Conectar

Ver Versão Completa : Problemas com cambio auto.

n0gs
18/06/2006, 17:54
e ae pessoal,

meu cambio estah com problemas ah alguns meses... desde entaum tentei recolher o maximo de informacoes sobre a causa do problema em varias oficinas... ainda estou fazendo isso...
todos dizem q eh dificil de diagnosticar o problema sem abrir a caixa, isso eh fato...
nos ultimos dias, o carro comecou a patinar a embreagem tb... o problema era:
quando frio, nao passava marchas(segunda em diante)....
Agora jah tem esse problema com a embreagem.... serah q este problema com a embreagem que agora eh facilmente perceptivel, nao pode ser a causa do carro naum estar passando marchas frio?!?

To levando o carro na Minas Suzuki amanha de manha... :?

Fabil
19/06/2006, 10:32
por acaso vc já trocou o oleo e filtro do seu cambio ?

T+

n0gs
19/06/2006, 13:29
não...
mas jah confirmaram que ambos foram trocados recentemente.
eh bem provavel que seja o conjunto de discos que devem estar muito desgastados... vamu ve o q o povo da MS tem pra falar...

Grassmann
19/06/2006, 16:07
Hummm....
Estranho isso, hein...

Qual a km do seu carro?... O meu tá com 140mkm e o câmbio tá um relógio... Bonitinho, não falha, não patina, não enrosca...

Já ouvi relatos de câmbios automáticos que duraram mais de 300mkm...
Sei não... Leve num mecânico, mas fique de olho beeeeem aberto pra não te passarem pra trás, ok?

De qualquer forma, dê nova olhada no óleo e filtro. Por mais que tenha sido trocado há pouco, pode ser problemas em um deles. Já verificou se não entrou água no câmbio?

Vá com calma no diagnóstico. Pergunte muito, questione mesmo. Reparos em câmbios automáticos custam uma pequena fortuna... E muitas vezes poderiam ser resolvidos com reparos simples. Não esqueça de levar em algum mecânico que realmente entenda de câmbios automáticos.

n0gs
19/06/2006, 19:28
Meu carro estah com 140mKm tb...
O lance eh o seguinte, tenho uma audiencia marcada no Procon dia 30, com o pessoal da agencia q me vendeu o carro, antes disso eu naum quero abrir o cambio, soh pra abrir e diagnosticar quais os problemas jah sao 500 pratas!! na Neo car sao 800 pratas!!! kkkkkkkkkkkkkkk!!! :putz:
eu naum quero gastar essa grana antes de saber se consigo algo no procon.... o carro apresentou problemas semanas apos a garantia ter acabado!!! tenho q provar q o carro me foi vendido com problema, naum fiz uma trilha sequer com o carro!!
O pessoal da Motortec na barao h. de melo deu uma olhada no oleo e no filtro e estao ok, parece ter sido trocado pra vender....
acabei de voltar da Minas Suzuki e tenho um orcamento de quase 4K!!! trocando a caixa AT por outra!!
eu pedi q fosse assim, pois naum ia gastar 500 pratas de bobeira...
depois do dia 30 eu penso no q faco....
uma pergunta Grassman... vc faz trilhas com teu carro AT?!?!

Grassmann
20/06/2006, 00:18
Faço trilhas leves, nada de radical. Até porque a suspensão do carro está original, só os pneus um pouco maiores.
Não vejo problema algum em usar um carro automático na trilha. É só saber usar...

billj
20/06/2006, 08:47
Troca o óleo e filtro dessa biroska. Se não der resultado, compre o "master kit"de reparo por 90 paus.

Troque uma idéia com o Marcel (equipeminas4x4) aqui do fórum, ele acabou de trocar o master kit do CA dele.

Em tempo, tem alguns caras aqui do fórum (eu, Marcel, Edvaldo, André) que usa câmbio automático de Vitara em trilha pesada............. :concordo:

André

http://www.unroc.com.br/galeria/BH_JRS/slides/trc08.jpg

Marcel

http://www.unroc.com.br/galeria/BH_JRS/slides/trc17.jpg

Edvaldo

http://www.unroc.com.br/galeria/BH_JRS/slides/trc46.jpg

Eu

http://www.unroc.com.br/galeria/BH_JRS/slides/trc60.jpg

Abraços,

n0gs
20/06/2006, 09:40
e ae Billj, qual o nome de usuario desse marcel? achei um mais eh mirim.. serah q eh ele?

billj
20/06/2006, 09:52
equipeminas4x4

n0gs
20/06/2006, 18:10
Agora... Kit master de reparo por 90 paus!?!? onde vc consegue isso!?!?

billj
21/06/2006, 08:59
É o master kit do Chevette............

mdaminello
30/06/2006, 16:27
guidomatic
Al. Barão de Limeira, 119 / 125
(11) 3331-6931

fgdeniz
01/07/2006, 19:57
Olá!

Eu estava atrás de informções sobre cambio automático e lendo no Forum 4x4 descobri que vc tem/tinha o mesmo problema que o meu, que quando o motor está frio ele não passa para segunda e cai em ponto morto.

O que aconteceu afinal? Como vc resolveu? Quanto gastou?

Abraços e obrigado por qualquer ajudar.

Felipe Deniz
fgdeniz@brturbo.com.br
Joinville/SC
Vitara Metal Top 94 automático

JoaoAlberto
05/07/2006, 10:13
"Se não der resultado, compre o "master kit"de reparo por 90 paus."

Quais as peças que vem nesse "master kit"?
O meu cambio tem todos os sintomas aqui citados acrecentado de vazamentos de AT

n0gs
05/07/2006, 17:44
E ae Joao Alberto,

Primeiramente, vc vai ter que mandar abrir a caixa de transmissão.
Isso já custa um bom $$$...
Depois o mecânico vai lhe dizer o que precisa de trocar.
Pelo que sei os componentes básicos de um câmbio são:

Juntas
Discos de Composite
Discos de Aço
Cinta
Filtro de óleo da caixa
Conversor de Torque
óleo

Existem três categoria de Kits:

Master KIT: Vem com todos os discos de composite, todos os discos de aço e juntas.
Banner KIT: Todos os discos de composite, juntas.
Overall KIT: Juntas

Então, depende do que vc vai precisar, exemplo:
Se os seus discos de composite estiverem fritos, você poderia comprar apenas o banner kit, caso algum disco de aço estiver fritado você compraria a parte por +- 20 reais cada.

A Cinta, filtro, conversor de torque e obviamente o óleo são a parte do kit.

Este conversor de torque é a peça mais complexa do sistema, exige manutenção especializada e normalmente o pessoal sofre pra mecher nisso... pelo que percebi conversando com mecanicos....
é isso... espero ter ajudado....
Abraço.

JoaoAlberto
06/07/2006, 08:06
Valeu cara,
Como só uso a viatura nos fins de semana fico sempre adiando o serviço mas tenho que resolver logo para não ter um agravamento e deixar de ouvir as queixas da patroa por causa da sujeira (ATF) na garagem. Ontem mesmo liguei para a Guidomatic e o Fabio me passou o preço do master kit: R$-680,00 é isso mesmo? O que seria esse de 90 paus? seria o overall kit?
Grato pela atenção;

Stephan
06/07/2006, 08:19
O que a mula do Bill quiz dizer, é que o câmbio do Suzuki, é o MESMO do chevete, mesmo do opala3 etc etc etc... o modelo é TH180 acabei de comprar na transmissionparts.com por 58 doletas...cabe num envelope, mada pra cá pelo correio, na pior da hipóteses sai por R$ 200,00 com impostos.
É o kit completo ! com os discos inclusive...

Tô falando....aqui no Brasil o medo de câmbio e diferencial é impressionante !
Quanto ao conversor de torque, é uma peça complexa e ruim de mecher por ser "selada" mas existem inúmeras oficinas que as consertam...quer uma dica? mande seu mexânico retirar (mas só se tiver certeza de que está com problemas) e leve a uma oficina de reparos de tratores (quase todo trator tem um conv de torque !) Lá sairá muito mais barato !

n0gs
06/07/2006, 08:59
Valeu a dica do site stephan, vai me economizar uma boa $$$...

gustavo signori
09/07/2006, 02:45
olá a todos.

não entendo muito de câmbio auto, mas como sou curioso prá c...... pesquisei na net e tambem em oficinas de câmbio auto ( a maioria esconde o jogo, mas tem um ou outro gente boa).

o câmbio auto do vitara é o th 180, ou seja, é o mesmo do opala. pelo menos no meu carro, em cima do câmbio tem uma plaquetinha: GMC company for suzuki.
quanto a ser igual ao do chevette, os caras de oficina juram que não é o mesmo. ( eu não sei, nunca vi do chevette, só do opala.)

primeiro: o conversor de torque é provavelmente a última peça a dar defeito.é extremamente robusta.

o c.t. faz a função da embreagem num carro comum.
se v. nunca viu um, ele fica dentro da flange do câmbio auto e liga a ponta de eixo do motor ao "câmbio" propriamente dito.
parece um biscoito redondo gigante, e uma maneira simplista de entender seu funcionamento é:
pegue na sua casa dois ventiladores de mesa e coloque um de frente ao outro. ligue um deles e o vento gerado por este fará o segundo girar.
simples não?
é assim que o c.t. funciona só que ao invés de estar num lugar aberto, fica fechado ( biscoitão) e o vento é o atf.
é usado justamente para compensar de maneira gradativa o giro do motor com a transmissão, é um "escorregamento".( hoje em dia é usado até em motores elétricos com cargas de enorme inércia sem que o eixo exploda.)
esse processo gera muito calor, por isso, o atf dos nossos câmbios vai para o radiador de água do carro ( se seu carro ferver além de poder danificar o motor pode danificar o câmbio).

segundo: aí vem o câmbio .seu funcionamento é parecido com o de pequenas "embreagens" com os discos misturado com "sincronizadores" (isto tambem gera calor prá kct). para mim fica impossível explicar com palavras como funciona. se tiver oportunidade vá a uma oficina e peça para ver um câmbio auto aberto. esta visão valerá mais do que mil palavras.
até aí e´algo simples.
o "veneno" vem no controle de tudo isto, que graças a Deus no nosso câmbio é tudo mecânico, ( pega informações de vácuo no coletor ,no cabo do acelerador, rotação ,...) nos carros modernos é gerenciado eletronicamente.
aqui podem aparecer muitos defeitos inclusive o que v. cita, por ex. discos gastos.
tem outro troço que se chama governador de velocidade, que se simplesmente sujo tambem pode causar o defeito, que some qdo o atf esquenta pois fica mais fluido e quente e consegue empurrar a sujeira bem como a dilatação da peça que ajuda que libere a tal válvula que faz a mudança de marcha.
há ainda o corpo de válvulas que faz o gerenciamento do cãmbio onde uma simples sujeirinha já f... .( esse corpo de válvulas é aquele quadrado de alumínio que parece um "formigueiro" cheio de caninhos e valvulinhas esféricas que v. vê quando abre o cárter)

resumindo é bem mais provável este defeito ser no câmbio que no conversor.

no meu carro, em dias com temperatura abaixo de 10 graus, na primeira funcionada da manhã tenho que rodar uns duzentos metros para passar p/ segunda marcha, saindo normalmente, se sair com o pé embaixo o defeito nem acontece.
por este defeito não abro meu câmbio de jeito nenhum!!!

primeiramente eu tenteria uma troca de atf ( já me disseram que quando o carro apresenta dificuldade na troca de marchas não se deve por atf novo e sim recolocar o velho coado, pois a açâo detergente do atf novo é maior e pode estragar os retentores. eu não sei, pois se fosse assim estragariam os retentores num câmbio bom também.......) eu opto por fluído novo, e o especificado que é o dexron lle, +- R$ 10,00 o litro. trocar também o filtro e a junta (junta + filtro,+- R$ 45,00).
mas para ficar bom mesmo, seria necessário umas tres trocas sucessivas, pois o que nós conseguimos trocar é somente o atf que está no cárter, o que está dentro do conversor não sai (se alguem tiver alguma idéia de como fazer isto?!?!?!?!). tire também o atf que está no radiador, soltando as mangueiras .

obs: se o atf estiver preto e tiver uma borra preta no fundo do cárter e até mesmo pedacinhos pretos é indicativo de discos gastos.
se possivel faça a troca em casa, v. economiza muito. para ter uma idéia liguei de curioso na pradomatic, ( dizem que é a melhor de sp) e tiveram a ousadia de me pedir R$ 800,00 por uma troca de óleo e questionei o motivo do preço absurdo me disseram que este carro usa um atf especial que custa R$ 60,00 o litro ( dexron lle, R$ 10,00/l) e que é preciso trocar o óleo da t-case, que naõ tem nada haver com o câmbio!!!!!.
portanto faça v. mesmo, não é dificil, dá um certo trabalho mas.....

como um colega citou acima sai infinitamente mais barato comprar o reparo master pela internet, mas caímos no problema que nenhuma oficina fará o serviço sem usar as peças deles (se alguem souber de alguem que trabalhe c/ v. dando as peças e com garantia, pelo amor de Deus me avise!!!!! para deixar o fone guardado parasempre, he,he.). e falando por mim eu não tenho coragem de abrir um câmbio automático em casa. só de olhar o corpo de válvulas me dá calafrios!!

espero ter ajudado.

JoaoAlberto
09/07/2006, 12:05
[QUOTE=gustavo signori]e falando por mim eu não tenho coragem de abrir um câmbio automático em casa. só de olhar o corpo de válvulas me dá calafrios!![QUOTE]

Caro Gustavo,

Sou um mexânico amador e na minha "Oficina/garagem" tenho feito reparos em varios motores a gasolina/diesel como tambem em cambios manuais, sempre em carros de minha propriedade ou familiares/amigos que, como eu, aceitam correr o risco de não dar certo (rs...) graças a Deus sempre deu certo. Tenho o cuidado de optar pelas melhores retíficas e usar peças novas e originais. Mas tratando-se de um cambio automático a história é outra, nunca vi um aberto e nem sei se necessita de ferramentas especiais para executar o serviço.
Vou colher mais informações para ter certeza se tenho ou não condições de obter êxito em mais essa tarefa.
Caso alguem possa me orientar, ficarei grato.

n0gs
09/07/2006, 22:05
Gustavo,

muito obrigado pelos esclarecimentos, é sempre bom procurar entender bem o funcionamento de nossas coisas.... isso é dificil de se fazer nas oficinas.... os caras só querem o seu $$$....
Já pedi o master kit pelo pessoal da "transmissionparts.com" e vou acompanhar de perto o trabalho da oficina q escolhi... quando estiver tudo resolvido posto o que foi preciso trocar e porque...
abraços!!

JoaoAlberto
10/07/2006, 09:08
É isso aí nOgs,
Vou ficar de butucas aqui no tópico, quem sabe eu crie coragem de mexer no meu cambio. Se puder tira umas fotos e posta aqui.
Grato;

mdaminello
10/07/2006, 14:14
Olá!

Eu estava atrás de informções sobre cambio automático e lendo no Forum 4x4 descobri que vc tem/tinha o mesmo problema que o meu, que quando o motor está frio ele não passa para segunda e cai em ponto morto.

O que aconteceu afinal? Como vc resolveu? Quanto gastou?

Abraços e obrigado por qualquer ajudar.

Felipe Deniz
fgdeniz@brturbo.com.br
Joinville/SC
Vitara Metal Top 94 automático
Felipe,
ainda nao resolvi, continuo com o mesmo problema, na verdade falta de tempo para parar o carro no mecanico, é meu carro do dia a dia, pensei em parar nestas ferias, mas a D.Encrenca resolveu passear...
o problema aconteceu após a troca de oleo e filtro
acredito que a unica solução é parar o carro, tirar o carter fora e ver o que esta acontencedo, fazer o serviço de uma vez... nao acredito que trocar o oleo novamente va resolver...

achei interessante o catalogo no em http://www.transmissionparts.com/ com a vista explodida dos cambio. Por esse preço vou acabar comprando o MASTER KIT e mando trocar tudo, assim resolvo o problema de uma vez e dura mais uns 10 anos. Como vcs compraram o KIT por tel. ?!?! nao encontrei na pagina uma area de vendas nem valores.

[]´s

n0gs
10/07/2006, 17:23
E ae meu velho,

deve ser pelo tel mesmo, eu pedi pra um amigo q mora lá ver isso pra mim...
ele tá pesquisando em outros lugares tb...
na verdade estava querendo comprar tudo de uma vez, o master kit, cinta e filtro e deixar tudo 0...
até o final da semana eu já sei o que tá vindo...

JoaoAlberto
10/07/2006, 18:19
Valeu mdaminello,
Eu vi o catalogo la no transmissionparts.com é reamente muito interessante e completo. Quem tiver interesse, o nosso cambio (3L30 TH180/180C) encontra-se nas pg. 52 e 53

T+

fgdeniz
11/07/2006, 09:11
Felipe,
ainda nao resolvi, continuo com o mesmo problema, na verdade falta de tempo para parar o carro no mecanico, é meu carro do dia a dia, pensei em parar nestas ferias, mas a D.Encrenca resolveu passear...
o problema aconteceu após a troca de oleo e filtro
acredito que a unica solução é parar o carro, tirar o carter fora e ver o que esta acontencedo, fazer o serviço de uma vez... nao acredito que trocar o oleo novamente va resolver...

achei interessante o catalogo no em http://www.transmissionparts.com/ com a vista explodida dos cambio. Por esse preço vou acabar comprando o MASTER KIT e mando trocar tudo, assim resolvo o problema de uma vez e dura mais uns 10 anos. Como vcs compraram o KIT por tel. ?!?! nao encontrei na pagina uma area de vendas nem valores.

