PDA

Ver Versão Completa : Jeep soltando fumaça azul, mas não perdeu força!



Vinicius_4x4
12/06/2006, 20:22
Olha eu aí de novo :mrgreen: ! Bah, tah difícil de manter o Frank em dia. É o cara sair pra dar uma volta e tem que mexer no maldito.

Bom desta vez estou com problema no motor (o meu motor é do opala 6 cilindro com tucho mecânico). Está saindo uma fumaça azul do escapamento, principalmente quando o motor está mais quente. Sei que fumaça azulada é sinônimo de óleo sendo queimado junto com a gasolina. Porém, acredito que se o motor tivesse abrido o bico eu teria sentido falta de potência, o que não é o caso. Fiz até o teste de ir tirando um cabo de vela de cada vez para ver se o motor sentia uma recaída e deu tudo beleza - no tirar cada cabo de vela o motor dava uma "morrida" :mrgreen: .
Fui falar com um amigo meu e ele falou sobre os suspiros entupidos (não me venham com a estória de que suspiro é doce viu, e nem estou procurando receita :mrgreen: ). Ele me disse que tem uma espécie de escovas (acredito eu que seja uma malha de aço pois ele falou que era melhor que bombrill :lol: ) próximo aquele respiro que tem na tampa superior do motor, aquele que tem um caximbo. Abri a tampa e não encontrei nada parecido à uma escova nem nada do tipo :pensativo: . Não sei se deveria ter algo lá! Procurei no manual da chevrolet e não diz nada.

Bom, mas o que pude perceber é o seguinte: como o meu carburador é o Weber 446, tem aquele T no pé do carburador (junto ao coletor de admissão) que é ligado no respiros da tampa do motor. Ali reparei uma certa quantidade de óleo. Percebi também uma certa quantidade de óleo na entrada de gasolina, no carburador (bem de onde vem da bomba de gasolina). Aí que tah a minha pergunta :twisted: :

Posso estar com problema na bomba de gasolina (já que ela é mecânica) e ela estar mandando óleo junto com a gasolina??? :pensativo:

Detalhe 1: o jeep (quando frio) só pega se eu der um gole de gasosa no carburador; acho que é a convivência comigo :pensativo: :mrgreen:

Detalhe 2: já me falaram que poderia ser o cilindro mestre do freio que estava furado e o vácuo poderia estar puxando fluído de freio para o motor, mas isto não acontece pois o nível do fluído de freio não está baixando. Já o nível do óleo baixou, quase um litro!!

Bom era este o meu problema :twisted: !

Espero que alguém possa me ajudar :concordo: .

[]´s

Alessandro Henrique
13/06/2006, 04:28
Vinicius,
Pela presenca de grande quantidade de oleo chegando ao carburador, provavelmente ha algum embolo com anel danificado.
Retire as velas e veja o estado das mesmas, assim voce determina qual dos cilindros esta com defeito e, aproveite e realize o teste de compressao.
O tal suspiro (na verdade ventilacao do carter), possui uma malha (nao me recordo o material) que exerce a funcao de um filtro, detendo as goticulas de oleo em suspensao, permitindo apenas a passagem de vapor.


Sds.

Vinicius_4x4
13/06/2006, 07:50
aproveite e realize o teste de compressao

Este teste eu tenho que fazer em alguma casa especializada ou eu mesmo posso fazer?! :pensativo:

Esta malha que funciona como filtro vai naquela tampa de cima, correto? Então no caso, iria duas malhas destas, já que tem duas ventilações do carter. É isto mesmo?

Valeu Alessandro :concordo:

Grande abraço!!

Alessandro Henrique
13/06/2006, 10:36
Vinicius,
O teste de compressao voce mesmo pode realizar so que para isso, deveras ter o manometro especifico. O mais simples eh ir a uma oficina e solicitar que seja feito ou conseguir emprestado. O valor encontrado deve estar situado entre 8,5 e 10 Kgf/cm2.
A conexao montada na tampa sob o cilindro 1 tem como finalidade permitir a entrada de ar apos passar pelo filtro
Sds.

