Ver Versão Completa : Argentina e Chile - RN40 - Ushuaia - Carretera Austral - E mais!
Miranda_MG
07/12/2022, 10:21
:safari-rig:
Prezados,
Inicio mais um tópico que trata de uma nova expedição, viagem, travessia... Há conceitos diferentes para cada um dos nomes, mas que se fundem em algum momento. E talvez seja essa interseção que traz magia ao que alguns chamam de "eu não teria essa disposição".
Essa inicia-se daqui poucos dias. Mas o tópico entra em relatos de viagem, porque muito já foi feito antes do primeiro deslocamento.
Roteiro bem resumido por enquanto (e fora de ordem):
Toda a RN 40.
Ushuaia.
Toda a Carretera Austral.
Exploração da Patagônia (argentina e chilena).
NOA
E uma passadinha em Santiago para visitar parentes queridos.
Dessa vez, farei diferente: vou alimentando o tópico em uma espécie de diário de viagem. A intenção é fazer melhor que na expedição passada, que nem completo foi o relato. :sad:
Estão previstos quase 19.000 km em pouco menos de um mês e meio.
Enfim, começamos aqui mais uma expedição.
Abraço,
Miranda
Será que acompanharei este tópico?:pensativo::pipoca::mrgreen:
Miranda_MG
08/12/2022, 23:32
:lol:
Hodômetros zerados, tanque cheio e contagem regressiva!
Vou tentar não desapontá-lo, grande Glaicon!
Será que acompanharei este tópico?:pensativo::pipoca::mrgreen:
Miranda_MG
09/12/2022, 00:06
Vamos lá, essa é versão final (de saída aqui de BH) do roteiro. Mudada algumas vezes já e sabemos que muito provavelmente mudará ainda em curso da viagem.
Origem
Destino
km
Belo Horizonte
Londrina
1030
Londrina
Puerto Iguazú
530
Puerto Iguazú
Reconquista
860
Reconquista
Rio Cuarto
740
Rio Cuarto
Malargue
810
Malargue
Junín de los Andes
760
Junín de los Andes
Bariloche
240
Bariloche
Perito Moreno
800
Perito Moreno
El Chaltén
660
El Chaltén
El Calafate
220
El Calafate
Rio Gallegos
800
Rio Gallegos
Ushuaia
656
Ushuaia
Puerto Natales
760
Puerto Natales
Gobernador Gregores
540
Gobernador Gregores
Villa O'Higgins
660
Villa O'Higgins
Puerto Rio Tranquilo
360
Puerto Rio Tranquilo
Chaitén
640
Chaitén
Puerto Montt
240
Puerto Montt
Santiago
1040
Santiago
Mendoza
370
Mendoza
Belén
790
Belén
San Antonio de los Cobres
550
San Antonio de los Cobres
Humahuaca
620
Humahuaca
Resistencia
980
Resistencia
Foz do Iguaçu
650
Foz do Iguaçu
Marília
700
Marília
Belo Horizonte
870
Alguns deslocamentos têm distâncias diferentes daquelas visualizadas diretamente no mapa, porque foram escolhidos pontos intermediários de interesse que me farão "dar voltas" até chegar ao destino.
Para entender melhor:
1. Por que ir até Mendoza para depois descer e não ir direto para San Carlos de Bariloche economizando um bocado de tempo? Porque quero, realmente, percorrer a 40 em toda a sua extensão. Assim, quando eu estiver voltando e passar por Santiago, faço o trecho Norte a partir dali.
2. Rio Gallegos não é o início da 40. Tão pouco, Punta Loyola ali pertinho, embora só exista 40 até ali. Ou melhor, a partir dali. Ela começa ainda mais ao sul, usando a ruta 1 (?!) em Cabo Virgenes. Não está no roteiro como destino porque vou deixar a esposa em Rio Gallegos descansando e fazer um bate-volta de 6 horas até lá. Mesma coisa para La Quiaca (que está entre San Antonio e Humahuaca).
3. Outros deslocamentos presentes no roteiro podem não fazer sentido, mas fazer parte de uma logística complementar que se tornou necessária. Ao longo do relato/diário, há de se entender melhor.
4. Vou fazer a Carretera Austral em sentido oposto ao usual: de baixo para cima. No meu caso, de Puerto Bahamondes (ao lado de Villa O'higgins) até Puerto Montt.
Por enquanto é isso. :computador:
Malditos caracteres "especiais". Mas não vou arrumar. Hahaha
Nos próximos posts, vai certo...
Pretendes ficar quantos dias em Ushuaia?
