Conectar

Ver Versão Completa : Pneus 100% estrada: onde encontro isto?

aquifolium
13/06/2006, 08:16
Gente

Primeiro quero agradecer aos amigos que se preocuparam em me responder num topico sobre aumento de consumo ao trocar os pneus do meu Vitara 97.

Ontem tive uma pista para descobrir porque depois que troquei os pneus o carro aumentou o consumo de 10Km por litro para 8Km por litro. O tipo do pneu.

Foi o Allan, um mecanico especializado em Vitara, daqui de Nata (RN) quem deu a dica: existem pneus diferentes para diferentes tipos de terreno. Os meus pneus antigos deviam ser pneus 100% estrada. Os meus pneus novos ou seriam 100% off-road ou uma composicao mista, parte estrada, parte off-road.

Com esta informacao voltei na loja de pneus e os vendedores confirmaram: os pneus novos sao 70% estrada, 30% off-road. Ou seja, se eu quiser ter a mesma performance que tinha, eu precisaria mudar para pneus 100% estrada. Mas...

Aqui em Natal eles acham muito dificil encontrar este pneu. Chegou a ter no mercado alguns anos atras, porem os proprietarios de Vitara preferem pneus mistos, que acabaram virando padrao no mercado aqui, pois agarram melhor na lama e na areia, melhor que o 100% estrada que, alem de tudo, sao mais caros.

Bem, sei que alguns de voces vao considerar uma heresia o que vou dizer, mas aqui vai: eu uso este Vitara predominantemente no asfalto, estrada mesmo. Comprei um 4x4 pra andar no asfalto, nao por ser 4x4, mas principalmente por ter conforto de carro de cidade, dirigibilidade de carro de cidade, cambio automatico e, grande virtude, nao desvalorizar com o tempo. Paguei 22 mil nele ha´ um ano e se vendesse hoje aqui em Natal dificilmente me pagariam menos que 27 mil reais.

Porem tudo isto somente compensa se ele continuar consumindo combustivel como se fosse um carro popular. Meu Vitara ate´10 dias atras, antes da troca de pneus, fazia 10Km por litro.

Bem, resumo da opera: preciso encontrar pneus 100% estrada para Vitara JLX 97 5 portas.

ALLguem aqui saberia indicar um lugar onde posso encontrar este tipo de pneu? Antecipadamente agradeco qualquer dica.

E deixo registrado acima o meu caso para que outros que passem por este tipo de problema possam encontrar uma solucao. E tambem para registrar que ha´ tipos diferentes de pneus no mercado, levando a consumos maiores ou menores. Eu nao fazia ideia de que existia isto.

Um abraco,

Wilson

Ronaldo B.
13/06/2006, 08:48
Wilson,

Quais são as medidas dos pneus que você tinha antes e quais são as medidas dos pneus novos que você colocou ???

[]´s

aquifolium
13/06/2006, 08:54
Ronaldo: as mesmas medidas -- 215 75 R15

Os antigos eram Goodyear. Os novos sao Firestone.

Martin Melcop
13/06/2006, 09:00
Wilson,

se não me engano, os Firestone já são de asfalto. Os seus são os Eagle?

Grassmann
13/06/2006, 09:40
Wilson,

Você até encontra pneus para uso 100% asfalto, mas são caros demais. Se quiser um pneu 100% asfalto, ou na pior das hipóteses 90% asfalto, vai ter que partir para a linha hoje destinada para carros SUV importados (Explorer, Pajero, Pathfinder,...).
As marcas que costumam ter este tipo de pneu são Pirelli (PZero), Michelin, Yokohama, Toyo e outras. Aqui em Curitiba é fácil achar estas marcas, mas nem tão fácil nas medidas que você quer. Os 225/75R15 são mais fáceis de achar.
Mas como disse, são pneus caríssimos. Para você ter uma idéia, um Yokohama 225/75R15 fica na faixa dos R$500 contra uns R$400 de um pneu misto.
Dê uma olhada por aí na Michelin ou Pirelli. E avalie bem se vale a pena. Talvez o que você vai gastar na troca dos pneus não compense a economia que vai ter de combustível (Se é que vai ter... Pneu gasto economiza mais até porque tem menos aderência).

