PDA

Ver Versão Completa : Itens para viagem longa !



Ney_Niteroi II
23/12/2011, 10:08
Prezados Amigos,
Farei uma viagem longa na próxima semana (6000km). Apesar de feito uma revisão criteriosa na minha SW4 (93), é preciso considerar que imprevistos acontecem, e que algum item pode ser sido esquecido durante a revisão, ou mesmo algum componente que esteja bom, pode estragar-se durante a viagem.
Gostaria de compartilhar com os foristas uma lista de ferramentas/peças que sejam importantes levar em viagens e expedições. Aguardo a contribuição de todos para enriquecer a lista abaixo e servir como referência para todos nós:
PEÇAS SOBRESSALENTES:
· Correias de alternador
· Correia da direção hidráulica
· Tampa do radiador.
· Filtro de óleo diesel.
· Mangueiras do radiador.
· Jogo de fusíveis.

FERRAMENTAS/APOIO:
· Cordas/cintas e manilhas
· Macaco tipo “jacaré”. Em certas condições é impossível utilizar o macaco original do carro
· Galão para diesel extra (acompanhado de mangueira e funil).
· Cabo para chupeta
· 01 litro de óleo lubrificante.
· Galão com água (5 litros).
· Apoio de madeira (base) para macaco.
· Fita SILVER TAPE de boa qualidade.
· Fita isolante de boa qualidade.
· Marreta
· Arame
· Bomba de encher pneu.
· Lanterna (preferencialmente aquela que prende na cabeça)
· Tubo (rabo de força) para aumentar o cabo da chave de rodas.

geovanih
23/12/2011, 11:24
Acho que fita transparente larga é bom levar

fgibin
23/12/2011, 11:33
Olá Ney!
Addicionando:
filtro de ar
filtro de oleo
arruelas de vedação da tampa de oleo motor
2 litros de oleo motor
1 litro de liquido do radiator concentrado (a ser diluido)
Caixa de ferramenta
Caixa com parafusos e porcas de varias medidas
lona impermeavel
fio de arame robusto
suportes telescopicos 2T
lampada de emergencia 12V

Dependendo do lugar da viagem:
alavancas para desmontar os pneus
camara para "reparar" temporariamente o pneu furado
kit de pronto socorro completo
duas ripas de madeira de 1 mt. (para imobilizar eventuais pernas quebradas)
1 lençol (pode ser util para ser cortados em tiras na necessidade)
Elásticos feitos com câmara de bicicleta

E assim vai...
Boa viagem!!!

jeisonk
24/12/2011, 09:31
Ney, no nosso site tem uma lista bem completa, segue link direto pra baixar arquivo (.doc):

http://www.viajantes4x4.com.br/files/checklist%20com%20tudo.doc

Eu fiz assim: anos atrás peguei uma lista dessas, do mesmo autor (Marco Paoli) e fui adaptando/filtrando para minhas necessidades de viagem, o que achava exagerado retirava, o que achava que estava faltando acrescentava, simplex.

Abraços

quintaes
24/12/2011, 11:23
Mais uma contribuição:durepoxi,super bond e araldite secagem rapida.Abraços,Quintaes.

feitosac
25/12/2011, 23:46
Minha contribuiçao, STOP LEAK para furos no radiador no caso dele ainda ser original, se for novo nao precisa.
Boa viagem.
Abs.

Ney_Niteroi II
26/12/2011, 11:33
Obrigado Feitosa/Jeison/Geovani/Fgibin/Quintaes!

Bem lembrado o "pó mágico" para furos no radiador! ontem achei um frasco quando arrumava minhas ferramentas... o bicho é milagroso!

vou deixar uma dica, fruto de experiência própria: NUNCA coloquem aditivos tipo "limpa radiador" antes de viajar... se o radiador nao estiver 100%, ou mande fazer uma geral, ou NÃO FAÇA NADA! o aditivo irá antecipar o aparecimento de furos em locais onde há corrosão... vai ser vazamento na certa durante sua viagem... já aconteceu comigo e com alguns amigos...

Abraços
Ney

dpab
26/12/2011, 11:37
Meus 2 cents:

- Abraçadeiras de nylon de vários tamanhos.
- WD40

Um abraço, Delfim.

