PDA

Ver Versão Completa : Motor 2.3 OHC Original do Jeep.



pmarcell
18/06/2006, 21:27
Srs. Jipeiros. Recém comprei um CJ5 ano 1979, com motor original como descrevi. Percebo que quando está frio, ele pega bem, sem problemas . É começar a usá-lo e esquentar o motor, ele fica manhoso, dando impressão de bateria fraca ao tentar ligá-lo. A bateria está boa e reformei o arranque. Mas sinto ainda ele manhoso. Ouvi uma conversa que esse motor quando quente fica "pesado" para o arranque. Alguém conhece esse problema e teria uma dica? Outra pergunta. Um alternador de 90 Amperes, me roubaria muita força do motor e aumentaria muito o consumo? Tem algum veículo atual cujo alternador serve sem adaptações nesse motor do Jeep? Ah! Também quando aumenta muito o giro, sai um assobio do motor, alguém tem idéia do que pode ser?
Valeu pessoal, obrigado pela atenção e um abraço à toda comunidade.
Desculpem se abusei ... :pensativo: :pensativo:

spinelli
19/06/2006, 18:40
o cara pode ser o motor de partida......o meu dava esse problema quando esquentava o bicho era dificil de pegar ..parecia que era bateria ....ai nao era achamos que era bobina tb nao era...ai mandou desmontar o motor de partida .....tava tudo destruido........o rapaz da auto eletrica disse que nao sabia como o carro pegava...mas ai trocou o motr de partida e agora é uma blz batea mao na chave ele pega...O unico problema é que o motor é o de opala mas como o problema é o msm vale a pena daer mum molhada
abraço Elias

otto
19/06/2006, 21:40
tenho um cj e um f85 com ambos com motor ohc sao otimos motores mas se nao estiverem com o ponto de igniçao correto sao mesmo manhoso pra funcionar quando quente experimente atrasar um pouco o motor e veja tambem os caboos da bateria ligue o negativo direto no bloco do motor de preferencia proximo do motor de partida jamais no coletor de escape

thales 74
15/01/2012, 08:40
olá amg o meu carro é um maverick 4cc 2.3 ohc acredito que é o mesmo motor percebo que quando está frio é só triscar na chave e ele pega mas quando esquenta ele só pega se acelerar (manhoso) ouvir dizer que é por causa do coletor de escapamento que passa muito próximo ao motor de partida e o esquenta por isso fika manhoso na segunda feira agr meu pai vai mandar dimensionar o coletor ai se resolver o problema eu escrevo aki e se n resolver o problema tbm escrevo
bom espero ter ajudado em alguma coisa
abraço
:bye:

chinelao4x4
15/01/2012, 18:37
cara.... da uma olhada no meu topico, o foscão. eu coloquei o coletor dimencionado e não me resolveu, só reslveu colocando um motor de arranque do corsa paguei 120 reais , e mais 4 arruelas , é plug & play, qualquer ano irá servir, pega facil em todas as ocasiões agora....
o ronco fica LINNNNNDO, 4x1, com apenas um turbão no final.
abrçs

calhiandro
15/01/2012, 18:58
Chinelão sei que você queima alcool no seu carro, que velas você usa ?

chinelao4x4
15/01/2012, 22:32
aew calhiandro blz?

ja usei as super bosh 4 (4 pernas, negativos da faisca) , tambem a do mercedes classe A que tem 3 , agora estou com ngk-BPR7ES-11 ,

Ja usei velas misturadas, pra alcool , gas. uma lambança só, e nunca ví diferença... a diferença seria quando liga ele ? demora mais pra aquecer as velas se forem pra gas. usando alcool ? tenho esta duvida.
abrçs

Mário RED JEEP
15/01/2012, 23:31
Mete uma ignição eletrônica com módulo Bosch. O meu pega que é uma beleza!
Só fica mais demorado se passar muitos dias parado (mais de 1 semana), pq a cuba com gasolina evapora.
Vou colocar um injetor de gasolina para partida a frio e ver se resolve.

calhiandro
16/01/2012, 09:22
Não sabia que essas velas serviam no OHC, chinelao pelo catalogo da ngk essas velas que você usa é do kadett, ipanema e monza a álcool né isso?

chinelao4x4
16/01/2012, 10:45
Não sabia que essas velas serviam no OHC, chinelao pelo catalogo da ngk essas velas que você usa é do kadett, ipanema e monza a álcool né isso?
na caixa das velas não diz quais veiculos, mais pelo que me lembro é isso mesmo, apesar de que : qualquer vela que tiver a mesma rosca e medida irá servir sem alterar o funcionamento, isso digo por experiencia propria, e em varios motores diferentes já fiz isso , agora sobre o rendimento e melhorias em performance, só senti com as velas iridiun em um lancer que coloquei .
t +

Dodger
16/01/2012, 12:21
O motor de arranque original é lerdo mesmo revisadinho. Mas o problema de não pegar quando quente é ponto adiantado, os caras deixan ele mais adiantado pq o funcionamento fica mais liso e rende mais, mas ai te ferra na hora de dar partida com motor quente.

Rodolfo Ourique
16/01/2012, 20:07
Coloque o DIS da Motor Spice e seja feliz !!! Parece que foi feito pro OHC...uso com 12º estático e não dá mais zica...:euforico::euforico::euforico:. O Georgia vai ficar no ponto original e partirá bem frio ou quente, e quando em uso o DIS acerta o ponto conforme o gosto do "patrão"...

Dodger
16/01/2012, 21:23
Coloque o DIS da Motor Spice e seja feliz !!! Parece que foi feito pro OHC...uso com 12º estático e não dá mais zica...:euforico::euforico::euforico:. O Georgia vai ficar no ponto original e partirá bem frio ou quente, e quando em uso o DIS acerta o ponto conforme o gosto do "patrão"...

Ai vc falou a verdade!

O meu OHC tinha DIS, na hora da partida ele fica no ponto original, pega a quente ou a frio em qquer situação, depois o modulo faz o ajuste do ponto e avanço pros parametros que vc estabeleceu e tirando máximo rendimento do bichinho.

lembrando que tbém usava motor de arranque do corsa

calhiandro
16/01/2012, 21:50
Rodolfo Ourique, também tenho DIS, e uso com 12 de avanço estático e progressivo no mínimo. O seu motor é álcool ou gasolina?. O meu motor é álcool original, só que está queimando gasolina.

