Ver Versão Completa : Ter somente 1 Suzuki como viatura !
thiago-nit
15/06/2006, 11:31
Como ainda não tenho jeep e também não tenho condições de manter 2 viaturas, se por acaso resolver trocar meu carro de passeio por um samurai ou vitara, para utilizá-lo no dia-a-dia e ainda uzá-lo para passeios no finais de semana, será que terei uma grande chance de dividí-la com o mecânico?
Quais as principais peças, por exemplo do Vitara, que quebram ou necessitam de manutenção constante?
Obrigado!!
Thiago,
Eu tenho um Samuka como carro de trabalho e participo de Raids.
Porém trabalho a 5km de casa e saio algumas vezes com ele para clientes próximos até 100km.
Manutenção dá mesmo, mas nos usos mais radicais.
Buchas de suspensão, embreagem ( enquanto vc ainda não pega as manhas de como não desgasta-la nas trilhas), amortecedores, molas.
Fora isso o carrinho é macho e econômico ( se vc nao aumentar muito o pneu).
Conforto também é bem razoável levando-se em conta tratar-se de um jeep.
Se eu trocar meu Samurai será por outro Samurai!!! :D :concordo:
[]´s
Márcio Magalhães
15/06/2006, 18:54
Olá,
Pode ir tranqülio e calmo.
Se for carro do dia-a-dia o Vitara é mais confortável que o Samurai.
Suzuki não precisa de manutenção constante! :palmas:
[]´s,
Grassmann
15/06/2006, 20:15
Thiago,
Se for um Vitara, e principalmente muito bem conservado, vá sem medo.
Eu tenho dois carros, eu e minha esposa precisamos de dois veículos.
Um deles é um Scénic 2000, que já tinhamos. E recentemente compramos um Vitara 5P 97.
Resultado: Deixamos o Scénic na garagem, e só usamos o Vitara quando saímos juntos. Até para viagens preferimos o Vitara. O Scénic ficou só para usos dela, para ir ao trabalho e afins...
Mas só compre um Vitara muito inteiro. Leve a um mecânico antes de fechar negócio. Se o carro estiver bom, feche! Nestas condições eles não costumam dar muita manutenção não. São valentes mesmo. O meu está com 140.000km e se comporta como novo ainda.
Boa sorte na procura!
Pelo pouco que sei, qualquer um dos dois Samurai ou Vitara, a manutenção é baixa.
Tenho um Samuka, e ando bastante com ele no dia a dia, e ainda faço trilhas bem pesadas. Manutenção só o basico. (Freios, rolamentos de roda, tenho pneus 31", retentores). Na parte de motor, será raro acontecer algo, se fizer as manutenções preventivas.)
Boa sorte
O unico problema é manter o carro limpo, pois depois de um passeio de final de semana vc tem que dar um jeito para usa-lo durante a semana, o lado bom é que limpando o carro vc pode peder umas calorias hehehe...
Amigo...
Samurai é brinquedo... se vc quiser até pode usar no dia a dia (tem quem gosta), mas na minha opinião será algo mais desconfortável que rodar em um uno mile...
Meu conselho é que vc escolha o modelo de vitara mais adeuqado ao seu dia a dia e ao seu bolso e rode tranqüilo... só evite os modelos canvas devido a falta de segurança... dia a dia com um canvas é uma novela, seja ele vitara ou samurai....
[]s
Márcio Magalhães
16/06/2006, 10:46
Olá,
Canvas seria problema só se deixar na vista algo para o amigo do alheio gostar. Rádio... até pode ser.
Eu tenho um Vitara MT, mas tenho muita vontade de ter um Canvas. É só colocar uma capota rígida que fica igual ao MT... con a vantagem de ter cuca fresca na hora que quiser!
Em resumo... Suzuki não tem tormento!
[]´s,
samukanvas
16/06/2006, 11:11
Fala Camarada....
Se é pra ter confiabilidade, vá de samurai. Pra fazer passeio na terra fds qualquer carro vai bem (até um fusca). Mas vai que vc gosta e começa a ficar radical :mrgreen: Não conheço outro carro tão confiável quanto um samurai na trilha.
Sobre peças é fácil.... se arrumar um mecânico que não se interessa, as peças vão ser difíceis de achar. Se arrumar um bão é tudo fácil.
Se for mesmo comprar um vitara, compra junto:
Par de semi-eixo traseiro;
Rolamentos dos eixos;
Focinho do diferencial de samurai;
Pneus pequenos;
Válvulas e sensores do motor e câmbio;
etc...
etc...
etc...
Márcio Magalhães
16/06/2006, 17:31
Olá,
Tem que comprar tudo isso? Não sabia!
Ainda bem que quando comprei meu Vitara dois anos atrás não sabia disso, se não tava de Fusca!
[]´s,
samukanvas
16/06/2006, 17:40
É porque vc nunca deve ter feito trilha mediana. :pensativo:
Se for ficar gastando pneu em terra um fusca te serviria perfeitamente :concordo:
Márcio Magalhães
17/06/2006, 08:44
É, nunca fiz...
:parede: :parede: :parede: :parede: :parede:
[]´,
O unico problema é manter o carro limpo, pois depois de um passeio de final de semana vc tem que dar um jeito para usa-lo durante a semana, o lado bom é que limpando o carro vc pode peder umas calorias hehehe...
:D Olá amigo, também quero muito comprar um Vitara, e notei que você tem o modelo que quero, então, podes me dizer algo sobre o mesmo?
