Conectar

Ver Versão Completa : Suspensão ideal, vamos resolver de uma vez?

Alexandre Melo
17/06/2006, 20:36
Tenho meu Jeep há 14 anos e sempre gostei de erguer o meu feixe de molas, gosto dele bem alto, e sinceramente não sabia que não era uma boa, li isso aqui no Fórum essa semana.

Bem, não uso meu Jeep em trilhas, portanto meu feixe não 'cai' com o tempo, a não ser claro depois que passe muito, muito tempo, acaba cedendo.

Estou a fim de erguer bem o meu Jeep, inclusive estou preparando bem o bolso para comprar pneus bem altos, e mexer na suspensão, mas estou muito em dúvida sobre qual pneu e qual suspensão, ou o que fazer na minha suspensão, que já tem inclusive os jumelos altos, que também não são muito bem vindos entre o pessoal do Fórum.

Li sobre os 'calços' de borracha iguais aos da S-10 entre as lâminas e também sobre as tiras de radiografia entre as mesmas, mas sinceramente ainda não cheguei a um consenso.

Peço ajuda aos amigos do Fórum, em suma quero um Jeep alto, estável, macio no asfalto e que quando for para a terra não faça feio. Exigente, não? Hehe. E sobre pneus: Para ajudar na maciez no asfalto, se eles forem mais largos e altos melhora ou piora?

Grato a todos.

rural4x4
17/06/2006, 21:14
Alexandre

Tem uma frase de um participante do forum que resume suas duvidas:

"Não tem almoço gratis....."

Tudo o que for mexido numa suspensão, melhora um aspecto mas geralmente piora outro.

Jeep alto e estabilidade nao combinam(tem de escolher o que se quer)

Maciez no asfalto e performance na trilha tbem nao combinam...

entao....

Nao e possivel ter o melhor dos dois mundos num só veiculo....

Sergio Rocha
18/06/2006, 09:36
Alexandre

seu feixe de mola cede porque provavelmente vc arqueou as molas.
jeep alto= spoa
feixe macio= feixe de toyota
amortecedores macios= amort. ranger
pneus grandes= pneus 33 com spoa vão bem sem forçar demais
estabilidade = com spoa use eixos de rural

Isso seria a receita para um jeep bom de trilha.
Agora para o asfalto, como é o q vc usa, tudo o acima menos spoa, eixo de rural e pneus até 31.

[]'

Alexandre Melo
18/06/2006, 10:36
Sérgio, obrigado pelas respostas, e vou aproveitar para te fazer mais duas perguntas:

Primeiro que eu não faço idéia o que é SPOA... E segundo, um Jeep preparado para Rock Crawling, se dá bem em trilhas?

Obrigado mais uma vez, o que estou querendo é um Jeep bem alto, 'macio' no asfalto e que não apanhe muito nas trilhas, mas estou vendo que é uma combinação bem difícil, hehe.

[]'s.

Pagani
18/06/2006, 10:55
's.

Sugiro a vc a tcla http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Azul.jpg

Ai sim vc estará preparado para definir o que vc quer fazer...

[]´s

ronairy
18/06/2006, 11:04
Eu acho mais fácil começar pelo dinheiro :mrgreen: Esse sempre fala mais alto no fim de tudo.
Sua patroa deixa vc gastar até quanto ? E depois encondido dela vc pretende gastar mais quanto ?
Mexer na suspensão mexe depois em tanta coisa que vc vai alcançar rapidinho as 5 estrelinhas de expert no forum em 2 tempos.

Sergio Rocha
18/06/2006, 11:08
Sérgio, obrigado pelas respostas, e vou aproveitar para te fazer mais duas perguntas:

Primeiro que eu não faço idéia o que é SPOA... E segundo, um Jeep preparado para Rock Crawling, se dá bem em trilhas?

Obrigado mais uma vez, o que estou querendo é um Jeep bem alto, 'macio' no asfalto e que não apanhe muito nas trilhas, mas estou vendo que é uma combinação bem difícil, hehe.

[]'s.

Um jeep preparado para rock crawling na maioria das vezes, vai se dar bem em trilhas.

Pra saber o que é spoa, vc tem duas alternativas.fazer o que o Pagani mencionou ou perguntar pro Bill. :mrgreen:

Mas vamos lá.O feixe de molas do seu jeep passa por baixo do eixo, seu jeep é SPUA.Quando vc modifica a posição do seu feixe de molas colocando ele por cima do eixo passa ser SPOA.
Mas não pense que é simples.Existem MUITAS outras modificações que são necessárias.
Tudo que vc modificar no seu jeep traz consequencias boas ou ruins, mas com certeza sempre tem consequencias.

