PDA

Ver Versão Completa : Dúvida na utilização do 4x4



Miranda
12/06/2006, 23:09
Galera, tava numa discussãozinha aqui, e eu dizendo que PODE usar o 4x4 no asfalto molhado, mesmo para fazer curvas. E uma outra pessoa dizendo que não, que já leu até na 4rodas(eu nao confio). Disse que no asfalto nao se pode usar o 4x4,nem em reta muito menos em curva.

Eu acho que EU estou certo, que vc pode utilizar a tração 4x4 High das pickups(S10 Ranger) em estradas de asfalto, se eles estiverem molhados.

agradeço se puderem me esclarecer! :concordo:

murilloaquino
12/06/2006, 23:25
Ja tem muitas discursoes em outros foruns sobre essa utilizaçao.Dá uma pesquisada ai q vc encontra detalhadamente

abraços

Marvila
13/06/2006, 01:13
Miranda,
sou da opinião que NÃO :discordo: . Não vou abordar o caso das viaturas fulltime...
Explico porque: outro dia um amigo maluco resolveu fazer o teste num Troller. Na reta, havia momento em que cantava pneu (aquele barulho quando estamos em alta velocidade e freiamos repentinamente). Na curva, o barulho aumentava mais ainda...chegava assustar o pessoal que vinha atrás ou ao lado do Troller. O detalhe é que não estava chuvendo nem o piso estava molhada...
No entanto, dado ao elevado atrito do asfalto, esta situação não mudaria muito...
Abs
Marvila
Ranger Limited 2.8 04/04

João Pedro
13/06/2006, 03:45
Peço desculpas ao colega que sugeriu a procura em outros tópicos, mas penso que esta indagação do vetusto Miranda (pô! 99 anos é um Matuzalém, rss), traz a baila dúvidas ainda não bem explicadas.
Certo é que sabemos que as picapes nacionais não são full time (dizem que às l200 Sport são) e que não podem rodar com tração 4x4 em pisos "duros".
Contudo, em dias de chuva pesada, ou mesmo se a estrada ficar escorregadia, o excesso de atrito tende a dimninuir. Isto, em tese, daria azo ao seguro - mas sem abusos - acionamento da tração.
Eu mesmo, quando desço serras em dias de chuva, traciono minha S10. Sinto-me muito mais seguro assim, ela se agarra bem mais. E isto, para uma S10 naturalmente "dançarina em pisos molhados" é uma ajuda e tanto.
A quebra do diferencial, pelo efeito da rotação diferente nas rodas, ocorreria se em pista seca ou se forçassemos excessivamente as "brutas", ainda que em piso molhado. Quanto às curvas, quer em piso molhado ou não, basta não faze-las muito fechadas.
Se não só irá se escutar os estálos e as partes do diferencial de transferência caindo, rss

Miranda
13/06/2006, 06:36
Agradeço pelas respostas! Marvila, ja vi o Walter da ranger verde, dizer que usa no asfalto e já vi comentarios em outros topicos, mas lembro que nao eram topicos relacionados ao assunto, foram apenas comentarios, mas obrigado!

João obrigado pela tua resposta tbm! Eu imaginava algo parecido com isso! =D

edubelem
13/06/2006, 08:37
esta no manual, que se usarmos em terrenos com maior aderencia, irá desgastar prematuramente o conjunto, portanto eu uso apenas quando corro risco de atolar, ou quando necessito de uma mair tração, eu engataria em dessida de serra, apenas se a estrada fosse de terra.

murilloaquino
13/06/2006, 11:35
Eu já usei uma vez em uma estrada q alem de estar xuvendo, tinha um poko de olho na pista e muitas ondulaçoes.Estava meio suja tambem.Nesse caso, fez a diferença, mais aaxo q asfalto bom e xuvendo, nao compensa usar nao...


(dizem que às l200 Sport são)

pedro, as l-200 nao sao, porque nao possuem diferencial central.Elas sao iguais as rangers , q permitem ligar a traçao ate 100 km/h...
abraços

Homero
13/06/2006, 11:48
Miranda,

Outro dia na autorizada Toyota que uso , tinha uma SW4 das antigas (não 4x4 full time) que havia saido da estrada em uma serra num dia de chuva e estava com o 4x4 ligado.
Trocando ideas com o mecanico , comentando que muitos usam 4x4 no molhado , ele acredita que:

-No asfalto seco nãp se deve usar , apesar de causar maior desgaste das peças devido ao maior esforço , ele nunca de fato viu nenhuma com problemas desse tipo , mas , tambem não sabe de ninguem que use 4x4 no asfalto continuadamente.Nas curvas fica claro o aumento estupido do atrito de rolagem.A consequencia imediata seria o desgaste acentuado de pneu e combustível.