Rodolfo Ourique
16/01/2012, 22:50
O meu é gasolina, se o seu é alcool e está queimando gasosa, deve estar um tiro pq a taxa de compressão é maior, dá até pra usar gasolina premium...rs

mali9ski
17/01/2012, 15:32
Srs. Jipeiros. Recém comprei um CJ5 ano 1979, com motor original como descrevi. Percebo que quando está frio, ele pega bem, sem problemas . É começar a usá-lo e esquentar o motor, ele fica manhoso, dando impressão de bateria fraca ao tentar ligá-lo. A bateria está boa e reformei o arranque. Mas sinto ainda ele manhoso. Ouvi uma conversa que esse motor quando quente fica "pesado" para o arranque. Alguém conhece esse problema e teria uma dica? Outra pergunta. Um alternador de 90 Amperes, me roubaria muita força do motor e aumentaria muito o consumo? Tem algum veículo atual cujo alternador serve sem adaptações nesse motor do Jeep? Ah! Também quando aumenta muito o giro, sai um assobio do motor, alguém tem idéia do que pode ser?
Valeu pessoal, obrigado pela atenção e um abraço à toda comunidade.
Desculpem se abusei ... :pensativo: :pensativo:

como diria um senhor das antigas que conheci.....

''partida arrastando e vazamento no virabrequim esses azures saiu de fabrica assim''....:slap:

johnnyjeepeirosp
18/01/2012, 00:32
um bom motor esse OHC 2.3 !
entao ...
checa o ponto ...
uma igniçao eletronica eh um grande investimento
um cabo negativo bem dimencionado ( coloquei o do MB 608 ) e bem fixado no bloco ...
o alternador do tempra ta sobrando em desmanches , tem 90 amperes e eh de facil adaptaçao ...
ha relatos sobre as vantagens do alternador do corsa ... menor , mais leve , mais potente e de facil adaptaçao ...
boa sorte amigo .

MarcosSJP
18/01/2012, 10:08
O meu é gasolina, se o seu é alcool e está queimando gasosa, deve estar um tiro pq a taxa de compressão é maior, dá até pra usar gasolina premium...rs

Rodolfo, vc esté usando o DIS, eu estou instalando o DD no OHC, o avanço inicial que vc está usando é 6º, avanço estático em 12º e o centrífugo está usando quanto? Meu motor é a gasola também. Abraço

Rodolfo Ourique
18/01/2012, 16:00
Rodolfo, vc esté usando o DIS, eu estou instalando o DD no OHC, o avanço inicial que vc está usando é 6º, avanço estático em 12º e o centrífugo está usando quanto? Meu motor é a gasola também. Abraço

Marcos,

Está exatamente como vc citou: 6º APMS no fixo, 12º no estático (verde e amarelo ligados) e centrífugo ligado no carburador (vácuo). Só que o DD não usa o distribuidor, sendo assim acho que tb não deve usar o centrífugo, terá de consultar o manual. Tem gente que usa todo o avanço estático ligado, este motor trabalha bem em avanço e o sistema da Motor Spice gerencia este avanço sem prejudicar a partida.

MarcosSJP
20/01/2012, 09:59
Marcos,

Está exatamente como vc citou: 6º APMS no fixo, 12º no estático (verde e amarelo ligados) e centrífugo ligado no carburador (vácuo). Só que o DD não usa o distribuidor, sendo assim acho que tb não deve usar o centrífugo, terá de consultar o manual. Tem gente que usa todo o avanço estático ligado, este motor trabalha bem em avanço e o sistema da Motor Spice gerencia este avanço sem prejudicar a partida.

Valeu Rodolfo,

São equipamentos diferentes, o DIS mantem o distribuidor, o DD elimina ele por completo, fica só para girar a bomba de óleo, mas o DIS e o DD tem detalhes de configuração parecidos, por isso é legal compartilhar esses dados.
O lancé é utilizar do avanço inicial para favorecer a partida, aliviando o motor de arranque, a partir do momento que o motor pegar, o DD vai automaticamente para o avanço estático, onde escolhe-se o ponto de melhor rendimento para o motor, daí acaba-se com o problema de partida (se arranque, instalações, etc, etc, estiverem em dia)...
Já o avanço centrífugo é diferente do a vácuo, o centrifugo acontece independente do vácuo, ele tem a ver com a rotação, experimente medir com pistola o ponto do teu motor, em marcha lenta, com a mangueira do vácuo desligada, será algo perto do avanço estático, se você acelerar esse ponto vai mudar, aí está o avanço centrífugo atuando, se conectar o vácuo, será outro ponto de novo... e por aí vai...
Eu tenho que determinar qual é a taxa de avanço centrífugo de um distribuidor original para poder determinar e usar no DD, por isso perguntei se você utilizava o centrífugo, nem me liguei que o DIS usa o distribuidor para isso. Eu não posso deixar desligado o avanço centrífugo, vai funcionar como um distribuidor travado... sem compensação em alta rotação...
Acho que vou ter que medir num outro motor OHC, de 1000 em 1000 rpm para determinar o quanto avança...
[]'s

Rodolfo Ourique
20/01/2012, 10:30
Marcos, foi exatamente isto que quis dizer...
Vale consultar o manual que o Sérgio Raposo envia junto com o DD, ali há muita explicações técnicas que vão facilitar a instalação e fazer aproveitar ao máximo esta "engenhoca" maravilhosa.:dance: instale e seja feliz!!!


Valeu Rodolfo,

São equipamentos diferentes, o DIS mantem o distribuidor, o DD elimina ele por completo, fica só para girar a bomba de óleo, mas o DIS e o DD tem detalhes de configuração parecidos, por isso é legal compartilhar esses dados.
O lancé é utilizar do avanço inicial para favorecer a partida, aliviando o motor de arranque, a partir do momento que o motor pegar, o DD vai automaticamente para o avanço estático, onde escolhe-se o ponto de melhor rendimento para o motor, daí acaba-se com o problema de partida (se arranque, instalações, etc, etc, estiverem em dia)...
Já o avanço centrífugo é diferente do a vácuo, o centrifugo acontece independente do vácuo, ele tem a ver com a rotação, experimente medir com pistola o ponto do teu motor, em marcha lenta, com a mangueira do vácuo desligada, será algo perto do avanço estático, se você acelerar esse ponto vai mudar, aí está o avanço centrífugo atuando, se conectar o vácuo, será outro ponto de novo... e por aí vai...
Eu tenho que determinar qual é a taxa de avanço centrífugo de um distribuidor original para poder determinar e usar no DD, por isso perguntei se você utilizava o centrífugo, nem me liguei que o DIS usa o distribuidor para isso. Eu não posso deixar desligado o avanço centrífugo, vai funcionar como um distribuidor travado... sem compensação em alta rotação...
Acho que vou ter que medir num outro motor OHC, de 1000 em 1000 rpm para determinar o quanto avança...
[]'s

sraposo
24/01/2012, 09:31
Bom dia a todos!