Ezahn
26/12/2011, 16:36
Minha contribuição:
Spray para remendo rápido de pneu.
Pano de chão em baixo do banco do motorista (nos meus carros é item permanente)

marcvale
26/12/2011, 18:02
Minha contribuição:

- Cabos de acelerador, de embreagem e .... Muitos amigos!

Boa sorte e boa viagem!!!

Inner
26/12/2011, 20:04
Leve dois coletes refletivos cor Lima limão para eventuais serviços noturnos em estradas, dois triângulos, silicone spray e bisnaga com aplicador, improvise uma haste com um imã na ponta pinças e dois pares de luvas, um de borracha flexível e outro preferencialmente média de vaqueta para serviços mais brutos e para acessar partes quentes do motor leve um óculos de policarbonato lentes amarelas, serve para proteção dos olhos e melhora considerávelmente a visão em neblina dias chuvosos e a noite e também macacão emborrachado não existe nada melhor para consertos na chuva.Um abraço Inner.

dpab
26/12/2011, 20:31
Depois de todas as nossas sugestões e diante da extensa lista, sugiro adquirir tb uma "carreta fazendinha" para rebocar e transportar toda essa tranqueira.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Um abraço, Delfim.

Inner
26/12/2011, 22:18
Delfim nesse caso teremos que fazer uma lista de ferramentas e peças de reposição para a carretinha rs rs rs



Depois de todas as nossas sugestões e diante da extensa lista, sugiro adquirir tb uma "carreta fazendinha" para rebocar e transportar toda essa tranqueira.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Um abraço, Delfim.

dpab
26/12/2011, 22:27
Inner,
Muito bem lembrado !!! hehehehe...
Um abraço, Delfim.

Ney_Niteroi II
27/12/2011, 12:08
Acho muito legal esses coletes refletivos!

Mantenho um em cada porta-treco nas portas dianteiras... já os tenho a muitos anos e nunca precisei usar.... mas vai que um dia...rsrsrs

Mesmo que vc não vá consertar o jipe na estrada escura... te ajuda a sinalizar enquanto espera o guincho...

Inner
27/12/2011, 13:22
Pois é devia ser obrigatório. Eu também mantenho no carro um abraço Inner

dpab
27/12/2011, 13:42
Ney e Inner,
Onde vendem esses coletes refletivos?
Um abraço, Delfim

SandroGaúcho
27/12/2011, 14:06
Pessoal

Como eu tambem pretendo fazer uma viagem no ano que vem, entao eu tô acompanhando esse topico e acho importante levar os seguintes Ítens:

a)GPS
b)Instalar um rádio PX.
c)Levar tipo um guia telefonico da regiao ou o guia Quatro Rodas.
d)Barraca
e)Bateria reserva

Albieri,R.J.
27/12/2011, 14:13
Aviao que é baum....

Ney_Niteroi II
27/12/2011, 14:20
Ney e Inner,
Onde vendem esses coletes refletivos?
Um abraço, Delfim

Delfim,

eu comprei os meus em São Cristóvão... qualquer loja de borracha vende.

tenho 2 tipos: um é só de "tiras" refletivas; o outro é um colete mesmo. particularmente eu prefiro o colete pois é mais fácil vestir; dobrar e guardar... embora o de tiras tenha mais material refletivo... mas depois que vc tira do pacote, nunca mais consegue dobrar igual...rsrsrs

Abs
Ney

dpab
27/12/2011, 16:22
Ney,
Obrigado pelas dicas, vou procurar lá nas lojas de São Cristóvão.
Um abraço, Delfim.

Loras
27/12/2011, 16:50
Bom, o que levar é fácil decidir! :shock:

Difícil é decidir o que deixar. Ou seja, o que NÃO LEVAR.

Eu costumo começar o raciocínio de outra forma:

Primeiro, descubra qual a capacidade de carga máxima da configuração de seu 4x4.

Ou seja, quantos kg de carga (considerando o peso dos passageiros, diesel, etc) ele pode transportar com segurança. Desconte o peso dos acessórios já instalados (permanentes).

Pronto, chegou no seu limite de carga. :euforico:

Separe TUDO que vai levar. Desde água potável, comida, fogareiro, roupas, máquina fotográfica, etc.

