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felipe kowalski
14/06/2006, 17:14
Ola

Sabado eu fui andar de jeep com um amigo, andamos tudo normal ate que a roda livre dele emperrou e nao engatava, ate ai tudo bem, fomos assim mesmo, chegou num buracão e o meu jeep passou, na hora de passar o jeep dele ele ficou, engatamos os cabos e quando eu fui puxar ele, na hora que eu soltei da embreagem fez um estouro, achei estranho mas forcei denovo pra tirar o outro jeep do buraco e fez outro estouro! aí os dois cardans giravam livremente e nada do jeep patinar, quando olhei nas rodas livres..... as duas "explodiram"!!! elas eram da marca VELOX alguem ja teve esse mesmo problema com roda livre dessa marca? alem de quebrar as rodas livres, a força foi toda pro eixo traseiro e destruiu o semi eixo.......
queria saber se alguem ja viu isso acontecer com roda livre, pois eu sempre achei que roda livre fosse a peça mais dificil de estragar no jeep......

to colocando uma foto de um dos pedaços(no total, uns 20 ou 25) da roda livre.....
se alguem ja teve essa infeliz experiencia, conta ai....

Abração
Felipe Kowalski

Marcelo R. A. da Cunha
14/06/2006, 18:38
Nunca vi essa tal de VELOX :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Tenho as AVMs no Javali e no JPX e nunca fiquei na mao.

Vale o investimento.

rgds

Thiago Rodeghel
14/06/2006, 19:34
Velox???? :shock: :shock: :shock:

Primeira vez q tbm q escuto falar... :pensativo: :pensativo:

Sim, já ouvi falar de roda livre explodir, normalmente em Jeep com bloqueio, motorzão, pneus grandes, etc...

Vai de AVM agora...

[s]

Beto Lacerda
16/06/2006, 16:01
Vai de AVM agora...

e procure a prateada pq a preta explode tb com pneuzão e motorzinho mesmo ...
[]'s

José Augusto
17/06/2006, 07:46
O relato da forma como ocorreu está estranho, quebrar 1 roda livre e o cardãn dianteiro rodar Ok, quebrar o semi eixo traseiro nesta situação com o veículo rebocado tb não está cheirando bem. :pensativo:

Faria mais sentido, supor que o semi eixo traseiro já estava rompido, quando vc relata que tentou engatar a roda livre, na verdade estava desengatanto que não desengatou porque era o único eixo com tração e provavelmente o sistema de descoplamento já estava danificado devido ao uso constante, como a roda livre estava acionada, quando forçou a força foi toda para a diânteira e aí sim quebrou as rodas livres devido ao torque excessivo.

Outra coisa esquisita, vc soltanto apenas um lado da roda livre o eixo já fica sem tração devido ao diferêncial, está me parecendo que este jeep tem um bloqueio 100% na frente e por isto as duas etapas na ruptura, 1o quebrou um lado e depois o outro. Isto explicaria o porque do sistema de desacoplamento estar danificado, veículo rodando em piso aderente com bloqueio 100% no eixo dianteiro.

Aí sim faria mais sentido, o veículo estava tracionado pela frente, e as rodas livres estavam em carga, quando vc deu o primeiro tranco, pode ter aliviado um lado e a força toda da redução foi para o outro lado que explodiu, quando vc deu outro tranco a única roda ainda com tração deve ter recebido toda a carga e aí a outra explosão.

[]'s culpando os verdadeiros responsáveis. :twisted:

ronairy
17/06/2006, 14:10
Para estourar as 2 na dianteira só com bloqueio 100% mesmo. Pensei como o José Augusto :pensativo:

felipe kowalski
19/06/2006, 10:00
nunca abri o diferencial dianteiro, mas nao deve ter o bloqueio, pois uma roda sempre fica girando enquanto a outra esta parada.... com bloqueio isso nao aconteceria não é? é bom lembrar que as rodas livres nao quebraram ao mesmo tempo, foi uma e logo em seguida outra(que a tinha uma trinca, bem pequena, que eu achei que nao teria problemas.....
estou com pneu TORK 7.50x16 e o motor continental 4cil originalzinho e sabado ja quebrou mais um semi eixo traseiro........ as rodas livres AVM aguentaram bem.
alguem sabe como reforçar o semi eixo traseiro?

