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Ver Versão Completa : Interruptor de marcha lenta



pedrodoniva
11/06/2006, 17:42
Alguem sabe de onde sai o fio que liga no interruptor de marcha lenta?é aquela rosca que dentro tem a agulha magnética.....eu descobri que a minha tah sem fio...deve se por isso q o carro gasta muito demais!!!hauehuae...
Me ajudem ai plise

pedrodoniva
12/06/2006, 08:45
Ninguem pode me ajudar???por favor,preciso de ajuda.....a niva tah fazendo 3 km/l...encostei ele...preciso arrumar isso pois vou participar de um rally de regularidade....

emtsuhako
12/06/2006, 08:59
Colega, o meu também está desligado esse interruptor e, mesmo assim, o consumo está em torno de 7 a 8km/l (gasolina). Detalhe: motor original, carburador original, igniçao eletrônica e pneus onroad. Segundo o mecânico, com esse interruptor ligado, a marcha lenta ficava difícil de ser regulada, por isso foi desligada... :pensativo:

Peter
12/06/2006, 09:32
O meu também esta desligado.Faz em torno de 7km/l com motor original.

Rones Jr
12/06/2006, 10:53
Bem....o meu tá ligado e funcionando. Mas, quando eu comprei estava isolada. Fazia 5,5 km/l depois de limpo, trocado os reparos, instalado novo interruptor de lenta e regulado com medidor de Co passou a fazer 7,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.

As vezes sujeiras ou pequenas particulas de poeira atrapalham o funcionamento desta válvula.

Sempre ao final dos rallys meu carbura fica com a lenta meio doida...eu só tiro a válvula, limpo e recoloco. Volta tudo ao normal.

Atc,

boimev
12/06/2006, 12:13
Alguem poderia explicar ao leigo aqui que interruptor é esse? Não achei no manual do mecanico. Levei o carro pra dar uma geral no carburador, mas não vi fio nenhum e o mecanico tb não falou nada disso.

emtsuhako
12/06/2006, 12:55
É uma peça que está encaixada no carburador original... parece um starter de luz fluorescente na posição horizontal... dele sai um terminal onde é ligado um fio... vc só encontrará essa peça no esquema elétrico do Niva. Se vc olhar o carburador pelo lado direito do Niva, encontrará essa peça. A propósito, qual o nome técnico dela??? E qual a função real dessa peça??? Alguém sabe??? :pensativo:

Rones Jr
12/06/2006, 13:47
O fio é de cor laranja no meu. Dizem q está solenoide é para não passar gasolina com o carro desligado. Quando ligarem a ignição esta peça dará um pequeno estalo...que significa que a passagem de gasolina está liberada.

Um dos problemas com ela é a sujeira que as vezes impede os minúsculos furinhos deixem passar adequadamente gasolina.

Outro problema é o travamento da solenoide que pode impedir por completo ou parcialmente a passagem de gasolina, que vai afetar a regulagem do mesmo.

Para saber se funciona é só retirar o fio com o carro ligado...o carro tem que apagar pq a válvula fica na posição fechada.

Mas, uma coisa me ocorreu: o colega q fez a pergunta usa o carburador original? No site da sarancar há até uma foto da peça.

emtsuhako
12/06/2006, 20:56
No meu Niva o fio tb é laranja, mas ele está desligado, mesmo assim o carro funciona normalmente... :pensativo:

Estou postando um figura com esquema do carburador original. A solenóide está destacada no círculo vermelho.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/dfb8863fa17a78aeab90dd0603d8a37e.jpg

boimev
12/06/2006, 22:31
Rones Jr, verdade, meu carburador não é original, diz o mecanico que é de chevette 63, já veio esse quando comprei, pretendo colcoar o original ou outro melhor, não to gostando muito desse não.