[]´s

Pois é... uns dizem que devemos trocar o óleo e o filtro, outros dizem que isso só vai piorar... para quem não entende P* nenhuma fica F*... liguei para duas oficinas em Curitiba (Pimpo e Magnum) e disseram que vou precisar abrir o câmbio e vai custar uns 2,5 mil...

Bem, mesmo podendo se um paliativo, ando atrás do filtro para trocar (bom saber que é o mesmo do Opala, menos $$$) e assim que conseguir vou trocar e ver no que vai dar... espero que resolva...

Pelo jeito é um probleminha crônico de quem tem automático no Vitara...

Abraços,

Felipe

mauricioms
11/07/2006, 10:25
Depois que eu troquei o óleo e o filtro os sintomas melhoraram, agora está passando a 2a. mais rápido e não cai mais em neutro, mas ainda assim demora para engatar a 2a. quando está frio, na primeira partida do dia tenho que sair em marcha bem lenta e rodar uns 500m até passar a 2a. marcha.
Identifiquei vazamento de atf no meu câmbio, será que a pressão interna do óleo não está adequada por conta de retentores estragados, gerando este defeito de retardo do engate da 2a. quando frio?
Conversei com o pessoal da Guidomatic (São Paulo) e o custo de reparo com a troca do master kit, óleo, filtro e junta sai em média R$1.800 para o TH180.
Eles comentaram que este problema de demorar para passar a a 2a. marcha quando frio pode ser defeito no corpo de válvulas, alguém sabe como funciona o corpo de válvulas e para que serve?

[]´s
Mauricio

n0gs
11/07/2006, 10:38
e ae pessoal...
segue os preços do pessoal da transmissionparts.com:

Master kit:
+ MRK 180C 3L30 69-95 US$89.16
Banner kit:
3L30E 180 C BNK 69-87 US$67.22
Filtro:
180 3L30E FILTER US$3.68
Esse aqui eu vou ver no catalgo o que é ainda:
180 3L30E 4L30E WAS KIT US$13.70

Mauricioms,
como o gustavo disse em seu post sobre o corpo de válvulas:
"há ainda o corpo de válvulas que faz o gerenciamento do cãmbio onde uma simples sujeirinha já f... .( esse corpo de válvulas é aquele quadrado de alumínio que parece um "formigueiro" cheio de caninhos e valvulinhas esféricas que v. vê quando abre o cárter)"

JoaoAlberto
11/07/2006, 11:56
Vejam bem!!!

JoaoAlberto
11/07/2006, 12:09
Pois é... uns dizem que devemos trocar o óleo e o filtro, outros dizem que isso só vai piorar... para quem não entende P* nenhuma fica F*... liguei para duas oficinas em Curitiba (Pimpo e Magnum) e disseram que vou precisar abrir o câmbio e vai custar uns 2,5 mil...

Bem, mesmo podendo se um paliativo, ando atrás do filtro para trocar (bom saber que é o mesmo do Opala, menos $$$) e assim que conseguir vou trocar e ver no que vai dar... espero que resolva...

Pelo jeito é um probleminha crônico de quem tem automático no Vitara...

Abraços,

Felipe
Vejam bem!!!
Estou com esse problema no meu cambio a mais de um ano e meio, e mesmo assim tenho feito longas viagens, passeios em dunas e trilhas leves e nunca fiquei no "prego"... Na época criei um tópico sobre o assunto, caso queiram acompanhar e tirar alguma conclusão é só ir: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6057&pag=2

mauricioms
11/07/2006, 13:38
João pelo que eu entendi no tópico que você citou, o problema estava na mangueira do modulador de vácuo?
Mas não resolveu o seu problema?

[]´s
Mauricio

n0gs
11/07/2006, 14:05
Alguém sabe se o uso do câmbio problematico pode acarretar em mais danos?
Estou andando com o meu carro normalmente até que chegue o kit.

mauricioms
11/07/2006, 14:48
Alguém sabe se o uso do câmbio problematico pode acarretar em mais danos?
Estou andando com o meu carro normalmente até que chegue o kit.

Comprou o kit na transmissionparts?

JoaoAlberto
11/07/2006, 15:47
João pelo que eu entendi no tópico que você citou, o problema estava na mangueira do modulador de vácuo?
Mas não resolveu o seu problema?

[]´s
Mauricio
Pois é;
Naquele momento achei que tinha realmente resolvido(rs...) mas que nada!
Espero resolver antes que quebre de uma vez, um amigo meu de Natal-Rn, tava assim e quando menos esperava o carro não andou mais e teve que abrir o cambio. Não sei quanto gastou na epoca mas vou indagar.

n0gs
11/07/2006, 19:05
Ainda não comprei o KIT, por isso quero saber se eu posso danificar o cambio mais ainda andando com problemas....

mauricioms
12/07/2006, 09:16
Pesquisando na net achei o mesmo problema que estamos tendo no câmbio, ou seja, quando frio demora para passar a 2a. marcha, caindo em neutro...a dica é verificar o corpo de válvulas...dêem uma olhada abaixo:

RE: '92 Tracker - Auto Tranny Shifting Problems

> truck is cold (parked overnight, several hours at work, etc.):
> Shifting will "miss" from 1st to 2nd and it will just rev like it's in
> neutral.
> Once I get it to shift, that's it. It will shift OK from there on out
> as long as it's warm. It only needs to shift 1 time for the problem to
> disappear.
>
> I've had suggestions that there's some kind of blockage in the valve body...

If you've changed the fluid and it's still happening then it's likely a sticky
valve in the valvebody. It takes excessive fluid pressure to move the valve
the first time - remove the valvebody, clean all the valves, polish any burrs
on them, and also check for bore taper or wear. Some valvebodies can be
repaired by boring out and putting an oversize valve in or putting a brass
sleeve in to restore bore size. From the descripton it sounds like the 1st
gear band is releasing and the clutches for 2nd are not engaging. Look on a
fluid flow diagram from the factory manual and you'll see the valve.

n0gs
12/07/2006, 10:03
Esse eh o lance...
a causa deste problema pode ser uma infinidade de situacoes... as vezes ateh uma combinacao delas...
pode ser os discos gastos, pode ser sujeira no corpo de valvulas, pode ser atf velho, pode ser conversor de torque, pode ser modulador de vacuo.... xiiiiiiiiii...
soh alguem com experiencia poderia dar um chute mais preciso sem abrir o cambio... vcs nem imaginam as besteiras q eu jah escutei, inclusive de oficinas bem conhecidas aqui de BH... hahahahaha... lamentavel... se naum conhece naum fala... naum eh verdade?!?!

JoaoAlberto
12/07/2006, 11:35
E então!!!
Se no meu caso só acontece com o carro "frio" e nunca "quente" deve ser mesmo alguma válvula emperrando vcs não acham? E tem mais, as vezes saio pela manhã sem que apresente o defeito!!! Talvez nem seja necessário abrir o cambio, acho que dá pra desmontar o corpo de válvula retirando o carter com o carro no elevador ou rampa.

JOSE CANDIDO
12/07/2006, 12:32
É, caros colegas ...

Infelizmente, cambio auto ainda é coisa muito dificil aqui no Brasil ..

Tive os mesmos problemas (vários, inúmeros, desconhecidos e caros) em minha Ford Explorer ..... depois de abrir a caixa, o diagnostico correto (por enquanto ...) : DISCOS GASTOS !!!

Muita gente nao acreditava que isso poderia acontecer .... mas, bastou o antigo dono rodar com pouco oleo uns tempos ... fritou tudo .... e o pior, pra Explorer, ninguem me deu dica nenhuma de onde comprar os danados dos discos a preços aceitáveis ... imaginem a bagatela que paguei ...... :-(

E realmente, é como vcs dizem ... PQP PROS MECANICOS !! Quase ninguem entende, e tem cada orçamento descomunal, palpite que vc percebe de cara que é uma completa asneira ...

Uma coisa é certa .... oficinas de maquinas pesadas vao cobrar bem mais barato pra mexer .... usem essa dica !!!

Em BH, eu indico sempre o Edmur, mecanico de suzukis .... 3411-6996 ... entende muito, e é bem honesto nos preços e serviços ...

nOgs, quero ouvir seu relato cara ... saber o que é feito num cambio auto dos vitara , tenho curiosidade ... vai no rastro do Billj, é um jipeiro antigo e engenheiro, entende bem dessas coisas de suzuki, cambio auto, etc ... tou te falando isso pq tou vendo que vc é meio novato aqui no site ....

Abs a todos, tentando ajudar e tbem procurando ajuda ....

j.sebastian
12/07/2006, 12:58
Pra explorer (A4LD) o kit master com discos de composito e aço custa umas 60 doletas... o manual ATSG tem no emule ou em papel por $15...

Tbem tem varios tutorials na net de "overhauling" nesse câmbio... ainda vou fazer um só para ver se vale os 2, 3 ou 4 mil reais q cobram nas oficinas "especializadas"

Seba
mexânico

grlorenzetti
13/07/2006, 12:24
Alguém sabe me dizer aonde fica o corpo de válvulas do câmbio auto 3 marchas do vitara???

n0gs
13/07/2006, 13:45
meu velho,
baixa o catalogo na transmissionparts.com que lá tem como ver direitinho onde fica o corpo de valvulas....

http://www.transmissionparts.com/catalog/INDEX%20WIT.pdf

j.sebastian
13/07/2006, 13:59
Alguém sabe me dizer aonde fica o corpo de válvulas do câmbio auto 3 marchas do vitara???

Tirando o carter do câmbio, por baixo do carro, a primeira coisa q aparece dentro é o filtro e o corpo de válvulas...

Seba

n0gs
18/07/2006, 11:57
Segue as fotos do Master Kit da Transtec:

grlorenzetti
18/07/2006, 12:30
Segue as fotos do Master Kit da Transtec:
AONDE??? QUANTO?? COMO???
Tem maiores detalhes de como conseguir isso???

n0gs
18/07/2006, 12:52
Meu caro grlorenzetti, dê uma lida em todo o "post", com certeza você irá encontrar estas respostas.

mauricioms
19/09/2006, 10:28
Com relação ao problema no câmbio automático 3 marchas do meu vitara 97, acabei sem querer, descobrindo e solucionando o problema da demora da passagem da 2a. marcha quando o carro está frio.
Ocorreu que surgiu um pequeno vazamento na colméia do meu radiador, levei até uma oficina de radiadores para efetuar o reparo, além do reparo do vazamento foi efetuada uma lavagem do radiador e uma limpeza no componente por onde circula o óleo do câmbio dentro do radiador, após isto, e já passou 1 semana, o defeito desapareceu, o câmbio está passando as marchas normalmente quando está frio, além de trocas mais suaves, provavelmente era sujeira que estava obstruindo a passagem do óleo no radiador e afetando a pressão do sistema, que normalizava quando o óleo esquentava...
Portanto fica aí a dica para verificar também como está a circulação do óleo pelo radiador.

[]´s
Mauricio
Vitara Canvas 97

mdaminello
20/09/2006, 09:31
Senhores,
venho acompanhando o topico, fds passado parei o carro para trocas de filtros oleo e bomba de combustivel, como o mecanico é amigão, ele retirou o filtro do cambio para verificar como estava.
Encontramos no filtro um pequeno objeto preto, provavelmente uma trava de plastico de algum disco ou junta (nao sei) que quebrou , para ter certeza so tirando o cambio e abrindo para subsituir.
Nos topicos vi que alguem comprou o master kit da transmissionparts , to pensando em comprar e trocar tudo.
Pergunta?? fez a compra e recebeu pelo correio ou foi alguem la fora que mandou. ?
outra no cambio existe algum sensor de temperatura ? sei que existe um sensor que indica a troca de marchas (o meu ta fudido) é possivel comprar este sensor.

n0gs
21/09/2006, 11:05
caros colegas,

fiz o serviço de troca do Master KIT já a algum tempo, o diagnóstico do problema foi: DISCOS GASTOS, CINTA GASTA E FILTRO SUJO...
No meu caso, a caixa de transmissão já havia passado por algum tipo de manutenção e o mané que fez o serviço, vedou a caixa com silicone, daih foi silicone pra tudo quanto eh lado...
Foram substituídas as peças que vem no MASTER KIT mais o filtro e a cinta...
Logo após este serviço, o carro ficou ótimo mas ainda demorava pra começar a passar as marchas... Uns 15 Min andando...
Rodei com a viatura uns 700KM e começou um barulho, como se fosse peito de aço solto ou escapamento ou algo parecido, dois dias depois do barulho começar o carro simplesmente parou de andar...
levei o carro para a oficina novamente, segundo eles, os parafusos que prendem o conversor ao volante do motor (acho q eh esse o nome) quebraram!! danificando os suportes do conversor e o volante do motor...
daih meu carro ficou na oficina por mais umas duas semanas... refazendo estes suportes e os encaixes no volante do motor...
peguei ele ontem...
aproveitando que o carro esteve parado também troquei o óleo da caixa por um óleo de maior viscosidade, a fim de tentar resolver este problema de demora a passar as marchas... parece que não obtive sucesso... ainda está demorando para passar as marchas, talvez seja cedo para avaliar...
demora uns 10 min para começar passar as marchas, tenho que ficar andando a uns 40-50Km/h até ele começar a andar direito...
Já começo a imaginar se não é algum problema na circulação do óleo por algum lugar do sistema...

mauricioms
21/09/2006, 13:06
Tente verificar como está o fluxo do óleo pelo radiador, as vezes aconteceu o mesmo que no meu Vitara, já faz quase duas semanas que fiz a limpeza do componente do óleo no radiador e o problema da demora das trocas de marchas desapareceu, está tudo normal...

[]´s
Mauricio

n0gs
27/09/2006, 17:26
eh marucioms...
era isso aih... fiz a limpeza da serpentina onde passa o ATF pelo radiador... estava obstruído!!
agora está bemmmmmmmm melhor... começa a passar as marchas em uns 5 min....
agora deve ser algum outro ajuste... provavelmente na cinta...
valeu mesmo hein brother...
se eu fosse fazer o que o pessoal da oficina estava propondo, ia esperar mais 1000 KM pra trocar o ATF de novo.... rsrsrsrs
me economizou $$$ e tempo!! e dor de cabeça!!!
além de eu já poder dar um rolé bacana nos FDS's!!!
um abraço!!

mauricioms
28/09/2006, 18:30
eh marucioms...
era isso aih... fiz a limpeza da serpentina onde passa o ATF pelo radiador... estava obstruído!!
agora está bemmmmmmmm melhor... começa a passar as marchas em uns 5 min....
agora deve ser algum outro ajuste... provavelmente na cinta...
valeu mesmo hein brother...
se eu fosse fazer o que o pessoal da oficina estava propondo, ia esperar mais 1000 KM pra trocar o ATF de novo.... rsrsrsrs
me economizou $$$ e tempo!! e dor de cabeça!!!
além de eu já poder dar um rolé bacana nos FDS's!!!
um abraço!!

Que bom que melhorou o problema!!!!
E olha que descobri isto sem querer....levei na oficina para consertar o radiador e ganhei de presente o conserto do câmbio hehehehe....e olha que eu já estava fazendo cotações nas oficinas especializadas para abrir o câmbio....

Abraços
Mauricio

JoaoAlberto
05/10/2006, 21:52
Olá mauricio, diga lá nOgs,
Querem saber o resultado do meu cambio? pois bem, graças as dicas de voces resolvi todos os problemas de uma só vez até o vazamento de ATF. A troca de macha agora é instatânea a cada vez que atinge 2500 rpm. VALEU!

diogoandre
06/10/2006, 12:54
Aproveitando o Tópico...

Tava vendo no manual de serviço a parte sobre a troca do fluído do câmbio AT. Aí surgiram dúas dúvidas.

1- O manual mostra e explica direitinho como drenar o fluído para a troca. Mas onde que coloca o fluído novo?! :pensativo:

2- Na capacidade do fluído ele fala em 2,5l se drenando pelo plug, e 7,1l :shock: quando 'overhauling' o que seria isso?

to colocando aí em baixo a parte do manual que mostra isso..

abraços

DA

n0gs
06/10/2006, 17:49
Olá mauricio, diga lá nOgs,
Querem saber o resultado do meu cambio? pois bem, graças as dicas de voces resolvi todos os problemas de uma só vez até o vazamento de ATF. A troca de macha agora é instatânea a cada vez que atinge 2500 rpm. VALEU!

E como vc resolveu tudo isso meu caro!!!! desembucha!!
pq o meu deu problema de novo!!! rodei uns 200Km esse ultimo final de semana e voltou a apresentar lentidão na troca de marchas, além uma certa instabilidade na potencia do carro... meio esquisito...
a viatura tah na oficina desde ontem, vou buscar daqui a poco... diz o cara q ele iria ajustar a cinta....
mas resumindo.... ainda tenho problemas....
afffffffffff

Caro diogoandre!!! coloca esse manual na roda aih meu velho... fazendo favor....

abraços automaticos....

diogoandre
06/10/2006, 20:05
Caro diogoandre!!! coloca esse manual na roda aih meu velho... fazendo favor....

abraços automaticos....

Cara, esse meu manual é só do Grand Vitara, e peguei ele no site de um fórum suzuki do Chile ou Argentina, o link achei aqui no 4x4brasil mesmo.

Acho que nesta semana rolaram umas mensagens na lista suzuki-net com os links para os manuais do vitara...

