Ver Versão Completa : RELAÇÃO COROA E PINHÃO DO CJ 5
Carlos ZN
17/06/2006, 16:27
Olá Amigos,
O meu Jeep é um Ford 1972 e está com sua coroa e pinhão do diferencial traseiro com seus dias contados.
Minhas duvidas são:
Não sei se são 43 X 8 ou 44 X 9 e se elas ainda são fabricadas e se é utilisadas em outro veiculo, se a qualidade delas caso for fabricadas é confiavel????
Pois pediram R$ 450,00 em uma coroa e pinhão usada.
Tem problemas de usar relações diferentes traseira e dianteira???
Existe uma relação que é muito boa com um preço bom??
JipeiroV8
17/06/2006, 16:54
Olá Carlos
Verifique certo qual a quantidade de dentes da sua coroa e pinhão, pois você terá que colocar a mesma que estiver no diferencial dianteiro, caso contrário fica prejudicado o uso da tração dianteira, pois ambas tem que virarem juntas quando ligadas.
Quanto ao valor (R$ 450,00) acho meio caro em uma coroa e pinhão usadas, por aqui acho que encontra estas relações originais mais em conta, talvez pela metade ou menos do que te pediram por aí. Se precisar, verifica e avisa que posso dar uma olhada por aqui e te falo quais os preços.
Abraços
Alessandro Henrique
17/06/2006, 18:23
A relacao de transmissao para ambos os eixos deve ser a mesma.
Quanto ao preco, realize uma pesquisa e de preferencia, utilize pecas novas.
Sds.
rural4x4
17/06/2006, 19:03
Depende , se for para utilizar peças novas que nao sejam de marcas confiaveis e conhecidas melhor procurar uma Dana usada em bom estado.
Alias nem sei se ainda se encontra relaçoes 8x43 Dana ou de outra marca qualquer novas para venda.
Pelo ano do seu Jeep, se ele ainda mantiver as relaçoes originais, elas sao 8x43(salvo se algum dono anterior tenha trocado as mesmas), 9x44 foi utilizada apenas apos 76 quando os CJs passaram a utilizar o motor 4cc do Maverick.
Alessandro Henrique
18/06/2006, 04:29
Quando eu mencionei novas, estava me referindo a Dana ate por que, sera dificil encontrar componentes de transmissao no Brasil que nao sejam fabricados pela mesma.
Na falta de disponibilidade da relacao 43x8 no mercado, pode-se tranquilamente utilizar-se de outra. Lembrando que F1000 , F100, A/C/D 20 e A/C/D 75 utilizam eixos Dana 44.
Sds.
rural4x4
18/06/2006, 09:51
Alessandro
Existem pelo menos dois ou tres fabricantes de conjuntos de diferencial no mercado paralelo aqui no Brasil, mas nenhum oferece ao meu ver a qualidade dos conjuntos Dana, alias em termos de transmissao temos inumeros fornecedores, nao se discutindo aqui a qualidade dos produtos, mas existem sim.
Quanto a utilização de outra relação isso sim é possivel ,mas devemos ai observar a utilização que nosso amigo faz do veiculo, pois relação mais longa , é igual a menor desempenho off road.
Outro ponto é queas picapes da GM da linha 10(A,C,D) e linha 20(A,C,D) fabricadas aqui no Brasil utilizam diferenciais Braseixo e nao Dana.
Ate mais
Carlos ZN
18/06/2006, 10:12
Olá Amigos,
Eu prefiro peças novas, mas de boa qualidade, realmente não existe mais a 43 X 8.
Vou ter que trocar as duas, em anexo um catálogo que peguei no site da Dana.
Um produto Dana não seve no Braseixo???
Dando uma olhada nele qual seria a melhor opção para um up-grade o do Troller ou existe diferenças no diametro das coroas e pinhões???
Qual seria plug & play????
Alessandro Henrique
18/06/2006, 11:05
Existem pelo menos dois ou tres fabricantes de conjuntos de diferencial no mercado paralelo aqui no Brasil, mas nenhum oferece ao meu ver a qualidade dos conjuntos Dana, alias em termos de transmissao temos inumeros fornecedores, nao se discutindo aqui a qualidade dos produtos, mas existem sim.
Posso estar enganado, mas nao conheco tantos fornecedores de transmissao. :pensativo:
Quanto a utilização de outra relação isso sim é possivel ,mas devemos ai observar a utilização que nosso amigo faz do veiculo, pois relação mais longa , é igual a menor desempenho off road.