-No molhado , se houver somente agua e asfalto bom melhor seria não usar .Em asfalto precario e/ou com barro , areia,etc que prejudique a aderencia seria recomendado usar , porem , a sensação de segurança que se sente ao usar 4x4 nessa situação pode ser enganosa .Nas retas e curvas de grande raio nem tanto , mas no caso de serras com curvas fechadas (pequeno raio) , a diferença de rotação seria grande e causaria uma das rodas escorregar para acomodar a diferença e uma vez que a roda perdeu aderencia , se for uma dianteira , voce perde o controle da direção que foi provavelmente o que aconteceu com a SW4 que estava lá .Então se usar 4x4 no molhado , nas curvas , mesmo a de raio não muito pequeno não se deve confiar integralmente na sensação de segurança que se sente e ir ttão devagar ou mais do que não tivesse com 4x4.

Homero

Bianor
13/06/2006, 19:46
O João Pedro quando estiver sentado ai na sua S-10, de preferencia com ela parada, baixe o para-sol do lado do motorista e de uma lida nas instruções para engatar a tração, principalmente na parte que diz respeito a engatar somente em piso escorregadio.
Outra coisa para quem tem mania de tracionar no asfalto, de uma olhada na lubrificação do eixo da caixa de transferencia, pois com alta velocidade de rotação a graxa é expulsa e sobra espaço para agua ,areia e outras coisas mais.
A vida é assim tem teimoso em todo lugar, ainda bem que eu aprendi, espero que sirva para os outros tambem.
http://img489.imageshack.us/my.php?image=semieixo0jg.jpg

Edintruder
13/06/2006, 21:53
Eu sou da opinião de NUNCA usar no asfalto nem mesmo molhado, pois em curvas a diferença de voltas entre os eixos, força a perda de aderência em um eixo não ajudando muito na estabilidade. O que deve ser feito é reduzir a velocidade em casos onde a segurança fica comprometida. Essa perda de aderência em um veículo com diferencial de deslizamento limitado, faz o eixo inteiro traseiro escorregar uma vez que a frente mantém mais aderencia pelopeso maior sobre as rodas.

Walter L. L. Casitta
14/06/2006, 08:22
Andando com 4x4 no asfalto seco a mais de 60Km/h não tem problema nenhum. Em terceira, quarta ou quinta marcha o torque não é suficiente para quebrar ou desgastar nada. Alem do mais a aderência dos pneus em velocidades acima de 60Km/h são menores quanto maior a velocidade e na prática a transmissão não fica tencionada pela falta do diferencial central.

mgfontana
14/06/2006, 08:55
Tenho uma Sportage e também tenho esta dúvida, pois meu cunhado tem uma Ranger e certa vez, fez uma viagem de aproximadamente 300 Km debaixo de chuva fina e utilizou a tração o tempo inteiro e não teve problema nenhum. Não sei a velocidade que ele usou, mas não deve ter sido abaixo dos 100 Km/h. Alguém pode informar o funcionamente da Sportage utilizando 4 X 4 sob chuva no asfalto?

edubelem
14/06/2006, 11:17
4x4 Part-time - Sistema de tração nas quatro rodas em que a caixa de transferência não tem diferencial central ou acoplamento viscoso, obrigando que a tração 4x4 seja usada somente quando fundamental e jamais em pistas asfaltadas ou em grandes velocidades.

4x4 Full-time - Sistema em que é possível andar com o veículo sempre em 4x4.

https://www.landrover.com.br/bws_experience_230.asp

Eu acho que vale este conselho da Land Rover.

murilloaquino
14/06/2006, 14:28
Em uma frenagem, sempre a diferença de rotaçao entre os eixos dianteiros e traseiros quando perde um pokim de aderencia.Em carros sem abs, isso pode ser significativo para o carro perder o controle, pois com a traçao ligada, nao a diferença entre os eixos dianteiros e traseiros, sendo q a força de frenagem é sempre MAIOR na frente.
Ocasiona a perda de controle da traseira, por isso q eu axo q nao deve ser usado

Wallace
14/06/2006, 19:29
Não entendi como vai perder o controle no caso da frenagem, já que força é uma coisa e rotação é outra.