Marcos, informação sobre avanço centrífugo e avanço a vácuo é difícil de encontrar. Tipicamente, publica-se apenas o valor do avanço inicial, mais comumente conhecido como "ponto", como se nunca as peças relacionadas a estes avanços apresentassem defeitos.

Uma maneira prática de se descobrir o valor de cada avanço está no manual do DD. Será preciso uma lâmpada de ponto (de preferência aquela mais simples, sem botão de ajuste de ponto nem display, para evitar erros de interpretação!), um seringa que não seja tão pequena, talvez um vacuômetro e calculadora. A partir deste levantamento e cálculo, obtém um valor base para configurar o avanço progressivo do DD (considerando que você escolheu um DD sem avanço a vácuo).

Uma forma alternativa e que pode "quebrar um galho" é o teste prático acompanhado de um "ouvidômetro" calibrado para detectar batida de pino, que tende a aparecer nas rotações mais altas e/ou nas bem baixas. É necessário saber reconhecer o som da batida de pino para fazer um ajuste assim (1).

Vale lembrar que a gasolina atual tem composição diferente daquela da época do projeto deste motor, de forma que a curva de avanço original não proporciona o melhor rendimento, embora o motor funcione bem, ou melhor, sem falhas. Por causa das características do combustível atual é que se consegue usar um mapa mais avançado. No caso do DIS, o recurso do remapeamento modifica o mapa gerado pelo distribuidor. Com o DD, o mapa é feito exclusivamente por ele, ficando sem efeito o distribuidor.

O compartilhamento das experiências é muito útil para os novos usuários, lhes sendo apresentado "o caminho das pedras". Para a Motor Spice é valioso o acesso a estas histórias individuais, pois permite conhecer as variações de configuração, instalação e uso que somente o campo dá oportunidade de encontrar!

De qualquer modo, o suporte técnico está sempre à disposição. O manual pretende dar autossuficiência, mas não há a pretensão de considerá-lo incondicionalmente suficiente e sem falhas. Assim, não deixe de fazer contato em caso de dúvidas ou dificuldades. Não ente adivinhar nem perca tempo fazendo experiências que poderão serem inúteis. Uso do conhecimento já acumulado aqui! :) Aliás, isso vale para os outros também rsrsrs

Grande abraço!!

Sérgio


(1) O ideal seria usar um dinamômetro, medidor de relação A/F, temperatura de gases, termômetro para óleo, termômetro para água e mais um microfone com equipamento para mostrar o sinal das batidas do motor no domínio da frequência. Obviamente, ainda teria que ter alguém com conhecimento técnico para interpretar essa massa de dados.

MarcosSJP
24/01/2012, 10:37
Bom dia a todos!

Marcos, informação sobre avanço centrífugo e avanço a vácuo é difícil de encontrar.

Grande Sergio

Li e reli o manual de instalação do DD e estou familiarizado com o procedimento, é muito bem elaborado e de fácil compreensão (desde que o cara entenda um pouco de ignição e mecânica)!
Estava justamente trocando uma idéia para obter um parâmetro de avanço centrífugo para confrontar com o que vou obter no meu motor, quando instalá-lo, farei o levantamento como o manual diz, graduando a polia, desligando o vácuo e medindo de 1000rpm em 1000rpm...
Mas como você falou, a troca de experiâncias é fundamental para disseminar o conhecimento e as práticas - objetivo maior de um fórum como esse!
Abraço

calhiandro
04/03/2012, 15:50
Salve galera! Nesses dias passei meu jeep para o álcool de volta, é um motor 2.3 ohc álcool, mas que estava com carburador a gasolina então pus álcool so para testar e ficou bom, mas encontrei um problema o jeep começou a ficar muito ruim de pegar, então eu adiantei o ponto do distribuidor então resolveu o problema, só que criou outro, ele so pega bem adiantado a ponto de ficar martelando o motor, batendo pino, causando um desempenho sofrível. O que estaria provocando essa batida de pino? Será que é por que não fiz alteração nenhuma no carburador e a mistura está pobre? Quando ele está nesse ponto ele pega sem problemas, mas fica batendo pino, sem força, fica uma tristeza o desempenho, uma desgraça, basta atrasar um pouquinho o distribuidor que fica beleza o desempenho, mas ai ele não pega mais. Gostaria de saber dos forista de plantão se é mistura pobre do carburador h40/44 eis e como resolveria isso?

sraposo
04/03/2012, 17:23
Salve galera! Nesses dias passei meu jeep para o álcool de volta, é um motor 2.3 ohc álcool, mas que estava com carburador a gasolina então pus álcool so para testar e ficou bom, mas encontrei um problema o jeep começou a ficar muito ruim de pegar, então eu adiantei o ponto do distribuidor então resolveu o problema, só que criou outro, ele so pega bem adiantado a ponto de ficar martelando o motor, batendo pino, causando um desempenho sofrível. O que estaria provocando essa batida de pino? Será que é por que não fiz alteração nenhuma no carburador e a mistura está pobre? Quando ele está nesse ponto ele pega sem problemas, mas fica batendo pino, sem força, fica uma tristeza o desempenho, uma desgraça, basta atrasar um pouquinho o distribuidor que fica beleza o desempenho, mas ai ele não pega mais. Gostaria de saber dos forista de plantão se é mistura pobre do carburador h40/44 eis e como resolveria isso?

Oi, Calhiandro!

Parece que estão faltando coisas no teu relato, pois há informações conflitantes e/ou pouco claras. Assim, para garantir o bom entendimento, informe:
1) o carburador está com os giglês com as medidas próprias para gasolina, para álcool ou você não sabe? As medidas próprias para gasolina são PEQUENAS para o uso de álcool, levando a uma mistura pobre, quem sabe tão pobre que o motor funcionaria mal. Caso viesse a funcionar, a mistura excessivamente pobre tende a causar batida de pino, perda de força e aquecimento maior do motor;
2) o remapeamento do DIS está ativado? Se sim, quais os fios do multicabo que estão ligados ao fio preto?