Pese cada um dos itens. Não esqueça de nenhum detalhe (ex. a máquina fotográfica deve ser pesada dentro do case, com pilhas, cartões, e todo acessório que deseja incluir).

Faça uma planilha e coloque cada item em ordem de prioridade (segue minhas prioridades pessoais abaixo):


Kit sobrevivência / Primeiros Socorros
Água potável
Comida
Material de cozinha
Abrigo (barraca, toldo, saco de dormir, etc)
Geladeira
Equipamentos de navegação
Ferramentas, peças e consumíveis para o carro
Equipamentos off road
Equipamentos fotográficos
Roupas e material higiene pessoal
Outros


Quando chegar no limite de carga... acabou.

Se quiser levar algo mais, terá que deixar outro item para trás. Escolha. Desprendimento. :concordo:

Dependendo do local da viagem, é recomendável inclusive deixar uma tolerância - margem de segurança. Ou seja, as vezes 10-20% de sobra até o limite de carga.

Isso pode parecer besteira para viagens do dia a dia... mas em longas jornadas é fundamental.

Além disso é sempre saudável deixar uma cópia do seu "plano de vôo" com alguém confiável!

Uma pessoa que saiba acionar os meios necessários caso não receba notícias de acordo com o plano pré-combinado. Inclua prazos de contato, meios de resgate, etc.

No mais, boa viagem!:!:

Abraços,

Ezahn
27/12/2011, 23:57
:)Caras, na boa, acho que eu vou ficar em casa!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Loras, a ultima coisa que vc leva é material de higiene!!!! hahahahaha

Loras
28/12/2011, 01:07
:mrgreen:

Você está atento!

Só para deixar claro...

Material higiene = perfume, condicionador, creme de barbear, loção pós barta, etc.

Supérfluos.

Sabonete, papel higiênico, pasta/escova de dentes e desodorante fazem parte do meu kit de sobrevivência.

Bem como uma toalha limpa e uma troca de roupa ("pijama").

Dependendo da viagem, um pano umidecido é luxo. Equivale ao banho.

Abraço,

Ney_Niteroi II
28/12/2011, 13:47
Vou dar mais uma dica, fruto de experiência própria...

Acho interessante ter sempre no jipe um macaco tipo "jacaré". A tradicional garrafinha que acompanha o veículo nem sempre é a forma mais segura para levantar a viatura... Na minha antiga Bandeirante, descobri que com o pneu totalmente vazio a garrafinha nao entrava embaixo do feixe de molas... e para levantar por outro ponto, nao tinha altura suficiente para troca de um pneu 750x16... parece besteira, mas esses detalhes as vezes só descobrimos no pior momento.... a garrafinha tb nao me passa segurança quando usado em piso irregular, como cascalhos ou mesmo estrada de terra...

Na minha opinião, o jacaré é muito mais versátil e seguro, e com R$ 100,00 se compra um de boa qualidade com capacidade para 2 toneladas... se levar tb uma base de madeira, poderá ser usado praticamente em qualquer terreno...

Recomendo que se teste (em casa) o macaco, pra ter certeza que ele serve para viatura... além de identificar os pontos de apoio para colocação do macaco... é bom também (antes de viajar) verificar o estado de todas as porcas das rodas, pra ver se não tem nenhuma apertada demais... certa vez parei para ajudar um cara q tinha furado o pneu na estrada (a noite... no interior do Tocantins)... gastamos quase duas horas pra trocar um pneu, tamanho era o arrocho nas porcas...

Abraços
Ney

Paulo Sergio Beltrao de F
11/01/2016, 10:30
Qual seria a lista básica de equipamentos e acessorios para serem utilizados em viagens e expediçoes na AMERICA DO SUL

ivancgbsb
11/01/2016, 12:00
Tenho uma aqui: https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/listaparaverificaodeitensparaaviagem.doc?attredire cts=0&d=1

Paulo Sergio Beltrao de F
12/01/2016, 16:20
achei interessante a lista. Estou pretendendo ir em outubro / novembro para o USHUAIA 50 DIAS por isto é que estou solicitando a ajuda do pessoal no que levar

thejeff2003
14/01/2016, 10:30
Ivan, Gostei da lista, usou aquilo tudo mesmo?

mfdomingues
15/01/2016, 09:47
E no quartel o que eu mais ouvia era "leve sua faca e caso tenha tempo leve suas calças"

ivancgbsb
15/01/2016, 10:13
Ivan, Gostei da lista, usou aquilo tudo mesmo?

