Ver Versão Completa : motor 1.6. diesel
pstavarengo
14/06/2006, 15:57
Boa tarde... alguem pode me ajudar sou novo no ramo de 4x4 adiquiri um niva com o motor 1.6 diesel, fiz o motor completo coloquei um novo cabeçote zerado, aumentei o carter, alterei o sistema de arrefecimento, mas o meu nivinha não anda nem por reza o máximo que chega é 80km alguém poderia me ajudar co que eu posso fazer para melhor o desempenho dele sem prejudicar o motor??? um turbo me ajudaria?
Em relação a alavanca da tração verifiquei que existe a opção neutra, nesta opção eu posso rodar como o carro normal... ou não :parede:
emtsuhako
14/06/2006, 16:25
Colega, suponho que seu motor seja o AP 1.6 diesel da Kombi. Há alguns relatos sobre esse motor que, por sinal, é muito fraco, servindo apenas para quem quer economizar em combustível e nao se importa com velocidade. Alguns poucos arriscam a colocar um turbo leve nesse motor, mas o pouco ganho que se obterá nao compensa o gasto na instalacao de um turbo.
Qto a alavanca de traçao a posicao neutra o carro sequer se movera, mesmo que vc engate alguma marcha. Qdo eu estaciono o Niva na rua, costumo deixar a alavanca na posiçao neutra, assim, só roubam ele se souberem mexer no sistema, mas quem é doido pra roubar um Niva??? :mrgreen:
Edson,
achei que fosse só eu que fazia essa maluquice, ahahahaha...
[]´s
Tramontini
14/06/2006, 19:52
Acho que todos colocaram este tal "motor de Kombi diesel", depois de andarem acabam vendendo o Niva, realmente é um fracaço em termos de desempenho e principalmente pela sua fragilidade.
Sou do ramo de retífica e não aconselho ninguém a fazer isso, se é para por diesel tem que ser 2.0 para cima, o meu tem um Toyota Corolla 2.0.
Saudações
Eugênio.
emtsuhako
14/06/2006, 20:41
Fio, pode crer que tem mais niveiro adepto dessa prática... mesmo que tenha trava Carneiro ou alarme, deixar no neutro é uma opção que nós temos e os simples mortais não... rs...
Tramontini, não chega a ser um fracasso a adaptação do motor da Kombi... a vantagem é a economia de combustível e a maior autonomia... a desvantagem maior é que peca pela falta de potência do motor... segundo dizem, é menos potente do que o motor original. Sei lá, mas acredito que para quem quer fazer uso do Niva só ou a maior parte na terra, velocidade é o que menos importa... mas se eu pudesse colocar um diesel, eu botava o do Golf exportação, AP 1.9, ou o do Diva, tb 1.9, mas que ninguém ainda nunca viu... rs...
pedrodoniva
14/06/2006, 21:10
aheuaheuae,eu tambem qnd estaciono coloco no neutro...mas só quando é no plano,pq meu freio de mão tá ruim e eu preciso as vezes dexar engatado em primeira,hehehehe....
E quanto a esse motor aí,eu já ouvi falar bem e mal tambem...acredito que seria uma boa para mim,pois meu niva tah fazendo 3 km/l (calma gente,eu já encostei pra ver isso)...Mas bom mesmo seria o motor do Diva 1.9...mas como todos sabem...é mais um cabeça de bacalhau não?!?!?!
Você se importa muito com velocidade???Pois no país que estamos,máximo que se pode pegar dentro da lei é 120!!!Não preciso de um carro que marque até 220 no velocímetro certo?!?!?!
emtsuhako
14/06/2006, 21:33
Já que o assunto é diesel, entrem no seguinte link:
http://www.jipemania.com/testes/testes_jm.htm
Tem uma matéria comparando Samurai, Niva e S-10, todos a diesel... o Niva tá com o XUD9, se não me engano, o mesmo do JPX... quem fez a matéria foi o Roitberg, da Jipemania.
Ah, leiam o quadro da direita, pois é necessário instalar um plug-in para visualizar a matéria...
Mineiro do Cerrado
15/06/2006, 12:52
Também sou outro que sempre deixo o carro no neutro!!!
Uma vez coloquei no neutro na porta de casa... a namorada entrou acelerou e não andou! :mrgreen: hehehe a cara dele tentando entender o que estava acontecendo foi ótima! :mrgreen:
Mas falemos do diesel que é um assunto do meu mais alto intersse!!!
Tô afim de autonomia e economia no meu Niva... assim eu viajaria mais nele e no final do ano quem sabe trocaria o onibus pelo Niva em uma viajem para o Chile :mrgreen:
Mas andam falando mal pra caramba deste 1.6 diesel da kombi... quero saber o seguinte:
1º) O motor é resitênte!? Depois de montado dá pouca manutenção ou é aquelas adpatações que toda hora de deixam parado no sinaleiro... :parede: ancorado no mecânico... :putz: Ou não... montou um motor bom ele roda redondinho sem maiores problemas? 8)
2º) Potência! Pelo que leio ele é fraco, a viatura perde em velocidade final, o que é uma desvantagem em viagens longas, mas não para rodar na cidade e na terra.
Não tô afim de uma Niva que "voe baixo" se quisesse isso teria comprado um carro esportivo todo tunado... mas confesso que 80Km/h é meio assustador... Os 100-110Km/h que o Mercúrio (meu Niva) faz na estrada já esta de bom tamanho... como manter isto com um motor diesel?
3º) relação custo beneficio.
Um motor da Kombi sai entre R$2000 e R$3000 mil reais pelo que já andei olhando...