Abraços!

Sérgio

calhiandro
04/03/2012, 17:53
Olá grande Sergio, os giclês são os para gasolina, mas quando está queimando gasolina sai um pouco de fumaça preta, acredito que a mistura estava rica para gasolina, quando pus álcool ficou com desempenho semelhante ao quando queimava gasolina. So que como relatado ai acima o carro so pega num ponto onde ele bate pino, seria mistura pobre? Quando atraso o distribuidor o desempenho fica ótimo, mas ai tenho dificuldade para dar partida no carro. Lembrando que meu motor é todo alcool, apenas carburador a gasolina, h40/44 eis.

Grande Sergio sempre ajudando os que estão em apuros rsrrsrsr

sraposo
04/03/2012, 18:20
Calhiandro,

Acho que a primeira coisa a ser feita e colocar giglês da medida apropriada para álcool. O fato de sair fumaça preta quando se usa gasolina só diz que a mistura está rica para gasolina, uma informação apenas *** qualitativa ***. Isso não significa que a mistura fica correta quando se usa álcool com os mesmos giglês. Poderá estar rica ou pobre. Quando instalar os giglês com medida adequada para álcool, certifique-se de que os furos estão com os diâmetros compatíveis com a legenda. Usar um giglê de origem desconhecida, quem sabe usado, e assumí-lo como correto, poderá te afastar da solução.

Você não disse se o remapeamento está ativado e, em caso positivo, como está configurado.

Abraços!

chinelao4x4
04/03/2012, 20:22
Olá grande Sergio, os giclês são os para gasolina, mas quando está queimando gasolina sai um pouco de fumaça preta, acredito que a mistura estava rica para gasolina, quando pus álcool ficou com desempenho semelhante ao quando queimava gasolina. So que como relatado ai acima o carro so pega num ponto onde ele bate pino, seria mistura pobre? Quando atraso o distribuidor o desempenho fica ótimo, mas ai tenho dificuldade para dar partida no carro. Lembrando que meu motor é todo alcool, apenas carburador a gasolina, h40/44 eis.
Grande Sergio sempre ajudando os que estão em apuros rsrrsrsr

$ 100,00 E DUAS ARRUELAS E ... vc vai ter um outro funcionamento ao ligar , mesmo frio, QUENTE ! , alcool, gas, benzina , ate fora de ponto vai pegar, debaixo da agua, em cima de uma fogueira !!!
ARRANQUE DO CORSA ! QUALQUER ANO !
vale cada centavo gasto, vale cada palavrão me a minha mulher me xingo !!!
se precisar te empresto o do meu jeep amigo, só pra vc ver, rsrrss
boa sorte

calhiandro
04/03/2012, 20:49
$ 100,00 E DUAS ARRUELAS E ... vc vai ter um outro funcionamento ao ligar , mesmo frio, QUENTE ! , alcool, gas, benzina , ate fora de ponto vai pegar, debaixo da agua, em cima de uma fogueira !!!
ARRANQUE DO CORSA ! QUALQUER ANO !
vale cada centavo gasto, vale cada palavrão me a minha mulher me xingo !!!
se precisar te empresto o do meu jeep amigo, só pra vc ver, rsrrss
boa sorte
Olá chinelão, o meu carro esta com arranque de corsa coloquei semana passada e mesmo assim ele não pega. So pega na situação descrita acima.

Sergio esqueci, o carro esta com remapeamento ativado 12º graus estático e avanço progressivo no mínimo. Fios verde e amarelo ligados e o vermelho do avanço progressivo.

rodrigo.hoffman
04/03/2012, 21:28
Olá chinelão, o meu carro esta com arranque de corsa coloquei semana passada e mesmo assim ele não pega. So pega na situação descrita acima.

Sergio esqueci, o carro esta com remapeamento ativado 12º graus estático e avanço progressivo no mínimo. Fios verde e amarelo ligados e o vermelho do avanço progressivo.

Bom..

Vou me meter na conversa..

1 - Desligue o remapeamento.
2 - Acerte o ponto "de preferencia com a pistola" ou deixe nesse ponto onde ele pega bem.
3 - Testar o carro em todas as situações possiveis e verificar o funcionamento.
4 - Se depois do teste executado o motor se comportar bem, ja da pra pensar em ativar o remapeamento novamente, mas começando do zero, pois provavelmente os 12° ta atrapalhando o funcionamento dele
5 - Senão parar de bater pino mesmo com o remapeamento desligado partir para ajuste de carburação (troca de gicles,velas mais frias, etc)

De qualquer forma acho que o carburador devera sofrer alterações e se nada adiantar volta a rodar na gasolina pq com o preço que ta o alcool nao vale a pena...

[ ]´s

chinelao4x4
04/03/2012, 21:33
então tem problema , começou depois de por alcool , ou antes tambem dava na gasosa ?

calhiandro
05/03/2012, 17:22
O problema começou depois que comecei a usar alcool, mas não era para ter problema, seu carburador chinelão é o mesmo que o meu e seu carro pega muito bem e de primeira. O que vou fazer é o seguinte passar na pistola e mandar colocar em 13º que é o tempo desse motor queimando alcool, se não resolver ai vou colocar o carburador original a alcool, h40 Deis, se não resolver ainda mando examinar o distribuidor.

chinelao4x4
05/03/2012, 21:37
vc não tem ai uma bobina e um distribuidor pra testar ? acredito que o problema seja eletrico ( faisca)

Dodger
06/03/2012, 13:24
Vcs sabem que o distribuidor do OHC alcool é um e o do OHC gasolina é outro, Certo?
Ajustes do DIS pra um combustivel dificilmente vão ficar bons pra outro combustivel. Então zera tudo como o Rodrigo falou e começe do zero.

Ia até falar pra colocar um sisteminha de injeção de gasolina com botãozinho(como era nos fit 147) pra dar a partida, mas tenho certeza que o problema num tá ai e só ia mascarar o problema

calhiandro
06/03/2012, 13:48
Mas dogder, o problema é a partida, o desempenho do carro com álcool está bem aceitável, mesmo com o carburador acertado para gasolina, eu acho que o avanço de 12º estático e o progressivo no mínimo estão bons. Outra coisa o DIS não atua na partida, o avanço da partida é o original do distribuidor. Como não tinha problema na gasolina, o que vou fazer é modificar o carburador com as giclagens para álcool e colocar no tempo certo, 13º. Depois parto para configurar o DIS vê se da para melhorar alguma coisa, no avanço.