Vinicius_4x4
13/06/2006, 12:42
A conexao montada na tampa sob o cilindro 1 tem como finalidade umidecer o filtro e aumentar a sua eficiencia. Esta conexao possui um anel de borracha e permite que a mesma seja substituida, esta deve possuir a malha.

OK :concordo: . Pois é, tem a borracha bem meia boca ali. Tah arrebentada e com aquelas colas vermelhas (tipo silicone) para vedar o caximbo ali colocado. Vou ver se em uma autopeça eu encontro esta parte.



A outra conexao, sob o cilindro 6 tem como finalidade a ventilacao do carter, sendo conectada diretamente a admissao tendo inclusive, uma valvula.

Isto mesmo, tem uma válvula. Tipo aquelas colocadas em freios traseiros na saída do cilindro mestre. Acho que é isto neh!? :pensativo:

Bom, vou fazer estas alterações (teste do manômetro e comprar as duas peças - borracha + filtro) e posto isto por aqui assim que tiver resultados. Hoje não que vai ter jogo da seleção :mrgreen: , falando nisso Alessandro: tah torcendo pra seleção brasileira?? :lol: Aí provavelmente não vai ser um "quase feriado" que nem aqui. :pensativo:

Ah! Uma coisa que me esqueci de citar, nem sei como, é algo importante :parede: :parede: . Uns dias atrás eu fiz o ajuste das válvulas (eu não, quem fez foi um mecânico) e segundo ele as medidas utilizadas foram 0.35 e 0.45. Não sei te dizer agora qual que era de admissão ou de escape, mas acho que a de medida maior é de escape neh?! :pensativo: . Não sei se são as medidas corretas. Vale lembrar que o meu motor é um pouco mexido - comando alterado (o mesmo que vinha na puma GTB) e os pistões são do opala 4 cilindro.

Grande abraço!!

Alessandro Henrique
13/06/2006, 13:58
Vinicius,
Eh claro que estou torcendo :dance: Feriado aqui por jogo eh dificil... :parede:
Como estou longe de casa, nao tenho muitas informacoes :putz: , mas creio que a especificacao para as folgas das valvulas sao: 0,25 mm para as de admissao e 0,30 para as de escape.
O teste de compressao por si nao eh garantia de que o problema esteja nos aneis, apenas um indicio de anomalia no cilindro em questao (depende estado das valvulas, junta, etc..)

Boa sorte!

Fio
14/06/2006, 18:41
Alessandro,

to com um motor saindo uma fumacinha de leve da tampa do óleo, o que pode ser? Vedação da tampa? O motor vaza um pouco de óleo perto da polia.

O motor é um original 6cc e não faz fumaça alguma pelo escapamento e está muito potente.


[]´s

Alessandro Henrique
15/06/2006, 04:24
Fio,
No motor BF, a tampa de abastecimento possui o respiro incorporado. Nos motores atuais o sistema de ventilacao se encarrega da captacao destes gases.
Em motores antigos, simplesmente os gases sao liberados. Dependendo da quantidade de oleo no motor, de seu estado e da temperatura, maior ou menor quantidade de gases estara presente neste respiro.


Sds.

Vinicius_4x4
15/06/2006, 14:27
Bom, até agora o teste que fiz foi o de verificar as velas e tive a infelicidade de verificar que todas as velas estão molhadas de óleo :putz: . A malha para se colocar no suspiro não encontrei ainda, bom procurei em uma autopeça por enquanto :mrgreen: .