Edintruder
14/06/2006, 20:50
A minha colocação acima é uma tese apenas, nada comprovado, mas se frear com o 4x4 acionado vai travar as 4 rodas inibindo o abs traseiro uma vez que a caixa de transferência segura todo o conjunto freado pelos freios dianteiros. Mas uma coisa é certa, na Ranger isso só é possível na areia, pois no asfalto os freios dianteiros não seguram as 4 rodas travadas durante uma frenagem. (fiz para testar :roll:)


Alem do mais a aderência dos pneus em velocidades acima de 60Km/h são menores quanto maior a velocidade

Segundo a Michellin, um carro popular (800kg) a 100 km/h tem uma pressão aproximada de 3kg cm² de contato do pneu com o solo contra 12 kg/cm² quando parado.

murilloaquino
14/06/2006, 22:52
mas se frear com o 4x4 acionado vai travar as 4 rodas inibindo o abs traseiro uma vez que a caixa de transferência segura todo o conjunto freado pelos freios dianteiros.


Isso q eu tentei prever na teoriaa...
abraçoss
:P

Engels Kbça
14/06/2006, 23:10
Eu sou da opinião de NUNCA usar no asfalto nem mesmo molhado

Concordo plenamente. 4x4 em asfalto só com diferencial central, como as Land's
Se usar pneus diferentes então o desgaste do conjunto é mais acentuado.

Um Abraço

Wallace
16/06/2006, 01:22
Se tem somente ABS traseiro, dependendo do ABS, quanto travar as 4 o ABS deveria tirar toda a pressão dos freios traseiros, assim só vai travar as 4 se os freios dianteiros tiverem força para freiar as 4 rodas.
A minha Cherokee tem ABS e junto com ele tem um acelerometro para saber se travou as 4 mas esta deslizando, assim se isso acontecer vai aliviar a pressão das 4 rodas, tanto faz se estiver em 4x4 Full-time ou part-time.

murilloaquino
16/06/2006, 17:04
Esse é o 4weelABS da ranger nova.Ele tem um sensor de desaceleraçao quem limita o funcionamento do abs.A ford divulga q foi o primeiro carro brasileiro a vir com isso, mais pelo q saiba ja tem muito tempo q é utilizado la fora...

abraços

Edintruder
18/06/2006, 10:48
Wallace, é isso mesmo que acontece, no asfalto os freios dianteiros não tem força para segurar as 4 rodas e acaba rodando tudo. Como o ABS da Ranger é um sistema muito simples, com cereza não funciona como deveria quando 4x4 engatado.

tavares
20/06/2006, 00:10
Olá galera certa vez conversei com um mecânico que preparar S-10 para o Rally dos Sert
Olá galera :D certa vez conversei com um mecânico aqui em Brasília, no dia ele estava com uma S10 preparada para o Rally dos Sertões. O cara me orientou sempre que sair do asfalto acionar 4x4 hi e a low só nas roubadas :twisted: ; porém quando estiver chovendo sempre ligar a 4x4 hi 8)

Pois é este ano em Fevereiro fui a Goiânia e na volta estava um temporal, um temporal mesmo, rodei uns 180Km com hi com média de 80km/h desligando de vez em quando para notar se realmente fazia diferença na estabilidade e notei fazia diferença e inclusive me salvou :concordo: de uma colisão contra uma corsa que diminuiu a vel de uma vez e eu só mudei de faixa de rolagem passei pela possa de água e ela continuou firminha sem balançar :dance: a patroa me chamou de maluco e ficou impressionada com o desempenho da bruta o resto da noite!!!

Na minha opinião em chuvaradas vale muito usar a tração em asfalto na função hi.

João Pedro
20/06/2006, 04:45
Pois é Tavares, faço o mesmo em dia de muita chuva, mas especificamente quando desço a serra. Aí, a diferença é gritante. melhora a estabilidade e diminui sensilvelmente a tendência dela "rabear".
Acho que o que não se deve fazer é abusar, tipo forçá-la em curvas fechadas etc. Mas usar a 4x4HI com o piso bem molhado, mantendo a prud~encia no uso, não creio que faça mal.

JairoM
20/06/2006, 18:57
sobre as L-200:

O manual da MIT é claro... piso duro 4x2. Outros pisos, 4x4 HI ou Low dependendo do caso.

Asfalto seco = piso duro
Terra = pode ser piso duro ou não....
Asfalto com MUITA agua (aquaplanagem) = PISO escorregadio -> 4x4 HI é recomendado.

Descida de ladeiras (serra inclusive) com paralelepipedos na chuva = 4x4 HI.

4x4 só não deve ser usado direto nas pistas duras, senão o conjunto mecânico e os PNEUS irão sofrer muito desgaste.