[]´s carburados

pedrodoniva
13/06/2006, 09:23
Rones Jr., o meu carburador é sim original,porém,não acho esse fio laranja... O chicote do seu é original?
Será que se eu limpar o solenóide o carro fica mais econômico???
Eu to precisando dar uma olhada nesse sistema de carburação que eu nao ta muito feliz nao...Será que alguem sabe alguma oficina especializada em niva aqui perto de Jundiaí???

Rones Jr
13/06/2006, 11:57
Edson, sua válvula deve estar destravada, fato muito comun, que deixa a passagem da gasolina passar sem resistência. Este é uma artimanha de muitos mecânicos e realmente não vejo em que afetar o funcionamento do carburador, a não ser em caso de afogamentos, pois em tese, poderia passar gasosa com o carro parado. Esta vávula solenoide não exclusiva do Niva e nem novidade. Os fuscas antigos já a usavam...e por isso os mecânicos têm facilidade em destrava-la e desativa-la. Nos carros atuais o último q vi usando foi o Monza. Como disse, acredito que no meu a economia e melhora aconteceram por conta de boa limpeza, troca de reparos e boa regulagem. Troquei a válvula por capricho mesmo.
Boimev, há boas opções de troca, já consagradas: Weber 460, Solex H34....e tenho visto alguns relatando boas notícias do carbura simples do Fusca, sei não....mas tente ao menos uma boa limpeza em seu carbura com uma boa regulagem....e não, não acredite que é fácil futucar no carbura...se puder gaste com um bom mecânico, troque todos os reparos, verifique os eixos dos acionamentos...e, vc pode até gastar agora, mas é melhor, talvez vc gaste menos assim que trocando o carburador...faça as contas.
Pedro Kaka, vi em um Niva de um colega e o Fio tb e laranja....no Laika tb é desta cor. É um fio que vem do positivo da bobina, mas é bom conferir no esquema elétrico do Niva.

Rones Jr
13/06/2006, 12:09
Edson, esclarecendo...queria dizer que não via como a válvula afetar no consumo. Mas quando a dita cuja está ruim....é um saco. O carro morre toda hora em lenta....mas, toda vez que ela entupiu ou deu pau, foi só na lenta que senti a dor de cabeça!

boimev
13/06/2006, 17:13
Rones Jr, não mexo nele não. O carburador foi o primeiro serviço que fiz no niva, tava tudo ruim, trocou diafragma (acho que é isso), vedações, giclers r até uma tal de agulha que o cara disse que tava a de kombi e o carburador é de chevette, melhorou muito, mas ainda não to satisfeito, vamos ver o que faço, deixa terminar os outros serviços para eu poder crusificar o pobre do carburador.

[]´s carburados

emtsuhako
13/06/2006, 21:14
Rones, valeu pela explicação!!! Mas, diz aí, onde eu consigo uma solenóide nova? Gostaria de sentir um pouco esse apuros da válvula entupindo, principalmente pq gostaria de ver o Niva todo original, inclusive de motor (frescura minha, mas tb tenho curiosidade em saber como é o carro com tudo funcionando). Tem tb umas outras peças que estão desligadas, mas não sei dizer o nome. Mais pra frente vou ligar tudo, inclusive o caníster que estou pensando em importar dos EUA... :mrgreen:
A propósito, vc sabe como faço para identificar qual modelo de carburador veio no meu Niva? Dizem que os Nivas vieram ou com Weber ou com Solex, mas todos originais de fábrica. Confirma? :pensativo:

pedrodoniva
14/06/2006, 00:01
Como faço pra limpar o carburador intero???ar comprimido????
Acho que o meu tá super hiper mega sujo.......

emtsuhako
14/06/2006, 08:18
Pedro, só desmontando ele completamente e limpando com gasolina mesmo... só ar comprimido não resolve.

pedrodoniva
14/06/2006, 10:16
Limpo com gasolina também o solenóide?
Eu queria primeiro achar esse tal de fio laranja pra ligar lá e ver se alguma coisa resolve....eu comprei a agulha original na Sarancar...eu tava com uma de kombi,sei lá.....