O zip dos manuais q tenho tem 58 mb, se alguem quiser posso ver se dá pra mandar por email ou algum outro jeito...

valeu

mauricioms
06/10/2006, 23:06
Que bom que seu câmbio ficou bom, qual serviço vc fez?

quetiver
18/10/2006, 13:31
Amigos, resolvi o problema no câmbio do meu Vitara.:dance:
Estava com esse problema bastante comum de não entrar em 2ª marcha quando saía em D com motor frio.
Tirei o carter e o corpo corpo de válvulas, que foi totalmente desmontado para limpeza. Além de bastante sujo pelo pó do desgaste dos discos, algumas válvulas estavam riscadas. Fiz um leve polimento com lixa 600.
Uma das juntas do corpo de válvulas estava quebrada, então troquei as duas juntas e fiz uma boa limpeza na placa que as separa.
Ajustei a cinta e coloquei filtro e ATF novos.
Como o câmbio ficou uma semana aberto, ao menos metade do ATF que fica retido no conversor acabou vazando, o que foi muito bom pq senão teria que fazer 3 trocas pra conseguir uma renovação satisfatória.
Agora as trocas de marcha estão suaves e precisas.

Vanderlei Ferreira
Vitara 92 MT auto

JoaoAlberto
18/10/2006, 18:05
Olá nOgs,
Desculpe a demora, só hj vi sua mensagem.
No meu caso, foi somente sugeira, obstruindo as mangueiras que circula o ATF para o radiador(Jamais imaginei que o ATF era refrigerado no próprio radiador) Na ocasião da limpeza do mesmo, não encontrei muita sugeira, daí retirei as magueiras e ao tentar soprar, através delas, notei que havia uma certa resistência, estavam entupidas com uma espécie de estopa triturada, foi só limpar e colocar novamente e correr pro abraço. Como relatei anteriormente, até o vazamento de ATF sumiu... talves por ter aliviado a pressão no cambio! Emfim, cambio 100% normal com custo "0" Já tomei um monte de latihas por conta!!! ris.
[ ]s

n0gs
20/10/2006, 11:07
fico feliz em saber que o pessoall está resolvendo os seus problemas com ajuda deste tópico... só que infelismente eu ainda não consegui resolver o meu... a viatura está no spa de novo, vamu tentá limpa todo o caminho do ATF... espero q resolva... abs...

n0gs
14/11/2006, 09:52
fico feliz em saber que o pessoall está resolvendo os seus problemas com ajuda deste tópico... só que infelismente eu ainda não consegui resolver o meu... a viatura está no spa de novo, vamu tentá limpa todo o caminho do ATF... espero q resolva... abs...

Fiz a troca do kit master + cinta + filtro;
Fiz quatro trocas de óleo com intervalo de 700 km cada;
Pedi para fazerem a tal limpeza da serpentina do atf no radiador;
Pedi pra fazerem uma limpeza de TODO o caminho do ATF, suspeitando de alguma sujeira obstruindo o fluxo do atf...

O problema persiste!!!! tenho q rodar uns 20 min pra troca de marchas funcionar, enquanto o cambio não eskenta, eu fico andando a uns 40km por hora.... preciso resolver isso, outro dia mandei 6 PM que tavam pedindo passagem pra P#$P#$#!!! Nem tinha olhado quem era no retrovisor....

Alguma idéia pessoal?!?

j.sebastian
14/11/2006, 12:19
com certeza tem algo errado no corpo de válvulas ou speed governor. Qdo foi feita a troca do MKit o corpo de válvulas foi desmontado? Não tinha cilindros riscados ou ovalizados?

Seba

n0gs
14/11/2006, 14:30
com certeza tem algo errado no corpo de válvulas ou speed governor. Qdo foi feita a troca do MKit o corpo de válvulas foi desmontado? Não tinha cilindros riscados ou ovalizados?

Seba

Sim, o corpo de válvulas foi desmontado e conferido em um dispositivo que eu acho q chama "micromero", para garantir que não há nenhuma irregularidade em sua superficie... Agora, este tal de speed governor eu não conheço... tem mais informações sobre este cara??

Obrigado!

j.sebastian
14/11/2006, 14:37
Não sei se o cambio do vitara tem, mas é uma peça q "sente" a velocidade de rotação por força centrifuga e faz a mudança de marchas hidraulicamente... fica na saída do câmbio e é um pistãozinho dentro de um cilindro, com passagens de atf...

No A4LD, por exemplo, o sintoma é esse mesmo, não passa para 2a até esquentar, pq ele dilata e destrava...

Seba

n0gs
14/11/2006, 14:52
Não sei se o cambio do vitara tem, mas é uma peça q "sente" a velocidade de rotação por força centrifuga e faz a mudança de marchas hidraulicamente... fica na saída do câmbio e é um pistãozinho dentro de um cilindro, com passagens de atf...

No A4LD, por exemplo, o sintoma é esse mesmo, não passa para 2a até esquentar, pq ele dilata e destrava...

Seba

Liguei pro Gustavo lá da Almeidas 4x4, eles q tão mechendo na caixa, ele me disse que isso já foi mechido, e que foi todo limpo, e me disse inclusive que esta peça veio no kit master que eu comprei... ele tá achando que é a bomba de óleo da caixa de transmissão, que não está dando pressão suficiente... vai medir com um manometro... sera?

!?!?

mdaminello
14/11/2006, 15:14
caraca n0gs, fez tudo isso e nada...
mandei vir o Master Kit chega só em dezembro, espero que eu tenha mais sorte

n0gs
14/11/2006, 15:21
caraca n0gs, fez tudo isso e nada...
mandei vir o Master Kit chega só em dezembro, espero que eu tenha mais sorte

É meu caro... o que mais me intriga é que quando eu comprei a viatura, isso tem uns 8 meses... estava tudo normal... funcionando como um relógio... quatro meses após a compra, e um após a garantia ter acabo, começou a brincadeira...
quando vi o cambio aberto deu dó.... cheio de silicone pra tudo que é canto, tudo impregnado com uma limalha negra... agora... como é q isso estava funcionando quando eu comprei o carro eu naum sei....

JoaoAlberto
15/11/2006, 13:32
Caro nOgs,
Sei que não lhe servira de consolo, mas quero que saiba que ainda não resolvi plenamente o problema do meu cambio, pois, depois de andar por varios dias numa boa o defeito aos poucos voltou a se manifestar.
No tópico "dica técnica importante" postado originalmente pelo colega Kayne Melo, está o link http://www.clubekazuki.com.br/ onde técnicos que respondem sobre tudo de Suzuki's, eles estão me orientando no sentido de resolver o problema, inclusive (mediante minha solicitação) para que eu mesmo faça o reparo do meu cambio, o que deve acontecer no inicio do proximo ano. Segundo o técnico que tá me respondendo, não tem muito mistério, mas posso ficar sem o carro por algum tempo e não vou arriscar ficar sem a viatura no verão de Natal-RN... hehehe.
Só não vou postar aqui, todo meu diálogo com os caras, por que não estou autorizado, mas posso fazê-lo em outro momento.
Abraços;
JoãoAlberto

Ismar Leal Machado
17/11/2006, 10:27
procure em BH por Eduardo da Minas Motos trabalhou um bom tempo na minas susuki e um mecanico de confiãnça.

n0gs
17/11/2006, 10:39
procure em BH por Eduardo da Minas Motos trabalhou um bom tempo na minas susuki e um mecanico de confiãnça.

E ae Ismar, o pessoal da minas motors não meche em cambio at, eles indicam a NEOCAR, que é outra oficina especializada em Cambio AT, optei por outra oficina...
obrigado pela dica!!!

n0gs
15/12/2006, 17:24
E ae Ismar, o pessoal da minas motors não meche em cambio at, eles indicam a NEOCAR, que é outra oficina especializada em Cambio AT, optei por outra oficina...
obrigado pela dica!!!

Pois então pessoal, acabei de pegar o carro na NELCAR, uma oficina muito bacana que fica na Rua Araruana #11 paralela a Tereza Cristina.
O cambio ficou zero bala!!! tá muito bom!!! e sabem o que tinha acontecido?!!?
o pessoal da Almeidas 4X4 MONTOU O MASTER KIT ERRADO!!!!!!
pois é, cheguei lá e o cara me explicou direitinho com o cambio aberto na minha frente, eu pra falar a verdade, não sei como isso aconteceu, pois as juntas e os anéis de borracha estavam RESSECADOS!!! sendo que eu comprei um KIT MASTER e entreguei na mão dos caras!!!
Além disso, tinha um anél da bomba de óleo que simplesmente NÃO ESTAVA LÁ!!!! ou seja, muito amadorismo do pessoal da ALMEIDAS... Não espera isso nunca, mas é isso que aconteceu....
Abraços a todos e fica aih a dica, se for mecher em cambio at, escolhe muuuuuuuitissimo bem o lugar, senão meu caro, vc vai pastar um bom tempo.... que no meu caso, foi todo o tempo q este tópico estava no ar, mais de 6 meses....
Abraços....

j.sebastian
15/12/2006, 19:03
Desculpe a pergunta, mas qto gastou de MO e peças? Tem especificado exatamente o trampo (corpo de válvulas, bandas, discos,o q foi?)?

Garantia de qto tempo?

Obrigado!

Seba

JoaoAlberto
15/12/2006, 19:17
(Postado por nOgs)
[Abraços a todos e fica aih a dica, se for mecher em cambio at, escolhe muuuuuuuitissimo bem o lugar, senão meu caro, vc vai pastar um bom tempo.... que no meu caso, foi todo o tempo q este tópico estava no ar, mais de 6 meses....]

Que bom que resolveu seu problema, fico muito feliz.
Estou decidido, em Janeiro vou derrubar o cambio do vitarinha no chao e abri-lo nem que tenha que pedir ajuda aos "universitários" para montar novamente mas vou fazer eu mesmo!

n0gs
18/12/2006, 08:45
Desculpe a pergunta, mas qto gastou de MO e peças? Tem especificado exatamente o trampo (corpo de válvulas, bandas, discos,o q foi?)?

Garantia de qto tempo?

Obrigado!

Seba

A mão de obra pra revisão de todo o cambio foi R$800,00 reais, como o pessoal da Almeidas 4x4 fez o favor de comer as minhas juntas, tive que comprar um novo kit de juntas + R$260,00 mais o óleo e uma roela da bomba de óleo que custou R$60,00 que simplesmente não estava lá.

O problema era juntas ressecadas e uma roela da bomba de óleo que não foi montada.

mak (SP/ZN)
28/02/2007, 17:37
não...
mas jah confirmaram que ambos foram trocados recentemente.
eh bem provavel que seja o conjunto de discos que devem estar muito desgastados... vamu ve o q o povo da MS tem pra falar...

Oléo errado também pode causar isso...

carburador4x4
03/05/2007, 13:55
Pessoal,
Vou retomar o assunto, pois apesar de se assemelhar com os demais problemas citados, vendi um Vitara e comprador me disse que de manhã, quando ele liga a viatura, ELE ESTÁ DEMORANDO A ENGATAR A RÉ! Observei que nos casos relatados anteriormemte o pessoal se referia à dificuldade de mudança da 1a para a 2a marcha com o motor frio!
O Vitara foi vendido de BH para Goiânia, e estou administrando o problema à distância! Pedi a ele para trocar óleo e filtro da caixa, e ele me disse que um mecânico de lá informou que isto não vai resolver o problema, e deu o diagnóstico abaixo, que eu vou transcrever:

"Carbura, acabei de chegar do mecânico que entende de cambio automatico aqui em Goiania... O nome dele é Borginho, é um cara simples, que me inspirou confiança... fiquei quase umas duas horas em sua oficina conversando a respeito do ocorrido... Segundo ele, o cambio é o mesmo do chevette automático (ainda bem dizendo ele) e realmente o problema não é ó óleo... Andamos no carro e ele me explicou que existe uma junta interna com uns anéis e esses perdem função ocasionando o problema... Segundo ele, o problema começa geralmente na ré e vai se estendendo as demais marchas... disse que é algo nao raro de acontecer... Ele me pediu de inicio R$ 2.500,00 pra arrumar... disse que era complicado e tal... mas fiquei conversando com ele um bom tempo e consegui uma diferença... Só sei que no final das contas ele acabou fazendo todo o cambio por R$ 2.000,00. caso vc queira conversar com ele ou que eu mande em algum outro local, sem problemas..."

Minha dúvida é: essa informação procede? O que eu poderia sugerir para ser feito, sem ter que abrir a caixa? Ou esse procedimento será inevitável?

Aguardo um apoio da moçada!!

Um abraço,

Carbura - BH

carburador4x4
03/05/2007, 14:00
Complementando: Veja as peças que ele relacionou:

Mao de obra: R$ 1.300,00
Jogo de junta do chevette R$ 225,00
Discos revestidos da ré, segunda e terceira marcha R$ 240,00
Cinta R$ 235,00

Sds,

Faccioli
03/05/2007, 17:21
Pessoal, ja vimos que esse problema é comum nos câmbois dos vitarinhas automáticos, depois de muita leitura e consertado o meu e discutido no´fórum, cheguei à algumas comclusões e dou os seguintes conselhos:

1º esse problema seria diagnosticado como desgaste natural causado por má manutenção, (o rapaz que fez meu câmbio falou que filtro e óleo se troca com 35000km).

2º o câmbio é GM o mesmo dos Diplomatas e Omegas, por isso pesquise as peças e preços...

3º pra abrir e mexer tem que entender... não dê na mão de qualquer um, aqui em americana tem uma oficina que tem clientes em MG, RJ, MT, e diversas cidades no raio de 400 km...

Que fique registrado, acho que o meu foi o câmbio mais caro, mas fiz assim pq estou processando o antigo dono, e estou muito contente com o câmbio novo... esta subindo até em paredes rs*
Cantando pneu literalmente...

no total ficou R$2726,00 fiz em 6 vezes e garantia de seis meses, detalhe, tem uma revisão de 1000km à fazer...

detalhes do conserto...

jogo de juntas $685,00
Jogo de discos de compozitte $375,00
Bomba de óleo $358,00
Filtro de óleo $ 125,00
óleo de câmbio (ATF dexron III) $ 133,00 (07 litros de $19,00 cada)
Limpeza do conversor $250,00
Mão de Obra $800,00

atendendo isso tá ok..

abraços

Morcego
16/05/2007, 11:03
Estou comprando um Vitara 5P 97 com cambio automático, o carro parece muito novo, o atual dono dele está com ele a 7 anos, e segundo o dono o carro fica varias semanas parado, anda muito pouco e já ficou por periodos de meses sem ligar. ;-)
Quando andei com o carro a primeira vez a uns 3 dias atrás, achei o carro meio fraco, demorando a trocar as marchas e em qualquer subidinha voltava para a primeira. :pensativo:
Outra coisa que notei foi que ao passar da primeira para segunda ele dava um tranco forte. :shock:
Voltei com um amigo para dar mais uma volta no carro ontem e aconteceu o seguinte. O carro não tem força nenhuma para andar para frente, nem no (D), nem em qualquer outra posição do cambio, simplesmente não arranca, mas de ré anda normal. O proprio dono falou que vem notando isto se agravando a cada dia e agora piorou de vez.
Será oleo/filtro, pode ser discos gastos ? O que me grila é o fato da ré está normal. :shock:

arlei_vitara
16/05/2007, 11:12
Fernando,

Se fosse problema como falta de óleo, ele não iria mover nem D nem Ré....em todo caso, vc. verificou se têm óleo no câmbio ??? Verifica o nível com o motor ligado, aquecido, e câmbio na posição P, ok ! Verificou se têm vazamentos no câmbio por onde possa ter escapado o óleo ??
Assumindo que o nível do óleo está ok, este câmbio está com problemas sim....e vai custar algumas latinhas prá consertar. Avalia e talvez seja interessante, se o Vitara tá mesmo bom, vc. comprar ele assim e abater o conserto no valor do negócio.
Mas faz antes um orçamento com um especialista em câmbio auto, né !

[ ]s,

Morcego
16/05/2007, 11:19
Arlei
Olhando por baixo a viatura está show, nenhum vazamento, motor, caixa tudo seco sem manchas de oleo. Não verifiquei o nivel, mas o dono parece muito cuidadoso e disse que em termos de oleos lubrificantes ele sempre verifica todos em oficina de confiança e me mostrou os periodos de troca do motor/diferencial/caixa,etc que a pouco tempo foi trocado. A expecificação do oleo da caixa também parece Ok.

Pirilampo
18/05/2007, 10:20
Pessoal,
tem um vitara aqui em Brasilia muito inteiro 97, branco, couro... interior impecável... o carro não é de trilha. Só que a viatura é automática. Como o carro tá com 170.000 rodados, fico meio preocupado em relação a futuras e talvez, breves manutenções pesadas (motor e câmbio).
Dai gostaria de saber:
- Qual a vida util de câmbio e motor desse carro em uso urbano?
- Alguem tem noção de quanto eu gastaria para fazer o motor e dar manutenção no câmbio?

Abraços
Jean

Morcego
18/05/2007, 10:25
Pessoal,
tem um vitara aqui em Brasilia muito inteiro 97, branco, couro... interior impecável... o carro não é de trilha. Só que a viatura é automática. Como o carro tá com 170.000 rodados, fico meio preocupado em relação a futuras e talvez, breves manutenções pesadas (motor e câmbio).
Dai gostaria de saber:
- Qual a vida util de câmbio e motor desse carro em uso urbano?
- Alguem tem noção de quanto eu gastaria para fazer o motor e dar manutenção no câmbio?