E ou outros? Esse motor 1.9 por quanto sairia? O motor do Diva 1.9 fabricado no Uruguay alguém tem noticia de um lugar lá que possamos olhar? se existe como importar via mercosul com ótimas tarifas... ou :mrgreen: indo lá e montando ilegalmente o desgraçado...depois legaliza aqui :mrgreen:
angustias... dores...porcas e parafusos de um niveiro feliz!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Abraços Do queijo :mrgreen:
pstavarengo,
Vá a um bom mecanico que entenda realmente de Nivas e descubra se o kit de adaptação para esse seu motor é o do Rogério Bacelar.
Se for, você tem sorte. Se tiver insatisfeito com esse motor diesel, vc pode troca-lo facilmente por qualquer outro da família AP da volkswagen. Quando digo "facilmente", é literalmente tirar um e colocar o outro.
[]´s
emtsuhako
15/06/2006, 14:29
Mineiro, eu nunca andei com um Niva AP 1.6D, mas já colhi vários relatos de quem andou com essa motorização.
1. O AP 1.6D é resistente sim! A manutenção é igual a de qq carro. Se manter em ordem, vai longe. Se bobear, vem os problemas. Há niveiros que estão com esse motor faz uns 200.000km e nunca reclamaram de problemas mecânicos;
2. Mesmo com turbo, dificilmente vc passará dos 90km/h. O AP 1.6D é um pouco mais fraco do que o motor original do Niva. As vantagens são a economia (+ de 10km/l na cidade e + de 14km/l na estrada), a autonomia (tanquinho do Niva é de 42 litros), diesel tem em todo lugar do Brasil (se vc for pra região Norte, diesel é a melhor opção) e atravessa a água sem problemas (maior deficiência de motores a gasolina e álcool);
3. Um AP 1.9D é caro... tá na casa das 10.000 latinhas!!! :shock: Mas gera "pouco" mais de 90 cavalos!!! Qto ao motor do Bognor Diva, dizem que é uma versão melhorada do XUD9, utilizado pelo JPX. No Diva é utilizado o DW8 (do mesmo fabricante, Peugeot), aspirado, gerando em torno de 72cv, a 4600rpm ( http://www.newmotorage.com/nova/materia.asp?id=515 ). Para importar, só conversando com a Bognor ou, quem sabe, levando o Niva até lá pra que eles mesmo façam a adaptação desse motor do Diva no Niva, mas deve sair uma nota...
Dos vários comentários que li sobre a adaptação do AP 1.6D no Niva, as melhores opiniões vieram de quem fez o serviço com o Rogério Bacelar. Parece que esse é o "cara"!!!
José Augusto
15/06/2006, 16:36
Vou contribuir, com a experiência que tive com os AP1.6 D.
Niva :
Em 2002 quando o mecânico (especialista em diesel) estava adaptando a Rural (serviço demorado), ele adaptou este AP 1.6 diesel da Kombi em um niva, eu estava direto na oficina e pude acompanhar o serviço, com o Kit de adaptação de AP em mãos não demorou 3 dias para o jipinho ficar pronto, como conhecia o dono já havia perguntado a ele se quando ficasse pronto eu poderia testar o desempenho deste niva, ele falou tudo bem.
Bom, eu acostumado a motores fortes peguei o niva e fui dar umas voltas, ladeiras e avenidas coisa de 1 hora, no começo estranhei um bocado, mas depois vc pega o jeito e até da para conviver.
Quando o colega foi pegar o niva, falei que tinha andado, disse que tinha ficado muito fraco, argumentei que talvez fosse o tamanho dos pneus (750x16), mas ele disse que já sabia que ele ia andar com ele assim mesmo porque ele queria mesmo é econômia.
Na outra semana, o colega voltou na oficina, e queria de algum jeito que o niva ficasse mais esperto, o mecânico de pronto disse se ele conhecia uma relação mais curta para o niva, o colega ficou de verificar, outra alternativa sugerida foi turbinar o motor com uma turbina bem pequena, explicou que talvez a turbina ia estrangular a velocidade final.
Bom 15 dias depois novo coletor, o cara turbinou e mesmo assim não ficou satisfeito (o niva melhorou mas como era previsto antes não passava dos 80 km/h por falta de força e depois porque a turbina estrangulava o motor). O mecânico falou que ia falar com um cara que fazia mágica com estes AP1.6 D.
Mais 15 dias o tal mágico apareceu na oficina, disse que com poucas mudanças aumentava o AP 1.6 para AP 1.9, o caso foi discutido com o colega dono deste niva e pelo que me informaram parece que deu certo, mas ai também tiveram que mudar alguma coisa na turbina. Não encontrei o colega novamente mas segundo o mecânico ele se deu por satisfeito.
CJ5 :
Quando estava procurando um jeep diesel para comprar, ví e experimentei muitos jipes CJ, toy, JPX ... certo dia apareceu um CJ5 com motor AP 1.6 D, comentei do caso do niva e falei que não tinha interesse mas o cara insistiu, o que tinha a perder? Andei pouco, mas esse jeep não me pareceu fraco fiquei surpreso, se acelerasse ele cantava pneu, aí o cara contou o milagre (tambem estava com os 750x16), a relação era a mais reduzida que ouvi dizer menor até que 8x43, o turbo era bem pequeno, o jeep ficou um trator (em todos os sentidos), com um cambio clark 5m em over beirava os 80 km/h.
Saveiro, pampa CD :
O mecânico que adaptou o motor diesel na minha rural, apesar de ter disponibilidade para qualquer motor é fã incondicional ao AP1.6 D, ele tinha uma saveiro e uma pampa cabine dupla com este motor, segundo ele por causa da economia (chegou a fazer 22 km/l com a saveiro e 20 com a pampa).
A pampa com turbo ele usava para pegar estrada e passear, a saveiro não era turbo, mas ele usava ela para transportar os motores (perkins, maxion, MWM, e os gasolina de F1000, ranger, D20 e S10) quando pegava uma adaptação, fazer assistência, enfim pau para toda obra. Ele dizia : -O motor não é muito forte, mas eu não tenho pressa e não doi no bolso.