Bom dia.

A lista contém também itens apenas para verificação.
Fui 3 vezes e meia ao Atacama.
Usei alguns itens, fogareiro, macarrão em copo e latas de sardinha. rsrsrsr A fome apertou e ainda faltava uns KM para a próxima cidade.
Nada mais. Nem pneu furado eu tive.
Itens em negrito são obrigatórios.

thejeff2003
17/01/2016, 19:35
Bom dia.

A lista contém também itens apenas para verificação.
Fui 3 vezes e meia ao Atacama.
Usei alguns itens, fogareiro, macarrão em copo e latas de sardinha. rsrsrsr A fome apertou e ainda faltava uns KM para a próxima cidade.
Nada mais. Nem pneu furado eu tive.
Itens em negrito são obrigatórios.

Caramba!! hehe..

thejeff2003
20/01/2016, 10:49
Galera fiz essa relação, o que vcs acham?? O que dá para retirar ou o que tenho que acrescentar nessa lista?

enasor
20/01/2016, 11:44
Muito bom ... acompanhando ...

Lembrando os nobres colegas de que já existe outro tópico do mesmo gênero:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/37780-acessorios-e-equipamentos-necessarios-para-expedicoes.html

Abs.

dudu83
20/01/2016, 22:13
20 litros de combustivel e 5 litros de agua no minimo

thejeff2003
20/01/2016, 23:28
20 litros de combustivel e 5 litros de agua no minimo

Uma pessoa que foi ao Ushuaia me disse que não é necessário levar galão de combustível pois é só abastecer quando chegar a metade do tanque, ele disse que há bastante postos pelo caminho! O que vcs acham?

mfdomingues
21/01/2016, 10:11
Uma pessoa que foi ao Ushuaia me disse que não é necessário levar galão de combustível pois é só abastecer quando chegar a metade do tanque, ele disse que há bastante postos pelo caminho! O que vcs acham?

Jeff, Tudo bem?

Eu li o mesmo em outro topoco (levar galões extra de combustível) creio que se não houver problemas para transitar com os mesmos na Argentina, porque não levar? O Custo é muito baixo e é uma segurança maior.

Eu mesmo levo aqui no Brasil (onde diga-se de passagem é proibido, se o galão não for original do veiculo), fui parado em barreiras da PRF e sempre que me questionaram eu apenas informava que estava vindo de longe, nunca fizeram menção de me multaram ou pedir para descarregar o galão.

Minha viatura é diesel, ganho alguma autonomia, mas em veículos a gasolina seria uma boa.

O que os demais acham?

fraenkel
21/01/2016, 21:20
Uma pessoa que foi ao Ushuaia me disse que não é necessário levar galão de combustível pois é só abastecer quando chegar a metade do tanque, ele disse que há bastante postos pelo caminho! O que vcs acham?


Sim, há postos a cada 200Km, praticamente. Exceto entre Rio Gallegos e San Sebastian (Tem em Cerro Sombrero, mas nem sempre tem combustível e é muito caro). Isso pela Ruta 3.
O que pode acontecer é faltar em algum posto. Eu fui até Ushuaia sem precisar usar os galões, mas eles estavam lá. De TR4 com tanque de 47 litros. Mas parei em todos os postos do caminho, abastecendo a cada 200Km.

Veja quanto tem de autonomia e lembre que o consumo aumenta muito com o vento....

Abraços!

thejeff2003
22/01/2016, 09:43
Obrigado galera, talvez seja melhor levar para evitar o riscos desnecessários.!!

kenjimkm
22/01/2016, 22:38
Boa noite.
Para evitar esse problema de falta de combustivel eu achei melhor instalar 1 tanque adicional de cerca de 50l na viatura.
Assim aumentei autonomia para algo prox a 1300km. Rodo muito a noite e para nao ficar parando em postos suspeitos no br optei por esse tanque. Mas em locais onde nao conheco uso a regra que meio tanque e reserva.
O tanque foi feito em aluminio 3mm e possui uma pequena bomba de diesel que transfere para o tanque principal. No abastecimento existe uma derivacao na tubulacao de abastecimento que joga o diesel para os 2 tanques.