Eu moro numa rua que tem um aladeira em curva, e a desgraçada é de paralelepípedos. Em dias de chuva, vira um sabão. Se nao engatar 4x4.... não sobe. Patina demais.


Acho que é isso !

Aceito pedradas, e opiniôes contrárias. :)

Engels Kbça
21/06/2006, 06:02
Esse é o 4weelABS da ranger nova.Ele tem um sensor de desaceleraçao quem limita o funcionamento do abs.A ford divulga q foi o primeiro carro brasileiro a vir com isso, mais pelo q saiba ja tem muito tempo q é utilizado la fora...

:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :mrgreen: Tudo bem.......mas o que que isso tem com tema :?: :?: :parede:

Engels Kbça
21/06/2006, 06:07
Asfalto com MUITA agua (aquaplanagem) = PISO escorregadio -> 4x4 HI é recomendado.

:discordo: Discordo. Nessa situação a recomendação é baixar a velocidade. O Uso do 4x4, nesse caso, também desgasta o conjunto.

Walter L. L. Casitta
21/06/2006, 07:43
Discordo. Nessa situação a recomendação é baixar a velocidade. O Uso do 4x4, nesse caso, também desgasta o conjunto.

Eu discordo de todo mundo. O melhor é ficar em casa pra não estragar picape. Quando o sol voltar a gente sai de novo. :palmas: :shock: :concordo:

RABUGENTO
21/06/2006, 10:01
Pôxa vida!

Sou novo por aqui. Comprei uma 4x4. Lendo esses comentários todos chego à conclusão que realmente devo deixar a pick-up guardadinha no meio da sala.

Gente! Preciso saber onde devo usar 4x4 :roll: :cry: :parede:

Um abraço a todos!

murilloaquino
21/06/2006, 12:31
Citação:

Esse é o 4weelABS da ranger nova.Ele tem um sensor de desaceleraçao quem limita o funcionamento do abs.A ford divulga q foi o primeiro carro brasileiro a vir com isso, mais pelo q saiba ja tem muito tempo q é utilizado la fora...


Tudo bem.......mas o que que isso tem com tema
_________________


Isso tem a ver ao comentario do walter anterior...leia as mensagens antes de postar.
Alem disso, evita q as rodas traseiras travem por açao das dianteiras quando está em 4x4, o q teoricamente travaria pela força de frenagem nas rodas dianteiras serem muito maiores q as traseiras, principalmente sem carga.
Devido a esse dispositivo, as ranger nao vem com valvula lsv nas rodas traseiras nas versoes com abs integral, coisa q as hilux nova ja vem...

:lol:

José Augusto
21/06/2006, 13:10
Pôxa vida!

Sou novo por aqui. Comprei uma 4x4. Lendo esses comentários todos chego à conclusão que realmente devo deixar a pick-up guardadinha no meio da sala.

Gente! Preciso saber onde devo usar 4x4 :roll: :cry: :parede:

Um abraço a todos!

Use somente no offroad em piso não aderente (existem situações onde mesmo em offroad que o piso é aderente), o low só no offroad em piso não aderente quando sentir falta de força para vencer um obstáculo sem ter que diminuir de marcha.

Piso com chuva, diminua a velocidade, se detectar óleo na pista o mais prudente e não frear, nem fazer movimentos bruscos no volante, procure ir reduzindo a velocidade até retomar o controle, sempre tente deixar o veículo alinhado na direção do movimento.

:mrgreen:

RABUGENTO
21/06/2006, 14:08
José Augusto,

Este cuidado que voce citou, deve ser seguido com quaisquer veículos, não somente com os offroad ou 4x4...

A minha dúvida persiste. Parece que vou ter que fazer um curso para utilizar 4x4 como o que a Petrobras proporciona a alguns funcionários... :cry: :putz: :parede:

[Piso com chuva, diminua a velocidade, se detectar óleo na pista o mais prudente e não frear, nem fazer movimentos bruscos no volante, procure ir reduzindo a velocidade até retomar o controle, sempre tente deixar o veículo alinhado na direção do movimento]

José Augusto
21/06/2006, 14:23
RABUGENTO, É isso mesmo, muitos acham que porque estão com um veículo 4x4 muda tudo, que nunca mais vai atolar ou passar algum apuro, a verdade é que muda quase nada, principalmente se estiver com pneus inadequados.

Um bom curso de off road é o da DPASCHOAL, técnica 4x4, muitos já fizeram é bem concorrido, ensina como descer em piso escorregadio, andar em pedra, subir ladeiras com lama, atravessar riachos, passar em lamaçal, ... etc, enfim dá uma passada no básico.

