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Ver Versão Completa : ATACAMA - AJUDA ENTRE OS MODELOS CANVA..SIDEKICK... METAL



ChristianGeronasso
12/06/2006, 17:27
Bom eu tenho um niva!
E apareceu a oportunidade de trocar de carro...
Bom... estava muito interessado em uma Bandeirantes... diesel... forte... mas velha.. e apesar de tudo só econtrei Bandeirantes mexidas para comprar a um preço acessível...

SUZUKI é minha praia... confortável e show de bola...

mas são tantos! CANVAS! METAL! SIDEKICK!!!
Sou novato no OffRoad e não quero fazer outra besteria(niva)...

Até agora oq eu pude perceber é que os samurais aguentam qualquer parada e o vitara é pra andar com conforto e trilhas leves...

Bom depois de andar um bom tempo de niva acho q conforto demais não é la essas coisas :), mas gostei dos Vitarinhas..

MEUS OBJETIVOS

Te um suzuki que me leve a longas distâncias e fundos buracos. Cheguei a ler o tópico da lígia que tem as mesmas intenções de fazer expedi
ções... atacama... patagônia...

DUVIDA CRUEL!
qual desses me leva até lá cortando caminho pelo meio do mato?

MINHAS DÚVIDAS!

1) Vitara com 97 com marcha automática, vale a pena? A manutenção do câmbio não é de saltar os olhos?

2)Qual a diferença entre CANVAS, SIDEKICK E METAL?

3)Samurai 97, da pra seguir longas distâncias e pegar trilhas pesadas?

4)Eu sou louco?!

hehehe!

Valew pessoal, espero q me ajudem! Pois em 1 mês quero estar nas trilhas de suzuki! :)

Abraços a todos!

ChristianGeronasso
12/06/2006, 17:34
Hum!
Mais uma coisinha!

O câmbio automático perde pro manual em consumo e robustez ??

e

Precisa trocar o motor 1.3 do samurai pra pegar trilhas pesadas?

andre4x4
12/06/2006, 17:57
Christian, eu tenho um Vitara 97 5p há uns anos e um samurai 93 feixe há um ano, este só para trilhas e raids. Se vc pretende fazer muitas viagens longas, tipo patagonia, etc, ou viagens de 1000 km pelo menos descarta o samurai, tanto o feixe qto o helicoidal, é muito desconfortável, quica muito devido ao entre-eixos curto, tem pouco motor para estrada e é muito pequeno, quase não tem porta-malas. Se vc tem família e/ou quer espaço opte pelo vitara 5 portas ou sidekick, as diferenças entre ambos são míninas, deixo esta parte para outros que conhecem melhor o sidekick. Se vc vai viajar em 2, pode pegar um vitara 3p, que é melhor que no 5p em trilhas, fora isto, conforto, motor, etc, o 5 portas é melhor em tudo. E o 5p é 16 valvulas e consome um pouco menos gasolina.

Abs, Andre 4x4
vitara 97 5p
samurai 93
rjo

ChristianGeronasso
12/06/2006, 18:25
E o seu vitara 97 é automático ou manual?

Sabe me dizer alguma coisa sobre a diferença entre eles em relação a trilha e estrada......manutenção e custo??

Eu achei um vitara azul, coisa mais linda...

97 automático, mas tenho receio por ser auto...

Vc acha q um vitara aguenta um raid?


Valew!
Abraços!

ChristianGeronasso
12/06/2006, 18:32
http://www.meucarronovo.com.br/i/fc/1063/372066_1.jpg


http://www.meucarronovo.com.br/i/fc/1063/372066_3.jpg

bcantunes
12/06/2006, 18:38
Cara, vou dar meu depoimento de Suzukeiro de 6 meses e aventureiro de muitos anos...

1) Com qualquer carro você chega a qualquer lugar... só uma questão de tempo, segurança, conforto e principalmente . Claro, há excessões radicais. Mais de uma forma geral é isso.

2) Faço longas viagens com o meu Vitara 3P. Na estrada, o conforto é bom, o desempenho é pior do que com um carro normal. A autonomia é ruim, mas você chega onde você quer chegar numa boa. Pode ser estrada de terra, subidão, chuva, sol, você tá bem de Vitara. O porta-malas (???) não existe mas se você estiver em dois (no 3P) cabe tudo rebatendo os bancos traseiros.