Olha se alguém de vocês conhecer, quem usa DIS com esse motor a alcool, por favor me passar quais valores eles usam de avanço e estático e progressivo.

Obrigado a todos pelas ajudas

rodrigo.hoffman
06/03/2012, 18:18
Mas dogder, o problema é a partida, o desempenho do carro com álcool está bem aceitável, mesmo com o carburador acertado para gasolina, eu acho que o avanço de 12º estático e o progressivo no mínimo estão bons. Outra coisa o DIS não atua na partida, o avanço da partida é o original do distribuidor. Como não tinha problema na gasolina, o que vou fazer é modificar o carburador com as giclagens para álcool e colocar no tempo certo, 13º. Depois parto para configurar o DIS vê se da para melhorar alguma coisa, no avanço.

Olha se alguém de vocês conhecer, quem usa DIS com esse motor a alcool, por favor me passar quais valores eles usam de avanço e estático e progressivo.

Obrigado a todos pelas ajudas

Cara..

O problema ta na partida ou nao?? Pq a uns posts atras vc disse que pegava bem e tava batendo pino?? Qual e a informação correta??? Pq senão fica dificil ajudar!!

[ ]´s

calhiandro
06/03/2012, 20:24
Como descrito acima Rodrigo se você prestar atenção, descrevi que o carro pega bem SE O DISTRIBUIDOR ESTIVER BEM AVANÇADO, mas ele fica fraco e bate pino, SE ATRASAR A INGNIÇÂO, tenho muitas dificuldades de dar a partida o carro pega com enorme dificuldade, mas o desempenho fica bom, entendeu agora? Então acho que o problema pode estar no distribuidor com giclagens erradas, próprias para queimar gasolina, se corrigir talvez sane o problema.

se tiver algum ford ohc 2.3 álcool com DIS instalado, por favor passar os valores de avanço estático e progressivo que fique bom

De qualquer obrigado por tentar ajudar

temais

rodrigo.hoffman
07/03/2012, 00:30
Como descrito acima Rodrigo se você prestar atenção, descrevi que o carro pega bem SE O DISTRIBUIDOR ESTIVER BEM AVANÇADO, mas ele fica fraco e bate pino, SE ATRASAR A INGNIÇÂO, tenho muitas dificuldades de dar a partida o carro pega com enorme dificuldade, mas o desempenho fica bom, entendeu agora? Então acho que o problema pode estar no distribuidor com giclagens erradas, próprias para queimar gasolina, se corrigir talvez sane o problema.

se tiver algum ford ohc 2.3 álcool com DIS instalado, por favor passar os valores de avanço estático e progressivo que fique bom

De qualquer obrigado por tentar ajudar

temais

Eu entendi..

E continuo com a mesma opiniao.. Coloque o distribuidor no ponto em que ele pega bem e desligue o remapeamento do DIS (Fio cinza avulso)

Se o problema persistir verificar carburador, velas, etc.. Se o problema parar era por causa do avanço excessivo feito pelo DIS.. Ai é so ativar o remapeamento começando do "zero" até chegar num ponto ideal

Senão fizer dessa maneira vc vai ficar maluco tentando achar o problema..

Essa é a minha humilde opinião..

[ ]´s

Dodger
07/03/2012, 08:04
No manual do DIS vc lê lá em algum lugar sobre o remapeamento onde fala dos ajustes pra motores alcool e gasolina, pega lá e dá uma relida. O ponto do motor na hora da partida já tá adiantado pra pegar no alcool ai entra em funcionamento o modulo jogando o ponto ainda mais pra cima, lembrando que os avanços a vacuo e centrifugo do distribuidor(valores mais altos no distribuidor alcool) tbém entram em funcionamento ai o ponto do seu motor vai lá pra 50 e tem que bater pino mesmo.

calhiandro
07/03/2012, 08:48
obrigado Senhores procederei do jeito que vocês falaram. Vou desligar o remapeamento e tentar chegar no ponto de ingnição, depois começo o remapeamento do zero.

Grande abraço

sraposo
07/03/2012, 09:56
O pessoal já disse tudo! O remapeamento que o DIS permite é um recurso de uso opcional e, normalmente, faz diferença para melhor no desempenho, desde que devidamente ajustado! Avanço extra em excesso acaba piorando o desempenho.

O certo é, primeiramente, fazer o motor funcionar bem com o remapeamento desligado. Ajuste o distribuidor para dar o avanço inicial ORIGINAL e certifique-se de que os gligês estejam corretos para o combustível em uso. Cuidado com os giglês "arrombados" ou aqueles que tiveram o diâmetro do furo diminuído, ficando com um furo de medida diferente da inscrição na peça. Isso vai te levar a situações inesperadas e que parecerão não fazer sentido.

Em outras palavras, CERTIFIQUE-SE de que o motor funciona bem, bem de verdade, com as medidas originais. Somente depois disso é que se pode passar para a fase do remapeamento. Reafirmando, o remapeamento é um recurso de uso OPCIONAL, mas vale a pena. Para o motor funcionar bem com o DIS, tão bem quanto era com o sistema original, não é preciso que o remapeamento esteja ativado.

Abraços!

NayCordeiro
15/03/2012, 08:31
Prezados,

estou com o crônico problema do OHC: não pegar depois de quente.

É com grande pesar que vou tira-lo do carro. Estou forçado a enfrentar adaptação de novo motor, câmbio, dificuldades no DETRAN..., sob pena de nunca ter um carro confiável.

Quando está em funcionamento, o jeep é ótimo, com força suficiente e tudo original. O danado é que ele não pega depois de quente. Isso me faz mal.

Estou disposto a ouvir opiniões sobre o problema.

sraposo
15/03/2012, 08:47
Oi, NayCordeiro.

A frase "não pegar depois de quente" é muito vaga e assim não poderemos te ajudar com rapidez. Dá margem a pensar em MUITAS possibilidades que, se forem todas investigadas, vai se perder muito tempo e provavelmente dinheiro também. Sugiro fazer um vídeo mostrando a partida do motor nesta situação de dificuldade. Se houver mais de um tipo de comportamento ruim na partida, faça filmes mostrando isso também.