Abraços
Jean

Meu amigo Pirilampo, a minha sugestão é você ler exatamente este topico desde o inicio por inteiro, suas respostas estarão nele.:concordo:

Pirilampo
18/05/2007, 10:41
Eu li o tópico inteiro ontem, mas não vi nenhuma referencia ao tempo de uso do câmbio automático 3 velocidades em condições urbanas.
De qualquer forma, valeu pela ajuda, Fernando! :concordo:

arlei_vitara
18/05/2007, 10:56
Pirilampo,

Entendo tua preocupação...........comprar uma viatura e tomar preju dos grande$$$$ com câmbio auto é o medo de todo mundo, já é quase uma "mística" nos carros automáticos.....
Prá efeito de comparação, meu Vitara tá com 150.000 km, o câmbio tá perfeito, nota dez, mas tive que fazer manutenção no conversor de torque ano passado aos 140.000km. Gastei com tudo umas 700/800 latinhas. Tenho um conhecido que tem um Sidekick (cujo câmbio auto é diferente dos Vitara 3P) que usa o jipe direto, faz pelo menos 2 trilhas leves/ médias por mês e teve que fazer todo o câmbio com uns 200.000km.
Difícil pacas dizer certo quantos Mkm dura um câmbio destes, até porque depende muuuuuuuito de como ele foi usado e como foi mantido (trocas do ATF p.ex.)....talvez se vc. quer mesmo ficar com o jipe e têm dúvidas/ receio sobre o câmbio, combina com o atual proprietário de levar o jipe num especialista em câmbio auto e fazer uma diagnose antes de fechar o negócio.......

[ ]s sempre rezando pro meu câmbio não arriar,

Morcego
18/05/2007, 11:04
Eu li o tópico inteiro ontem, mas não vi nenhuma referencia ao tempo de uso do câmbio automático 3 velocidades em condições urbanas.
De qualquer forma, valeu pela ajuda, Fernando! :concordo:

Pirilampo,

Uma resposta matemática para esta sua pergunta não existe, na resposta Nº 4 deste topico o Grassmann fala em até 300 mil km, é claro que depende dos cuidados com o cambio e motor, o fato do cambio ser usado em condições urbanas não quer dizer muita coisa, num transito intenso ele é exigido tanto quanto numa trilha. Os cuidados com manutenção fazem a diferença. Tem viatura que só roda no asfalto com peças muito mais desgastadas que muitas que fazem trilhas e sofrem manutenções constantes.

Tenho carros de passeio com cambio automático desde 1986 e nunca tive problemas e não compro mais carro manual para rodar na cidade.
Meu Vitara é manual, na epoca que estava procurando não achei nenhum automatico em bom estado para comprar, mas isto não é um fator descisivo para mim na escolha de uma Viatura para trilha os dois me atende dependendo da conservação. A grande vantagem do cambio automático é que a probabilidade de você fazer mer@£§, dar trancos, arranhar engrenagens é menor, portanto se a viatura é boa como você falou vá em frente.

Abrs

mauricio gonçalves
18/05/2007, 11:16
Meu vitara aut.95, de manhã quando o carro ta frio a marcha ré parece que nao engata direito, o carro sai bem devar, depois que esquenta um pouco aí sai andando normal. Detalhe que é só com a ré, andando pra frente nao acontece. Tá vazando um poco de oleo na caixa mas completo sempre, será qie pode ser a mistura de oleo velho com novo? Tô mandando tirar o vzamento pra colocar oleo novo pra ver si para. ou pode ser outra coisa?

n0gs
18/05/2007, 13:36
o cambio AT trabalha com um nível específico de pressão de óleo, se vc estiver com vazamento, pode estar sem pressão o suficiente pra juntar os discos da ré... se depois q tirar o vazamento continuar o problema, peça pra dar uma olhada no seu filtro, pode estar sujo, além disso vc pode verificar tb a serpentina do ATF no radiador, que tb costuma ficar suja e tirar pressão da caixa...

Abs...

mauricio gonçalves
18/05/2007, 15:17
[QUOTE=n0gs;397165]o cambio AT trabalha com um nível específico de pressão de óleo, se vc estiver com vazamento, pode estar sem pressão o suficiente pra juntar os discos da ré... se depois q tirar o vazamento continuar o problema, peça pra dar uma olhada no seu filtro, pode estar sujo, além disso vc pode verificar tb a serpentina do ATF no radiador, que tb costuma ficar suja e tirar pressão da caixa...

Abs...[/QUOT

Meu radiador ta vazando um pouco mesmo,onde fica essa serpentina ATf?

n0gs
21/05/2007, 09:19
fica na base do seu radiador... em cima fica a serpentina do flúido de arrefecimento do motor e em baixo fica a serpentina do ATF... é só olhar umas mangueiras que saem da caixa de cambio e entram na base do seu radiador...

Demarques Ribeiro
22/05/2007, 20:02
galera,
estive sem acessar um tempo o forum e vou tentar ajudar.
Vi que vcs viram importação de umas peças para câmbio aut.
Eu achei nessa loja. Segue os preços.
Master kit: 569,00
Filtro: 49,00
Embora acho que 569,00 é caro...Mas trocar o filtro com uma maior periodicidade até rola...Taxa de envio do filtro para o Rio sai a 23...
Alguém sabe se dá para trocar o filtro em casa ou tenho que procurar um mecânico...Pergunto isso pois queria saber se tem algum macete...
Abs

chrisb
23/05/2007, 09:57
Pessoal, achei um desenho beeeemm interessante do câmbio TH180(3L30) e uma oficina que me parece entender do assunto em Porto Alegre, o bom é que ela vende peças para esses câmbios. Segue a foto e o LINK:
http://www.snetcommerce4.com.br/ecommerce_site/arquivos1450/arquivos/009_010_3L30_TH180.JPG

A Loja/oficina: http://www.snetcommerce5.com.br/ecommerce_site/index.php?&cdgc=geiaab7!CTkl&sid=apmou2d3nmk2e8j94890k2i1o2-1179924562

(é esse endereço grandão aí mesmo!)

espero ter ajudado em algo....

Tenho uma pergunta pro pessoal aí:

Alguém já tentou trocar óleo/filtro por sí mesmo? (estou pensando em fazê-lo) se sim, tem algum macete, tem fotos do procedimento?

abs.

mdaminello
23/05/2007, 11:03
amigo acessa ai http://www.transmissionparts.com/aboutus.htm faz o download do PDF tem o desenho de todos os cambios.

chrisb
23/05/2007, 11:11
galera,
estive sem acessar um tempo o forum e vou tentar ajudar.
Vi que vcs viram importação de umas peças para câmbio aut.
Eu achei nessa loja. Segue os preços.
Master kit: 569,00
Filtro: 49,00
Embora acho que 569,00 é caro...Mas trocar o filtro com uma maior periodicidade até rola...Taxa de envio do filtro para o Rio sai a 23...
Alguém sabe se dá para trocar o filtro em casa ou tenho que procurar um mecânico...Pergunto isso pois queria saber se tem algum macete...
Abs

Opa Demarques, desculpe-me, só agora fui ver título de sua mensagem, estamos falando da mesma oficina....

mdaminello, muito obrigado, estou baixando.... (grandim ele né? 81Mb) rsrs

abs.

n0gs
23/05/2007, 11:30
Para trocar o Filtro tem q tirar o carter, o filtro está bem visível...
vai ter q escorrer o ATF e colocar de novo... eu não faria isso... qualquer sujeira que cair no ATF pode influenciar no funcionamento do seu cambio...

Abs....

Demarques Ribeiro
23/05/2007, 13:14
Para trocar o Filtro tem q tirar o carter, o filtro está bem visível...
vai ter q escorrer o ATF e colocar de novo... eu não faria isso... qualquer sujeira que cair no ATF pode influenciar no funcionamento do seu cambio...

Abs....
n0gs,
a idéia é colocar fluido novo, desse modo não vai ter sujeira!:concordo:
Abs

Demarques Ribeiro
23/05/2007, 13:19
Continuo querendo saber se tem algum macete...:?:
abs

n0gs
23/05/2007, 13:40
Tem macete sim cara...
o lance é o seguinte...
para tirar o filtro naum tem macete... é tirar e colocar o outro no lugar...
agora para trocar o ATF vc vai ter que deixar a sua caixa escorrendo uns dois ou tres dias... pra eliminar todo o ATF mesmo...
além de escorrer a caixa, desconecte a mangueira do ATF que vai para o radiador e escorra o ATF que tem nelas tb... se possível tirar a serpentina do radiador e e limpar ela tb...
fica um tanto de ATF dentro do conversor de torque... não sei se tem como retirar o ATF do conversor...
resumindo... o ideal é que vc elimine todo o ATF do sistema para troca-lo pro completo...

espero que a dica tenha sido útil...
abraço...

Demarques Ribeiro
23/05/2007, 17:12
Tem macete sim cara...
o lance é o seguinte...
para tirar o filtro naum tem macete... é tirar e colocar o outro no lugar...
agora para trocar o ATF vc vai ter que deixar a sua caixa escorrendo uns dois ou tres dias... pra eliminar todo o ATF mesmo...
além de escorrer a caixa, desconecte a mangueira do ATF que vai para o radiador e escorra o ATF que tem nelas tb... se possível tirar a serpentina do radiador e e limpar ela tb...
fica um tanto de ATF dentro do conversor de torque... não sei se tem como retirar o ATF do conversor...
resumindo... o ideal é que vc elimine todo o ATF do sistema para troca-lo pro completo...

espero que a dica tenha sido útil...
abraço...
Opa! Foi mt útil. Na verdade eu estava pensando em algo parecido. Só um detalhe: recentemente meu radiador furou e mandei fazeroutro de cobre. A serpentina do CA não tem como sair... No meu caso o cara quebrou a parte de plástico de baixo retirou a serpentina e colocou no outro. Enfim, o óleo que está na serpentina sai todo quando vc solta as mangueiras. Sobre deixar escorrendo eu pensei em um dia inteiro escorrendo. Pensei em comprar um litro a mais para colocar quando estivesse aberto, tirando assim o óleo velho.
Sobre o óleo do conversor não sei opinar...Mas se alguém soubesse seria bem vindo.
Abs

j.sebastian
23/05/2007, 18:36
deixar escorrendo não vai adiantar muito... a maior parte do atf fica mesmo dentro do conversor de torque (de 3 a 4 litros...). No câmbio fica um pouco nas galerias do corpo de válvulas e outras tubulações internas... mas em volume é pouco...

Uma maneira de eliminar boa quantidade de atf velho do sistema é desconectar as mangueiras q vão pro radiador de atf e dar algumas voltas na partida do motor... coloque as pontas das mangueiras num galão, pq senão fica uma sujeira só...

Em alguns manuais tbem indica colocar ar comprimido, com pouca pressão, numa das mangueiras e escorrer pela outra...

Seba

andre veiga
23/05/2007, 19:06
Alguém conhece o cambio do chevette automático?
Se não me engano parece ser semelhante (igual? o mesmo?) ao do vitara.
Tem um a venda aqui, o cara pede 250,00 mas acho que não aguenta 150,00 nele.
Obs. Me desculpem se já foi falado sobre isso, mas reconheço que não li o topico todo, 10pag.
Se for interessante eu poderia verificar com o dono o real estado dele e repassar para alguém aqui do forum.

billj
23/05/2007, 19:18
Mesma coisa..........

Alias, para colocar auto em Samurai, seria o canal mesmo.........

Abraços,

Bill

Joao Baeta
23/05/2007, 19:36
:arrow:Será que não dá p/ botar auto com o motor original?
Ou precisa mudar p/ o motor do Vitara auto?
:pensativo:

billj
23/05/2007, 20:17
Dá para colocar auto no motor 1.3 sim. Por isso falo deste cambio, por ele ter a saída já preparado para um cardan.

Abraços,

Bill

Joao Baeta
23/05/2007, 22:49
Dá para colocar auto no motor 1.3 sim. Por isso falo deste cambio, por ele ter a saída já preparado para um cardan.

Abraços,

Bill
:arrow:Com o câmbio do Chevette?
:pensativo:
Aqui no bairro tinha um chevette automático que tava apodrecendo...Eu ficava de olho no chevette..... E pensava que saria no Azul!
Absssssssssssssssssss

tecnica
24/05/2007, 02:39
Alguém conhece o cambio do chevette automático?
Se não me engano parece ser semelhante (igual? o mesmo?) ao do vitara.

É o proprio: TH180

mauricio gonçalves
01/06/2007, 11:08
vitara auto95. tá pingando óleo em cima da discarga já troquei a junta do cárter da caixa pra ver si era lá e não era. Será que alguem tem uma dica de onde posso começar a procurar o vazamento parece que ta vindo de cima, reparei hoje que o coletor de óleo onde fica a vareta da caixa ta bambo será que pode ser lá no pé dele? E mesmo com o carro parado continua vazando

n0gs
01/06/2007, 22:22
Cara... isso tá com cara de vazamento de retentor de volante de motor...
quase certo...

abs...

j.sebastian
02/06/2007, 07:53
vitara auto95. tá pingando óleo em cima da discarga já troquei a junta do cárter da caixa pra ver si era lá e não era. Será que alguem tem uma dica de onde posso começar a procurar o vazamento parece que ta vindo de cima, reparei hoje que o coletor de óleo onde fica a vareta da caixa ta bambo será que pode ser lá no pé dele? E mesmo com o carro parado continua vazando

certeza que é atf? Pode ser óleo do motor, se estiver vindo de cima... No vitara costuma vazar pelo o´ring do distribuidor...

Seba

mauricio gonçalves
02/06/2007, 09:04
certeza que é atf? Pode ser óleo do motor, se estiver vindo de cima... No vitara costuma vazar pelo o´ring do distribuidor...

Seba

Do motor não é não, é óleo vermelho.

mauricio gonçalves
02/06/2007, 09:05
retentor do volante precisa de descer a caixa?

billj
02/06/2007, 21:13
Sim.

Abraços,

Bill

n0gs
03/06/2007, 20:06
Hummmm...
é vazamento de ATF?!?
então esquece o que eu falei sobre retentor do volante do motor...

Demarques Ribeiro
13/06/2007, 19:08
Galera,
seguie uma dica que muitos já devem saber (mas eu não sabia...) mas não custa nada repassar.
O filtor do câmbio automático (th-180) não precisa ser trocado, basta lavá-lo com querosene (não esquece de tirar todo ele de pois né?). assim são economizados umas 50 pilas...mas usem a junta do cárter original (40,00 em SP)!!!!
abs boas trilhas!

mak (SP/ZN)
13/06/2007, 19:38
Galera,
seguie uma dica que muitos já devem saber (mas eu não sabia...) mas não custa nada repassar.
O filtor do câmbio automático (th-180) não precisa ser trocado, basta lavá-lo com querosene (não esquece de tirar todo ele de pois né?). assim são economizados umas 50 pilas...mas usem a junta do cárter original (40,00 em SP)!!!!
abs boas trilhas!

Botar num cambio automatico que é caro pra burro de manutenção um filtro lavado com querozene???? Puta economia PORCA... fala sério!

Demarques Ribeiro
13/06/2007, 19:47
Botar num cambio automatico que é caro pra burro de manutenção um filtro lavado com querozene???? Puta economia PORCA... fala sério!
cara o filtro é de metal, a malha do filtro estando boa...qual é o problema?

billj
13/06/2007, 19:57
O filtro vem dentro de um saco de plástico fechado, livre de impurezas. Um litro de ATF bom vai por uns 12 reais e tem uma porrada de litros lá dentro. Tem coragem de lavar um usado com querosene e meter de volta no carro, contaminando tudo??

Eu não.......

Abraços,

Bill

mak (SP/ZN)
13/06/2007, 20:03
cara o filtro é de metal, a malha do filtro estando boa...qual é o problema?

No seu carro? nenhum... no meu? NEEEEEEEEEM FUDENDO!

Feroza4x4
13/06/2007, 20:16
Galera,
abs boas trilhas!

Cara, não leve a mal, mas isso até parece uma daquelas economias de merda (gambiarras) que proprietários de Miva tanto amam...

Rafael_Reis
13/06/2007, 20:16
Galera,
abs boas trilhas!

Considerando o preço de um TH-180, e a importância de sua correta manutenção para preservar o equipamento (e a confiabilidade do veículo), economizar 50 conto desse jeito é dar tiro no pé. Alias melhor andar a pé mesmo...

billj
13/06/2007, 20:19
Cara, não leve a mal, mas isso até parece uma daquelas economias de merda (gambiarras) que proprietários de Miva tanto amam...

Existe Xiva de câmbio automático??

:mrgreen:

ronairy
13/06/2007, 20:27
Claro !
Aqui perto de casa tem um Piva com cambio automatico e filtro lavado rodando a uns 12 anos.

maanunes
13/06/2007, 20:28
Caro amigo Feroza4x4;

Apesar de concordar que não lavaria um filtro, mas que atire a primeira pedra aquele jipeiro que nunca utilizou peças de outros veículos em seu jipe com o intuito de melhorá-lo ? No meu niva procuro sempre que possível manter a peça original, mas muitas vezes é preferivel adaptar uma peça nacional, não só por questões de economia, mas devido a qualidade das peças russas ou mesmo para melhorar algo.
[]s

billj
13/06/2007, 20:30
Interessante. Ronairy, qual é o câmbio automático que vem no Hiva?? É de fábrica ou o cara adaptou??

ronairy
13/06/2007, 20:37
:pensativo: Modelo exatamente não saberia responder, mais tenho certeza que tem alguma coisa com LN600. :concordo:
Pelas caracteristicas do Tiva, se não for original foi muito bem feito. 8)
Passo maiores detalhes em PVT para não mudar o rumo do tópico.

billj
13/06/2007, 20:39
Valeu. Putz, se for com LN600, o Fiva do cara deve ser um canhão mesmo.