Neste caso se justifica o uso das pecas usadas, desde que em boas condicoes. Mas dada a dificuldade cada vez maior de se encontrar, outra relacao de transmissao pode ser adotada. Eh uma questao de avaliacao. Como se diz, ...nao ha almoco de graca. :shock: :concordo:
Outro ponto é queas picapes da GM da linha 10(A,C,D) e linha 20(A,C,D) fabricadas aqui no Brasil utilizam diferenciais Braseixo e nao Dana.
A Dana incorporou as atividades da antiga Braseixos, que fornecia eixos para a GM. Quanto a linha de utilitarios 10, estes eram braseixos, ja a linha 20 contaram com Dana. :pensativo:
Sds.
Carlos ZN
18/06/2006, 20:42
Olá amigos,
1.000.000 de desculpas anexei arquivo errado, mas vale como informação de cardan, heheeeeee.
Este é o certo.
Qual q relação ideal para um uso 70% asfalto e 30% terra????
rural4x4
18/06/2006, 22:40
Alessandro
A linha 20 da GM utilizou os diferenciais Braseixos de 85 a 96 , porem no ano de 92 e no ano de 96(no ano de 96 somente veiculos equipados com ABS) algumas unidades foram equipadas com diferenciais Dana, ja a linha 20 4x4(original GM), sempre utilizou diferenciais Dana(13x43 na versão C20) :concordo:
Falando em fabricantes de Mercado de reposição nao original, para efeito de exemplificação rapida, para conjuntos de diferecial temos a Rayton(KL nome comercial)http://www.rayton.com.br/catalogo/fig10.asp , e para reposição de transmissão temos a Patral(www.patral.com.br) e tambem a Microgear(www.microgear.com.br) a Pigozzi (www.pigozzi.com.br) que inclusive fabrica conjuntos de coroa e pinhao para linha pesada, a Mevi (www.mevi.com.br),entre outras.
Ate mais
José Augusto
18/06/2006, 23:04
Aí Carlos ZN como vai? relações 8x43 novas na jipebrás e agromotor acho que ainda são fabricadas pela DANA, ano passado estourei uma coroa&pinhão da tração dianteira do CJ5 que no meu caso era 9x44, novas só havia 8x43 e nos lugares que mencionei, a sorte é que a relação 9x44 foram as mais produzidas, então muita gente tem para vender, o importante na compra destas peças usadas é verificar se são do mesmo casal (pela numeração) e o estado, que não devem apresentar o minimo sinal de desgaste.
Para mexer na relação do diferêncial, varios fatores tem de ser levados em conta, motor utilizado (torque disponível), relação do cambio e tamanho dos pneus.
Carlos ZN
19/06/2006, 01:16
Grande Zé Augusto,
A 9 x 44 não é + produzida na tabela a cima que enviei da Spicer que é do grupo Dana tem a especificação da 8 x 43 para CJ 5, CJ 6 e caminhão Volare.
O que eu notei que a 9 X 43 é que nem mato nas aplicações da tabela.
A duvida é:
Dois dentinhos tem muita difereça????
José Augusto
19/06/2006, 14:11
A conta é a seguinte 44/9 = 4.89, 43/8 = 5.38, 43/9 = 4.78, o problema não são os 2 dentinhos, o resultado da conta é que interessa, o engesa por exemplo (se não me engano) usa DANA 30 na frente e DANA 44 atrás as relações disponíveis para o DANA 30 não casa com o DANA 44, então eles pegaram uma muito próxima.
O problema me parece que a relação não deve superar 3% de uma para outra.
4.89/4.78 = 1.023 ou 2.3%, mas o ideal é serem iguais.
Carlos ZN
21/06/2006, 07:31
Olá Grande José Augusto,
Depois de muita pesquisa, falei com a Dana, ela não faz mais estas relações, indicou um fornecedor, não tem.
Falei com todos as lojas de peças de Jeep em São Paulo que são no total de 6 lojas que conheço só uma que tem nova e é original Dana, a Agromotor, mas delas é a que tem maior preço em tudo a 43 X 8 por R$ 800,00
Sobre a mudança de relação estou ciente que terá que ser nos dois diferenciais, o problema é qual serve no 44 sem adapitações????
Hoje vou levar no meca e abrir a caixinha de surpresa ver o tamanho da encrenca e descobrir qual relação tem lá.