Abração
Felipe Kowalski

felipe kowalski
19/06/2006, 10:08
Vai de AVM agora...

e procure a prateada pq a preta explode tb com pneuzão e motorzinho mesmo ...
[]'s

prateada?? preta??? como vou saber? coloquei um par de roda livre novas. elas tem a ponta cromada com o meio vermelho...., a parte que vai os parafusos é preta.

Abraços
Felipe Kowalski

ramiro_eli
19/06/2006, 12:07
Vai de AVM agora...

e procure a prateada pq a preta explode tb com pneuzão e motorzinho mesmo ...
[]'s

prateada?? preta??? como vou saber? coloquei um par de roda livre novas. elas tem a ponta cromada com o meio vermelho...., a parte que vai os parafusos é preta.

Abraços
Felipe Kowalski

Essa é da boa! :concordo:

felipe kowalski
19/06/2006, 15:03
Vai de AVM agora...

e procure a prateada pq a preta explode tb com pneuzão e motorzinho mesmo ...
[]'s

prateada?? preta??? como vou saber? coloquei um par de roda livre novas. elas tem a ponta cromada com o meio vermelho...., a parte que vai os parafusos é preta.

Abraços
Felipe Kowalski

Essa é da boa! :concordo:

ué! o forum serve pra essas coisas não é??

Beto Lacerda
19/06/2006, 17:40
prateada?? preta??? como vou saber? coloquei um par de roda livre novas. elas tem a ponta cromada com o meio vermelho...., a parte que vai os parafusos é preta.

Abraços
Felipe Kowalski

essa é a prateada .. a preta não tem a partye cromada .. é toda em aluminio explode igual a suas antigas genericas ..
[]'s

Thiago Rodeghel
19/06/2006, 17:54
Aproveitando :pensativo:

Será q para a RL explodir desse jeito, os parafusos naum estavam soltos, ou mau apertados.
:pensativo: :?:
Já vi casos de jeep perderem a tração dianteira, só por causa dos parafusos mau apertados. :putz: :putz:

[s]

Beto Lacerda
19/06/2006, 18:00
Thiago Rodeghel, ja vi samurai explodir roda livre avm das pretas ...
tudo bem que era do bill mas ..
e estava apertado os parafusos sim .. o que fode é o material que não aguentava muito torque mesmo por isso a AVM evoluiu p/ nova serie prateada
[]'s

Thiago Rodeghel
19/06/2006, 18:07
Thiago Rodeghel, ja vi samurai explodir roda livre avm das pretas ...
tudo bem que era do bill mas ..
e estava apertado os parafusos sim .. o que fode é o material que não aguentava muito torque mesmo por isso a AVM evoluiu p/ nova serie prateada
[]'s

Kct vc tá mais educado... Quem é vc??? O q fez com o mané do Lacerda :lol: :lol:

As minhas são dessas de aluminio, veio qdo comprei o Jeep. Nunca deu problema. Claro q agora D44 com recheio Ensimec vou trocar. Mas pela descrição da marca da RL dele, q nunca nem ouvi falar... pode ser realmente um problema. Mas se fosse uma AVM de aluminio, acho q naum ia explodir assim...

[s]

Beto Lacerda
19/06/2006, 18:23
Thiago Rodeghel, seu apzerio de merd@ ja falei que mesmo da avm as de aluminio explode porra !!!
agora vc acredita ??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[]'s
ps no meu tb veio essa da preta .. ta de resserva no amarelo que veio com automatica .. no meu to pondo uma da prta p/ "ornar" com o recheio né ...

Thiago Rodeghel
19/06/2006, 18:49
agora vc acredita ??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[]'s
ps no meu tb veio essa da preta .. ta de resserva no amarelo que veio com automatica .. no meu to pondo uma da prta p/ "ornar" com o recheio né ...

