PDA

Ver Versão Completa : FABRICANDO UM JEEP



JORGE ANDRADE
13/06/2006, 18:04
VOU MONTAR UM JEEP CJ6.ALGUEM PODERIA ME DIZER QUAL TIPO DE AÇO PODEREI COMPRAR PARA FABRICAR O CHASSI?COM OU SEM CARBONO NA LIGA?

Beto Lacerda
14/06/2006, 09:33
JORGE ANDRADE, pq ja num compra um chassis pronto e ja elimina o problema de documentação ?
[]'s

kbrito
14/06/2006, 13:37
VOU MONTAR UM JEEP CJ6.ALGUEM PODERIA ME DIZER QUAL TIPO DE AÇO PODEREI COMPRAR PARA FABRICAR O CHASSI?COM OU SEM CARBONO NA LIGA?


Aço sem carbono :shock: :shock: :shock: Só se for de aço inox e olha lá.

Agora se você quiser pode usar viga “U”, tubo retangular (metalon), tem material pra todo gosto, quanto a classificação do aço é o SAE 1010-1020 o mais comum usado em serralheria não tem frescura.

blz.

JORGE ANDRADE
14/06/2006, 13:55
E MUITO DIFICIL ACHAR UM CHASSI EM BOM ESTADO DE CJ6.VI NO SITE DA DONATTI A MONTAGEM DE UM CHASSI E VOU TENTAR FAZER O MESMO,JA QUE VOU UTILIZAR MOLAS HELICOIDAIS.

JORGE ANDRADE
14/06/2006, 13:57
PODERIA ME DIZER A ESPESURA IDEAL DO METALON? AGRADEÇO DESDE JA.

edwint
14/06/2006, 15:45
e se vc usar um chassi de caminhote tipo, c10, f100, veraneiro, galax, landau...

Beto Lacerda
14/06/2006, 15:51
ja verificou a facilidadde que é documentar um cahssis de prototipo ???
[]'s

SmootH_
14/06/2006, 16:37
JORGE ANDRADE,
concordo com o Beto Lacerda,
tu vai te problemas pra documentação
alem do que
se tu segui o jeep da donatti
vais te q considera que ele é um jeep apenas pra exposição e pra barril de chopp tambem hehe
eu acho que era otima ideia consegui algum chassis pronto ja, nao necessariamente de cj6

edwint
14/06/2006, 18:07
metalon acho q não é uma boa :discordo: muito fraco por se tratar de um veiculo 4x4, se vc nao quiser usar um chassi pronto, melhor é usar perfil dobrado "U" talves 4" e espeçura de 1/4" ou mais e se nessessário vc fecha ele depois, mas e quanto as travessas, como vc vai fazer p/ calcular quantas serão necessárias?? p/ evitar torções, se ficar muito flexivel quebra, se ficar muito rigida quebra também....

no seu caso eu usaria um chassi de algum outro veiculo, em desmanche vc deve achar por um bom preço, ainda por cima ja vem c/ os lugares certos p/ feiches de mola travessa p/ sustentar cambio, motor etc...


de qualquer forma, nao desanime :palmas: , faça como eu, encare como mais um desafio :concordo: .

Denis Takashi
15/06/2006, 14:58
Jorge Andrade,

Por que não comprar um chassis de Cj 5 e alongar ?? :pensativo: :pensativo:
Creio que é bem mais fácil do que construir um do zero ou de adaptar um chassi de outro veículo.

()´s

Elmer_Jeep
15/06/2006, 15:26
Jorge Andrade,

Por que não comprar um chassis de Cj 5 e alongar ?? :pensativo: :pensativo:
Creio que é bem mais fácil do que construir um do zero ou de adaptar um chassi de outro veículo.

()´s

Eu ia falar a mesma coisa. :concordo:

Onde é que tá a dificuldade pra aumentar 50 cm num chassi de CJ5 :?:
Bem mais prático do que fazer um do nada :parede:

O chassi é moleza meu amigo, agora se vc souber de uma carroceria 2 portas me avisa q to procurando já faz 1 ano...