Como por exemplo, consúmo, Km/l na cidade e na estrada, motor quebra? quanto dura um motor desses ja que é de alumínio?Pneus originais quanto custa? E confortavel? A quantos Km/h da pra viaja com o mesmo?Anda bem? Quanto ele da no máximo? Anda melhor que o Niva? Pois eu queria um Niva, mas pelo que ele gasta e o quanto anda não quero mais, pois quero um veiculo que me deixe ir acampar e pescar e ou passear fim de semana por caminhos mais defiseis com caracteristicas de um carro!!!!!! :pensativo:
Abraço obrigado! :concordo:
Olá,
Tem que comprar tudo isso? Não sabia!
Ainda bem que quando comprei meu Vitara dois anos atrás não sabia disso, se não tava de Fusca!
[]´s,
Não precisa comprar tudo isso não... se vc descuidar, qualquer viatura quebra...
Samukanvas, na boa,
Se um samurai fosse assim tão maravilhoso vc mesmo não estaria migrando para uma cherokee depois de tudo o que tudo o que vc investiu no seu carro para tentar deixar ele uma boa viatura para off road sério.
E vc não é o primeiro a fazer isso não, muitos gastam rios de dinheiro em samurais e depois percebem que o carro não atende as necessidades e passam para outro, normalmente com mais motor e conforto, muitos itens a revisar e um lista de possíveis broncas e componentes eletrônicos caros infinitamente maior que nos vitaras...
Suas atitudes não condizem não condizem com seus posts.... se vc acreditasse no que posta, estaria migrando para um CJ ou, dependendo do seu uso, para uma gaiola (vc já declarou ser fâ delas em outros posts).... ou quem sabe um fusca!!! mas ao invéz disto parece que vc foi para uma cherokee... :pensativo: atitude um pouco estranha a sua...
Mais uma vez, não é preciso desmerecer os vitaras para defender os samurais... todos tem seu uso, suas vantagens e desvantagens...
Seguindo sua linha de racicínio a conclusão óbvia é que samurais quebram menos que os vitaras assim como carroças quebram menos que carros pois não tem muito o que quebrar... isso é uma ofensa para os samurais assim como seu post acima deprecia os vitaras injustamente.
o caminho não é esse.
All,
É de concenso geral que samurais são mais indicados só para fazer trilhas, para brincar no fim de semana... mas nada impede seu uso no dia a dia, é uma questão de gosto. É uma viatura valente e se enfrenta trilhas, chega no trabalho também...
Quanto aos vitaras, tem quem roda a anos em vitaras com pneuzão fazendo trilhas pesadas e nunca quebrou nada disso.... como tem quem quebra em pouco tempo... depende muito de um fator que fica entre o banco e o volante ....
Se vc tem motor e pisa fundo pode quebrar algo mais facilmente. Se vc não tem motor, fica um pouco mais dificil de fazer isso. Eu prefiro ter motor e saber maneirar o pé....
Mas esta discussão --- > Vitara x Samurais é antiga, está em vários tópicos e tem adeptos dos dois lados... cada um com suas preferências e isto não é o ponto central do tópico aberto pelo amigo aqui não....
:concordo:
Thiago,
O importante é ressalvar que um suzuki é um bom carro para o dia a dia, mas como existem modelos com propostas bem distintas é preciso analisar o seu uso da viatura e sua preferência pessoal antes de vc comprar a sua ....
Até mesmo o fato de eventualmente o amigo ter estacionamento fechado a disposição, por exemplo, já ajuda na escolha de um canvas de qualquer modelo... :concordo: mas que ter um canvas traz uma preocupação a mais com segurança isso traz...
Espero que vc faça uma boa escolha e tenha bons fins de semana...
[]s gasosos a todos.... :concordo:
Márcio Magalhães
17/06/2006, 18:44
Caro Gasoso,
Eu sei que não precisa nada disso... estava sendo bem-humorado.
Da forma que o Samukanvas falou o Thiago poderia pensar que o Vitara é um 4x4 frágil. Se formos olhar exatamente para o que o Thiago postou, vemos que o uso dele é para Vitara. Se for começar a ser mais "radical", aí são outros 500.
Mesmo sendo mais radical há quem invista num Vitara e há quem prefira Samurai. Aí vai do gosto, bolso e uso.
Quanto ao Canvas eu discordo. Uma capota rígida resolve o problema dos Canvas na cidade. Eles viram um MT mole mole. Mesmo dando um certo trabalho para tirar a capota, ao menos os Canvas têm esta opção.
Puxa, eu invejo bastante os Canvas... acho eles show de bola, tanto o Vitara quanto os Samucas. Talvez um dia eu tenha um.
[]´s,
samukanvas
18/06/2006, 16:03
Gasoso,
Mais uma vez acho que vc vive enrolando e não sai da mesma.... se comprasse um ecosport iria começar a falar que ele é melhor que samurai na trilha etc.... etc... etc... :roll:
Não tô falando que o samurai é melhor que o vitara na trilha porque tenho um :discordo: . É porque é.... um foi feito pra uma coisa e outro pra outro. Samurai foi feito pra trilha. De fábrica ele já vem pronto pra encarar muita trilha legal. O Vitara não... o propósito é outro.... é trilha leve e asfalto :concordo: . O vitara é frágil sim.... :concordo: visito constantemente oficinas de 4x4 e quando vejo um vitara pergunto logo sobre o carro. Não fico impressionado com as declarações dos mecânicos porque parece que eles concordam comigo. Vitara é bom? depende do uso. Trilha pesada? Não... não dá.... não cabe pneu no vitara sem que ele quebre e ele não foi feito pra tomar porrada a trilha toda. Na verdade o vitara está na mesma situação do niva. O carro é ótimo pro que foi feito e uma merda pro que não foi. Vai muito bem na trilha leve e média, mas pesada quebra tudo. O Vitara por ter IFS não se comporta tão bem como samurais e não dá pra ir muito longe em preparação. É um calcinho alí, um pneuzinho e só.... Por ter IFS contem mais peças e mais peças quebram, certo? Já que vc é um cara inteligente poderá me dar razão agora...