Dirigi uma vez esta saveiro, descarregada e eu sozinho, posso dizer que eu não teria paciência, pois era bem mais fraca que o niva com este motor (não sei se por causa do cambio e diferêncial ou desgaste do motor).
O que podemos tirar, o AP-1.6D original é fraco mesmo, baixo torque e potência, mas é muito, muito econômico mesmo, dá para turbinar, porem se vc colocar uma turbina pouco maior fica sem força de saída mas deve melhorar a final (não tenho confirmação disso, mas suponho que exista tal possibilidade), turbina bem pequena dá pouco mais de força inicial mas estrangula na final.
pstavarengo, no seu lugar se vc decidir ficar com este motor, antes de pensar num turbo, procurava me informar quem dá uma apimentada neste motor e que resultados se pode obter, verifique um caso resolvido, peça um orçamento e garantias (de resultado e durabilidade).
obs.:- nenhum dos AP1.6D que ví tinha mais de 80.000 km.
Mineiro do Cerrado
15/06/2006, 19:40
José Augusto e emtsuhako
Obrigado pelas respostas! :concordo:
pstavarengo, desculpe por estar usando seu tópico para tirar algumas duvidas minhas com relação ao diesel... :oops: Mas deixemos assim...se não gostar do seu AP 1.6 BRIMA DU CERRADU Combra por precito mó, dico!!! :mrgreen: :mrgreen:
José Augusto,
Fazer mágica e transformar 1.6 em 1.9 tudo bem... mas vc tem noticias se o motor sobreviveu bem!? Tá durando? tá andando à mais quanto??? as vezes reduzir a vida útil do 1.6 para 1.9 em troca de 10-15Km/h não vale a pena :parede:
emtsuhako,
Eu também tenho ouvido maravilhas sobre o kit do tal Bacelar... um amigo comprou um só que para passar o niva dele de 1.6 para 1.7 tá montando esta semana! Vamos dar uma voltinha e ver o que acontece...
bem... depois continuo a conversa... a hora de sair para jantar se aproxima...
Abraços Do Queijo :mrgreen:
Mineiro do Cerrado
15/06/2006, 20:54
Moçada... achei a página da tal Bognor que fabrica o Diva...ruinzinha por sinal.... seguem os e-mail´s para contato :roll:
bognor@adinet.com.uy, bognor@bognor.com.uy
Estou escrevendo para els...vamos ver se desse mato sai lebre :roll:
Abraços Do queijo :mrgreen:
Nme preá, já mandei e não responderam nada.
Vai lá, quem sabe tu tens mais moral...Boa sorte e manda os resultados....
[]´s
Mineiro do Cerrado
15/06/2006, 23:11
boimev,
Acho que não vou receber é nada como resposta :( tô naquela de não custa tentar....
Mas, acho que o ideial...se realmente quisermos uma informaçãode lá... é procurar algum do RS que já tenho ido ao Uruguay ou tenha amigos lá que possam nos dizer algo de mais concreto :|
Dizer se esses carros estão mesmo rodando por lá ou não? :?
Abraços...Do Queijo...sonhando com um AP1.6D mesmo! :mrgreen:
José Augusto
16/06/2006, 00:08
Mineiro do Cerrado, tenho algumas informações favoráveis que ouvi falar, mas não posso afirmar pois não ví pessoalmente, então não vou antecipar nada prefiro verificar e na certeza e posto aqui. :concordo:
Mineiro do Cerrado
16/06/2006, 01:22
Mineiro do Cerrado, tenho algumas informações favoráveis que ouvi falar, mas não posso afirmar pois não ví pessoalmente, então não vou antecipar nada prefiro verificar e na certeza e posto aqui. :concordo:
Opa! :shock: Vou ficar no aguardo.... quem sabe esse não é.... :concordo:
Abraços Do queijo :mrgreen:
Rangel Cesar
16/06/2006, 16:36
Olá!! :D
eu sou um niveiro que vivo atras de algumas alternativas economicas pra colocar no carrinho, afinal também o uso durante a semana...
com relação ao motor diesel vai aqui as minhas pesquisas...
Aqui em Belo Horizonte ja vi 4 nivas a diesel, mas acho que nenhum deles faz parte do nosso grupo ww.nivasgerais4x4.com.br
I dos nivas e motor 1.6 da Kombi e eu andei nele lá na oficina o carro e mesmo muito lerdo em relação ao meu motor original e tem uma vibraçãofora do comum alias essa vibração e motivo dele estar na oficina..o cara gastou muito com ele R$ 1.200,00 do kit do rogério :cry: R$ 3.000,00 :roll: motor usado R$1.000,00 mão de obra, :pensativo: peças em geral (bubinas novas, bomba e etc R$ 2.000,00 :putz: pra homologar o carro R$ 700,00 :? ou seja total de R$ 7.900,00 muito caro e não teve um ressultado como era esperado. :parede:
Os outros 3 que já vi forma em outra oficina e com motor ap alccol transformado em 1.9Diesel todos gastaram mais de R$ 9 mil com a adaptação e dois bateram o motor ainda na garantia.(menos de 2 mil Km)..e o 3º tinha o mesmo problema de muita vibração... :?:
Sem contar que se for homologar o carro e um saco pois tem que estar tudo como Zero KM, coisa que pro carro que faz trilhas e dose!! :x
Rangel César
emtsuhako
16/06/2006, 18:41
Pessoal, corrijam aí... eu já li relatos de niveiros que estão com o AP 1.6D faz quase 120.000km e não tiveram algum problema... anteriormente eu mencionei 200.000km... :roll:
Mineiro do Cerrado
16/06/2006, 21:01
...ou seja total de R$ 7.900,00 muito caro e não teve um ressultado como era esperado. :parede: :x
Rangel César
Quase R$8000,00 :shock: :shock: :shock: Essa conta não tá meio absurda não!!!??? Para um motor 1.6 da kombi???
