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Ver Versão Completa : Picapes Médias PHEV



maguba
02/10/2024, 10:59
Pessoal resolvi criar este tópico para quem também tiver interesse em picapes médias híbridas PHEV (Plug-In Hybrid Electric Vehicle), ou seja, que possuem motor a combustão e que também podem ser carregadas na tomada. A ideia é apenas ir concentrando informações e opiniões. Eu acredito que picapes 100% elétricas ainda não serão viáveis por um bom tempo, mas que as híbridas podem sim pegar boa parte do mercado das versões diesel. Elas prometem um consumo aceitável com um bom torque preenchendo a lacuna que faltava nas picapes apenas a gasolina. Se for PHEV melhor pq tem a opção de rodar somente no modo elétrico por um tempo, ou usar o modo híbrido e quando a bateria acabar o motor a combustão carrega. Ideal para quem tiver acesso a uma fonte de energia barata (como placas solares ou biogás).


Já adianto que existe muita divergência nos números informados na internet e que não sou especialista no assunto então, se tiver algo errado, fiquem a vontade para corrigir. Só saberemos os números exatos quando elas forem homologadas aqui e o pessoal começar a usar de verdade. Também não pretendo comprar nada agora, somente depois que algumas marcas mais tradicionais como Toyota, Ford, Mitsubishi e Nissan tiverem opções.


BYD Shark
Motores: gasolina 1.5 turbo 192 cv, dianteiro elétrico 228cv, traseiro elétrico 201cv (potência combinada 430 cv).
Câmbio: automático 1 marcha
Torque: nao divulgado (estimado na casa de 70 mkgf)
Bateria: Blade 29.6 KWh
0 a 100 km/h: 5.7 segundos
Autonomia modo elétrico: 100km (deve baixar no Inmetro)
Autonomia modo combinado: 840km
Consumo: 13,3 km/l
comprimento: 5.457 mm de e
distância entre eixos: 3.260 mm
capacidade reboque: 2.500 kg
capacidade carga: 835 kg
volume de carga: uns dizem 1.200 outros 1.450 litros
peso: 2655kg
tanque: 57 litros
supensão: independente nas 4 rodas
Freios: disco nas 4 rodas
Pneus: 265/65 R18
garantia: 6 anos na Austrália…aqui ainda não sabemos


Primeira picape da BYD e estão prometendo produzir o modelo aqui no Brasil…mas o negócio é aguardar para ver e tbm qual será o nível de nacionalização. O design é inspirado, pra não dizer copiado, da F150.


A potência combinada é absurda sendo mais rápida que a Ranger Raptor. Não tem marchas e a tração é feita diretamente pelos motores elétricos. O motor a gasolina é basicamente um gerador para carregar a bateria. Uma coisa interessante: parece que a bateria nunca fica totalmente descarregada então não se torna “amarrada” quando está teoricamente com 0% de carga.


Com um peso de quase 2.7 toneladas fazer 13.3 km/l até que não é ruim (falta ver na vida real). Já a capacidade de carga de 835kg e reboque em 2500kg é menor que a concorrência e a velocidade máxima é 160km/h…não que seja pouco, mas é estranho para toda essa cavalaria.


Tem sido muito elogiada pelo acabamento e a lista de itens é grande: painel com 10.25 polegadas, multimídia com 12.8 polegadas, câmera 540 graus (360 graus ao redor + 180 graus sob o veículo), carregador wireless para smartphones, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de mudança involuntária de faixa, monitor de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, Heads-Up Display, farol alto automático, bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar-condicionado automático de duas zonas, assentos com aquecimento e ventilação, 7 airbags, possibilidade de usar a energia da bateria para alimentar outros equipamentos.


Por aqui ainda não divulgaram quais seriam disponibilizados e tbm resta saber como se comportam todos esses sistemas de auxílio à condução. Se são bem calibrados ou se na prática é usar uma vez e depois deixar desligado. Tem tbm a questão da durabilidade disso tudo que ainda não se sabe.


