PDA

Ver Versão Completa : Som de rotação ao desligar motor.

GTLJr
23/12/2022, 15:39
Pessoal, essa é minha primeira postagem. Falo do PR, e estou começando a me interessar mais por mecânica/conhecer melhor o carro, e agora tudo vira motivo de questionamentos. Cara "cri-cri".

Eu tinha uma Hilux 2016/2017 que vendi com 180.000 KM sem nunca ter tido absolutamente nenhum tipo problema. Estou agora com uma 2022/2022 que está com 5.000 KM.

Já estou pesquisando tem alguns dias via Google mas não encontrei nenhuma informação mais direcionada a esse ano/modelo (que passou a ter o tal do DPF, diga-se de passagem).

De uns dias para cá, ao desligar o carro em local silencioso, passei a perceber um som de "desaceleração". Me parece o som de alguma coisa em rotação, que vai desacelerando. Isso dura uns 10-15 segundos. Só consegui perceber estando fora do carro, em ambiente silencioso, e com o capô aberto fica bem mais evidente.

Ocorre que nunca percebi isso antes (na 2017), e não lembro de ter notado isso antes nessa 2022. Fiquei curioso para saber do que se trata.

Aqui no fórum achei relatos sobre algo semelhante nos Troller.

Alguém daria uma pista do que poderia ser isso na Hilux?

Segue um vídeo curto para ilustrar: Desligando Hilux 2022 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=mQ41nF4o-oc)

Agradecido desde já por qualquer informação.

Sergio c
23/12/2022, 17:24
Bem vindo ao Fórum. Esse barulho não seria o rotor da turbina?

GB_Jr
23/12/2022, 18:14
Bem vindo ao Fórum. Esse barulho não seria o rotor da turbina?

Obrigado, Sérgio.

Pensei nessa possibilidade. Mas o som me parece meio fora do normal. Audível demais. A "disgrama" é que eu tenho todos os sons da antiga na cabeça, e aí a gente fica com essa mania de comparar...

Na sua 2018 você nunca observou?

Sergio c
23/12/2022, 20:44
Nunca observei esse barulho, mas a minha tem com o motor com a potência menor, sem o up grade da potência, p 204 cvs. Mas em caso de dúvidas, leva na autorizada Toyota, pois está na garantia.
Obrigado, Sérgio.

Pensei nessa possibilidade. Mas o som me parece meio fora do normal. AudÃ*vel demais. A "disgrama" é que eu tenho todos os sons da antiga na cabeça, e aÃ* a gente fica com essa mania de comparar...

Na sua 2018 você nunca observou?

Glaicon
24/12/2022, 07:38
Não seria a ventoinha elétrica, para um resfriamento final?
Coloque a mão entre o radiador e o motor, e observe se faz vento.
A minha Full faz um barulho interno depois que desliga, mas é o motor de pressurização do freio.
Mas, não se assemelha à rotação baixando de ritmo.
Por último, como disse o Sérgio, vá na concessionária.
Depois, coloque aqui a resposta final, para conhecimento dos demais.:concordo:

GTLJr
24/12/2022, 10:14
Não seria a ventoinha elétrica, para um resfriamento final?
Depois, coloque aqui a resposta final, para conhecimento dos demais.:concordo:

Glaicon, tudo indica que não é ventoinha elétrica. Fiz o que você sugeriu.

Consegui localizar melhor a fonte do som. Parece ser na turbina mesmo (se meu parco conhecimento mecânico permitiu eu localizar a posição certa). Hehe

A título de curiosidade, fiz outro vídeo. Segue o link:

Desligando Hilux 2022 - YouTube (https://youtu.be/dZ8SFL1L_y0)

Nesse dá para perceber bem melhor a natureza do som.

580013

Na foto, a seta vermelha é de onde o som parte, aparentemente. A seta azul é o DPF.

Uma foto mais ampla do conjunto:

580014

Na próxima ida à concessionária vou questionar e conto a história. Pode ser normal/comum nesse modelo com DPF, mas pode ser que não. Apesar de nova, é um som esquisito. Lembra rolamento ruim. Sei lá. É diversão... :-) A esposa já tá me olhando torto.

Glaicon
25/12/2022, 09:01
Na próxima ida à concessionária vou questionar e conto a história. Pode ser normal/comum nesse modelo com DPF, mas pode ser que não. Apesar de nova, é um som esquisito. Lembra rolamento ruim. Sei lá. É diversão... :-) A esposa já tá me olhando torto.
Elas nunca nos entendem!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Sergio c
25/12/2022, 10:04
Brincadeiras a parte, parece um avião da 2 guerra mundial dando um rasante kkkk.

GTLJr
25/12/2022, 17:57
Brincadeiras a parte, parece um avião da 2 guerra mundial dando um rasante kkkk.

Olhando por esse ângulo, então tá um som até bonito! Hehe