Se for assim o meu projeto já esta inviabilizado de saida! :putz: Não vou gastar mais do que paguei no carro! Poxa paguei R$7,000 gastar R$8,000 para ter um desenpenho menor não vale;.... se eu ainda estivesse colocando um motor 1.9 vá lá... mas é muita grana.... :parede: :shock:
:putz: :stop: :parede: :cry: :cry: :cry:
Rangel Cesar
16/06/2006, 22:01
Bom não sei se esse preço sai mais em conta ai onde você mora....mas eu até cogitei fazer no meu carro aqui em BH, mas por esse preço acho muito inviavél!!
Aqui tenho a opção do GNV que talvés seja mais viavél economicamente...
Mru niva ta bom já achei nele 10 mil com mais 8 fica perto do preço de JPX...que já diesel e tem peças mais confiaveis que o niva além de ser mais confortavél...
Aqui em BH compra-se um JPX por 17 a 20 mil !!!
pstavarengo
19/06/2006, 12:39
Bom Dia a todos, obrigado pelas respostas, estive procurando uma alternativa para o motor e descobri uma em ribeirão preto na apoio.com.br, o cara disse que não é turbo... vou verificar melhor com ele os prós e contras ai depois informo a vocês ... mas valeu mesmo
se vcs souberem de quem quer um motor 1.6diesel novo, pois precisei faze-lo .... podemos negociar....
Mineiro do Cerrado
19/06/2006, 15:46
se vcs souberem de quem quer um motor 1.6diesel novo, pois precisei faze-lo .... podemos negociar....
ops! vamos conversar :mrgreen:
Caro Mineiro, estive lendo as postagens sobre o teu interesse em montar o AP 1.6 diesel no seu niva, então decidi compartilhar a minha experiência: como já haviamos falado na venda do meu motor, que eu acho não ser viável no momento nem a mim e nem a vc, mas é interessante ressaltar que o AP 1.6 diesel é bastante econômico, no niva que é full time, faço aqui em brasólia 15 km/l de média, agora se vc quer desempenho, retomada, arrancada, fuja deste motor; no meu carro que tem a relação 10/43 ele anda até que bem, se apertar um pouco chega aos 100 km sim, e com segurança. É carro pra se andar tranquilo, principalmente pra mim que só tenho ele no momento. Então, chegando onde eu queria chegar, seria interessante que vc simulasse o valor agregado de tudo que seria usado para que vc tivesse instalado no seu niva o motor, tipo: 3000(motor), 1500(kit), 500 ou mais (mão de obra)- lembro que o Rógério Bacelar pessoalmente faz um serviço "the best" o meu foi feito por ele e parece original - e somasse a tudo isso, o valor do teu carro, sei lá quanto vale (depende de acessórios estado e etc). Depois dessa ladainha toda, procure uma opção de niva, com o motor a diesel, com acessórios à venda, aqui na internet tem uma porrada um mais lido e conservado que o outro, e faz um negócio voltando a grana.
Digo isso porque se seu niva não tem tantos acessórios e seu estado está igual à média, com certeza eu faria desta forma e não esquentaria a minha cabeça com este monte de procedimentos.
P.s: Estava me esquecendo, ainda tem a m.. do doc no detram que é outra via sacra, caso vc não queira gastar umas 600 latas c/ despachante.
Abraço
qq coisa à disposição
fabrício____________________
Niva Verde Cherokee 90/91
Fidel
Mineiro do Cerrado
22/06/2006, 12:20
bitoray,
Eu tava pensando em adptar mesmo porque comprei um niva bem "redondinho"...
O carro para vc ter idéia só tem uma marca na parte inferior.... era carro de mulher... que não fazia trilha...ia pra estrada de fazenda! Então ele tá inteiraço!!!
O mecânico de nivas aqui da cidade se assustou quando andou no carro. Me disse que havia tempos que não via um nivinha tão inteiro quanto este. e o preço foi bem em conta...R$7000 com estribos, bagageiro, parachoques, etc.... :mrgreen: :concordo:
O caso é que quero, como vc, rodar somente nele... mas ai ele teria que ser bem mais econômico.... :roll: :roll:
hehehe
Abraços do queijo :mrgreen:
Mauricio Rossetto
25/07/2006, 00:30
Amigos, estava procurando um tópico que pudesse tirar minhas dúvidas sobre adaptação de motor diesel, e parece que temos o problema de pagar "pouco" e ficar insatisfeito, ou ficar satisfeito mas duro!
Realmente, pagar 10 mil ou R$ 12.250,00 que foi o valor exato que uma oficina em SP me passou de todo o serviço que estavam cobrando de um cliente, pois tinham acabado de fazer o serviço, incluindo o tunning no motor. Nem fui mais adiante em informações e curiosidades pois acho tolice gastar isso no Niva. Quanto tempo ele vai se pagar? pois somaremos somente a diferença de combustível, uns 10 anos ou mais? No meu caso que uso GNV e estou escrevendo isso aqui em SP, e vim de Itatiaia/RJ com R$ 25.00, acho que morrerei e a diferença não pagou o motor. Penso eu que para a viabilidade do projeto, este não pode passar dos R$ 6.000,00 ou a metade de um bom Niva, senão vendo o Boris III e o Boris IV e compro uma Toyota Bandeirante, mas que também não é grande coisa no quesito consumo.
E as opções de motores como os da Besta por exemplo? Estive este final de semana conversando com uma dona de Besta 2.7 que disse fazer 15 Km/l, e temos esses motores 2.2, creio que mais compatível com o Niva. Alguém sabe mais sobre esses outros motores, vantagens, preços, viabilidade, compatibilidade....