Ricardo F Rio
13/06/2007, 20:47
eu conheci um cidadão muito inteligente, quase um DDM que tinha um Giva automático LN600. Era lá pras bandas de MJs, mas como eu ainda não conhecia a especificação LN600 achei que era fraco, mas agora descobri que é canhão...

[ ] s

Ricardo Fernando
A-20 4x4 250-S à venda
Tocantins TR 88
CJ 3A 52 151-S

www.cpor4x4.net

Rafael_Reis
13/06/2007, 20:58
SO pq adaptou um cambio nao significa que fez merd@...
Ja mijar dentro para economizar ATF é coisa de NB.

FEP
13/06/2007, 21:00

Pera lá... ofender Niveiro por presunção é preconceito. Tem gente que tem o mesmo papo com Feroza...Não é legal isso.
Que a coisa de lavar um filtro é porcaria, tudo bem! Mas dai a ligar isso com Niveiro, pera um pouco...Não dá....

FEP
13/06/2007, 21:03
Existe Xiva de câmbio automático??

Existe, são adaptações mas existem, embora eu ache que é bobagem essa coisa de CA para certos veículos...

Feroza4x4
13/06/2007, 21:07
Caro amigo Feroza4x4;

Apesar de concordar que não lavaria um filtro, mas que atire a primeira pedra aquele jipeiro que nunca utilizou peças de outros veículos em seu jipe com o intuito de melhorá-lo ? No meu niva procuro sempre que possível manter a peça original, mas muitas vezes é preferivel adaptar uma peça nacional, não só por questões de economia, mas devido a qualidade das peças russas ou mesmo para melhorar algo.
[]s

Preclaro Sr. maantunes,

Concordo com você. Até mesmo a respeitável fábrica cearense dos lendários Troller se utiliza de referendada técnica. Mas os propretários de Miva têm relativa fama de exagerarem dela.

joaquim
13/06/2007, 21:18
Na boa...
Economizar 50 contos num conjunto de peças que vale muito mais que isso é sacanagem.
Depois detona tudo e se já não tinha 50 merréis prá trocar um filtro como fica o conserto? Arame?
Depois a culpa é do câmbio...

furlan4x4
13/06/2007, 21:25
não vejo problema nenhum em lavar filtro e reaproveitar, faço isso com todos os meus filtros há vários anos e não tem problema nenhum, só mesmo quando rasga ou fura é que troco e assim mesmo vou nas lojas e pego um usado, lavo e reaproveito. Somando o que já economizei com filtro daria prá comprar um câmbio novo, o que acontece é que tem muita gente por trás ganhando rios de dinheiro enganando o povo. A min não enganam não. Aliás, outro dia até vi no posto aqui perto de casa um Piveiro colocando filtro novo, até falei prá ele parar com isso que era dinheiro jogado fora e ele me ignorou, aliás como todo Xiveiro faz, problema dele, o dinheiro é dele mesmo, quer jogar fora problema dele.

[]'s,

Demarques Ribeiro
13/06/2007, 21:29
ih mané!que discussão que rolou hein?:twisted:
bom esclarecendo...
Essa "dica", a qual ninguém gostou, foi dada por lojas teoricamente sérias especializadas em CA. EU COMPREI um filtro novo, pois achei que era uma economia mesquinha para um elemento tão caro do carro. A idéia de ter repassado essa infomação no fórum é justamente compartilhar e tomar "bronca" quando elas são uma m...
siceramente tb não colocaria uma peça lavada com querosene no meu carro, como disse alguém, nem fudendo.
aproveitando que todo mundo tah lendo esse fórum, alguém pode ir lá no tópico de "correia dentada" me dar uma luz???:idea:
abs!!!!!

Demarques Ribeiro
13/06/2007, 21:37
Furlan,
Como vc lava o seu filtro? Embora já tenha comprado, se vc me der uma idéia melhor do que querosene passarei a lavá-lo das próximas vezes.
abs

Rafael_Reis
13/06/2007, 21:45
To achando que tem gente ai q fez, arrependeu de ter contado, disse que não fez jamais faria, mas que dependendo pode ter feito ou vir a fazer.

:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een:

Furlan,
Como vc lava o seu filtro? Embora já tenha comprado, se vc me der uma idéia melhor do que querosene passarei a lavá-lo das próximas vezes.
abs

Demarques Ribeiro
13/06/2007, 21:59
To achando que tem gente ai q fez, arrependeu de ter contado, disse que não fez jamais faria, mas que dependendo pode ter feito ou vir a fazer.

:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een:

pois então...
não preciso dar satisfação de nada...o que fiz ou deixei de fazer não interessa a vc nem ninguém. A idéia do fórum é trocar experiências e é o que estou fazendo.

furlan4x4
13/06/2007, 22:02
Como vc lava o seu filtro?abs
cara, nem sei se esse é o melhor lugar para estar falando isso, quando conto como faço normalmente ninguém acredita, aprendi numa viagem que fiz, tava no Lago Titicaca e o carro não pegava mais, aí um índio da região veio me ajudar e resolveu o problema, era filtro sujo, aí ele me contou o segredo: tem que lavar com urina matinal de uma camponesa virgem da bavária, aqui no Brasil vc encontra fácil nestas VeadoD'ouro da vida, custa 51 real e dá prá lavar um filtro

Rafael_Reis
13/06/2007, 22:10
AHAHAHAHAHAHAHAHA..... respira HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
to passando mal... AHAHAHAHAHA

Rafael_Reis
13/06/2007, 22:13
Se não interessa a ninguem postou aqui pq?

Bom, vamos usar o forum para trocar ideias...
Vc sabe o que acontece quando se aperta demais um parafuso de rosca fina?
Ele ESPANA e voa caco de rosca para todo lado.

"Se não guenta bebe leite" :mrgreen:

pois então...
não preciso dar satisfação de nada...o que fiz ou deixei de fazer não interessa a vc nem ninguém. A idéia do fórum é trocar experiências e é o que estou fazendo.

hederi
13/06/2007, 23:20
Economia porca é deprimente...

os caras acham que vao ficar ricos economizando em filtros e combustivel..

FEP
13/06/2007, 23:37
Economia porca é deprimente...

os caras acham que vao ficar ricos economizando em filtros e combustivel..

Merder, não vem tumutuar aqui, primeiro porque sabemos que vc é especialista em fazer porcaria. E como você... das grandes!
Mas... economizar em combustível não tem nada a ver com equipamentos como os filtros, principalmente com um conjunto tão, digamos...sensível como os CA. Filtro de óleo é uma coisa combustível é outra, não mistura.
Se você e o Furlan estudaram e podem gastar rios de combustível tudo bem...problema seus. Agora se a gente comum e magrinha como eu, fica pensando em como economizar combustível porque é necessario e bom para o nosso bolso, não é motivo para você nos chamar de "deprimentes".

hederi
13/06/2007, 23:39
Merder, não vem tumutuar aqui, primeiro porque sabemos que vc é especialista em fazer porcaria. E como você... das grandes!
Mas... economizar em combustível não tem nada a ver com equipamentos como os filtros, principalmente com um conjunto tão, digamos...sensível como os CA. Filtro de óleo é uma coisa combustível é outra, não mistura.
Se você e o Furlan estudaram e podem gastar rios de combustível tudo bem...problema seus. Agora se a gente comum e magrinha como eu, fica pensando em como economizar combustível porque é necessario e bom para o nosso bolso, não é motivo para você nos chamar de "deprimentes".

Fepito seu safadinho!!!!

nao tou tumultuando merda nenhuma,, so acho que é isso e pronto...

elcio
14/06/2007, 08:25
eççe lance de lavar filtro me pareceu interessante
tava pensando em fazer isso com meu filtro de combustivel
eççes filtros da motorcraft sao muito caros
25,00 num filtro de gasolina
vsf.

Varela
14/06/2007, 09:13
cara, nem sei se esse é o melhor lugar para estar falando isso, quando conto como faço normalmente ninguém acredita, aprendi numa viagem que fiz, tava no Lago Titicaca e o carro não pegava mais, aí um índio da região veio me ajudar e resolveu o problema, era filtro sujo, aí ele me contou o segredo: tem que lavar com urina matinal de uma camponesa virgem da bavária, aqui no Brasil vc encontra fácil nestas VeadoD'ouro da vida, custa 51 real e dá prá lavar um filtro

KAKAKAKAKKAKAKAKAKKA
PQP Furlan voce é impagável....
VSF!!!

leovalle
14/06/2007, 21:04
Nunca tive Giva, mas eu uso filtro lavável pra coar o café lá no trampo, pq não tem fogão e tenho que usar ebulidor.

O que é esse LM600?

Flavio Miranda
15/06/2007, 02:11
Além da diversão......

Segue uma sugestão de tópico para informar-se sobre cambio auto e seu funcionamento :

http://www.brasilautomatico.com.br/index.htm

Clique SEM PREGUIÇA em cada um dos tópicos do menu a esquerda.

[ ] s

chrisb
15/06/2007, 13:15
Pessoal, acabei de comprar o filtro e a junta do carter do CA numa loja de São Paulo, chama Auto Peças Hidramático Barão ( http://www.transmissaoautomatica.com.br/ ) , os telefones são:

(11)3224-9662
(11)3221-7102
(11)3221-2373

Conversei com o Douglas lá, ele foi muito atencioso e prestativo, paguei R$18,00 na junta e R$35,00 no filtro + o sedex aqui pra BH.

vou esperar as peças chegarem e dou uma resposta pra vocês!

abs!

arlei_vitara
15/06/2007, 14:42
Pessoal, acabei de comprar o filtro e a junta do carter do CA numa loja de São Paulo, chama Auto Peças Hidramático Barão ( http://www.transmissaoautomatica.com.br/ ) , paguei R$18,00 na junta e R$35,00 no filtro + o sedex aqui pra BH.
abs!

:evil: :evil: :evil:
18 latinhas na junta !!!!!!!!!!!!! Caraca, a uns dois anos fui esfaqueado por uma "reconhecida e famosa oficina de manutenção 4x4" aqui da região de Porto Alegre, onde inclusive alguns aqui do fórum ainda levam seus jipes, quando da troca do ATF.....os caras tiveram a cara de pau de me cobrar algo com uns 80 contos a junta.....e ainda com o clássico comentário "pois é, esta junta é cara mesmo......."

Falta de conhecimento somado a falta de tempo para pesquisar antes de fazer um serviço é f*#da mesmo :parede: :parede:

Por estas e mais outras que não levo mais meu jipe lá, deixa eles consertarem os Trollers da galera !

[ ]s

mdaminello
15/06/2007, 15:06
hehe liguei la agora inclusive perguntei o preço do jogo de juntas, o cara ja empurrou o do opala rs R$ 140,00
mas filtro ja aumentou 10 R$ 45,00

Conversei com o Douglas lá, ele foi muito atencioso e prestativo, paguei R$18,00 na junta e R$35,00 no filtro + o sedex aqui pra BH.
!

mauricio gonçalves
15/06/2007, 15:15
PUTZ... em BH. os cara pede R$100,00 na junta e R$300,00 no filtro de oleo do cambio auto.quando chegar avisa si é bom mesmo e vamos divulgar isso aqui uai. Tão roubando da gente.

chrisb
15/06/2007, 15:35
uái, que aumento eim!?
mas seguinte, eu virei pra ele e nem falei que era pro Vitara, já pedi logo pro TH180 (no caso do Vitara 3D).... ele me falou que ambas as peças são importadas.

e outra, essa junta que eu comprei é só a junta do carter, todo vendedor confunde na hora de vender, vc tem que falar que é só a do carter.

hehe liguei la agora inclusive perguntei o preço do jogo de juntas, o cara ja empurrou o do opala rs R$ 140,00
mas filtro ja aumentou 10 R$ 45,00

Demarques Ribeiro
17/06/2007, 19:19
Bom galera sei que muitos do que estão no forum tem experiência e sabem fazer o que eu vou descrever, porém muitos são novatos (como eu) e como não encontrei um passo-a-passo de como trocar o filtro de óleo, segue minha maratona de ontem...

Primeiro o material:
-chaves 13 e duas 14
-veda junta importado da ABRO para câmbios ou junta do cárter da th-180 (mais a frente eu explico o pq do "ou").
-vale ter uma barra para fazer uma alavanca:parede:
-bacia grande, mas é grande mesmo!

Antes de tudo soltei as mangueira do radiador para vazar o óleo e assim diminui o "banho" de ATF que vc toma depois.

Depois deve-se soltar o carda do diferencial dianteiro senão o cárter não sai por não ter espaço - aí entra a barra, pq o fdp do parafuso tava difícil de sair... Eu não soltei o escapamento, mas vale a pena soltá-lo pois te um parafuso que fica quase em cima dele e dá trabalho para tirar e colocar.

Depois solte os parafusos do cárter, deixe os parafusos de um lado soltos mas ainda no lugar, pois desse modo vc escorre o ATF só por um lado e não toma o banho que eu tomei:parede:

Para a minha surpresa não tinha junta! Somente esse selante cinza que eu me referi acima. Um pouco preocupado eu liguei para meu mecânico...Ele disse que é comum usarem apenas tal veda juntas que é excelente, ele mesmo usa apenas isso, sendo assim não se gasta uma grana nas juntas originais - tá pode falar que eu sou pão duro sim, afinal recebo bolsa de mestrado e o governo paga mt mal!!:mrgreen:

cuidado com o ímã que tem no cárter, eu não reparei e quase deixei ele cair no chão...peguei no ar...ufa...:dance:

Bom, o filtro tá logo visível preso por 3 parafusos longos. Acima dele vem uma pequena junta. Ou seja tira e bota o novo (ou lava!).

Limpe as bordas tirando o selante velho...coloca o novo (siga as instruções dele, tem que esperar 10min antes de juntar as partes)... enfim é isso.

Olhando o manual eu vi que ele fala em 2,8L na remoção do cárter, cara, foram 4L!!!!!!!

É isso espero ter colaborado, críticas são bem vindas.

Abs

n0gs
18/06/2007, 09:21
Bom galera sei que muitos do que estão no forum tem experiência e sabem fazer o que eu vou descrever, porém muitos são novatos (como eu) e como não encontrei um passo-a-passo de como trocar o filtro de óleo, segue minha maratona de ontem...

Primeiro o material:
-chaves 13 e duas 14
-veda junta importado da ABRO para câmbios ou junta do cárter da th-180 (mais a frente eu explico o pq do "ou").
-vale ter uma barra para fazer uma alavanca:parede:
-bacia grande, mas é grande mesmo!

Antes de tudo soltei as mangueira do radiador para vazar o óleo e assim diminui o "banho" de ATF que vc toma depois.

Depois deve-se soltar o carda do diferencial dianteiro senão o cárter não sai por não ter espaço - aí entra a barra, pq o fdp do parafuso tava difícil de sair... Eu não soltei o escapamento, mas vale a pena soltá-lo pois te um parafuso que fica quase em cima dele e dá trabalho para tirar e colocar.

Depois solte os parafusos do cárter, deixe os parafusos de um lado soltos mas ainda no lugar, pois desse modo vc escorre o ATF só por um lado e não toma o banho que eu tomei:parede:

Para a minha surpresa não tinha junta! Somente esse selante cinza que eu me referi acima. Um pouco preocupado eu liguei para meu mecânico...Ele disse que é comum usarem apenas tal veda juntas que é excelente, ele mesmo usa apenas isso, sendo assim não se gasta uma grana nas juntas originais - tá pode falar que eu sou pão duro sim, afinal recebo bolsa de mestrado e o governo paga mt mal!!:mrgreen:

cuidado com o ímã que tem no cárter, eu não reparei e quase deixei ele cair no chão...peguei no ar...ufa...:dance:

Bom, o filtro tá logo visível preso por 3 parafusos longos. Acima dele vem uma pequena junta. Ou seja tira e bota o novo (ou lava!).

Limpe as bordas tirando o selante velho...coloca o novo (siga as instruções dele, tem que esperar 10min antes de juntar as partes)... enfim é isso.

Olhando o manual eu vi que ele fala em 2,8L na remoção do cárter, cara, foram 4L!!!!!!!

É isso espero ter colaborado, críticas são bem vindas.

Abs

Hummmm... gosto desse veda juntas naum... da primeira vez que abri o carter do meu cambio, ele já tinha sido aberto por outra pessoa que usou veda junta, porém, foi usado exageradamente, quando ele fechou o carter e apertou os parafusos este "veda juntas" escapou para o lado de dentro do carter e contaminou todo o ATF... e ainda entupiu o filtro!!
todo mundo sabe que qualquer sujeirinha no ATF pode parar no corpo de válvulas e F@!&(@!!!! o funcionamento do seu cambio...
nunca fiz este serviço eu mesmo, mas acredito que usar a junta do carter seja extremamente preferencial a usar "veda juntas"... caso esteja dificil achar a junta, manda fazer uma....

É a minha opinião.... ABS...