Tem passeios bacanas de barco, para se fazer lá.:concordo:
Miranda_MG
09/12/2022, 10:40
Glaicon,
4 dias. Uma das desvantagens desse tipo de proposta de viagem. O preço que se paga...
Gostaria de ficar pelo menos uma semana. Assim como em outros lugares. E aí fico tentando me convencer de que farei isso um dia usando aviões, quando não for mais confortável dirigir desse tanto.
Barco ali, que tenho programado, vai ser conhecer Puerto Williams (a verdadeira cidade mais ao sul do planeta), o canal e um passeio em uma ilha de pinguins. Mas vi que realmente tem muito o que se aproveitar a mais nesse modal.
Você fez o que lá?
Abraço,
Miranda
Pretendes ficar quantos dias em Ushuaia?
Tem passeios bacanas de barco, para se fazer lá.:concordo:
Glaicon,
4 dias. Uma das desvantagens desse tipo de proposta de viagem. O preço que se paga...
Gostaria de ficar pelo menos uma semana. Assim como em outros lugares. E aí fico tentando me convencer de que farei isso um dia usando aviões, quando não for mais confortável dirigir desse tanto.
Barco ali, que tenho programado, vai ser conhecer Puerto Williams (a verdadeira cidade mais ao sul do planeta), o canal e um passeio em uma ilha de pinguins. Mas vi que realmente tem muito o que se aproveitar a mais nesse modal.
Você fez o que lá?
Abraço,
Miranda
Nossa intenção era mais ficar pela própria cidade, passeando bastante à pé, conhecendo bares e restaurantes.
Mas, o passeio de catamarã até a ilha dos pinguins foi muito agradável, inclusive com chuva congelada em pleno primeiro de janeiro, além de neve caindo nas montanhas.
O parque dos castores também é interessante, pois mostra a destruição que um animal exótico pode fazer em habitats sem predadores naturais.
Hoje, eles mantém a reprodução dos animais sob controle.
O final da Ruta 3, onde tem a agência postal mais ao sul do mundo também é bacana.
Deve ser o local mais fotografado de Ushuaia.
Simples e bonito.
A prisão existente próxima do centro da cidade também é interessante.
O frio na região era tão intenso, matando os presos, que descontinuaram o uso da mesma há muitos anos.
Vale a visita.
O bar de gelo, no centro, não recomendo. Pouco atrativo.
Bem mais simples que o de Mendoza.
Depois de ir embora é que soube que tem uma geleira relativamente perto de Ushuaia. Não sei quantos Km´s de distância, mas é uma opção para se visitar.
Boa viagem!:concordo:
Miranda_MG
11/12/2022, 05:55
Legal demais! 👏👏👏
A maioria deles estava no planejamento. Já o bar de gelo, eu nem sabia que tinha lá. E bom saber que não vale. Hahaha
Devo ir à Laguna Esmeralda e ao lago Fagnano também. Veremos como ficará a organização do tempo.
Os pinguins vocês viram na Isla Martillo?
Abraço,
Miranda
Nossa intenção era mais ficar pela própria cidade, passeando bastante à pé, conhecendo bares e restaurantes.
Mas, o passeio de catamarã até a ilha dos pinguins foi muito agradável, inclusive com chuva congelada em pleno primeiro de janeiro, além de neve caindo nas montanhas.
O parque dos castores também é interessante, pois mostra a destruição que um animal exótico pode fazer em habitats sem predadores naturais.
Hoje, eles mantém a reprodução dos animais sob controle.
O final da Ruta 3, onde tem a agência postal mais ao sul do mundo também é bacana.
Deve ser o local mais fotografado de Ushuaia.
Simples e bonito.
A prisão existente próxima do centro da cidade também é interessante.
O frio na região era tão intenso, matando os presos, que descontinuaram o uso da mesma há muitos anos.
Vale a visita.
O bar de gelo, no centro, não recomendo. Pouco atrativo.
Bem mais simples que o de Mendoza.
Depois de ir embora é que soube que tem uma geleira relativamente perto de Ushuaia. Não sei quantos Km´s de distância, mas é uma opção para se visitar.
Boa viagem!:concordo:
Miranda_MG
11/12/2022, 06:07
Relato - Dia 1.
Eu realmente acreditei que sairia de BH antes de 6 da manhã. E fui sair de casa após o almoço, às 14 h. 🤣
Logo, acabei chegando até Ribeirão Preto e fiquei por aqui.
Na estrada, nada de diferente demais, pois o deslocamento foi tranquilo. Chuva fraca por algumas vezes, algumas ultrapassagens e nenhum susto. Só chegando em RP que havia uma estrada de acesso (a nossa, claro) interditada. Tive que fazer uma volta pela terra que me consumiu meia hora mais. Banho, comer e cama.