Estão dizendo que o preço será em torno de 300k…menos que uma Hilux SRX ou Ranger Limited. Ainda tem que se provar, mas acho que, SE não der problema, SE o pós venda for pelo menos aceitável e SE for realmente fabricada aqui (vários SEs) pode roubar mercado de quem usa apenas no asfalto.




GWM Poer PHEV
Motores: gasolina 2.0 turbo 255 cv e 2 motores elétricos somando 163 cv (potência combinada 408 cv).
Torque: 76.5 kgfm
Bateria: 19KWh, 37KWh ou 59 KWh
Câmbio: Automático 9 marchas, 4x4 com bloqueio e reduzida
0 a 100 km/h: nao informado
Autonomia modo elétrico: 150km
Autonomia modo combinado: 800km a 1000km


Outra chinesa com previsão de ser produzida aqui até o fim de 2025. A GWM diz que vai tornar o motor flex. Parece que nas clínicas com os consumidores o design não foi muito aprovado pelos brasileiros então iam dar uma “retocada”.


Ranger PHEV
Motores: gasolina EcoBoost de 2.3 litros e elétrico de 102cv (potência combinada 279cv)
Torque: 70.3 kgfm
Câmbio: 10 velocidades
Bateria: 11.8 kWh
Autonomia modo elétrico: 45 km (ciclo WLTP)
capacidade reboque: 3.500 kg
capacidade carga: 1000 kg


Mais potente que a Ranger V6. Nesta o motor elétrico fica dentro da transmissão então é tudo mecânico. Não é uma abordagem nova como a Shark mas ao mesmo tempo me parece uma opção mais simples e já validada. Por enquanto confirmada para 2025 apenas na Europa, Austrália e Nova Zelândia e alguns rumores que tbm vêm para o Brasil. Mas por lá vai ter preço acima da Limited (talvez uns 400k aqui).


Na Toyota, por enquanto, dizem que na nova geração da Hilux existirá a opção PHEV com até 200 km de autonomia.


E a Mitsubishi e Nissan vão compartilhar uma plataforma com opção PHEV na próxima geração da L200 e Frontier.

maguba
02/10/2024, 13:53
Apenas complementando o post inicial com algumas fotos de cada modelo.

BYD Shark

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GWM Poer
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Ranger PHEV
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maguba
03/10/2024, 08:51
Vídeos curtos mostrando a arquitetura interna da BYD Shark e da Ranger PHEV:

https://www.youtube.com/watch?v=tyefOT2EVus


https://www.youtube.com/watch?v=5POtquklZDk

maguba
04/10/2024, 09:01
BYD Shark entra em pre-venda; picape hibrida chega na proxima semana | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/byd-shark-entra-em-pre-venda-picape-hibrida-chega-na-proxima-semana/)


A Shark chegará com um ano de seguro grátis, carregador portátil de 3,5 kWh e também um kit de energia solar para o produtor rural ou particular, aproveitar a grande incidência de luz solar no país.

azrael_rj
15/10/2024, 12:57
Tudo indica que a GWM tá fugindo de ter fábrica aqui.

maguba
16/10/2024, 13:35
Pois é, essas chinesas por enquanto estão na promessa.


A BYD Shark agora está em pré-venda...sinal de R$ 10 mil e como bônus ganha um kit para instalação de placas solares (inversor de 6KW com 12 placas e demais acessórios), carregador de 3.5kWh e 1 ano de seguro pela Porto Seguro. Mas o preço final ainda não abriram. Estão chutando que ficará entre 300k e 350k.

azrael_rj
19/10/2024, 14:58
Shark veio a 380k. Sem chance.

maguba
20/10/2024, 15:53
Esse preço decepcionou mesmo...pessoal estava chutando uns 50k a menos.