3) Pro Atacama... fui lá de táxi (Monza brasileiro... fazem 10 anos). Mas já estava no Chile. Com qualquer carro você chega lá, sem mistério. As estardas são ótimas. Ainda mais que acabaram de asfaltar todo o trecho da cordilheira. Em tempo: estou fazendo planos de ir para lá no próximo verão... de Vitara!

4) O Vitara é um ótimo carro. Do Samurai, me parece uma opção mais radical, porém creio que voc~e "sofrerá" um pouco mais para viajar longas distâncias.

5) Respira fundo e vai!

Abraços!

ChristianGeronasso
12/06/2006, 18:43
Mas to com algumas dúvidas!

Todo mundo fala que a autonomia do vitara é ruim...

O quanto ruim é!?

Quanto faz na cidade e na estrada? entre o V6 e os outros tem muita diferença?

Gasta demais!?

Abraços!

andre4x4
12/06/2006, 18:55
Christian, meu Vitara 97 5p é manual. O automático, em qq carro, sempre consome uns 10,15% a mais. O meu com penus originais fazia 10 km/l na ciadade e 12 na estrada. Atualmente, com pneus 235/75/15, faz 8 na cidade e 10 na estrada. Acho o automático melhor para trilha...Os vitaras automaticos não costumam dar problema no cambio mas se der, vai gastar bem....pelo seu perfil de viagens longas recomendo um vitara 5p, claro que vitaras aguentam raids, raids não são pesados, são equivalentes a trilhas leves ou mesmo passeios, é só levantar 2'', um pneu 235(em vitara não se deve passar disto) e colocar as proteçoes de praxe-tanque, cárter e caixa de transferencia e cambio
, pára-choques de ferro, que dá sem susto.

Abs, Andre 4x4
vitara 97 5p
samurai 93
rjo

Gasoso
12/06/2006, 21:50
Basicamente falando, os vitaras 3p são mais duros que os 5P... levam desvantagem enorme em viagens, principalmente os canvas devido ao ruído da capota e da falta de segurança e porta malas. O motor também é bem mais fraco nos 3P, mas eles levam vantagem em erosôes devido ao menor entre eixos, motivo pelo qual a galera das trilhas mais pesadas prefere estes modelos.
Os modelos 5P são mais potentes, mais econômicos (em média, fazem 1 km/l a mais na cidade e de 2 a 3 a mais na estrada). Possuem mais porta malas e são mais bem acabados por dentro... a suspensão também é mais macia... Nas dunas (ou terrenos arenosos), os modelos 5P levam vantagem sobre os 3P devido ao motor mais forte.

Como vc quer viajar fazendo trilhas, me parece que os modelos 5P (sides ou vitaras) são melhores para vc... eles não negam fogo nas trilhas e costuma passar por onde os vitaras 3P passam sem problemas (eu que o diga). O câmbio automático também cairia bem para vc, mas para comprar uma viatura assim "compre" um bom mecânico primeiro. As peças para o câmbio auto não são o maior problema... a bronca é ter quem concerte e ainda manter a manutenção em dia. Na dúvida, vá de câmbio mecânico.

Te recomendo ler este tópico....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=676

[]s e boas viagens....

bcantunes
13/06/2006, 08:30
Receita para Viajar bem de Vitara (serve para qualquer carro):

1) Tenha a manutenção do carro em dia.
2) Instale um CD-player com MP3
3) Grave um CD com todas as músicas do Pink Floyd em MP3
4) Leve uma boa companheira (namorada, mulher, amiga, caso...)
5) Vá em frente!

Tanto o Vitara 3P ou 5P são carros muito bons. Encaram qualquer parada, desde que você respeite os limites do carro (baixa potência, baixa autonomia). Mas afinal de contas, para que pressa, se você tá viajando?

Deixe a correria para "segunda a sexta-feira, no horário comercial"!

Um abraço!

ChristianGeronasso
13/06/2006, 09:33
As dicas são ótimas!

Principalmente a parte de gravar um cd com pink floyd e uma gatinha do lado! :)

Pressa é o de menos! Já estou indo pros jeeps pq correr não é minha praia!



Pessoal mais uma coisa!
Qual o melhor ano do vitara??