PS: aqui em BH a melhor oficina pra mecher em CAMBIO AT é a NELCAR, pode ser caro, mas resolve, se vcs lerem este tópico desde o início vão ver que o barato pode sair muito caro...
Tel: 33714098

Demarques Ribeiro
18/06/2007, 13:04
n0gs,
Eu senti muita confiança quanto a esse veda juntas que comprei, é um produto importado, no verso tem referência para utilização em Toyota, Mitsubishi e outras duas marcas que não me lembro o nome. Segundo o fabricante não contamina o ATF (não perde as propriedades...), porém vc tocou em um ponto (ops...) importante que é o excesso. Segundo as instruções de uso, eles recomendam de 1 a 1,6 mm de material, dessa forma eu cortei o bico dosador nessa espessura... Passei sobre aquela saliência que tem no cárter e quando coloquei no lugar não vazou material para fora, por isso acredito que não vazou para dentro. Mas acho tb que se houver excesso vai causar um problema físico (de entupir o filtro) e não de contaminação do ATF se foi o que eu entendi que vc disse.
Cheguei a mandar fazer uma junta, que o cara da loja falou que era melhor usar de amianto, mas esse sim eu fiquei com medo de contaminar o ATF. Será? de qualquer modo ela está aqui em casa de reserva para uma futura utilização caso alguém confirme que possa usar esse material.

Abs!

chrisb
18/06/2007, 13:53
Pessoal, as peças chegaram aqui em casa, a qualidade é muito boa, (infelizmente não deu tempo para fotos), já levei as peças para o Anderson da Minas Motors, e assim que ele fizer a troca, eu aviso pra vocês se ficou tudo blz.

Quanto ao veda juntas, a ums 6-7 anos atrás o mau pai tinha um Marea, e na época, era aquela coisa do motor da fiat dar borra e etc.... o mecanico teve que abrir o carter pra fazer alguma coisa( não me lembro o que) e ele usou veda juntas (sei que é algo normal) mas o que aconteceu, é que o cara era meio "Oreia" e deixou o trem vazar para a parte de dentro do carter... resultado: motor fundido por falta de lubrificação (a junta entupiu algumas passagens de óleo, filtro, etc).

Não sei não, mas acho que a junta original é uma espécie de amianto mesmo...

n0gs
18/06/2007, 14:17
n0gs,
Eu senti muita confiança quanto a esse veda juntas que comprei, é um produto importado, no verso tem referência para utilização em Toyota, Mitsubishi e outras duas marcas que não me lembro o nome. Segundo o fabricante não contamina o ATF (não perde as propriedades...), porém vc tocou em um ponto (ops...) importante que é o excesso. Segundo as instruções de uso, eles recomendam de 1 a 1,6 mm de material, dessa forma eu cortei o bico dosador nessa espessura... Passei sobre aquela saliência que tem no cárter e quando coloquei no lugar não vazou material para fora, por isso acredito que não vazou para dentro. Mas acho tb que se houver excesso vai causar um problema físico (de entupir o filtro) e não de contaminação do ATF se foi o que eu entendi que vc disse.
Cheguei a mandar fazer uma junta, que o cara da loja falou que era melhor usar de amianto, mas esse sim eu fiquei com medo de contaminar o ATF. Será? de qualquer modo ela está aqui em casa de reserva para uma futura utilização caso alguém confirme que possa usar esse material.

Abs!

Eu não vejo problema em utilizar a junta de amianto, pq vc acha que poderia contaminar o ATF?!

Demarques Ribeiro
18/06/2007, 19:33
Eu não vejo problema em utilizar a junta de amianto, pq vc acha que poderia contaminar o ATF?!

Fala n0gs,
na verdade por não saber se contaminava ou não eu deixei de lado, mas se eu notar algum problema irei refazer o serviço coma junta.
Abs

Ricardo S. Souza
19/06/2007, 14:57
Não achei muito profissional a resposta da "Barão".
Olhem só a reposta ao meu e-mail cotando o filtro e juntas:

Olá Ricardo.
Os valores (aproximado) das peças que vc noc solicitou
segue abaixo:

Filtro R$ 60,00
Junta R$18,00
Jg de Junta R$140,00

*Para acertar preços com desconto ligue (11) 3224.9662
Gratos

Quer dizer que o valor é conforme a cara do freguês?
Eles ainda colocam na resposta que pode ter desconto desde que a pessoa ligue, quer dizer que se eu quiser comprar via e-mail tenho que pagar mais caro, não gostei não.

chrisb
19/06/2007, 17:31
acho que você está meio equivocado em sua colocação...acredito que o desconto que cara se referiu não seja de acordo com a cara do fregues não...
ele deve estar se referindo para pagamentos à vista, comprar mais peças de uma vez, etc.... ele só estava querendo facilitar para você, diminuindo a margem de lucro dele. Não estou defendendo nenhuma loja ou não, pois toda e qualquer loja aceita acertar descontos na hora de fechar o negócio.

E outra, a junta que eu comprei foi essa aí, de R$18,00

abs

Não achei muito profissional a resposta da "Barão".
Olhem só a reposta ao meu e-mail cotando o filtro e juntas:

Olá Ricardo.
Os valores (aproximado) das peças que vc noc solicitou
segue abaixo:

Filtro R$ 60,00
Junta R$18,00
Jg de Junta R$140,00

*Para acertar preços com desconto ligue (11) 3224.9662
Gratos

Quer dizer que o valor é conforme a cara do freguês?
Eles ainda colocam na resposta que pode ter desconto desde que a pessoa ligue, quer dizer que se eu quiser comprar via e-mail tenho que pagar mais caro, não gostei não.

chrisb
19/06/2007, 17:35
E por falar nisso, já troquei o filtro e o ATF. Peguei o carro e já andei um pouquinho nele, esta tudo 100%.:concordo:

abs

Ricardo S. Souza
20/06/2007, 08:57
acho que você está meio equivocado em sua colocação...acredito que o desconto que cara se referiu não seja de acordo com a cara do fregues não...
ele deve estar se referindo para pagamentos à vista, comprar mais peças de uma vez, etc.... ele só estava querendo facilitar para você, diminuindo a margem de lucro dele. Não estou defendendo nenhuma loja ou não, pois toda e qualquer loja aceita acertar descontos na hora de fechar o negócio.

E outra, a junta que eu comprei foi essa aí, de R$18,00

abs

Sei não, de 60,00 para 35,00 é muito mais que desconto, desconto é 10, 15 %, ou então a margem de lucro está absurda. Na alfatrans, que não dos lugares mais baratos tá 49,00.

Ricardo S. Souza
21/06/2007, 08:42
Bastou dizer que um colega de forum pagou 35,00 que eles baixaram o preço, e por e-mail, sem interurbanos caros.

Deram a desculpa que o estoque deles tinha acabado e estavam comprando da concorrência e repassando para seus clientes, para não deixá-los na mão. Será??? Acho que não, ainda acho que eles fazem o preço conforme a "cara" (ou a ingenuidade) do freguês.
Abraço a todos.

chrisb
21/06/2007, 09:44
heheh, pois é, no momento que eu fui comprar, ele me falou que tinha acabado o estoque deste filtro, mas eu chorei, falando que precisava, que a viatura já estava na mecanica e tal, aí ele me pediu para ligar depois de 10min, para ele checar com a revenda e tal... mas é isso aí...

Bastou dizer que um colega de forum pagou 35,00 que eles baixaram o preço, e por e-mail, sem interurbanos caros.

Deram a desculpa que o estoque deles tinha acabado e estavam comprando da concorrência e repassando para seus clientes, para não deixá-los na mão. Será??? Acho que não, ainda acho que eles fazem o preço conforme a "cara" (ou a ingenuidade) do freguês.
Abraço a todos.

arlei_vitara
19/07/2007, 11:00
Pessoal,

Somente para acrescentar informação a este tópico, ontem fiz a troca do ATF do meu Vitara.

Comprei o filtro e a junta aqui mesmo em Porto Alegre, custou 45 lascas o filtro e 20 lascas a junta, tudo a pronta entrega, no balcão (isso mesmo, 20 contos a bendita junta que a 2 anos atrás uma oficina "especializada" em 4x4 teve a coragem de cobrar uns 80 reáus, alegando ser especial, difícil de encontrar, que é cara mesmo etc etc ......). É só chegar pedindo pelo filtro e junta do câmbio TH-180 e pronto, nem falei que era prá Vitara...........

Vai a dica pro pessoal: RODAKSUL, fone 51- 3342-0544, www.rodaksul.com.br. Têm de tudo em peças para câmbio auto, despacham para onde precisar, e atendem super bem, com preços honestos.

[ ]s econômicos,

andredj
19/07/2007, 14:54
Qual o filtro "ideal" para mim colocar (suzuki sidekik 92 automatico).
e quais os filtros "COMPATIVEIS" (outros veiculos) q posso usar?
obs:essa caixa é a TH-180??

arlei_vitara
19/07/2007, 16:57
André,

A caixa do Sidekick NÃO é a TH-180, que é a utilizada nos Vitara 3P. A dos Sidekick é 3M + overdrive, não sei qual o modelo (pessoal aí pode ajudar ???).
Quanto ao filtro, não é uma questão de usar "de outro carro", mas sim que cada modelo de câmbio auto utiliza um filtro específico. Assim, o filtro da TH-180 é específico da TH-180, seja para um Vitara, seja para Opala, Chevette ou outro carro que use a TH-180.
Para o Side a mesma coisa. É descobrir o modelo do teu câmbio, aí liga lá na Rodaksul p.exemplo e pede o filtro pelo modelo do câmbio.
Ah, uma dica: o câmbio auto do Sidekick, se não me engano, é o mesmo utilizado nas Sportage automáticas. Dá uma pesquisada na net que vc. descobre !

[ ]s,

andredj
19/07/2007, 17:39
André,

A caixa do Sidekick NÃO é a TH-180, que é a utilizada nos Vitara 3P. A dos Sidekick é 3M + overdrive, não sei qual o modelo (pessoal aí pode ajudar ???).
Quanto ao filtro, não é uma questão de usar "de outro carro", mas sim que cada modelo de câmbio auto utiliza um filtro específico. Assim, o filtro da TH-180 é específico da TH-180, seja para um Vitara, seja para Opala, Chevette ou outro carro que use a TH-180.
Para o Side a mesma coisa. É descobrir o modelo do teu câmbio, aí liga lá na Rodaksul p.exemplo e pede o filtro pelo modelo do câmbio.
Ah, uma dica: o câmbio auto do Sidekick, se não me engano, é o mesmo utilizado nas Sportage automáticas. Dá uma pesquisada na net que vc. descobre !

[ ]s,
Valeu as dicas, vou ficar no aguardo, se alguem sabe o modelo da caixa e o filtro.

Ismar Leal Machado
14/11/2007, 11:51
pessoal olha a resposta do funcionario da empresa quando eu fui fazer contação do filtro e da junta do carter do C.A modelo TH 180 do meu vitara 97/98

"Olá Sr. Ismar,

O filtro de óleo do câmbio TH180 custa R$ 49,00
A junta do cárter do câmbio TH180 custa R$ 45,00

Valores para pagamento à vista já com desconto.

OBS: O filtro do óleo deste modelo de câmbio pode ser lavado e reaproveitado, caso esteja em boas condições.

Atenciosamente,

Guilherme Jung
Equipe Alfatrans

e ai alguém quer comentar?
fiz esta cotãção hoje 14/11/2007

chrisb
14/11/2007, 12:40
Só uma coisa, o seu é um Sidekick 4marchas???

se sim, o seu câmbio NÃO é o TH-180

chrisb
14/11/2007, 12:43
Esse negócio de lavar o filtro, tem muito mecânico que faz... mas acho que isso é economia porca, vc vai re-aproveitar um negócio de R$49 que dura ums 80Mil Km?? faz as contas, é menos de 1centavo por Km rodado.... vale a pena o investimento....

abs!

Ismar Leal Machado
14/11/2007, 12:44
não Chrisb, o meu é o vitar JLX 97/98

chrisb
14/11/2007, 12:53
não Chrisb, o meu é o vitar JLX 97/98

Ah bom, então foi mal, eu não sei pq mas eu tilha lido Sidekick em sua assinatura, mas nela não tem nada... rsrsrs

abs!

BrunoRJ
14/02/2008, 14:14
Pessoal,
Estou prestes a comprar um vitara 5 portas 1.6 16v automatico. Confesso que estou com medo por causa do cambio automático.
As peças para manutenção deste cambio são muito mais caras que a do 3p e as encontro com facilidade?
É comum dar problemas, ou se bem cuidados duram bastante?
O que devo observar na hora da compra?
Existem carros nacionais com este mesmo cambio, como o opala e o chevete no caso do vitara 3 portas?

Outra dúvida é com o motor 16v, sei que estou fugindo um pouco ao assunto do tópico, mas vcs acham que é um bom motor?
apresenta problemas frequentes?
no caso de ter que abrir o motor, encontro as peças para reposição com facilidade?
são caras ou custam o mesmo que as do motor 8v?

Enfim, gostei muito do carro, mas fico receioso devido a essas diferenças com relação ao 3 portas. Na verdade, o 3 portas era o que eu preferia, mas nenhum dos que vi a venda apresentaram o mesmo estado de conservação deste 5 portas. Os que estavam bonitos estavam com o valor muito alto com relação ao que tenho disponível.

Agradeço a colaboração de todos.

Abraços de mais um futuro Vitareiro!!! (assim espero!)

HenriqueJr
15/02/2008, 11:10
Pessoal, minha Sidekick ta apresentando o seguinte problema:
Quando ligo o carro de manha(motor frio) e coloco na posição "R" para tirar-lo da garagem o cambio demora alguns segundos para engatar, como se estivesse em "N", so apos alguns segundos que o carro começa a se mover. Creio que não seja discos gastos pois se a aceleração tiver alta o carro chega a cantar pneus quando o cambio engata! Gostaria de saber se alguem tem esse mesmo problema e qual a solução....

Oudra dúvida;
O cambio da Sidekick 94 1.6 16v é ou não é o TH180??? O meu tem a opção Over Drive e se não me engano são 4 marchas. Caso não seja o TH180 que modelo ele usa?

mdaminello
15/02/2008, 11:52
Bruno,
todo mundo que nunca teve automatico sempre tem medo de ser cara a manutençao ainda mais no Brasil que foi criada essa lenda que automático não presta.
MAS É UM PUTA CARRO E UM BAITA CAMBIO

depois do 1 vc nunca mais vai querer manual ( a 1 a gente nunc aesquece rs )

não posso te ajudar muito com o Side que vc esta vendo, porem tenho 1 vitara 3p, estou com ele a 3 anos, o carro é show de bola.

Agora, esquece esse negocio que o cambio é igual do chevete, do opala etc, eles são parecidos, se precisar fazer alguma manutençao tem que procurar peças para o cambio do VITARA, afinal esse é o seu carro, claro existem peças que são iguais para os 2.

faça um teste com o carro engate o 4x4, veja se nao atrasa a troca de marchas com o carro frio, enfim leve seu mexanico de confiança

quanto a manutençao é igual de qquer outro carro, da uma olhada nos topicos tem batante coisa relacionada a compra e manutençao.
claro tem as suas particularidades, qto achar peças tem alguns importadores SUZUCAR, ALTERNATIVA 4x4, JAPAN e autopeças que sempre vc encontra o que precisa.
sempre que preciso de pastilhas, filtros e mais algumas coisinhas encontro numa autopeças perto de casa, é mais barato que nas lojas acima citadas

qual o ano do Vitara que esta comprando ?

O problema mais cronico que aparece nos cambios de Vitara e justamente esse topico que vc achou, meu carro estava com esse defeito ate o fim do ano 2007, parei pra arrumar.

o problema foi resolvido em partes.

O P$$^#^&% do mecanico, nao abriu o cambio inteiro, retirou apenas a tampa do corpo de valvula, recuperou o interruptor (modulador de vacuo nao achei para comprar, a membrana estava rompida), fez a troca da solenoide, filtro, oleo e outras coisas que ele ainda esta me devendo o resumo dos serviços executados, nao sei o que foi.... porem depois de muita briga para o carro ficar pronto antes do fim do ano, apareceu um novo defeito, o engate da terceira marcha em baixa velocidade ?!?
ocorre o seguinte, no transito em baixa velocidade é engata a terceira marcha fazendo com que o carro fique xoxo, resumo, tem que dar um cutucão no acelerador para buscar a 2 marcha novamente

alguem ja passou por isso, tem ideia do que possa ser ? outra coisa o cambio continua esquentando, a parte de carpete ao lado do motorista depois de uma viagem chega a ficar suada, pensei que fosse o catalizador - arranquei fora e esta direto.

Cara enfim, o carrinho é show de bola, vale a pena e se vc esta com TESAO mete as caras e abraço

chrisb
15/02/2008, 12:35
Se esta esquentando vc tem que ver a tubulação que vai para o radiador ( na parte inferior do seu radiador tem uma tubulação específica para o ATF) , pode ter algum entupimento ou coisa do tipo.... só não deixa assim esquentando, pois o que mais causa problema em câmbio automático é justamente isso: aquecimento.

Esse negócio de passar para terceira direto, pode ser pelo aquecimento tb, mas é mais provavel algo a ver com a pressão....

Por curiosidade, quanto você gastou com essa manutenção?

abs

mdaminello
15/02/2008, 13:25
Crisb,
liguei hoje no m&*( do mexanico cobrando a descrição dos serviços realizados, fiz outras coisas no carro além do câmbio.

vou levar em outro local para ver esse possivel entupimento .. o pior de tudo é que eu já havia falado pra ele dar uma olhada nisso...
pior pra ele, perdeu um cliente e um amigo.

carburador4x4
15/02/2008, 15:36
Pessoal, minha Sidekick ta apresentando o seguinte problema:
Quando ligo o carro de manha(motor frio) e coloco na posição "R" para tirar-lo da garagem o cambio demora alguns segundos para engatar, como se estivesse em "N", so apos alguns segundos que o carro começa a se mover. Creio que não seja discos gastos pois se a aceleração tiver alta o carro chega a cantar pneus quando o cambio engata! Gostaria de saber se alguem tem esse mesmo problema e qual a solução....