José Augusto
21/06/2006, 08:54
Carlos, se o diferencial for DANA 44, vc tem 3 tipos de coroa e pinhão (R&P), uma delas saiu no diferencial dianteiro da F1000 4x4 ela é invertida e não serve. As outras 2 opções estão relacionadas com a altura da coroa em relação ao número de dentes do pinhão, relações curtas e relações longas.
No nosso caso as relações são do tipo curta, 8x43, 9x44, ..., até seu eu não me engano 12x47, todas tem a mesma altura na coroa e a caixa de satélites é a mesma, a partir das 13xNN (normalmente utilizada em motores diesel), muda a altura da coroa e a caixa de satélites tem que ser outra. Nesta situação vc pode trocar R&P e a satélite, pois a carcaça do diferencial é o mesmo. Minha rural esta com 11x47 ou 12x47 (não me lembro agora).
Os preços que vc está achando estão bem salgados, um preço bom seria algo em torno de R$ 300,00 a R$ 350,00 por um conjunto usado em bom estado.
Carlos ZN
21/06/2006, 14:49
Grande José Augusto,
Estes preços de 300 a 350 pilas eu já encontrei até melhor aqui no forum, mas a preocupação maior é que mesmo os usados um dia acaba como acabou os novos dai o que vai ser de nos jipeiros.
José Augusto
21/06/2006, 15:38
Carlos seu medo não justifica, pelo menos penso assim, um diferêncial é para durar muito, pelo menos tanto quanto o jeep, para quebrar só se montar errado, é preciso muito cuidado no ajuste, este tipo de serviço só em expecialista, outra forma é motor forte com tocada bem bruta mais aí compromete todo o resto.
Penso tb se eu quebrar meu diferêncial em trilha mais de 2 vezes é sinal que o diferêncial está subdimensionado, aí a solução é pegar um maior (que provavemente farei com a rural), como acredito que alguem (empresa/industria) a curto prazo vai perceber, oferecendo soluções acessíveis para uma galera que é cada vez maior.
Para ilustrar isso, pego meu próprio exemplo, em 2003 mandei fazer os semi eixos, para a rural com aços especiais, medi os tamanhos, fiz um projetinho, aí levar para usinar em SAE 4340 (outras, opções seriam 4140 ou 5160), tempera por indução na BRASIMET para dureza 55 R.C., com 30 estrias, ..., enfim puta trabalho, hoje a ensimec fornece este material, por uma fração do que gastei e ainda com uma solução mais limpa para a diânteira com as homocinéticas de band.
No jeep esperei mais um pouco e coloquei os semi eixos da ensimec.
Tudo é uma questão de tempo e mercado.
Rogério Tortato
21/06/2006, 19:40
amigo, tudo é uma questão de região.
nos grandes centros, com muitos jeepeiros, o mercado já inflacionou.
no interior isso ainda não ocorreu (uma vantágem tinha que ter).
recentemente comprei dois eixos de rural para meu jeep, completos.
150,00 cada. os dianteiros com cubos, munhões semis e os traseiros com as ponta de eixos. ambos com satélite e planetária e relação 9X44.
usei as minhas antigas 8X43 e, depois do serviço, vou levar as duas 9X44 no mesmo local, para trocar por 8X43 - ficam de reserva.
no ferro velho em questão, deve ter uns 50 eixos. o cara tem até algumas 9X53 - considerada "mosca branca" que, também estou pensando em comprar duas só pra uma eventualidade de necessidade de super redução.
uma relação 8X43 ali, acho que o cara vai cobrar uns 80,00 ou 100,00, já que ele entende ser essa a peça mais importante do conjunto. ele não tem mercado pros eixos completos.
então, vai aí uma dica: pesquise melhor em ferro velhos, pois muitas dessas peças, as vezes com 20 ou 30 anos, ainda apresentam aspecto de novas e quase não apresentam desgaste, ainda mais se foram quardadas no óleo.
o problema que vejo em trocar a relação, é que, no caso do jeep, são duas, gasto dobrado. se mudar a relação do eixo traseiro, vai ter também que trocar do dianteiro, por mais nova que esteja.
abraços.
Quanto a fabricação de relações, atualmente a do troller 45x11 não é a solução ?
José Augusto
22/06/2006, 11:56
Quanto a fabricação de relações, atualmente a do troller 45x11 não é a solução ?
Dependendo do veículo esta relação pode ser longa, alguem que esteja satisfeito com um 8x43 passar para uma 11x45, 5.38/4.09 = 1.32, ou 32% mais longa pode até faltar motor. :mrgreen:
Caro amigo!
Quer uma solução com pouco gasto?