Não é só samurai que é melhor que vitara em trilha, é CJ, XJ, TJ, YJ, Troller, etc... é o problema do IFS.... Pra mim e para a história mundial de trilhas a vida segue dessa maneira :concordo: . Quem tem pneu grande, não tem IFS, relação peso/potência boa e resistência vira um bom jipe. Entendeu porque falo que vitara não é "o" carro certo pra trilhas médias e pesadas? foi o que falei pro amigo que chegou com dúvida.... vai que ele gosta de trilhas pesadas..... :mrgreen: Vc é um cara inteligente.... deve ter entendido. :concordo:
De novo..... se vc é fã e adora seu carro, vá a um campeonato de rock crawler, que mesmo sem servir de exemplo, servirá pra entender um pouco sobre preperação se suspensão etc... É = formula 1.... tudo lá é desenvolvido pra ser usado nos carros de rua.... não serve como parâmetro, mas é um laboratório.
Agora o lado pessoal: Estou migrando para uma cherokee porque tenho uma pena fudida de detonar meu samuca colocando suspensões que tirarão completamente a dirigibilidade do carro. Tenho pena de gastar mais 30/50 mil em cima de um carro que já custou caro e não terei como vender nunca mais. Tenho pena em destruir um belo carro novo e caro para fazer trilhas que se tornarão cada vez mais fáceis a medida que fuço no samuca.... :roll: mas vc é um cara inteligente e já sabia disso, né? afinal leu todos os meus posts. :D
A cherokee é 91... um carro que vale 15 e que foi comprado pela metade com suspensão RE de 5.5"..... entendeu o preço? Vc não compraria? É o caso de oportunidades que não se pode deixar passar. De quebra ganhei bancos elétricos, vidros elétricos, direção hidráulica, bancos de couro e espaço (que pra mim, nesse momento importa mais que qualquer outra coisa). A cherokee é melhor que o samurai? Não... tenho uma 98 e acho uma bosta perto do meu samurai.... em qualquer conflito. Solução? Garstar quase 10.000 doleta em suspensão pra deixar parecido com meu samuca.... vc é um cara inteligente e deve ter pesquisado bastante, certo? :concordo:
Acho que muitos gastam rios de dinheiro e ficam putos porque querem rodar no centro de sampa sem que o volante trema com os pneus 3k, sem que o carro pule com suspensão de 10", sem que o carro estale com bloqueio, que o carro ande a 160 e faça curva a 200 etc... etc... etc... mude seu ponto de vista um pouco :roll: o vitara tá te deixando cego :mrgreen: . E mais.... num é todo mundo que muda pra vitara não..... existe uma porcentagem, tipo uns 90% que muda pra outra marca.... vai te entender... :mrgreen:
Gaiola pra mim é o ideal.... a gente muda.... vai melhorando.... vai aprendendo e chega uma hora que a gente não consegue mais fazer as coisas com o equipamento que temos.... daí? :roll: Gaiola! :D Ainda vou ter uma e vou ter que doar a cherokee pra alguem pra poder comprar tubos e fazer um 4x4 sério de verdade. Será que vc vai falar pra mim que estou desmerecendo a marca jeep em função de uma gaiola feita em casa? :roll: Se trata de marcas ou desempenho na trilha? nomes ou superação de obstáculos? se fusca fosse bom de trilha (pior que é quando vira gaiola :roll: ) seria ótimo... não teríamos essa discussão porque ambos teríamos fuscas de 5 conto fodões.... :palmas:
Terminando, eu nunca desmerecí vitaras pra levantar samurais :discordo: ..... eles fizeram sua fama antes de eu saber o que seria 4x4 :concordo: . No fórum é que acontecem coisas estranhas.... :roll: pessoas compram carros e passam a achar que eles são os melhores do mundo.... assim do nada.... :roll: assinou o doc do carro e o carro mudou sua classificação de normal pra fodão indestrutível. :shock: Não é verdade? :mrgreen:
Parem de viajar.... a melhor solução é perguntar na trilha... ver o carro ao vivo, na hora, passando por obstáculos. Aí sim teremos o "tira-teima" pegar 2 carros e fazer a mesma trilha. Tenho certeza que vc já deve ter lido o que eu falo sempre: "quando quiser comprar um carro, vá a um jipe clube e conheça suas opções de perto, ande, pergunte sobre, faça trilha de zequinha, veja se te serve" Melhor do que o pessoal anda fazendo: "compra o vitara (ou outro qualquer) porque eu tenho um e num quebra nunca e é fodão" vc mesmo cansou de falar isso.... :roll:
Tem uns mentirosos tb.... o cara bateu motor do carro, quebrou eixo, o carro é só folga e chega falando grosso: "meu carro nunca quebrou" :roll: . Vá no tópico do samukanvas.... tem fotos das trilhas que fazia e das qubras que tive e tire suas conclusões..... as pessoas tem que aprender a perder. Ganhar sempre nem a seleção do brasil. Meu samurai ganhou e perdeu... tá tudo escrito lá!!!!