O som é mais importante do que a imagem.

Diga se o motor usa gasolina ou álcool e se ele sofreu alguma alteração mecânica. Informe também se o tal problema começou a acontecer recentemente ou se sempre foi assim. Se for um problema novo, isso (coincidentemente?) passou a acontecer depois de algum conserto ou modificação ter sido feita no motor?

Abraços!

calhiandro
15/03/2012, 08:58
Esse problema de NayCordeiro é antigo tem tópicos dele bem antigos antes.

sraposo
15/03/2012, 09:08
Sabe-se de um problema crônico do motor de arranque usado originalmente neste motor, mas a queixa sobre a dificuldade de partida com motor quente inclui outras possibilidades, tanto as relacionadas ao motor de arranque (não necessariamente sendo problema NELE) quanto outros que nada tem a ver com ele! O vídeo que sugeri fazer permitirá entender um pouco mais do problema.

Abraços!

maxdelta
15/03/2012, 17:52
Prezados,

estou com o crônico problema do OHC: não pegar depois de quente.

É com grande pesar que vou tira-lo do carro. Estou forçado a enfrentar adaptação de novo motor, câmbio, dificuldades no DETRAN..., sob pena de nunca ter um carro confiável.

Quando está em funcionamento, o jeep é ótimo, com força suficiente e tudo original. O danado é que ele não pega depois de quente. Isso me faz mal.

Estou disposto a ouvir opiniões sobre o problema.
Troca o arranque do jipe por de corsa e coloque o distribuidor no ponto de 8º. Procure o tópico da adaptação do arranque! Apesar que no meu, eu tirei o focinho do corsa, levei a um torneiro q trabalha com solda em aluminio, levando o arranque antigo, ele preencheu de aluminio pra q o arranque ficasse bem preso, sem necessidade de arruela!

Acabou o problema do jipe, claro q no futuro ainda penso em um dis ou dd, pq o ponto bom pra andar com este motor se tiver na gasolina é 12º, mas pra ligar tem de ser 8º, o dis tem recurso pra mudar isto!

Põe uma ventoinha elétrica, o meu eu coloquei de vectra!

Meu problema atualmente é freio!

Boa sorte!

NayCordeiro
15/03/2012, 17:57
Nobres colegas,

bem como disse calhiandro, o problema é bastante antigo. Tudo que era possível ser trocado eu já troquei. Adaptei uma igniçao eletronica, ajustei o ponto de sincronismo da correia dentada e distribuidor, coloquei um fio resistivo do arranque para a bobina, usei a bobina do gol MI, usei o arranque do corsa, troquei tudo do alternador, todos os fios sao novos, cabos da bateria e conexoes de ultima geraçao (do terra principalmente), sem contar as vezes que o motor de arranque original foi revisado com troca de vários componentes.

Agora o que me chama a atençao, e me causa até inveja, é que muita gente anda com esse motor sem problemas. Ele é ótimo quando funciona.

Ele é à gasolina.

Estou com o jeep desde 1998 e com o mesmo problema. Tá bom ou quer mais??

Um video seria legal, mas ele apresentaria somente o carro em funcionamento e logo depois um tec ou nhec nhec....e....morreu.

calhiandro
15/03/2012, 21:44
Meu também não é la essas coisas para pegar e também usa motor de partida de corsa. Será que é o lugar de onde veio o jeep? rsrsr. Pois meu jeep é dai de joão pessoa também, comprei a felix cururu da 3 irmãos.

Espero que você não tenha que trocar o motor do jeep por causa desse problema.

Grande abraço

NayCordeiro
15/03/2012, 23:15
calhiandro, eu acho que foi uma macumba que colocaram no motor. Só pode ter sido. A opção com o melhor custo benefício até agora que eu achei foi o do opala 6cc, com a caixa clark. Assim evito adaptações e só compro uma flange para a redução na deep tec. Continuo com um motor potente e de fácil manutenção, com baixo custo.

chinelao4x4
16/03/2012, 09:23
ja fizeram o teste da bomba e carb. ? tem jeeps que qud ficam parado por umas horas, o combustivel retorna pro tamque, deixando as cumbucas sem combustivel, ai tem que esperar encher pra pegar...

calhiandro
16/03/2012, 10:28
chinelão, o meu com certeza é carburador, pois quando estava com gasolina esta tudo ok pegava de primeira. Agora que comecei a colocar álcool, sem ter feito nenhuma alteração foi que começaram os problemas, estou esperando começar o mês para alterar as giclagens do carburador para álcool ai vamos vê.

maxdelta
16/03/2012, 17:33
chinelão, o meu com certeza é carburador, pois quando estava com gasolina esta tudo ok pegava de primeira. Agora que comecei a colocar álcool, sem ter feito nenhuma alteração foi que começaram os problemas, estou esperando começar o mês para alterar as giclagens do carburador para álcool ai vamos vê.
Seu carburador é niquelado? Quando vc mudou o combustivel vc mexeu na giclagem? trocou as flautas do carburador? Mexeu na agulha?

calhiandro
16/03/2012, 17:56
Seu carburador é niquelado? Quando vc mudou o combustivel vc mexeu na giclagem? trocou as flautas do carburador? Mexeu na agulha? Para todas as perguntas acima a resposta é não:eek:

maxdelta
16/03/2012, 21:48
Para todas as perguntas acima a resposta é não:eek:
Como o carburador não é niquelado, o alcool deve estar o corroendo bem! E essa corrosão está indo para cabeça do pistão! O bom é mexer nos difusores, nos venturis e no gicles, é bem diferente de gasolina pra alcool! O meu é niquelado, não entendi pq, pois nem a alcool ele era! Confirmei quando abri o motor ele é originalmente a gasolina, mas o bura é niquelado!

O ideal é vc procurar alguem que mexa com preparações, q esteja acostumado com carburadores, pra acertar o seu carburador! Se vc tivesse aqui na região era mole! Mas aí vc vai ter q procurar! E mande dá um banho no seu carburador, ou troque o carburador já peça um q seja pra alcool!

maxdelta
16/03/2012, 21:57
Nay Cordeiro, o ohc, é um motor tipo AP, trabalha quente, e no quesito refrigeração, aquela helice é um ventilador e uma ventoinha elétrica q vc pode adaptar, um ar condicionado!