Oudra dúvida;
O cambio da Sidekick 94 1.6 16v é ou não é o TH180??? O meu tem a opção Over Drive e se não me engano são 4 marchas. Caso não seja o TH180 que modelo ele usa?

Henrique,
Veja a partir do post http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=389093&postcount=76 as respostas dadas ao meu questionamento, pois o problema era identico ao seu! :concordo: Não sei te dizer se foi resolvido, pois o cara não me procurou mais! :wink:
Boa sorte

Agnus Rocha
10/03/2008, 17:14
Aprendi muito lendo as resposta mas para o meu problema não achei explicação.
Comprei agora um Vitara 5p, 1994, automático.
O cara de uma oficina disse que o meu cambio automático está sem a 1ª e a 4ª.
Ele argumenta que a 1ª não está operante porque de ré ele arranca bem mas no D ele é meio “mole”, principalmente em subidas. E a 4ª ele argumenta que não está operante porque, quando em velocidade mais elevada, ligando-se ou desligando-se a tecla “overdive” não há troca de marcha para cima ou reduzindo.
Alguma dica?
Obrigado.

chrisb
11/03/2008, 10:12
Bom, minha viatura não tem Overdrive, mas que eu saiba, o Overdrive é tipo uma esticada da 4º marcha, ou seja, ao invés de ficar preso, o seu câmbio vai deixar você subir a velocidade lentamente, permitindo uma velocidade final maior... O que não acontece com o câmbio sem o Overdrive....

Não sei se falei besteira, mas faça um teste em uma rodovia, em última marcha, acelerando liga o Overdrive e vê.....

Quanto a 1º, não sei lhe dizer, mas normalmente a 1 de câmbio AUTO é meio mole mesmo, você não vai conseguir cantar pneu....

O certo seria você levar em alguem especializado em Câmbio Automático... e de preferência que entenda de Suzuki... (dificil né!? rsrs)

abs!

billj
11/03/2008, 10:38
Bom, minha viatura não tem Overdrive, mas que eu saiba, o Overdrive é tipo uma esticada da 4º marcha, ou seja, ao invés de ficar preso, o seu câmbio vai deixar você subir a velocidade lentamente, permitindo uma velocidade final maior... O que não acontece com o câmbio sem o Overdrive....

Não sei se falei besteira, mas faça um teste em uma rodovia, em última marcha, acelerando liga o Overdrive e vê.....

Quanto a 1º, não sei lhe dizer, mas normalmente a 1 de câmbio AUTO é meio mole mesmo, você não vai conseguir cantar pneu....

O certo seria você levar em alguem especializado em Câmbio Automático... e de preferência que entenda de Suzuki... (dificil né!? rsrs)

abs!

Na boa amigo, poderia ter ficado calado, faz tempo que não rola tanta informação errada numa mensagem só............

Overdrive é uma OUTRA marcha, com funcionamento igualzinha as outras. Dá facilmente para perceber se está funcionando ou não.

E quanto a primeira, garanto que dá tranquilamente para cantar pneu. Ô que dá.........

Abraços,

Bill

chrisb
11/03/2008, 11:48
Com pneu maior, sem redução, sem bloqueio e coisas do tipo não dá não....(estamos falando de Vitara..)

Ainda bem que falei que não tenho Overdrive... :)

abs (tomando sapatada :( )

Overdrive é uma OUTRA marcha, com funcionamento igualzinha as outras. Dá facilmente para perceber se está funcionando ou não.
E quanto a primeira, garanto que dá tranquilamente para cantar pneu. Ô que dá.........

nanito
11/03/2008, 11:53
Aprendi muito lendo as resposta mas para o meu problema não achei explicação.
Comprei agora um Vitara 5p, 1994, automático.
O cara de uma oficina disse que o meu cambio automático está sem a 1ª e a 4ª.
Ele argumenta que a 1ª não está operante porque de ré ele arranca bem mas no D ele é meio “mole”, principalmente em subidas. E a 4ª ele argumenta que não está operante porque, quando em velocidade mais elevada, ligando-se ou desligando-se a tecla “overdive” não há troca de marcha para cima ou reduzindo.
Alguma dica?
Obrigado.
Simples:

arranque numa rodovia e conte as mudanças de marcha!

[]´s

billj
11/03/2008, 13:01
É só pegar uma estrada plana e ligar o overdrive. Chegando a uns 80 km/hr, desliga o overdrive. Se sentir a troca de marcha, tudo está certo, se não..........

Abraços,

Bill

billj
11/03/2008, 13:05
Com pneu maior, sem redução, sem bloqueio e coisas do tipo não dá não....(estamos falando de Vitara..)

Ainda bem que falei que não tenho Overdrive... :)

abs (tomando sapatada :( )

Mas isso não tem nada a ver com o tipo do câmbio, né???

Em tempo, sem bloqueio fica mais fácil cantar pneu............:concordo:

O moral da história é sempre a mesma. Quem fala que um carro de câmbio auto é mais limitado comparado com o câmbio manual, em qualquer aspecto que seja, não sabe aproveitar do câmbio auto.......... Simples assim.....

Abraços,

Bill

Abraços,

Bill

leovalle
11/03/2008, 14:03
Na boa amigo, poderia ter ficado calado, faz tempo que não rola tanta informação errada numa mensagem só............

Abraços,

Bill

Bill,

Se eu fizer SPOA, canta pneu mais fácil? Se sim, pq? Se não, pq?

Abs.

chrisb
11/03/2008, 14:11
Bom, não vejo vantagem nenhuma em sair cantando pneu :D

Então, por mim, vou continuar com meu Vitara SEM OVERDRIVE, e com o câmbio auto (e motor.. Vitara né?) que não canta pneu de 1º ;)

E mais, para mim, uma viatura com câmbio auto, nunca vai ser mais limitada que uma com câmbio manual..... acho que só na hora de fazer ela pegar no tranco rsrsrs (não sei fazer isso com CA... nem sei se é possível..)

abs

billj
11/03/2008, 14:46
Auto não pega no tranco, isso é verdade. Mas quem andar com bateria ruim TMQSF...........

Abraços,

Bill

Morcego
11/03/2008, 14:49
Bom, não vejo vantagem nenhuma em sair cantando pneu :D

Então, por mim, vou continuar com meu Vitara SEM OVERDRIVE, e com o câmbio auto (e motor.. Vitara né?) que não canta pneu de 1º ;)

E mais, para mim, uma viatura com câmbio auto, nunca vai ser mais limitada que uma com câmbio manual..... acho que só na hora de fazer ela pegar no tranco rsrsrs (não sei fazer isso com CA... nem sei se é possível..)

abs

Chrisb,
Com CA não é possivel pegar no tranco e na era pós carroças (Injeção) é extremamente desaconselhavel pegar carros no tranco.

billj
11/03/2008, 14:49
Bill,

Se eu fizer SPOA, canta pneu mais fácil? Se sim, pq? Se não, pq?

Abs.

Leo,

Com SPOA, o seu jipe vai cantar os pneus com muito mais facilidade, pois a força aplicada ao chão por cada pneu é diretamente proporcional a altura do carro.

Já observou como os caras que jogam basquete podem pular muito, muito alto?? Pois é, mesmo efeito.....

Abraços,

Bill

Enrico SP
11/03/2008, 15:08
:putz:Prezados, tenho um sidekick 94/95 automático e estou com o seguinte problema: Na posição D o câmbio só troca 1ª e 2ª depois ele entra em neutro! Se eu desligar o O/D ele não entra em neutro mas também não passa da 2ª, o ATF está no nível e limpo e o carro tem 60 mil milhas, ou seja, uma rodagem relativamente baixa. Alguma sugestão de onde começar a procurar o problema:?: Será alguma coisa elétrica:?: Quando deu o defeito eu estava rodando em estrada a uns 100 km e ele entro em neutro sem nenhum aviso (falha, trepidação ou barulho):mad:

Agnus Rocha
11/03/2008, 18:35
É... Acho que estou com problema. Realmente, só percebo uma troca de marcha, de 2ª para 3ª. Na estrada, ao ligar ou desligar o overdrive, não percebo qualquer mudança.
Aqui em BH tem uma oficina especializada. Eu só queria me informar melhor para não ser errolado. Vai que o cara recomenda a troca da "rebinboca"...:palmas:
Obrigado pela força.

HenriqueJr
12/03/2008, 00:31
Pessoal, meu cambio ta apresentando outro problema, quando ligo o carro e aperto o freio pra passar da posição "P" para a "D" o botão que destrava a alavanca do cambio fica duro(como se estivesse travado), e por esse motivo não consigo tirar a alavanda da posição "D". So depois de várias tentativas que o botão volta ao normal. Quando tento apertar o botão ouço um barulho proximo a ignição do carro. Esse problema ja aconteceu comigo 3 vezes, tenho medo que trave de vez e eu fique no prego em algum lugar. Alguem ja teve este problema??? Quais as possiveis soluções?

Enrico SP
14/03/2008, 13:29
Tinha descrito acima um problema no câmbio do meu sidekick 1.6 16V auto, como resolvi o mesmo estou postando a solução para ajudar a quem tiver o mesmo pepino. Abrindo o cárter foi verificado que as válvulas da 3ª e da 4ª estavam engripando por falta de lubrificação assim como o solenóide que não estava "clicando", foi feita uma limpeza e completado o ATF solucionando o problema. Custo da brincadeira: R$350 de mão-de-obra, R$40 de ATF (3 l) e R$20 da junta do cárter. Abs e boas trilhas

viniciussteiner
19/03/2008, 15:02
Meu amigo, desde que comprei meu Vitara a 1 ano e meio atrás, o mesmo estava com o mesmo problema, de início substituí o oleo do cambio umas 4 vezes para limpar um pouco o sistema, mas em novembro passado, não teve jeito, tive de fazer o cambio, busquei várias oficinas, mas acabei realizando o serviço em Campinas, gastei 3000,00 mas o carro ficou jóia, preciso apenas revisar e fazer alguns acertos.

josuenog
19/06/2008, 09:38
Sthefan Tudo Bem? Qual O Caminho Para Trazer Esse Master Kit Da Transmission Parts, Pagando 200 Reais?

Sds
Josuenog

ronairy
19/06/2008, 15:13
200 conto !?!?!?

Nem contrabando :rolleyes:

wilsonjr
28/06/2008, 21:04
Caros, fiz meu cadastro hoje e acompanho este forum a algum tempo.
Comprei um Suzuki lindo, 4 portas, 16 valvulas, dia 19/06, em fortaleza, e ainda nao pude usar, o cambio automatico estava dando trancos ao mudar para a re ou d, bem fortes, na oficina, me disseram que o radiador furo e passo agua pro cambio.
Dia 23 oficina, R$2.100,00, retirei hoje, sabado, 28/06, já saiu dando tranquinho, cheguei em casa, volto o tranco e ta vazando oleo da caixa, oficina fecho quando sai. Outra coisa, colocaram 7 litros de oleo, mas manual diz 5,2 lts. Coloquei o kit master, sem abrir, pois o mecanico falo que estava condenada as peças. COMENTARIOS.:parede:

arlei_vitara
29/06/2008, 21:26
Tá cheirando a MUITA trapalhada aí :parede: :parede: :parede:

Amigo, vc. fez o serviço em oficina ESPECIALIZADA em câmbio auto ??

Demarques Ribeiro
11/07/2008, 11:01
Galera quero deixar minha contribuição ratificando que a troca das mangueiras que levam ATF ao radiador e a limpeza dos mesmo resolveu meu problema de demora na troca de marchas com o carro frio.
Após o problema resolvido o câmbio voltou ao seu funcionamento normal. Esse final de semana vou trocar o filtro e o ATF. Gostaria também de fazer uma limpeza no corpo de válvulas. Se alguém puder me dar dicas mais PRECISAS de como fazer essa limpeza eu agradeço! Dicas do tipo: é tão simples como trocar o filtro, basta tirar isso e aquilo... Tem algum macete, algum pepino (ops) digo, abacaxi ???
abs

Eugenio Risovas Pirata
08/01/2010, 17:26
Olá....Pelas datas to meio atrasado nesse tópico...

Meu cambio tem um problema também, ele estava funcionando "normal", eu acho, pq esse é o primeiro cambio automatico que tenho.

De repende ele parou de trocar as marchas, não entra e nem sai da marcha que parou, (nem sei qual foi, pois estava em drive, creio estar em primeira) nao entra neutro, parking e nem ré). Só notei quando cheguei em casa e fui manobrar o jeep.

Pelo que pude ler no tópico, pode ser tudo.....creio que a solução é abrir o cambio e rezar...muito.

att

mairo
06/05/2010, 12:17
amigos, recentemente comprei um vitara automatico de 3 marchas, sou novato nesse assunto, ja li todas as 21 paginas deste tópico, to com o olho nublado ja e não achei nada referente ao meu "problema" se é que existe algum, meu cambio faz todas as marchas, quente ou frio, em torno das 2500 rpm, pouco mais, até ai parece que ta normal, o fato é que quando acelera parece que o carro não desenvolve, da uma impressão que patina!

Pergunta: é assim mesmo ou realmente tem problema?

dei uma olhada no oleo na vareta do nivel e ta feio, "preto", comprei o filtro e duas juntas para posteriores duas trocas consecutivas do ATF, pra ver se melhora, esse material + sedex saiu por 100,00 na rodaksul em Porto Alegre, o ATF rextonII deles achei caro por 25,00 o litro, achei em pelotas em torno de 9,50! la na rodaksul e num link que postaram neste tópico falaram que leva 9,7 litros, mas tem gente falando em 2,8 ou 3 litros!
qual quantidade compro?
ajudem ai, grato!!!

nanito
06/05/2010, 12:41
amigos, recentemente comprei um vitara automatico de 3 marchas, sou novato nesse assunto, ja li todas as 21 paginas deste tópico, to com o olho nublado ja e não achei nada referente ao meu "problema" se é que existe algum, meu cambio faz todas as marchas, quente ou frio, em torno das 2500 rpm, pouco mais, até ai parece que ta normal, o fato é que quando acelera parece que o carro não desenvolve, da uma impressão que patina!

Pergunta: é assim mesmo ou realmente tem problema?

dei uma olhada no oleo na vareta do nivel e ta feio, "preto", comprei o filtro e duas juntas para posteriores duas trocas consecutivas do ATF, pra ver se melhora, esse material + sedex saiu por 100,00 na rodaksul em Porto Alegre, o ATF rextonII deles achei caro por 25,00 o litro, achei em pelotas em torno de 9,50! la na rodaksul e num link que postaram neste tópico falaram que leva 9,7 litros, mas tem gente falando em 2,8 ou 3 litros!
qual quantidade compro?
ajudem ai, grato!!!
Cara, se ta patinando e tem óleo, pode ser que teu câmbio tá indo pro saco. Te aconselho a ir numa oficina de câmbio automáticos, eles vão saber direitinho a quantidade de óleo necessária.

Aqueles 9,7 litros deve estar considerando o óleo que vai no conversor de torque + cárter, os 2,8~3 litros deve ser só a quantidade que vai no cárter.

Te digo pra ir numa oficina o quanto antes, porque eu fiquei me enrolando achando que era só trocar o óleo e acabou que fudeu bomba, fudeu conversor, fudeu tudo e torrei quase 4 mil pra consertar o câmbio do meu. Se eu estivesse ido a tempo no mecânico, precisaria só trocar filtro, óleo e o master kit.

Abraço!

mairo
06/05/2010, 13:16
Cara, se ta patinando e tem óleo, pode ser que teu câmbio tá indo pro saco. Te aconselho a ir numa oficina de câmbio automáticos, eles vão saber direitinho a quantidade de óleo necessária.

Aqueles 9,7 litros deve estar considerando o óleo que vai no conversor de torque + cárter, os 2,8~3 litros deve ser só a quantidade que vai no cárter.

Te digo pra ir numa oficina o quanto antes, porque eu fiquei me enrolando achando que era só trocar o óleo e acabou que fudeu bomba, fudeu conversor, fudeu tudo e torrei quase 4 mil pra consertar o câmbio do meu. Se eu estivesse ido a tempo no mecânico, precisaria só trocar filtro, óleo e o master kit.

Abraço!

pois é, o master kit nao é absurdo de caro, como moro no interior do RS, encontramos os serviços só em Pelotas, o que realmente achei caro é a mão de obra, por enquanto o unico mecanico q achei q mexe em cambio automatico me cobrou 1500 pra abrir!!

nanito
06/05/2010, 14:35
Pergunta pra ele o que consiste esse "abrir" dele. Tem mecânico que cobra isso pra recondicionar o conversor de torque, ou seja, ele tira o conversor e manda pra uma rodaksul da vida pra recondicionar e depois monta de novo.

Esse pessoal se aproveita da pouca oferta de oficinas especializadas. É fogo!