Só pra deixar claro... samurai não é o melhor carro de trilha pra mim, mas sim o que me serve melhor :concordo: Pra mim hoje o melhor carro de trilha é uma gaiola v8 traseiro com rockwells (só pra ser teimoso :mrgreen: ) e coil overs gigaaaaaaaaaaaaaantes :mrgreen:
Márcio, desculpe se fui grosso com vc, não foi minha intenção.....
abs a todos
losninjas
18/06/2006, 20:44
Eu so tenho o meu samurai canvas 95 e rodo pra todo canto com ele.. trabalho, estudo.. lazer e trilhas ( principalmente) eh meio desconfortavel andar com ele no dia a dia, quando chega o fds vale a pena..
losninjas
18/06/2006, 20:47
Agora um problema que eu vejo, eh que como o meu eh canvas, nao se pode deixar nada dentro dele que o "dono" vem e leva.. So de toca CD ja levaram 3.. e todos estavam em locais mais ou menos seguros..
o resto eh so alegria, principalmente na praia ..
thiago-nit
18/06/2006, 22:56
É pessoal, teve uma hora que a situação ficou meio sinistra :stop:
Tem um site que eu vi: www.peixemovel.cjb.net que mostram alguns tipos de trilhas(fotos e vídeos) que desejo fazer.
Como única viatura, realmente um Samurai parece que vai ser muito desconfortável, pois não é a primeira vez que leio isso. O Vitara que apesar de ser menos robusto, acho que dá pra encarar.
Mas estou ciente que quando for decidir realmente, vou aparecer em algum jeep club da região para me informar melhor e ver de perto as viaturas. Por enquanto estou pesquisando com calma e rodando nos sites e fóruns de outras marcas; e ao mesmo tempo juntando $$$ :lol: até decidir. :pensativo:
Um problema grande que tenho também é convencer dona patroa a trocar uma carro de passeio por um jeep :lol: :mrgreen:
comissoli
19/06/2006, 09:43
thiago-nt,
Chegou a solução dos seus problemas com a patroa!
:D
Leve ela pra conhecer uma Grand Vitara e vc verá que é possível agradar gregos e troianos, trilhas e asfalto, conforto e aventura!
Com uma GV 2 portas, suspensão e pneus já dá pra se divertir muito sem abrir mão do conforto.
Custa mais porém rende mais ainda! É carro pra sempre.
comissoli
19/06/2006, 09:50
PS - Só mais um adendo antes de gerar alguma polêmica.
Já falei antes e repito, acho que o melhor carro é o que atende as SUAS necessidades.
É claro que quando falo da GV, acho que é o melhor carro para MIM! :P
Samukanvas...
Antes de mais nada muito obrigado pelos elogios... eu mesmo não sabia que era tão inteligente assim... um reconhecimento positivo vindo de alguem observador e realmente expert em Suzukis corno vc vale o dobro... :concordo: Mas vê se para de puxar meu saco porque eu sou espada cara.
Quanto a tudo o que vc postou... seria interessante vc olhar bem para a mensagem inicial deste post... O amigo Thiago perguntou sobre o uso de Suzukis no Dia a Dia... vc está postando coisas sobre trilhas pesadas e prolongando uma discussão no lugar errado ... na boa, independentemente de eu discordar de vc, tudo isso está fora do escopo deste tópico.... :concordo:
Para acabar de vez com essa novela de ficar discutindo preparação de carros até em tópicos direcionados ao uso das viaturas no dia a dia :putz: ... vou abrir hoje de noite um outro tópico sobre Vitaras x Samurais Prós e contras em trilhas de todos os tipos.... peço a vc que pare de perturbar por aqui e vamos terminar a "conversa" no post que vou abrir... aí sim responderei a todas as suas colocações.... mas aqui não...
Se não for pedir demais, espero que pelo menos nisso vc concorde :concordo: se quiser, reescreva seu post por lá....
THIAGO,
Foi mal a bagunça aí cara :mrgreen: ... tó levando a "conversa" amigavel com o Samukanvas para outro lugar....
All,
Quanto aos Canvas... a capota de fibra realmente transforma ele em um MT (ou seria FT :mrgreen: )... mas este é o problema... a transformação é tão definitiva que são necessárias pelo menos duas pessoas com alguma força para fazer a operação que é bem demorada e trabalhosa... Além disso, se vc não tiver a capota de lona também e resolver andar sem a de fibra... imagine o que vc faria num dia em que vc sai de casa com sol e volta com chuva?? Por isso, nomalmente quem tem a capota de fibra quase nunca tira.... e como o carro fica mais pesado com ela do que com o teto de metal... a preferência costuma ser ou capota de lona ou teto de metal... mas gosto é gosto....
Só estou postando isso pois já tive um canvas com capota de lona e utilizei no dia a dia... até fiz viagens longas com ele.... fui de Natal a Jeri, de Natal a Maceió, etc... e em todas as vezes era um saco ter de tirar simplesmente tudo da viatura ao descer em pousadas, hoteis, restaurantes, parques, etc... mas o lado bom é que pude rodar sem a capota em jeri na beira da praia curtindo o por do sol no mar com a patroa e um bom vinho :concordo: ....