Bom já decidi que eu quero um VITARA 5p OU SIDEKICK MANUAL ,graças a vcs!
e o resto?
Qual ano eu pego?

Abraços!

ChristianGeronasso
13/06/2006, 10:01
O vitara aguenta mais?!

EduPuga
13/06/2006, 10:12
ChristianGeronasso,


Tô andando de side a 2,5 anos, naum tenho oq reclamar e assino embaixo dos depoimentos da galera, apenas aconselho como primeiro passo colocar as proteções e 2" na suspensão.

boa sorte...

ChristianGeronasso
13/06/2006, 10:32
Valew cara!
mais ainda resta uma dúvida...

Vc pega trilha com seu VITARA?


Entre o VITARA 5P e a L200 antiga.... qual prevalece??

E qual o melhor ano do vitara?

Abraços!

Fabil
13/06/2006, 10:45
Cristina..
se vc tem bunda$$$$$ p/ pegar uma L200 e seu objetivo principal é viagens, entao kra.. entre um vitara 5P e um L200 nao tem nem o que perguntar... L200 o supera ( neste objetivo) em TUDO... menos no preco...heheheh

T+

Fabil
13/06/2006, 10:45
ops.. foi mal.. é CRISTIAN...heheh

ChristianGeronasso
13/06/2006, 10:50
Marca: SUZUKI
Modelo: VITARA JLX 4X4
Cor: Branco
Ano: 1997/1997
Preço: R$ 27.500,00


L200/1997
DIESEL
R$ 27.800,00


Nào é um preço tão diferente para o vitara...

Qual vale mais a pena?

EduPuga
13/06/2006, 10:52
ChristianGeronasso,

Faço sim trilhas de padrão leve/medio, o carro é valente. a L200 é outro tipo de 4x4 com caracteristicas diferentes é dificil de comprar os dois.

Abraços,

Martin Melcop
13/06/2006, 11:03
L200 para viagem é um carro para duas pessoas, por dois motivos

- Não é legal guardar bagagem na caçamba, pois pode roubar a não ser que vc coloque um baú com cadeado
- O espaço interno, principalmente no banco traseiro, é muito ruim.

Quanto tinha a minha normalmente só viajava eu e a namorada, mais que isso era complicado!!! :parede: :parede:

ChristianGeronasso
13/06/2006, 11:09
Mas em questão de espaço uma capota marítma com cadeado resolve certo?!

No que eu estou preocupado é entre as trilhas, qual se comporta melhor uma L200 diesel ou um vitara 5p?

EduPuga
13/06/2006, 11:18
Acho q ta meio supervalorizado o vitara, é bom ver os dois carros uma L200 mal conservada pode ser uma bomba (manutenção), se for pensar em viajar iria de L200 como o Fabil disse, agora se quizer fazer umas trilha ou passeios ai tem q pensar bem, dificilmente se vê uma L200 no meio do mato.

só pra vc ter uma base um amigo acabou de comprar um side 92 por 19000 (são paulo) o meu a dois anos paguei 17.500, sei que os vitaras são mais valorizados agora é tudo uma questão de bolso, eu tambem naum compraria um vitara 98 por 27.

Fabil
13/06/2006, 11:28
Cristian... vc tá olhandp tabela fipe néh?? tenta comprar uma L200 97 em BOM estado por menos de 30.000,00 hehheh

a capota maritima com ou sem cadeado nao segura ladrao... basta um canivete e rasga ela.. dai vc vai precisar é de um BAU aparafusado na cacamba e com fechadura... ou entao uma capota de fibra..

em trilhas cda um tem seus pros e contras...

ChristianGeronasso
13/06/2006, 11:28
Poise!
Não estou pensando na hipótese de gastar quase 30.000 em um carro, mas nas pesquisas acabei me deparando com essa de L200 x VITARA, sendo que um é a diesel e tudo mais... além da fama..


Sou de curitiba e aqui ta difícil achar um vitara abaixo de 20.000, não quero pegar um automático para não me complicar, pois se estou no meio de uma viagem muito longa e o da acaba a bateria..... problemas.....

Estou repensando em comprar um vitara 3P com capota rígida, pra quando for pegar uma praia trocar pela capota de lona, mas....

COMO SEMPRE TEM UM MAS... :)

A autonomia do vitara 3P é pior que 5P?
Quanto mais ou menos cada um faz na cidade e estrada?