Abraço e boa sorte!

quetiver
08/05/2010, 21:13
Mairo,
Quando vc diz que o carro não desenvolve, o que está realmente acontecendo?
Se a sensação é de que o motor sobe fácil de giro e o carro não sai do lugar, pode ser patinação. Precisa conferir a pressão da bomba e trocar o kit que pelo jeito já era.
Se a sensação é de que quanto mais acelera parece que algo freia o motor e o carro só anda bem sem acelerar muito, pode acreditar que é o conversor que está com a catraca girando nos dois sentidos. Nesse segundo caso não precisa abrir o câmbio, é só mandar o conversor pra uma revisão e pronto.
Espero ter ajudado.
Quetiver.

mairo
10/05/2010, 08:28
eta, agora fiquei numa duvida!!! as duas hipoteses tem a ver!!!
to pensando num cambio manual do chevete!!!!
valeu pela dica!!

mairo
10/05/2010, 12:04
eta, agora fiquei numa duvida!!! as duas hipoteses tem a ver!!!

to pensando num cambio manual do chevette! o que precisa para adaptar no vitara??????? flanges? tipo de embreagem?

quetiver
10/05/2010, 20:04
Não é impossível que esteja com os dois problemas.
Por isso, quando se abre um câmbio automático é melhor conferir tudo.
Aqui em Sampa, comprei na Vicope um kit overhaul e o kit de arruelas seletivas. Os discos eles vendem avulso, portanto comprei só os que estavam gastos. Mandei revisar o conversor e ficou tudo perfeito. Há 3 anos gastei menos de 700 reais em peças, contando o óleo e filtro também.
Adaptar um cambio manual acho que não vale a pena, porque vai custar caro, dar muito trabalho, e o resultado será duvidoso.

mairo
11/05/2010, 07:51
pois é amigao, to estudando, até o proprio cambio do vitara manual mesmo, em porto alegre tem o master kit bem em conta! vou dar uma procurada pra tentar encontrar outro mecanico, pq o que falei me socou a faca!!!
abraço!

Spolon
11/05/2010, 19:02
Bom..o meu eu abri o câmbio dele automático e foi trocado tudo...discos gastos, cintas anéis e mais um monte de coisa aqui em SP no Calegari no Jaçanã....ficou ótimo o carro só q agora preciso mexer tb na caixa de transferência que está escapando a reduzida...tudo indica ser engrenagens e luvas gastas....
Serviço do câmbio - R$ 3.200,00 à vista ou R$ 3.400,00 em 3x no cartão....
Agora a cxz de transferência ainda não sei...só abrindo para saber....mas calculo eu uns R$ 1.500.00 a R$ 2.000,00...
Abraços!!

nanito
13/05/2010, 11:26
Galeras, alguém aí tem problemas com soltar a junta do câmbio com o motor e vazar todo o óleo depois de ter feito alguma trilha?!

MARIOSERGIO
06/12/2010, 22:35
Ola tenho uma Explorer 97 e quando engato para frente e carro morre parece que algo travando. Sera que alguem tem alguma ideia do que esta acontecendo. Obrigado

Giovanni Morano
21/01/2011, 15:15
É o seguinte, meu cambio sempre foi perfeito, nunca atrasou uma marcha! Pois bem...aqui em Fortaleza esta tendo muita chuva! Em um dia desses de chuva...entrei em mini rios...emfim!

Ontem quando fui ligar minha GV, ja notei algo estranho ao colocar no D, (ao colocar no D, o GV da um tranco, sempre me disseram normal, pois tem o Cambio Firme duro) CONTINUANDO, quando coloquei no D, ele nao deu Tranco, continuei...o porteiro abriu o Portão e ai que notei...o carro perdeu a força da primeira, como se estivesse saindo de segunda, ai fiz um teste, coloquei no L, e logo que coloquei, o bixo deu o famoso tranco, e saiu normalmente!

O que será? :pipoca:

Giovanni Morano
22/01/2011, 14:36
Bom hoje levei no mecanico de cambio auto, ele andou e disse exatamente isso, que o problema nao é na caixa, que por sinal esta muito bem conservada pela idade(98000km),(MOVIDO A LUB GARD)...ele disse que o problema pode ser em alguns sensores...ou algum fio desconectado, a partir daí não entendi muito bem! ele falou em SOLENOIDES! BoieiiI :pipoca:mas confirmei...hehe fiquei mais aliviado! e segunda feira, ele vai examinar com calma!

Marco-Maga
22/01/2011, 20:37
Bom hoje levei no mecanico de cambio auto, ele andou e disse exatamente isso, que o problema nao é na caixa, que por sinal esta muito bem conservada pela idade(98000km),(MOVIDO A LUB GARD)...ele disse que o problema pode ser em alguns sensores...ou algum fio desconectado, a partir daí não entendi muito bem! ele falou em SOLENOIDES! BoieiiI :pipoca:mas confirmei...hehe fiquei mais aliviado! e segunda feira, ele vai examinar com calma!

Giovanni,

Depois posta o que foi que aconteceu e o que fez para arrumar..:concordo:

Giovanni Morano
23/01/2011, 10:25
Giovanni,

Depois posta o que foi que aconteceu e o que fez para arrumar..:concordo:

Certeza marco, pode deixar!:dance:

Giovanni Morano
25/01/2011, 15:57
Senhores, é o senguinte, meu cambio esta bom...o problema que o cara disse fica no MODULO DO CAMBIO, meu deus,:parede: nem sabia que isso existia! Poisé...Ainda não sei o valor na suzucar, mas o cara la da AUTO TECH me falou que o concerto fica em torno de 900 reais! CONCERTO!, imagino um novo...Poisé! Eu e meu MAF, TPS, MODULO DE INGNIÇÂO e agora MODULO DE CAMBIO! Tenho que me benzer!:(

Queria saber "como e pq"...um modulo desse queima ou fica danificado? Quais os fatores, se alguem souber responder, me da um toque...para eu evitar a queima de um proximo sensor ou modulo!:???:

Não creio, mas parece que as oficinas...elas ja tem esses concertos todos tabelados! o cara me cobra...900 reais em um modulo desse, e aposto que so da uma ajeitada nos fios algo do tipo! Troca um fuzivel!:pensativo: Ou estou equivocado!? parece que quando chega um suzuki, mit, land... em uma oficina! eles ja abrem os olhos! Opa! é negocio!
PQ que é 900 reais galera? o cara num vai gastar nem 400 em peça! O problema que que vc liga para uma autorizada! e o valor de uma pecinha dessa é 2000, 3000, 4000....sensor MAF novo aqui em Fortaleza custa 6500reais e ainda tem que esperar! TPS custa 2500reais!...Modulo de ingnição custa em torno de 3000 reais! é um absurdo!

Newton Guerra
26/01/2011, 10:07
Senhores, é o senguinte, meu cambio esta bom...o problema que o cara disse fica no MODULO DO CAMBIO, meu deus,:parede: nem sabia que isso existia! Poisé...Ainda não sei o valor na suzucar, mas o cara la da AUTO TECH me falou que o concerto fica em torno de 900 reais! CONCERTO!, imagino um novo...Poisé! Eu e meu MAF, TPS, MODULO DE INGNIÇÂO e agora MODULO DE CAMBIO! Tenho que me benzer!:(

Queria saber "como e pq"...um modulo desse queima ou fica danificado? Quais os fatores, se alguem souber responder, me da um toque...para eu evitar a queima de um proximo sensor ou modulo!:???:

Não creio, mas parece que as oficinas...elas ja tem esses concertos todos tabelados! o cara me cobra...900 reais em um modulo desse, e aposto que so da uma ajeitada nos fios algo do tipo! Troca um fuzivel!:pensativo: Ou estou equivocado!? parece que quando chega um suzuki, mit, land... em uma oficina! eles ja abrem os olhos! Opa! é negocio!
PQ que é 900 reais galera? o cara num vai gastar nem 400 em peça! O problema que que vc liga para uma autorizada! e o valor de uma pecinha dessa é 2000, 3000, 4000....sensor MAF novo aqui em Fortaleza custa 6500reais e ainda tem que esperar! TPS custa 2500reais!...Modulo de ingnição custa em torno de 3000 reais! é um absurdo!

Giovanni, o GV só tem um módulo, é o mesmo que controla o motor e o câmbio. Olha bem se o mecânico é de confiança. Estragar esse módulo não é fácil.

Abraços

Giovanni Morano
26/01/2011, 12:00
:shock:

Tem certeza Newton!?

Bom, tinha mandado ajeitar o modulo de ingnição, que fica em baixo do porta luva!

Giovanni Morano
26/01/2011, 12:07
Giovanni, o GV só tem um módulo, é o mesmo que controla o motor e o câmbio. Olha bem se o mecânico é de confiança. Estragar esse módulo não é fácil.

Abraços

Seguinte cara, o meu mecanico falou que o cambio do suzuki na verdade não é feito na suzuki, ele é toyota...então ele necessita de um modulo em baixo do cambio, que é o modulo do cambio, então ele trabalha em conjunto com o modulo de ingnição!
Esse cara é muito bom e tem uma excelente formação.

Foi o que ele falou para mim, agora coloco o topico em questão! :neutral:

Giovanni Morano
26/01/2011, 15:21
Seguinte cara, o meu mecanico falou que o cambio do suzuki na verdade não é feito na suzuki, ele é toyota...então ele necessita de um modulo em baixo do cambio, que é o modulo do cambio, então ele trabalha em conjunto com o modulo de ingnição!
Esse cara é muito bom e tem uma excelente formação.

Foi o que ele falou para mim, agora coloco o topico em questão! :neutral:

Isso mesmo Newton! Ele me confirmou agora, que so tem um modulo mesmo, ele achava que era igual ao da tr4!

Valeu ai cara... será que ele agiu de má fé? Ou foi so um mau entendido!:putz:

Muito obrigado Newton!

Cleyson Guimarães
07/05/2011, 20:36
Amigos !!!

Estou com uma alteração no funcionamento do meu câmbio, li todo o tópico mas não encontrei nada semelhante.

O meu problema é com a RÉ, ela está demorando mais que o comum para engatar, cerca de 4 segundos, pode parecer pouco, mas era mais rápido antes e coparando com o de um amigo pude confirmar que algo está errado. Quanto as outras marchas, não perebi nada de anormal, estou com um pequeno vazamento na caixa também.

Antes de abrir gostaria de ouvir vossas opiniões e experiências, estou pensando na possiblidade de providenciar um kit para aproveitar essa manutenção. Minha viatura esta com cerca de 90.000 e faço poucas trilhas e leves.

Fico no aguardo,

Abrazzzzzzzzzzzzzzzz

mauminas
10/05/2011, 17:40
Boa tarde Pessoal,

Estou com um problema semelhante no meu Gran Vitara 2.5 V6 2000 (automatico). Quando coloco em "D", ele usa somente a 1ª e 2ª marchas, a velocidade final nao passa de 50 km/h. A ré funciona normalmente, assim como o L e a 2.
Lendo os posts anteriores, vi que pode ser limpeza. Ainda nao fiz a troca do oleo e do filtro por nao conhecer uma oficina honesta em BH. Alguem sabe me dizer o modelo deste cambio e aonde encontro uma boa oficina de cambio para verificar a limpeza e troca do oleo/filtro em belo horizonte? Sabem me informar o custo estimado desta limpeza/troca? Como sou novo na area, nao quero gastar uma grana mosntra em algo que pode ser simples.

diaton
21/02/2012, 21:54
Pessoal,

Estou replicando uma pergunta que fiz em outro tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/6057-defeito-no-cambio-automatico-do-vitara-2.html#post1633357).

Por gentileza, meu Vitara 1.6 16V 97 está com algum problema no câmbio automático. Vocês poderiam me ajudar?

Às vezes, estou anda normalente em primeira ou segunda marcha e quando eu acelero ele não passa a marcha. Aumenta o giro, mas vai perdendo velocidade. Nesse momento, o freio não funciona, piso até o fundo e nada. Também esquenta muito o assoalho no lado do passageiro e do motorista e, apresenta um cheiro forte de queimado. Paro e depois de alguns minutos volta a funcionar normalmente. Isso tá ocorrendo cada vez com mais frequência.

Será problema de óleo? Ou pode ser algo mais grave e que tenha que abrir o câmbio?

Grato.

DinoSaulo
23/02/2012, 00:31
Estou percebendo que minha viatura dá um tranco forte quando passa da 1 pra 2 e queria compartilhar com vcs pra ver se acho uma solução. Ele dá o tranco apenas se pisar "leve" na troca de marchas até 3.000rpm. Se acelero pra trocar com o giro mais alto (pé em baixo) ele não dá nenhum tranco. O resto funciona tudo perfeito, troca no tempo certinho, mas dá esse tranco somente na troca da 1 pra 2. É como se uma marcha entrasse por cima da outra, o que não é comum num carro automático. O estranho é que esse defeito aparece ou não de acordo com a pisada no acelerador e rotação de troca.

Conversei com meu mecânico e ele não aconselhou abrir a caixa por enquanto e que eu devo esperar dar pau de vez pra arrumar ela toda. Já pesquisei pela net e vi num forum das Mercedes antigas que nas MB esse defeito é ocasionado pelo entupimento de umas mangueiras de vácuo que saem da admissão e vão para o CA, sendo que não precisa abrir a caixa pra resolver isso, mas a fabricante do câmbio não é a mesma que equipa nossos zukis.

No mais o cambio funciona perfeitamente e uso em trilhas frequentemente sem nenhum problema.

A viatura é um Grand Vitara 1.6 16V, câmbio modelo A44DE ou AW-0372LE, de 3 Marchas + OD.

Alguma sugestão?

fncaldas
13/06/2012, 19:43
Problema com Overdrive

Pessoal, de duas semanas para cá meu Vitara V6 97 está apresentando um problema no overdrive. Sempre que o câmbio engata o overdrive a caixa volta para a 3a assim que tento acelerar, em qualquer velocidade (testei até 110km/h).

Um pouco depois do problema começar troquei o TPS (fica a dica: paguei 30 dólares no Ebay, é só procurar pelo número que está no sensor que acha fácil. Ele é fabricado pela Hitachi e usado em vários carros nos EUA) para tentar fazer a caixa parar de ficar trocando de marchas freneticamente. Esse problema melhorou um pouco mas o overdrive continua sem funcionar. É como se o overdrive não tivesse força e de alguma forma a central voltasse para a 3a. Logo que solto o pé do acelerador o overdrive volta.

Pesquisei algumas coisas que poderiam dar problema:

A primeira seria o sensor de temperatura. Contudo a indicação no painel está normal.

A segunda seria o sensor de velocidade da caixa. Mas as outras marchas funcionam normalmente.

Conferi o nível da caixa seguindo o procedimento e está normal. Troquei o ATF duas vezes ano passado e o filtro também.

Dei reset na central e não fez qualquer diferença. Nenhuma luz acendeuno painel em momento algum, mas ainda não passei o scanner.

Vi no manual de diagnóstico da caixa 03-72LE que rola pela internet que tem como colocar o câmbio em modo manual para testar as marchas. Só que ele dá o exemplo do Sidekick que possui a ECU separada da TCM, é só desconectar a TCM e trocar as marchas. Alguém sabe como fazer isso com a central única?

Alguém já teve algum problema semelhante?

Valeu.

nanito
13/06/2012, 21:05
Problema com Overdrive

Pessoal, de duas semanas para cá meu Vitara V6 97 está apresentando um problema no overdrive. Sempre que o câmbio engata o overdrive a caixa volta para a 3a assim que tento acelerar, em qualquer velocidade (testei até 110km/h).

Um pouco depois do problema começar troquei o TPS (fica a dica: paguei 30 dólares no Ebay, é só procurar pelo número que está no sensor que acha fácil. Ele é fabricado pela Hitachi e usado em vários carros nos EUA) para tentar fazer a caixa parar de ficar trocando de marchas freneticamente. Esse problema melhorou um pouco mas o overdrive continua sem funcionar. É como se o overdrive não tivesse força e de alguma forma a central voltasse para a 3a. Logo que solto o pé do acelerador o overdrive volta.

A primeira seria o sensor de temperatura. Contudo a indicação no painel está normal.

A segunda seria o sensor de velocidade da caixa. Mas as outras marchas funcionam normalmente.

Conferi o nível da caixa seguindo o procedimento e está normal. Troquei o ATF duas vezes ano passado e o filtro também.

Dei reset na central e não fez qualquer diferença. Nenhuma luz acendeuno painel em momento algum, mas ainda não passei o scanner.

Vi no manual de diagnóstico da caixa 03-72LE que rola pela internet que tem como colocar o câmbio em modo manual para testar as marchas. Só que ele dá o exemplo do Sidekick que possui a ECU separada da TCM, é só desconectar a TCM e trocar as marchas. Alguém sabe como fazer isso com a central única?

Valeu.

Vê se não tem nenhuma mangueira de vácuo desencaixada. Tive problema semelhante num nissan maxima, com o overdrive ativado não passava pra 4a marcha. Era apenas uma mangueira fora do lugar...

fncaldas
15/06/2012, 19:19
Vê se não tem nenhuma mangueira de vácuo desencaixada. Tive problema semelhante num nissan maxima, com o overdrive ativado não passava pra 4a marcha. Era apenas uma mangueira fora do lugar...

Vou verificar as mangueiras mas ainda não vi nada souto não.

Eu descobri um possível problema: o cabo do kickdown está travado aberto. É como se a válvula estivesse o tempo todo aberta.
O problema é que não consigo voltar com o cabo por nada. Tentei colocar desengripante mas o buraquinho é muito pequeno, vou arrumar uma injeção para tentar jogar dentro.

Alguém sabe como voltar com o cabo para dentro? Tem que abrir a caixa para puxar?

João Salau
07/11/2014, 20:44
Problema com Overdrive

Valeu.

Amigo, estou precisando muito desse 'manual de diagnóstico da caixa 03-72LE' e não consigo na net, será que o confrade teria em pdf para me fornecer?

Marcelosamurai
11/12/2014, 07:32
Bom dia pessoal. estou com um problema na caixa do meu samuka 97, para passar da 5° para a 4° o cambio não vai e trava, para fazer a passagem da macha tenho que voltar para a 3° e então colocar a quarta, agora um barulho de peça solta começou a aparecer tbm. alguém já teve esse tipo de problema?

JEFFCATUNDA
06/01/2016, 15:02
carro novo, novos problemas... assinando o topico