Troque as relações, trazeira com a dianteira, pois a dianteira vc usa pouco e, assim terá uma relação boa atrás, onde o uso é mais intenso e uma relação meia boca na dianteira, que tem um uso moderado a pouco.
Gastará apenas a mão de obra, óleo e junta/retentor.
abraços
Kim
Carlos ZN
22/06/2006, 14:52
Grande Zé Augusto,
Estou sofrendo por antecipação no caso de não existir mais as peças, sobre a relação do Troller no catalogo Dana ele usa o diferencial Dana 44-3 o que é -3 e no Troller gasolina é motor AP tem a mesma relação?
Olá Rogério,
Não abri minha cx preta, ser for 44x9 quanto quer pela relação???
Rogério Tortato
22/06/2006, 18:07
amigo carlos,
mencionei aqueles valores só para voce ver as distorções que existem.
não sou negociante e não penso em vender peças, mas se um jeepeiro estiver em apuros, a gente tenta socorrer, apesar do pouco tempo e da correria do dia a dia.
veja direitinho aí qual é a sua relação e poste aqui.
eu posso ver se sobra um tempo para perguntar lá no ferro velho. o cara precisa abrir os diferenciais pra ver qual é a relação. se voce não tiver pressa (semana que vem estarei viajando e ficarei uns 10 dias fora), vou ver isso.
não quero um único tostão de lucro, te passo o valor da peça e frete.
só tenho medo de dar problema na peça ou algo parecido, mas se voce realmente insistir, peço para um mecânico avialiar a condição do conjunto.
qualquer coisa estamos a disposição.
abraços.
José Augusto
22/06/2006, 19:04
Carlos isto é bem normal (sofrer por antecipação), eu mesmo já passei por isto, mas aprendi que nada fica como está tudo muda sempre.
Os diferenciais 44-3, significam que são versão 3 ou tipo 3, enfim, são mais novos, pouco mais resistêntes, são 30 estrias (semi eixos pouquinho mais espesso e + fortes que os de 19), equipam os troller, as S10/BLAZER de 97 para frente, as Ranger, ... etc. Mas continuam sendo um DANA 44, para a coroa & pinhão valem as mesmas regras já discutidas.
Os troller a gasolina usam motor AP-2.0, não sei se utilizam a mesma relação no diferencial, mas se usarem devem ter as relações do cambio mais reduzida para compensar (cambio do gasolina não é o mesmo do diesel), na minha opnião troller bom só a diesel.
Renato F
29/10/2011, 20:20
Amigos, quem sabe dizer quais são os sinais de que a coroa e pinhão do dif. traseiro do Jeep Ford 71 estão ruíns?
Salsicha
15/03/2012, 10:31
Bom Dia,
Estou procurando uma relação de diferencial 44x9 para comprar, só preciso da coroa e pinhão.
Alguém sabe quem possa ter essa relação???
Obrigado
Abraço
chinelao4x4
15/03/2012, 14:56
sim, casa da transmição com o danilo, ele é participante deste forum, acabo de comprar 8/43 dele, esta á caminho pelo correio, abrçs
Sydney66
15/03/2012, 21:45
Amigos, quem sabe dizer quais são os sinais de que a coroa e pinhão do dif. traseiro do Jeep Ford 71 estão ruíns?
O ruido característico, se não conhece chame um mecanico para dar uma volta com você, acelere o carro e depois solte o acelerador de vez, quando desgastado o ruido muda drasticamente.
[]
Robertux
17/03/2012, 10:21
Bom Dia,
Estou procurando uma relação de diferencial 44x9 para comprar, só preciso da coroa e pinhão.
Alguém sabe quem possa ter essa relação???
Obrigado
Abraço
Coroa e pinhão 9x44 Jeep Rural F-75 nova (http://www.aerowillys4x4.com/Produto.aspx?IdProduto=53&IdProdutoVersao=53)
São novos, se não me engano importados. Eu me lembrei de ter visto no stand deles na Fenajipe e procurei agora no site.
Gostara de uma ajuda dos mais entendidos,minha Viatura, "FAISKA", possue motor de opala 4cc, com caixa de C10 3marcha, qual a relação de coroa e pinhão ideal?
Gostara de uma ajuda dos mais entendidos,minha Viatura, "FAISKA", possue motor de opala 4cc, com caixa de C10 3marcha, qual a relação de coroa e pinhão ideal?
Camarada de Faíska eu entendo... esse é o apelido do meu muleque de 4 anos hahaha
Vai depedender do pneu que está usando e do uso da viatura...
[]'s
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