Em conversa com um amigo meu (o mesmo que me vendeu o motor) surgiu duas coisas que poderiam ser os fatores causadores da fumaça azulada:

01 - O motor ter saído de giro - para isto o motor não deveria estar batendo?! :pensativo: O motor não tah batendo nada e nem perdeu força;

02 - Injeção elevada de gasolina, assim a gasolina lavaria os pistões e não deixaria o óleo lubrificar - neste caso as velas estariam sujas de óleo?! :pensativo:

Antes de desmontar algo vou verificar mais algumas possíveis causas. Até porque não estou com grana para fazer motor :cry: .

Vale lembrar que o motor foi feito à recém. Tinham feito ele à uns dois meses antes de eu comprar ele, e olha que eu tenho ele à pouco tempo também (algo em torno de uns 3 ou 4 meses acho :pensativo: )

Era isto para o momento :concordo:

Grande abraço!!

Alessandro Henrique
15/06/2006, 15:36
Bem,
As possibilidades para que o oleo chegue ao interior do cilindro sao tipicamente atraves dos aneis de segmento (gasto/quebrado), atraves das guias de valvulas e atraves do sistema de ventilacao do carter.
O fato do motor ter sido reformado recentemente, nao significa que o mesmo nao apresentara problemas. Isto depende se o servico foi realizado com qualidade. Detalhe, trocaram a bomba de oleo?
Na adaptacao do GM 250 no jeep, geralmente o mesmo acaba sujeito a sobre-aquecimento e pior, muitas vezes o dono nao se da conta. O problema surge por tamanho inadequado do radiador e da compatibilidade do sensor de temperatura com o painel. O indicador de temperatura so apresenta a leitura correta para determinado sensor entao, muitos mudam o motor, que vem com outro sensor e simplesmente se esquecem de revisar o painel. Resumo, trabalha quente e o cara nao desconfia. Ou pior, so quando eh tarde.
Outro detalhe eh que motores grandes, nao gostam de rotacoes altas. Invariavelmente, em funcao das relacoes de diferencial e uso de reduzida em trilhas, o mesmo acaba por ser submetido a altas rotacoes por periodo longo, somado a deficiencia de refrigeracao, ja viu ne!
Nao estou dizendo que isto esteja ocorrendo com o seu motor, mas sao detalhes a ser observados.
Excesso de oleo no interior do carter faz com que o mesmo chegue em quantidades elevadas ao carburador/admissao.
Verifique tambem se o oleo utilizado eh o correto e se o mesmo nao esta contaminado/deteriorado.

Sds.

Vinicius_4x4
16/06/2006, 10:10
O indicador de temperatura so apresenta a leitura correta para determinado sensor entao, muitos mudam o motor, que vem com outro sensor e simplesmente se esquecem de revisar o painel. Resumo, trabalha quente e o cara nao desconfia.

Importante ter salientado isto. Acho que não comentei isto anteriormente. O relógio indicador de temperatura foi posto após a adaptação do motor, e foi comprado especificamente para ele. Vi que é uma pequena diferença de temperatura aferindo a temperatura de quando liga a ventoinha elétrica com a apresentada no relógio. A temperatura de fechamento do cebolão (fecha os contatos) é de 87ºC e noto que a ventoinha liga quando o relógio indica 90ºC. Mas neste caso acredito que não seja preocupante a diferença de temperatura :pensativo: . A temperatura dificilmente passa dos 90ºC após a ventoinha ligada.



Verifique tambem se o oleo utilizado eh o correto e se o mesmo nao esta contaminado/deteriorado.

Fiz a troca do óleo e filtro de óleo a pouco tempo, o óleo utilizado foi o 20W - 50



Outro detalhe eh que motores grandes, nao gostam de rotacoes altas.

Sim eu estou sabendo disto. Pelo o que pude ver o motor do opala 6 cilindros tem a rotação máxima entre 4800 e 5000 rpm. O meu jeep é bem reduzido - caixa da C 10 3 marcha e relação coroa/pinhão = 43/8. Em trilhas dificilmente uso reduzida, a não ser que seja para escalar uma parede :mrgreen: . Bom as trilhas daqui do sul tu conhece neh, é aquele lamaçal a perder de vista, nada com erosão e coisas do gênero. A última trilha que fui foi a de Palmares do Sul, isto é só pra te deixar com água na boca :twisted: :mrgreen:



Excesso de oleo no interior do carter faz com que o mesmo chegue em quantidades elevadas ao carburador/admissao.

