vou dar um jeito de postar as fotos de como estão todas estas ligações em meu carro.
Daniel de Souza Medeiros
09/06/2026, 11:40
Meu carro está com um pneu um pouquinho maior q o original e suspensão original. Bom, o motor tá com quase 200 mil km rodados. Pra complicar um pouco está com um tucho na vela de ignição próxima do parabrisa. Enfim, motor tá rodando ainda bem mas indo pro fim de vida útil com certeza.
Daniel de Souza Medeiros
09/06/2026, 11:53
Eita... só não encontrei ainda o local aqui no fórum para anexar imagem.
Vermelho vai atras do coletor
Amarelo vai em cima do coletor
Verde vem do canister e vai no duto do coletor antes da TBI
Sugiro tampar a mangueirinha que vai na EGR, se a solenoide ou a EGR estiverem com problema vai dar passagem de ar e a lenta vai ficar instavel.
[ ]s
(DU)
Daniel de Souza Medeiros
10/06/2026, 10:57
Vermelho vai atras do coletor
Amarelo vai em cima do coletor
Verde vem do canister e vai no duto do coletor antes da TBI
Sugiro tampar a mangueirinha que vai na EGR, se a solenoide ou a EGR estiverem com problema vai dar passagem de ar e a lenta vai ficar instavel.
[ ]s
(DU)
Bom dia Edu!
No meu carro essa vermelha não está conectada em lugar algum! Não existe em meu coletor onde ligar ela!
O único tubinho livre que dá a entender onde ela deve ser ligada então é um que veio isolado lá perto da bateria...
Daniel de Souza Medeiros
10/06/2026, 11:00
Não abre aqui pra mim a opção de postar as fotos.
Teria algum outro meio de lhe enviar as fotos?
Bom dia Edu!
No meu carro essa vermelha não está conectada em lugar algum! Não existe em meu coletor onde ligar ela!
O único tubinho livre que dá a entender onde ela deve ser ligada então é um que veio isolado lá perto da bateria...
Esse tubimnho passa por baixo do coletor e vai até la atras e conecta perto da bateria onde vc disse que esta isolado.
Vc vai precisar tirar o coletor pra conectar essa mangueirinha.
Estou montando um motor desse ano, qdo terminar tiro uma foto, marco os pontos onde cada mangueirinha vai conenctada e posto aqui.
Essas mangueirinhas são apenas pra acionar a EGR, se preferir, pode tirar elas e e tampar todas as entradas delas no coletor, são 3 entradas.
Daniel de Souza Medeiros
11/06/2026, 10:39
Bom dia Edu!
Então posso isolar todos esses tubos da EGR.
No caso então só vou deixar funcionando o tubinho que sai do filtro canister indo lá para o tubo de ar antes da TBI certo?
Bom dia Edu!
Então posso isolar todos esses tubos da EGR.
No caso então só vou deixar funcionando o tubinho que sai do filtro canister indo lá para o tubo de ar antes da TBI certo?
Bom dia
Sim
(DU)
Daniel de Souza Medeiros
13/06/2026, 12:32
Bom dia!
Aproveitando...descobri um site gringo em que acessamos todos os diagramas da Sportage com os códigos de cada peça da Kia: motor, elétrica , carroceria, freio, câmbio... praticamente tudo!
Se interessar lhe repasso.
Vc digita o chassi do carro e abre a tela para ir fazendo os filtros.
Infelizmente alguns diagramas não possuem a imagem perfeita/nítida, mas quebra um galhão.
Abs
Toda informação é semprebem vinda.