Parece que em Ciudad del Este vende motores 0Km por 2 a 3 mil reais... (Quem me falou isso foi um jipeiro Paraguaio que conheci no Rio (ele estava num Peugeot 504 - La garantía soy yo hehe) Consegui no Rio um motor desse Peugeot por 3.000,00 Reais mas não comprei pois acho que consigo coisa melhor (mais leve) e menos complicada para adaptar. Alguém sabe sobre esses motores da Besta ou similar? Dei uma rápida olhada na internet e imediatamente achei um motor 2.7 completo por R$ 5.500,00 e o 2.2 Completo por R$ 4.500,00 e com certeza fora da internet achamos um preço melhor no eixo RJ-SP..... Obs: Esse motor parece ser também o mesmo da Sportage.....
Mauricio Rossetto, existem Nivas rodando com motor de Besta/Sportage por aí.
Se não me engano em Curitiba parece que há uma oficina que está acostumada a fazer essa adaptação. Aqui no fórum há tópicos comentando a respeito, dá uma pesquisada e depois se possível nos informe.
Abraço
Por partes:
1) definitivamente não entendo qual o problema de vocês com o motor original do Niva... ele com certeza é o mais confiavel do que todos os outros citados no topico.
2) Se o seu problema for desempenho, já antecipo que nada do que for feito vai entregar a tão sonhada velocidade de cruzeiro de 120km/h. Isso depende de outros fatores, não só do motor. A relação (cambio/diferenciais) é o principal problema.
OBS: no caso do Niva, a velocidade é inversamente proporcional a força. Não se ganha um sem perder o outro. Quer máxima de 130km/h? Prepare-se para as longas, lentas e barulhentas subidas.
3) Se o problema for consumo, é mais barato e mais coerente tentar descobrir qual o problema com o seu atual motor, do que gastar 5 mil reais numa adaptação com grandes chances de não ter o efeito desejado.
4) A autonomia do Niva é um problema por causa do tamanho do tanque, e não somente do consumo.
5) O melhor a fazer é investir no motor original (ignição, carburador, comando, bobina). Se nada do que fizer te agradar, troque de carro, pois o Niva não é pra você.
[]´s
Rones Jr
25/07/2006, 12:31
Concordo com o colega Fio.
Sobre motor de Niva tenho considerações, depois da viagem de 700 km com Niva...160 km em estrada de chão.
1 - motor regulado é outra coisa. Descarbonizei o motor e troquei as velas e cabos. O Niva passou a responder muito mais, impressionate! As respostas ficaram muito mais rápidas, o que não quer dizer que o carra andou mais. Vc sente o carbura respondendo muito bem, mas naum adianta o carro é pesado e vai demorar mesmo. O Niva estava com 4 pessoas, mais bagagens que tampavam totalmente o vidro traz.
2 - Fomos no asfalto andando a 110km/h na maior parte do tempo, em trechos de retas longas, subidas e decidas...ultrapassamos vários carros pequenos e grandes.
3 - Pegamos os primeiros 80 km de chão e continuamos rasgando....os mesmos 100/110 km...jantamos todos os carros que nos passaram no asfalto (!!!)...a vantagem do Niva!
4 - Andando deste jeito o Niva fez 7,7km/l quase ficamos sem gas na estrada da volta!
5 - Ao retornar, fizemos o mesmo trecho-inverso e decidi mudar a forma de dirigir. Viemos andando calmamente em 90 km/h e acelerando levemente. Os mesmos 4 passageiros e a mesma bagagem....fora a poeira acumulada!!! Resultado: 10,7 km/l.
6 - Eu conclui que no meu caso, o Niva responde muito bem ao acelarador, é percipitível, mas devido à inércia (conjunto transmissão, aero, peso....) o motor responde, mas ele desperdiça energia. Sabendo andar vamos longe nele!
7 - Chegando em Vitória a velha falha na lenta. Não tenho dúvidas....é a porqueira da válvula eletromagnética....é tirar e limpar e vai voltar ao normal....deve ser poeira do estradão ou gasolina de beira de estrada (das boas!!!).
8 - realmente o Niva merecia um tanque maior.
9 - é por isso q quero uma I.E no Niva!
10 - tb não gastaria mais de 5k para mudar o motor do Niva. Prefiro gastar e montar aos poucos a I.E.
11 - Pneus influenciam e muito. Foi a primeira viagem com os RADIAS 175/80 R 16. Com pneus menores o carro ficou mais esperto (usava os RodoRurais), mas devido ao encurtamento da relação final ao giro ficava mais alto se comparada as duas situações - barulho!
11 - Esta viagem de Niva foi impagável, não trocaria por uma de Pálio.
12 - o Shrek tem ignição eletrônica, motor 1.6 original e carburador russo.
Zé Novais
25/07/2006, 12:45
Como altero o motor do meu niva sem descaracterisa-lo mto?
emtsuhako
25/07/2006, 13:56
Colegas, meu Niva tem motor e carburador original, comando Aerocar/Sobe e ignição eletrônica. Qdo bem regulado, já fez 9km/l na cidade e quase 13km/l na estrada. É sério! Como só faço eu mesmo a manutenção básica, o consumo subiu pra 7-8km/l na cidade e para 11km/l na estrada. Na estrada ele anda a 120km/h tranquilamente, mas costumo ir a 110km/h. É claro que em serra ele sofre um pouco mais, não passando de 90km/h. Como o Rones mencionou, vale a pena fazer a descarbonização do motor. Qdo eu tinha um Gol 96, quadrado, mandei fazer a descarbonização do motor, com quase 10 anos de uso, e ficou simplesmente ótimo, como novo! Espero obter o mesmo resultado com o Niva. Um conselho que posso dar para reduzir o consumo é (re)instalar a ponteira da panela do filtro de ar, pois depois que instalei essa ponteira (meu Niva veio sem), o consumo melhorou muito, chegando a fazer 13km/l na estrada. Outra peça aparentemente insignificante é a coifa (saia para alguns) do radiador, uma peça que envolve a hélice. Com essa peça, meu Niva nunca, mas nunca mesmo, passou dos 90°C. No mais, é só manter motor e carburador em dia que o desempenho fica excelente pra um 4x4 integral.
