PDA

Ver Versão Completa : Som de rotação ao desligar motor.

GTLJr
23/12/2022, 15:39
Pessoal, essa é minha primeira postagem. Falo do PR, e estou começando a me interessar mais por mecânica/conhecer melhor o carro, e agora tudo vira motivo de questionamentos. Cara "cri-cri".

Eu tinha uma Hilux 2016/2017 que vendi com 180.000 KM sem nunca ter tido absolutamente nenhum tipo problema. Estou agora com uma 2022/2022 que está com 5.000 KM.

Já estou pesquisando tem alguns dias via Google mas não encontrei nenhuma informação mais direcionada a esse ano/modelo (que passou a ter o tal do DPF, diga-se de passagem).

De uns dias para cá, ao desligar o carro em local silencioso, passei a perceber um som de "desaceleração". Me parece o som de alguma coisa em rotação, que vai desacelerando. Isso dura uns 10-15 segundos. Só consegui perceber estando fora do carro, em ambiente silencioso, e com o capô aberto fica bem mais evidente.

Ocorre que nunca percebi isso antes (na 2017), e não lembro de ter notado isso antes nessa 2022. Fiquei curioso para saber do que se trata.

Aqui no fórum achei relatos sobre algo semelhante nos Troller.

Alguém daria uma pista do que poderia ser isso na Hilux?

Segue um vídeo curto para ilustrar: Desligando Hilux 2022 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=mQ41nF4o-oc)

Agradecido desde já por qualquer informação.

Sergio c
23/12/2022, 17:24
Bem vindo ao Fórum. Esse barulho não seria o rotor da turbina?

GB_Jr
23/12/2022, 18:14
Bem vindo ao Fórum. Esse barulho não seria o rotor da turbina?

Obrigado, Sérgio.

Pensei nessa possibilidade. Mas o som me parece meio fora do normal. Audível demais. A "disgrama" é que eu tenho todos os sons da antiga na cabeça, e aí a gente fica com essa mania de comparar...

Na sua 2018 você nunca observou?

Sergio c
23/12/2022, 20:44