O Canvas te proporciona momentos especiais, mas cobra caro por eles....
[]s
samukanvas
19/06/2006, 14:32
Samukanvas...
Antes de mais nada muito obrigado pelos elogios... eu mesmo não sabia que era tão inteligente assim... um reconhecimento positivo vindo de alguem observador e realmente expert em Suzukis corno vc vale o dobro... :concordo: Mas vê se para de puxar meu saco porque eu sou espada cara.
Quanto a tudo o que vc postou... seria interessante vc olhar bem para a mensagem inicial deste post... O amigo Thiago perguntou sobre o uso de Suzukis no Dia a Dia... vc está postando coisas sobre trilhas pesadas e prolongando uma discussão no lugar errado ... na boa, independentemente de eu discordar de vc, tudo isso está fora do escopo deste tópico.... :concordo:
Para acabar de vez com essa novela de ficar discutindo preparação de carros até em tópicos direcionados ao uso das viaturas no dia a dia :putz: ... vou abrir hoje de noite um outro tópico sobre Vitaras x Samurais Prós e contras em trilhas de todos os tipos.... peço a vc que pare de perturbar por aqui e vamos terminar a "conversa" no post que vou abrir... aí sim responderei a todas as suas colocações.... mas aqui não...
Se não for pedir demais, espero que pelo menos nisso vc concorde :concordo: se quiser, reescreva seu post por lá....
[]s
:putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz:
Tá bom, vai lá..... espera que eu vou lá sim..... :concordo:
Tá com problema de memória? Eu falei pro cara que "vai que vc começa a ficar mais radical" então, tudo o que eu falei faz mais sentido agora?
Vc sabe que quando se tem um off road vc quer sempre melhorar e fazer trilhas mais difíceis..... :P
:roll: :parede:
Samukanvas...
... vc está postando coisas sobre trilhas pesadas e prolongando uma discussão no lugar errado ... na boa, independentemente de eu discordar de vc, tudo isso está fora do escopo deste tópico.... :concordo:
....
A ideia central da coisa está em negrito...
Problema de memória eu não tenho... pelo menos não ainda...
Vc já pensou em assistir de novo algumas aulas sobre compreensão e interpretação de textos? na minha época de escola isso fazia parte da disciplina de portugês... acho que talvez isso te ajude a entender melhor a idéia central de frases mais extensas...
digo isso pois tenho certeza de suas boas intenções ao postar algo para mim....
Quanto ao novo tópico, ele já está aberto....
[]s
Não pude deixar de dar meus 0,02 cents nessa conversa........
Recentemente troquei minha Camper por um Samurai mais por motivos mais financeiros (imóvel) do que por gosto.
Essa estória de conforto é muito relativa, já tive picape 4X4 e o Samurai pula tanto quanto uma picape , porém nada insuportavel.
A principio ainda estava com ressaca da venda da Camper, mas no primeiro teste de trilha, entende-se por trilha lama no meio da roda,brejo, facões e subidinhas de barranco, o jipinho me surpreendeu.
A Camper é um trator leva tudo pela frente se vc cai num facão a suspensão busca o fundo e sai do jeito que entrou, pois tem um 6 canecos empurrando tudo....
O Samuquinha não deixou a desejar, o motor é fraco mas a reduzida e o modo de conduzir compensam essa diferença onde eu passava na raça com a Camper fui no jeitinho com o Samurai e passou tb.
Ele é muito mais ágil devido ao tamanho e o baixo peso 8) 8) 8)
Fiz uma revisão neste feriado e fiquei surpreso com a robustez do conjunto :shock: :shock:
Sempre sonhei em ter um CJ3 mas o Samurai está cumprindo e excedendo muito bem essa expectativa :palmas: :palmas: :palmas:
PS: Estou usando como meu carro do dia a dia , rodo 30km com ele :D :D :D
PS: Se não passa de 80-90km eu saio 5 minutos mais cedo 8) 8) 8)
[ ]´s manobrando e podendo andar em circulos no quintal de casa :mrgreen: :mrgreen:
A principio ainda estava com ressaca da venda da Camper, mas no primeiro teste de trilha, entende-se por trilha lama no meio da roda,brejo, facões e subidinhas de barranco, o jipinho me surpreendeu.
A Camper é um trator leva tudo pela frente se vc cai num facão a suspensão busca o fundo e sai do jeito que entrou, pois tem um 6 canecos empurrando tudo....
O Samuquinha não deixou a desejar, o motor é fraco mas a reduzida e o modo de conduzir compensam essa diferença onde eu passava na raça com a Camper fui no jeitinho com o Samurai e passou tb.
Ele é muito mais ágil devido ao tamanho e o baixo peso
Fiz uma revisão neste feriado e fiquei surpreso com a robustez do conjunto
concordo 100% com isso....
a idéia é essa mesmo... cada viatura tem seus pontos fortes e fracos, seja lá qual for o modelo... vc utilizou os pontos fortes do samurai para superar os fracos... a robustez, a reduzida, e baixo peso compensaram a falta de potência....
O mesmo se aplica aos vitaras ou qualquer outra viatura...
Por isso mesmo é que defendo que ambos são robustos e servem para todos os tipos de uso... vale mesmo na hora de escolher o gosto, o bolso e necessidade de espaço e de conforto de cada um....
Quanto ao uso do samurai no dia a dia... isso é muito pessoal... O samurai é uma viatura de caracteristicas bem particulares, principalmente os modelos feixe, e por isso divide muito as opiniões... Tem quem adora, tem que detesta.... é o bom e velho gosto....