[]'pesquise muito aki no forum, vale a pena

Elmer_Jeep
18/06/2006, 18:46
Alexandre

seu feixe de mola cede porque provavelmente vc arqueou as molas.
jeep alto= spoa
feixe macio= feixe de toyota
amortecedores macios= amort. ranger
pneus grandes= pneus 33 com spoa vão bem sem forçar demais
estabilidade = com spoa use eixos de rural

Isso seria a receita para um jeep bom de trilha.
Agora para o asfalto, como é o q vc usa, tudo o acima menos spoa, eixo de rural e pneus até 31.

[]'

Concordo com tudo, apenas acrescentando que com pneus grandes é necessário reforçar os eixos, daí entra o kit de homocinéticas no dianteiro e flutuante no trazeiro. (não me pergunte o q é isso)

Espero que vc tenha paciencia pra pesquisar sobre suas dúvidas antes de fazer alguma merda no seu jeep, certamente todas as dicas necessárias estão no fórum.

[]'s

Alexandre Melo
21/06/2006, 13:59
Hum... Pelo jeito tenho um longo caminho de pesquisa pela frente, mas é bom, enquanto isso vou ajuntando dinheiro!

Em SP, vcs. indicam quais lugares para se mexer na suspensão do Jeep?

[]´s.

Beto Lacerda
21/06/2006, 14:27

na sua garagem ...
infelismente não temos nenhum local hj que faça bem feito ...
o negocio e pesqusiar aprender e fazer vc mesmo , dessa maneira que o pessoal que tem bons jipes hj fez
[]'s

p.peleje
21/06/2006, 18:06

na sua garagem ...
infelismente não temos nenhum local hj que faça bem feito ...
o negocio e pesqusiar aprender e fazer vc mesmo , dessa maneira que o pessoal que tem bons jipes hj fez
[]'s

agora é minha vez:

até que enfim chegou o dia. concordo com o que vc disse!!! Tava difícil heim!!!!

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Antes que algum engraçadinho, pergunte se isso é um caso de amor: VTNMC.

[]s

Peleje

Beto Lacerda
21/06/2006, 18:17
agora é minha vez:

até que enfim chegou o dia. concordo com o que vc disse!!! Tava difícil heim!!!!
:mrgreen: :mrgreen: mas é dificil discordar dessa tb né ...

Antes que algum engraçadinho, pergunte se isso é um caso de amor: VTNMC.

X2
[]'s

p.peleje
21/06/2006, 18:27
:mrgreen: :mrgreen: mas é dificil discordar dessa tb né ...

:pensativo: É verdade!!! retiro o que eu disse!!! :twisted:

Mas td bem, é legal discordar de vc. O que importa na verdade, é sempre fazer a discussão nos tópicos render. :palmas: :concordo:

[]s

Peleje

Beto Lacerda
21/06/2006, 18:56
Mas td bem, é legal discordar de vc. O que importa na verdade, é sempre fazer a discussão nos tópicos render.

se todos concordassem com todos o forum teria topicos com uma resposta só .. ia ser pouco chato ...
[]'s

José Augusto
21/06/2006, 20:21
Hum... Pelo jeito tenho um longo caminho de pesquisa pela frente, mas é bom, enquanto isso vou ajuntando dinheiro!

Pelo que vc descreveu, ... jeep alto ... implica em pneus grandes, aí é que começam os problemas, faça uma estimativa de custos e multiplique por 2, é bom juntar bastante $$$.

edwint
29/06/2006, 14:50
p/ mim, a melhor suspenção e a ideal é mesmo a da toyota, no meu jeep ficou nota 10, muito bom de curva, e muito confortavel em relação a suspenção original.... no meu caso ficou instalada por 950,00 uma pechincha...

edwint
29/06/2006, 14:54
p/ mim, a melhor suspenção e a ideal é mesmo a da toyota, no meu jeep ficou nota 10, muito bom de curva, e muito confortavel em relação a suspenção original.... no meu caso ficou instalada por 950,00 uma pechincha...

corrigindo o valor ficou em 450,00 a dianteira e 400 a trazeira dando um total de 850,00 c/ mao de obra do moleiro... (usando molas semi-novas)

ramil2007
30/06/2006, 00:45
Olá meu amigo edwint, baum!?
Desculpe minha intromissão, mas onde vc fez esse serviço de 850 latinhas, quero fazer o meu lá. hehehe!

Me interessando em acoplar isso na minha reforma...

Abraças...

NABO (RENATO)
30/06/2006, 09:33
OLha meu nome é Renato mas me chamam de Nabo tive um willys 6 anos e agora comprei um engesa mas meu willys eu coloquei feixe de mola do toyota com jumelo do 1113 da mercedes ficou muito bom nunca encomodo, ja fiz todo tipo de trilha, leve, pesada até indoor e utilizando jumelo alem de mais macio ele da um curso maior de trabalho . Valeu Renato.