Eu fiz um test drive com um samurai.... tudo bem... o conforto do vitara da de 10 a 0... mas não me incomodaria de fazer 1000 km no samuka...

Ele é muito beberão comparado ao Vitara?


Valew pessoal!

ChristianGeronasso
13/06/2006, 11:36
Fabil,

Calma cara! hehehehehe, ja desisti da L200, eu fui dar uma olhada nela ontem, está em perfeito estado.. 98.000 km .. e foi vendida, vi o novo dono ir embora com ela feliz e contente...

Mas percebi que suzuki é matador ainda...
A L200 não parece ser o mais indicado não... em trilhas deve sofrer muito.. bom, mais que o VITARA ou SAMURAI, principalmente pelo estilo do carro..

Fabil
13/06/2006, 11:39
samurai é mais economico que vitara..
mas se vc quer fazer viagens longas ESQUECE samurai... conforto pessimo, espaco p/ bagagem NULO, autonomia horrivel, velocidade de cruzeiro baixa..... enfim.. samurai nao foi feito p/ expedicoes..

quer gastar pouco??? compra um sidekick/vitara 5P mais velho ( abaixo de 95 se vc procurar bem consegue pagar em torno dos 17 a 20 mil)

tá grana no bolso... compra uma L200/ Hilux mais velha

T+

EduPuga
13/06/2006, 11:41
galera,


da uma olhada aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-44338529-vitara-side-quick-_JM

ChristianGeronasso
13/06/2006, 11:43
Fabil,

Já que vc comentou de samurai.... todos dizem que ele é mais valentes nas trilhas... mesmo com motor 1.3, ele guenta?? Ou geralmente o pessoal faz modificações?


EI!
Você tem um samurai 97 certo??

Como ele se comporta em gastos na estrada e na cidade? e como vai nas trilhas?

Valeu!

JOSE CANDIDO
13/06/2006, 13:58
:discordo: nao precisa trocar motor do samurai ... alias, acho que num jipe, motor forte é o que menos importa ...

vamos nos atentar aos fatos atuais do colega: :idea:

:arrow:

viagem longa, pra locais inospitos .... qto mais "robusto" e "simples" o carro, melhor ...

ponto pro cambio manual ao inves do auto .... e ponto pro motor de 8 valvulas, e nao de 16 valvulas ....

ta te sobrando a opçao do vitara 2 portas ... carro muito bom , vc nao vai viajar com mais de 2 pessoas, certo ???? se forem mais pessoas, vai de 5 portas , bom tbem, ....

é confiavel, nao bebe tanto .... lembre-se, no atacama vc nao vai fazer trilha !!! hehehehh

pneus AT dao muito bem pra isso ....

ano: jipe nao importa muito o ano, em se tratando de suzuki ... eu so daria preferencia pela injecao eletronica ao inevfs do carburador, a partir de 93 .... os 97 sao caros .... sao mais bonitinhos por dentro .... sao muito bacanas ... mas os 95 ou 93 mesmo, nao ficam atras .... entre 20/25 mil vc ta bem servido ...

boa compra !! :concordo:

Grassmann
13/06/2006, 14:05
Christian,

Bom, vamos às minhas impressões sobre os carros...

Eu comprei um Vitara 5p automático em abril deste ano. Na época também pensei em adquirir uma L200.

As L200 são sim mais caras do que os Vitaras. A km não quer dizer nada, a maioria é adulterada. Quando você começa a olhar com mais detalhes, começa a perceber que as L200 normalmente rodaram muito. Veja pedaleiras, pneus, estado da suspensão, corrosão embaixo dos carpetes,...

A L200 é um carro muito maior, mais difícil de estacionar, mais visada para roubos. Fora que na trilha ela não tem o mesmo desempenho que os Vitaras. O entre-eixos é muito maior, tem aquela caçamba que não acaba mais, e as antigas são mais baixas que as novas.

Junte a isso a dificuldade de encontrar uma antiga com vidros e travas elétricas, e pronto. A minha decisão foi tomada principalmente por estes motivos.

Também tive muito receio de comprar um Vitara automático. Conversei com muita gente que tem Vitaras antes de fechar o negócio. Conversei com vários mecânicos. Todos foram unânimes em me afirmar que um câmbio automático, quando bem cuidado, dá menos manutenção e é mais barato de manter do que um manual. Junte a isso que o carro dificilmente dá trancos em trilhas, e você entenderá porque um automático quebra menos homocinética e diferencial do que um manual.