579965
Legal demais! 👏👏👏
A maioria deles estava no planejamento. Já o bar de gelo, eu nem sabia que tinha lá. E bom saber que não vale. Hahaha
Devo ir à Laguna Esmeralda e ao lago Fagnano também. Veremos como ficará a organização do tempo.
Os pinguins vocês viram na Isla Martillo?
Abraço,
Miranda
Não lembro o nome da ilha, mas é a maior reserva natural deles.
Muito legal.
O barco encosta na praia (de pedras), e ficamos do alto observando a colônia. Milhares de animais.
O passeio em si também é muito bonito, podendo ver a neve no alto das montanhas.
Recomendo!:concordo:
Daniel Engelbrecht
11/12/2022, 22:11
Olá Miranda.
Espero que faça uma ótima viagem.
Eu calculo que estarei em Ushuaia em 14/01. Vou passar antes também por El Chaltén. De repente nos encontramos pelo caminho.
Em Ushuaia tem uma agência que realiza passeios de 4x4 por trilhas até alguns lagos, com direito a parrilla.
Baqueanos de Tierra del Fuego (https://baqueanos.com.ar/)
Eu pretendo fazer a trilha, já deixei reservado. Fica a dica.
Miranda_MG
11/12/2022, 23:06
Boa noite, Glaicon.
Então acho que não é o que farei. Nesse, as pessoas andam por uma trilha e os pinguins estão em volta. Vou até ver se pego um autógrafo. 🤣
Mas vou olhar outros também. Bora voltar? Ainda dá tempo. Saindo daí agora, você atravessa a fronteira até antes de mim!
Abraço,
Miranda
Não lembro o nome da ilha, mas é a maior reserva natural deles.
Muito legal.
O barco encosta na praia (de pedras), e ficamos do alto observando a colônia. Milhares de animais.
O passeio em si também é muito bonito, podendo ver a neve no alto das montanhas.
Recomendo!:concordo:
Miranda_MG
11/12/2022, 23:17
Boa noite, Daniel!
Bom, cara? Agradeço pelas estimas de boa viagem. E te desejo o mesmo! 👏👏👏
Acho que não vamos encontrar. Infelizmente. Dia 14, volto para Argentina, mas lá em Mendoza. Aparentemente, estarei alguns dias a sua frente em alguns lugares. Se quiser notícias atualizadas de lá, pode me chamar! Manda uma mensagem privada aqui que te respondo com meu telefone e vou te dando notícias em tempo (quase) real.
Acho que esse pessoal é o que leva os contratantes para um churrasco em uma fazenda de pessoas de lá, não é? Parece que o passeio é top! E mesmo que não sejam esses da fazenda, ali não tem como ser ruim não. 😍 Vou arriscar sozinho. Se eu ficar preso por 2 semanas, você me resgata lá. Hahaha
Que mais vai fazer? Mencionou Chaltén e Ushuaia. E o resto do roteiro?
Abraco,
Miranda
Olá Miranda.
Espero que faça uma ótima viagem.
Eu calculo que estarei em Ushuaia em 14/01. Vou passar antes também por El Chaltén. De repente nos encontramos pelo caminho.
Em Ushuaia tem uma agência que realiza passeios de 4x4 por trilhas até alguns lagos, com direito a parrilla.
Baqueanos de Tierra del Fuego (https://baqueanos.com.ar/)
Eu pretendo fazer a trilha, já deixei reservado. Fica a dica.
Miranda_MG
11/12/2022, 23:24
Relato - Dia 2.
Após o atraso de ontem, acabei fazendo de RP para Foz para compensar. 980 km.
Mesma coisa de ontem: sem surpresas na estrada. Na região de Cascavel, peguei muito trânsito, apesar do domingo. Atrasou um bocado.
Até pensei em atravessar para Puerto Iguazú direto, mas resolvi ficar em hotel que conheço em Foz.
Amanhã cedo, atravesso.
579969
Boa noite, Glaicon.
Bora voltar? Ainda dá tempo. Saindo daí agora, você atravessa a fronteira até antes de mim!
Abraço,
Miranda
Estou voltando para casa esta semana, depois de 80 dias fora, morando em outro imóvel, por causa de uma reforma no apartamento.
Sem dinheiro e, sem ânimo para a estrada.
E ainda com detalhes para concluir.
Pensarei em viagem somente em 2023.:mrgreen:
Miranda_MG
13/12/2022, 06:33
Relato - Dia 3.
Bom dia. Rápido por aqui hoje, mas com a promessa de casos mais detalhados dos dias mais interessantes em algum momento.