Pois é turma, como já falei aqui no Fórum antes, rodei 4 anos de Niva Turbo Diesel Intercooler (VW 1.6D com turbina Garrett .48 e Intercooler do Audi A3). A velocidade é algo limitado, chega no máximo a 100 por hora, porém o consumo é baixíssimo. Aqui em Brasília fazia média de 12 km por litro dentro da cidade e em estrada aberta, rodando a média de 80 km por hora, com o veículo carregado e bastante serra, fiz 16 por litro. Se eu fosse fazer outro atualmente, tentaria comprar um cabeçote do VW 1.9D no Mercado Livre ou algo assim e montaria sobre um bloco do álcool. Se tivesse de usar o 1.6, usaria ele sem turbo, instalando apenas um intercooler e um radiador de óleo. Ai sim o motor vai durar um absurdo. Instalaria um câmbio de chevette também, ia ficar show. Usar um baita radiador, com duas ventoinhas. Uma automática (cebolão) e outra manual, para emergências! As vezes rodando a 10-20 kms por hora a menos que o original a gasosa, porém com uma baita economia e o ronquinho de um diesel ! hehehehehe. Para quem não sabe, esses motorzinhos de "kombi" duram, na América do Norte e Europa coisa de 200-300 mil milhas, isso mesmo, milhas. Só procurar na net que acharão os diversos fóruns de proprietários VW Diesel. Acho que é isso, qualquer coisa, só chamar! Abração
juniorvrz
01/08/2006, 12:43
Camaradas
Possuo um Niva com o motor da Sportage 2.2 Tdi mesmo da Besta, sempre nessas discussões de motor a diesel vejo muito o pessoal opinar na preferência do 1.9D da VW e sinceramente acho muito melhor até com relação aos valores que foram colocados a opção dos motores KIA. E até por uma questão de lógica: quase tudo que é auto peças trabalha com peças KIA, diferentemente do 1.9 da VW, que apesar de ser VW é um motor de exportação, tb encontra-se muita facilidade na manutenção dos motores KIA, tem muita Besta rodando por aí!
O que eu posso afirmar é que o Niva com esse motor fica excelente, muito torque inicial, em questão de velocidade, que tb é muito discutido, não tem dificuldade em alcançar 80, não morre nas subidas, não te deixa na mão em ultrapassagem, mas tb não é um foguete (acho que isso independente da motorização não muda, por conta da tração integral) nunca passei dos 120, forçando mais até poderia mas me pareceu meio instavel, é isso!
No caso do Mineiro do cerrado (o teu nome não é Tasso) é uma ótima opção, tendo em vista o valor investido no Nivão, não só no dele - a final o diesel só valoriza o Russo.
To pesquisando a respeito da colocação da DH e AR agora.
Grande abraço a todos!!!
Caro amigo, sou novo no forum e no ramo dos Niveiros. VC poderia me dizer se há necessidade de muitas alterações pra adaptar esse motor da Sportage no niva? H[á algum Kit específico para isso? Também quero colocar um diesel e preciso me informar, pois a galera aí puxa para lá e para cá. Tô acompanhando o papo e tenho uma opção por esse motor por ter sido eme oferecido um. Pode me ajudar? Obrigado.
juniorvrz
10/08/2006, 00:20
Fala Klinger
Camarada, sobre a adaptação vou ficar devendo pois já o comprei assim, mas sei que em termos de compatibilidade entre KIA e LADA ficou muito bom tanto que o cambio não foi alterado, continua o da LADA. A melhor dica é vc entrar em contato com algum clube de Niveiros de Curitiba, acho que tem um tópico deles aqui, e perguntar sobre o Bibe, sei que foi ele que realizou a adaptação (vários jipeiros que viram o motor afirmaram que ficou muito bom) ok. Depois me manda o teu mail que te mando umas fotos do motor. Mas vai fundo que fica bom esse motor!
Grande abraço e to a disposição.
AVANTE INTER
Meu camarada, muti obrigado pelas dicas, vou tentar um contato com essa galera de curitiba. Preciso de alguém que faça isso pelo Rio ou Juiz de Fora, mais perto de minha cidade Além Paraìba - MG. mas tentarei contato com eles. Meu e-mail klingersenra@oi.com.br Fico muito grato amigo. Vou ver se consigo mais dicas, pois mecânicos aqui são complicados. Até mais.
Angelo RJ
10/08/2006, 15:47
Junior ,
Com esse motor a diesel, da besta, qual é o consumo do Niva ???