Wallace
13/06/2006, 18:08
Eu duvido que mudar de 100% asfalto para 70% asfalto faça tal diferença.
Mas mudar o diametro pode sim fazer tal diferença, principalmente se estiver marcando menos por não aferição do odometro depois que colocou um pneus maior.
Ou seja, esta gastanto praticamente a mesma coisa, mas quando faz as contas com o odometro marcando errado tem tal diferença.

aquifolium
13/06/2006, 18:14
Oi, Wallace!

Estou com os mesmos parametros de pneu: 215 75 R15

Agora fiquei em duvida sobre esta coisa do odometro. Pneu novo altera a medicao feita pelo odometro?

Wilson

Wallace
13/06/2006, 18:36
sim, se tiver diametro diferentes, o que pode ocorrer mesmo com medidas iguais, pois na pratica os pneus não são exatamente tais medidas.

Cícero Franco
14/06/2006, 08:55
Para ter uma idéia, eu tenho na Potranca pneus 30 e relação longa. Fiz a aferição na estrada e deu um fator de 1,18. Ou seja, se o velocímetro está marcando 100 km/h ela está na real a 118 km/h. O mesmo vale para o odômetro. Indicando que rodou 100 km, na real rodou 118 km. É uma diferença significativa. Tudo que for alterado após o ponto onde é coletada a informação para o velocímetro altera a marcação.

[]s

Eriksom Teixeira Lima
14/06/2006, 12:53
Wilson

Eu já tive Vitara igual ao seu, e a mudança no consumo NÃO pode ser explicada pela mudança dos pneus (aliás, não sei quais eram e quais são).

Três perguntas:
- o percurso que você faz é exatamente o mesmo?
- você mudou de fornecedor de gasolina?
- você notou alguma diferença no desempenho do motor ou do carro?

Sonda lambda, entupimento do tubo de vácuo motor-caixa, dentre outros, podem explicar a diferença que você tem observado.

Eriksom

aquifolium
14/06/2006, 13:32
Oi, Eriksom

Exceto os pneus nada, absolutamente mais nada mudou com relacao ao carro:

- os percursos e as condicoes de uso sao rigorosamente as mesmas
- abasteco sempre no mesmo posto aqui perto de casa
- nenhuma diferenca no motor ou desempenho, inclusive mandei o mecanico analisar e verificar e nao ha´ absolutamente nada de anormal no motor.

A unica coisa que mudou nestes 15 dias foram os pneus.

Hoje mesmo li um prospecto da Bridgestonte e nele se recomenda que nao seja usado pneu off-road em longos percursos de estrada asfaltada pois o consumo de combustivel aumenta. Tem sim alguma relacao entre o design dos pneus e o consumo. Ha´ pneus projetados para rodar em asfalto e pneus projetados para rodar em terrenos dificeis, bem como pneus mistos, como o meu.

Atendendo a uma sugestao do Grassmann (obrigado, Grassmann!!!!) eu fui hoje em algumas lojas de pneus e vi opcoes da Bridgestone e da Pirelli 100% asfalto. Estou agora a procura do melhor preco. O mais barato foi perto de 500 reais. E o que eu pus, que me faz gastar mais combustivel, custou perto de 300 reais.

Sergio Rocha
14/06/2006, 19:43
Wilson

É impossível o teu consumo ter aumentado por causa do pneu.Pneu mixto 70% x 30 % não tem como alterar em 20% o consumo.Tem alguma coisa errada .

[]'

Ronaldo B.
14/06/2006, 20:01
Ronaldo: as mesmas medidas -- 215 75 R15

Os antigos eram Goodyear. Os novos sao Firestone.

Se são do mesmo tamanho, não deveria dar essa diferença, pensei que poderia ser erro no hodômetro por diferença de diâmetro. Eu troquei os pneus 235x75x15 do meu Samurai por 255x75x15 da 3K modelo New Frederico 100% Offroad, o consumo aumentou um pouco, mas não tanto quanto no seu caso. Acho que você tem outro problema que não sejam os pneus e que por coincidência apareceu justamente com a troca dos pneus, mas uma coisa não tem a ver com o a outra.

[]´s