Lewis Acre
14/06/2006, 12:08
Aí pessoal,
saudações a todos.
Tb senti esse problema na lenta esses dias. Estava tudo muito bom, mas há uns dois dias a lenta tá meio ruim.
Alguém pode explicar como é a limpeza dessa válvula; se é com gasolina...? E mesmo quero fazer.

Ah! O Pitibull tb tem o fio e é laranja.

pedrodoniva
14/06/2006, 21:39
Gente,eu nao acho esse maledeto laranja mas nem rezando,aheuhaeuhauehaue........
Bom ,Lewis, me disseram aqui que a limpeza deve ser feita com gasolina mesmo,que só ar comprimido não resolve,mas ajuda.....
O meu niva tá morrendo muito nas curvas e nas subidas.........o que será isso?Se for esse maldito fio eu juro que mato alguem,hehehehehehe

emtsuhako
15/06/2006, 13:53
Pedro, o fio laranja, no meu Niva, vem do chicote que fica no cofre do motor. Mais ou menos no meio da caixa de roda direita, acima dela, portanto, dentro do cofre do motor. O fio sai do chicote para ser ligado diretamente na solenóide. No meu deveria ser laranja, mas, com o tempo, ficou parecendo um vermelho desbotado. E, falando nisso, fios vermelhos podem tornar-se alaranjados, fios pretos ficam meio cinzas, etc...

Lewis Acre
21/06/2006, 19:05
pedrokadaka,

Companheiro, nesse caso eu acho q não é essa válvula. Mas não sou a pessoa indicada pra afirmar isso. Sou pouco conhecedor de mecânica.
Agradeço a dica sobre a limpeza da válvula.
Abraço.

renepeter
29/06/2006, 22:16
Já tive problemas com marcha lenta e um "buraco" na aceleração.
Tirei o filtro de ar todo e .... imaginem.
Liguei o motor e acelerei com a mão na boca do carburador, se tinha sujeira foi embora, no meu caso limpou.

Particularidades:
uso carburador original; tinha feito uma limpeza e troca de diafragma a pouco tempo e ainda estava com o canister.

Só sei que foi assim!!

turboroe
22/05/2008, 04:29
Só pra complementar... apesar de o tópico ser bem velho...

O interruptor da ML serve também pra funcionar como CUT-OFF.
Normalmente ele iria conectado a um relé que tem um sensor de RPM e um sensor de "pé em cima" (borboletas totalmente fechadas).

Então em uma situação de freio-motor, com o pé fora do acelerador e com a RPM acima de um nivel mínimo, o interruptor é acionado, evitando que o motor puxe gasolina pelo circuito de marcha lenta.

dual
28/12/2009, 00:01
Gente basta ligar o interruptor no positivo da bobina ou no fundo de ignição. Quando vc roda a chave libera energia para a tal valvula e quando desliga o carro desliga a valvula retendo o combustivel!

abraço!!

xunio
28/12/2009, 21:10
Estou deixando minha experiência com carburador original, depois de tanto sofrer :putz:consegui o ponto certo de regulagem, a mais ou menos seis meses meu carburador estava muito ruim, não dava lenta e embolava nas arrancadas e perdia força ao sair ja tinha limpo superficialmente andou bem durante um tempo mais depois voltava na mesma, muitos problemas mesmo, me sujeriram a troca por um de escort comfeço que até pensei em trocar, mais esse domingo 27/12/2009 acordei cedo:pipoca:
desmontei ele todo deixei de molho na criolina até meio dia depois desemtupi todos orifisios e um belo banho de óleo disel e por ultimo um forte jato de ar consegui deixalo limpo e regulado atal desta vauvula de lenta estava muito suja ( fio laranja tbm) troquei as mangueras e filtros tbm, conclusão: estou super satisfeito com ocarburador original passei um belo domingo.:dance::dance::concordo:

thgteixeira
30/12/2009, 20:40
Só pra complementar... apesar de o tópico ser bem velho...