Pelo menos agora tem a ficha técnica dela no site da BYD esclarecendo alguns números. No fim são 437cv, 790kg de capacidade carga e 1200 litros o volume da caçamba.

O torque combinado era algo que não aparecia em lugar nenhum e nos sites estão divulgando em 65 kgfm o que não é nada mau. Mais que os motores diesel da concorrência. A Ranger Raptor V6 3.0 gasolina com 397cv tem 59,4 kgfm.

A autonomia de 100 km no modo elétrico usando o ciclo chines (NEDC) acabou ficando em 57 km no brasileiro INMETRO (PBEV) que é bem mais realista. Ainda, segundo o INMETRO, o consumo é de 24,6km/l na cidade e 19,9 km/l na estrada com autonomia combinada de 840km. Impressionante para o tamanho e peso dela.

A garantia ficou como 6 anos sem limite de quilometragem e para a bateria 8 anos tbm sem limite de quilometragem...bom sinal. A BYD diz que essas baterias Blade possuem cerca de 25 anos de vida útil, aguentam 5000 ciclos de carga e podem rodar 1 milhão de km.

Mas com esse preço de 379k vai ser difícil deslanchar. Na Austrália ela foi lançada como "Shark 6" e já estão dizendo que terá versões mais básicas. Talvez ocorra o mesmo por aqui.

maguba
04/12/2024, 10:07
A shark naufragou no mercado com 143 vendas em outubro e apenas 49 em novembro. Isso prova que o preço ficou fora da faixa aceitável para o pessoal arriscar. Enquanto isso, na Austrália, onde ela custa o equivalente as versões intermediárias de Hilux e Ranger, vendeu quase 4000 unidades. Por lá devem começar a entregar no início de janeiro. Vi alguns vídeos de avaliações e, no geral, acho que o pessoal tem gostado. Em ultrapassagens parece ser excelente:

Ranger V6 x BYD Shark. Deu ruim pras diseal? - YouTube (https://www.youtube.com/shorts/dnJKGdrOMro)

Vamos ver quando começar a "vida real" com os primeiros proprietários. Mas já tem boatos que a versão 2026 dela poderá usar um motor 2.0 no lugar do 1.5 e aumentar a capacidade de reboque que ficou abaixo do padrão (3500kg). Enquanto isso o pós-venda da BYD parece ser bem complicado, se tudo correr bem com o veículo tranquilo, mas se tiver um problema comece a rezar.

Mas um novo concorrente sempre é bom. Vamos ver o que a Toyota vai fazer com relação a isso na próxima geração que deve ser lançada no fim do próximo ano.

A Mitsubishi Triton saiu agora a nova geração mas estão atrasados nessa parte:

No ETA for Mitsubishi Triton PHEV - carsales.com.au (https://www.carsales.com.au/editorial/details/no-eta-for-mitsubishi-triton-phev-147722/)

"Uma versão híbrida plug-in (PHEV) do novo Mitsubishi Triton já foi confirmado mas novas informações sugerem que a resposta da marca japonesa ao BYD Shark e ao Ford Ranger PHEV ainda está bem longe.

Falando à carsales no lançamento da mídia local do Pajero Sport renovado, o CEO da Mitsubishi Austrália, Shaun Westcott, disse que uma versão eletrificada do Triton precisa ser um burro de carga completo para atrair um público "condicionado" a aceitar nada menos que uma capacidade de reboque de 3500 kg."

azrael_rj
10/12/2024, 20:03
Errei, não é só a GWM que tá correndo de ter fábrica aqui.