Não sei o quanto seria excesso de óleo, mas sei que percebi que tinha bastante óleo ali :pensativo: , só não sei dizer se é excesso.

[]´s

Alessandro Henrique
16/06/2006, 10:53
Importante ter salientado isto. Acho que não comentei isto anteriormente. O relógio indicador de temperatura foi posto após a adaptação do motor, e foi comprado especificamente para ele. Vi que é uma pequena diferença de temperatura aferindo a temperatura de quando liga a ventoinha elétrica com a apresentada no relógio. A temperatura de fechamento do cebolão (fecha os contatos) é de 87ºC e noto que a ventoinha liga quando o relógio indica 90ºC. Mas neste caso acredito que não seja preocupante a diferença de temperatura :pensativo: . A temperatura dificilmente passa dos 90ºC após a ventoinha ligada.

O importante neste caso eh se o instrumento do painel esta aferido para o sensor do cabecote. :concordo:
O controle feito pelo termostato (cebolao), esta sensivelmente relacionado com a sua posicao no circuito, se esta no topo, no centro ou na base do radiador! O radiador se encarrega em dissipar boa quantidade de calor entao a temperatura no mesmo, nao eh homogenea. A temperatura da agua na entrada e diferente da saida. Se houver um sensor instalado na base ou no centro e se este estiver ajustado para comutar com 87 C, nao significa que o motor esteja com esta temperatura, pois o fluido ate chegar ao termostato, ja dissipou calor. :pensativo:


...as trilhas daqui do sul tu conhece neh, é aquele lamaçal a perder de vista, nada com erosão e coisas do gênero. A última trilha que fui foi a de Palmares do Sul, isto é só pra te deixar com água na boca :twisted: :mrgreen:

:D :D Acredito que em breve eu esteja retornando e tomara que seja a tempo para a trilha do Taim. :twisted: :twisted:
Eh so tempo de chegar e botar a viatura a rodar :mrgreen: :mrgreen:


Não sei o quanto seria excesso de óleo, mas sei que percebi que tinha bastante óleo ali :pensativo: , só não sei dizer se é excesso.

O nivel no carter nao pode estar acima do maximo! E isso tambem depende da inclinacao atual do motor.

Sds.

Vinicius_4x4
16/06/2006, 11:18
O controle feito pelo termostato (cebolao), esta sensivelmente relacionado com a sua posicao no circuito, se esta no topo, no centro ou na base do radiador!

Ele está na parte onde a água sai do motor e passa para o radiador. No meu radiador água sai do motor e entra no lado esquerdo do radiador, refrigera e sai pelo lado direito do radiador em direção ao motor novamente. Não sei se é normal isto, acho até que o radiador foi rotacionado 90º para ficar desta forma :pensativo: .



O nivel no carter nao pode estar acima do maximo! E isso tambem depende da inclinacao atual do motor.

Acho que viajei nesta resposta anterior, quiz dizer que encontrei bastante óleo (pelo menos no meu entendimento) na parte superior, ali onde sai aquela primeira tampa a qual possui os respiros. Vou postar uma foto.

Vinicius_4x4
16/06/2006, 11:22
Faltou a foto :mrgreen:

Alessandro Henrique
16/06/2006, 11:46
Ele está na parte onde a água sai do motor e passa para o radiador.

:concordo:

No meu radiador água sai do motor e entra no lado esquerdo do radiador, refrigera e sai pelo lado direito do radiador em direção ao motor novamente. Não sei se é normal isto, acho até que o radiador foi rotacionado 90º para ficar desta forma :pensativo: .

