PDA

Ver Versão Completa : Pajero Sport 2001 2.8 - alternador e bateria 90A suporta 3 ventoinhas elétricas?



lucaskich
07/11/2023, 00:24
Boa noite pessoal. Estava pensando em instalar 3 ventoinhas elétricas na minha Pajero Sport. Uma de 16" (consumo: 21 amperes; potência: 252 Watts) adaptada no lugar da ventoinha original de polia viscosa e duas de 9" (consumo: 7,2 amperes cada; potência: 86 Watts cada), uma na frente do radiador de óleo e outra no lugar da ventoinha original do intercooler.

Pesquisando sobre a ligação elétrica e o acionamento por temperatura, encontrei relatos de pessoas não recomendando esse tipo de instalação porque pode estragar o alternador e a bateria. Uso alternador e bateria de 90A. Alguém que tem experiência com elétrica ou já fez o procedimento pode dar uma opinião?

Os que eu estava considerando são da SPAL, vi alguns vídeos da gringa de modelos dessa marca em uso com defletores personalizados e parecem bem potentes (16" com 2024 CFM e 9" com 637 CFM).

Eu pretendo aproveitar os encaixes originais e adaptar uma chapa de alumínio somente para segurar e isolar o eletroventilador de 16". Isso se eu descobrir que 21A+7,2A+7,2A (35,4 A) não é corrente demais para o meu alternador de 90A, considerando todos os outros periféricos elétricos funcionando ao mesmo tempo.

Eletro Ventilador Spal Va18-ap71/ll-59a 12v 16 Pol. Aspira | Frete gratis (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3146395555-eletro-ventilador-spal-va18-ap71ll-59a-12v-16-pol-aspira-_JM)

Ventoinha Spal Va07-ap12c-58a 9 Poleg. 12v Aspirante | Frete gratis (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2690878032-ventoinha-spal-va07-ap12c-58a-9-poleg-12v-aspirante-_JM)

Glaicon
07/11/2023, 06:12
Sua viatura deve estar com problema gigante de aquecimento.
Cabeçote trincado ou vazamento nas mangueiras, provavelmente, fazendo-a ferver.
Colocar essa montoeira de ventoinhas elétricas não resolverá seu problema.
Tirar a polia viscosa, e colocar uma elétrica é erro grosseiro, pois a viscosa funciona com o calor do motor, engrossando o gel que existe dentro dela, aumentando a força da ventilação, inclusive enquanto trafegando em rodovia, que é onde mais aquece.
As ventoinhas só funcionarão bem na cidade, em baixo giro.
Na estrada não são eficientes.
Cabeçote novo, bomba d´água nova, radiador limpo com aditivo anti fervura e, um correto aperto do cabeçote, é que resolverão seu problema.:concordo:

dojao campeao
08/11/2023, 09:46
Sua viatura deve estar com problema gigante de aquecimento.
Cabeçote trincado ou vazamento nas mangueiras, provavelmente, fazendo-a ferver.
Colocar essa montoeira de ventoinhas elétricas não resolverá seu problema.
Tirar a polia viscosa, e colocar uma elétrica é erro grosseiro, pois a viscosa funciona com o calor do motor, engrossando o gel que existe dentro dela, aumentando a força da ventilação, inclusive enquanto trafegando em rodovia, que é onde mais aquece.
As ventoinhas só funcionarão bem na cidade, em baixo giro.
Na estrada não são eficientes.
Cabeçote novo, bomba d´água nova, radiador limpo com aditivo anti fervura e, um correto aperto do cabeçote, é que resolverão seu problema.:concordo:

Ventoinha elétrica suplementar soprando de fora para dentro, ajudará o arrefecimento em baixas velocidades (trânsito pesado por ex.), e não representará risco ao sistema desde que seja instalado o respectivo fusível. Quanto à viscosa, também recomendo não mexer, se quiser saber se ela está funcionando bem, abra o capô e fique olhando ao tempo que peça a alguém que desligue o carro. Caso ela pare instantâneamente, estará boa, se após o desligamento ela continuar girando, estará com defeito.