Ah bom agora sim :concordo: :concordo: :concordo:
tava até te estranhando seu boca aberta... primeira vez q tinha visto vc me responder, sem falar nada :P :P :P
Mais vale um AP rodando do q 2, 4.1 parado :lol: :lol: :lol:

Voltando, essa marca Velox, eu acho q pelo jeito é falta de qualidade... O bill nem se dá como exemplo :putz:

[s]No Velox, YES AVM

Pedro
19/06/2006, 21:29
Voltando ao tópico, não poderia ser relaçoes de diferencial diferentes na dianteira e na traseira, a causa da quebra?? :?: :pensativo:

Thiago Rodeghel
19/06/2006, 21:45
Voltando ao tópico, não poderia ser relaçoes de diferencial diferentes na dianteira e na traseira, a causa da quebra?? :?: :pensativo:

Dificil

Pelo ano do Jeep dele, CJ2A, se não me engano vinha com D25 ou D27. São muito raros, meu CJ5 veio com D25 dianteiro, pra alguém trocar essa relação por outra... nem sei por qual seria :pensativo: Qual dif de carro ou jeep, usa esse tipo de diferencial.

MAS.... :pensativo: :pensativo:

:pensativo: :pensativo: :pensativo:

José Augusto
19/06/2006, 21:51
nunca abri o diferencial dianteiro, mas nao deve ter o bloqueio, pois uma roda sempre fica girando enquanto a outra esta parada.... com bloqueio isso nao aconteceria não é? é bom lembrar que as rodas livres nao quebraram ao mesmo tempo, foi uma e logo em seguida outra(que a tinha uma trinca, bem pequena, que eu achei que nao teria problemas.....
estou com pneu TORK 7.50x16 e o motor continental 4cil originalzinho e sabado ja quebrou mais um semi eixo traseiro........ as rodas livres AVM aguentaram bem.
alguem sabe como reforçar o semi eixo traseiro?

Abração
Felipe Kowalski

Com a sua configuração quebrando semi eixos desse jeito, os eixos são canela fina?



Voltando ao tópico, não poderia ser relaçoes de diferencial diferentes na dianteira e na traseira, a causa da quebra??

Inicialmente tb tinha pensado em algo assim, mas como rompeu uma depois a outra, na hora que uma delas quebra, libera o eixo e aí o diferêncial ficaria livre, a não ser que tivesse bloqueio 100%, mas ele diz que não tem...

felipe kowalski
21/06/2006, 15:08
meu eixo é o canela fina.....(são eixos do 42)
e relação do diferencial nao deve ser diferente não.... pois no asfalto quando eu engato a 4x4 ele deveria ficar arrastando uma roda não é?
a relação do diferencial traseiro é 8x39, não entendo bem disso mas contei 8 dentes no pinhão e 39 na coroa.... é isso não é?

Abraço
Felipe Kowalski

José Augusto
21/06/2006, 15:51
e relação do diferencial nao deve ser diferente não.... pois no asfalto quando eu engato a 4x4 ele deveria ficar arrastando uma roda não é?


Vc não faz isso com frequencia, fez só um teste, né ? Pois isso pode empenar, dar folgas ou quebrar nas peças do motor indo até a roda livre.

edwint
21/06/2006, 16:27
qualé granada....

felipe kowalski
21/06/2006, 17:41
nao faço isso com frequencia.... 4x4 é só pra lama mesmo!
meu jeep então tem as relações do diferencial iguais não é? um problema a menos......
mesmo que tenha as relações dos diferenciais iguais, pode estragar alguma coisa de andar no asfalto com a 4x4 ligada??

Beto Lacerda
21/06/2006, 17:55
felipe kowalski, sim pois jeeps não possuem diferencial central , então qqer diferença de rotação entre os dois eixos ( curva por ex ) vai forçar ou até quebrar a tranferencia
[]'s

José Augusto
28/06/2006, 17:10
nao faço isso com frequencia.... 4x4 é só pra lama mesmo!
meu jeep então tem as relações do diferencial iguais não é? um problema a menos......
mesmo que tenha as relações dos diferenciais iguais, pode estragar alguma coisa de andar no asfalto com a 4x4 ligada??

Como o Beto já descreveu sem diferencial central para compensar, jamais ande em 4x4 em piso aderente, isto é, não só no asfalto, pois algumas vezes mesmo sendo uma situação offroad o terreno pode ser muito aderente.