O seu eh um radiador com fluxo horizontal :concordo: Existem os de fluxo vertical e horizontal, sendo este ultimo encontrado facilmente nos veiculos modernos/atuais. Alguns opalas inclusive ja utilizavam o de fluxo horizontal.

Acho que viajei nesta resposta anterior, quiz dizer que encontrei bastante óleo (pelo menos no meu entendimento) na parte superior, ali onde sai aquela primeira tampa a qual possui os respiros. Vou postar uma foto.
Na foto nao indenfiquei nada errado. Eh normal que haja um pouco de oleo retido sobre os balancins, bem como na base.

Sds.

Alessandro Henrique
16/06/2006, 11:55
Vinicius,
Nao ficou bem claro, a presenca da fumaca no escape eh constante ou ocorre apenas em determinados momentos?

Sds.

Vinicius_4x4
16/06/2006, 13:49
Aí Alessandro, muito obrigado pela atenção que tem me dado :concordo: . Sou muito grato por isto, já estou te devendo alguns churrasco neh :mrgreen: !!



Nao ficou bem claro, a presença da fumaca no escape eh constante ou ocorre apenas em determinados momentos?

Bom, tudo começou quando estava andando na BR (nos meus 60tinha - VNE do jeep :lol: ) descendo uma lomba sem acelerar, apenas pisando no freio para não forçar o motor. Quando de repente senti um cheiro de fumaça e olhei para o lado (onde sai o escape) e vi uma fumaceira. Encostei o jeep e percebi que quando se dava uma acelerada mais no fundo saia uma fumaceira azul. O dia tava meio chuvoso e o ar tava pesado pra caramba. Depois disto liguei o jeep uma vez só, para colocar ele dentro da garagem fechada para poder fazer alguns testes durante a noite. O que percebi é que não apareceu tanta fumaça azul quanto no outro dia (que tava com o motor mais quente). Mas a fumaça se dá somente quando se acelera bem o bixin. Na lenta não sai fumaça.
Eu li em algum lugar que um teste para ver se o motor está bom o cara deixa funcionando na lenta durante um tempo e depois dá uma acelarada nele. Se sair fumaça azul é porque não tah tri :pensativo: . Bom foi o que fiz, na lenta não saiu fumaça nenhuma. Depois de um tempo com o motor ligado na lenta se pisava (na verdade acionei com a mão mesmo) de supetão o motor falhava, se acelerava com uma intensidade constante e mais suave saia uma fumaça bem considerável daí.

Grande abraço!!

Alessandro Henrique
16/06/2006, 14:37
Aí Alessandro, muito obrigado pela atenção que tem me dado :concordo: . Sou muito grato por isto, já estou te devendo alguns churrasco neh :mrgreen: !!

Tche, proposito do forum eh este, trocar ideias, aprender, ajudar! O churrasco fica para a trilha! :concordo:
Pelo teu relato, nao acredito que o problema seja o sistema de ventilacao do carter. Uma maneira de testar isso eh remover as mangueiras e veda-las, acionar o motor e ver o que ocorre. Na verdade, desconfio que o problema esteja nas valvulas, folga excessiva entre haste e guia/retentores defeituosos.
Fazendo o teste de compressao, voce ja elimina uma possibilidade. Se a pressao registrada no teste estiver adequada, eh bem provavel que a origem do problema esteja nas valvulas. :pensativo:
O fato eh, tanto na lenta ou aceleracao subita, nao deve sair fumaca :discordo:

Sds.

Vinicius_4x4
16/06/2006, 16:35
Tche, proposito do forum eh este, trocar ideias, aprender, ajudar!
Sei disto! Mas é sempre bom valorizar a galera que frequenta e colabora para o fórum ser o que ele é! E vamos marcar mesmo uma trilha e de quebra fazer aqueeele churrasco! Pretende voltar para ficar ou vai só visitar o RS?!