RABUGENTO
21/06/2006, 14:39
Legal! Vou ver com a DPASCHOAL daqui de Campinas-SP, se tem :) Muito obrigado!!!

edubelem
21/06/2006, 15:02
José Augusto,

É isso aí, o pessoal confunde 4x4 para ultilização offroad com o 4x4 p/ onroad um é para venser lama, areia, neve e etc..., o outro é para dar estabilidade, como é o caso de alguns carros esportivos,

RABUGENTO,

Não presisa fazer curso algum, basta vc ligar a tração apenas quando as rodas de trás forem girar em falso, aí em vês de atolar vc vai passar tranqüilo.

Vc pode realmente ligar no asfalto com chuva ou ate mesmo seco, e isto não quer dizer que vai quebrar imediatamente, assim como não quebra se vc de primeira pisar no freio acelerar no fundo e soltar o pé da embreagem rápido, provavelmente não vai quebrar , bem; PROVAVELMENTE!

Veja bem, a ranger não tem sistema 4x4 full time portanto, o conjunto todo não esta projetado para aceitar rotações diferentes nas rodas traseiras e dianteiras, com isto força o motor, embreagem, caixa de câmbio, caixa de transferência, cruzetas, cardais, diferenciais, rolamentos e por ultimo suspensão, com isto vc diminui toda vida útil de sua viatura.

Agora é só verificar o preço destas peças e botar na balança e ver se vale a pena ligar a tração se não houver realmente necessidade.

edubelem
21/06/2006, 15:08
José Augusto,


RABUGENTO, É isso mesmo, muitos acham que porque estão com um veículo 4x4 muda tudo, que nunca mais vai atolar ou passar algum apuro, a verdade é que muda quase nada, principalmente se estiver com pneus inadequados.


Uma coisa que eu sempre falo é que:

Só morre afogado, é quem sabe nadar

E só fica atolado, é quem tem carro 4x4

Pois au contrário, um só fica na beira molhando o pé e o outro fica longe da lama .

Wallace
21/06/2006, 22:39
Isso tem a ver ao comentario do walter anterior...leia as mensagens antes de postar.
Alem disso, evita q as rodas traseiras travem por açao das dianteiras quando está em 4x4, o q teoricamente travaria pela força de frenagem nas rodas dianteiras serem muito maiores q as traseiras, principalmente sem carga.
Devido a esse dispositivo, as ranger nao vem com valvula lsv nas rodas traseiras nas versoes com abs integral, coisa q as hilux nova ja vem...

:lol:traduz para mim o que é essa valvula lsv.
Se for a valvula limitadora nenhum ABS nas 4 precisa disso, mas pode ter.

murilloaquino
21/06/2006, 23:08
valvula lsv.


Acho q escrevi errado walacce, mais trocando em miudos , é akela valvula equalizadora de frenagem.Só comentei porque as Hilux nova têm e mesmo com os abs nas 4...

Wallace
22/06/2006, 00:57
Como falei, com ABS nas 4 pode ter ou não.
Uma das coisas mais complicadas num veiculo é fazer o projeto dos freios, principalmente em veiculos com grande variedade da carga como as picapes.
Assim os ABS somente traseiros era uma forma da fabrica resolver um grande pepino.
Com ABS nas 4 até pode tirar a valvula equalizadora e confiar no ABS, mas é melhor continuar com a valvula + o ABS, já que isso até evita um maior desgate do freio traseiro.

murilloaquino
22/06/2006, 01:09
O melhor e vir com EBd :lol: me parece q as frontiers veem...

wallace, so mais uma duvida.Os abs de pick-ups sao de 3 canais?(2 rodas dianteiras independentes+2 rodas traseiras em um mesmo canal?) visualmente, parece q a tubulaçao dos freios vem em 1 canim só e na carcaça do diferencial, em cima, ela se divide em 2 e vai pras rodas.Se liberar uma roda traseira, libera a outra tambem?
abraçoss

Wallace
22/06/2006, 02:02
Pode ser de 3 ou de 4, a minha Cherokee é de 3 (snif snif), sim alivia a pressão de ambas.
Lembrando que o ABS não deve viberar de vez o freio, só aliviar a pressão para não travar.

murilloaquino
22/06/2006, 13:02
É... acho q o da ranger tambem é assim...Deve perder um pouco da força de frenagem pricinpalmente em curvass, onde uma roda poderia frear mais q outra, na traseiraa.. :lol: :lol:

A merd :evil: da economia de custos gera isso...
:P