Valeu,
Ola amigos, tenho um Niva com 1.6 diesel e queria colocar p/ vcs o desempenho no meu carro.Em primeiro lugar gostaria de dizer que o diferencial foi trocado pelo do Laika que eh mais longo.O meu Niva tb esta momentaneamente sem a cx de transferencia e dif. dianteiro que retirei pq ia usar ele p/ trabalho dentro da cidade e nao suportava o problema da vibraçao.Mas agora voltarei a coloca-los pq nao mais o usarei p/ trabalho e sim soh p/ andar.Antes de reformar o Nivinha fiz umas 15 trilhas com ele.O motor eh fraco, nao abre giro, mais nao deixa na mao nao.Com reduzida nao tem morro que nao suba e fica muito forte.Para passar em atoleiros tem que ser braço pq como nao abre muito giro se ratear ele fica.Nessa epoca ele ainda tava com diferencial original, entao quando tinha que andar com outros jipes nas estradas ficava p/ tras.Detalhe, usava pneus biscoitos 235 r15.Apesar da limitaçao da força, o que nunca me impediu de ir onde os outros fossem, a economia vale a pena.Os outros tinham que abastecer a cada trilha, enquanto eu chegava a fazer tres trilhas com um tanque.Mas depois vi que tava judiando muito do bichinho e resolvi reforma-lo.Hj nao pretendo mais coloca-lo em trilhas pesadas ou se coloca-lo cuidar mais, pois p/ deixar a suspençao em ordem denovo foi caro.Essa semana fiz uma viagem de 850km com ele.Na vespera da viagem ele quebrou a barra tensora do eixo trazeiro.Fui dar uma andadinha pra frente p/ ver se mexia muito o eixo p/ levar ate a oficina e quando pisei na embreagem estourou o cilindro de bx.Na mesma hora eh pra quebrar neh.Ainda mais na vespera de uma viagem.Como tenho outro a gasolina reboquei pra oficina, peguei o cilindro do outro e soldei a barra e fui viajar.Graças a Deus foi tudo tranquilo.Como esta sem cx de transferencia nao ta marcando velocidade.Entao fui me baseando pelo gps.Subi uma serra muito ingreme(Serra do Rio do Rastro ou serra do 12) e ele subiu relativamente bem de segunda marcha e deixei varios caminhoes pra tras.Na estrada fui tranqueilo em vel. de cruzeiro de 90 km/h (no gps, que deve dar uns 102km/h no velocimetro normal).Numa reta grande eu enfiei o pe e consegui 123km/h no gps(ainda tenho que medir pra ver quantos daria no velocimetro).Mas nas subidas ele perde rapidamente.Porem me livrei do fantasma do mito que caminhoes carregados me ultrapassariam.Passei, ainda que com dificuldade todos que estavam a minha frente.Somente nas partes planas que ia em 100km/ por hora e tem caminhoneiro que nao anda tao devagar e entao alguns me ultrapassavam.Posso dizer que fiquei satisfeito com esta performance e o consuma ficou na casa dos 18km/litro.Acho que vale a pena sim, porem o motor tem que ser bom e um diferencial de Laika ajuda bastante na vel. final.Abraços a todos e vou voltar a postar o andamento de minhas reformas e adaptaçoes por aqui.
pedrodoniva
16/09/2006, 18:51
se alguem tiver vendendo um motor 1.6 diesel ou conhecer alguem que está vendendo pode por gentileza entrar em contato comigo por MP ou por aqui mesmo beleza?Valew
"Se tivesse de usar o 1.6, usaria ele sem turbo, instalando apenas um intercooler e um radiador de óleo"
Qual o possivel melhora com o intecooler e como encontrar un p/ usar.Onde ele eh colocado.E o radiador de oleo, que melhoria traria e qual usar.E referente ao cambio do chevette, no que melhora.Tinha problema de vibraçao na cx de transferencia e por isso a tirei mas to pretendendo coloca-la novamente e sera que com esse cambio eu resolveria essa vibraçao.Como faria o acoplamento com a cx de transferencia.Desculpa tantas perguntas sem ponto de interrogaçao, mas eh que nao ta funcionando.Abraço a todos.
Colegas, estou meio sem tempo de frequentar o fórum, mas aqui estou. Vou tentar ajuda-los no que for possível. Também fiquem à vontade para perguntar, é um grande prazer colaborar. Caso seja algo urgente, via mail é melhor, vez que verifico-o algumas vezes ao dia ( rfdex@yahoo.com.br ). Repetindo, rodei mais de 200 mil kms com esse motor, só que o meu era 1.6 Turbo e Intercooler. Se fosse fazer outro com esse motor, faria como disse, sem turbo, apenas com um radiador de óleo e um intercooler. O radiador de óleo, seria melhor pesquisar em sites ou com a galera que mexe com motores preparados, arrancadas e tal. É meio padrão esse radiadore. No mercado livre acho que você irá encontrar, pelo menos para ter melhor noção da peça. Quanto ao intercooler, pode usar um como o da S10 2.8D (MWM), mesmo modelo e na mesma posição. Nem imagine em usá-lo dentro do cofre do motor, aquela entrada de ar, apesar de ser bonita, não funciona muito. Aliás, funciona, mas em velocidade. No trânsito urbano, por exemplo, o calor gerado pelo motor irá fazer o efeito contrário, esquentando o intercooler e mandando aquele ar fervendo para dentro do motor. Fica horrível. O meu era assim, se não tivesse vendido-o, ia trocá-lo. Só não o fiz antes porque ainda não estava tão equipado (máquina de solda, dobrador de tubos, lixadeira, etc). Aqui em Brasília sempre tem esses motores à venda, no jornal (classificados). Domingo mesmo eu achei, posso tentar localizar. Agora, se me permitem, sugiro que usem o motor FIAT 1.7 ou 1.9D no Niva. Além de ser plug and play, é mais resistente que o VW 1.6. Tem um outro tópico aqui na lista sobre esses motores, inclusive com o contato de um cara do RS que os fornece. Só que, não vão entrar em contato em massa, tampouco falar que vai equipar jipe, que cabe certinho, etc, pois o cara certamente elevará o preço. Esse motor é PLUG AND PLAY no câmbio do Niva gente, isso mesmo, asim como o motor do Tempra. Mesmo se o motor for um pouquinho mais caro que o VW, irá economizar na instalação e aquisição do kit ap, que se não ficar bem feito, só vai ter dor de cabeça. Ahh, um item fundamental na instalação de um motor diesel ou AP mais potente, é a homocinética na transmissão. O colega Cassiano (Natal4x4) vende por R$ 300,00 se não engano. Outro item que, se bem instalado, vai aniquilar a maldita vibração. Quanto ao câmbio do Niva, nesse outro tópico tem uma mensagem minha também acerca do mesmo, onde falo, em suma, da importância de usar mais óleo que o indicado no manual ou no próprio nível da caixa. Isso é assunto pra outra discussão, mas que é de extrema importância pra quem vai encarar essa expedição ou viagens longas. No mais é isso, mega abraço a todos
Mineiro do Cerrado
19/09/2006, 19:24
rfdex,
Vc disse sobre um cara no RS que fornece estes motores.... diesel da Fiat... qual o contato dele...