Tchê, com o meu irmão me enxendo o saco :mrgreen: resolvi abrir novamente aquela tampa onde vai os suspiros. Resultado disto tudo que o Xispa (meu irmão) descobriu que tem umas peças soltas ali :shock: . Tem os cachorrinhos (acho que é assim que chamam aquela peça, seta vermelha) e consequentemente as varetas (da esquerda, seta azul) também ficam soltas. Tô anexando uma foto para mostrar as peças. Como disse anteriormente eu regulei as válvulas e acredito que tem algum problema no qual faz com que aquelas porcas ali se soltem com facilidade. Será que está resolvido o problema?

[]´s

Alessandro Henrique
16/06/2006, 17:34
Vinicius,
Acho que retorno definitivamente, preciso ver ainda... :roll:
A seta azul esta indicando a vareta e a vermelha o conjunto mola, defletor, prato de valvula. Nao pode haver folga excessiva nestes componentes. Ja que esta sem a tampa, vale a pena observar que o oleo eh conduzido ate o balancim pelo interior da vareta (ela eh oca), voce pode perceber um pequeno orificio no topo do alojamento da vareta no balancim. O oleo que se deposita no topo lubrifica a rotula e parte dele escorre pelo topo do prato da valvula (se houver folga anormal na guia da valvula de admissao o oleo vai direto a camara de combustao, devido a depressao provocada pelo embolo). O ajuste eh realizado atraves da porca na parte superior. Dependendo do estado da porca e do prisioneiro (parafuso) a porca pode afrouxar, perdendo-se a regulagem. As valvulas devem ser reguladas quando em posicao fechada, apenas tensionada pela mola de retorno. Para tanto, o motor precisa ser corretamente posicionado para se efetuar a regulagem em grupos. E detalhe, regulagem com o motor frio. :pensativo:
O graxeiro que fez a regulagem nao viu este detalhe ou regulou errado (folga excessiva). :parede: :putz:

[]'s

Vinicius_4x4
16/06/2006, 17:46
O graxeiro que fez a regulagem nao viu este detalhe ou regulou errado (folga excessiva).

Bah, realmente tô mal de mecânico :putz: . O cara que achava ser bom tah fazendo M... E olha que ele não é mecânico de jeep (daqueles picareta que se vê por aí) ele mexe em carros normais, sem adaptação nem nada.
De repente tah na hora de eu aprender a fazer esta regulagem aí :pensativo: :mrgreen:
Bom, vou fazer esta regulagem novamente e ver como é que estão o estado da porca e do prisioneiro. De repente tah na hora de ser trocado.

Grande abraço!!

Alessandro Henrique
17/06/2006, 05:10
Mecanico hoje em dia esta dificil de encontrar, o que mais tem eh trocador de peca. :putz:
Quanto a regulagem das valvulas, isso eh algo para ser feito porem, nao eh o que esta causando a queima de oleo. :pensativo:

Sds.

Vinicius_4x4
17/06/2006, 14:16
A seta azul esta indicando a vareta e a vermelha o conjunto mola, defletor, prato de valvula.

Alessandro, peguei o meu "amanssa burro" que tenho no computador e fui atrás dos nomes que tu falaste antes para entender corretamente do que se tratava. Vi que há um erro no seu entendimento referente às setas que coloquei na figura. Referente a seta azul estás correto - ela aponta para a vareta mesmo. Porém a seta vermelha quiz indicar o balancim, e não o conjunto mola, defletor e prato de válvula. O conjunto mola, defletor e prato está firme no lugar. Só que o que tah solto ali é o balancim mesmo. O cara pega ele com a mão e balança para todos os lados :shock: :mrgreen: .
Será que isto muda alguma coisa quanto ao meu caso?! :pensativo: Tava pensando na possibilidade de estar passando o óleo através daquele parafuso que tem no balancim, isto é possível?!