De novo! BYD e GWM atrasam outra vez início de produção no Brasil - AUTOO (https://www.autoo.com.br/de-novo-byd-e-gwm-atrasam-outra-vez-inicio-de-producao-no-brasil/)

Esses carros tem outra lógica de montagem. Sai mais barato pros chineses importar.

maguba
02/01/2025, 15:02
BYD começou o ano baixando o preço da Shark em 40k, agora está de 379.800 por 339.800. Agora talvez comece a chamar a atenção do pessoal. Se tivessem uma versão mais pé de boi com preço perto dos 250k acho que muita gente que usa para trabalho podia se interessar. Isso, se tiverem acesso a energia barata para carregar a bateria (como placas solares em casa). Muitos motoristas de Uber usam esta abordagem com carros elétricos.

maguba
10/03/2025, 10:11
A Ford lançou na Austrália a Ranger PHEV. A capacidade de carga é 973kg mas vai diminuindo de acordo com a quantidade de opcionais das versões chegando a 808kg. Neste último caso bem próximo da Shark com seus 790kg. A capacidade de reboque de 3500kg é bem alardeada pq na Shark é 2500 kg.

Por lá a Ranger PHEV parte de $71.990 chegando a $86.990 enquanto a Shark custa $57.900 (dólares australianos).

Segundo a Ford o alcance com bateria de 11.8 kWh foi atualizado para 49km.

Na Ranger o motor a combustão é que move as rodas e o motor elétrico apenas auxilia então, teoricamente, ela deve se sair bem no offroad já que é tudo mecânico.

Fazendo uma conta de padaria para conversão dos preços da Austrália para o Brasil (ignorando impostos, taxas, etc.) a Ranger Limited passaria de 346.600 para 372.480. Por lá ela custa 5% mais porque vem da fabrica da África do Sul então se vier pra cá da mesma fábrica vai pagar bem mais imposto...chuto que ficaria em torno de 400k.

A Shark tem sido um sucesso na Austrália e a Ranger PHEV agora é criticada por custar bem mais e entregar menos. Mas vale lembrar que o preço da Shark lá seria o equivalente a 288k no Brasil (novamente conta de padaria).

BYD ferrou total com o modelo no Brasil com o preço de lançamento. Agora estão dando desconto de 40k saindo por 339k e colocaram no programa de recompra garantida após 48 meses por 80% da Fipe. Mas é bom ler bem as letras miúdas da promoção, por exemplo, tem que comprar outro carro deles com preço maior ou igual, não pode ter rodado mais de 1000 km por mês, não pode fazer modificações no veículo, ...

Se a Ford trouxer pra cá essa versão da Ranger PHEV o negócio é torcer para não cometerem o mesmo erro.

maguba
11/04/2025, 13:37
JAC apresentou a versão da Hunter PHEV:
JAC Hunter PHEV supera BYD e Ford com 523 cv e 100 km eletricos (https://motor1.uol.com.br/news/756229/jac-hunter-phev-supera-byd/)

Colocaram um 2.0 turbo gasolina mais 2 elétricos em cada eixo somando 523cv e 101 kgfm de torque. Autonomia divulgada de 100km no modo elétrico (provavelmente no ciclo NEDC chinês). Começa a ser vendida na Austrália no início do próximo ano com preço "estimado" abaixo da BYD Shark.


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maguba
17/04/2025, 13:27
Flagra: GWM Poer aparece em testes de emissões no Brasil (https://motor1.uol.com.br/news/755858/flagra-gwm-poer-picape-phev/)

Se for realmente fabricada aqui e vier com o preço certo acho que fará sucesso. Preço certo é essencial, só ver o sucesso inicial do GWM Tank 300.

Interessante que ter autonomia de até 100km no modo elétrico, mesmo que no ciclo mais otimista, parece estar se tornando padrão com Shark, JAC Hunter e Poer. Por enquanto quem está destoando é a Ranger PHEV com 49km.

maguba
25/04/2025, 13:14
Nova Nissan Frontier hibrida plug-in e baseada em chinesa e ganhara o mundo (https://motor1.uol.com.br/news/757480/nissan-frontier-hibrida-china-apresentacao/)

Nissan apresentou a Frontier PHEV com motor 1.5 turbo e mais um elétrico somando 402cv e 81,6 kgfm de torque. Interessante é que o alcance no modo elétrico é de 135 km (clico otimista chinês) maior que as rivais. Usa uma tecnologia parecida com a Ranger PHEV com o motor elétrico integrado na transmissão. Particularmente estou achando esse tipo de configuração bem interessante. Tbm terá V2L na caçamba para até 6 kW.