Só acrescento uma coisa, 30 km por dia é bem pouquinho... Na minha opinião, em uma distância destas, a suspensão do samurai ainda não chega a incomodar não... a bronca é para quem faz percursos mais longos para ir ao trabalho ou ainda p/ quem utiliza seu carro para resolver assuntos de trabalho no dia a dia (meu caso)... aí uma suspensão mais macia e bancos confortáveis ajudam muito....
A cobra fuma mesmo se não tiver outro carro para viajar e as viagens forem constantes.... se vc corre o risco de ficasr horas trancado no trânsito, etc... mas isso também, pra variar, é uma questão de gosto e por isso é pessoal....
[]s
Fabyano,
to com o carro a 2,5 anos naum tenho oq reclamar, naum tive problemas sérios de manutenção, acho que o carro até que aguenta bastante, relativamente confortavel para viagens com o bom espaço interno para a bagagem, como estou usando para trilhas medias / leves e alguns passeios off roads além de usa-lo no dia a dia coloquei pneus BFG235 50% 50% + 2" na suspensão o consumo não é dos melhores ta fazendo na estrada 9,4 (calculo do ultimo passeio estrada, cidade, terra) na cidade to até com medo de fazer a média pra valer mas acho que deve ficar em torno de uns 7 km/l.
EduPuga,
:pensativo: Acho que tua viatura está desregulada ou teu pé é realmente pesado... os meus fazem uns 9 por litro na cidade com ar ligado e olha que eu tenho GNV instalado... na estrada passam de 12 por litro... já cheguei a uns 14 por litro andando na maciota...
[]s
Gasoso,
O maximo que consegui foi 10,4 km/l (estrada) isso antes de trocar os pneus, naum tenho o pé pesado ando na maciota, mas na cidade com os pneus maiores o carro parece que ficou mais pesado.
Tenho q dar uma revisao nele ai aproveito e peço para o mexanico dar uma afinada :concordo:
Abraços
ntantunesjj
21/06/2006, 22:39
Olá, não sou um "EXPERT" como outros ai de cima... mas posso te dizer o seguinte.
Qdo decidi cmprar um 4x4 ( soh andava de Peugeot ) , comprei uma Sportage (diesel) 97 inteirinha , excelente carro ... mas pena que os ladrões tambem acharam e me levaram o carro na mão grande. Fiquei P da vida , procurei outra meses a fio e nada ... derrepente, achei um Sidekick 94-5P inteiraço...unico dono ( um cara cuidadoso ) , estou muito satisfeito, rodo diariamente uns 70 km e ateh agora , nada diferente do meu 206, gasolina,água,óleo ... O carro eh macho, confortável, tem espaço sufuciente para qualquer viagem . Sem nenhuma preparação especial de motor ,suspensão (somente protetor de carter e cambio ) atravessei o Parque de Itatiaia e fui parar em AIURUOCA (MG) no pé do Pico do Papagaio ... o cara passou por todos os caminhos que uma Land 110 passou !!!!! e sem perder um parafuso se quer.
Se vc estah a fim mesmo , procura por um carro em bom estado geral e vai fundo Vitara,Suzuki,Sportage.... todos valem a pena . A não ser que vc queira um carro para ir ateh o plato do PICO DA BANDEIRA. Ai cara nem trator .... / Sds
thiago-nit
21/06/2006, 23:16
SJKCaio, seu Samuca tá show :palmas:
Por acaso, alguém tem 1,94m de altura como eu?
Será que um Samuca em termo de espaço interno é igual ao Fiat Uno? Se for já era. :parede:
Beto Lacerda
22/06/2006, 10:06
li por alto que samuca não da p/ andar no dia dia .. que prefira um uno mille .. quem diz isso é meio afrescalhado .. na boa minha mulher tem um samuca feixudo canvas como carro de uso diario ...
na boa quem aqui estaciona seu samurai metal top na rua em sp ???
então na boa escolha o que te agradar e desencana dessas viadagens de que canvas e dificil no dia dia ...
se um mulher aguenta todas as "dificuldades" de se ter um carro conversivel , com ar condicionado , que não da problema nunca , de manutenção barata ( não quebra ) eu garanto que qqer homen tb vai conseguir ...
e ifs é coisa de niva ....
suzuki tem fama de bom por causa do samuca e fama de carro importado de manutenção cara pelo vitara :twisted: ...
[]'s
Quem reclama de conforto do Samurai nunca teve picape 4X4 :x :x :x
Com 1,94m vc ficaria muito mais desconfortavel na cabine de uma Hilux do que no Samurai :shock: :shock:
A altura do teto e o espaço Banco-volante é maior no Samuca.......
No Uno vc tem o teto mais baixo, já o espaço para as pernas parece ser o mesmo......
Márcio Magalhães
22/06/2006, 14:35
Olá,
"suzuki tem fama de bom por causa do samuca e fama de carro importado de manutenção cara pelo vitara"
Puxa, nunca ouvi falar nisso.
[]´s,
JoaoAlberto
28/06/2006, 16:10
Cara, tu deve ter sonhado com um vitara emrrabando o teu samurai não foi?