[]´s

Alessandro Henrique
17/06/2006, 14:53
...o que tah solto ali é o balancim mesmo. O cara pega ele com a mão e balança para todos os lados :shock: :mrgreen: .

Isso ocorre devido ao fato da porca ter saido da posicao ou deixada em posicao errada. Se o prisioneiro estiver desgastado, isto pode ocorrer.

Será que isto muda alguma coisa quanto ao meu caso?! :pensativo: Tava pensando na possibilidade de estar passando o óleo através daquele parafuso que tem no balancim, isto é possível?!

Esta folga eh problema de regulagem. Pelo prisioneiro nao ha possibilidade do oleo chegar a camara de combustao para ser queimado.

Sds.

Vinicius_4x4
17/06/2006, 17:07
Esta folga eh problema de regulagem. Pelo prisioneiro nao ha possibilidade do oleo chegar a camara de combustao para ser queimado.

OK :concordo: !
Agora vou te enxer de perguntas :mrgreen: :

01 - O único caminho para o óleo (dali de cima) chegar à câmra de combustão seria através do conjunto mola, defletor e prato de valvula?!
02 - O retorno do óleo que tem ali em cima (no caso de funcionamento normal) seria pelo espaço existente entre o orifío do cabeçote e a vareta?!
03 - No caso de ter tido problemas nos anéis o óleo que surgiria na câmara de combustão viria de baixo?! Imagino eu que seria o utilizado para lubrificar a biela e outros componentes?! Sei que o óleo é o mesmo :mrgreen: :mrgreen: , mas pergunto no sentido de circulação :concordo: .

[]´s agora já abusando da bondade alheia :mrgreen: :twisted:

Alessandro Henrique
17/06/2006, 18:12
01 - O único caminho para o óleo (dali de cima) chegar à câmra de combustão seria através do conjunto mola, defletor e prato de valvula?!

Na verdade pela folga entre a guia de valvula e a haste da valvula. Para que isto ocorra, parte do oleo que escoa por mola, defletor e prato. Outro caminho eh via as mangueiras de respiro na admissao(ventilacao forcada).

02 - O retorno do óleo que tem ali em cima (no caso de funcionamento normal) seria pelo espaço existente entre o orifío do cabeçote e a vareta?!

Uma parcela do oleo acaba por escoar por estes furos e caem sobre os tuchos. Nao estou bem lembrado, mas acho que na parte traseira do cabecote (cilindro 6), existe o retorno direto para o carter. :pensativo:

03 - No caso de ter tido problemas nos anéis o óleo que surgiria na câmara de combustão viria de baixo?! Imagino eu que seria o utilizado para lubrificar a biela e outros componentes?! Sei que o óleo é o mesmo :mrgreen: :mrgreen: , mas pergunto no sentido de circulação :concordo: .

:concordo: Sim, vem de baixo. Quando ha problema com os aneis, durante o ciclo de admissao quanto eh formada a depressao no interior do cilindro (vacuo), pode haver a passagem do oleo (na verdade oleo que esta na parede do cilindro).
A biela possui um canal no seu interior, recebendo o oleo sob pressao do eixo de manivelas. Este oleo eh destinado a lubrificacao do pino do pistao.
Durante o movimento de rotacao do eixo de manivelas, parte do oleo eh arremetida contra o embolo e paredes do cilindro pelo contra-peso, denominado neste caso, de lubrificacao por salpico.

Sds.

Vinicius_4x4
20/06/2006, 20:00
Baita aula :concordo: ! Apesar de não estar andando com o jeep estou curtindo porque tô aprendendo coisas que não sabia :lol: .

