PDA

Ver Versão Completa : Rolamentos do diferencial



monge
02/04/2003, 00:51
Salve All... como já viram, quebrei os rolamentos do diferencial traseiro.

Bem, foram os rolamentos que ficam no pinhão. Agora eu preciso saber a numeração dos rolamentos, e mais algumas coisas a respeito, do tipo:

São 2 ou 4 rolamentos? Pois os roletes que retirei caidos na carcaça são de tamanhos diferentes.
Preciso da relação de peças que ficam no pinhão, como retentores, juntas, tampas.... sei lá o que tiver.

O rolamento que fica logo na entrada da carcaça do diferencial está meio de lado, é assim mesmo, ou entortou por causa da quebra? A parte de fora dos rolamentos ainda estão no local. Pra tirar é na base da pancada mesmo?

Se alguém tiver o esquema do diferencial explodido e uma qualidade boa que dá pra ler e ver as peças por favor mande pra mim.

Já desmontei todo o eixo traseiro. Agora só preciso destes detalhes pra eu recomeçar a montagem.

[]'s com o jeep em cima de cavaletes.

Eugênio

Giovani
02/04/2003, 01:34
:D Olá Monge!

:o Putz, que estrago hein? Não tenho os esquemas, mas daqui à pouco alguém acha p/ vc.
:D O que posso lhe dizer é que não existe rolamento "de lado", certamente algo aconteceu. São apenas dois rolamentos no pinhão, de tamanhos diferentes, e um retentor que veda "em cima" da peça que prende a cruzeta do cardã. As "capas" dos rolamentos, que estão dentro do diferencial saem na pancada. Pelo lado oposto da cada rolamento, existe uma ranhura, onde vc põe um punção e bate com martelo. Existem dois para cada rolamento, em locais opostos. No pinhão vc deve retirar os rolamentos com cuidado, existem umas arroelas fininhas, que dão a regulagem dos rolamentos. Cuide para não estragá-las. A montagem do pinhão é complicada, não pode deixar os rolamentos soltos ou apertados demais. E o que regula são aquelas arroelas. Não adianta repôr elas na mesma posição, pois os rolamentos serão trocados, e isso muda tudo. Procure um bom mecânico para fazer o serviço. Às vezes será preciso montar e desmontar os rolamentos algumas vezes até acertar. Quando vc retirar eles vai dar para sentir o drama... :wink:

monge
02/04/2003, 01:49
Giovani, infelizmente não dá mais pra levar o jeep pro mecânico... tá mais facil trazer o mecanico até o jeep.. :D hehheehe

já desmontei ele aqui na garagem da minha casa... então agora o problema é comigo mesmo... hehehehe

Pelo Visto vou sofrer um cadinho. Ah outra coisa, terei que trocar as cintas de freio, pois já estão bem gastas, a dúvida é que todo o sistema do freio tambor está muito sujo, e estou pensando em mandar água sem dó nem piedade... isso ocasionaria algum problema?

[]'s com jeep esparramado pela garagem toda...

Eugênio

Giovani
02/04/2003, 01:59
:D Olá Monge!

:lol: O único problema é ele estranhar! :lol: :lol: :lol:
:D Vai fundo, esguicha valendo. Tem gente que desmonta e faz isso depois de cada trilha, evita o desgaste prematuro da lonas e evita o "emperramento" do sistema pela sugeira! :wink:

billj
02/04/2003, 08:29
Giovani, infelizmente não dá mais pra levar o jeep pro mecânico... tá mais facil trazer o mecanico até o jeep.. :D hehheehe

já desmontei ele aqui na garagem da minha casa... então agora o problema é comigo mesmo... hehehehe

Eugênio

Sei que você não vai gostar de ouvir isso, mas............

Você terá que retirar o eixo traseiro do carro e levar para alguém que tem:

- um relógio comparador
- um jogo de lâminas de folga
- um sacador de rolamentos
- uma prensa hidráulica
- um jogo de rolamentos de pinhão com o diâmetros interno e externo lapidados em alguns centésimos de
milímetro para entrar com folga (servem apenas para acertar a montagem, depois são substituidos por
rolamentos novos)
- calçõs de rolamento em espessuras diversas
-tinta marcador para verificar a montagem
- conhecimento técnico para usar tudo isso


A montagem de um diferencial Dana é um SACO!!!!!

Abraços,

Giovani
06/04/2003, 00:28
:D Olá Monge!

:D Eu já tinha visto antes, mas tinha perdido o endereço. Vá no site http://ruralwillys.tripod.com
Clique em "Ver Manual do Mecânico Willys", procure as páginas 137 à 143, lá tem os esquemas do pinhão. :wink:

monge
06/04/2003, 18:34
E æ Giovani, tudo blz?

Foi de lá que retirei as imagens que tenho, mas os detalhes estão muito ruins para ler... assim como as pecinhas miúdas... mas valeu pela dica.

Obrigado

[]'s
Eugênio

Danniel Pizatto
19/01/2004, 09:34
Galera, desculpa invadir o sarcófago desse tópico, mas já que ele tava aqui.. :lol:

Seguinte, to com o mesmo problema do Monge, so que no pinhão dianteiro.. Os dois rolamentos estavam moídos, so sobrou o miolo deles..

Que tipo de mecanico pode fazer a troca pra mim?? qq um que tenha as ferramentas? Alguem da região (pelo visto sou o unico por aqui) sabe de alguem que possa fazer isso??

Aqui tem um mecanico que so mexe com jeep, vou ver se ele pode fazer isso pra mim..

Valews

leopoldo
19/01/2004, 09:52
Caro colega,

Eu pessoalmente não conheço mecanico que tenha ferramental para montar o DANA 44 por isso eu mesmo mandei fabricar as ferramentas, baseado nos desenhos da DANA.

E à lista do Billy acrescento:
- o dispositivo expansor de carcaça e
- pinhão falso para medir a espessura dos calços de ajuste da profundidade do pinhão.

Serviço de ajuste de coroa-pinhão não é um serviço simples e demora por volta de 8 horas para fechar um ajuste.

Como o seu diferencial sofreu uma falha grave, recomendo inclusive uma inspeção por partículas magnéticas na coroa, no pinhão, caraça do diferencial, nos mancais, capas e parafusos, para evitar montar componentes que tenham trincado (rachados).

Esse é outro ferramental especial que não tem nas oficinas, e mais uma vez, eu comprei esse ferramental para garantir que os meus eixos não iriam sair em pedaços por aí.

Caso necessário posso lhe dar maiores detalhes de quem possa ter o ferramental e é algo em torno dos R$ 4 000,00