Não sei se no meu atualmente quente ele para de funcionar, pq com ventoinha elétrica e bomba dágua nova, acho dificil. Além de eu ter feito um reservatório de expansão com uma garrafa pet, somado ao fato q só uso aqueles aditivos de radiador somados a agua! Tem q levar em conta q vc mora numa região muito quente do brasil! A bomba dágua do meu era original de fábrica, 30 anos, funcionando! Mal tinha uma hélice!

Coloca uma ventoinha elétrica boa, se ainda assim o problema persisti vc pode colocar a ventoinha elétrica no seu novo motor!

A ventoinha elétrica foi minha 2ª modificação no jipe, pois a primeira foi uma ignição eletronica genérica!

Boa sorte!

calhiandro
16/03/2012, 22:40
Maxdelta, tem um especialista de carburador aqui na cidade próxima ele vai fazer todas as modificações, para que fique perfeito, ele garantiu-me que ficaria muito bom. Ele deve mudar todas giclagens e difusores. Sobre a corrosão, ele me disse que não teria problema não. Eu uso álcool com um pouco de gasolina misturada, será que isso atenua o problema da corrosão?

Dodger
17/03/2012, 08:16
Modificar carburador nunca fica perfeito, cada um é feito pra um motor especifico, mesmo que seja o mesmo modelo de carburador e combustivel, não é só mudar gigle não. Mais indicado vc pegar um carburador de opala 4 cilindros alcool e usar a calibragem de tabela do opala 4 cil alcool tbém.

Misturar gasolina com alcool num vai resolver não.

NayCordeiro
17/03/2012, 08:22
Maxdelta, será que onde eu moro faz mais de 90 graus de temperatura?? Eu já teria derretido. Dificilmente a temperatura chega aos 35 graus aqui.

maxdelta
17/03/2012, 16:38
Maxdelta, será que onde eu moro faz mais de 90 graus de temperatura?? Eu já teria derretido. Dificilmente a temperatura chega aos 35 graus aqui.
Aff. Eu falei isso pq o carro aquece mais rápido, eu moro em cidade serrana, aqui o veículo demora pra aquecer! 23º aqui em Friburgo vc já vê gente sem camisa, com muito calor!

Aqui em dia de inverno não existe coisa melhor do que ficar perto de um carro q desligou a pouco tempo!

rodrigo.hoffman
18/03/2012, 22:37
Bom..

Já foi muito comentado no forum do problema cronico dos OHC qd o assunto é " fazer pegar com o motor quente ".. Tem ai uma infinidade de coisas pra se fazer,, Verificar ponto, fio de retorno, bateria boa com um CCA alto, etc..

O problema é que o escapamento passa colado no arranque.. Não sei se todo mundo aqui usa a tubagem original.. Com poucos minutos de funcionamento o arranque fica muito quente.. A mairia ja deve saber mas eu ja instalei o arranque do corsa, DIS pra acabar com o problema do ponto, etc..

Qd frio era uma beleza, mas era so dar uma esquentada que voltava o problema.. Ai um amigo instalou um arranque de corsa no OHC dele e ficou uma beleza.. Ai eu fiquei loko..

Pra resumir a historia.. A uns 15 dias atras eu tirei o arranque pra uma faxina basica e antes de instalar eu enrolei ele com aquelas mantas que um lado sao tipo um aluminio e no outro um adesivo que o pessoal usa em telhas de amianto pra diminuir o calor.. Bingooo

Na ultima trilha que fizemos a temperatura tava uns 38° e em nenhum momento o arranque se entregou.. Se comportou da mesma maneira que ele se comporta qd frio.. Fica ai a dica

Abraços

calhiandro
19/03/2012, 08:34
Rodrigo você fez isso no seu arranque original?

ze dojeep
30/04/2012, 21:10
srs. Jipeiros. Recém comprei um cj5 ano 1979, com motor original como descrevi. Percebo que quando está frio, ele pega bem, sem problemas . é começar a usá-lo e esquentar o motor, ele fica manhoso, dando impressão de bateria fraca ao tentar ligá-lo. A bateria está boa e reformei o arranque. Mas sinto ainda ele manhoso. Ouvi uma conversa que esse motor quando quente fica "pesado" para o arranque. Alguém conhece esse problema e teria uma dica? Outra pergunta. Um alternador de 90 amperes, me roubaria muita força do motor e aumentaria muito o consumo? Tem algum veículo atual cujo alternador serve sem adaptações nesse motor do jeep? Ah! Também quando aumenta muito o giro, sai um assobio do motor, alguém tem idéia do que pode ser?
Valeu pessoal, obrigado pela atenção e um abraço à toda comunidade.
Desculpem se abusei ... :pensativo: :pensativo:

olá pmarcel verifique se o avanço esta funcionando , se o avanço não funciona , para ter uma boa aceleração se tem que adiantar o ponto de distribuição dai fica pesado quando quente , o meu estava assim foi uma briga para achar o problema , quando vi que o avanço estava com defeito , troquei acabou o probema

gustavo seixas
01/05/2012, 19:29
no meu caso só tive problema quando retifiquei meu mtr, acho q na montagem deixei o pt um pouco avançado e ele ficou ruim pra peger quando quente, voltei um beiço o distribuidor e acabou o problema
uma coisa q percebi é q esse mtr não adianta vc querer colocá-lo no pt com lâmpada, vc tem q ir adiantando e/ou atrasando bem pouquinho e testando até achar o pt exato.pelo menos comigo deu certo.

-no meu o arranque é original, alternador do tempra, ignição eletrônica, velas e cabos iriginais, carburador original, gasolina.

ps:só uma pergunta aos experts de plantão: o alternador do corsa faz o mesmo efeito q o do tempra? por ser menor ficaria mais leve pro mtr tocá-lo, roubando menos do mtr?de quantos amperes é o dito cujo? ou nada haver? (pqp, pra quem disse q era só uma pergunta........ rsrsrsrssrs)

gustavo seixas
06/05/2012, 17:04
alguém???????????

Walter da Camper
07/05/2012, 08:00
O peso do alternador depende apenas da carga que ele é chamado a fornecer.
Por exemplo: Se a bateria estiver totalmente carregada e os acessórios elétricos desligados, qualquer alternador vai ter o mesmo peso para o motor, ou seja, praticamente zero.
Se a bateria estiver com pouca carga (ou usando o guincho), ela vai puxar o máximo que o alternador pode dar, aí o peso dele para o motor vai depender da capacidade. Se for um alternador de 120A vai pesar bem mais que um de 65, por exemplo.