Mas vamos ao que interessa!! Fiz o teste do manômetro, consegui um emprestado e fiz da seguinte forma. Tirei todas as velas, e tirei também o cabo da bobina. Coloquei o manômetro conectado no lugar de uma das velas e bati o arranque, com o acelerador no fundo, durante uns 10 segundos. Fiz isto para os demais cilindros depois. Não sei se este é o correto a ser feito, mas foi como me indicaram :twisted: . O resultado foi o seguinte:

Cilindro 01 - 7,5 lbf/pol2 ou 105 kgf/cm2;

Cilindro 02 - 5,5 lbf/pol2 ou 95 kgf/cm2;

Cilindro 03 - 7,5 lbf/pol2 ou 105 kgf/cm2;

Cilindro 04 - 7,0 lbf/pol2 ou 100 kgf/cm2;

Cilindro 05 - 7,5 lbf/pol2 ou 105 kgf/cm2; e

Cilindro 06 - 7,0 lbf/pol2 ou 100 kgf/cm2.

Pelo visto estou realmente com problemas neh?! :pensativo: :putz: :lol:

Bom, conforme me foi dito pelo cara que emprestou o manômetro, se eu colocasse um pouco de óleo dentro de um dos pistões e fizesse o teste de novo e a medida no manômetro aumentasse eu estaria com problema de válvula. Caso contrário seria problemas de anéis ou camisa dos pistões ou qualquer outra coisa a não ser válvula. Fiz o teste somente para o cilindro 03 e a pressão aumentou, mas muito pouco chegou à quase 8,0 lbf/pol2. Coloquei um pouco menos que uma tampa de óleo lá para dentro, sem considerar a perda que teve no funil :mrgreen: . Será que deveria ter colocado mais?! :pensativo:

Este procedimento que fiz coincide com os que devem ser realmente feito?? :mrgreen:

Grande abraço!!

Alessandro Henrique
21/06/2006, 04:49
Vinicius,
O procedimento que voce citou para a medicao esta correto. Deve-se adicionar em cada cilindro o volume de oleo correspondente a uma colher porem, oleo para motor e de baixa viscosidade, coisa em torno de SAE 20 ou 30. :concordo:
Analisando os dados que voce registrou, realmente ha problema e principalmente, no cilindro 2.
Detalhe: Voce inverteu as unidades de medida sendo que 1 kgf/cm2 = 14,22 lbf/pol2 (PSI) mas o que interessa, sao os numeros. :mrgreen:
A pressao obtida no teste de compressao deve estar situada entre 8,5 - 10 kgf/cm2 o que no seu caso, nao ocorre em nenhum dos cilindros. :roll:
Outro problema eh a diferenca de pressao entre cilindros sendo que a maxima devera ser da ordem de 0,70 kgf/cm2. Observe o resultado do cilindro 2 em relacao aos demais que estao relativamente parelhos. :roll:
Me recordo que voce mencionou que o motor havia sido reformado recentemente. Nao conheco o historico dele, mas eh possivel que tenha recebido apenas uma meia-sola. :pensativo:
Voce pode refazer o teste e comparar novamente as medicoes.

[]'s

Sds.

Vinicius_4x4
21/06/2006, 07:49
Deve-se adicionar em cada cilindro o volume de oleo correspondente a uma colher porem, oleo para motor e de baixa viscosidade, coisa em torno de SAE 20 ou 30.

Eu coloquei óleo somente após todas as medições feitas e somente no cilindro 03. Fiz isto para ver se era problema no pistão (anel ou camisa), conforme me foi indicado. :concordo:
Não sei qual era a viscosidade do óleo, sei que o óleo é o mesmo que eu utilizo no meu motor (20 W - 50).

Quanto as unidades, eu temia esta inversão :mrgreen: .

[]´s

Vinicius_4x4
21/06/2006, 08:22
Bah, agora que eu vi. O cilindro 02 não deu 5,5 e sim 6,5. :parede: :parede: Ratiei nesta :lol:

Alessandro Henrique
22/06/2006, 10:15
O cilindro 02 não deu 5,5 e sim 6,5.
Sendo assim, diminui a diferenca em relacao aos demais. Mas de modo geral, todos persistem abaixo do minimo recomendado. :pensativo:

Sds.