Abraços
Amigos, o contato está no outro tópico. Não lembro o título, mas fala sobre motores diesel também. Caso não achem, eu os tenho, mas no computador de casa. Aqui no serviço não. Qualquer coisa a mais, só falar. Abração.
kemramone
20/09/2006, 09:55
Camaradas fui Eu quem abriu esse tópico ao qual o companheiro RFDEX se refere foi atravéz de uma conversa com ele que fiquei sabendo a respeito desses motores diesel dos carros da FIAT ai vai o link pra vcs acessarem e procurarmos trocar algumas ideias a esse respetio.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19385
Amigo, tb sou novo no ramo do niva, tenho o meu faz 2 anos, dei muita cabeçada c/ motorização, porque comprei ele c/ motor original, depois de 2 meses fundiu na minha mão, beleza, fui verificar preços de retifica, acabei me informando melhor, coloquei um ap alcool, peguei o kit do Rogerio Barcelar, mas eu tinha um motor da kombi diesel travado na minha casa, mas falaram muito mal desse motor acabei não colocando, andando por são bernardo do campo, me deparei c/ uma pampa diesel, conversei com o dono dela, sobre seu motor, ele me disse que era uma joia, perguntei quem dava manutenção nesses motores, e ele me indicou uns caras na mesma cidade, fui ate la e me informei, os caras são especialistas neste tipo de motor, a principio duvidei muito do serviço porque muita gente fala que faz mas verdade e "groselha", tudo bem passei 3 meses investigando os caras ate decidir fazer o meu repotenciado para 1.9 . Resumindo gostei do trampo dos caras valeu a pena gastar o que eu gastei , e estou satisfeito com consumo e rendimento
O telefone deles são 011-4121-1702 ou delphosmotors@hotmail.com
BOA SORTE, espero ter ajudado
AGOSTINHO ANTONIO GAIO
21/09/2006, 21:27
Quik
Explica melhor como foi repotenciado o motor para 1.9. O que muda no motor. Quanto gastou. Como ficou o consumo (km/l) e rendimento (velocidade final) já que voce diz estar satisfeito.
kemramone
22/09/2006, 13:07
Parece ser interesante esse upgrade pra 1.9 explica melhor como se faz isso? Os camaradas do forúm agradecem.
Camaradas Naum Sei Se Vale A Pena A Colocação Do Motor Diesel No Niva Qq Tipo De Motor, Uma é O Custo Um 1.9 Diesel Ap Vw Exportação Ta Na Dcasa De 8 Pilas, Alem Disso A Questão Docs Alguna Estados é Um Saco Pra Resolver Isso, Pra Naum Ter Dor De Cabeça Com Certeza Um 1.8 Ap Gas Ou Alcool, Com Kit Br2000 Do Atacama 4x4 é O Melhor Custo Beneficio Abraços Galera
kemramone
14/03/2007, 09:14
< Tem um cara vendendo um motor XUD que equipa os JPX esta pedindo R$3.950 cruzeiros, ele disse que o motor esta completo com turbina e tudo mais e com 70.000 Km rodados. Então minha dúvida é esse motor é bom? confiável?(li que esquenta muito) precisa muita adaptação na hora de colocar ele no Niva?( ja que esse é o motor diesel usado nos Bognor Diva)!!! aguardo.
emtsuhako
14/03/2007, 11:13
Esse motor é bom sim!!! O problema nos JPX é que esses motores eram turbinados o que provocava o superaquecimento... se não me engano o radiador era subdimensionado... Na verdade a versão utilizada pelo Bognor Diva é mais moderna, com outra nomenclatura.
Vanderlei
14/03/2007, 11:36
caro amigo, não é o peugeot XUD9 1.9 que equipa os divas uruguaios e sim o peugeot DW8 1.9 o mesmo que equipa o tracker da GM na argentina.
o xud9 do jpx é uma chaleira pra esquentar. tanto que tem gente quase dando esse motor por aí e eu não acho uma boa idéia. a melhor opção é o vw 1.9 ou o 1.6 com parte de baixo álcool 1.8, existe ainda uma (salada) monte num bloco 1.8 alcool as bielas do 1.6 diesel com virabrequim 1.8 e pistões forjado 1.8 alcool. fica uma beleza e instale apenas intercooler. consumo, uma média de 13km/l desempenho igual ao motor original.
Mauricio Rossetto
16/03/2007, 19:00
Minha gente! fiquei sabendo hoje que têm muito Brasileiro do RS que está indo pro Uruguai para trocar o motor do Niva pelo do Diva o tal XUD8 1.9 por........... R$ 3.900,00 Na fábrica do Diva mesmo!
Se isso for verdade, Tche! tô arrumando as mala e indo pro Uruguai!
Rones Jr
16/03/2007, 19:57
é??? e como vai regularizar depois?
Por favor me arrumem o telefone desse Rogério Bacelar, to encrencado com um AP diesel 1.6
Oi pessoal comprei um niva com motor diesel 1.6 68cv Fiat gostaria de saber se é bom esse motor ele tá baixando bastante o óleo o que faço obrigado
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.