Walter da Camper
07/05/2012, 08:08
No meu CJ quando a correia está um pouco frouxa ou molhada e uso o guincho, o alternador chega a patinar a correia, fazendo aquele barulho cantado, de tão pesado que fica.
Depois deixo ele ligado por um tempo e o barulho some, porque a bateria adquiriu parte da carga gasta pelo guincho.

johnnyjeepeirosp
10/05/2012, 22:10
alternador de 90 amps ?
poe o do tempra ...

e um som legal pra ouvir na garagem ou na trilha ?

pesquise : ''Meu Jeep é valente pra danar " dos 'Midnight Cowboys' !!!

da um google la pra ver ... rsrsrsr
vale a pena

abc a tds
jm

sikart
10/05/2012, 23:19
Pessoal,
O meu está com o memso problema, quando quente não pega, resumidamente dentre os mais provaveis seria o ponto a frente ou o alternador proximo do escapamento do motor?

gustavo seixas
11/05/2012, 12:59
o meu é o do tempra, 90A, e o som é bem potente.

sikart
13/05/2012, 21:51
Alguem sabe onde encontro reparos para o motor de partida original ou qual o motor que poderia ser adaptado no jeep com motor OHC?

Mauro-F75
14/05/2012, 10:34
Sikart,
O OHC tem mesmo esse problema, o meu quando coloquei ignição eletrônica ficou ainda mais crítico, se está adintado não pega quente se está atrasado não rende. O que deu certo mesmo foi a paciencia de encontrar o meio termo entre os dois extermos, mas pra falar a verdade não fica perfeito com deveria. Esse foi mais um dos motivos que troquei pelo opala 4cc e cambio de opala de 5 marchas.
Abraço
Mauro

chinelao4x4
14/05/2012, 13:03
Alguem sabe onde encontro reparos para o motor de partida original ou qual o motor que poderia ser adaptado no jeep com motor OHC?
arranque do corsa pra ohc 4cc, em casa mesmo vc poe, pesquisa no forum que tem o passo a passo, valor : entre 100- 150 reais um arranque usado

maxdelta
14/05/2012, 13:29
o meu é o do tempra, 90A, e o som é bem potente.
O meu tb é de tempra, o som não sabia nadar!

GUSTAVO DOS SANTOS ALMEID
26/10/2022, 10:12
Bom dia Srs, procurei informação mas não localizei nos tópicos. Possuo um CJ-5 76 ohc e 4 marchas original. Qual a posição correta do cárter do motor 2.3 ohc? No manual do motor a parte maior se posiciona sob a bomba de óleo, porém encontro fotos e vídeos em CJ-5 com a parte maior voltada para próximo ao volante do motor. Farei uma revisão no motor e fiquei com essa dúvida. Outra questão, se a bomba de óleo é na parte frontal, a inversão do cáter influencia na capacidade de bombeamento?
Muito obrigado.

Aristides Jr
28/10/2022, 18:44
Boa tarde Gustavo!
Seja muito bem vindo!!!!!
CJ5 com esta configuração é um Jeep fantástico, muito top!
Parabéns pela máquina!
Verifiquei na minha F100 que também possui este mesmo motor e cambio e o "Bojo" do Carter fica na parte de trás! Igual das fotos que postou! Att. Aristides

GUSTAVO DOS SANTOS ALMEID
30/10/2022, 13:52
Bom dia Srs, procurei informação mas não localizei nos tópicos. Possuo um CJ-5 76 ohc e 4 marchas original. Qual a posição correta do cárter do motor 2.3 ohc? No manual do motor a parte maior se posiciona sob a bomba de óleo, porém encontro fotos e vídeos em CJ-5 com a parte maior voltada para próximo ao volante do motor. Farei uma revisão no motor e fiquei com essa dúvida. Outra questão, se a bomba de óleo é na parte frontal, a inversão do cáter influencia na capacidade de bombeamento?
Muito obrigado.

Agora que reitirei o cárter, percebi que a posição é única. Ainda assim a dúvida permanece, qual o motivo do bojo ser em posições diferentes?

Sydney66
07/11/2022, 22:18
Senhores, boa noite;

Os motores OHC que equipavam o jeep e F75 tinham o bojo do cárter para o lado do volante do motor (parte traseira) devido esses veículos terem o eixo dianteiro rígido (4x4) já o mesmo motor quando instalado no Maverick tinha o cárter invertido para a frente, por o Maverick não ter eixo rígido dianteiro mas suspensão independente na dianteira.

Essa instalação nos Jeep's e F75 evitava que no fora de estrada a torção do eixo dianteiro atingisse o cárter de óleo.
Já com relação a bomba de óleo não é problema pois o que a Ford fez foi modificar apenas o lado do pescador da bomba, mas a bomba sem o pescador é a mesma.

Portanto o cuidado seria de você comprar a bomba com pescador para o Maverick e querer instalar no seu Jeep, não vai fechar o cárter, mas acho que isso não existe mais, era na época que ainda encontrávamos peças originais, elas tinham essa diferença de montagem e do código da peça também.

É isso.

Abs

Dodger
31/12/2022, 08:38
Bom dia Srs, procurei informação mas não localizei nos tópicos. Possuo um CJ-5 76 ohc e 4 marchas original. Qual a posição correta do cárter do motor 2.3 ohc? No manual do motor a parte maior se posiciona sob a bomba de óleo, porém encontro fotos e vídeos em CJ-5 com a parte maior voltada para próximo ao volante do motor. Farei uma revisão no motor e fiquei com essa dúvida. Outra questão, se a bomba de óleo é na parte frontal, a inversão do cáter influencia na capacidade de bombeamento?
Muito obrigado.

O OHC para Maverick tem o bojo do carter a frente pq ali na parte traseira a barra de direção do Maverick fica ali na parte de tras, corre bem rente ao motor. muitos anos atras eu comprei um OHC de Jeep e instalei num Maverick que eu tinha, troquei o carter mas não me lembro se tive que mexer em pescador ou bomba de óleo, tem muito tempo isso.

GUSTAVO DOS SANTOS ALMEID
22/05/2023, 16:26
Boa tarde Srs, por favor, se puderem me ajudar com uma dúvida: o parafuso da polia do virabrequim do OHC é rosca direita ou esquerda? Tentei soltar mas está muito apertado, então antes de fazer força mesmo preciso saber a direção correta. Vou trocar o retentor.