Paulo Sergio Beltrao de F
27/01/2016, 08:24
novo item para o CHILE ' COLETE REFLETIVO'

GuilhermeAdolf
27/01/2016, 13:14
Olha, depois de ficar 3 dias sem comunicação dentro da Bolívia, um item agora que pra mim agora é essencial é o localizador/rastreador Spot.
Além de ficar coletando suas coordenadas a cada 10min e enviando pra um site, ainda tem opção de envio de mensagens pré programadas para email e celular. Mas pra mim a melhor do aparelho é poder acionar um SOS(que funciona de verdade), que cai numa central mundial de resgates.
Abraços

thejeff2003
28/01/2016, 23:27
Olha, depois de ficar 3 dias sem comunicação dentro da Bolívia, um item agora que pra mim agora é essencial é o localizador/rastreador Spot.
Além de ficar coletando suas coordenadas a cada 10min e enviando pra um site, ainda tem opção de envio de mensagens pré programadas para email e celular. Mas pra mim a melhor do aparelho é poder acionar um SOS(que funciona de verdade), que cai numa central mundial de resgates.
Abraços

Maneiro Guilherme, quanto custou?

GuilhermeAdolf
02/02/2016, 22:57
Cara, comprei na black friday por 350 o aparelho mais uns 250 o plano anual.

thejeff2003
08/02/2016, 20:53
Show de Bola!!

eduardojunq
13/05/2016, 03:01
Amigos viajantes,

Estou programando uma viagem de aproximadamente 12 dias onde irei acampar todos os dias.

Estou com duvidas em um dos equipamentos para o camping e aproveito o topico para pedir ajuda!

Mesa dobravel. Andei vendo algumas no mercado livre e demais lojas especializadas mas algumas possuem tampo de MDF e nao gostei da ideia pois eventualmente ela podera ser transportada no bagageiro da vtr.

A principio dispenso aquelas que ja vem com os bancos. pode ser so a mesa mesmo!

Conto com a ajuda e experiencia de todos.

sandro_ventania
15/05/2016, 20:15
Eduardo, existe no mercado livre, mesas montaveis em aluminio de diversos tamanhos. Veja:

Mesa Andorra Dupla Dobrável E Articulável Alumínio -mor 3412 - R$ 200,00 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-722239069-mesa-andorra-dupla-dobravel-e-articulavel-aluminio-mor-3412-_JM)


Essas com tampo de MDF, são muito boas...caso precise transportar no teto do carro, basta guarda-la em um saco de lixo.
Mesa Camping Praia Dobrável Tipo Maleta Aluminio 90cm Grande - R$ 199,90 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-730917058-mesa-camping-praia-dobravel-tipo-maleta-aluminio-90cm-grande-_JM)

darkstarlinux
19/01/2024, 09:44
Prezados Amigos, bom dia, primeiramente venho desejar a todos um Feliz 2024 a todos, que o Senhor Nosso DEUS ABENÇOE a todos.

Então, estou projetando uma viagem dentre as que já fiz essa seria a mais longa, dará em torno dos seus 5k a 6K, minha viatura é uma Grand Cherokee Laredo 98 6C em linha, a viagem devera ocorrer no final do ano, e até lá, muitos itens delas e revisões serão feitas, e como sabemos que em muitos locais são desprovidos de peças principalmente os que mais tem desgaste, estou pensando em levar alguns itens de apoio, se alguém tiver alguma sugestão por já ter tido alguma situação, abaixo os itens que irei levar.

- 4 Cintas de amarração de carga, para itens de até 60 Kg;
- 1 Cinta de Reboque de 10TN;
- 1 Cambao para 3.500 KG;
- 1 Kit de pistões dos freios dianteiro e traseiro;
- 1 Kit pastilhas de Freios;
- 1 Kit discos traseiros e dianteiro;
- 1 Alternador reserva;
- Óleo Motor;
- Óleo Cambio
- Óleo Diferenciais
- Chaves em geral.

Agradeço desde já a manifestação dos Amigos. Que o Senhor nos Proteja.