Em Foz, café da manhã sem pressa e uma casa de câmbio para não entrarmos zerados. Chegamos na fronteira era pouco mais de 11 da manhã. Como estou sozinho com meu filho, pois encontro minha esposa essa semana em Bariloche, tive que voltar na PF e carimbar a saída nos passaportes. Juntando tudo, gastei uma hora. E assim que atravessamos, fomos almoçar.
Até aqui em Resistencia, pegamos chuva forte três vezes na estrada e fomos parados em apenas uma de várias barreiras policiais. Como sempre, muito cortês o policial.
Dirigir novamente pelas estradas argentinas é muito bom.
Em Corrientes e Resistencia, o mesmo trânsito caótico e as mesmas obras de um ano atrás. Inclusive, no acesso à fronteira por Foz, também há obras que estão aniversariando.
O preço do Diesel vai caindo à medida que se afasta das fronteiras.
Na foto, um ano de diferença.
Miranda_MG
13/12/2022, 06:39
A foto se recusa. Posto depois.
Abraço!
Miranda_MG
16/12/2022, 08:27
Relato - Dia 4 (atrasado)
De Resistencia fomos até Rio Cuarto. Distância considerável, mas foi a opção, já que não tínhamos evoluído até Reconquista no dia anterior. Chegamos moídos no hotel e ainda conseguimos jantar por lá.
Foi um dia apenas de deslocamento sob sol forte: chegamos a 40 graus C de temperatura ambiente.
Relato - Dia 5 (atrasado)
Pela manhã, ainda no hotel de Rio Quarto, senti falta de uma pasta em que estavam os passaportes e minha CNH. Não estava no quarto e nem na Ranger. A alma sai do corpo e vai a outra dimensão.
Ok entrar em contato com a PF para relatar e cancelar os documentos. Ok ir ao escritório argentino de imigração para regularizar a entrada com as carteiras de identidade e mencionar também a perda dos passaportes (mesmo consumindo um dia). Mas não Ok contar para minha esposa que nos encontraria em Bariloche daí 2 dias. Hahaha... No final, após quase ter infartado, estava no porta-luvas.
Saímos de Rio Cuarto e só chegamos até Tunuyán, passando por Mendoza. Teria sido melhor descer até Malargüe.
De qualquer forma, ainda bem urbanos, os primeiros km da RN 40 foram percorridos. Fiquei feliz.
Miranda_MG
16/12/2022, 22:55
Relato - Dia 5 (atrasado)
De Tunuyán até (o que seria) Junin de Los Andes foi uma aventura.
Um longo trecho de rípio foi a diversão do dia, mas que me custou algum tempo. As paisagens já são belíssimas! Muitas montanhas, a cordilheira, o deserto (de civilização) já se mostravam bem presentes.
Os insetos são muito frequentes em algumas regiões aqui, mas o que me aconteceu ontem, foi novidade: de repente, uma nuvem de mosquitos(?). Iam se espatifando no parabrisas em uma quantidade surreal. O suficiente para o sensor de chuva acionar o limpador. E aí foi uma lambança. Tive que parar, porque não dava para enxergar nada. Mas nada mesmo. Vários carros nessa situação. E nuvem se estendia por quilômetros. Tive que parar para limpar o vidro 4 ou 5 vezes.
Foram mais 1000 km. E, quando achei que estava chegando ao destino, Junin de Los Andes, descobri que havia reservado o hotel (no almoço, em Malargüe) em San Martin de Los Andes! "Ah! É pertinho.". É... Numa condição normal. Ontem me pareceram 2 dias mais de viagem.
Vou mantendo aqui mais resumido enquanto viajo. Depois, com calma, preencho com detalhes, casos e perrengues.
Miranda_MG
16/12/2022, 22:58
Nota: obviamente, desliguei o acionamento automático do limpador depois da primeira vez, mas a quantidade de insetos era suficiente para fechar o parabrisa.
Miranda_MG
17/12/2022, 06:34
Relato - Dia 6
Já com mais calma, acordamos tarde, tomamos o café da manhã sem pressa e rumamos para Bariloche. Aqui, encontrei minha esposa e vai ser a primeira cidade de um pouso mais longo: 4 noites. Chegamos para o almoço, andamos um pouco pela cidade depois e fomos ao supermercado.
A estrada de San Martin para cá, que fiz há algum tempo também, agora é toda asfaltada.
Entendo os benefícios que isso traz para o turismo local, mas a famosa Rota dos Sete Lagos, um dos passeios mais bonitos do mundo, perdeu um pouco do seu charme sem a rusticidade do rípio.
Voltarei nela e darei mais detalhes.