Vejo que há muito preconceito quanto ao automático. Toda vez que levo o meu pro mato, quem vê fica admirado.

Mais dois fatores que pesaram na minha decisão de compra:

1) O carro automático é muito mais confortável do que um manual. Em viagens longas, perfeito! Esqueça o cansaço de trocar marchas.

2) Segundo a 4Rodas, menos de 5% dos Vitaras automáticos conheceram trilhas.

E, por último, mas muito importante. Antes de tomar a sua decisão, leve a um bom mecânico. Um cara que realmente conheça veículos 4x4. Se quiser, leve no Ribeiro & Pinhel. Fica ao lado da Trilha Eurocar, na Brasílio Itiberê. Fale com o Érico, eles são muito idôneos, e não vão hesitar em te apontar o que tem que ser feito na viatura. (Tel. 3016-1569)

Quando efetivamente comprar o carro, aproveite e mande trocar o óleo do motor, das caixas de transmissão e reduzida, e dos diferenciais dianteiro e traseiro. Custa um pouco caro, mas vale a pena, pois você fica tranquilo para rodar onde quiser. Dependendo da manutenção anterior, vale a pena ainda trocar as correias. Custa pouco perto do custo de um motor com válvulas estouradas.

E quanto ao melhor ano do Vitara, o melhor é o que estiver mais bem conservado... :)

Grassmann
13/06/2006, 14:08
Mais uma coisa, desista dos Canvas...
Além de muito mais barulhentos na estrada, eles são mais vulneráveis do que os Metal Top, além do que para vender em Curitiba fica quase impossível... :)

E sobre as km das L200, cansei de ver L200 de placa do MT, 10 anos de uso, e "só" 96.000km! Grande parte eram de fazendeiros, que rodam muito e depois mandam voltar o velocímetro. Procure outros indícios de km alta, e não se baseie no painel, ok?

Grande abraço, e se quiser conversar, entre em contato!

ChristianGeronasso
13/06/2006, 14:16
Opa um de curitiba! :)
Mas então eu cheguei a dar uma olhada em um vitara 97 automático, o problema é quando da problema certo?
Se eu estou em uma viagem longa e tenho que fazer o carro pegar no tranco? Como eu faço?!

Grassmann
13/06/2006, 15:22
Mantenha sempre sua bateria em excelente estado. Nem sai tão caro assim. Eu já estou no meu segundo carro automático, e meu pai está no quarto ou quinto. Nunca tivemos problemas com bateria arriada.
Além do mais, pegar no tranco nem sempre faz bem ao motor...

Realmente, quando der problema no câmbio (Se der) sai bem mais caro do que um câmbio manual. Mas para você ter uma idéia, o meu tem 140mkm e está zerado! Um carro com câmbio manual já teria feito uma ou duas trocas de embreagem neste período. Conheço proprietários de carros mais antigos que já rodaram mais de 300mkm sem necessitar de reparo no câmbio automático.

Muito do que existe quanto ao câmbio automático é preconceito. Converse com o Érico, veja o que ele tem a dizer a respeito. E só daí tome a sua decisão. Eu não me arrependo nem um pouco, muito pelo contrário... :)

Nas trilhas, o automático não faz feito. Até prefiro, é uma coisa a menos para me preocupar... É só engatar a 4x4low e esquecer do câmbio... :)

bcantunes
14/06/2006, 08:07
Acho que com qualquer opção (L200, Suzuki, 3P, 5P, Samurai, Vitara...) você estará bem... desde que faça uma boa compra e seja cuidadoso com a manutenção. Comprei o meu Vitara 3P no final do ano passado de um cara que nunca tinha colocado o carro na trilha e fazia a manutenção direitinho.
Comprei o carro, fiz uma revisão caprichada, e fui viajar... 5.000 km de uma só tacada! Peguei estrada de asfalto boa, estrada que foi um dia de asfalto, estrada de terra e trilhas. Correu tudo bem, trouxe muitas histórias e ótimas fotos. Depois na chegada fiz uma outra revisão, que o carro "sofreu" bastante, mas nada demais.

É isso, tô felizão!!!!
:D :D :D :D :D