Vai ter raiva assim na...
samukanvas
28/06/2006, 18:39
li por alto que samuca não da p/ andar no dia dia .. que prefira um uno mille .. quem diz isso é meio afrescalhado .. na boa minha mulher tem um samuca feixudo canvas como carro de uso diario ...
então na boa escolha o que te agradar e desencana dessas viadagens de que canvas e dificil no dia dia ...
se um mulher aguenta todas as "dificuldades" de se ter um carro conversivel , com ar condicionado , que não da problema nunca , de manutenção barata ( não quebra ) eu garanto que qqer homen tb vai conseguir ...
suzuki tem fama de bom por causa do samuca e fama de carro importado de manutenção cara pelo vitara :twisted: ...
[]'s
Betão pra presidente!!!!!
Sábias palavras.... hehehehehehe
E aí gente boa, sou novo por aqui, eu havia feito uma pergunta antes mas esqueceram de responder pela discução que houve.........
Mas enfim, eu gostaria de saber muito sobre Sideckik, KM/L na estrada e na cidade, se é bom pra unico carro, se pneus originais são muito caros, queria saber tambem se anda melhor que Niva, pois eu queria um, mas quando vi quanto um Niva anda X oque gasta, não da não, então a quanto da pra viaja com Side e quanto da no máximo?
O motor dura bastante? E aquela historia de ser de alumínio, quanto da pani tem troca o cabeçote literalmente? Isso é caro pra faze? E se encontra cabeçote 16V de Side facil?
Muito obrigado abraço!
fabyano,
tenho um side a 2,5 anos vou lhe passar minhas experiencias com ele pra vc ter uma ideia.
Consumo 9,4km/l (media em estrada e terra, já com os pneus 235),
na cidade alguma coisa menor q isso.
Assume legal a funçao de unico carro sem problemas, é mais facil de dirigir que um carro normal acho que devido a altura.
Nunca andei com niva mas acredito que seja mais economico e melhor para andar pois tenho um colega que quer trocar o niva pelo side, e tem também a questão do espeço interno, fiz uma viegem de 1200 km sendo uns 500 de terra sem nenhum problema.
O motor é original (segundo meu mecanico) ele já ferveu comigo fiz o cabeçote sem problemas (ta na ultima medida possivel) na época gastei uns 700 com peças e mão de obra.
Como a questão é o uso dia-dia meu ex-carro era um kadett a unica coisa que vc pode estranhar é que o side naum é um carro corredor, mas anda na terra como se tivesse no alfalto muito macio, naum sei se tive sorte mas naum tive nenhum desgosto com o carro ainda é só alegria.
QQ outra duvida é só perguntar.
Abraços,
Fabyano,
O lance o pneu troquei recentemente os antigos pelo BFG 235x75-15 paguei 500 de cada um em 4x é o (all terrain) mas tem vários modelos bem mais baratos.
Abraços
Obrigado pela ajuda, mas você conssegue andar com o Side a 100KM/h? Pois meu medo e que seja como o niva, pois quem diz a verdade diz que niva com motor original não da mais de 100KM/H! Não por querer correr, pois eu gosto de passear por caminhos mais ruíns, mas quando vou viajar gostaria de andar por 90 100 Km/h livre, não como o Niva que à 100Km/h esta no máximo fazendo 8Km/l!
Entende? Alem de que o Side é bem mais legal até mesmo estéticamente, eu pençei em pegar uma Ranger, mas por ela gastar muito não ser 4X4 e ser apenas pra 2pessoas e meia, desisti, então lembrei do Vitara, mas são essas minhas duvidas, há!!!!!!então o cabeçote aseita retífica?
Muito obrigado!
Fabyano,
O side dá até mais de 100 km/h tranquilo depende do seu pé e da configuaração do carro, lógico que vc vai aumentar o consumo, mas se vc já ta com a ideia de apreciar a paisagem enquanto viaja vai se dar bem com o carro, pois tem muito espaço nas janelas para vc ver o que passa do lado de fora hehehe....
Como falei o cabeçote do meu esta na ultima medida o pessoal já me tranquilizou que na proxima mexida pode-se feita a medida original e começar tudo denovo.
Andre Sousa
03/07/2006, 13:19
[]'s
Não me faça vomitar...
Andre Sousa
03/07/2006, 13:31
Sendo o tópico sobre carro único vamos ao assunto.
Primeiramente defendo muito a tese do carro único. Já ouvi muitos proprietários se orgulharem de ter 2, 3 ou 4 carros, e usá-los de acordo com a necessidade.
Aí pode ser um Vectra junto com um Samurai e um G. Vitara Diesel que vale tudo - ESSE NÃO É MEU PERFIL.
Primeiro pela grana. Ter um Vitara pra trilha (+- 30 paus) e mais um Gol na garagem (+- 35 paus) é inconcebível. Certamente juntaria os 65 paus e compraria um único 4x4 melhor ou mais novo.
Sou daqueles que não aceitaria vir pro trabalho dirigindo um Fiesta, um Gol ou um Vectra. Carro pra mim tem que ter cheiro de 4x4. Tanto no trânsito como na lama.
Como poderia parar num restaurante e descer de um carrinho que tem dificuldade de subir o meio-fio????? Não funcionaria.
4x4 é mais que um veículo, é um estilo de vida. Decidido isso, escolher entre Samurai, Jimmy, Vitara ou G. Vitara é pura diversão. Faz um test drive em todos. Escolhe qualquer um e vai ser feliz.
samukanvas
03/07/2006, 14:55
Não me faça vomitar...
Carácoles.... acabei de voltar do almoço e leio isso :roll: Num brinca assim não.... acabei de comer um misturado de origem desconhecida, mas de aspecto altamente nojento.