O interruptor da ML serve também pra funcionar como CUT-OFF.
Normalmente ele iria conectado a um relé que tem um sensor de RPM e um sensor de "pé em cima" (borboletas totalmente fechadas).

Então em uma situação de freio-motor, com o pé fora do acelerador e com a RPM acima de um nivel mínimo, o interruptor é acionado, evitando que o motor puxe gasolina pelo circuito de marcha lenta.

Exatamente.

Alguns chamam de "Válvula Economizadora", e se estiver em bom estado, ajuda sim na economia. Mandei recolocar no meu, e o circuito de funcionamento é muito interessante!

Com carburador limpo, velas e cabos perfeitos, filtro de ar novo, óleo e manutenções em dia, e COM A VÁLVULA, o Niva tem o rendimento de quando saiu de Togliatti.

Vai na fé que ese bicho funciona bem pra caramba!

Mbolog
16/10/2010, 13:31
Pessoal,
Estou reabrindo esse tópico pois estou precisando de ajuda com alguns fios do motor.
Meu Niva está bem original, mas após alguns propritários é normal a gente achar alguns erros. No meu caso os fios que ligam a solenóide da marcha lenta, rele e válvula de vácuo estão desligados.
O antigo dono deve ter mexido na fiação e não religou nada. Aliás estou achando que está faltando algum fio no rele.
Como referência estou colocando 2 fotos para explicar melhor.
Preciso de uma ajuda para saber o correta cor dos fios da válvula de vácuo (fios 1b, 4a e 4b) e do relê, que só tem o laranja ligado em dois polos (5 e 7). É aqui no rele que deve estar faltando alguma coisa, pois o relê não tem função com apenas 2 fios. Acho que esse relê faz a solenóide do carburador funcionar como válvula economizadora (como mencionado pelo Thiago.
Vocês podem me ajudar a verificar a cor desses fios?
Tenho olhado os esquemas elétricos que baixei da internet mas eles têm baixa resolução, má qualidade e não possuem legenda dos componentes. A propósito, de todos que tenho acho que apenas 1 é do Niva 91 (com platinado).
obrigado,
Mbolog

249586

249587

BACALHAU
16/10/2010, 23:43
...

Preciso de uma ajuda para saber o correta cor dos fios da válvula de vácuo (fios 1b, 4a e 4b) e do relê, que só tem o laranja ligado em dois polos (5 e 7). É aqui no rele que deve estar faltando alguma coisa, pois o relê não tem função com apenas 2 fios. Acho que esse relê faz a solenóide do carburador funcionar como válvula economizadora (como mencionado pelo Thiago.
Vocês podem me ajudar a verificar a cor desses fios?
...
Mbolog



Bom, meu caro, com o relé posso lhe ajudar agora.
Esse é o relé Relé PC702 (vem gravado na parte superior) e sua função é a de controle da lâmpada indicadora de carga da bateria, no painel.
O fio laranja que o liga à válvula solenóide é o (+) pós chave de ignição que vem do fusível 9.

No NIVA a eletroválvula do carburador, ao meu ver, tem apenas a função de cortar a entrada de combustível no carburador ao desligar a ignição.
Para ela funcionar como "economizadora", cortando o combustível ao usar o freio motor, p.ex., teria que ter um sensor de que o acelerador não está acionado e de vácuo no coletor. Ou seja, com aumento do vácuo no coletor de admissão sem que o acelerador esteja acionado (condição de freio motor), combustível cortado.

Mbolog
17/10/2010, 16:36
Obrigado Bacalhau.
Faz todo sentido o que você me passou pois o antigo dono colocou um outro relê para controlar a lâmpada da carga da bateria. Acabei de notar que é um relê nacional. Achou que ele teve problema com o original... sei lá...
Obrigado novamente pelo help!

bicho doido
16/03/2015, 23:11
O seu ta com carburador original ?

bicho doido
16/03/2015, 23:14
Muda pro do Fuscão 1500