[]'s

José Augusto
15/06/2006, 17:37
JORGE ANDRADE, Se não conseguir um Chassi de CJ para alongar, pega um chassi de rural, que é muito mais forte, diminui a largura do chassi ou então alarga um pouco a carroceria (nossa desse jeito fica bem legal, ainda faço um desse pra mim), muda posição dos calços e apoios. Pelo menos já estara com documento , e sairá seguramente mais barato. :concordo:

Aqui em São Paulo, veículos com mais de 25 anos não pagam IPVA, aí como é que é?

Se vc fabricar um protótipo, é provável que seja arbitrado um valor e vc ficará com um jeep CJ6 protótipo 2006 que nào pega seguro mas pega IPVA de veículo zero. :pensativo:

Se o negócio demorar para se concretizar, ou não sair, aí vc terá que impetrar um mandato de segurança, que se der certo, vc não poderá nem se desfazer do veículo (aí vc terá um jeep CJ6 protótipo 2006 que não pega seguro mas pega IPVA de veículo zero e que não pode ser vendido). :parede:

Protótipo é bom para veículos de exposição, construir chassi só se for para jipe de competição que não trafega em via pública. 8)

Cláudio Brasília
15/06/2006, 18:28
Prezado Amigo,
Procure utilizar aço máquina ou aço ferramenta, com baixo teor de carbono; se conseguir aço liga, cromo-molibidênio ou cromo níquel é melhor. Utilize perfis laminados, veja bem: laminado; não utilize perfil dobrado, pois o primeiro irá oferecer melhor resistência à fadiga. A Gerdau fabrica uns perfis "U" muito bons, para fabricação de chassis e máquinas em geral; dê uma olhada no site da empresa, mas procure um representante deles, pois não vendem, nem responde a nós outros, as arraias miúdas, que compram só umas barras por vez. Já vi, certa vez, num site norteamericano, um chassis feito com longarinas e travessas em tubos; muito bom mesmo. Um grande abraço e saudações.

JORGE ANDRADE
16/06/2006, 07:54
AGRADEÇO AO AMIGO PELA DICA .SE CONSEGUIR UM CATALOGO DA GERDAU EU MANDO.

rossirr
19/06/2006, 19:05
Pessoal, falar em montar Jeep....montei o meu, num chassis antigo e sem documentação. Preciso regularizar agora... terei de comprar um novo chassi/documento??? Alguem sabe quem vende??? valeu

ariel kleinubing
20/06/2006, 08:55
Caro Rossirr:
Para documentar um Jeep, sem qualquer procedência, desde que não conste nenhuma restrição de motor, nº de chassis (quanto a roubo, por exemplo), basta ajuizar uma ação de usucapião de bem móvel, na justiça estadual de onde você mora, sendo necessário que o jeep esteja com o proprietário por pelo menos 05 anos (o que deverá ser comprovado), quando o juíz irá julgar o processo, servindo tal sentença como comprovante de propriedade junto ao DETRAN, para regularizar a situação do bem.

Detalhe: demorado e razoavelmente custoso (já fiz com jeep aqui na cidade).

Sugestão: Procure um (bom) advogado aí da sua cidade e explique a sua situação, acho que da pra resolver.

Abraços.

Ariel.

edwint
20/06/2006, 09:16
se vc conseguir levantar a antiga placa do veículo e esse veículo nao estiver em poder de uma outra pessoa (estiver parado/ abandonado a mais de 5 anos), vc pode entrar na justiça utilizando "uso capião", e conseguir atraves da justiça a propriedade do veículo.

aconteceu c/ um amigo meu , ele comprou um jeep de um senhor, q havia o comprado a muito tempo, e nao transferil o documento p/ nome dele, o o antigo dono estava complicando as coisas (senhor bem idoso p/ mais de 80) também :mrgreen: ... daí ele entrou na justiça p/ requerir o uso capiao do jeep e depois de mais ou menos 1 ano ele consegui. e ainda por cima emplacou o veículo c/ combustivel a diesel.... ele teve que recolher os impostos retroativos a 5 anos.

