PDA

Ver Versão Completa : Suzuki SX4 sem potência nas subidas. Normal do carro??

papacoin
22/02/2023, 14:07
Boa tarde, pessoal!

Há uns 20 dias comprei um Suzuki SX4, 2011, câmbio manual, com 141.000km rodados.

Ao testar o carro no test-drive dentro da cidade, tudo ok. Porém após comprá-lo do antigo dono e pegar rodovia, percebi que ele perde ou não ganha NENHUMA potência nas subidas. Explico:

No plano, o carro tem torque e potência muito bons, chega até a cantar o pneu saindo de primeira, rs, porém é difícil passar dos 120, 130km/h (em rodovias planas, por exemplo). E nas subidas não ganha absolutamente nenhuma potência, chega até a perder se for uma subida mais íngreme (já cheguei a 50km/h numa rodovia, o carro simplesmente não ia). Por exemplo, quando estou em quinta marcha em uma rodovia e vem subida, nem baixando pra terceira marcha ele ganha potência; na cidade, após passar em alguma lombada na subida, tenho que engatar primeira, pq nem de segunda o bichinho sobe. Até Uno me ultrapassa com tranquilidade!

Depois de alguns testes, foi verificado que:

Velas: ok
Bobinas: ok
Pressão do motor: ok
Scanner: acusou nenhum defeito
Bicos injetores: estavam um pouco desnivelados, foi feita limpeza e melhorou ligeiramente.

Apesar dos bicos não estarem 100%, não creio que sejam eles os culpados por TANTA falta de potência do carro nas subidas. Ou sim??

Assim sendo, gostaria de saber: essa falta de potência em subidas é uma característica normal do carro??? Não creio que seja, por ter um motor 2.0 e com 145cv. E não sendo normal, e considerando os resultados dos diagnósticos, o que mais poderia ser??

papacoin
22/02/2023, 18:14
As bobinas tem alguns desgates e até pequenos rasgos na borracha no "fim do secundário" (parte onde se encaixa nas velas).

Isso pode causar fuga de corrente??

Joao Baeta
22/02/2023, 22:12
:arrow: Bem estranho....!
Já olhou o diferencial ou cambio?
Lembrando que a 5 marcha dele é fraquinha...... é + modo de economia...
Se quiser força na 5 marcha... é passando de 130km/h....

Joao Baeta
22/02/2023, 22:16
As bobinas tem alguns desgates e até pequenos rasgos na borracha no "fim do secundário" (parte onde se encaixa nas velas).

Isso pode causar fuga de corrente??

:arrow:Capaz...!
Troca somente os supressores...!
Se pegar umidade= fuga de corrente!

papacoin
23/02/2023, 18:29
:arrow: Bem estranho....!
Já olhou o diferencial ou cambio?
Lembrando que a 5 marcha dele é fraquinha...... é + modo de economia...
Se quiser força na 5 marcha... é passando de 130km/h....

Pois é, amigo, estranho mesmo!
Pedi bicos injetores novos, vamos ver o que acontece.
Ainda não olhei diferencial e câmbio não. Acha que vale dar uma olhada na embreagem?? O carro está bem suave nesse sentido, passa marchas igual uma manteiga e no plano tem uma boa potência de arranque.
Quanto ao diferencial, o que você acha que pode causar o problema?Falta de lubrificação?

A 5 marcha ok ser fraca, o problema é baixar pra 3 marcha e o carro não ganhar NENHUM torque ou potência rs :pensativo:

papacoin
23/02/2023, 18:31
:arrow:Capaz...!
Troca somente os supressores...!
Se pegar umidade= fuga de corrente!

E será que acha só os supressores dessas bobinas do SX4?? Você teria algum número ou código de referência? Dei uma pesquisada de leve aqui e nada, rs

papacoin
23/02/2023, 18:35
A impressão que dá é que o pedal do acelerador não vai até o fim, parece que o carro não está sendo acelerado ao seu máximo mesmo quando pisa fundo.

Existe algum tipo de regulagem nesse caso??

Ps: O tapete não está atrapalhando!

papacoin
23/02/2023, 19:01
Ah, e o mecânico disse que o manômetro indicou 4 bar de pressão. Disse que está ótimo, mas está mesmo???? 4 bar não seria pouco, quase no limite??

Joao Baeta
24/02/2023, 11:21
Ah, e o mecânico disse que o manômetro indicou 4 bar de pressão. Disse que está ótimo, mas está mesmo???? 4 bar não seria pouco, quase no limite??

:arrow: Olá!
Vamos te ajudar sobre isso...
Passe o seu numero que no grupo temos SX4/GV3 que usam o mesmo motor J20A...!

papacoin
09/05/2023, 20:47
Pessoal, problema resolvido! Era catalisador entupido, não sei se os dois ou se somente um. Retiramos o primeiro catalisador (o mais perto do motor) e o problema continuou... retiramos o segundo, e boom, o carro ficou um capetinha!! Agora estou andando sem nenhum catalisador, ainda não notei diferenças no consumo. Mais pra frente vou comprar e colocar pelo menos o primeiro catalisador (peça cara, porém é importante, visto que pode dar problema nas leituras das sondas lambdas e causar falhas de injeção, ocasionando aumento de consumo).

Victor Perez
22/11/2024, 10:07
Olá pessoal
Tenho um SX4 2012 e do nada começou a falar, porém, essa falha é pior quando se está em quarta ou quinta marcha. O conta giros não consegue passar de 3000 rpm e o carro não tem potência.
Na descida ele passa e vai bem, agora no plano e na subida fica difícil.
Acabei de trocar as velas, já usei dois tanques de aditivada com produto para limpeza de bicos, melhorou um pouco, mas ainda continua falhando.
Detalhe, quando está frio, ele falha muito mais.
Alguém tem um norte para que eu possa seguir.
Desde já agradeço as colaborações.