Agora o azedinho tá na garganta.....:shock:
:mrgreen:
diogo ludovico
03/08/2006, 21:04
Olha, não teve um na minha familia que não me chamou do louco pois troquei meu uno 2003/03 comprado zero com apenas 45000km por um samuka metal top 97/98 com 105500km!:dance: :shock:
Vou dizer..... não me arrependo!! Claro que já gastei mais de R$2000,00 em manutenção só pra colocar o carro em ordem....:putz: , mas valeu cada centavo. :palmas:
Felypenoob
03/08/2006, 21:47
Eu tenho um samurai como meu único Viaturo - pq ele é macho pra caraio! =D - tanto para a cidade como para as trilhas.
Como pretendo realizar expedições eu pretendo instalar um motor diesel, mas não vou dizer que é necessário para o bom desempenho do carro pois não é!
O "problema" do Samurai é a sua baixa autonomia e passageiros chatos!
Acredito que o Vitara também seja um bom carro (especialmente para a cidade, ou para a trilha se for preparado) para se ter como única viatura.
Mas é aquele esquema, tem que cuidar muito bem do carro e ter ciência de que algumas vezes você pode ficar com o carro na oficina (seja consertando algo ou preparando o bicho!) e ter que andar de metrô! :mrgreen:
Abraços!
Felype
bcantunes
04/08/2006, 08:01
Pois bem... no final do ano passado troquei minha Courrier 2001 (ótimo carro!) por um Vitara 3P 97. Tive que colocar mais um dinheiro em cima, mas por sorte, tinha a grana na mão.
Em princípio, parece maluquice trocar um carro mais novo por um mais velho e mais caro. Mas não é não...
Uso o carro tanto no dia-a-dia quanto para viagens curtas e longas. Viajei muito com a Courrier e já viajei muito mais com o Vitara!!!
A manutenção do Vitara está saindo mais cara que a da Courrier. Mas estamos falando de um carro de quase 100.000 km (Vitara) contra um que tinha 50.000km (Courier).
Dá Courier tenho saudades do desempenho (140 km/h, mole) e da automonia (70 litros x 14 km/l = muita diversão!!!). Mas já fui a vários lugares com o Suzuki que a Courrier não chegaria.
Então minha opinião é: dá sim para ter como único carro um Suzuki! Eu estou super feliz com o carro.
Para quem faz trilha mesmo (o que não é o meu caso), acho que é uma boa opção ter dois carros, ainda que um seja um Uno Mille (nada contra também) e o outro qualquer 4x4.
Ainda que os custos sejam aparentemente maiores, na trilha você fica sem "pena" de detonar o 4x4... no dia seguinte, a vida continua sem modificações.
Agora, ficar à pé durante dias esperando o carro ser consertado na oficina, esperando peça porque o fim de semana foi "hard-core", isso eu acho muito M!
Abraços!
Concordo com a maioria aqui!!!!! Vai fazer 10 anos que só tenho um único carro: SUZUKI SAMURAI !!!!. É desconfortável para viagens, pouca autonomia, pouco espaço...... mas em compensação já me levou para cada lugar que nunca chegaria com um veículo normal....altas aventuras...o carro é um guerreiro japonês mesmo!!....poucas vezes parado na oficina. Inclusive meu mecânico reclama que eu quase não apareço lá!!!
Walter Carlos Brossel
04/08/2006, 13:05
Pessoal,
Uma côxa é uma côxa, outra côxa é outra côxa.
Eu uso meu Vitara no dia a dia e faço desde passeios leves à trilhas radicais, principalmente em tôrno de BH, onde não faltam quebradeiras.
Já fiz super bonder em Itaipava(RJ), perdidas, galopeira, batman, ovo cozido, bicudo, etc,etc,etc. e na minha humilde opnião o Vitara é show de bola!
Tenho vários amigos que tem Samurai e passamos juntos em todos os sufôcos.
Quando não dá, um puxa o outro, liga guincho, toma uma cerveja e vamu que vamu.
Se o carro quebra? Lógico, mas depende do pé do motorista, O meu tem pneus MUD 30/9,5 e focinho de samurai. Nunca quebrei uma homocinética ou algum semi eixo...mas já vi muito vitara estourado na oficina do Edmur muito mais por imperícia do motorista do que problema do próprio carro. O sujeito enche a cara (isso eu tbém faço...) e mete o pé com uma 1ª reduzida subindo um paredão de pedra e não quer ter problemas?
Uma vez fizemos uma trilha "pedreira" entre Caeté e Rio Acima e sabem que deu um show? Uma Rural 75 toda transformada e o motorista tinha uns 70 anos...ducarai. Aprendo todo dia nas trilhas que faço. Seja técnica, seja passeio, seja o que fôr. O bom da vida é isso. Viver e aprender.
Claro que meu Vitara já quebrou muita coisa, até porque a gente passa, e muito, do limite que o carro foi preparado. Mas como disse anteriormente, foi muito mais imprudência minha que problema mecânico.
Portanto acho que a questão é pessoal. Vejo muita gente sentando o pau em troller, land, etc. Acho que são pessoas recalcadas. Compre o carro que vc quiser e puder$$$$ e seja feliz. Na trilha, pelo menos com as pessoas que ando, ninguém fica prá trás com o carro quebrado...
No meu caso, a patroa nem um Mille que quebra meu galho quando o Vitarinha tá no hospital...
Um abraço galera.