mas se vc pretende fazer isso, te aconselho a nao ir mechendo muito no jeep, vai q da uma m... ou entao comprar um doc .

rossirr
20/06/2006, 10:17
Ariel e Edwint...obrigado pela orientação. A numeração que consta no chassi, não existe mais (tive o jeep detido pela polícia justamente pela ausência de documentação). Nem Renavan, nem chassi...nada. Com a cnclusão da perícia de "nada consta", o promotor entendeu que não se tratava de crime e pediu arquivamento. O juiz deferiu a meu favor. Agora quero regularizar e após tanta adaptação (e gasto...rs), surge mais esse.... Obrigado pelas informações!!!!

MarcosAborges
28/04/2020, 11:01
Olá pessoal, acompanho o fórum mas até hoje não tinha me inscrito.. Achei esse ttópico e gostaria de ver se tem mais alguém fabricando um jipe do zero? Eu estou fazendo um!

Aristides Jr
28/04/2020, 17:44
Olá MarcosAborges!

Bem vindo e Parabéns pela inciativa!
Seria muito bom se pudesse postar fotos, esta sua empreita é de interesse de muitos!

Já fiz planos para construir veículo a partir do zéro!

De tudo que ví e ouvi até agora o ponto de partida (zéro) tem que ser o chassis com documento!

Iniciar construção sem documento quase sempre termina mal, a não ser raríssimas exceções, exemplo protótipos.

Abraço Aristides Júnior

MarcosAborges
28/04/2020, 23:28
Obrigado!
Como sou novo aqui, ainda não sei como postar fotos.. Mas vou fuçar aqui e ver como faz..
Ah! Outra coisa, melhor eu explicar qual minha idéia antes de mais nada. Sempre tive o sonho de ter um veículo 4x4, trabalho de motorista de caminhão, dirijo todos os dias, mas não é um esporte, por isso queria um 4x4, para poder brincar no barro e de preferência não ficar atolado.
E também estou fazendo um curso técnico de manutenção automotiva no Senai, aí juntei o útil ao agradável. Como tinha q fazer um projeto de fim de curso, resolvi fazer um mini jipe ( essa era a idéia inicial, com motor de moto), mas acabei fazendo um do tamanho do original praticamente!!
A idéia era por em prática tudo que vi no curso, e nada melhor q fazer um veículo inteiro, com todos os seus sistemas...
Então também já aviso que não tenho idéia de legalizar pra andar na rua, sei que seria algo muito complicado e custoso.. Penso em utilizar na mostra técnica e depois andar no sítio de parentes, praia, trilhas... Sei q terei gastos com reboque, mas isso não estou me atrelando muito. Tenho um canal no YouTube q posto o passo à passo, afim de conseguir algum patrocínio também..
Nunca trabalhei de serralheiro ou chapeador, nem de mecânico, então pra mim tudo está sendo um desafio!! Mas tenho fé que conseguirei fazer o q sonho, que é uma réplica de um MB!

MarcosAborges
30/04/2020, 13:24
Como faço para enviar fotos?

Augusto Braga
30/04/2020, 16:49
Marcos , clique abaixo em MODO AVANÇADO , depois ADMINISTRAR ANEXOS , e vai por ai .

Abrs

MarcosAborges
02/05/2020, 13:42
Marcos , clique abaixo em MODO AVANÇADO , depois ADMINISTRAR ANEXOS , e vai por ai .

Abrs

Obrigado.. Vai umas fotos do q já fiz..

MarcosAborges
23/05/2020, 13:56
Como faço p sair do modo desktop?

xibiu!!!
23/05/2020, 14:13
Como faço p sair do modo desktop?

https://www.4x4brasil.com.br/forum/suporte/177441-como-voltar-para-versao-mobile.html

MarcosAborges
23/05/2020, 15:09
https://www.4x4brasil.com.br/forum/suporte/177441-como-voltar-para-versao-mobile.html

Muito obrigado!