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maguba
25/04/2025, 13:30
(https://autoesporte.globo.com/especiais/eventos-sobre-automoveis/salao-do-automovel/noticia/2025/04/picape-gwm-poer-motor-diesel-brasil.ghtml)GWM confirma picape Poer no Brasil em 2025 e faz aceno ao agro com versão a diesel (https://www.msn.com/pt-br/carros/compra/gwm-confirma-picape-poer-no-brasil-em-2025-e-faz-aceno-ao-agro-com-vers%C3%A3o-a-diesel/ar-AA1DClTH?ocid=BingNewsSerp)

Não querem cometer o mesmo erro da BYD com a Shark que apostou direto no público agro apenas com uma versão híbrida.

Fenix4x4
25/04/2025, 15:42
(https://autoesporte.globo.com/especiais/eventos-sobre-automoveis/salao-do-automovel/noticia/2025/04/picape-gwm-poer-motor-diesel-brasil.ghtml)GWM confirma picape Poer no Brasil em 2025 e faz aceno ao agro com versão a diesel (https://www.msn.com/pt-br/carros/compra/gwm-confirma-picape-poer-no-brasil-em-2025-e-faz-aceno-ao-agro-com-vers%C3%A3o-a-diesel/ar-AA1DClTH?ocid=BingNewsSerp)

Não querem cometer o mesmo erro da BYD com a Shark que apostou direto no público agro apenas com uma versão híbrida.



Olha, uma opção Híbrida é interessante. Vamos ver como vai se comportar.

maguba
18/06/2025, 13:52
A GWM Poer parece que vai chegar por aqui em setembro com preços entre 270k e 340k. Previsão para iniciar a fabricação no Brasil em 2026. O preço de 270k deve ser para a P30 (diesel) que é bem mais simples que a versão PHEV. Dizem que estão ajustando detalhes para nosso mercado. A GWM parece se preocupar mais em acertar os modelos que serão lançados no nosso mercado.

Andei vendo alguns vídeos dela na Austrália, por lá o nome é Cannon Alpha, e têm impressionado o pessoal:

https://www.youtube.com/watch?v=HaNC5bgL3Tc

https://www.youtube.com/watch?v=phTOqnFR7TI

https://www.youtube.com/watch?v=R1GYBvVPqgE

https://www.youtube.com/watch?v=dQxaaP7cOYQ


Dizem que esse sistema híbrido 4x4 Hi4-T da GWM é o melhor que existe atualmente, sendo o mesmo utilizado nos modelos Tank.

O problema na picape é o estepe...nos modelos Tank, como no Tank 300, ele fica preso atrás, mas na picape não tem onde colocar então o estepe precisa ficar na caçamba. Como dá pra ver no início desse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=qDU-cUZ5YhE


Parece que na Austrália vc leva um kit de reparos e o estepe. Então, se não vai fazer nada muito arriscado pode deixar o estepe em casa. Mas a forma como fixaram o estepe...nem uma capota dá pra usar. Vão ter que achar outra solução. Talvez manter o estepe na vertical mas em outro ponto onde seja possível embutir parte dele no piso da caçamba.

sm4rco
23/06/2025, 08:27
A GWM Poer parece que vai chegar por aqui em setembro com preços entre 270k e 340k. Previsão para iniciar a fabricação no Brasil em 2026.

Eu duvido que será fabricada aqui, acho que nem terá volume de vendas pra isso. Ou farão como a BYD e outros fabricantes que colocam as portas aqui e diz que a fabricação é local :lol:
Mas, vamos ter um pouco de esperança, o Brasil precisa se industrializar mais.